BAIXE GRÁTIS NOSSO KIT DE PLANEJAMENTO DE VIAGEM! CLIQUE AQUI!

Turismo em San Francisco nos Estados Unidos

Olá pessoal, aqui é a Mariana Lacerda, dando continuidade à publicação de artigos que contam a nossa experiência de viagem de intercâmbio pelos Estados Unidos. Hoje vamos falar sobre o turismo em San Francisco e a famosa e espetacular San Francisco.

Certamente San Francisco foi a minha cidade preferida nos Estados Unidos! Desde a primeira vez que andei pelas suas ruas e da inesquecível sensação de ver a ponte Golden Gate toda reluzente, San Francisco realmente me fascinou.

Passei inúmeras vezes por lá durante minha estadia e conheci a maioria dos pontos turísticos de San Francisco, além de ter vivido algumas experiências fora da rota comum.

Por isso, separei neste artigo as melhores dicas sobre San Francisco, para mostrar toda a sua diversidade, além de ser uma ótima opção para quem curte parques e paisagens naturais.

História de San Francisco

Antes de começar a aventura, vale recuperarmos um pouco da história de San Francisco, já que isso dá base para vários dos seus bairros, parques e monumentos, e faz com que você entenda muito melhor a cidade quando decidir visitá-la.

Tudo começou em 24 de janeiro de 1848, quando ouro foi encontrado no Forte Sutter. Em poucos meses, San Francisco tornou-se o porto e depósito central da frenética Corrida do Ouro na Califórnia. No ano seguinte, a população da cidade aumentou de 1.000 para 25.000 habitantes.

A cidade era sem lei e selvagem, com prostituição e jogos de azar. A construção da Ferrovia do Pacífico Central atraiu milhares de trabalhadores da China e a próspera Chinatown de San Francisco rapidamente se tornou o maior assentamento chinês fora da Ásia.

A década de 1930 viu crescimento tanto na cidade quanto em suas comunidades periféricas e na construção das pontes Golden Gate e San Francisco Bay.

Desde então San Francisco manteve sua reputação como um centro boêmio cultural. Nos anos anteriores, atraiu escritores como Mark Twain e Jack London, e tornou-se um centro para os poetas beatnik dos anos 50 e para a contracultura hippie de Haight-Ashbury, que chegou ao auge no “Summer of Love”, em 1967.

“Toda a história da cidade é contada através de seus prédios e construções, especialmente nos bairros de Nob Hill, The Mission, Castro e Downtown.”

Nos anos 90, iniciou-se uma euforia centrada na tecnologia da internet, formando um hub de fama mundial na região conhecida como Silicon Valley. A população da cidade, então estável por décadas, começou a subir novamente.

Hoje em dia é lá que estão algumas das sedes das principais protagonistas da revolução digital das últimas décadas como Google, Facebook, Apple, Netflix, Tesla, Yahoo, Twitter, e a lista continua.

>> Leia também: Como é o réveillon em San Francisco

A ponte The Golden Gate Bridge é o símbolo de San Francisco e faz parte de sua história
A ponte The Golden Gate Bridge é o símbolo de San Francisco e faz parte de sua história

QUAL O MELHOR SEGURO DE VIAGEM PARA VOCÊ?










O que fazer em San Francisco

Vamos ver agora as principais atrações turísticas de San Francisco para você planejar o que fazer otimizando o tempo e escolhendo aqueles passeios que mais gostaria de conhecer.

Para visitar cada um dos pontos turísticos, minha recomendação é utilizar o transporte público, que funciona muito bem.

Para quem quiser, San Francisco é um ótimo lugar para caminhar, já que a cada esquina se esconde uma surpresa.

De fato, as opções são infinitas, mas para te ajudar a não perder tempo, escolhi os lugares que mais gostei.

>> Leia também: Dicas para o planejamento de uma viagem de volta ao mundo

Palace of Fine Arts

O Palácio de Belas Artes está situado em um cenário idílico com uma lagoa clássica de estilo europeu, ideal para aquelas fotos cinematográficas.

Também é um ótimo lugar para relaxar, fazer um piquenique e assistir os cisnes flutuando elegantemente. Os californianos fazem muito isso, principalmente nos finais de semana.

O Palace of Fine Arts de San Francisco também possui um teatro com uma variedade de shows, eventos musicais e culturais. Vale a pena ficar atento à programação dos eventos para escolher a sua visita em um dia que tenha um show do seu agrado.

Palácio de Finas Artes de San Francisco
Palácio de Finas Artes de San Francisco

VAMOS FALAR DE DINHEIRO?

Se precisar de empréstimo para a viagem, existem empresas especialistas em crédito pessoal para ajudar nesse sentido. Para conhecer algumas delas, clique aqui.

Um cartão de crédito internacional ajuda a acumular milhas e evita que você carregue muito dinheiro na viagem aumentando a segurança. Clique aqui para conhecer algumas opções.

Para ter acesso a vários serviços financeiros, gerenciar gastos e pagar boletos durante a viagem você pode criar uma conta digital em sites como esses aqui da lista.

Chinatown

Fundada em 1840, a Chinatown de San Francisco tem a reputação de ser a mais antiga e uma das maiores e mais famosas de todas as Chinatowns fora da Ásia.

Ao decidir visitá-la, experimente um dos muitos restaurantes ou simplesmente caminhe pelas ruas para olhar as diversas lojas que vendem simplesmente de tudo.

Com certeza as suas fotos vão voltar mais coloridas para casa e até mesmo é capaz de você aprender algumas palavras em mandarim.

As lanternas de papel fazem a diferença na decoração da Chinatown
As lanternas de papel fazem a diferença na decoração da Chinatown

COMPARADOR DE SEGURO DE VIAGEM

Alamo Square

A Alamo Square é um bairro residencial e um parque que é mais conhecido pela linha de casas vitorianas (Painted Ladies) ao longo da Steiner Street.

Este é um lugar recomendado para vivenciar melhor o dia-a-dia dos moradores da cidade, além de apreciar uma vista de cinema, afinal vários filmes já foram gravados tomando esse cenário como fundo.

A Alamo Square é um dos pontos turísticos mais famosos principalmente pelo contraste com cidade de fundo
A Alamo Square é um dos pontos turísticos mais famosos principalmente pelo contraste com cidade de fundo

Transamerica Pyramid

Localizada no coração do Distrito Financeiro, a Pirâmide Transamérica é outro ícone de San Francisco que chama a atenção de todos os turistas quando a veem pela primeira vez, dada a sua arquitetura.

Concluída em 1972, a Transamerica Pyramid tem uma altura de 260 metros distribuído em 48 andares e ainda hoje em dia é um dos edifícios mais altos do horizonte de San Francisco. O maior de todos é o Salesforce Tower, concluído em 2018, com 326 metros distribuídos em 61 andares.

As belezas da arquitetura única da Transamerica Pyramid
As belezas da arquitetura única da Transamerica Pyramid

DICAS PARA A BAGAGEM

Importante conhecer as regras de bagagem antes de viajar para não pagar multa ou ser barrado de entrar no avião. Para conhecer as regras, clique aqui.

Se ainda não tem a mala para a viagem, pode fazer uma consulta e cotação de malas de viagem a partir de sites como esse clicando aqui.

Reserve um espaço nas malas para eventuais compras de roupas, presentes ou produtos típicos do destino.

Lombard Street

Localizada entre as ruas Hyde e Leavenworth, a Lombard Street é conhecida como a “rua mais sinuosa do mundo”.

A parte de um quarteirão da Lombard Street, que contém oito curvas fechadas, foi criada para reduzir a inclinação natural da colina. O limite de velocidade nesta seção é de apenas 8 km/h.

Para ver a inclinação e tirar as melhores fotos, o ideal é ir para o alto da colina. Somente vá preparado porque com certeza deve encontrar outros turistas querendo fazer o mesmo.

Afim de encarar a Lombard Street na prática?
Afim de encarar a Lombard Street na prática?

Golden Gate Park

O Golden Gate é um grande parque urbano com moinhos de vento, bisões, museus, lagos e um carrossel entre suas muitas atrações.

Um lugar ideal para passar um dia mais tranquilo na viagem, principalmente se você estiver viajando com crianças que tem um espaço enorme para correr e se divertir.

Para conhecer o parque por completo, aceite meu desafio e caminhe de um lado ao outro do parque, começando em Ocean Beach e terminando no Hippie Hill. Ao todo são 4,1 quilômetros quadrados. Topa?

>> Leia também: Os 10 melhores destinos para visitar em 2022

Cable Cars

Os mundialmente famosos teleféricos de San Francisco circulam em três linhas nas ruas íngremes de San Francisco entre Market Street e Fisherman’s Wharf.

Eles são divertidos e os moradores, de fato, os usam regularmente. O teleférico é uma atração que, especialmente nos finais de semana, leva mais tempo para esperar na fila do que para percorrer a distância curta.

Alcatraz

Muitas vezes referida como The Rock, a pequena ilha de Alcatraz servia como farol, fortificação militar e prisão. Era o lar de alguns dos criminosos mais notórios da época, incluindo Al Capone.

Cercada pelas águas geladas da Baía de San Francisco, a tentativa de fuga mais famosa foi realizada usando uma balsa inflável feita com várias capas de chuva roubadas.

Hoje em dia o complexo prisional de Alcatraz está fechado, recebendo somente a visita de turistas, sejam eles turistas locais ou de outros países.

Da minha viagem, esse foi um dos passeios mais marcantes, já que as histórias contadas pelos guias intrigam a gente do início ao fim e você fica com aquela sensação estranha, mas empolgante após a visita.

>> Leia também: Qual o melhor seguro de viagem da atualidade

Visão da prisão de alcatraz em San Francisco
Visão da prisão de alcatraz em San Francisco

Fisherman’s Wharf

Por mais de um século, a orla histórica de Fisherman’s Wharf foi o centro da frota pesqueira de San Francisco e hoje é famosa por ter alguns dos melhores restaurantes de frutos do mar da cidade.

Ela vai do píer 39 até o píer municipal no final do parque aquático e recebe milhares de turistas todos os anos que vão em busca de lindas vistas do mar, além da oportunidade de compra de lembranças e souvenires.

Eu perdi as contas de quantas vezes fui para o Fisherman’s Wharf, seja para degustar de um dos deliciosos pratos, seja para comprar lembranças da viagem ou simplesmente fazer um passeio diferente com os amigos.

Um dos grandes points de San Francisco é a Fisherman's Wharf
Um dos grandes points de San Francisco é a Fisherman’s Wharf

Golden Gate Bridge

A Golden Gate Bridge é uma ponte suspensa que atravessa o Golden Gate, o estreito entre San Francisco e Marin County. A ponte simplesmente é o cartão postal oficial da cidade.

Visite a ponte sem pressa. Comece do mirante e atravesse a ponte a pé até o outro lado. As opções para fotos são tantas que vale a pena ver a ponte do maior número de ângulos possíveis.

Eu como, vocês devem imaginar, tirei inúmeras fotos de recordação e quando bate aquela saudade da Califórnia, pego essas fotos para lembrar da viagem para San Francisco.

>> Leia também: Dicas para aproveitar as férias de julho nos EUA

Shows e atrações em San Francisco

San Francisco é conhecida por sua cultura única e aventuras divertidas. A melhor parte desta cidade é seus eventos anuais que atraem turistas e moradores locais.

Se você estiver procurando uma boa ocasião para visitar a cidade, trouxemos a lista abaixo que apresenta os principais eventos que ocorrem em San Francisco ao longo do ano.

Desfile do ano novo chinês em Chinatown

A Chinatown de San Francisco é um local histórico muito famoso, onde as pessoas nutrem e preservam a rica herança da cultura asiática e um dos maiores feriados chineses é o Ano Novo.

Esta tradição anual é comemorada com vários eventos diferentes realizados em toda a área da baía de San Francisco. A data exata varia de ano para ano, mas geralmente ocorre no início de fevereiro.

Pride Parade

Se você estiver em San Francisco em junho, não se esqueça de conferir o maior desfile da cidade que é a Pride Parade, também conhecida como Parada do Orgulho Gay.

A Parada do Orgulho Gay de San Francisco é uma tradição que celebra o amor e, é claro, a liberdade, muito similar a Parada do Orgulho Gay de São Paulo.

Este é o momento em que você verá a cidade inteira ganhar vida em uma explosão de arco-íris de emoção, celebrando a todos.

Outside Lands Festival

No verão em San Francisco, o Outside Lands Festival é considerado o evento mais emocionante, que as pessoas começam a planejar com meses de antecedência.

Apresentando uma vibração incrível, o fim de semana do Outside Lands nunca parece longo o suficiente. Além da música, também existem diferentes mundos a serem explorados, incluindo alimentos, bebidas e obras de arte especiais.

Folsom Street Fair

Se você procura algo único que só acontece em San Francisco, precisa visitar a Folsom Street Fair. Este é um evento original anual de cunho sexual do universo BDSM (semana do orgulho do couro) que pode assustar você e abrir sua mente ao mesmo tempo.

Pessoas ultrajantes com estandes de expositores extraordinários e música expandirão sua criatividade e mente para trazer novidades na vida do casal. Cuidado: as crianças não são recomendadas a participar.

 

Como chegar a San Francisco

Você pode chegar em San Francisco de várias formas, seja ela de avião, de carro, de ônibus ou até mesmo de barco. O mais comum é a chegada por via terrestre ou via aérea.

Passagem aérea para San Francisco

O Aeroporto Internacional de San Francisco é o mais famoso para receber turistas que vem de fora dos Estados Unidos ou de outros estados americanos, lembra muito o aeroporto de Guarulhos de São Paulo, nesse sentido de hub de conexões.

As passagens aéreas partindo do Brasil costuma custar em torno de R$ 2.500, com preços que podem variar dependendo da época do ano e também se é alta ou baixa temporada.

Comprar com antecedência e aproveitar as promoções ajudam a tornar as passagens mais baratas. A dica é ficar acompanhando sites como da Max Milhas que ajudam nesse sentido.

>> Fazer pesquisa de passagens aéreas

Esse é o aeroporto de San Francisco
Esse é o aeroporto de San Francisco

Viagem de carro para San Francisco

Para chegar de carro até San Francisco existem 4 rodovias principais, sendo que a mais famosa é a State Highway 1. As outras rodovias são a Federal Highway 101, a Interstate Highways I-280 e a I-80.

É recomendado sempre levar em consideração essas rodovias na hora de montar seu roteiro por aplicativos de viagem ou GPS.

Aluguel de carro em San Francisco

Você pode alugar um carro em San Francisco logo ao desembarcar no aeroporto. São inúmeras as locadoras existentes, cada uma buscando oferecer várias opções de carros e serviços.

Para não se atrapalhar com o idioma e com os contratos que vão pedir para você assinar ao reservar na hora, a dica é alugar um carro ainda antes da viagem em sites como da Rentcars.

>> Fazer pesquisa e cotação de aluguel de carro

Hospedagem em San Francisco

A Union Square é o coração de San Francisco. Com um espaço arborizado e cercado por prédios icônicos, hotéis e ótimas lojas. Um local atendido facilmente por várias opções de transporte e que o torna um dos melhores lugares para ficar hospedado na cidade. Se quer uma dica onde ficar hospedado, essa é a melhor opção na minha opinião.

Hotéis em San Francisco

Levando em consideração a dica acima, trouxemos aqui os melhores hotéis perto da Union Square:

>> Ver outras opções de hotéis na cidade

Aluguel de temporada em San Francisco

Para quem busca economizar com hospedagem pode reservar uma casa ou apartamento a partir do aluguel de temporada em sites como do Airbnb, famosos na locação de imóveis nesse sentido.

Por ser uma cidade enorme e tão conhecida mundialmente, vão existir inúmeras opções de aluguel. Leve em consideração a localização dele, as experiências vividas recentemente por outros usuários do Airbnb e então tome a decisão da reserva.

>> Fazer cotação de aluguel de temporada

Aconchego do Hotel Zeppelin em San Francisco
Aconchego do Hotel Zeppelin em San Francisco

Restaurantes em San Francisco

San Francisco está rodeada de água por três lados, por isso não é surpresa que muitos dos pratos mais populares venham do mar. Mas além dos frutos do mar, os restaurantes da “City by the Bay” também servem tacos mundialmente famosos e um sundae de sorvete que deve estar no topo da lista do que se deve experimentar.

Aqui estão alguns restaurantes favoritos de San Francisco:

Zuni Cafe

Com quarenta anos de história e ainda prosperando como se fosse recém-nascido, moradores e visitantes permanecem atraídos por essa instituição de São Francisco. 

Famoso por sua atmosfera descontraída e ótimas refeições, este espaço adota uma forma única e é decorado com paredes cobertas de obras de arte, uma barra de cobre e um forno a lenha.

La Taqueria

Na grande competição de burritos, os do estilo Mission reinam supremos. Um item básico do bairro Mission há mais de 40 anos, o La Taqueria adota uma abordagem um tanto singular.

Ali os clientes encontrarão uma tortilla de farinha recém-cozida no vapor, embalada com uma porção de carne grelhada, feijão, salsa e outros ingredientes antes que o burrito seja grelhado levemente e servido.

Tommys Joint

O Tommys Joint abriu em 1947, com preços baixos e uma forte dedicação a transbordar sanduíches carnívoros e entradas de carne de porco desfiada, rabada e costeleta de porco.

Felizmente, as coisas não mudaram desde então e este marco local continua sendo uma obrigação para os visitantes de San Francisco.

Espere cozinheiros barulhentos, toalhas xadrez vermelhas e brancas e uma extensa seleção de cervejas. Os locais adoram o Tommy’s também, por isso é um ótimo local para os turistas conhecerem os pontos “imperdíveis” da cidade.

Seguro de viagem para San Francisco

Um ponto importante antes de você tomar a decisão da viagem para San Francisco é sempre sair do Brasil já com um seguro de viagem contratado, ainda mais se falando nos Estados Unidos, que possui uma das medicinas mais caras do mundo.

Caso você venha a ficar doente durante a viagem ou sofrer um acide, vai estar assistido pelo seguro de viagem para cobrir quaisquer despesas. Um bom site para fazer uma cotação de seguro de viagem é o Seguros Promo. Inclusive eles são parceiros do blog tamanha a qualidade do serviço oferecido.

>> Fazer cotação de seguro de viagem

O Zuni Café uma das opções de restaurantes em San Francisco
O Zuni Café uma das opções de restaurantes em San Francisco

Finalizando

Como você viu ao longo do texto, sou suspeita a falar de San Francisco já que sou apaixonada pela cidade. Uma cidade que respira modernidade, sem deixar de lado sua história e o que a fez chegar até aqui.

Ao longo do texto, procuramos trazer um pouco dessa identidade, no caso, a partir do nosso olhar e experiências, porque com certeza essa é uma cidade que você poderia ficar morando por 1 ano e ainda não terá conhecido todas as suas belezas.

Agora queremos ouvir a sua opinião. Quais dos pontos turísticos, atrações ou eventos você mais ficou com vontade de conhecer ao fazer turismo em San Francisco? Deixe abaixo o seu comentário!

E se você não leu nosso primeiro artigo que fala sobre a Califórnia, clique aqui para acompanhar a série.

Abraço e até o próximo post!

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI!

  • Se quiser viajar para o paraíso, o Zarpo tem os melhores pacotes de viagem em resorts e hotéis de tirar o fôlego.
  • Para encontrar a passagem aérea com o menor preço do mercado, não deixe de consultar o site da MaxMilhas que consulta os preços em várias companhias aéreas!
  • Reserve diárias de hotel no mundo inteiro de maneira prática e segura no Booking.com, com opção de cancelamento grátis e sem precisar pagar antecipadamente!
  • Precisa de aluguel de carro? Na RentCars o pagamento é feito em reais, sem cobrança de IOF parcelado sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.
  • E não esqueça do seguro viagem. Na Seguros Promo você usa o cupom VIDADETURISTA5 e ganha desconto de 5% na compra.
  • Para os passeios, ingressos para tours, shows e entradas em museus você pode contar com a Get Your Guide em vários lugares do mundo.
  • Com o cupom VIDADETURISTA da América Chip você ganha 5% de desconto na compra de um chip internacional para viajar conectado o tempo todo.

Ao fazer uma compra com um parceiro através do blog recebemos uma pequena comissão. Ninguém paga a mais por isso e de quebra ajuda o blog a trazer sempre artigos e novidades atualizadas. Obrigado! =)

Mariana Lacerda
Mariana Lacerda

Mariana Lacerda teve uma experiência incrível quando fez intercâmbio nos Estados Unidos e vem compartilhando suas histórias e experiências aqui no blog.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat