BAIXE GRÁTIS NOSSO KIT DE PLANEJAMENTO DE VIAGEM! CLIQUE AQUI!

Primeira viagem internacional

QUAL O MELHOR SEGURO DE VIAGEM PARA VOCÊ?










Quando eu fiz minha primeira viagem internacional em 2008 para Cancún, no México, me deparei com uma série de situações inusitadas e informações que precisava conhecer antes de me aventurar em sair do país e que toda pessoa que vai viajar para fora do país pela primeira vez também vai se deparar.

O que tudo é necessário para viajar ao exterior? Quais documentos são importantes? Como funciona a imigração dos aeroportos? Onde fazer a troca de câmbio? Quanto dinheiro levar junto ao exterior? O que devo me preocupar?

São dúvidas comuns e naturais, até porque ninguém nasce sabendo, mas que facilita muito se você encontrar um artigo como esse que vem para ajudar o marinheiro de primeira viagem (literalmente).

Nesse artigo trouxe experiências do que passei, o que precisei buscar de informações para realizar minha primeira viagem internacional, experiências de viagens posteriores para fora do país, entre muitas outras dicas, que espero que ajude você também viajante que está planejando a sua viagem do zero.

Planejamento de uma viagem internacional

O planejamento é a etapa mais importante de uma viagem internacional. É a partir dela que você começa a organizar a sua viagem do zero pensando em tudo o que é necessário para viajar fora do país.

É nesse momento que você escolhe o destino da viagem, quantos dias vai ficar fora, considera quantas pessoas vão junto na viagem, quais são os desejos e interesses de todos na viagem, define se é uma viagem especial (como a nossa em 2018 que foi uma viagem de lua de mel para Cancun) e avalia qual o orçamento disponível.

Você sempre deve responder essas perguntas antes de seguir adiante com o planejamento da viagem internacional, pois elas serão a base para as próximas etapas:

  1. Qual o destino?
  2. Quantos dias de viagem?
  3. Quantas pessoas?
  4. Quais os interesses de todos na viagem?
  5. É uma viagem especial?
Planejamento de viagem internacional
Planejamento de viagem internacional

COMPARADOR DE SEGURO DE VIAGEM

Consultar os preços da viagem

Durante o planejamento da viagem é o momento que se deve fazer as cotações de preços da viagem, como o valor das passagens aéreas, o valor dos hotéis, o valor do aluguel de carro, o valor do seguro de viagem e dos ingressos e serviços envolvidos, para então fazer um planejamento financeiro da viagem.

Existem alguns sites que recomendamos consultar os preços da viagem:

Temos um artigo também que traz além desses vários outros sites para compra de viagem caso você queira mais opções para o seu orçamento de viagem.

Planejamento financeiro

Com os preços em mãos, você vai saber se tem o dinheiro suficiente, se vai precisar financiar, se vale a pena pagar à vista, se vale a pena parcelar, se vai precisar cortar itens da viagem, diminuir os dias da viagem, ou então o contrário, acrescentar dias e serviços.

Muitas pessoas ultimamente estão aproveitando a onda dos bancos digitais para fazer o parcelamento e pagamento da viagem, como o Nubank, o Inter, o Original, o SuperDigital, o Neon, o C6, o Next, o AgiBank e o BS2.

“Fica a dica para quem quer fugir das tarifas dos bancos mais tradicionais como Caixa Econômica, Banco do Brasil, Bradesco, Itaú e Santander.”

Momento da compra

Com todas as informações orçamentárias da viagem em mãos e o planejamento financeiro definido, você estará pronto para tomar a decisão da compra da viagem.

Uma dica importante e que vale ouro é quanto ao prazo de antecedência para a compra da viagem. Existem estudos que mostram que é possível economizar até 40% da viagem se você realizar a compra com 1 ano de antecedência. Depois os preços vão aumentando gradativamente até o dia da viagem.

Nesse artigo que traz dicas de tarifas aéreas explicamos a mecânica dos preços das passagens aéreas para você entender como isso é possível.

O planejamento financeiro é uma das etapas mais importantes da viagem internacional
O planejamento financeiro é uma das etapas mais importantes da viagem internacional

Antes, durante e depois da viagem

O próximo passo do planejamento é dividir o planejamento da viagem internacional em 3 etapas: antes da viagem, durante a viagem e depois da viagem, considerando as informações abaixo.

Antes da viagem

Antes da viagem é necessário organizar toda a documentação necessária, levantar informações do país e suas particularidades como idioma, cultura, fuso horário e moeda local.

Também é o momento que começamos a organizar o nosso dia-a-dia para que você possa viajar tranquilo e em segurança, avisar a família da viagem, tomar decisão sobre o que fazer com os animais de estimação e cuidar das trancas e segurança da casa.

Assim como é o momento de agendar as contas para pagamento, tomar as vacinas necessárias, verificar os equipamentos eletrônicos que você vai levar junto, fazer um check-up no carro e separar o dinheiro para a viagem.

Durante a viagem

Durante a viagem é o momento que você toma as preocupações de segurança, principalmente segurança no trânsito, segurança dos itens que você está levando consigo na viagem e segurança das pessoas que estão junto.

Também é o momento que você curte a viagem, já que esse é o grande momento. Faz pose para fotos, participa das brincadeiras, fala besteiras, experimenta pratos novos, toma umas bebidas a mais e publica fotos nas redes sociais.

Importante também manter a comunicação com as pessoas que não viajaram, para elas estarem seguras de que está tudo bem na viagem.

Depois da viagem

Depois da viagem, é o momento que você confere se tudo o que você levou junto retornou sem falta, se as malas não foram avariadas, faz a troca do câmbio que sobrou e revela as fotos da viagem em fotos livros como esses aqui da Nice Photos, da Phooto ou da Foto Registro.

Também é o momento que você apura quanto gastou, entrega os presentes que comprou para os parentes, assim como conta a história e experiência da viagem para todos os amigos.

Importante o planejamento antes, durante e depois da viagem
Importante o planejamento antes, durante e depois da viagem

Dicas para a primeira viagem internacional

Abaixo compartilhamos algumas das nossas dicas e experiências de viagem internacional para você entender as particularidades que uma viagem internacional tem quando comparado a uma viagem nacional. 

Importância do passaporte

Quando decidimos fazer a primeira viagem internacional para Cancun, não tínhamos tirado o documento do passaporte. Então tudo começou com a necessidade de criar o passaporte, que é o principal documento de identificação de um turista que vai viajar internacionalmente.

A pessoa deve proteger e andar com o passaporte na viagem em todo o momento e ter cópias físicas (xerox) guardadas na mala e cópias digitais (fotos em e-mail ou na nuvem) caso aconteça algum roubo ou extravio.

Para quem já tem o documento precisa ver se ele está em dia e renovar ele a cada 10 anos. Se precisar de dicas para renovar o passaporte é ver nosso post como renovar passaporte.

Verifique a necessidade do visto de viagem

Outra necessidade da primeira viagem internacional foi a criação do visto de viagem para o país que fui visitar (no caso o México), pois de acordo com alguns acordos entre os países pode ser necessário ou não requerer o visto de viagem.

Nos acordos atuais entre os países, o México não exige mais visto mexicano para os brasileiros. Porém muitos países ainda exigem, como é o caso dos Estados Unidos e você precisa tirar o visto americano. É importante você ver se o país em questão exige o visto.

Os passaportes e vistos fazem parte da documentação da viagem
Os passaportes e vistos fazem parte da documentação da viagem

Saiba qual é a língua e o idioma local

Havia também a preocupação de como conversar fora do país conhecendo a língua e o idioma local. Na época conhecia somente o básico do inglês e do espanhol e poderia me complicar se não soubesse falar pelo menos alguma coisa, principalmente nos aeroportos.

Fiz um curso básico online e preparei o celular com o Google Tradutor para ajudar nos momentos mais difíceis. Nesse artigo você aprende frases comuns em inglês para se virar no aeroporto. Você também pode fazer um curso rápido de inglês pela internet em sites como da English Live.

Conheça as leis, costumes e cultura local

Depois comecei a pesquisar sobre os costumes e a cultura local para não marcar bobeira ou cometer alguma gafe. Às vezes a gente pode se meter em furadas por achar que os mesmos costumes daqui são os costumes lá fora.

Por sorte, os costumes mexicanos eram muito parecidos com os costumes brasileiros. Agora se você viajar para a África, Oriente Médio ou Ásia, com certeza vai sentir uma diferença cultural muito maior.

“Importante também ficar atento às leis de cada país. Alguns países por exemplo não permitem beber em público, algo muito comum por aqui.”

Não se perca no fuso horário e jet lag

Também comecei a pesquisar sobre como funcionam os fusos horários e a diferença de horas com relação ao Brasil. Caso eu precisasse me comunicar com alguém aqui do país precisava saber o melhor horário.

Além disso, o viajante precisa se preocupar com o jet lag, que é quando o viajante sente a diferença de horários para dormir e ficar acordado até se adaptar no país da viagem.

Quanto maior o fuso horário, maior o jet lag. Em Cancun, a diferença foi de 2 horas, então senti muito pouco a diferença, mas na hora de conversar com os parentes e amigos do Brasil foi possível sentir a diferença.

Nossa viagem de lua de mel em Cancun
Nossa viagem de lua de mel em Cancun

Aprenda como fazer ligações no exterior

Por falar em se comunicar, outro ponto importante foi pesquisar sobre como telefonar e receber ligações de um país para outro conhecendo os códigos de telefone DDD e códigos de telefone DDI. E como funcionariam os celulares fora do país.

No meu caso, sabia que o meu não funcionaria, porque não tinha plano de roaming internacional habilitado, mas há planos de telefone que permitem ligações internacionais e enviam até SMS (porém os olhos da cara).

“A melhor solução hoje em dia é ligar via Whatsapp e para isso você precisa de um chip internacional com plano de dados habilitado.”

Existem várias empresas que oferecem o serviço e a nossa dica é comprar o chip internacional da América Chip. Eles entregam o chip em casa antes da viagem e dão todo o suporte necessário independente o país da viagem. O cupom VIDADETURISTA também oferece 5% de desconto na compra para os nossos leitores.

Importância do seguro de viagem

Algo também que me surpreendeu na primeira viagem internacional foi a importância de ter um seguro de viagem, já que numa viagem fora do país o seguro de viagem faz toda a diferença caso você venha a se machucar ou ficar doente.

Ninguém viaja pensando que algo ruim venha a acontecer, mas se vier a acontecer o viajante estará segurado com um valor que cubra qualquer despesa, principalmente porque os custos de remédios, consultas e despesas médicas são altas lá fora.

Um site que oferece planos com várias coberturas e bons preços é a Seguros Promo e vale a pena a consulta. O cupom VIDADETURISTA5 oferece 5% de desconto na compra para os nossos leitores.

Leia também: Seguro viagem para o Japão – Guia Completo

Qual o melhor seguro viagem internacional?
Qual o melhor seguro viagem internacional?

Conheça as medidas e distâncias internacionais

Entender como são as diferentes medidas de distância, medidas de pesos, medidas de líquido, tamanhos de calçados e tamanhos de roupas pode fazer com que você se localize melhor no país visitado e também compre produtos sem ser enganado em sua viagem internacional.

Foi comum lá no México ver informações de distância escritas nas placas em milhas (porque eles recebem muitos turistas americanos). Em outros países você vai se deparar com outras situações particulares daquele país.

Informações sobre câmbio e moeda local

Se for comprar algo, conhecer a moeda e o dinheiro local, assim como as formas de pagamento do país que se vai visitar também é necessário, além de conhecer como funciona o câmbio para a troca da moeda e outras coisas mais.

“Na minha primeira viagem internacional meu cartão de crédito internacional não funcionou fora do Brasil, mesmo eu tendo habilitando no banco.”

O que fazer nesse caso? Você precisa ter em mãos um número de SAC do banco para entrar em contato com eles e também ter outros meios de pagamento além do cartão para não passar sufoco, como dinheiro físico, cartão pré-pago de viagem, entre outros recursos que as casas de câmbio podem oferecer.

Aluguel de carro e carteira de motorista internacional

E para se locomover dentro do país visitado, como fazer? Logo ao chegar no aeroporto de Cancun eu me deparei com uma série de situações: pessoas entrando em contato oferecendo transfer, táxis, motoristas particulares e empresas de aluguel de carros. Transfer é quem leva os passageiros do aeroporto para o hotel em vans.

Muitas vezes as agências de viagem já vendem o transfer para você se sentir mais confortável, porém pode se tornar mais caro e fazer você perder mais tempo. A dica hoje em dia é se locomover com aplicativos como Uber quando os destinos da sua viagem ficam perto um dos outros.

Porém caso você queira ter mais liberdade para viajar em destinos mais longos a dica é o aluguel de carros. Um dos locais que sempre utilizo para consultar o aluguel de carros é a Rentcars, já que eles centralizam a consulta em um único lugar com várias locadoras.

A sua carteira de habilitação tem validade em vários países, porém alguns países exigem o PID (Permissão Internacional para Dirigir) que você pode tirar no Detran mais próximo da sua casa. Fique atento a essa documentação também e nos prazos (geralmente até 10 dias de antecedência) para emitir o documento.

Locação de carros
Locação de carros

Como arrumar as malas de viagem

Quando fiz a viagem para o México fiquei 7 dias fora e você precisa planejar as malas pensando exatamente em todos os dias que você tiver na viagem. Pense exatamente o que você vai fazer e separe mudas de roupas para cada dia de viagem.

Não exagere nas roupas. Você só vai ter uma mala pesada para ficar carregando e voltar para casa com várias roupas para lavar e passar sem nem ao menos ter usado. Algumas dicas para arrumar as malas para a viagem você encontra nesse nosso artigo sobre como arrumar malas de viagem.

Leia também: Seguro viagem para a Índia – Guia Completo

Não esqueça de dar gorjetas

Aqui no Brasil não temos o costume de dar gorjetas pelos serviços prestados. Porém em vários países as gorjetas representam o salário das pessoas e o agradecimento pelo serviço prestado.

Não dar gorjetas significa que você não gostou do serviço. Por isso você precisa deixar sempre separado algumas moedas e notas de dinheiro para dar aos garçons, atendentes, camareiras, entre outros.

“Na primeira viagem internacional no México eu esqueci de dar a gorjeta pelo serviço prestado e a pessoa reclamou (com razão, o serviço tinha sido impecável). Me senti mal por isso e comecei a prestar mais atenção nesse sentido.”

Uma boa hospedagem faz toda a diferença

Você tem vários meios de hospedagem ao viajar para fora do país, como hotéis, pousadas, resorts e hoje em dia até mesmo no aluguel de casas e quartos pelo AirBnb. Importante você ver se a hospedagem oferece estacionamento gratuito, se o café está incluído na diária, e quais outros serviços são oferecidos.

Uma boa dica dos resorts é contratar o serviço de all inclusive, no qual você não se preocupa com nenhuma alimentação ou bebida durante a estadia, além de ter serviços de recreação que divertem adultos e crianças.

Faça a escolha de um lugar que fique próximo às atrações turísticas para economizar tempo e dinheiro (principalmente no deslocamento). Para encontrar boas hospedagens o Booking traz uma lista inteira de hotéis, pousadas ou resorts além de mostrar aqueles que estão com desconto no momento.

Nossa opção de hospedagem em Cancun foi o Royal Solaris Cancun Resort que fica localizado na península principal da Riviera Maya no México.

Royal Solaris Cancun Resort
Royal Solaris Cancun Resort

Finalizando

É muita informação, não é verdade? Mas posso afirmar com toda a certeza que o esforço e aprendizado de uma viagem internacional compensa. Você volta com uma visão de mundo muito mais abrangente e cheio de histórias para contar. Além de dar muito mais valor ao seu país e seus amigos e familiares quando está lá fora e volta para casa.

É uma experiência que todos precisam fazer pelo menos uma vez na vida. Depois você só vai se deparar e pensar quando e para qual país será sua próxima viagem internacional.

Por isso, quando você for realizar uma viagem para fora do país, fique atento a todas essas importantes informações para você poder realizar uma boa viagem e não se surpreender com nada.

Não deixe de baixar o nosso kit de planejamento de viagem que traz um check-list completo do que você precisa levar para a viagem e também um planejador de roteiro e planejador de gastos com a viagem.

E você, já foi viajar para fora do país? Passou por todas essas etapas na sua viagem internacional?

Abraço e até o próximo post!

FAQ sobre viagem internacional

Como fazer a primeira viagem internacional?

Podemos resumir uma primeira viagem internacional em 7 etapas: 1. Escolha o destino 2. Verifique a documentação necessária 3. Planeje o roteiro 4. Compre a viagem 5. Troque o câmbio 6. Arrume as malas 7. Parta para a viagem

O que levar na primeira viagem internacional?

1. Documentação necessária (passaporte, vistos, etc) 2. Moeda estrangeira 3. Roupas e acessórios 4. Equipamentos eletrônicos 5. Remédios 6. Apólice de seguro de viagem 7. Felicidade e boas energias

Qual o melhor destino para uma primeira viagem internacional?

Recomendamos viagem para um país que tem cultura similar e que você tenha facilidade para entender o idioma. A nossa primeira viagem internacional foi para o México e adoramos a viagem nesse sentido.

Dicas de destinos para uma primeira viagem internacional

1. Portugal 2. Argentina 3. Uruguai 4. Chile 5. México

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI!

  • Se quiser viajar para o paraíso, o Zarpo tem os melhores pacotes de viagem em resorts e hotéis de tirar o fôlego.
  • Para encontrar a passagem aérea com o menor preço do mercado, não deixe de consultar o site da MaxMilhas que consulta os preços em várias companhias aéreas!
  • Reserve diárias de hotel no mundo inteiro de maneira prática e segura no Booking.com, com opção de cancelamento grátis e sem precisar pagar antecipadamente!
  • Precisa de aluguel de carro? Na RentCars o pagamento é feito em reais, sem cobrança de IOF parcelado sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.
  • E não esqueça do seguro viagem. Na Seguros Promo você usa o cupom VIDADETURISTA5 e ganha desconto de 5% na compra.
  • Para os passeios, ingressos para tours, shows e entradas em museus você pode contar com a Get Your Guide em vários lugares do mundo.
  • Com o cupom VIDADETURISTA da América Chip você ganha 5% de desconto na compra de um chip internacional para viajar conectado o tempo todo.

Ao fazer uma compra com um parceiro através do blog recebemos uma pequena comissão. Ninguém paga a mais por isso e de quebra ajuda o blog a trazer sempre artigos e novidades atualizadas. Obrigado! =)

Thiago Cesar Busarello

Thiago Busarello é autor e criador do Vida de Turista, no qual adora viajar e falar do assunto de turismo e viagens, compartilhando dicas e informações de viagens com os leitores.

17 comentários em “Primeira viagem internacional

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *