BAIXE GRÁTIS NOSSO KIT DE PLANEJAMENTO DE VIAGEM! CLIQUE AQUI!

Um passeio na Floresta Shasta-Trinity na Califórnia

Olá pessoal, aqui é a Mariana Lacerda, trazendo mais um texto da nossa experiência de viagem pela Califórnia, após ter morado lá por mais de 5 anos. Hoje vim falar sobre a Floresta Shasta-Trinity.

Vamos falar sobre o parque florestal, sobre as trilhas, sobre os passeios e dicas úteis e relevantes para você planejar um passeio por Shasta-Trinity quando estiver visitando a Califórnia.

Sobre o parque Shasta-Trinity

“Bem-vindos à Floresta Nacional Shasta-Trinity”, é o que você irá encontrar escrito na placa logo na entrada do parque florestal.

Ele fica situado no norte da Califórnia e é a maior floresta da Califórnia com uma paisagem diversificada que varia de 300 a quase 5 mil metros de altitude.

A floresta possui mais de 8 milhões de quilômetros quadrados e abrange cinco áreas selvagens, centenas de lagos montanhosos e 9 mil quilômetros de córregos e rios.

Os 587 quilômetros de costa do Lago Shasta são compostos por muitos braços e enseadas e o tornam um paraíso para exploradores.

Os quatro principais braços do lago são Sacramento, McCloud, Squaw Creek e Pit e oferecem paisagens espetaculares, além de áreas geológicas e históricas de interesse incomuns.

Os funcionários do parque Shasta gerenciam uma floresta saudável, aprimorando o habitat da vida selvagem, mantendo a água limpa e salvaguardando as comunidades em risco de incêndios florestais.

“Fundamental nos aspectos econômicos, turísticos e de lazer da Califórnia, a Floresta Nacional Shasta-Trinity é uma terra de belezas de tirar o fôlego e um lugar para que todos possam desfrutar do ar livre.”

>> Leia também: Como é o réveillon na Califórnia

Vulcão Monte Shasta na Califórnia
Vulcão Monte Shasta na Califórnia

QUAL O MELHOR SEGURO DE VIAGEM PARA VOCÊ?










Minha experiência de viagem por Shasta-Trinity

A verdade é que Shasta-Trinity geralmente é negligenciada pelos turistas que preferem visitar lugares mais conhecidos da Califórnia, como o Lago Tahoe e Yosemite. Porém ao visitar somente os lugares comuns, deixam de conhecer um dos lugares que mais gostei da minha viagem.

Adorei conhecer Shasta-Trinity e suas vastas florestas, inúmeros lagos e vistas das montanhas cobertas de neve que fazem desse lugar um refúgio perfeito para uns dias na natureza.

Além disso, Shasta-Trinity fica a menos de quatro horas de carro de San Francisco. Então por que não escapar por lá por algumas noites?

Eu poderia facilmente passar semanas explorando todas as caminhadas, cachoeiras e lagos que a região de Shasta tem a oferecer.

“Minha parte favorita era que tudo parecia tão original e fora do comum. Parecia que a área ainda não havia sido totalmente descoberta.”

É claro que os pontos mais conhecidos de Shasta eram movimentados, mas havia caminhadas intermináveis e joias escondidas ainda por descobrir.

>> Leia também: Aprenda 150 frases em inglês para a viagem

O que fazer em Shasta-Trinity

Uma das caminhadas mais populares da região é a curta subida até Heart Lake que deve ser obrigatória para quem visita Shasta-Trinity.

Do adorável Heart Lake, você é recompensado com vistas incríveis da floresta Shasta-Trinity e do Mount Shasta, elevando-se acima do Lago Castle.

O Lago Castle também contribui para ser um local perfeito para nadar com água morna e de fácil acesso. Este também seria um ótimo destino para mochileiros iniciantes, por causa da curta quilometragem.

Escondida pela pequena cidade de Dunsmuir, a cachoeira Mossbrae é uma das quedas mais únicas em que já estive, e estou convencida de que deve ser uma das mais bonitas do norte da Califórnia.

Chegar às cataratas é só a metade do caminho, e devo admitir que a vista espetacular no final da caminhada vale a pena.

A joia da coroa das Cascade Mountains é o magnífico colosso de quatro cones vulcânicos do Mount Shasta que chega perto dos céus, a 4.322 metros de altitude. Visível a 160 quilômetros de distância, o pico é coberto de neve mesmo no verão.

O Mount Shasta é o segundo pico mais alto da cordilheira que cruza a Califórnia, superado apenas pelo Mount Rainier. Sua última erupção ocorreu em 1786 e as fontes de enxofre perto do topo alertam que a montanha voltará a despertar no futuro.

O Mount Shasta é uma das minhas montanhas favoritas no norte da Califórnia. Simplesmente passei horas olhando para ele, em silêncio. Sem falar que a primeira vez que o avistamos sempre é algo inesquecível.

>> Leia também: O que fazer em Santa Barbara

Esse é o lago Shasta que você encontra no Parque Nacional
Esse é o lago Shasta que você encontra no Parque Nacional

VAMOS FALAR DE DINHEIRO?

Se precisar de empréstimo para a viagem, existem empresas especialistas em crédito pessoal para ajudar nesse sentido. Para conhecer algumas delas, clique aqui.

Um cartão de crédito internacional ajuda a acumular milhas e evita que você carregue muito dinheiro na viagem aumentando a segurança. Clique aqui para conhecer algumas opções.

Para ter acesso a vários serviços financeiros, gerenciar gastos e pagar boletos durante a viagem você pode criar uma conta digital em sites como esses aqui da lista.

Atividades de lazer em Shasta-Trinity

Abaixo trouxe algumas das atividades de lazer em Shasta-Trinity para ajudar no planejamento da sua viagem.

Fato é que um dia pode ser facilmente gasto inteiramente apenas caminhando pelas cachoeiras e descansando nos lagos alpinos.

Nos outros dias podem ser feitas atividades ao ar livre e atividades para relaxar ou desfrutar de uma boa comida.

Passeios de barco em Shasta-Trinity

Os passeios de barco são muito populares em Shasta-Trinity e há áreas para barcos motorizados e não motorizados.

Você pode já vir com um barco alugado de uma das marinas encontradas na região de San Francisco ou até mesmo alugar barcos de quem já está por lá.

Ciclismo em Shasta-Trinity

A Floresta Nacional Shasta-Trinity é um paraíso do mountain bike. A trilha Clikapudi, localizada no lago Shasta é um ponto popular.

Muitas das melhores rotas de mountain bike da floresta estão em estradas e trilhas íngremes. Por isso se faz necessário um bom preparo físico, assim como maior paciência que é totalmente recompensada pela paisagem.

Camping em Shasta-Trinity

O parque Shasta-Trinity oferece belas áreas de camping que refletem a diversidade da paisagem da floresta, variando amplamente de baixa a alta altitude, do lago a florestas primitivas ou desenvolvidas.

Aqui é necessário você levar o seu próprio equipamento de camping e escolher um entre os milhares de lugares possíveis para montar o acampamento.

O camping é uma das atividades de lazer no Shasta-Trinity
O camping é uma das atividades de lazer no Shasta-Trinity

COMPARADOR DE SEGURO DE VIAGEM

Escalada em Shasta-Trinity

Existem muitas variações de escalada disponíveis na Floresta Nacional Shasta-Trinity. Os dois tipos mais conhecidos são a escalada em rocha e a escalada alpina.

Se você é um amante desse esporte, saiba que você vai voltar para casa cheio de histórias para contar, além de fotos incríveis de recordação.

Caminhada em Shasta-Trinity

Existem muitas oportunidades para caminhadas, bem como trilhas cênicas e recreativas. Talvez a mais conhecida das trilhas seja a Pacific Crest Trail (PCT), que atravessa o Shasta-Trinity em sua rota do México ao Canadá.

Piqueniques em Shasta-Trinity

O piquenique é um clássico americano! Tanto que existem muitas áreas de uso diário desenvolvidas para piqueniques na Floresta Nacional Shasta-Trinity.

As áreas de piquenique são apenas para uso diurno e estão disponíveis o ano todo. As comodidades podem incluir uma mesa de piquenique, sanitários e água potável.

Esportes Aquáticos em Shasta-Trinity

Os lagos Shasta e Trinity são dois dos três lagos gerenciados pelo Serviço Florestal, oferecendo passeios de barco, esqui aquático e wakeboard.

O rio Trinity, entre Junction City e Cedar Flat, é o ponto das atividades de rafting e caiaque, embora o Rio Sacramento, acima do lago Shasta, também seja bastante popular.

Quem é canoeiro de águas calmas encontra um ótimo lugar para seus esportes nos lagos Lewiston, Castle e Siskiyou.

Esportes de inverno em Shasta-Trinity

Essa foi minha época do ano favorita para conhecer Shasta-Trinity! Além da magia da neve observada nas montanhas, havia os esportes de inverno populares na floresta que incluíam esqui cross-country, snowboarding, esqui alpino, caminhadas na neve e motos de neve.

>> Leia também: As 7 melhores agências de intercâmbio no Brasil

O Mount Shasta pode ser visitado em qualquer época do ano
O Mount Shasta pode ser visitado em qualquer época do ano

Funcionamento do parque Shasta-Trinity

A Floresta Nacional Shasta-Trinity está aberta o ano todo, mas alguns serviços e estradas são fechados durante o inverno a cada ano devido ao clima.

Então o verão é uma época muito mais fácil de visitar. No entanto, o inverno é um momento pacífico e bonito para conhecer, principalmente quando o Mount Shasta está totalmente coberto de neve.

Para visitar o parque é necessário pagar para entrar a partir de passes que cobrem as taxas de recreação encontradas em áreas federais, como é o caso das florestas. Na maioria dos casos pode-se comprar um passe de uso diário na portaria do parque.

Os passes ajudam nos custos de uso das instalações e do uso de serviços em muitos locais de uso diário nas terras do Serviço Florestal dos Estados Unidos e do Bureau of Land Management.

Abaixo trouxe as principais opções de passes para o Shasta-Trinity:

  • Dias gratuitos: existem dias gratuitos para ser visitado o parque como o Dia do Presidente em 17 de fevereiro, o Dia dos Veteranos em 11 de novembro ou o Dia Nacional de Terras Públicas em 26 de setembro.
  • Taxas de recreação: existem 3 opções, sendo uma taxa padrão (para quem vai para piqueniques e trilhas), taxas avançadas (para quem vai fazer acampamentos, uso de barcos ou uso de áreas de natação), assim como as taxas especiais (para quem vai a eventos específicos, campos de tiro e trilhas especializadas).
  • Licenças específicas: existem taxas para licenças específicas, como o uso de veículos fora de estradas, escalada, campos de tiro, etc.
  • Uso especial: são para casos onde a pessoa vai promover eventos para mais de 75 pessoas, fazer casamentos, reuniões familiares ou corridas de bicicletas organizadas.

Para informações sobre os horários abertos para visitação em cada estação do ano, a dica é olhar no site oficial.

>> Leia também: Dicas para as férias de julho nos Estados Unidos

Como chegar em Shasta-Trinity

A Floresta Nacional Shasta-Trinity fica a cerca de 300 quilômetros ao norte de Sacramento. A melhor maneira de ir de San Francisco a Sacramento é pela rodovia I-5. De lá, siga pela I-5 até Redding. De Redding, a floresta pode ser alcançada pela rodovia estadual 299.

Para chegar ao Mount Shasta, depois siga pela I-5 até a East Street até a Everitt Memorial Highway.

No verão, você pode dirigir até o final da estrada, com uma altitude de cerca de 2.500 metros.

Se você for de carro, saiba que existem três caminhos com paisagens para dirigir pela Floresta Nacional de Shasta-Trinity:

  • O Trinity Scenic Byway, que segue a Highway 299 West entre as pequenas comunidades de Shasta (nos arredores de Redding) até Blue Lake (perto de Arcata, na costa).
  • O Trinity Scenic Byway da Trinity Heritage, que começa na histórica cidade mineira de Weaverville e termina na Interstate 5, ao norte de Weed, traça grande parte da história do norte do Condado de Trinity, ao longo da Highway 3 e da Parks Creek Road.
  • O Modoc Volcanic National Scenic Byway, que incorpora partes da Highway 89 fora de McCloud e Highway 49 nordeste para Medicine Lake.

Se precisar de aluguel de carro, a dica é fazer a pesquisa em sites especialistas que consultam em várias locadoras, como é o caso da Rentcars.

>> Clique para fazer uma pesquisa de carros

As belezas da estrada até o Shasta-Trinity
As belezas da estrada até o Shasta-Trinity

DICAS PARA A BAGAGEM

Importante conhecer as regras de bagagem antes de viajar para não pagar multa ou ser barrado de entrar no avião. Para conhecer as regras, clique aqui.

Se ainda não tem a mala para a viagem, pode fazer uma consulta e cotação de malas de viagem a partir de sites como esse clicando aqui.

Reserve um espaço nas malas para eventuais compras de roupas, presentes ou produtos típicos do destino.

Hotéis para se hospedar próximo

Para um maior conforto e comodidade na viagem caso você não vá acampar, a dica é ficar hospedado em um hotel próximo a Shasta-Trinity. Abaixo eu trouxe algumas opções nesse sentido.

Mount Shasta Resort

O Mount Shasta Resort é um resort para todas as estações do ano em Mount Shasta e está situado em uma propriedade de 500 mil metros quadrados. O spa da Montanha Sagrada e o Restaurante Highland House são os destaques.

Todos os quartos e chalés do Mount Shasta Resort oferecem vista para o Lago Siskiyou ou a floresta. Os chalés possuem cozinhas totalmente equipadas e lareiras.

O Jardim Botânico de Dunsmuir fica a 14,3 km do Resort Mount Shasta. As atividades locais incluem mountain bike, snowboard e passeios a cavalo. As diárias no hotel saem a partir de R$ 731,00.

LOGE Mt. Shasta

O LOGE Mt. Shata é uma excelente opção de hospedagem. As suítes têm um toque de chalé, com vista para a montanha. Há uma banheira de hidromassagem externa e a sauna finlandesa.

Situado a 11 km do Mount Shasta e do parque de esqui Shasta, o LOGE Mt. Shasta oferece quartos confortáveis e uma variedade de atividades populares disponíveis na área ao redor da propriedade, incluindo esqui e caminhadas. As diárias no hotel saem a partir de R$ 599,00.

McCloud Hotel

Elegante e ocupando um quarteirão inteiro, este grande hotel foi inaugurado em 1916 e tem sido um destino para os visitantes de Shasta desde então.

O elegante marco histórico foi restaurado com um padrão luxuoso e o Sage, o restaurante no local, serve as refeições mais sofisticadas da cidade.

O McCloud Hotel está localizado em Mount Shasta e uma série de atividades é oferecida na área, como esqui e golfe. O hotel também oferece aluguel de bicicletas. As diárias no hotel saem a partir de R$ 977,00.

>> Clique para pesquisar outras opções de hospedagem

Opção de hospedagem no Mount Shasta Resort
Opção de hospedagem no Mount Shasta Resort

Seguro de viagem

Como você vai fazer um passeio em Shasta Trinity National Forest, um destino que envolve muitas caminhadas e passeios, além da opção de esportes um pouco mais radicais, lembre-se da importância de ter um seguro de viagem contratado para cobrir eventuais despesas médicas e hospitalares.

Para fazer uma cotação de seguro de viagem nesse sentido, a dica é utilizar das ferramentas de sites como da Seguros Promo, que fazem a comparação em várias seguradoras para trazer a melhor opção.

>> Clique para fazer uma cotação gratuita

Finalizando

Se você ainda está em dúvida se vale a pena conhecer Shasta-Trinity, veja o que John Muir, também conhecido como “John of the Mountains” e “Pai dos Parques Nacionais” escreveu sobre o Monte Shasta.

“Quando vi o Monte Shasta pela primeira vez nas dobras do vale de Sacramento, meu sangue se transformou em vinho e não me canso desde então”.

Ele foi um influente naturalista escocês-americano, autor, filósofo ambiental, glaciologista e pioneiro da preservação da natureza selvagem nos Estados Unidos da América.

Se ele que é especialista em montanhas está dizendo isso, quem sou eu para falar mais alguma coisa. Portanto fica a dica para conhecer esse lindo lugar da Califórnia.

Agora queria ouvir a sua opinião. Quais das atividades você ficou com mais vontade de fazer em Shasta-Trinity? Deixe abaixo o seu comentário!

Abraço e até o próximo post!

Mariana Lacerda
Mariana Lacerda

Mariana Lacerda teve uma experiência incrível quando fez intercâmbio nos Estados Unidos e vem compartilhando suas histórias e experiências aqui no blog.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat