BAIXE GRÁTIS NOSSO KIT DE PLANEJAMENTO DE VIAGEM! CLIQUE AQUI!

O que fazer na Califórnia

Olá pessoal, aqui é a Mariana Lacerda, voltando a escrever textos para o Vida de Turista contando minha viagem pelos Estados Unidos. Hoje vou trazer dicas sobre o que fazer na Califórnia, considerando minhas experiências após ter morado por 5 anos nesse estado americano.

Conhecido como o “Golden State” ou “Estado Dourado”, a Califórnia é um dos estados mais bonitos e variados dos Estados Unidos.

Devido ao seu tamanho imenso, diversidade ambiental, variedade étnica e história da inovação e tecnologia, o estado tem algo incrível para oferecer a qualquer visitante.

Por isso, mais de 15 milhões de pessoas visitam a Califórnia todos os anos. De desertos ensolarados a densas florestas de sequoias e montanhas cobertas de neve, a Califórnia oferece uma variedade deslumbrante de beleza natural.

Para os amantes da cidade, as metrópoles San Francisco, Los Angeles e San Diego estão entre os destinos mais fascinantes e bonitos do mundo.

Principais regiões da Califórnia

Antes de você começar a se aventurar por esse estado americano, é importante que você conheça o mapa da Califórnia, como suas regiões são divididas e o que você vai encontrar em cada lugar.

Ao todo, a Califórnia é dividida em 9 regiões que cobrem bem as variadas regiões turísticas do estado. São elas:

  • Litoral Norte
  • Vale Central Norte
  • Mountain North
  • Bay Area
  • Costa Central
  • Mountain South
  • Central Valley South
  • Litoral Sul da Califórnia
  • Sul da Califórnia no interior
Regiões turísticas da Califórnia
Regiões turísticas da Califórnia

QUAL O MELHOR SEGURO DE VIAGEM PARA VOCÊ?










Mountain North

A região de Mountain North é a região que fica no extremo norte da Califórnia, local onde as sequoias gigantes prosperam em dias alternadamente nebulosos e ensolarados.

Uma região de muito verde, natureza e montanhas, muitas montanhas, no qual podemos citar entre elas a Mount Shasta, a Mount Hamilton, o Cume Lassen, a Mount Diablo, a Mount Eddy, a Mount Whitney, a Mount Humphreys e a North Palisade, entre outras.

Como pode perceber, se você gosta de escalada, trekking e outros esportes de aventura, vai encontrar na região o lugar perfeito para esse tipo de atividades.

Floresta Shasta-Trinity

Ainda falando sobre a natureza da região de Mountain North, não podemos deixar de falar sobre a Floresta Shasta-Trinity.

A Shasta-Trinity é a maior floresta nacional da Califórnia com quase 900 mil hectares onde abundam oportunidades de lazer, entre elas nadar em lagos, escalar montanhas e fazer caminhadas. No lugar também é possível acampar, passear a cavalo, pescar e caçar.

Nesse lugar os visitantes são cercados por florestas costeiras e montanhosas, sendo que vale muito a pena explorar a Floresta Shasta-Trinity, com destaque para o vulcão do Mount Shasta, um vulcão potencialmente ativo, que nos últimos 10 anos entrou em erupção a cada 800 anos.

Vulcão Monte Shasta na Califórnia
Vulcão Monte Shasta na Califórnia

VAMOS FALAR DE DINHEIRO?

Se precisar de empréstimo para a viagem, existem empresas especialistas em crédito pessoal para ajudar nesse sentido. Para conhecer algumas delas, clique aqui.

Um cartão de crédito internacional ajuda a acumular milhas e evita que você carregue muito dinheiro na viagem aumentando a segurança. Clique aqui para conhecer algumas opções.

Para ter acesso a vários serviços financeiros, gerenciar gastos e pagar boletos durante a viagem você pode criar uma conta digital em sites como esses aqui da lista.

Coastal North

A maior parte da região de Coastal North é formada por fazendas, mas mesmo assim ela ainda oferece lindos passeios turísticos para quem desejar explorar a região, principalmente pelo Redwood National Park.

Redwood National and State Parks

Com mais de 500 quilômetros quadrados majestosos, o Redwood National and State Parks protege 45% das sequoias costeiras restantes.

Essas árvores são as mais altas e estão entre as mais maciças do Planeta Terra. Caminhadas e camping são permitidos, sendo que os únicos hotéis estão em cidades próximas, incluindo Klamath.

É um ótimo local para bater lindas fotos de árvores que parecem não ter fim e ao mesmo tempo fazer passeios que envolvem caminhadas, acampamento, piqueniques, contemplação e respirar muito ar puro.

Muita natureza você encontra no Redwood National Park
Muita natureza você encontra no Redwood National Park

COMPARADOR DE SEGURO DE VIAGEM

Central Valley North

A região da Central Valley North fica localizada entre a Coastal North e a Mountain North, sendo que mistura na sua região geográfica um pouco de cada uma das duas regiões, ou seja, montanhas, florestas e lagos, com destaque para a Floresta de Lassen e o lago Lake Tahoe.

Floresta de Lassen

Se você pode passar alguns dias na área, a dica é visitar a Floresta de Lassen. Este fascinante parque vulcânico é menos visitado, mas abriga algumas das vistas mais incríveis do estado.

Com mais de 150 quilômetros de trilhas para caminhadas, oito parques de camping e o maior vulcão do tipo domo de lava do mundo, o parque fica em uma área conhecida por sua atividade hidrotérmica.

As trilhas levam os visitantes a passar por fumarolas barulhentas (saídas de vapor e gás vulcânico), piscinas ferventes e terrenos fumegantes que assustam, mas ao mesmo tempo rendem fotos incríveis.

Lake Tahoe

O maior lago alpino de água doce da América do Norte é o Lake Tahoe, um destino de férias familiares e para os amantes dos esportes radicais.

O Lake Tahoe é famoso por suas oportunidades de recreação ao ar livre, incluindo esqui, esqui aquático, caminhada, pesca e camping.

O lago tem profundidade média de 300 metros, ou seja, muito fundo e fica localizado a uma altitude de 1.897 metros acima do nível do mar.

A cor principal da água é um azul cristalino que rende fotos incríveis de recordação, principalmente nos mirantes mais próximos que você encontra nas estradas.

Pôr-do-sol no Lake Tahoe na Califórnia
Pôr-do-sol no Lake Tahoe na Califórnia

Mountain South

A região de Mountain South é especial tanto para moradores locais como também para turistas que já viram as belezas dos parques Yosemite e Death Valley nos filmes americanos gravados por lá.

Yosemite

O Yosemite tem algumas das vistas mais incríveis do mundo e até mesmo semanas de visita a este parque podem não revelar toda a beleza e majestade do lugar.

De longe, ele é o lugar número um para se visitar no grande estado da Califórnia, já que Yosemite atravessa as encostas ocidentais das montanhas da Sierra Nevada.

O tempo parece ter parado quando se olha para enormes monólitos de granito e cúpulas esculpidas pelo lento movimento das geleiras há milhares de anos.

Para caminhadas, ciclismo ou passeios turísticos, o Vale de Yosemite é um destino inspirador da Califórnia.

A exuberante natureza do Yosemite National Park
A exuberante natureza do Yosemite National Park

DICAS PARA A BAGAGEM

Importante conhecer as regras de bagagem antes de viajar para não pagar multa ou ser barrado de entrar no avião. Para conhecer as regras, clique aqui.

Se ainda não tem a mala para a viagem, pode fazer uma consulta e cotação de malas de viagem a partir de sites como esse clicando aqui.

Reserve um espaço nas malas para eventuais compras de roupas, presentes ou produtos típicos do destino.

Death Valley

No sudeste da Califórnia, a Badwater Basin do Death Valley é a altitude mais baixa da América do Norte, a 85 metros abaixo do nível do mar e por isso recebeu o nome de Vale da Morte.

Apesar do nome, o Vale da Morte é lindo, especialmente na primavera, quando as flores silvestres abundam e você parece que está fazendo passeios em meio a plantações de flores,

A 130 quilômetros de distância da Badwater Basin fica o lindo Mount Whitney, com 4.421 metros de altitude, um local para trilhas, caminhadas, trekking e muito mais, ideal para quem é fã de aventuras.

A altitude mais baixa dos EUA fica em Death Valley na Califórnia
A altitude mais baixa dos EUA fica em Death Valley na Califórnia

Bay Area

A região da Bay Area é a região mais famosa da Califórnia, onde fica a capital San Francisco, o Vale do Silício, o Napa Valley, entre tantos outros lugares famosos.

San Francisco

Situada na ponta de uma península, San Francisco é uma cidade montanhosa conhecida por sua arquitetura vitoriana, atrações cênicas e diversidade étnica e cultural, sendo que uma visita à cidade não é completa sem uma parada na Golden Gate Bridge.

Explore os bairros elegantes da cidade, incluindo o Pacific Heights e o Marine District, com mansões de luxo, além de monumentos históricos, como o Palácio de Belas Artes.

Visite a Lombard Street, uma rua de tijolos vermelhos de 60 metros de comprimento, que tem a reputação de ser a rua mais bonita de San Francisco, com oito curvas e muitas flores. Ou embarque no turístico Fisherman’s Wharf para fazer um cruzeiro relaxante na bela Angel Island.

Ali você pode desfrutar de vistas deslumbrantes de 360 graus da Baía de São Francisco e fazer uma caminhada ou passeio de bonde, o que é uma verdadeira e inesquecível aula de história.

Essa é famosa Golden Gate Bride de San Francisco
Essa é famosa Golden Gate Bride de San Francisco

Vale do Silício

Para quem é fã de tecnologia e inovação, o Vale do Silício é o lugar perfeito para ser visitado, já que ali é o berço de grandes empresas de tecnologia.

Algumas das empresas que tem sede na Silicon Valley são Adobe, Apple, Cisco, eBay, Facebook, Google, HP, Intel, Netflix, Oracle, Yahoo, entre outras.

Muitas dessas empresas oferecem passeios para turistas, que acabam conhecendo instalações de trabalho modernas e que com certeza inspiram os viajantes com muitas ideias enquanto as estão visitando.

Napa Valley

O Napa Valley é uma das principais regiões vinícolas do mundo. Os vinhos são produzidos lá desde o século XIX, mas a produção de alta qualidade começou na década de 1960.

A área abrange as cidades de Calistoga (conhecida por seus banhos minerais, spas e restaurantes requintados) e Napa.

À medida que a indústria do vinho cresceu, também aumentou o número de restaurantes e hotéis mais elaborados, que faz jus à área que passa uma sensação elegante e rústica e lembra regiões da França e da Itália.

Vinhos e mais vinhos na região de Napa Valley na Califórnia
Vinhos e mais vinhos na região de Napa Valley na Califórnia

Central Coast

A região da Central Coast na Califórnia é uma região que se destaca principalmente pelo seu litoral que tornam as cidades costeiras muito mais atraentes e atraindo turistas do mundo inteiro, principalmente em cidades como Monterey e Santa Barbara.

Monterey

Monterey se destaca tanto pelo seu passado, como pelo seu presente. No passado porque já foi o principal centro do setor de embalagem de sardinhas.

No presente por possuir uma famosa avenida com restaurantes de frutos do mar, bares em fábricas restauradas e o Monterey Bay Aquarium.

Paso Robles

Uma região vinícola que permite você degustar vinhos da mais alta qualidade e levar para casa lembranças e presentes para os amigos e toda a família.

Ao todo você encontra na região mais de 200 vinícolas que oferecem degustação, cursos, restaurantes, hospedagem, cuidam de eventos e fazem turismo local.

Começando a colheita das uvas é sempre realizado um grandioso evento chamado Paso Robles Harvest Wine Weekend em comemoração a esse período do ano na cidade, que acontece em meados de outubro.

Santa Barbara

O principal destaque de Santa Barbara é sua praia, principalmente no verão, quando as areias lotam de moradores locais e turistas para curtir um passeio diferente.

No lugar é possível ficar hospedado em resorts luxuosos como o Hilton Beachfront Resort, o The Ritz Carlton Bacara e o Belmond El Encanto.

Entre os pontos turísticos de destaque de Santa Barbara estão o Santa Barbara Harbor e as lojas das ruas do centro, com destaque para a arquitetura espanhola dos prédios construídos na cidade.

Será que tem barcos na marina de Santa Bárbara na Califórnia?
Será que tem barcos na marina de Santa Bárbara na Califórnia?

Central Valley South

Também conhecida somente como Central Valley, a Central Valley South é uma região onde o grande destaque fica com a agricultura, com exceção de Sacramento, região com foco maior no governo estadual.

Sequoia National Park

Na encosta oeste do Central Valley fica o Sequoia National Park, lar das sequoias gigantes e a maior árvore do mundo, o General Sherman. As árvores do local chegam a ter mais de 80 metros de altura e troncos com 33 metros de circunferência.

Um local que vale a visita, principalmente para você se encantar com as árvores gigantes, o verde da região e sua natureza. Ao todo, mais de 1,5 milhão de pessoas visitam o Sequoia National Park

Altura sem fim das sequoias do Sequoia National Park
Altura sem fim das sequoias do Sequoia National Park

Southern California Coastal (Litoral Sul da Califórnia)

Essa é a região mais descolada da Califórnia, onde você encontra praias badaladas como Los Angeles, Malibu, San Diego e Santa Mônica.

Los Angeles

O grande destaque de Los Angeles são as produções cinematográficas e de televisão, como os filmes de Hollywood, a produção de séries de TV, talk shows e muito mais.

O visitante pode conhecer a indústria do cinema e da televisão americana, fazendo visita por estúdios, tirar foto com artistas, conhecer a calçada da fama e ver o letreiro de Hollywood. Entre os estúdios que podem ser visitados estão os famosos Paramount Pictures, Universal e Warner Bros, por exemplo.

Outra atração de Los Angeles é a Rota 66, também conhecida como Route 66, a estrada mais famosa do mundo, que liga Chicago a Los Angeles e praticamente atravessa os Estados Unidos.

Hollywood - Melhor época para viajar para Los Angeles
Hollywood – Melhor época para viajar para Los Angeles

Malibu

Malibu é conhecida como por ser a região onde ficam as casas das celebridades, principalmente estrelas de Hollywood e atletas famosos.

É muito comum nesse caso o turista querer fazer um passeio para ver grandes mansões e se encantar com as casas de personalidades que ele adora ver na televisão.

Além disso, a praia de Malibu possui ao todo 5,6 quilômetros de extensão, sendo comum aproveitar o verão na praia e atividades esportivas na areia, como vôlei de praia, por exemplo.

Santa Mônica

Santa Mônica é uma das cidades de Los Angeles, sendo que sua praia possui 5,6 km de extensão, ou seja, dá para conhecer ela toda a pé com uma boa caminhada.

Um local onde você vai encontrar muitos surfistas, gente bonita e também muito esporte praticado no calçadão como passeio de bike, patins, caminhada, corrida e exercícios aeróbicos, muitos deles praticados no Muscle Beach.

Outros pontos turísticos merecem destaque como o Píer de Santa Mônica, o Pacific Park, o Aquário, a Third Street Promenade e a Santa Monica Farmers Market.

O famoso píer de Santa Mônica na Califórnia
O famoso píer de Santa Mônica na Califórnia

San Diego

Em San Diego você vai encontrar mais de 100 praias, cada uma com suas próprias características (umas mais brabas, outras mais calmas, outras com rochedos, outras com areia grossa, outras com areia fina, e assim por diante).

A cidade também faz fronteira com o México, portanto é muito comum ver um choque de cultura latina que você encontra em praças, shows e eventos.

Disneyland

Uma das atrações mais famosas dessa região também é a Disneyland da Califórnia. Desde a sua inauguração em 1955 o parque já recebeu mais de 650 milhões de visitantes desde a sua abertura.

Entre as principais atrações do parque estão a Splash Mountain, a Haunted Mansion, o Piratas do Caribe, o Small World, o Matterhorn Bobsleds, a Big Thunder Mountain Railroad, o Indiana Jones Adventure e o Castelo da Disney.

Southern California Inland (Interior Sul da Califórnia)

Essa região também é conhecida como Inland Empire e representa uma grande e vasta região da Califórnia mais para o lado sudoeste.

Com uma população de quase 4 milhões de pessoas é uma região mais metropolitana. O destaque turístico fica com Joshua Tree.

Joshua Tree

O Joshua Tree National Park é um parque nacional americano com características principalmente desérticas, contemplando o deserto do Colorado e deserto de Mojave.

O que impressiona no parque é principalmente a beleza de sua vegetação, principalmente os cactos característicos da região, com fotografias do horizonte que enchem os olhos.

Vegetação do Joshua Tree National Park
Vegetação do Joshua Tree National Park

Como chegar até a Califórnia

Para chegar até a Califórnia você pode utilizar os principais meios de transporte como carro, ônibus ou avião, sendo que são encontrados voos diretos do Brasil para a Califórnia, um pouco mais caros do que se fosse fazer uma escala em Miami ou Orlando, por exemplo.

Passagem aérea para a Califórnia

Os principais aeroportos para chegar a Califórnia são o Aeroporto Internacional de Los Angeles, o Aeroporto Internacional de San Diego e o Aeroporto Internacional de San Francisco.

É possível encontrar voos com preços a partir de R$ 2.302 por pessoa, sendo que os preços variam bastante considerando a cotação do dólar e também eventuais ofertas ou promoções, assim como baixa ou alta temporada.

Você pode consultar a cotação atualizada em sites como da Max Milhas, que inclusive oferecem opções de voos com desconto utilizando de compra de passagem com milhas.

>> Fazer cotação de passagem aérea atualizada

Esse é o aeroporto de San Francisco
Esse é o aeroporto de San Francisco

Caminho terrestre

Para o caminho terrestre para chegar até a Califórnia, vai depender de onde você estiver partindo e da cidade de destino.

Se você estiver vindo do México, sua principal porta de entrada será por San Diego, pela via I-5 N, em 30 min aproximadamente, atravessando fronteiras (muito bem reforçadas por sinal).

Se a cidade de partida for Las Vegas (muito comum) você pode encarar a rodovia I-15 e I-5 para chegar até San Francisco, por exemplo, em um trajeto que demora em torno de 9 horas.

Se a cidade de Partida for Portland ou Seattle, a rodovia principal é a I-5 S em um trajeto de 12 h aproximadamente para chegar até San Francisco.

Aluguel de carro na Califórnia

O aluguel de carro é muito comum na Califórnia, porque como existem pontos turísticos que são distantes entre si, um carro ajuda no deslocamento interno, assim como na flexibilidade de horários das visitas.

Você pode alugar um carro na chegada do aeroporto (porém tendo de se virar com o inglês na hora) ou já deixar tudo pronto reservando antecipadamente em sites como da Rentcars. As diárias para um carro popular têm preços a partir de R$ 300.

>> Consultar preço atualizado de aluguel de carro

Essa é a famosa rodovia Route 66 dos Estados Unidos
Essa é a famosa rodovia Route 66 dos Estados Unidos

Onde ficar na Califórnia

No estado da Califórnia você pode ficar tanto em hospedagens mais simples, como em luxuosos resorts. Tudo vai depender do seu gosto e também do bolso para ter um maior conforto e qualidade de serviços.

A região escolhida para hospedagem também influencia no preço, sendo que os lugares mais badalados geralmente têm uma maior oferta e disponibilidade, mas também preços mais salgados.

Hotéis na Califórnia

Considerando que a Califórnia é um estado muito grande, vamos trazer aqui algumas boas opções de hospedagem em San Francisco, que é uma cidade mais centralizada, para então você percorrer outros lugares de carro para conhecer outras regiões a partir dela.

Uma das boas sugestões de hotéis na Califórnia é o Fairmont San Francisco de categoria 5 estrelas que fica localizado apenas 600 metros do centro com diárias a partir de R$ 1.500.

Outra sugestão é o Taj Campton Place, também de categoria 5 estrelas com cama king size, estilo de quartos modernos, sem deixar de contemplar a arte mediterrânea que dá origem ao nome, com diárias a partir de R$ 1.510.

Mais uma sugestão de hospedagem um pouco mais econômica é o Riu Plaza Fishermans Wharf de categoria 4 estrelas, mas igualmente completo em termos de serviço e infraestrutura, com diárias a partir de R$ 881.

>>> Pesquisar outras opções de hotéis para a viagem

Aluguel de temporada na Califórnia

Uma sugestão para economizar é ficar hospedado em casas ou apartamentos de temporada que você pode consultar em sites como do Airbnb.

É possível encontrar opções de hospedagem nesse sentido que permitem economia de até 50% da hospedagem tradicional. Você só não vai ter direito a café-da-manhã e outras regalias de hotel.

>> Clique aqui para fazer cotação de aluguel de temporada

Esse é o Fairmont San Francisco Hotel
Esse é o Fairmont San Francisco Hotel

Gastronomia da Califórnia

A gastronomia da Califórnia é muito variada seguindo desde os tradicionais fast-foods americanos de redes como McDonalds, Burger King, Pizza Hut e tudo mais, até mesmo a restaurantes renomados com pratos da gastronomia mundial.

Os principais deles ficam em San Francisco, mas é possível encontrar ótimos restaurantes também nas regiões que mencionamos no decorrer do texto como San Diego, Santa Mônica, etc.

Entre algumas sugestões de restaurante na Califórnia estão o Liholiho Yacht Club, especialista em gastronomia contemporânea, o Californios, especialista em gastronomia mexicana e o Lazy Bear, especialista em gastronomia americana moderna.

Gastronomia do Liholiho Yacht Club em San Francisco
Gastronomia do Liholiho Yacht Club em San Francisco

Seguro de viagem para a Califórnia

O seguro de viagem se faz de fundamental importância para uma viagem para a Califórnia, apesar de ele não ser obrigatório, já que os gastos com despesas médicas e hospitalares são gigantes caso você venha a ficar doente ou se acidentar durante a viagem.

Para a sua proteção ou proteção da sua família, recomendamos já sair do Brasil com o seguro de viagem contratado. É possível encontrar boas opções de seguro em sites como da Seguros Promo, que inclusive são parceiros aqui do site pelo bom serviço prestado.

>> Clique aqui para fazer uma cotação gratuita

Finalizando

Nesse artigo procuramos trazer as principais regiões turísticas da Califórnia e o que você vai encontrar em cada região para planejar o seu roteiro de viagem da melhor forma com o que cada região tem para oferecer.

De uma coisa eu tenho certeza, não vão faltar opções de lazer e atividades para passar férias perfeitas na Califórnia.

Se dá para conhecer todas as regiões em alguns dias? Com certeza, mas o ideal mesmo é reservar pelo menos 30 dias para conhecer de verdade cada canto sem correria.

Agora queremos ouvir a sua opinião. Qual das regiões da Califórnia acima citadas no texto você gostaria de conhecer primeiro? Deixe abaixo o seu comentário!

Abraço e boa viagem!

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI!

  • Se quiser viajar para o paraíso, o Zarpo tem os melhores pacotes de viagem em resorts e hotéis de tirar o fôlego.
  • Para encontrar a passagem aérea com o menor preço do mercado, não deixe de consultar o site da MaxMilhas que consulta os preços em várias companhias aéreas!
  • Reserve diárias de hotel no mundo inteiro de maneira prática e segura no Booking.com, com opção de cancelamento grátis e sem precisar pagar antecipadamente!
  • Precisa de aluguel de carro? Na RentCars o pagamento é feito em reais, sem cobrança de IOF parcelado sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.
  • E não esqueça do seguro viagem. Na Seguros Promo você usa o cupom VIDADETURISTA5 e ganha desconto de 5% na compra.
  • Para os passeios, ingressos para tours, shows e entradas em museus você pode contar com a Get Your Guide em vários lugares do mundo.
  • Com o cupom VIDADETURISTA da América Chip você ganha 5% de desconto na compra de um chip internacional para viajar conectado o tempo todo.

Ao fazer uma compra com um parceiro através do blog recebemos uma pequena comissão. Ninguém paga a mais por isso e de quebra ajuda o blog a trazer sempre artigos e novidades atualizadas. Obrigado! =)

Mariana Lacerda
Mariana Lacerda

Mariana Lacerda teve uma experiência incrível quando fez intercâmbio nos Estados Unidos e vem compartilhando suas histórias e experiências aqui no blog.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat