BAIXE GRÁTIS NOSSO KIT DE PLANEJAMENTO DE VIAGEM! CLIQUE AQUI!

Visto de estudante para a Colômbia

Hoje vamos abordar o que é necessário para tirar o visto de estudante para a Colômbia, um país que vem despontando na educação na América Latina.

Quem imagina a Colômbia como o país das drogas, um país perigoso para morar, entre outros adjetivos pejorativos parou no tempo. A Colômbia é o país mais próximo do Brasil que oferece grandes oportunidades de estudo.

Atualmente, segurança, modernidade e prosperidade têm sido as palavras mais em alta na terra do nosso vizinho, e isso tem atraído muitos intercambistas que procuram melhorar o espanhol.

Por sinal, a Colômbia tem um dos espanhóis mais puros da América Latina pelo sotaque neutro e formal do povo local. Eles também falam mais devagar e são solícitos quando o imigrante não compreende o que estão falando.

Além disso, a alegria e a receptividade dos colombianos fazem qualquer brasileiro querer morar ali para sempre.

Por quê estudar na Colômbia?

Existem vários motivos do porquê escolher a Colômbia para fazer um intercâmbio de estudos, mas vamos trazer aqueles que consideramos os principais.

Estudar na Colômbia tem o atrativo do baixo custo de vida, pois a carga tributária é muito menor do que a que é praticada aqui no Brasil.

Portanto, as contas dos estudantes ficam mais atrativas quando se coloca no papel os custos com moradia, alimentação, transporte e, até mesmo, a compra de um carro.

Essa questão da carga tributária também influencia nos custos das passagens aéreas, ou seja, é possível visitar a família quando a saudade aperta.

O Aeroporto Internacional El Dorado, em Bogotá, é privilegiado com sua localização central na América Latina, sendo normal existirem muitas opções de voos da Colômbia para o Brasil.

Sem dúvidas, é um país de fácil adaptação. Está localizado dentro do mesmo continente, não precisa de visto de turista e tem um povo festeiro, que ama o brasileiro e se encanta com as nossas histórias.

Bogotá é uma das opções de estudo na Colômbia
Bogotá é uma das opções de estudo na Colômbia

QUAL O MELHOR SEGURO DE VIAGEM PARA VOCÊ?










Quais são os vistos para estudante na Colômbia?

Para os cursos com até 90 dias de duração não é preciso solicitar o visto de estudante para a Colômbia, o que é ótimo e reduz o trabalho. Mas existem vários cursos que não se enquadram nesse perfil, então, o visto se faz necessário nessas situações.

Se a sua intenção é cursar alguma graduação ou pós-graduação, o que levaria mais do que os três meses, é preciso regularizar sua documentação de estudos e fazer um teste de nivelamento educacional.

Além disso, deverá ter a fluência no idioma espanhol, pois as aulas são ministradas no idioma local, não existem traduções locais nos cursos, ou alguém para apoiar no idioma.

Ao todo, existem as duas opções abaixo de visto de estudante para a Colômbia nesse sentido:

  • Visto Visitante
  • Visto TP3

Visto Visitante

Como o Brasil faz parte do acordo do Mercosul, o imigrante pode solicitar o Visto Visitante (V), que permite a pessoa se estabelecer no país temporariamente.

Essa opção vale para turismo, negócios, intercâmbios acadêmicos, entre outros. Ele é válido por dois anos, dependendo do motivo da viagem.

Visto TP3

O Visto TP3 é emitido diretamente no consulado colombiano no Brasil, caracteriza o domicílio permanente no país, permitindo realizar em paralelo aos estudos o exercício de atividades remuneradas, o que ajuda a capitanear os estudos.

A duração do Visto TP3 é de cinco anos, sendo necessário renovar o visto caso esteja próximo do vencimento e você deseje permanecer mais um tempo na Colômbia.

San Andrés é um dos destinos que podem ser visitados na Colômbia
San Andrés é um dos destinos que podem ser visitados na Colômbia

VAMOS FALAR DE DINHEIRO?

Se precisar de empréstimo para a viagem, existem empresas especialistas em crédito pessoal para ajudar nesse sentido. Para conhecer algumas delas, clique aqui.

Um cartão de crédito internacional ajuda a acumular milhas e evita que você carregue muito dinheiro na viagem aumentando a segurança. Clique aqui para conhecer algumas opções.

Para ter acesso a vários serviços financeiros, gerenciar gastos e pagar boletos durante a viagem você pode criar uma conta digital em sites como esses aqui da lista.

5 passos para tirar visto de estudante para a Colômbia

Em resumo, são necessários 5 passos para que você possa tirar visto de estudante para a Colômbia:

  1. Entender sobre a Colômbia
  2. Analisar o sistema educacional
  3. Escolher uma das Universidades
  4. Ficar atento aos cursos de Espanhol
  5. Reunir a documentação

1. Entender sobre a Colômbia

O país tem a terceira maior população da América Latina, depois do Brasil e do México, e conta com uma população muito religiosa, predominando o catolicismo.

As festas e o turismo religioso são bem valorizados assim como os tradicionais festivais colombianos, como os de Flores de Medellín e de Teatro Ibero-Americano, em Bogotá; e os Carnavais de Barranquilla e de Negros e Brancos, em Pasto.

Vale acrescentar que os feriados não acontecem no meio da semana, eles são sempre remanejados para o fim da semana, o que é uma ótima opção para quem quer aproveitar esse período para viajar a turismo em paralelo aos estudos na Colômbia.

Economicamente falando, a Colômbia se destaca no comércio e exportação de pedras preciosas, em especial a esmeralda. Também se destaca na exportação das famosas flores colombianas e na produção de carvão, sendo o primeiro produtor latino-americano do produto.

É um país em expansão, mas com a distribuição de renda ainda desigual entre a sociedade, tal qual ainda acontece no Brasil.

Entre os pontos negativos estão o sistema de saúde, que é pago e está longe de ser eficiente (mesmo assim!) e o trânsito caótico, em que a sinalização e as leis não são respeitadas.

2. Analisar o sistema educacional

Na Colômbia, as universidades possuem vestibular próprio e algumas analisam o histórico escolar do aluno.

Uma das vantagens é o custo, o preço bem mais atrativo do que no Brasil, tanto no Ensino Médio na Colômbia quanto para a graduação na Colômbia, sem deixar de lado a qualidade.

Parte do desenvolvimento em ciência e tecnologia do país vem dos parques tecnológicos das universidades colombianas. Para os alunos, ainda existe a possibilidade de morar dentro das “cidades universitárias”.

O governo é um dos grandes investidores do sistema, se destacando entre os países da América Latina. Uma das parcerias é com o Icetex (Instituto Colombiano de Crédito Educativo y Estudios Técnicos en el Exterior).

O Icetex ajudar a proporcionar bolsas de estudos de programas de pós-graduação para estrangeiros, cobrindo as despesas de matrícula, plano de saúde, os gastos com o visto, além de um apoio financeiro anual para compra de materiais de estudo.

Já o ICFES (Instituto Colombiano para el Fomento de la Educación Superior) monitora a qualidade das instituições de ensino superior e aplica o exame unificado (o nosso Enem) para o ingresso no vestibular.

Os brasileiros também devem ficar atentos aos acordos firmados entre as universidades dos dois países, pois existe a possibilidade de cursar um semestre de intercâmbio na Colômbia por meio da “bolsa de mobilidade acadêmica”. Vale a pena se informar, caso esteja cursando alguma faculdade no Brasil.

Na universidade onde trabalho, a Uniasselvi, foi divulgado esse programa de intercâmbio com a Colômbia para os alunos.

Também me recordo de uma diretora da Senior que fez um programa de formação de líderes a nível internacional e teve o intercâmbio na Colômbia como pré-requisito para a sua formação.

Outra grande oportunidade de estudo é o acervo da Biblioteca Nacional da Colômbia, totalmente online. Você pode acessar o acervo estando no Brasil como uma forma de aprimorar os conhecimentos em espanhol.

Saiba como solicitar o visto de estudante para a Colômbia
Saiba como solicitar o visto de estudante para a Colômbia

COMPARADOR DE SEGURO DE VIAGEM

3. Escolher uma das Universidades

Na Colômbia, as Universidades possuem vestibular próprio. E as Universidades privadas (que correspondem a 70% das instituições), dependendo do curso, analisam o histórico escolar.

Conheça abaixo algumas delas (inclusive, elas podem oferecer também cursos de espanhol para os alunos interessados em aprimorar o idioma):

Universidad Nacional de Colombia

Possui mais de 150 anos, é pública e uma das mais renomadas da América Latina, com oito campus em todo o país. Não utiliza o ICFES (mas analisa o resultado do aluno nele) e tem vestibular próprio.

Tem 450 programas: 95 de graduação, 85 de especialização, 40 especializações médicas, 167 mestrados e 65 doutorados. É reconhecida por sua produção acadêmica e a posse de institutos, museus, centros, estações biológicas, reservas naturais e fazendas.

Universidad de los Andes Colombia

Uma das universidades mais bem avaliadas no ranking de educação, com mais de 100 cursos entre graduação e pós-graduação: gestão, economia, direito, ciências, ciências sociais, artes e humanidades, design, arquitetura, educação, medicina e desenvolvimento.

Pontificia Universidad Javeriana

A mais antiga da Colômbia e da América Latina, com 400 anos. Possui campos em Bogotá e em Cali, totalizando 18 faculdades com 61 departamentos e 181 programas.

Universidad Externado de Colômbia

Faculdade centenária com 18 programas e é a sede da uma cátedra de Direitos Humanos, Violência, Políticas Públicas e Governança da UNESCO.

Universidad Pontificia Bolivariana

Possui quatro sedes nas cidades do país, proporcionando 81 grupos de pesquisas independentes nas áreas de tecnologia e indústria, além dos seus 77 programas de graduação, 24 de mestrado e sete de doutorado.

A Universidad Nacional de Colômbia é uma das opções de instituição
A Universidad Nacional de Colômbia é uma das opções de instituição

4. Ficar atento aos cursos de espanhol

Para quem tem o objetivo apenas de estudar a língua, algumas escolas oferecem cursos exclusivamente para imigrantes. Conheça abaixo algumas indicações:

A sugestão é conhecer o que cada escola dessas tem a oferecer, a qualificação do diploma para validar eles no Brasil, assim como de avaliar a qualidade do ensino oferecido, que pode ser feito avaliando a grade do curso, assim como a experiência dos professores.

Se possível, busque nas redes sociais a partir de grupos no Facebook ou no perfil pessoas pelo Linkedin que já tiveram a experiência de ter cursado em cada uma das instituições.

5. Reunir a documentação

A partir do momento que você já decidiu estudar na Colômbia, avaliou o seu método de ensino e escolheu uma faculdade ou universidade, o próximo passo é reunir a documentação para solicitar o visto de estudante para a Colômbia.

Os documentos devem ser apresentados em suas versões originais e com cópias autenticadas e com tradução juramentada para entregar no consulado da Colômbia no Brasil.

Abaixo está a lista de documentos necessários para o processo do visto:

  • Passaporte com validade mínima para 180 dias, com cópia da página com a foto e os dados pessoais;
  • Formulários e taxas pagas exigidas pelo consulado do país, obtidos no site da Cancilleria;
  • 1 foto 3×4;
  • Carteira de identidade (RG) em bom estado de conservação e atualizada, além do CPF, título de eleitor e, para os homens, Certificado de Dispensa de Incorporação;
  • Certidão de nascimento e carta de autorização/ carta de aceitação de responsabilidade assinada pelos pais (se for menor de idade);
  • Comprovante financeiro – extrato bancário, holerite, declaração de imposto de renda;
  • Carta de aceitação da universidade ou instituição de ensino da Colômbia, atestado de matrícula;
  • Certificado Internacional de Vacina Contra Febre Amarela (pelo menos 10 dias antes do embarque);
  • Passagens aéreas de ida e volta Brasil x Colômbia;
  • Seguro viagem;
  • Certificado de antecedentes criminais validado pela Polícia Federal dos dois países;
  • Pagamento da taxa de imposto pelo tempo de permanência no país.

Leia também: Como é o réveillon na Colômbia 2020

Além dos estudos você aprende muito com a tradição e cultura da Colômbia
Além dos estudos você aprende muito com a tradição e cultura da Colômbia

DICAS PARA A BAGAGEM

Importante conhecer as regras de bagagem antes de viajar para não pagar multa ou ser barrado de entrar no avião. Para conhecer as regras, clique aqui.

Se ainda não tem a mala para a viagem, pode fazer uma consulta e cotação de malas de viagem a partir de sites como esse clicando aqui.

Reserve um espaço nas malas para eventuais compras de roupas, presentes ou produtos típicos do destino.

Perguntas e respostas sobre o Visto estudante Colômbia

Qualquer pessoa pode tirar visto para estudante na Colômbia?

Sim, como o Brasil faz parte do acordo do Mercosul, o imigrante pode solicitar o Visto de Visitante (V), que permite estabelecer no país temporariamente, seja para turismo, negócios, intercâmbios acadêmicos, entre outros.

O ensino superior da Colômbia é de qualidade, são 20 universidades públicas com possibilidade de mestrado em diversas áreas, que foram berço para personalidades como Gabriel Garcia Marquez, Hernando Osório, Leopold Rother, Fernando Botero, Ricardo Vélez Rodríguez (ex-ministro da Educação do governo Bolsonaro), Ernesto Samper e Misael Pastrana (ex-presidentes colombianos), entre outros.

Essas instituições também são caracterizadas pelas construções mais antigas da América Latina, como a Potificia Universidad Javeriana, com 400 anos, e as Universidad Nacional de Colômbia e Universidad Externado de Colômbia, ambas com mais de 150 anos.

Quanto tempo dura o visto de estudante Colômbia?

A depender do visto, ele pode durar de 2 a 5 anos, permitindo assim, que o brasileiro possa estudar e, inclusive trabalhar no país e usufruir de todos seus benefícios.

O visto de estudante permite trabalhar na Colômbia?

Se for o visto TP3, sim. Esse visto é emitido diretamente no consulado colombiano no Brasil e caracteriza o domicílio permanente no país, permitindo realizar atividades remuneradas também. Sua duração é de cinco anos.

É obrigatório seguro viagem para estudantes na Colômbia?

Por ser um país que faz parte do Mercosul, estudantes brasileiros não tem a obrigação de fazerem seguro viagem.

No entanto, este se torna um elemento de extrema importância pois ele assegura o estudante contra quaisquer eventualidades que possam ocorrer dentro do país.

Existem diferentes sites que realizam esse tipo de seguro, porém, indicamos o Seguros Promo, que são parceiros do nosso blog e que realizam uma ótima prestação de serviços.

A parceria está explicada nesse post, você pode acessá-lo a qualquer momento para entender mais sobre o assunto.

Vantagens de Estudar na Colômbia

Além de ser mais barato do que em outros países da América (até mesmo no Brasil), estudar na Colômbia tem outras vantagens.

Entre elas está o de encontrar preço de passagens aéreas mais em conta do que em outros países famosos de intercâmbio como os Estados Unidos, Canadá, Inglaterra ou Austrália e o fato de que o país é bem próximo ao Brasil, requerendo poucas horas de viagem.

Outro fato, é que se torna possível realizar o intercâmbio cultural fomentando a aprendizagem de outras línguas, algo muito importante nos dias atuais.

O custo de vida também é atrativo, pois é em torno de 29,22% mais barato do que estudar no Brasil.

Além disso, o clima na Colômbia é parecido com o nosso, o que pode ser um facilitador na decisão de quem quer imigrar.

Com isso, vêm os inúmeros atrativos turísticos que o país proporciona, como a possibilidade de explorar o turismo em praias, montanhas, vulcões, neve e vida noturna.

Entre os destinos mais procurados estão Cartagena das Índias (que possui o título de Patrimônio Mundial da Humanidade), Bogotá, Medellín, (considerada a cidade mais inovadora do mundo pelo Instituto Urban Land), San Andrés, Cali, Pasto, Rosário, Barú, entre outros.

>> Leia também: Saiba como alugar um carro na Colômbia

Que tal fazer uma viagem em Cartagena durante os estudos na Colômbia?
Que tal fazer uma viagem em Cartagena durante os estudos na Colômbia?

Desvantagens de se estudar na Colômbia

Uma das coisas que podem fazer com que o estudante desista de estudar em outro país, é o fato de ter que ficar longe da família e dos amigos.

Além disso, muitos brasileiros encontram dificuldades em relação à altitude, que pode causar uma série de desconfortos iniciais.

É preciso se atentar ao fato ainda de que, na Colômbia, o sistema de saúde é privado, diferentemente do Brasil, o que pode ser uma novidade para alguns brasileiros. Por isso a importância de viajar com seguro viagem para a Colômbia, como os oferecidos pela Seguros Promo.

Conclusão

Tirar visto de estudante para a Colômbia é simples, e se torna uma oportunidade de estudar fora do país com custos menores do que se fosse estudar aqui, havendo ainda a possibilidade de trabalhar na Colômbia enquanto estuda.

Nesse artigo procuramos trazer todas as informações para você tomar a decisão de estudar na Colômbia e os procedimentos necessários para você alcançar essa conquista.

Por isso, se você deseja conhecer um novo país, aprimorar-se em outros idiomas e ter uma experiência que vai contar muito na sua carreira profissional, a Colômbia pode ser uma ótima oportunidade.

Agora queremos ouvir a sua opinião. Você já tinha pensado em fazer um intercâmbio na Colômbia? O que achou das vantagens do país vizinho para escolha? Deixe abaixo o seu comentário!

Abraço e até o próximo post!

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI!

  • Se quiser viajar para o paraíso, o Zarpo tem os melhores pacotes de viagem em resorts e hotéis de tirar o fôlego.
  • Para encontrar a passagem aérea com o menor preço do mercado, não deixe de consultar o site da MaxMilhas que consulta os preços em várias companhias aéreas!
  • Reserve diárias de hotel no mundo inteiro de maneira prática e segura no Booking.com, com opção de cancelamento grátis e sem precisar pagar antecipadamente!
  • Precisa de aluguel de carro? Na RentCars o pagamento é feito em reais, sem cobrança de IOF parcelado sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.
  • E não esqueça do seguro viagem. Na Seguros Promo você usa o cupom VIDADETURISTA5 e ganha desconto de 5% na compra.
  • Para os passeios, ingressos para tours, shows e entradas em museus você pode contar com a Get Your Guide em vários lugares do mundo.
  • Com o cupom VIDADETURISTA da América Chip você ganha 5% de desconto na compra de um chip internacional para viajar conectado o tempo todo.

Ao fazer uma compra com um parceiro através do blog recebemos uma pequena comissão. Ninguém paga a mais por isso e de quebra ajuda o blog a trazer sempre artigos e novidades atualizadas. Obrigado! =)

Avatar
Thiago Cesar Busarello

Thiago Busarello é autor e criador do Vida de Turista, no qual adora viajar e falar do assunto de turismo e viagens, compartilhando dicas e informações de viagens com os leitores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat