BAIXE GRÁTIS NOSSO KIT DE PLANEJAMENTO DE VIAGEM! CLIQUE AQUI!

Visto de estudante nos Estados Unidos: Como solicitar?

Pretende estudar nos Estados Unidos? Você precisará providenciar um visto exclusivamente para isso no consulado americano e passar pela tão temida entrevista. Quer saber como funciona? Nesse artigo você vai ler tudo o que é necessário para tirar um visto de estudante nos Estados Unidos.

Você vai ler informações completas sobre os tipos de vistos, documentação, dúvidas, se é possível trabalhar enquanto estuda, taxas, entre outros pontos fundamentais para que sua conquista seja realmente efetivada.

Também vai conhecer os consulados e embaixadas americanas no Brasil e dicas para passar na entrevista melhor preparado.

Por que estudar nos Estados Unidos?

O Estados Unidos é um dos países que possui uma das melhores educações a nível mundial com escolas reconhecidas por grandes mestres e estudiosos, principalmente suas universidades como as universidades de Harvard, Stanford, Cambridge, Yale, Baltimore e Columbia.

Assim como o país é muito forte no Ensino Básico e no Ensino Fundamental, que lá começa no Elementary School, passa pela Middle School até chegar na High School.

Estudar nos Estados Unidos é ter a certeza de estar bem preparado para quando se formar, assim como engrandecer o currículo com uma bagagem internacional de conhecimento.

Além disso, abre possibilidades do estudante viver momentos mágicos, como curtir os parques da Disney nas melhores épocas, conhecer o Grand Canyon nos finais de semana, vivenciar os famosos feriados americanos como 4 de julho, se fantasiar no halloween e assistir a vários shows da Broadway.

Também pode fazer viagem para a Califórnia e visitar cidades como Santa Monica, Santa Barbara, fazer passeios em locais como a Floresta Shasta-Trinity, entre outros.

Vale a pena estudar nos Estados Unidos?
Vale a pena estudar nos Estados Unidos?

QUAL O MELHOR SEGURO DE VIAGEM PARA VOCÊ?










Quais os tipos de visto de estudante nos Estados Unidos?

O tipo de curso determina o tipo de visto que você deve pedir o visto de estudante nos Estados Unidos e abaixo trouxemos informações sobre cada um deles:

  • F1: Cursos acadêmicos (como Elementary School, Middle School, High School e universidades).
  • J1: Cursos de intercâmbio educacional ou cultural (além dos cursos da F1, se enquadram também a pós-graduação).
  • M1: Cursos em instituições não acadêmicas (como cursos empresariais).

“Os vistos mais comuns solicitados são o F1 e J1, sendo que o F1 é aceito em escolas públicas e privadas e o J1 apenas em escolas públicas. Portanto você deve analisar essa situação também na escolha do visto.”

Pessoas que possuem visto de turista (B2) ou que utilizam o Visa Waiver Program não podem estudar em cursos de período integral. E não adianta tentar negociar, as escolas americanas são bem restritas nesse sentido.

O Visa Waiver Program é um programa de isenção de visto que permite aos estrangeiros de determinados países a viajarem para os EUA em negócios ou lazer, para estadias de 90 dias ou menos, sem a necessidade de obtenção de um visto.

As escolas americanas aceitam brasileiros?

Os brasileiros podem se inscrever nas escolas americanas por meio de intercâmbio ou desde que tenha sua família estabelecida nos Estados Unidos por intercâmbio de trabalho ou então através do Green Card.

“Não são todas as escolas que abrem intercâmbio para estrangeiros, por isso antes de mais nada você deve escolher uma escola ou faculdade que gostaria de ter formação e se informar se ela tem programa de intercâmbio.”

A maioria das escolas deixam essas informações disponíveis em seus sites, mas caso não esteja encontrando, a sugestão é entrar em contato com as escolas e universidades americanas por formulários do site, por e-mail ou então mesmo por telefone.

Depois de encontrar uma escola americana que aceite estrangeiros, você deve solicitar sua aprovação para então seguir no processo.

Universidade de Stanford nos Estados Unidos
Universidade de Stanford nos Estados Unidos

7 passos para solicitar o visto de estudante para os Estados Unidos

Em resumo, é necessário você cumprir ao menos as seguintes 7 etapas para realizar um curso de universidade em Portugal:

  1. Escolher uma escola ou universidade e seu curso
  2. Solicitar a aprovação para realizar o curso
  3. Preparar a documentação
  4. Agendar entrevista
  5. Fazer a entrevista
  6. Retirar o visto com o deferimento
  7. Reservar a viagem

Confira em detalhes cada um destes 7 passos, para ajudar você nesse processo:

1. Escolher uma escola ou universidade e seu curso

O primeiro passo é escolher qual das escolas ou universidades americanas você tem interesse de estudar e ver se ela está aceitando estudantes de fora do país e os critérios que ela tem para você fazer parte da sua instituição.

Os Estados Unidos possuem algumas das melhores universidades do mundo, reconhecidas internacionalmente, seja na linha de pesquisa científica ou na linha de pesquisa acadêmica. Cada uma com uma série de cursos e linha de estudos.

Existe um ranking atualizado anualmente pela QS World University Rankings mostrando quais universidades estão melhor posicionadas a nível global. Trouxemos abaixo 7 que estavam melhor classificadas em 2020 para ajudar na escolha:

Cada universidade americana tem seus critérios de entrada, suas regras e uma história que vale a pena ser conhecida para ver se ela bate com os seus valores e princípios antes de dar os próximos passos.

Caso o seu interesse sejam as escolas de Ensino Médio (High School), trouxemos abaixo 7 das melhores escolas a partir do ranking elaborado e mantido pela US News:

2. Solicitar a aprovação para realizar o curso

Após a escolha da escola ou universidade americana, você deve solicitar a aprovação para realizar o curso. A escola deve emitir ao estudante o formulário “I-20” conhecido como Certidão de Elegibilidade.

Ele é o principal documento para a obtenção do visto de estudante nos Estados Unidos e trata-se de um formulário de imigração utilizado pelas escolas e universidades, para determinar que o estudante se qualifica para obter o visto de estudante.

A instituição de ensino americana também tem que registrar o aluno no SEVIS (Student and Exchange Visitor Information System), que significa Sistema de Informações de Visitantes e Estudantes de Intercâmbio.

“O SEVIS é um sistema online do governo dos Estados Unidos que administra dados sobre os estudantes durante a permanência destes no país.”

3. Preparar a documentação para o visto de estudante nos Estados Unidos

Após o formulário gerado pelo SEVIS, o formulário DS-2019 é fornecido pela escola ou faculdade do programa de intercâmbio.

Ele não é válido para a viagem sem ser acompanhado de um visto válido. Verifique se os dados estão corretos e se a escola colocou seu nome no formulário I-20 ou DS-2019 exatamente como ele aparece no passaporte.

Em seguida, é necessário preencher também o formulário online DS-160, que tem a função de coletar informações dos interessados em solicitar um visto de estudante americano.

O próximo passo é pagar a Taxa de Solicitação de Visto (intitulada como MRV) pelo cartão de crédito através da internet, telefone ou boleto bancário. Sempre aguarde a confirmação do pagamento antes para que o agendamento possa ser efetuado.

Abaixo você encontra um resumo de tudo o que precisa ter pronto de documentação para tirar o visto de estudante nos Estados Unidos:

  • Ter a página de confirmação de todos os formulários citados acima, assim como o recibo original de pagamento destas. Não serão aceitas cópias autenticadas.
  • Passaporte válido e anteriores, especialmente que contenham vistos para os Estados Unidos, mesmo que vencidos.
  • É necessário demonstrar que tem forte vínculo com o seu país de residência e precisa comprovar que pretende deixar os EUA depois da sua visita temporária, como matrículas em universidades, certidões de nascimento, declarações escolares, documentos das pessoas que estão financiando sua viagem, carteira de trabalho (leve uma carta redigida pelo seu empregador), condições financeiras (imposto de renda, extratos bancários, holerites), bens em seu nome e da sua família, histórico escolar, etc.
  • A fotografia deve ser recente (tirada nos últimos seis meses); ter 5cm x 5cm, com a cabeça centralizada no espaço; pode conter uma margem branca pequena (de cerca de 0,5cm); ser colorida com fundo branco ou cinza claro; não ser montada em moldura, com o rosto inteiro ocupando cerca de 50% da área da fotografia; acessórios (incluindo adereços religiosos e culturais) não podem ocultar o rosto.

LEMBRE-SE: documentos falsos ou alterados podem resultar na negação do visto e/ou na declaração de inelegibilidade permanente para um visto. A fraude é um crime federal no Brasil.

4. Agendar entrevista no consulado ou embaixada americana

O consulado americano ou embaixada americana é o local onde é necessário agendar a entrevista e preencher o local onde deseja receber seu passaporte com o visto.

Além da documentação necessária, é necessário fazer dois tipos de agendamentos:

  1. Primeiro no CASV – Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (é o centro de recolhimento de dados biométricos antes da ida à seção consular).
  2. Depois no consulado ou embaixada (agendamentos devem ser feitos nos sites ou telefones oficiais destes).

O governo norte-americano emite os vistos através da embaixada americana em Brasília e dos consulados em Recife, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre. Os endereços da embaixada e consulados você encontra abaixo, conforme site do Ministério das Relações Exteriores:

Embaixada dos Estados Unidos em Brasília

Consulado americano em Recife

Consulado americano no Rio de Janeiro

Consulado americano em São Paulo

Consulado americano em Porto Alegre

A lista acima pode sofrer modificações conforme mudanças do governo americano. Por isso, o mais recomendado é você entrar no site de cada um dos consulados e verificar se a sua cidade faz parte daquele centro.

Você poderá acompanhar todas essas etapas no site da embaixada dos EUA no Brasil. As comunicações acontecem por e-mail.

5. Fazer a entrevista

Será necessário comparecer ao menos duas vezes ao consulado para entregar os documentos e participar de entrevista que pode acontecer durante o processo de deferimento do visto de estudante Estados Unidos ou então somente ao término do processo no dia da retirada dos documentos.

6. Retirar o visto com o deferimento

Após seu visto de estudante americano ser aprovado, é só esperar seu passaporte chegar com o visto, o que pode levar de 3 a 10 dias dependendo de onde mora.

Caso o seu endereço não esteja habilitado para a entrega, o sistema indicará para fornecer os dados de terceiros ou, ainda, existe a possibilidade em retirar o passaporte pessoalmente no próprio Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV).

“Agora é momento de comemorar, afinal você passou em um dos processos de visto mais burocráticos do planeta.”

7. Reservar a viagem

A partir desse momento é que você pode começar a se preocupar com a compra das passagens aéreas a partir de sites como do Viajanet ou da MaxMilhas, na reserva de estadias para os primeiros dias em sites como do Booking e na compra do chip de viagem para se manter conectado durante todo o período em sites como da América Chip.

Preparação da documentação visto de estudante americano
Preparação da documentação visto de estudante americano

COMPARADOR DE SEGURO DE VIAGEM

É possível trabalhar com o visto de estudante nos Estados Unidos?

Sim, porém é necessário entender que existem diversas categorias de visto de trabalho que permitem que você trabalhe e estude, com algumas restrições em cada uma, conforme:

Regras para trabalhar nos EUA com visto H3

O visto H3 é dado especificamente para estagiários, ou seja, quem já é funcionário de uma empresa e está nos Estados Unidos apenas para aperfeiçoar seus conhecimentos através de cursos que não são disponibilizados no país de origem.

Não pode também nesse caso trabalhar em outras empresas.

Regras para trabalhar nos EUA com visto M1

A essência do visto M1 são os cursos empresariais, mas não liberam por si só a possibilidade de trabalhar nos Estados Unidos só porque está estudando esses cursos profissionalizantes.

Porém existem exceções e o estudante pode aceitar uma vaga e emprego como se fosse um treinamento prático, dentro de um período de 6 meses depois da conclusão do curso.

Outra opção é o OPT (Optional Practical Training) que permite trabalhar até 20 horas semanais no semestre acadêmico e até 40 horas semanais nas férias.

Regras para trabalhar nos EUA com visto F1

Quando o estudante com esse visto for estudante de universidades americanas, ele tem o direito de trabalhar até 20 horas por semana no semestre acadêmico e até 40 horas semanais nas férias, desde que seja dentro do campus da universidade.

Também existe uma exceção, que é o caso de o aluno trabalhar em uma empresa que tenha parceria com a universidade.

O aluno com visto F1 também pode trabalhar para a própria universidade como auxiliar de professor ou funções relacionadas à bolsa de estudo ou doutorado.

Regras para trabalhar nos EUA com visto J1

No caso do visto J1 que é mais voltado a intercâmbios culturais, as questões de trabalho são mais restritas.

O aluno somente pode trabalhar em questões relacionadas à bolsa de estudo, doutorado ou assistente acadêmico dentro das universidades.

Perguntas e respostas para estudar nos Estados Unidos
Perguntas e respostas para estudar nos Estados Unidos

Dicas para a entrevista do visto de estudante nos Estados Unidos

A entrevista no consulado americano costuma ser rápida e variam conforme o tipo de solicitação de visto que você está solicitando, seja para Elementary School, Middle School, High School, faculdades, pós-graduação ou então cursos profissionalizantes.

A entrevista é feita toda em inglês, e no caso de faculdades, você deve apresentar os resultados de testes de inglês, como IELTS e TOEFL para comprovar o seu nível de proficiência.

Caso precise aperfeiçoar o inglês, nossa sugestão são cursos online, como da English Live que trabalham com professores americanos.

“Uma dica é treinar conversação com um parente, amigo ou professor que possa identificar os seus erros e corrigir, além de vestir roupas que não chamem a atenção dos entrevistadores.”

No caso de adultos, sempre compareça sozinho na entrevista, mesmo que tenha alguém da sua família. Isso é importante para mandar a impressão para o agente consular de que você está preparado para viajar sozinho.

para as crianças, jovens e adolescentes, ir sozinho ao guichê demonstra confiança e são contados muitos pontos positivos por essa atitude. Mas se precisar, saiba que os pais podem responder algumas questões e por isso, é importante que eles estejam por perto.

Mais dicas para a entrevista do visto de estudante nos Estados Unidos

Geralmente as perguntas variam entre: motivo da escolha da escola, o que os EUA têm a oferecer aos seus planos, como a universidade pode te ajudar a alcançar seus objetivos, o que você tem a oferecer à universidade que foi selecionado, etc.

Leve todos os seus documentos para este momento junto com as traduções oficiais destes e seja objetivo em suas respostas.

Fique calmo e tranquilo, não tenha vergonha de errar uma ou outra frase no idioma americano e acredite em você para se sentir seguro nas respostas. Você pode praticar um pouco o inglês aprendendo essas 150 frases em inglês para viagem.

Relaxar antes da entrevista ajuda, seja lendo um bom livro, escutando uma boa música ou estando próximo das pessoas que você mais gosta.

Também esteja preparado para a frustração, caso você não seja aprovado pelo consulado americano. Você tem direito a solicitar o visto americano após 1 ano da última entrevista e, nesse caso, você pode continuar aprimorando o inglês.

Quais os passos necessários para tirar o visto de estudante nos Estados Unidos?
Quais os passos necessários para tirar o visto de estudante nos Estados Unidos?

Posso estender o visto de estudante nos Estados Unidos?

Sim, é possível solicitar uma extensão do seu visto de estudante nas seguintes situações:

  • Não foi uma entrada ilegal no Estados Unidos
  • Visto dentro da validade
  • Zero crimes cometidos
  • Frequentou as aulas
  • Não trabalhou nos EUA ilegal
  • Passaporte dentro da validade para um novo período

É permitido ficar por mais 60 dias após o fim do curso nos Estados Unidos com o visto F1. Depois desse período é preciso prolongar o curso atual ou iniciar um novo curso prolongando o período de vigência do seu visto de estudante.

Algumas universidades e centros de estudos costumam oferecer consultoria para todas essas etapas de solicitação de visto de estudante, como as agências de intercâmbio. Nessa lista eu trouxe 7 das melhores agências de intercâmbio brasileiras.

Importância do seguro viagem para estudantes
Importância do seguro viagem para estudantes

Seguro de viagem para intercâmbio de estudo

Outro dos pontos mais importantes para quem é aprovado para estudar fora do país, é estar seguro e protegido durante todo o período com um seguro de viagem.

O sistema de saúde americano é um dos mais caros do mundo e você precisa cobrir todas as eventuais despesas médicas, com remédios, odontológicas e assistenciais caso venha a ficar doente ou sofrer um acidente.

Existem sites que são especialistas em seguro de viagem, como é o caso da Seguros Promo. Inclusive nós somos parceiros da empresa pelo bom serviço prestado.

>> Fazer consulta de preços de seguro viagem para cobrir toda a viagem

Durante o período de estudos você também pode fazer viagens pelo país e conhecer a Disney
Durante o período de estudos você também pode fazer viagens pelo país e conhecer a Disney

Outros artigos sobre visto de estudante

Esse artigo faz parte de uma série de artigos para ajudar os leitores do blog a tirar seus vistos de estudante. Veja outros artigos publicados da série:

Conclusão

Realizar o sonho americano de morar fora e estudar nos Estados Unidos é possível, desde que você siga todas as etapas que mencionamos aqui no texto e que também esteja preparado para a viagem.

Aqui no artigo procuramos trazer de forma muito explicada e sucinta o que é preciso, como deve solicitar o visto, quais os tipos de visto de estudante nos Estados Unidos, a documentação, entre outras informações.

Se ficar alguma dúvida, não deixe de entrar em contato conosco a partir dos comentários abaixo. Sempre respondemos na medida do possível. E se o destino for Nova York, confira esse artigo que traz um mapa de Nova York para você se localizar melhor.

Desejamos a todos um ótimo processo de solicitação de visto e ficamos na torcida para que todos sejam aprovados.

Abraço e nos vemos por aí!

Avatar
Thiago Cesar Busarello

Thiago Busarello é autor e criador do Vida de Turista, no qual adora viajar e falar do assunto de turismo e viagens, compartilhando dicas e informações de viagens com os leitores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat