Vistos consulares de viagem

Depois da criação do post sobre passaportes, chegou a vez de falar sobre vistos consulares de viagem. O visto de viagem é um documento necessário para a entrada de uma pessoa em determinados países. Eles fornecem com esse documento a permissão de entrada por um período de tempo nesses países, geralmente com alguma finalidade específica de viagem descrita no visto.

Tipos de vistos consulares

Essa finalidade específica é que dita os tipos de vistos que podem ser emitidos como:

  • Visto de trânsito
  • Visto de turista
  • Visto de negócios
  • Visto de estudante
  • Visto diplomático
  • Visto de jornalista
  • Visto de noivo(a)

Quem não possui o visto, pode ser deportado para seu país de origem.

O critério para a retirada do visto depende de cada país. O visto americano é um dos mais difíceis e criteriosos de se conseguir, ainda mais depois dos atentados de 11 de setembro de 2001.

Alguns países exigem a entrevista nos consulados dos países para poder conhecer a pessoa que vai viajar para o país, recolher suas digitais, saber seus objetivos e comprovar a veracidade das informações que a mesma fornece.

Dentre alguns vistos de países que exigem entrevista estão o visto eua, o visto mexicano e o visto canadense que exigem a visita a um consulado americano, a um consulado mexicano ou a um consulado canadense.

Parece que isso é uma parceria que os Estados Unidos, o México e o Canadá fizeram para evitar a imigração ilegal entre esses países da América do Norte.

Visto americano

QUAL O MELHOR SEGURO DE VIAGEM PARA VOCÊ?










Visto americano

Leia também: Visto Italiano – TUDO que você precisa saber para sua viagem

Documentos para vistos consulares

É importante você conhecer todos documentos necessários que aquele país pede para a solicitação dos vistos que você quer retirar. Dentre os principais documentos para vistos consulares estão:

  • Formulário de solicitação de visto preenchido e assinado
  • Recolhimento da taxa consular
  • Foto recente
  • Passaporte
  • Cópia de vistos válidos
  • CPF do requerente
  • Comprovante de renda dos últimos 3 meses
  • Cópia do Imposto de Renda
  • Comprovante de movimentação de cartão de crédito dos últimos 3 meses
  • Extratos bancários dos últimos 3 meses
  • Comprovante de residência
  • Cópia de escritura de imóvel (se possuir)
Vistos consulares de viagem

Vistos consulares de viagem

Se você quiser, você pode utilizar os serviços de empresas do ramo do turismo, como as agências de viagens especializadas em viagens internacionais, para facilitar a preparação da documentação de como solicitar um visto. Dentre as mais famosas estão a Schultz Turismo e a Mundial Vistos.

E você! Está querendo fazer visto para qual país? Já possui vistos para quais países? Achou difícil conseguir o visto?

Abraço e até o próximo post!

Thiago Cesar Busarello
Thiago Busarello é autor e criador do Vida de Turista, no qual adora viajar e falar do assunto de turismo e viagens, compartilhando dicas e informações de viagens com os leitores.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:
Pedro disse:

Que bom que você vai para lá. Além de o lugar ser lindo, a Royal Holiday nos tratou como reis. Se quiser alguma dica, eh só escrever. Um abraco, Pedro.

Luis Felipe disse:

Olá!
Ótimas dicas sobre passaportes e vistos, já que são temas não muito usuais por aí. Passaporte já tirei, mas nunca precisei de visto nele, já que o mais longe que fui foi até a Argentina.. hehe
Estou na sua lista de "Blogs de Turismo", mas com o endereço antigo… Você poderia atualizar o Caroneiro para Turista Amador? Assim as atualizações aparecerão. Abraço!

Carol Wieser disse:

Thiago!!! Seu blog tá completinho ein???
Cheio de dicas importantes. Tô gostando de ver. Essencial para qualquer viajante. Parabéns!

Quer dizer que você está indo a Cancún?!!
Chique ein? Depois coloca tudinho pra gente aqui. Beijos.

Thiago disse:

Olá Pedro..
Legal saber disso.. Já tava lendo os outros posts que colocasse da viagem que já me deixou mais ansioso pra ir..
Abraço..

Thiago disse:

Olá Luis..
Pois é.. Tenho os dois links no blog roll, o antigo e o novo.. Vou deixar os dois ali caso alguém queira consultar os links antigos, ok?
Abraço..

Thiago disse:

Olá Carol..
O elogio vindo de você é uma honra.. 😉
Pois é, se tudo der certo to indo viajar pra lá acredito que em outubro..
Pode deixar que vai estar tudo aqui no blog..
Abraço..

Fê Costta disse:

Boas dicas!! Quase ninguém lembra do visto e do seguro… Deixa isso para os finalmentes e sempre vem a supresa! rsrs

Bom, só para acrescentar a informação, quando alguém precisar de saber o que determinado país exige do turista estrangeiro, basta entrar no site do Ministry of Foreign Affairs (dá um google, exemplo: France Ministry of Foreign Affairs) de cada país e lá procura na seção "Visa". É rápido e certeiro! 😉

Abraços,

Fê Costta – Viaggio Mondo

Guta Vambora! disse:

Oi Thiago! Bem legal essa série de tirar vistos e passaportes! Esse é o tipo de informação que não custa colocar né? Aliás, tirei recentemente o dos EUA e foi tranquilo, mas na minha frente uma menina foi negada… Péssimo! Se eu pudesse deixar uma dica seria: preencher os formulários coerentemente com os documentos que você possui (ex: quanto você ganha batendo com a declaração do imposto de renda). Pelo que eu vi também se você já viajou pra fora ou está em família, eles nem pedem pra conferir a documentação. Mas pra quem eh marinheiro de 1 viagem, eles são mais exigentes (nada mais obvio)… Só tenho uma dúvida: se alguém vai pegar um voo que vai fazer conexão no Canada ou México, você precisa ter o visto desse país, ou só do de destino final?

Thiago disse:

Olá Fê..
Ótima dica.. Os sites dos ministérios de relações exteriores praticamente contém tudo que os viajantes precisam saber sobre aquele país quando forem viajar..
Quando criei o artigo sobre os consulados e embaixadas encontrei tudo que precisava..
Fica a dica pro pessoal..
Abraço..

Thiago disse:

Olá Guta..
Legal a dica de bater todas informações.. O dos EUA é o visto considerado mais difícil mesmo.. Parabéns por ter conseguido..
Quando você vai somente fazer conexão só é preciso o visto do país de destino, pois os aeroportos são considerados áreas internacionais..
Existem exceções, como, por exemplo, os EUA, Canadá e México, onde é necessário o visto de trânsito para fazer conexão por esses países..
Abraço..

Anonymous disse:

Será que os residentes na Europa precisão de visto para ir ao México, pois estou querendo ir e não sei, mas alguém souber, eu agradeço a resposta. Obrigado.

Thiago disse:

Olá Anônimo..
Acredito que os residentes na Europa precisem sim de visto para ir ao México, pois a política de segurança está quase igual à dos EUA..
Eu mesmo estou para ir pra lá e vejo que o processo é mesmo um pouco tortuoso, mas que vale a pena..
Abraço..

Marcio disse:

Posso dizer que em Minas Gerais existe uma excelente empresa que cuida de vistos, a Visamundo que fica na Savassi. Tirei meu visto canadense e americano com eles. São muito bons.

Thiago disse:

Olá Marcio..
Que bom ter mais opções de fazer os vistos pelo país, ainda mais para países difíceis de se conseguir como os EUA e Canadá..
Valeu pela dica..
Abraço..

Franciele disse:

Lembrando que desde o dia 05 desse mês os antigos formulários americanos DS-156, DS-157 e DS-158 foram substituídos pelo DS-160, que tem uma forma diferente de preenchimento, sendo preciso mandá-lo via internet para o consulado 🙂

Thiago disse:

Ótima informação Franciele..
Quem vai viajar para os EUA já podem utilizar desse novo formulário que agiliza bastante os procedimentos de agendamento de entrevistas e o processamento dos vistos..
Abraço..

Camila disse:

Olá! Em meu passaporte constam os carimbos de várias vezes que estive na Itália por turismo, na última, porém, fiquei mais tempo do que eu poderia estar lá, fiquei 9 meses, sem visto.
Sai da Itália sem problemas nenhum, com o simples carimbo da data da saída, agora estou requerendo um visto de estudante para lá, vocês poderiam me responder se o consulado poderá negar o visto caso vejam pelos carimbos que fiquei mais tempo do que deveria, mesmo que eu não tenha sido senha lada no passaporte, ou algo do gênero?
Será que devo tirar um novo passaporte? Obrigado!

Thiago disse:

Olá Camila..
Na minha opinião, para evitar complicações seria importante ter um novo passaporte..
Pelo menos quando fiz meu visto para o México eles foram exigentes e rigorosos com a documentação, observando cada detalhe..
O que ajudaria é você levar junto o seu antigo passaporte para comprovar suas outras viagens que fez para o país sem ocasionar problemas quando viajou..
Abraço..

Silvania disse:

Olá Thiago, como estou no Rio Grande do Sul, ficaria mais fácil fazer o visto americano em Montevidéu, do que ir a São Paulo ou Rio. Saberia me informar se possível fazer o visto no Consulado Americano do Uruguai? Agradeço pelas informações.

Dificilmente Silvania você vai conseguir retirar o visto americano em Motevidéu. Já é uma burocracia tremenda conseguir o mesmo no Brasil, imagina lá fora. Minha sugestão é organizar os documentos, economizar dinheiro, comprar uma passagem (de ônibus ou avião), reservar hotel para 1 dia e ir para o Consulado de São Paulo. É para não ter erro.

Sandra disse:

Olá, recomendo você solicitar o visto americano no consulado de São Paulo mesmo.

É isso mesmo Sandra. Mais garantido.

Alferdo Ramalho disse:

Olá, estou viajando para os EUA e faço uma conexão de 4 horas em Toronto no Canadá, você saberia me dizer se preciso de visto do Canadá para essa conexão?

Célia Oliveira disse:

Você vai precisar de um visto de trânsito. Considerado trânsito no Canadá, quando o passageiro permanecer até 48 horas na ida e ou na volta e seguir viagem pelo mesmo meio de transporte (ex: transitando de avião – avião).

Isso mesmo que a Célia comentou Alferdo. Hoje o visto canadense pode ser retirado pela internet mesmo. Dá uma olhada no site do consulado para buscar maiores informações.

Gerson disse:

Olá, vi uma pergunta nos comentários e achei interessante saber: quanto à possibilidade de fazer o visto no consulado americano no Uruguai. Agradeço qualquer resposta. Obrigado.

Olá Gerson, a sugestão é fazer o visto americano mesmo em São Paulo do que Montevidéu. Fazer o visto americano é muito burocrático. Vários documentos e papéis para organizar e preencher. Em Montevidéu eles podem alegar que não conhecem tais documentos e você vai desperdiçar a viagem.

Joao Sismeiro disse:

Em dezembro vou para Ny e vou fazer conexão em Toronto no Canadá, preciso de visto do Canadá?

Olá João, você vai precisar do visto de trânsito, como a Célia informou alguns comentários acima. Ele pode ser solicitado no site do consulado canadense.

Elivandro Lima Pinheiro disse:

Olá, gostei das dicas, já viajei pra vários países da Europa, e oriente (Israel), mas já tive meu visto negado, será que agora com tantas provas de viagens, será negado mais uma vez.. rsrsrsr

Olha Elivandro, fico na torcida para que não seja negado o visto. Hehehe. Tem de entender o porquê ele foi negado na primeira vez.

Cris disse:

Olá, meu caso é o seguinte, em outubro do ano passado tentei tirar o visto, pois meu namorado tem a mãe morando nos EUA, porém me foi negado o meu namorado já tinha então somente foi renovar. Agora estou pensando em tentar novamente mas porque estou trabalhando porém não tenho bens em meu nome, somente conta corrente e conta poupança que abri recentemente, meu salário não é muito atraente tenho medo de novamente ser negada, por isso estamos pensando na possibilidade da mãe do meu namorado mandar carta custeio e carta convite. Será que isso pode me ajudar ou vai atrapalhar? Seria como se estivéssemos indo tirar férias com ela, pois meu namorado já esteve lá 2 vezes. Alguém pode me ajudar?

Olá Cris, acredito que vale a tentativa. A sugestão é recolher o máximo de documentos e evidências possíveis comprovando rendimento e residência no Brasil. Ter um emprego estável (mais de 2 anos), quem sabe um carro no nome da pessoa, aguardar a conta bancária ter mais tempo para então tentar novamente. As chances serão maiores.

Célia Oliveira disse:

A Interlaken Turismo possui um Departamento de Vistos com serviços especializados em documentação para viagens, credenciado em consulados e embaixadas. O visto americano é um dos mais procurados em Curitiba e se você também está interessado em tirar o visto americano conte com a assessoria da Interlaken na organização de documentos, preenchimentos de formulários, pagamento de taxas, remessa dos documentos aos consulados de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.
Os serviços incluem:
ºAgendamento de entrevistas.
ºPreparação dos processos, com recomendação e revisão da documentação a ser apresentada.
ºPreenchimento de formulários eletrônicos exigidos pelo Consulado.
ºRecolhimento de taxas consulares.
Além de todo esse acompanhamento, você ainda pode pagar em 5X no cartão ou com 10% à vista no cheque ou em dinheiro.
*Confira no mapa as sedes da Interlaken em Curitiba e Região.

Bacana Célia. Obrigado por ajudar nas respostas e fica a dica aqui para quem quer apoio profissional na hora de conseguir os seus vistos de viagem.

Clemilda Alves Santos disse:

Nossa, estou cheia de dúvidas. Minha primeira viagem internacional e nem tirei o passapote ainda to achando meio complicado, mas quero passar minhas férias em Nova Iorque, me ajudem ai muita informação, mas o site é muito bom, já tenho muitas informações preciosas.

Obrigado Clemilda. O negócio é esse mesmo. Pesquisar bastante antes de sair se aventurando pelo mundo e estar segura de que tem as informações necessárias porque depois que se está lá fora fica mais difícil resolver as situações inesperadas.

Temos um post completo sobre viagens internacionais para ajudar você nesse caminho.

Tales Marçal disse:

Sou brasileiro, já agendei entrevista para o visto americano em Montevidéu. Existe algum problema? Se quiser remarcar para o Rio de Janeiro, é possível?

Olá Tales, desculpa a demora em responder. Não tem problema, porque você estará fazendo em um órgão próprio dos EUA. O que pode acontecer é eles questionarem você do porquê tirar visto lá em Montevidéu e isso tornar a chance de você conseguir o visto mais difícil. Não é problema remarcar também, basta entrar em contato com o órgão americano. Abraço!

Nadia disse:

Oi, tenho visto de estudante válido, mas agora preciso do de turista. Como vou para Punta, Montevidéu final do ano pensei em fazer lá. Qual a diferença? Como solicito para fazer lá? Obrigada.

Olá Nadia, desculpa a demora em responder. Você vai ter de entrar no site do consulado americano do Uruguai para preencher os formulários e solicitar o visto (http://uruguay.usembassy.gov). A diferença é que você estará fazendo em um país diferente do seu de origem e eles podem questionar os principais motivos. Você também terá de falar o idioma espanhol na hora da entrevista. Abraço!

Silvia Monteiro Barboza disse:

Boa tarde! Meu marido irá para NY só que a viagem dele tem uma conexão de 2 horas, tanto na ida quanto na volta em Toronto, Canadá.
Gostaria de saber que tipo de visto canadense ele pode tirar! Muito Obrigada!

Olá Silvia, desculpe a demora em responder. Ele terá de tirar um visto de trânsito no Canadá a partir do consulado canadense. Abraço!

Pacote Passagem Hotel Carro Seguro Ingressos Chip Mala Ônibus Cruzeiro Câmbio Cartão Financ. Conta Guia Fotógrafo
Mais