PESQUISA! Qual o perfil dos viajantes e leitores dos blogs de viagem? PARTICIPE!

Como arrumar as malas de viagem

Enviar no WhatsApp
Copiado!

Uma dúvida que sempre bate na cabeça das pessoas ao planejar uma viagem é como arrumar as malas de viagem. Quais produtos levar? Quais são proibidos? Levo roupas de calor e de frio? E quais sapatos?

Se você vai fazer uma viagem de carro, há poucas restrições quanto a quais produtos levar. Você pode levar praticamente a casa inteira. Basta caber dentro do carro.

Agora se você vai viajar de avião a Infraero tem algumas regras de quais produtos são permitidos levar e as diferenças entre os produtos permitidos em viagens nacionais e viagens internacionais.

Foi então que criamos uma série especial de 3 posts contemplando como arrumar as malas.

Nesse post aproveitamos para dar dicas e orientações gerais quanto às malas para viagem.

Como arrumar as malas de viagem

QUAL O MELHOR SEGURO DE VIAGEM PARA VOCÊ?










Como arrumar as malas de viagem

Dicas para as malas de viagem

O tamanho da bagagem de mão não pode ter mais que 5 kg e ser maior do que 115 cm somando altura, comprimento e largura. Em alguns aeroportos há caixas de papelão que indicam se está nos conformes. A mala de mão coube dentro da caixa de papelão? Então está dentro das medidas.

Para as bagagens despachadas, as restrições são quanto ao peso, no qual um passageiro pode transportar no máximo 23 kg. Passando desse peso, a cia aérea pode cobrar do passageiro um custo adicional por excesso de bagagem. Os preços dependem da cia aérea, então vale consultar as regras da sua antes de sair de casa. Lembre-se que ela também se reserva no direito de negar o transporte da bagagem ou transportar em outro voo.

Nossa recomendação é não levar objetos de valor dentro das malas. Infelizmente é comum o assalto a malas de viagem. O assunto é sempre levado à tona pela mídia, mas ainda acontecem os furtos. Eletrônicos, joias e dinheiro leve tudo na sua bagagem de mão. Veja um vídeo exemplo de como as malas de viagem são assaltadas nos aeroportos.

Bagagens para viagem
Cupom desconto viagem

Bagagens para viagem

O que é proibido levar na bagagem

É proibido levar objetos cortantes ou perfurantes na bagagem de mão. Já vi muitas pessoas serem paradas na máquina de raio-x e terem de jogar fora lixas de unha, canivetes, tesouras e outros. É uma situação bem chata e que fica atrasando fila e tudo. Então não leve. Se for para levar, leve na bagagem despachada.

Outros itens que não podem ser levados na bagagem de mão são líquidos em frascos acima de 100 ml, mesmo que parcialmente cheios. Aqueles dentro de 100 ml devem ser vedados por plástico transparente e apresentado em separado no raio-x.

Eu já fui parado por isso. Para não perder meu perfume tive de sair do embarque, ir para uma empresa que embalava malas e enfrentar a fila do embarque novamente. Quase perdi o voo. Isso também só reforça a importância de sempre viajar com um bom seguro de viagem para proteger e orientar em situações como essa.

Quais as regras de bagagem?

COMPARADOR DE SEGURO DE VIAGEM

Quais as regras de bagagem?

Outras recomendações

Para os medicamentos você não deve esquecer de levar a receita médica junto e apresentar no raio-x. Não necessitam de prescrição médica colírios e soluções para lentes de contato, desde que não excedam os 100 ml.

Produtos de lojas free shop podem ser levados desde que devidamente embalados e acompanhados das notas fiscais do dia do voo. Sempre que entrei com produtos desse tipo, nunca tive problemas.

Outra preocupação é quanto aos alimentos que você transporta. Eu já tive um doce de leite apreendido ao voltar da Argentina devido ao controle sanitário que existe para transportar alimentos. Confira a cartilha do Governo Federal do que é permitido trazer.

Uma dica que ajuda bastante é colocar identificação na mala ao viajar. Quando as malas vem na esteira, elas parecem todas iguais. Ter um lenço de uma cor amarrado ou qualquer outra forma de identificação ajuda para você pegar sua mala mais rápido.

Onde comprar malas de viagem?

Caso você precise comprar uma mala de viagem nova, a nossa indicação de site para compra é o site Portal das Malas, uma empresa especialista em malas de viagem que sempre tem boas promoções e opções para compra.

A dica é comprar malas de viagem mais resistentes, fugindo daquelas mais baratas de pano ou plásticos finos. Procure comprar uma mala de viagem de metal ou plástico altamente resistente.

É uma situação realmente complicada ter uma mala aberta ou rasgada durante uma viagem. É uma incomodação que pode ser evitada com uma mala resistente.

A nossa mala é uma mala da marca Travelux modelo Lugano tamanho P, ideal para viagens de até uma semana para uma pessoa. Se fosse para recomendar uma primeira mala para compra, eu compraria uma com essas características. É possível encontrar ela no Portal das Malas a partir de R$ 184,00 pagando no boleto bancário.

>>> Comprar malas de viagem com desconto

Nossa mala de viagem da Travelux modelo Lugano tamanho P
Grupo de desconto de viagem

Nossa mala de viagem da Travelux modelo Lugano tamanho P

Finalizando

Nesse artigo você conferiu várias dicas de como organizar a sua viagem levando em considerações limites permitidos, itens proibidos, dicas para identificação e onde você pode comprar malas de viagem com segurança.

Não deixe de conferir os demais artigos da série que ensinam como arrumar as malas de viagem femininas, como arrumar as malas de viagem masculinas e como arrumar as malas de viagem das crianças.

Como pode ver, são algumas regrinhas de como arrumar as malas de viagem que fazem a diferença na hora de viajar. A pior coisa é ter de ficar arrumando a mala no meio do saguão do aeroporto, não é verdade?

Também queremos ouvir a sua opinião. Quais experiências você já teve positivas ou negativas com suas malas de viagem? Deixe abaixo o seu comentário!

Abraço e até o próximo post!

Thiago Cesar Busarello
Thiago Busarello é autor e criador do Vida de Turista, no qual adora viajar e falar do assunto de turismo e viagens, compartilhando dicas e informações de viagens com os leitores.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Comentários:
Leo Machado disse:

Arrumar as malas é sempre uma das piores coisas quando o assunto é viajar. Esse post é indicado para todos hehehe

Thiago Cesar Busarello disse:

Obrigado Leo. Arrumar as malas sempre dá aquela sensação mista de frio na barriga e alegria por saber que a viagem está chegando. Tem gente que gosta de arrumar com mais calma e tem gente que só vai jogando as roupas dentro. O post vem mesmo para ajudar a não esquecer itens e de alguma forma organizar o conteúdo dentro delas.

marcia disse:

Meu marido é diabético e eu tomo remedio pra pressão alta, devemos levar receita médica? São comprimidos…Levarei na minha bolsa esses medicamentos.
obrigada
P.S. é nossa primeira viagem de avião – de Curitiba ao Rio de Janeiro com conexão em São Paulo.

Thiago Cesar Busarello disse:

Olá Marcia, eu recomendo levar uma receita médica apenas para viagens internacionais, então nesse caso não tem problemas. Tenha uma boa viagem! Abraço!

Jubileia disse:

Oi, vou fazer a minha primeira viagem e será para o Rio de Janeiro e gostaria de saber se na mala de despache eu posso levar líquidos acima de 100 ml, tipo cremes, shampoo, desodorante aerossol e tal. Obrigada!

Thiago Cesar Busarello disse:

Olá Jubileia, é possível sim. Minha recomendação é apenas vedá-las bem para evitar que os líquidos transbordem caso a mala seja suprimida durante o transporte. Nos aeroportos inclusive tem serviços de proteção extra para as malas se você quiser. Esses produtos que você informou, você só não pode levar na mala de mão. No mais, pode viajar despreocupada. Desejo desde já uma boa viagem! Abraço!

Patrycia disse:

Bom dia! Vou viajar para Itália e Portugal em maio desse ano. O peso, as dimensões e a quantidade das malas tiveram alguma alteração? Não vejo a hora de viajar logo *-* Ah adorei esse poste. Bem últil ;D Obrigada desde já 😀

Thiago Cesar Busarello disse:

Olá Patrycia, obrigado. Que bom que o post foi útil. Recentemente está para acontecer mudanças com as novas regras da ANAC. Segue link com as mudanças:

http://extra.globo.com/tv-e-lazer/viagem-e-turismo/justica-suspende-cobranca-por-bagagem-que-comecaria-nesta-terca-21053464.html
http://g1.globo.com/economia/seu-dinheiro/noticia/o-que-muda-com-as-novas-regras-para-despacho-de-bagagens-entenda.ghtml

Porém até a hora deste comentário, a regra estava suspensa pela cobrança adicional das bagagens. Vamos ter de aguardar os próximos capítulos.

Ray Sylwa disse:

Bom dia! Sei que em uma viagem se deve levar 23 quilos por pessoa, mas gostaria de saber se posso levar uma mala com mais de 23 quilos para duas pessoas.

Thiago Cesar Busarello disse:

Olá Ray, a conta dos 23 kg é por pessoa, então nesse caso teria de dividir a bagagem em 2 malas para ficar dentro dos limites permitidos pelas cias aéreas. A não ser que você pague pelo excesso de bagagem, o que acredito que não valeria a pena no seu caso. Se você não tem uma segunda mala, a minha sugestão é pegar emprestado de um amigo, já que mala geralmente é um acessório que dificilmente se utiliza todos os dias e fica mais fácil conseguir emprestado. Abraço!

Ester disse:

Oi Thiago, vou viajar e queria saber mais sobre a norma de 23 kg. Gostaria de saber quantas peças aproximadamente cabem numa mala de 10 kg. Também entre sapatos e roupas, obrigada.

Thiago Cesar Busarello disse:

Olá Ester, com as novas regras, as companhias aéreas poderão cobrar um preço diferenciado na passagem para quem despachar bagagens de até 23 kg. As bagagens de mão (bolsa, mochila ou sacolas) poderão pesar até 10 kg sem cobrança.

Nesse caso, não tem como falar exatamente a quantidade de roupas que vão caber na bagagem de mão, porque, por exemplo, roupas de inverno são mais pesadas do que roupas de verão, então automaticamente você levará menos ou mais peças dependendo o destino da viagem e a quantidade de dias que você ficar de viagem.

Seguindo as dicas acima no texto, você consegue economizar espaço na mala colocando sempre as roupas mais pesadas na parte de baixo da mala, como jeans, casacos e sapatos. Uma dica nova que não está no texto para você ganhar espaço é de proteger seus sapatos com uma sacola plástica de forma individual (e não os dois pares juntos na mesma sacola).

Também sugiro comprar uma balança digital para malas de viagem. No Walmart tem esse modelo da Luxcel a partir de R$ 59,90. Já no Submarino você encontra esse modelo em formato pescaria a partir de R$ 13,90. Ambos os modelos você pode levar junto na sua viagem para pesar a mala na hora da volta quando você estiver cheia de presentes e lembranças da viagem.

Bem, acredito que é isso, espero ter ajudado. Abraço e boa viagem!

Mayara Helen disse:

Eu estou com uma mala só, mas ela está muito cheia será que tem problema?

Thiago Cesar Busarello disse:

Olá Mayara, para voos nacionais você pode levar uma mala de até 23 kg para bagagem despachada e para bagagem de mão não pode pesar mais que 5kg e ser maior que 115 cm. Já para voos internacionais há limites diferentes que são estipulados pelas companhias aéreas. Abraço!

Rita disse:

quero saber se independente da bagagem de mão posso levar minha bolsa de passeio junto a mim.

Thiago Cesar Busarello disse:

Olá Rita, pode sim, sem problemas. A bolsa somente precisa seguir as regras de embarque da Infraero, seja acerca do tamanho ou dos objetos que você transporta dentro dela. Abraço!

weis disse:

Vcs possuem algum codigo promocional para compra de malas no Portal das Malas ou alguma outra recomendaçao?

Thiago Cesar Busarello disse:

Olá Weis, não temos nenhum cupom do Portal das Malas para indicar, porém entrei em contato com eles solicitando essa opção ou alternativa. Se eu tiver novidades volto aqui para trazer o cupom de desconto para os leitores do blog. Por enquanto, a sugestão é entrar no site deles e fazer as consultas pelos melhores preços. Abraço!

Pacote Passagem Hotel Carro Seguro Ingressos Chip Mala Ônibus Cruzeiro Câmbio Cartão Financ. Conta Guia Fotógrafo
Mais