BAIXE GRÁTIS NOSSO KIT DE PLANEJAMENTO DE VIAGEM! CLIQUE AQUI!

Visto de estudante para o Uruguai

Se você deseja estudar fora do país, mas não sabe qual localidade escolher, que tal pensar na possibilidade de tirar visto de estudante para o Uruguai?

Nesse artigo estamos trazendo os principais motivos para tomar a decisão de estudar no Uruguai, como fazer para obter o visto de estudante e muitas outras dicas para orientar e ajudar na escolha.

Por quê estudar no Uruguai?

A proximidade entre as culturas Brasil e Uruguai é um dos fatores que contam positivamente no momento de escolher o Uruguai para estudar.

Que tal estudar em um país onde é comum beber o tradicional mate, fazer um delicioso churrasco no domingo, ficar perto das maravilhosas praias de Punta del Este e de cidades turísticas como Montevidéu, Colonia del Sacramento e Salto?

Além disso, os uruguaios adoram futebol e também uma boa festa, tanto que eles possuem um carnaval com duração de 40 dias, pasmem!

Mas, esse não é o principal atrativo para você querer estudar no Uruguai: os países firmaram entre si um acordo que facilita o reconhecimento dos títulos acadêmicos já obtidos (o que inclui os do Ensino Médio).

Isso evita toda a burocracia existente, como a validação dos documentos e a tradução juramentada desses documentos, acordo conhecido como Convenção de Haia.

De quebra você ganha o aprimoramento da língua espanhola e a facilidade de cursar uma graduação sem precisar prestar o vestibular, somando pontos no momento da decisão do estudante sobre qual país estudar.

>> Leia também: Como são as férias de julho no Uruguai

Carnaval no Uruguai
Carnaval no Uruguai

QUAL O MELHOR SEGURO DE VIAGEM PARA VOCÊ?










O que é e quais são os tipos de visto que existem no Uruguai?

Existem 3 tipos de visto para o Uruguai:

  • Visto de turismo
  • Visto de residência temporária do Mercosul
  • Visto de residência permanente do Mercosul

Para quem quer estudar, pode optar pelas 2 últimas opções considerando os seus objetivos de estudo, conforme vamos ver a seguir.

Os países do Mercosul, o que inclui o Brasil, Uruguai, Paraguai e Argentina, não precisam residir temporariamente no país para pedir a residência.

Basta apresentar a documentação (veja a listagem a seguir), fazer o agendamento online e comparecer no consulado do Uruguai no Brasil ou no Departamento de Residencias de la Dirección Nacional de Migración, em Montevidéu.

“A dica de ouro aqui é que o processo é mais fácil fazendo diretamente no Uruguai do que pela internet ou dentro do Brasil, porém para isso se fazer necessário você viajar até lá.”

Como solicitar o visto de estudante para o Uruguai
Como solicitar o visto de estudante para o Uruguai

VAMOS FALAR DE DINHEIRO?

Se precisar de empréstimo para a viagem, existem empresas especialistas em crédito pessoal para ajudar nesse sentido. Para conhecer algumas delas, clique aqui.

Um cartão de crédito internacional ajuda a acumular milhas e evita que você carregue muito dinheiro na viagem aumentando a segurança. Clique aqui para conhecer algumas opções.

Para ter acesso a vários serviços financeiros, gerenciar gastos e pagar boletos durante a viagem você pode criar uma conta digital em sites como esses aqui da lista.

Visto de residência temporária do Mercosul

Esse é o visto indicado para os estudantes brasileiros que forem cursar alguma instituição por menos de dois anos, no qual basta pedir o visto de residência temporária.

Ele é mais fácil de ser obtido, pois não é necessário comprovar os motivos da moradia, por exemplo, e pode ser renovado por mais dois anos.

“É o tipo de visto ideal para um curso de idiomas, para um curso técnico ou até mesmo uma pós-graduação no Uruguai.”

Visto de residência permanente do Mercosul

Já quem pretende cursar uma universidade é exigido que o estudante brasileiro comprove residência no país superior a três anos.

E não adianta tentar se inscrever em uma faculdade no Uruguai sem o visto permanente porque as faculdades vão negar a sua inscrição, mesmo que você tenha o visto temporário.

>> Leia também: Como é o Estádio Centenário do Uruguai

Carta verde

Ainda falando sobre documentação, quem pretende ir ao Uruguai de carro deve apresentar o Seguro Carta Verde do Mercosul junto da autorização do proprietário do veículo (registrado em cartório e com firma reconhecida no consulado uruguaio no Brasil), caso este não seja próprio.

Esse documento permite você circular livremente pelo país sem ter de pagar multas e ter o carro apreendido caso seja pego andando sem a documentação.

Colônia do Sacramento - Uruguai
Colônia do Sacramento – Uruguai

COMPARADOR DE SEGURO DE VIAGEM

5 Passos para solicitar visto de estudante no Uruguai

Para solicitar visto de estudante para o Uruguai não é difícil, levando em consideração a facilidade de acesso que o Brasil tem com o vizinho.

Os seguintes passos devem ser tomados:

  1. Avaliar instituições que aceitam estrangeiros e oferecem bolsas de estudo
  2. Entender como funciona o sistema educacional do país
  3. Decidir onde vai estudar
  4. Realizar análise de custo de vida
  5. Reunir a documentação necessária

Leia também: Um passeio pelas livrarias do Paraguai

1. Avaliar instituições que aceitam estrangeiros e oferecem bolsas de estudo

Um dos primeiros passos para a obtenção de visto de estudo é encontrar as instituições que aceitam estrangeiros e oferecem bolsas de estudo.

Existem 2 principais locais onde você pode encontrar instituições nesse sentido:

  • Departamento de Relações Internacionais e Cooperação da Universidade da República
  • Sites das universidades

Bolsa de estudos Santander

Algumas empresas, como o Grupo Santander, oferecem bolsas de estudos para os brasileiros.

Ele oferece a bolsa Ibero-Americana, que envolve um intercâmbio em um dos nove países participantes do programa, com as despesas de transporte, moradia e alimentação pagas durante todo o período.

Acordos de transferência

A Universidad Católica del Uruguay (UCU) também firmou acordos de transferência com diversas universidades do exterior.

No Brasil, a PUC do Rio Grande do Sul, a PUC de Minas Gerais, a UERJ do Rio de Janeiro, entre outras instituições fazem parte.

Quem pretende cursar apenas um semestre na UCU, basta participar do programa “Free Movers”.

A UCU oferece, ainda, a opção de cursos de espanhol de apenas duas semanas para estrangeiros, sendo gratuito para quem participa dos programas citados acima.

Bolsa de estudo do ISEP

Outra possibilidade é se candidatar a bolsas de estudos para os participantes do ISEP, o International Student Exchange Program.

O ISEP é uma instituição formada por um grupo de empresários com objetivo de ajudar os estudantes que estejam de fato interessados nos estudos.

Punta del Este - Uruguai
Punta del Este – Uruguai

2. Entender como funciona o sistema educacional do país

Existem muitas oportunidades para um imigrante estudar no Uruguai, seja fazendo um curso de idiomas, um técnico, uma faculdade ou pós-graduação.

Além das opções públicas, os sistemas que são pagos possuem mensalidades bem atrativas.

Em relação às pessoas que têm filhos, vale ressaltar que a igualdade é colocada em primeiro patamar: as crianças usam um jaleco branco e um lenço azul por cima das suas roupas na intenção de igualá-las socialmente.

Quem vai ao país em busca de aprimorar o espanhol, também pode aproveitar a oportunidade para estudar francês, italiano e alemão. Outras línguas também bastante procuradas nas escolas.

Caso a opção seja um curso profissionalizante no Uruguai, existe a possibilidade de realizá-lo de maneira presencial, semipresencial ou online.

>> Leia também: Onde fazer compras em Montevideo

“Os cursos de Tecnologia da Informação, Administração, Negócios, Comunicação, Marketing, Desenho, Economia, Finanças, Beleza, Saúde e Gastronomia estão entre os mais procurados.”

Muitas instituições de ensino do Uruguai ainda orientam o aluno no direcionamento para conquistar uma vaga de trabalho.

Outra forma comum de estudo no país é pelo Programa de Mobilidade Acadêmica: o brasileiro pode passar de um a dois semestres estudando no Uruguai e depois continuar sua graduação no seu país de origem.

Inclusive, algumas universidades uruguaias oferecem programas de espanhol para estrangeiros.

Em relação às universidades, existe uma única universidade pública no Uruguai que é a Udelar, além das universidades privadas do Uruguai.

Também pode ser uma opção querer uma faculdade tecnológica no Uruguai, com certificados profissionalizantes para quem pretende trabalhar rapidamente, sendo que os cursos variam de dois a cinco anos.

O centro histórico de Montevideo é passeio obrigatório
O centro histórico de Montevideo é passeio obrigatório

DICAS PARA A BAGAGEM

Importante conhecer as regras de bagagem antes de viajar para não pagar multa ou ser barrado de entrar no avião. Para conhecer as regras, clique aqui.

Se ainda não tem a mala para a viagem, pode fazer uma consulta e cotação de malas de viagem a partir de sites como esse clicando aqui.

Reserve um espaço nas malas para eventuais compras de roupas, presentes ou produtos típicos do destino.

3. Decidir onde vai estudar

Decidir o local onde estudar é extremamente importante, pois, afinal de contas, é nessa instituição que você passará meses da sua vida.

Abaixo trouxemos uma relação de instituições para facilitar sua busca pelo melhor método de ensino:

Curso de idiomas e profissionalizantes

Graduação pública

  • Udelar (Universidad de La República): a única faculdade pública do país, com sede em Montevidéu e campos em outras localidades do país. Os cursos de pós-graduação são pagos.

Graduação particular

  • ORT: considerada a 10ª melhor da América Latina pelo Times Higher Education, possui cinco faculdades com cursos de graduação, pós-graduação e técnicos curtos de seis a 18 meses.
  • UDE: primeira universidade privada do Uruguai com mais de 60 programas. Também possui programas de intercâmbio, principalmente para brasileiros.
  • Universidad Católica del Uruguay (UCU): a mais antiga universidade privada do país, com seis faculdades e 22 departamentos. Possui o programa de intercâmbio “Free Movers”.
  • Universidad de Montevideo: universidade católica conta com uma escola de negócios e um centro de Ciências Biomédicas. Os alunos podem participar do “Free Movers” como na UCU.

>> Leia também: Uma visita ao Teatro Solís em Montevideo

Visita guiada ao Teatro Solís em Montevideo
Visita guiada ao Teatro Solís em Montevideo

4. Realizar análise de custo de vida

O custo de vida é relativamente alto para quem opta por morar no Uruguai, apesar do peso uruguaio ser menor do que o real brasileiro.

A segunda moeda do Uruguai é o dólar, sendo que muitas vendas e pagamentos de funcionários são feitos na moeda americana.

Outro ponto que encarece a estadia no Uruguai é a importação da maioria dos itens de consumo, como alimentos, produtos de manufatura, entre outros.

“Os maiores salários praticados aqui e a taxa de desemprego gira em torno de 7%.”

O país também não perde, em nada, no quesito segurança e mobilidade urbana, além do transporte público ser de qualidade, não há trânsito e as pessoas costumam usar a bicicleta como meio de locomoção.

Quem quer investir mais, pode escolher os bairros Pocitos, Punta Carretas, Parque Rodó e Carrasco para se viver.

Quem pretende economizar, a Ciudad Vieja, Centro, Córdon, Palermo e as cidades próximas, como Atlântida, Piriápolis e Colonia del Sacramento são algumas das opções.

Vale muito a pena fazer uma visita ao Parque Rodó
Vale muito a pena fazer uma visita ao Parque Rodó

5. Reunir documentação necessária

Com a Convenção de Haia, o processo de documentação ficou mais simples. Basta apenas fazer um apostilamento de tudo, sem a necessidade da tradução juramentada.

Atente-se para as exigências da instituição de ensino escolhida, cada uma solicita um tipo de documentação diferente, que deve ser apresentada na versão original e com cópias autenticadas.

Porém, basicamente, a listagem é a seguinte:

  • 1 foto 3×4;
  • RG, CPF, passaporte, certidão de nascimento e de casamento (se houver);
  • Formulários e taxas pagas solicitados pelo consulado;
  • Diploma escolar com firma reconhecida de uma das assinaturas do documento;
  • Comprovação de residência no país para cursos acima de 90 dias;
  • Revalidação do ensino médio no Consejo de Educación Secundaria (CES);
  • Data de ingresso no Uruguai e a data de volta ao país de origem;
  • Carteira de vacinação ou Carné de salud emitido no Uruguai;
  • Certificado de antecedentes criminais da Polícia Federal, validado no Brasil e no Uruguai;
  • Comprovante de residência no Brasil e comprovantes financeiros (extrato bancário, holerite, imposto de renda etc);
  • Apostilamento de toda a documentação em cartório reconhecidos de sua cidade.

>> Leia também: Onde comer em Montevideo

O churrasco faz parte da gastronomia em Montevideo
O churrasco faz parte da gastronomia em Montevideo

Perguntas e resposta sobre Visto de Estudante para o Uruguai

Onde a documentação para visto Uruguai deve ser entregue?

Por fazer parte da lista de países do Mercosul, não precisa nada além do Registro Geral RG, para entrar no país.

Contudo, é preciso que você entregue a documentação exigida à Instituição de Ensino que escolher.

Posso ir ao país e depois procurar a melhor instituição de ensino?

Você pode visitar o país e fazer uma busca minuciosa da Instituição de ensino que mais é adequada às suas necessidades.

Por isso, o ideal é que já tenha uma ideia do que deseja para que não se sinta tão perdido no momento de realizar possíveis visitas às instituições?

É obrigatório seguro viagem para estudantes brasileiros no Uruguai?

O seguro viagem não é obrigatório para estudantes brasileiros no Uruguai, porém, trata-se de um item indispensável, levando em consideração de que imprevistos podem acontecer e você precisa estar amparado financeiramente.

Um dos lugares que oferecem bons seguro nesse sentido é o da Seguros Promo, uma empresa que conhecemos e confiamos.

Feira de Tristán Narvaja em Montevideo
Feira de Tristán Narvaja em Montevideo

Vantagens de estudar no Uruguai

Vamos ver agora algumas das vantagens de tirar o visto de estudante no Uruguai.

  • Não é necessário o vestibular
  • Qualidade de ensino
  • Opções de bolsas de estudo
  • Valorização do estudo
  • Maior taxa de alfabetização
  • Economia do país

Não é necessário o vestibular

Para estudar em uma instituição de ensino do Uruguai, não é necessário realizar vestibular, o que já é um passo considerável para quem deseja começar imediatamente os estudos após a sua formação no Ensino Médio.

Qualidade de ensino

A qualidade de ensino é ótima, sendo esta uma excelente oportunidade para quem deseja realizar intercâmbio em outro país, mas ainda não se decidiu em qual será.

Opções de bolsa de estudo

O estudo gratuito primário e a facilidade de ingressar na universidade são outros benefícios que se estendem aos estrangeiros residentes e que estão com a documentação regularizada.

Há vagas para todos e isso pode gerar um incômodo em quem não gosta de salas de aulas com um número muito alto de alunos.

Valorização do estudo

Ao contrário do Brasil, entrar em uma universidade não é um mérito, é algo que já faz parte da cultura uruguaia.

Tanto que os trotes comemorativos são aplicados nos estudantes somente ao final do curso da graduação e não na entrada, como um prêmio por concluírem a graduação.

Maior taxa de alfabetização

O segundo menor país da América Latina é conhecido por registrar a maior taxa de alfabetização, pois é seguido o modelo de educação francês.

Outro destaque fica para o sistema de Ensino Superior que, ao todo, conta com sete universidades altamente qualificadas e reconhecidas mundialmente.

Economia do país

Mesmo considerado um dos países com uma das menores economias do Mercosul, o Uruguai vem se destacando pelas exportações, seu potencial energético com a energia eólica e as negociações com empresas com forte potencial para investir no país.

Ou seja, é uma boa opção para quem pretende além de estudar, fixar residência e ganhar a vida trabalhando.

Turismo na Ciudad Vieja em Montevideo
Turismo na Ciudad Vieja em Montevideo

Desvantagens de estudar no Uruguai

Vamos ver agora alguns fatores que acabam por desmotivar os estudantes e são consideradas desvantagens de estudar no Uruguai.

  • Custo de vida
  • Salas lotadas

Custo de vida

O custo de vida chega a ser 20% mais alto do que em outros países do Mercosul. Contudo, ao realizar uma boa pesquisa, isso se torna algo fácil de ser superado.

Salas lotadas

Além disso, pelo fato das universidades não exigirem vestibular para o ingresso de estudantes, é natural que nos primeiros meses as salas fiquem lotadas.

As salas podem chegar inclusive a ter mais de 300 alunos, o que pode ser algo que incomode alguns estudantes. É importante você considerar isso na tomada de decisão.

>> Leia também: Como é o réveillon em Montevidéu

Conclusão

Estudar no Uruguai é uma excelente oportunidade para estudantes que desejam conhecer outros países, realizem intercâmbio e estarem em contato com uma nova cultura.

Ademais, assim como em outros países, existem prós e contras a respeito de investir no estudo no Uruguai.

Um deles, diz respeito ao custo de vida, que, como pudemos ver, é bastante alto, principalmente levando em consideração de que, em alguns lugares, a moeda aceita é o dólar.

Nesse caso, é importante analisar muito bem o que será feito para que, posteriormente, você não se arrependa dessa decisão.

Para finalizar vale lembrar da importância de um seguro de viagem para o Uruguai, já que os custos com médicos e hospitais podem sair alto caso você venha a ficar doente ou se acidentar durante a viagem.

Se ficar alguma dúvida, não deixe de colocar o seu comentário no texto! Assim que possível vamos responder e a sua pergunta pode ser a pergunta de outra pessoa.

Abraço e até o próximo texto!

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI!

  • Se quiser viajar para o paraíso, o Zarpo tem os melhores pacotes de viagem em resorts e hotéis de tirar o fôlego.
  • Para encontrar a passagem aérea com o menor preço do mercado, não deixe de consultar o site da MaxMilhas que consulta os preços em várias companhias aéreas!
  • Reserve diárias de hotel no mundo inteiro de maneira prática e segura no Booking.com, com opção de cancelamento grátis e sem precisar pagar antecipadamente!
  • Precisa de aluguel de carro? Na RentCars o pagamento é feito em reais, sem cobrança de IOF parcelado sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.
  • E não esqueça do seguro viagem. Na Seguros Promo você usa o cupom VIDADETURISTA5 e ganha desconto de 5% na compra.
  • Para os passeios, ingressos para tours, shows e entradas em museus você pode contar com a Get Your Guide em vários lugares do mundo.
  • Com o cupom VIDADETURISTA da América Chip você ganha 5% de desconto na compra de um chip internacional para viajar conectado o tempo todo.

Ao fazer uma compra com um parceiro através do blog recebemos uma pequena comissão. Ninguém paga a mais por isso e de quebra ajuda o blog a trazer sempre artigos e novidades atualizadas. Obrigado! =)

Avatar
Thiago Cesar Busarello

Thiago Busarello é autor e criador do Vida de Turista, no qual adora viajar e falar do assunto de turismo e viagens, compartilhando dicas e informações de viagens com os leitores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat