O que você está procurando?

VOCÊ JÁ VIU OS PREÇOS DAS PASSAGENS AÉREAS APÓS A PANDEMIA? VOCÊ VAI SE SURPREENDER...

Fusos horários do mundo: Saiba como são calculados

Olá pessoal, nesse artigo vamos falar sobre os fusos horários do mundo que impactam muito a vida dos viajantes, principalmente quando fizer uma viagem para fora do país.

O fuso horário mundial impacta até mesmo antes da viagem. Você já percebeu que a quantidade de horas de um voo para um país que tem fuso horário diferente do nosso pode ser de 5 horas e na volta 7 horas sendo que a distância percorrida pelo avião é a mesma?

Na ida você sai do Brasil às 12 h e chega no país às 17 h. Na volta você sai do país às 12 h e chega no Brasil às 19 h.

“Isso acontece porque a passagem aérea já considera o horário de chegada do país de destino que é totalmente impactado pelo fuso horário.”

Vamos abordar aqui nesse artigo informações como essa, além de trazer informações sobre quais são os fusos horários do Brasil, os fusos horários de outros países do mundo, além de informações sobre o que é o fuso horário GMT.

Também vamos trazer informações sobre o impacto do horário de verão, como calcular o fuso horário durante uma viagem, entre outras informações para ajudar os viajantes.

O que é e como surgiu o fuso horário

O fuso horário é a forma como os horários foram divididos pelo mundo considerando a forma redonda da terra, o movimento de rotação e o interesse de cada país.

Ao todo foram estabelecidos 24 horários com intervalos de 1 hora para considerar uma rotação completa do planeta até completar 360 graus e finalizar um giro completo.

Antes de existirem os fusos horários, cada viajante era obrigado a acertar seus relógios conforme o sol do meio-dia, que variava muito caso o viajante fosse para várias cidades em pouco tempo.

“Já pensou ter de acertar os relógios toda vez que você visitar outra cidade? Você sair de São Paulo às 14 h e ter de acertar o relógio para 14:15 h quando chegar no Rio de Janeiro?”

O estabelecimento de fusos horários não é muito antigo. Ele foi estabelecido a partir de 1884, na Conferência Internacional do Primeiro Meridiano, nos Estados Unidos, e desde então aprovado pelos países.

fuso horário no mundo
Como surgiu o fuso horário?

Leia também: Saiba mais sobre os tamanhos e medidas de calçados nos países

O que é o fuso horário GMT?

GMT significa Greenwich Mean Time. Para dizer que um determinado país tem um determinado horário, foi estabelecido um marco zero, que é o famoso Meridiano de Greenwich.

Greenwich é um distrito de Londres, na Inglaterra, onde fica localizado o Observatório Real. A hora estabelecida nesse lugar serve de base para todos os países, desde que foi estabelecido o fuso horário GMT.

É a partir do meridiano de Greenwich que são dados os fusos horários dos países, considerando horários negativos e horários positivos, por exemplo, +1 hora, +2 horas, -1 hora -2 horas, até completar 24 horas.

Essas divisões consideram a divisão de 1 hora para cada 15 graus no globo terrestre e os países que se enquadram nesse quadrante deveriam seguir essa definição de hora base para suas cidades. Positivo significa à direita do globo terrestre e negativo à esquerda do globo.

Existe um código padrão para regular as horas positivas e negativas chamado de UTC (Universal Time Coordinated). Então você pode encontrar lugares que possuem UTC+1, UTC+2, UTC-1, UTC-2, etc.

No Brasil, o fuso horário de Brasília é UTC-3, o que significa que ele fica localizado a 45 graus do Meridiano de Greenwich, à esquerda do globo. Se no meridiano de Greenwich é meio-dia (12:00 h), no fuso horário de Brasília é meio-dia menos 3 horas (09:00 h).

Marco zero do meridiano de Greenwich
Marco zero do meridiano de Greenwich

Abaixo está uma lista de todos os fusos horários GMT:

  • -12 GMT
  • -11 GMT
  • -10 GMT
  • -09 GMT
  • -08 GMT
  • -07 GMT
  • -06 GMT
  • -05 GMT
  • -04 GMT
  • -03 GMT
  • -02 GMT
  • -01 GMT
  • +00 GMT
  • +01 GMT
  • +02 GMT
  • +03 GMT
  • +04 GMT
  • +05 GMT
  • +06 GMT
  • +07 GMT
  • +08 GMT
  • +09 GMT
  • +10 GMT
  • +11 GMT
  • +12 GMT

O que são as zonas horárias?

Além da definição de horas GMT estabelecidas na Conferência Internacional do Primeiro Meridiano, foi deixado aberto para cada país fazer adaptações na sua definição de horário considerando questões geográficas e políticas.

Era muito ruim para um país deixar de fora apenas algumas cidades do horário padrão do país inteiro por questão de essas cidades estarem apenas alguns graus à direita ou à esquerda do globo.

“Por isso é muito comum vermos países e cidades invadindo as zonas dos fusos horários para definirem os horários padrões de suas cidades.”

No mapa abaixo, é possível ter maior clareza sobre como os países invadem os fusos horários por questões geográficas.

Fusos horários do mundo
Fusos horários do mundo

Também acontecem decisões meramente políticas e países que às vezes tem tamanhos de continentes mantém apenas um horário GMT estabelecido. É o caso da China que utiliza somente o padrão de horas +8 GMT para todas as suas cidades.

Já pensou que estranho em uma determinada parte do país ser 06 horas da manhã você ver o dia com o sol raiando enquanto na outra parte do país ser o mesmo horário, porém totalmente escuro, sendo que os galos nem começaram a cantar? O viajante precisa ficar atento quando viajar para esses países.

Quais são os fusos horários do Brasil?

O Brasil é um dos países que tem dimensões territoriais continentais e que decidiu ficar mais adequado aos horários GMT, tanto que hoje são 4 os fusos horários do Brasil. São eles:

  • -02 GMT (Fernando de Noronha)
  • -03 GMT (Brasília)
  • -04 GMT (Manaus)
  • -05 GMT (Acre)

1) Fuso horário de Fernando de Noronha (-02 GMT)

O fuso horário de Fernando de Noronha engloba outros lugares além de Fernando de Noronha, principalmente ilhas que ficam no Oceano Atlântico, como a reserva biológica Atol das Rocas, arquipélago de São Pedro e São Paulo e arquipélago de Trindade e Martim Vaz.

Para os viajantes, o mais famoso é o Fernando de Noronha, que possui visitação aberta para turistas e é um paraíso ecológico no Brasil. Quando você comprar pacotes de viagem para Fernando de Noronha, você deve ficar atento à essa regra do fuso horário.

2) Fuso horário de Brasília (-03 GMT)

O fuso horário de Brasília é o principal fuso horário do país, já que engloba a maior parte das cidades e capitais do Brasil, incluindo a própria capital Brasília, além de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife e Porto Alegre, ou seja, de Norte a Sul.

Por questões políticas, algumas cidades invadem outros fusos horários para permanecer com cidades de estados inteiros dentro daquele fuso horário. Nessas cidades, você pode notar durante uma viagem uma diferença de luz solar em determinados horários.

Por exemplo, quando nós fizemos viagem para Fortaleza, sentimos que lá é 5 horas da manhã e já tem o sol nascendo, enquanto aqui onde moro em Timbó, 5 horas ainda é escuro da noite. O mesmo vale para o pôr-do-sol, no qual lá é 17 h e já é quase tudo escuro, enquanto aqui ainda é dia.

Isso com certeza fez com que tivéssemos que nos adaptar para os passeios, para aproveitar melhor a luz do dia nas praias da região de Fortaleza, como Cumbuco, Canoa Quebrada e Morro Branco.

3) Fuso horário de Manaus (-04 GMT)

O fuso horário de Manaus engloba não só Manaus, mas também vários estados da Amazônia, como Rondônia e Roraima, além de estados da região Centro-Oeste, como Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Me lembro que quando fiz viagem para Bonito e Pantanal, tivemos de alterar os horários dos relógios para uma hora a menos. A grande diferença foi possível perceber nos programas de televisão quando estávamos no hotel.

“Lá são reprisados os programas para os horários locais, porém existem programas ao-vivo que respeitam o horário da sua produção, para manter a notícia o mais recente possível.”

Em alguns canais, como a rede Globo, era possível escolher se você queria ver o canal com os horários da sua região ou com os horários da região de Brasília.

4) Fuso horário do Acre (-05 GMT)

O Acre é o nosso estado mais meridional à esquerda sendo que ele sempre sofreu com os horários que não eram compatíveis à sua região, interferindo principalmente nas questões de trabalho.

Desde 2013, foi aprovada a Lei 12.876, que estabeleceu o quarto fuso horário do Brasil para atender à reivindicação da população local, além de outras revisões dos fusos horários do país, revogando a antiga lei de 2008.

Em Fernando de Noronha acontece o primeiro dos fusos horários do Brasil
Em Fernando de Noronha acontece o primeiro dos fusos horários do Brasil

Quais são os fusos horários do mundo?

Os fusos horários do mundo são vários e variam de país para país considerando suas questões geográficas e decisões políticas.

Existem cidades e regiões do mundo que o brasileiro sente mais suas diferenças, sejam por notícias que são veiculadas na mídia, pela abertura das bolsas de valores ou na hora de acompanhar o réveillon pelo mundo.

Assim como essas são as regiões que o brasileiro mais visita e, portanto, precisa acompanhar o fuso horário daquele país ou região para programar uma viagem.

Logo abaixo trouxemos uma lista com os principais fusos horários do mundo que os brasileiros acompanham.

Fuso horário nos Estados Unidos

Os Estados Unidos possuem a divisão de 6 fusos horários, sendo que cada um possui um nome específico para facilitar o entendimento entre os seus moradores. São eles:

1) Hora padrão do Leste (-05 GMT)

A hora padrão do Leste também é conhecida como Eastern Standard Time ou EST e é aplicado nos estados que tem o Oceano Atlântico como divisa, além de 2/3 do estado de Ohio.

É nessa região onde ficam localizadas as principais cidades visitadas pelos brasileiros, como Miami, Orlando, Nova York e Washington DC.

2) Hora padrão central (-06 GMT)

A hora padrão central também é conhecida como Central Standard Time ou CST e é válida para os estados que são banhados pelo Golfo do México, além do Mississipi e as Grandes Planícies.

É nessa região onde ficam localizadas cidades como Chicago e Dallas, também cidades costumeiramente visitadas por brasileiros.

3) Hora padrão da montanha (-07 GMT)

A hora padrão da montanha é conhecida como Mountain Standard Time ou MST e engloba todos os estados que tem as montanhas rochosas.

É nessa região onde ficam localizadas cidades como Phoenix, no Arizona, e Denver, que são as maiores cidades desse pedaço.

4) Hora padrão do pacífico (-08 GMT)

A hora padrão do pacífico é conhecida como Pacific Standard Time ou PST e considera todos os estados que tem o Oceano Pacífico como divisa.

É nessa região onde ficam localizadas mais algumas das cidades mais famosas para nós brasileiros, como Los Angeles, Las Vegas e San Francisco, por exemplo.

5) Hora padrão do Alaska (-09 GMT)

A hora padrão do Alaska é conhecida como Alaska Standard Time ou AKST e considera todas as cidades que ficam localizadas na região do Alaska.

Apesar de ser o maior estado dos Estados Unidos, ele também é o estado menos povoado, já que estamos falando de uma região frio intenso. Entre as poucas cidades que podemos citar estão Anchorage e Juneau, porém que recebem poucas visitas de brasileiros.

6) Hora padrão do Havaí (-10 GMT)

A hora padrão do Havaí é conhecida como Hawaii Standard Time ou HST e considera todas as ilhas do arquipélago que forma o Havaí.

É uma região que recebe uma parte de turistas brasileiros, principalmente quem gosta da cultura havaiana e do mundo do surfe, em cidades como Honolulu e East Honolulu.

Existem 6 fusos horários nos Estados Unidos
Existem 6 fusos horários nos Estados Unidos

Fuso horário na Europa

A Europa possui ao menos 4 fusos horários principais, sendo que são vários os países que ficam embaixo de cada um, conforme:

1) Horário da Europa Ocidental (00 GMT)

O horário da Europa Ocidental cobre a região da Europa onde fica localizado o Reino Unido e consecutivamente o Meridiano de Greenwich.

Muito se fala da pontualidade do horário britânico o que também é decorrente do orgulho e da responsabilidade de ter sido o ponto escolhido como marco zero.

Outros países da Europa que utilizam o horário da Europa Ocidental são Irlanda e Portugal, também ambos muito visitados pelos brasileiros.

2) Horário da Europa Central (+01 GMT)

O horário da Europa Central é onde ficam localizados os principais países da Europa, como França, Itália, Alemanha, Espanha, Suíça, Bélgica, Áustria, entre tantos outros.

Quando você estiver planejando a compra de um pacote de viagem pela Europa deve ficar atento quais países vai visitar para saber se eles têm diferenças de horários entre si.

3) Horário de Kaliningrado (+02 GMT)

O horário de Kaliningrado é um dos principais horários dos países nórdicos da Europa, como Finlândia, Estônia, Letônia e Lituânia.

Além de ser o local da cidade de Kaliningrado que pertence à Rússia, sendo essa uma cidade estratégica para a Rússia, principalmente nos tempos mais antigos da Guerra Fria.

4) Horário do Leste Europeu (+03 GMT)

O horário do leste europeu é onde ficam localizadas as principais cidades russas como São Petersburgo, Moscou e Sochi, além de países como Bielorrúsia e Turquia.

Apesar de esses não serem os principais destinos turísticos do Brasil na Europa, são cidades importantes do turismo mundial que ficam localizadas nessa região.

Existem 4 fusos horários na Europa
Existem 4 fusos horários na Europa

Fuso horário no Japão

O Japão é o país que fica do outro lado do mundo aqui para nós do Brasil e possui uma das viagens de avião mais longas para os brasileiros.

O fuso horário deles automaticamente é um dos UTC mais distantes do Brasil, possui UTC+9, enquanto no Brasil é UTC-3, ou seja, significa que existe uma diferença de 12 horas.

Não é à toa que sempre quando vemos uma reportagem ao vivo do Japão na televisão brasileira, quando aqui é dia, lá é noite, e quando lá é noite, aqui é dia.

Fuso horário mundial [Lista]

Além do mapa acima que compartilhamos aqui no blog, também trouxemos uma lista base com os principais fusos horários mundiais das principais cidades e regiões do mundo. Confira:

  • (GMT-11:00) Midway Island, Samoa
  • (GMT-10:00) Hawaii
  • (GMT-09:00) Alaska
  • (GMT-08:00) Pacific Time (US and Canada); Tijuana
  • (GMT-07:00) Mountain Time (US and Canada)
  • (GMT-07:00) Chihuahua, La Paz, Mazatlan
  • (GMT-07:00) Arizona
  • (GMT-06:00) Saskatchewan
  • (GMT-06:00) Guadalajara, Mexico City, Monterrey
  • (GMT-06:00) Central Time (US and Canada)
  • (GMT-06:00) Central America
  • (GMT-05:00) Indiana (East)
  • (GMT-05:00) Eastern Time (US and Canada)
  • (GMT-05:00) Bogota, Lima, Quito
  • (GMT-04:00) Santiago
  • (GMT-04:00) Manaus
  • (GMT-04:00) Caracas, La Paz
  • (GMT-04:00) Atlantic Time (Canada)
  • (GMT-03:30) Newfoundland and Labrador
  • (GMT-03:00) Greenland
  • (GMT-03:00) Buenos Aires, Georgetown
  • (GMT-03:00) Brasilia
  • (GMT-02:00) Mid-Atlantic
  • (GMT-01:00) Cape Verde Islands
  • (GMT-01:00) Azores
  • (GMT+00:00) Casablanca, Monrovia
  • (GMT+00:00) Greenwich Mean Time : Dublin, Edinburgh, Lisbon, London
  • (GMT+01:00) Amsterdam, Berlin, Bern, Rome, Stockholm, Vienna
  • (GMT+01:00) Belgrade, Bratislava, Budapest, Ljubljana, Prague
  • (GMT+01:00) Brussels, Copenhagen, Madrid, Paris
  • (GMT+01:00) Sarajevo, Skopje, Warsaw, Zagreb
  • (GMT+01:00) West Central Africa
  • (GMT+02:00) Athens, Bucharest, Istanbul
  • (GMT+02:00) Cairo
  • (GMT+02:00) Harare, Pretoria
  • (GMT+02:00) Helsinki, Kiev, Riga, Sofia, Tallinn, Vilnius
  • (GMT+02:00) Jerusalem
  • (GMT+02:00) Minsk
  • (GMT+02:00) Windhoek
  • (GMT+03:00) Baghdad
  • (GMT+03:00) Kuwait, Riyadh
  • (GMT+03:00) Moscow, St. Petersburg, Volgograd
  • (GMT+03:00) Nairobi
  • (GMT+03:30) Tehran
  • (GMT+04:00) Abu Dhabi, Muscat
  • (GMT+04:00) Baku
  • (GMT+04:00) Tblisi
  • (GMT+04:00) Yerevan
  • (GMT+04:30) Kabul
  • (GMT+05:00) Ekaterinburg
  • (GMT+05:00) Islamabad, Karachi, Tashkent
  • (GMT+05:30) Chennai, Kolkata, Mumbai, New Delhi
  • (GMT+05:45) Kathmandu
  • (GMT+06:00) Almaty, Novosibirsk
  • (GMT+06:00) Astana, Dhaka
  • (GMT+06:00) Sri Jayawardenepura
  • (GMT+06:30) Yangon (Rangoon)
  • (GMT+07:00) Bangkok, Hanoi, Jakarta
  • (GMT+07:00) Krasnoyarsk
  • (GMT+08:00) Beijing, Chongqing, Hong Kong SAR, Urumqi
  • (GMT+08:00) Irkutsk, Ulaanbaatar
  • (GMT+08:00) Kuala Lumpur, Singapore
  • (GMT+08:00) Perth
  • (GMT+08:00) Taipei
  • (GMT+09:00) Osaka, Sapporo, Tokyo
  • (GMT+09:00) Seoul
  • (GMT+09:00) Yakutsk
  • (GMT+09:30) Adelaide
  • (GMT+09:30) Darwin
  • (GMT+10:00) Brisbane
  • (GMT+10:00) Canberra, Melbourne, Sydney
  • (GMT+10:00) Guam, Port Moresby
  • (GMT+10:00) Hobart
  • (GMT+10:00) Vladivostok
  • (GMT+11:00) Magadan, Solomon Islands, New Caledonia
  • (GMT+12:00) Auckland, Wellington
  • (GMT+12:00) Fiji Islands, Kamchatka, Marshall Islands
  • (GMT+13:00) Nuku’alofa

Existem sites que mostram o horário mundial dos países para facilitar nossa vida e não precisar calcular fuso horário, se preocupar com o horário de verão ou com a política dos países. Dentre eles estão o 24 Times Zones e o Hora do Mundo.

Fusos horários do Brasil e do mundo
Fusos horários do Brasil e do mundo

Qual o país com o maior número de fusos horários do mundo?

O país que possui o maior número de fusos horários do mundo é a Rússia. Não poderia ser diferente já que estamos falando do maior país do mundo em extensão territorial.

A Rússia possui ao todo 11 dos fusos horários do mundo espalhados nos seus mais de 17 milhões de quilômetros quadrados de área terrestre.

Qual o fuso horário mais adiantado do mundo?

Apesar do limite de fusos horários ser de UTC+12 ou UTC-12, por questões políticas existem lugares que extrapolam essas definições e chegam a ter UTC+13 ou UTC+14.

É o caso de Kiribati e Espórades Equatoriais (11 ilhas localizadas ao sul do Havaí), assim como Nuku’alofa.

Como funciona o horário de verão pelo mundo?

Além de todas essas diferenças de horários entre os países por causa do GTM, ainda existem questões econômicas que os países avaliam para fazer mudanças nos seus horários através do horário de verão.

O horário de verão funciona da seguinte forma: os governos buscam aproveitar a maior incidência de luz solar que acontece principalmente no verão. Então eles adicionam +1 hora durante o período de vigência.

Nesse caso, os países que trabalham com o horário de verão adiantam essa uma hora nos seus países, fazendo com que o dia comece mais tarde e você tenha mais tempo de luz solar disponível para trabalhar, estudar ou praticar esportes.

“Ao aproveitar a luz solar para essas atividades, acontece a economia de energia elétrica ajudando nas reservas de energia dos países, assim como nos gastos públicos.”

Existem países que tem a definição de início e fim do horário de verão estabelecidos por lei. Era o caso do horário de verão do Brasil que acabou em 2019, quando o governo acabou revogando a lei.

Quando acontece o horário de verão, os horários dos países são alterados e impactam todos os moradores e turistas daquele país.

Horário de verão no mundo
Horário de verão no mundo

Segundo a Wikipedia, mais de 160 países praticam o horário de verão e você deve levar em consideração na sua viagem para saber o horário de lá, além do fuso horário. São eles:

  • África: Marrocos e Namíbia.
  • América Central: Cuba, Haiti e Bahamas.
  • América do Sul: Paraguai e Chile.
  • América do Norte: Grande parte do Canadá, dos Estados Unidos, e do México.
  • Europa: União Europeia e Leste Europeu.
  • Oriente Médio: Irã, Síria, Jordânia, Líbano, Israel e Palestina.
  • Oceania: Nova Zelândia, parte da Austrália, Fiji, Samoa e Tonga.

Nem todos os países utilizam o horário de verão por completo em todo o país. Era o caso do Brasil que não aplicava o horário de verão nas regiões Norte e Nordeste.

Nos Estados Unidos, eles chamam a medida como Daylight Saving Time, porém os estados têm autonomia para estipular se o estado participa de fato da medida.

Como calcular fuso horário?

Para calcular o fuso horário de um país ou região é simples, sendo que existem 2 jeitos de realizar o cálculo:

  1. Considerando fusos horários com sinais diferentes (um com UTC+ e outro com UTC-)
  2. Considerando fusos horários com sinais iguais (todos UTC+ ou todos UTC-)

Então o primeiro passo é você conhecer qual é o fuso horário daquela região e aplicar as fórmulas. Vamos para as fórmulas e alguns exemplos:

Fórmula considerando fusos horários com sinais diferentes

Acima no texto falamos sobre o fuso horário do Japão que é UTC+9. Vamos considerar que você more no fuso horário de Brasília que é UTC-3.

Quando você se encontrar nessa situação, deve apagar os sinais e somar os valores. No caso: 9 + 3 = 12 horas. Ou seja, existe uma diferença de 12 horas do Brasil para o Japão.

Fórmula considerando fusos horários com sinais iguais

Agora vamos imaginar que você está planejando viagem para Cancun, no México. Cancun tem como UTC-5 e o fuso horário de Brasília é UTC-3.

Quando você se encontrar nessa situação, deve apagar os sinais e subtrair o maior valor pelo menor valor. No caso: 5 – 3 = 2 horas. Ou seja, existe uma diferença de 2 horas do Brasil para Cancun.

Foi esse fuso horário que aplicamos quando fizemos nossas duas viagens para Cancun, uma em 2008, quando fizemos nossa primeira viagem internacional, e outra em 2018, quando fizemos nossa viagem de lua de mel em Cancun.

Como calcular os fusos horários do mundo?
Como calcular os fusos horários do mundo?

Fusos horários do mundo pode causar jet lag

Quando existe uma diferença muito grande de fusos horários entre as viagens, o corpo da pessoa pode não se acostumar tão bem com as diferenças, causando desorientação, cansaço e dificuldade de concentração.

Esse tipo de problema é chamado de jet lag e é muito normal que aconteça nos primeiros dias. Não são todas as pessoas que sentem, mas a maioria sim, já que acaba sendo uma mudança muito abrupta.

Quando isso acontecer, as dicas e orientações são para você repousar até o corpo se acostumar. Alguns medicamentos também podem ajudar, nesse caso a orientação é procurar uma farmácia. Caso o quadro não melhorar, a orientação é procurar um médico.

Independente dos fusos horários do mundo, lembre-se do seguro viagem!

Como você viu acima, uma mudança muito abrupta de fuso horário pode causar desconfortos e problemas de saúde para o viajante e nessas horas nada mais importante do que estar coberto por um seguro de viagem.

Os seguros de viagem cobrem eventuais despesas médicas ou até mesmo acidentes, principalmente nas questões financeiras, já que os custos hospitalares lá fora são muito altos, principalmente nos países de primeiro mundo.

Existem alguns sites que permitem realizar a consulta de seguro de viagem. Entre eles, gostamos muito do site da Seguros Promo. Inclusive nós fizemos parceria com eles pelos bons serviços prestados, conforme você pode ver nesse artigo.

Abaixo está a caixa de pesquisa para consultar os preços e coberturas:

Conclusão

Esse mundo é tão grande e tão repleto de particularidades que só o viajante mais atento consegue viajar melhor preparado. Com certeza se você leu esse artigo até o final, já aumenta o seu nível como viajante.

Agora você conhece de tudo sobre os fusos horários do mundo, como realizar o cálculo de conversão e conhece os impactos causados pelo horário de verão.

Também conhece os fusos horários do Brasil, possíveis problemas que o jet lag pode causar ao viajante e como se proteger com um seguro de viagem.

Agora gostaria de ouvir a sua opinião! Você já conhecia todas essas informações sobre os fusos horários? Ficou com alguma dúvida em específico? Deixe abaixo o seu comentário!

Abraço e nos vemos por aí!

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI!

  • Se quiser viajar para o paraíso, o Zarpo tem os melhores pacotes de viagem em resorts e hotéis de tirar o fôlego.
  • Para encontrar a passagem aérea com o menor preço do mercado, não deixe de consultar o site da MaxMilhas que consulta os preços em várias companhias aéreas!
  • Reserve diárias de hotel no mundo inteiro de maneira prática e segura no Booking.com, com opção de cancelamento grátis e sem precisar pagar antecipadamente!
  • Precisa de aluguel de carro? Na RentCars o pagamento é feito em reais, sem cobrança de IOF parcelado sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.
  • E não esqueça do seguro viagem. Na Seguros Promo você usa o cupom VIDADETURISTA5 e ganha desconto de 5% na compra.
  • Para os passeios, ingressos para tours, shows e entradas em museus você pode contar com a Get Your Guide em vários lugares do mundo.
  • Com o cupom VIDADETURISTA da América Chip você ganha 5% de desconto na compra de um chip internacional para viajar conectado o tempo todo.

Ao fazer uma compra com um parceiro através do blog recebemos uma pequena comissão. Ninguém paga a mais por isso e de quebra ajuda o blog a trazer sempre artigos e novidades atualizadas. Obrigado! =)

Thiago Cesar Busarello

Thiago Busarello é autor e criador do Vida de Turista, no qual adora viajar e falar do assunto de turismo e viagens, compartilhando dicas e informações de viagens com os leitores.

66 comentários em “Fusos horários do mundo: Saiba como são calculados
  • 15/06/2009 em 08:39
    Permalink

    Valeu Thiago, muito bom seu blog. Útil e interessante. Saudações.

    Resposta
  • 21/06/2009 em 06:34
    Permalink

    Olá Thiago, parabéns pelo blog, realmente é muito bom! Confesso que fiquei aqui lendo, lendo, lendo e não parava mais..rs.. Para mim, uma apaixonada por viagens, é extremamente gratificante encontrar sites assim! Já estou te seguindo para não perder nada.
    Um abraço, Geórgia.

    Resposta
  • 21/06/2009 em 10:43
    Permalink

    Obrigado Geórgia..
    Que bom que gostou.. O objetivo do blog é justamente criar conteúdo para todo tipo de turistas e viajantes..
    Já adicionei seu blog na lista de blogs de turismo..
    Abraço..

    Resposta
  • 22/06/2009 em 08:11
    Permalink

    Oi amigo, venho aqui informá-lo que a Secretária de Turismo do Amazonas juntamente com o Governo do Estado desenvolveram um belíssimo site, que retrata o que há de melhor do turismo da região norte.

    Resposta
  • 25/06/2009 em 07:05
    Permalink

    Parabéns pelo blog. Conheça Caldas Novas & Rio Quente!

    Resposta
  • 26/06/2009 em 08:16
    Permalink

    Visitei Imbassai e fiquei nesta pousada: imbassai hostel. Muito bom!

    Resposta
  • 28/06/2009 em 10:23
    Permalink

    Olá Anônimo 1..
    O site feito da Secretaria de Turismo do Amazonas está perfeito.. Excelente visual e atratividade para os visitantes..
    Fica a dica pra quem quiser conhecer..
    Ahh, já removi seu comentário duplicado logo abaixo..
    Abraço..

    Resposta
  • 28/06/2009 em 10:25
    Permalink

    Olá Anônimo 2..
    Muito bom o site da WebCaldas.. Gostei das informações diversas de passagens aéreas para a região, fora as promoções..
    Fica a dica pro pessoal..
    Abraço..

    Resposta
  • 28/06/2009 em 10:28
    Permalink

    Olá Anônimo 3..
    Nunca tinha ouvido falar da praia de Imbassai..
    Quando entrei no site, senti falta da informação de qual município e estado ficavam.. Depois acabei encontrando, mas ia facilitar se tivesse logo na capa do site..
    A música de fundo também está bem envolvente..
    Parabéns pela praia que é linda..
    Abraço..

    Resposta
  • 07/07/2009 em 09:28
    Permalink

    Meu sonho é passar minha lua de mel no Amazonas. Sei lá parece estranho, mas acho que seria genial. Alguém sabe de alguma dica de lá?

    Resposta
  • 12/07/2009 em 12:10
    Permalink

    Olá Diego..
    Depois que alguns leitores do blog recomendaram o novo site do Amazonas (http://www.visitamazonas.com) fiquei encantado com o lugar..
    Quem sabe seja mesmo uma experiência única..
    Abraço..

    Resposta
  • 08/09/2009 em 14:15
    Permalink

    Alguém pode me dar um endereço de um site que mostra a diferença entre os horários dos lugares!

    Resposta
  • 12/09/2009 em 15:02
    Permalink

    Olá Anônimo..
    No final do texto do blog tem os sites que mostram a diferença entre os horários dos lugares.. É o 24 Times Zone e o Hora do Mundo..
    Abraço..

    Resposta
  • 03/05/2010 em 21:23
    Permalink

    Você pode calcular o tempo de diferença, visite howmanyhours.

    Resposta
    • 05/06/2010 em 00:36
      Permalink

      Olá Peter..
      Esse site é muito bom mesmo para efetuar o cálculo das distâncias..
      Fica a dica para o pessoal..
      Abraço..

      Resposta
  • 22/05/2010 em 01:05
    Permalink

    Olá pessoal, gostei muito desse blog sobre fusos horários! Bjos, crê em Deus e ele tudo o fara ele está voltando o Deus todo poderoso por isso creia nele. Deus os abençoe!

    Resposta
    • 05/06/2010 em 01:21
      Permalink

      Olá Paulinho..
      Agradeço o comentário..
      Acredito muito em Deus e o sucesso do blog também devo a ele..
      Abraço..

      Resposta
  • 29/07/2010 em 00:54
    Permalink

    Muito bom artigo, valeu pelas dicas!

    Resposta
  • 10/08/2010 em 11:23
    Permalink

    Gostaria de saber se um avião chega ao Recife às 18:45 min e sai de Genebra na Suíça e a viagem leva 9:30 min e fuso é de 75 graus que horas o avião saiu da Suíça?

    Resposta
    • 06/04/2016 em 16:20
      Permalink

      Olá Nialison, essa vou ficar te devendo. Parece até pergunta de escola. Se alguém puder ajudar e souber a resposta, agradeço. Abraço!

      Resposta
  • 15/09/2010 em 20:46
    Permalink

    Muito bom, valeu pelas dicas.
    Parabéns pelo artigo!
    Abraços, Silvia.

    Resposta
    • 06/04/2016 em 15:56
      Permalink

      Olá Silvia, que bom que gostou do blog. Volte sempre que quiser. Abraço!

      Resposta
    • 06/04/2016 em 15:56
      Permalink

      Que bom que gostou Kleber. Abraço!

      Resposta
    • 06/04/2016 em 15:57
      Permalink

      Olá Fabyana, que bom que gostou. Fico muito feliz, fique à vontade e volte quando quiser. Abraço!

      Resposta
  • 04/05/2011 em 11:40
    Permalink

    Os meridianos são 3 – 2 – 3 – 4. Viaje para Teófilo Otoni cidade das pedras preciosas, lá é bom demais.

    Resposta
    • 06/04/2016 em 15:58
      Permalink

      Olá Sarah, obrigado pela dica. Abraço!

      Resposta
  • 06/05/2011 em 22:18
    Permalink

    Muito bom este artigo, obrigado pelas informações!

    Resposta
    • 06/04/2016 em 15:58
      Permalink

      Que bom que gostou Paula. Fique à vontade. Abraço!

      Resposta
  • 18/05/2011 em 01:29
    Permalink

    Muito obrigado, me ajudou muito na minha pesquisa de geografia. Abraço, bie bie, até logo!

    Resposta
    • 06/04/2016 em 15:59
      Permalink

      Olá Mayara, fico feliz em poder ajudar. Abraço!

      Resposta
    • 06/04/2016 em 15:59
      Permalink

      Que bom que gostou Victor. Abraço!

      Resposta
    • 06/04/2016 em 16:00
      Permalink

      Olá Arson, obrigado. Que bom que gostou. Abraço!

      Resposta
  • 04/10/2011 em 13:43
    Permalink

    Eu mantive meu relógio com horário brasileiro e somava mais 3 h em Marrocos, mais 4 h na Tunísia para saber o horário local. Dessa forma sabia onde meus filhos estavam, dormindo, trabalhando, almoçando ou jantando…
    Quando passei em Madri (via Tunísia) tive que somar mais 5 horas.

    Resposta
    • 06/04/2016 em 16:02
      Permalink

      Olá Ines, agradeço por dividir sua experiência conosco. Fique à vontade e volte sempre que quiser. Abraço!

      Resposta
  • 25/02/2012 em 15:55
    Permalink

    Muito obrigado, ajudou bastante no meu trabalho valeu!

    Resposta
    • 06/04/2016 em 16:02
      Permalink

      Que bom Cibelly, fico feliz em poder ajudar. Abraço!

      Resposta
  • 18/03/2012 em 13:21
    Permalink

    Este artigo me ajudou muito no meu trabalho, é muito legal!

    Resposta
    • 06/04/2016 em 16:03
      Permalink

      Olá Daffnny, que bom que pudemos ajudar. Abraço!

      Resposta
  • 03/05/2012 em 18:21
    Permalink

    Ai não fala quantos fusos horários tem no mundo não me gusta. 🙁

    Resposta
    • 06/04/2016 em 16:10
      Permalink

      Olá Tiana, ao total, a divisão do globo é feita em 24 áreas de fusos horários. Dá uma lida com mais calma no texto acima, pois está informação está mencionada lá. Abraço!

      Resposta
  • 30/05/2012 em 17:30
    Permalink

    Eu não sei preciso de ajuda, não entendo nada!

    Resposta
    • 06/04/2016 em 16:11
      Permalink

      Olá Rose, o que exatamente você não entendeu? Me explique para tentar ajudar. Abraço!

      Resposta
    • 06/04/2016 em 16:12
      Permalink

      Olá Manel, realmente concordo com você. Abraço!

      Resposta
  • 05/08/2012 em 15:09
    Permalink

    Valeu, agora eu tenho a pesquisa que precisava e agora vou tirar um 10 em geografia. 😀

    Resposta
    • 06/04/2016 em 16:12
      Permalink

      Olá Henrique, que bom que pudemos ajudar. Fique à vontade e volte sempre que quiser. Abraço!

      Resposta
  • 28/11/2012 em 23:52
    Permalink

    Nunca pensei que descobriria um assunto tão importante assim. Te agradeço.

    Resposta
    • 06/04/2016 em 16:14
      Permalink

      Olá Irmão Ailton, obrigado pelo comentário. Que bom que gostou. Abraço!

      Resposta
    • 06/04/2016 em 16:14
      Permalink

      Que bom que gostou Milena. Abraço!

      Resposta
    • 06/04/2016 em 16:15
      Permalink

      Olá Mari, fico muito feliz em saber que você gostou do blog. Fique à vontade e volte sempre que quiser. Abraço!

      Resposta
  • Pingback:Viagem a Cancún - México

  • 19/09/2013 em 16:56
    Permalink

    Eu gostei muito! Me ajudou na minha pesquisa.

    Resposta
    • 06/04/2016 em 16:16
      Permalink

      Olá Vanessa, que bom que pudemos ajudar. Agradeço pelo comentário. Abraço!

      Resposta
  • 04/11/2018 em 23:42
    Permalink

    Eu gostaria de saber se tem mais fusos horários como a Austrália? Eu conheço alguns fusos horários que tem os mesmos fusos horários, mas eu gostaria de saber se tem mais países com os mesmos fusos horários! Gostei de ler, adoro contar os fusos horários do mundo inteiro.

    Resposta
    • 15/11/2018 em 16:04
      Permalink

      Olá Sabrina, não sei se entendi bem a sua pergunta, mas posso dizer que existem alguns países que tem mais de um fuso horário tal qual a Austrália. O Brasil é um caso no qual existem 4 fusos horários, mas também podemos citar Estados Unidos, México, Canadá, Rússia, entre outros. Espero ter ajudado. Abraço!

      Resposta
  • 17/10/2019 em 14:06
    Permalink

    O Brasil tem 4 fusos horários. O texto fala em 3

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *