BAIXE GRÁTIS NOSSO KIT DE PLANEJAMENTO DE VIAGEM! CLIQUE AQUI!

Passeio pelas livrarias em Montevidéu

Olá pessoal, aqui é a Júlia Saraiva, no qual continuamos trazendo dicas das nossas aventuras pelo Uruguai. Hoje vamos falar sobre o nosso passeio pelas livrarias em Montevidéu.

Vamos trazer informações sobre as principais livrarias da cidade (em especial a Livraria Más Puro Verso) e outras livrarias e sebos de Montevidéu, assim como dar a nossa opinião se vale a pena a passeio.

Arte e cultura em Montevidéu

De uma coisa é fato: Montevidéu é uma cidade que respira arte e cultura. Passear por suas ruas é um convite para vivenciar sua história e conhecer lugares únicos.

A capital do Uruguai se torna ainda mais especial para quem é amante da cultura. Quem estiver de passagem por Montevidéu, não pode deixar de conhecer as livrarias durante seus passeios.

A mais conhecida é a Livraria Más Puro Verso, localizada no bairro Ciudad Vieja. Porém, Montevidéu guarda dezenas de livrarias, todas com algum diferencial e muito charme.

Infelizmente os roteiros mais tradicionais deixam de lado as livrarias de Montevidéu, o que vem mudando com o tempo e hoje eu digo que você deve guardar pelo menos uma tarde de seu roteiro para conhecer as livrarias da cidade.

É um passeio que você não vai se arrepender, mesmo se você não estiver em busca de presentes ou compras de livros.

>> Leia também: Onde fazer compras em Montevideo

Turismo na Ciudad Vieja em Montevideo
Turismo na Ciudad Vieja em Montevideo

QUAL O MELHOR SEGURO DE VIAGEM PARA VOCÊ?










Montevidéu e sua relação com as livrarias 

A capital do Uruguai é uma das cidades com maior número de livrarias por habitante no mundo.

Há livrarias na cidade para todos os gostos, desde as mais modernas até aquelas com foco em publicações raras.

Com ambientes que combinam cafés, jardins, itens de decoração e muito mais, não são apenas os amantes de livros que irão se encantar por esses tesouros de Montevidéu.

Por conta da forte relação dos habitantes com a leitura e escrita, a partir de 2017, Montevidéu passou a realizar um evento chamado Noite das Livrarias.

Em uma noite do mês de novembro, as livrarias permanecem abertas até meia-noite, com grande oferta de atividades e promoções especiais para seu público.

Um passeio pelas livrarias em Montevidéu
Um passeio pelas livrarias em Montevidéu

VAMOS FALAR DE DINHEIRO?

Se precisar de empréstimo para a viagem, existem empresas especialistas em crédito pessoal para ajudar nesse sentido. Para conhecer algumas delas, clique aqui.

Um cartão de crédito internacional ajuda a acumular milhas e evita que você carregue muito dinheiro na viagem aumentando a segurança. Clique aqui para conhecer algumas opções.

Para ter acesso a vários serviços financeiros, gerenciar gastos e pagar boletos durante a viagem você pode criar uma conta digital em sites como esses aqui da lista.

Sobre a Livraria Más Puro Verso

A Livraria Más Puro Verso é a livraria mais famosa de Montevidéu, um lugar onde você vai encontrar recomendações sobre ela em diversos relatos e sites de viagem.

De fato, a Libreria Más Puro Verso e sua arquitetura art noveau chamam a atenção de muitas pessoas. Primeiro pela sua arquitetura e segundo pelo seu acervo. Assim como por uma programação diversa, no qual sempre trazem novidades para os visitantes. A programação atualizada sempre pode ser vista no site oficial.

Ela ocupa o térreo e o primeiro andar do Edifício Pablo Ferrando, construído em 1917. Foi inaugurada em 2008 e o espaço merece destaque principalmente por conta de seu lindo vitral, junto da escadaria de mármore, que chama a atenção logo que você entra na livraria.

>> Leia também: Onde comer em Montevideo

Vale a pena conhecer a Livraria Más Puro Verso?

Sim! Vale a pena. Apesar de não ser uma livraria tão acessível, e por isso, não ser a melhor opção para presentes e compras, conhecer este charmoso espaço irá garantir boas lembranças da sua viagem.

Além da livraria, o local abriga também um café e um restaurante, no 1º andar. Ou seja, além de dedicar horas a folhear os livros da Más Puro Verso, você também poderá saborear um delicioso café durante sua visita.

Onde fica a Livraria Más Puro Verso?

A Livraria Más Puro Verso fica no centro histórico de Montevidéu, no bairro Ciudad Vieja. Localizada na Peatonal Sarandí, uma rua de pedestres repleta de vendedores de artesanato e que também possui uma espécie de calçada da fama, com diversos nomes do mundo das artes.

  • Endereço: Peatonal Sarandí, 675 – Ciudad Vieja
  • Funcionamento: Segunda a sexta, das 10h às 20h. Sábados, das 10h às 18h.

>> Leia também: Dicas para as férias de julho no Uruguai

Interior livraria Más Puro Verso
Interior livraria Más Puro Verso

COMPARADOR DE SEGURO DE VIAGEM

Outras livrarias em Montevidéu

Para continuar os passeios culturais, recomendo incluir em seu roteiro outras livrarias de Montevidéu.

A capital uruguaia é encantadora por si só e suas livrarias refletem esse aspecto em cada detalhe. Para passeios despretensiosos, são as melhores pedidas!

Babilonia Libros

A Babilonia Libros livraria, que na verdade funciona como um sebo de novos e usados, é um dos meus locais favoritos em Montevidéu.

Você pode conhecê-la no mesmo dia que for bater perna pela famosa feira de rua Tristán Narvaja.

A experiência de visitar esse local pode ser bem diferente do que esperamos de um passeio turístico, mas são em seus livros, muitas vezes empoeirados, nas plantas e objetos de decoração presentes no espaço que vive o charme da Babilonia Libros.

A pequena livraria lembra cenário de filme independente e conta com muitas relíquias em seu acervo. Destaque para as esculturas e máscaras que compõem a decoração do espaço. Vale a pena incluir no seu roteiro, para mais uma tarde cultural durante sua estadia.

  • Endereço: Dr Tristán Narvaja, 1591
  • Funcionamento: Segunda a sexta, das 9 h às 2 0h. Sábados, das 10 h às 14 h e domingos, das 10 h às 15h30.

>> Leia também: Dicas para o réveillon em Montevideo

Essa é a Babilonia Libros em Montevideo
Essa é a Babilonia Libros em Montevideo

Moebius Libros

A Moebius Libros é mais uma indicação de livraria repleta de charme em Montevidéu! Ela é pequena, mas extremamente acolhedora, além de sua fachada com ar retrô chamar a atenção de todos que por lá passam.

A livraria também funciona como sebo e algumas publicações raras podem ser encontradas em seu acervo. Além disso, o local comercializa objetos de decoração e conta com música ambiente ao vivo.

  • Endereço: J. Perez Castellano, 1432.
  • Funcionamento: Todos os dias, das 10h às 20h.
Essa é a Moebius Libros em Montevideo
Essa é a Moebius Libros em Montevideo

DICAS PARA A BAGAGEM

Importante conhecer as regras de bagagem antes de viajar para não pagar multa ou ser barrado de entrar no avião. Para conhecer as regras, clique aqui.

Se ainda não tem a mala para a viagem, pode fazer uma consulta e cotação de malas de viagem a partir de sites como esse clicando aqui.

Reserve um espaço nas malas para eventuais compras de roupas, presentes ou produtos típicos do destino.

Escaramuza Libros

Visitar a Escaramuza Libros é uma experiência única! Nessa livraria-café, que funciona em uma casa antiga, você poderá desfrutar de mais um espaço com ares cinematográficos e muito aconchego.

Nos fundos da livraria, é possível consumir desde um café acompanhado de tortas ou doces até uma refeição completa. Ah! Durante o café da tarde, você pode pegar até três livros para ler durante sua visita.

  • Endereço: Pablo de Maria, 1185
  • Funcionamento: Segunda a sábado, das 9h às 21h.

Já que estamos falando de livrarias bonitas, anote essa dica para uma próxima viagem! Em Buenos Aires, capital da Argentina, está localizada a livraria El Ateneo, que foi nomeada em 2019 como a livraria mais bonita do mundo, pelo National Geographic.

>> Leia também: Vale a pena passar o carnaval no Uruguai?

Cafeteria da Escaramuza Libros em Montevideo
Cafeteria da Escaramuza Libros em Montevideo

Combine as livrarias com outros passeios

Para aproveitar ao máximo sua estadia em Montevidéu, combine a visita às livrarias mais charmosas da cidade com outros passeios.

Como algumas indicações estão localizadas na região central, é possível visitar diversos pontos turísticos de Ciudad Vieja no mesmo passeio.

A Livraria Más Puro Verso, por exemplo, fica atrás da Puerta de la Ciudadela, construção que simboliza o muro feito pelos espanhóis para proteger o território de invasões. Essa construção representa a entrada para a antiga cidadela, onde hoje é o bairro Ciudad Vieja.

Aproveite o mesmo passeio para também conhecer a Plaza Independencia, fazer uma visita guiada ao Teatro Solís e tomar um café no Café Brasilero.

Outras atrações no mesmo bairro incluem o Mercado del Puerto, o Museu do Carnaval e o Museu de Arte Pré-colombiana e Indígena.

Já a Escaramuza Libros não está tão distante do Parque Rodó, o parque mais famoso de Montevidéu, que conta com muita área verde e até mesmo um pedalinho, além de abrigar o Museu Nacional de Artes Visuais.

Quando for conhecer a Babilonia Libros, combine a visita com um passeio pela feira de rua mais tradicional de Montevidéu, a Feira Tristán Narvaja.

Lá você poderá encontrar tudo junto e misturado, literalmente, e ter uma vivência próxima aos moradores locais da capital uruguaia.

Vale a visita ao Teatro Solís em Montevidéu?
Vale a visita ao Teatro Solís em Montevidéu?

Onde ficar em Montevidéu?

Agora que você conhece mais sobre as belíssimas livrarias de Montevidéu, pode incluir em seu roteiro experiências únicas, que farão sua estadia na cidade ainda mais especial.

Se você tem dúvidas em relação a hospedagem, que tal buscar alguns hostels nas regiões centrais de Montevidéu? Ficar em hostel é uma forma de economizar durante sua estadia e ficar próximo aos principais pontos turísticos e diversas livrarias citadas nesse texto.

Se hospedar em um hostel em Montevideo propicia a convivência com outros viajantes e novas amizades, que podem se tornar companhia para os seus passeios, se assim desejar.

O Booking é o melhor site para fazer pesquisas e cotação para qualquer viajante que deseja encontrar hospedagem com ótimo custo-benefício.

Outra opção para os viajantes que buscam construir conexões reais por onde passam é o Couchsurfing, que é muito utilizado por mochileiros e conta com locais que disponibilizam espaço em suas casas para receber pessoas de todo o mundo.

“Porém, está enganado quem pensa que se hospedar através do Couchsurfing é apenas uma maneira de economizar. A troca vai além disso e plataforma ajuda a encontrar eventos organizados por viajantes, para assim fazer mais amigos durante sua viagem.”

>> Consultar outras opções de hospedagem em Montevideo

Circus Hostel em Montevideo
Circus Hostel em Montevideo

O que mais posso fazer em Montevidéu?

Montevidéu é conhecida por sua rica gastronomia, que inclui muitos produtos típicos de sabor e qualidade incomparáveis, como vinhos, doce de leite e alfajor.

É possível comprar essas iguarias a preços acessíveis, inclusive para trazer em sua mala de volta para o Brasil.

Organizar um roteiro com foco em restaurantes é uma opção para aqueles que buscam esse tipo de experiência durante sua viagem.

Se você é um amante da Arte Moderna e quer fazer mais passeios culturais, aproveite a grande quantidade de museus, arte de rua e manifestações culturais presentes em Montevidéu para montar um roteiro que combine com você.

Sem esquecer, é claro, dos diversos parques da cidade, para relaxar, caminhar e ficar em contato com a natureza.

>> Leia também: O que mais fazer em Montevideo?

Finalizando

Montevidéu é uma cidade incrível, com opções para diferentes perfis e gostos. Com essas dicas, tenho certeza de que sua estadia na capital do Uruguai será repleta de bons momentos.

A melhor parte de se permitir viajar fora dos roteiros prontos é abrir espaço para que eventos e lugares inesperados surjam em seu caminho. Boa viagem!

E lembre-se, não se esqueça do seguro de viagem para o Uruguai para ficar protegido durante toda a viagem. Boas opções você encontra no site Seguros Promo.

Abraço e até o próximo artigo!

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI!

  • Se quiser viajar para o paraíso, o Zarpo tem os melhores pacotes de viagem em resorts e hotéis de tirar o fôlego.
  • Para encontrar a passagem aérea com o menor preço do mercado, não deixe de consultar o site da MaxMilhas que consulta os preços em várias companhias aéreas!
  • Reserve diárias de hotel no mundo inteiro de maneira prática e segura no Booking.com, com opção de cancelamento grátis e sem precisar pagar antecipadamente!
  • Precisa de aluguel de carro? Na RentCars o pagamento é feito em reais, sem cobrança de IOF parcelado sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.
  • E não esqueça do seguro viagem. Na Seguros Promo você usa o cupom VIDADETURISTA5 e ganha desconto de 5% na compra.
  • Para os passeios, ingressos para tours, shows e entradas em museus você pode contar com a Get Your Guide em vários lugares do mundo.
  • Com o cupom VIDADETURISTA da América Chip você ganha 5% de desconto na compra de um chip internacional para viajar conectado o tempo todo.

Ao fazer uma compra com um parceiro através do blog recebemos uma pequena comissão. Ninguém paga a mais por isso e de quebra ajuda o blog a trazer sempre artigos e novidades atualizadas. Obrigado! =)

Júlia Saraiva
Júlia Saraiva

Júlia Saraiva teve experiências incríveis de viagem quando visitou o Uruguai e vem compartilhando suas histórias e experiências aqui no blog.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat