BAIXE GRÁTIS NOSSO KIT DE PLANEJAMENTO DE VIAGEM! CLIQUE AQUI!

Onde comer em Montevideo

QUAL O MELHOR SEGURO DE VIAGEM PARA VOCÊ?










Olá pessoal, aqui é a Júlia Saraiva, trazendo mais um texto da nossa série especial cobrindo nossas aventuras por terras uruguaias. Hoje vamos trazer dicas onde comer em Montevideo.

Vamos falar sobre os principais restaurantes, sobre a gastronomia do Uruguai e também dicas de mercado para você conhecer lugares para comprar e fazer suas próprias delícias.

O que comer em Montevidéu?

O Uruguai é um considerado um destino excelente para as experiências gastronômicas. O país é famoso por seu doce de leite e seus vinhos, assim como a Argentina.

Tem sua culinária fortemente influenciada pela pecuária e eu, sendo vegetariana há mais de cinco anos, cheguei ao país ciente de que deixaria de lado diversos pratos típicos e que provavelmente encontraria algumas dificuldades.

Foi uma surpresa descobrir que é possível comer muito bem, mesmo sem consumir carne. Pude aproveitar a culinária local e ainda consegui muitas dicas sobre onde comer em Montevidéu, para diversos públicos.

>> Leia também: Uma visita ao Teatro Solís

Restaurantes em Montevideo

A culinária do Uruguai é excelente e dificilmente você terá uma má experiência em algum restaurante. Mas isso tem um preço, e comer em Montevideo não costuma sair barato.

Ao compararmos com uma cidade como São Paulo, não há tanta diferença, mas o valor pode assustar, principalmente se você estiver planejando fazer a maioria de suas refeições na rua.

É comum que diversos viajantes apontem o gasto com a alimentação como o mais elevado da viagem. Por isso, dicas para economizar ao comer em Montevidéu são sempre bem-vindas.

Uma das dicas é acessar o site Salir a Comer (https://www.saliracomer.com/) para descobrir restaurantes em Montevideo e pesquisar por nome, bairro ou tipo de cozinha, além de checar as avaliações e conseguir descontos.

>> Leia também: Como é o réveillon em Montevideo

Como comer gastando menos?

Os pratos costumam vir bem servidos, sendo possível compartilhar em duas pessoas. Além disso, vale checar se o restaurante oferece menu executivo (também chamado de menu do dia ou prato do dia) que costuma funcionar em horários específicos e inclui o prato, bebida e até sobremesa, a preços mais acessíveis.

Comprar comida em mercados e feiras de rua para cozinhar, caso o local onde você esteja hospedado permita, continua sendo uma das principais dicas para economizar.

Você também pode aproveitar os supermercados, como os da rede Tienda Inglesa, para comprar comida pronta, vendida em espécies de marmitas, e assim provar da culinária local gastando menos.

Outra dica muito valiosa para economizar ao comer em Montevidéu é que ao pagar restaurantes com cartão de crédito, você garante a devolução de 22% do valor, referente ao Imposto sobre Valor Agregado (IVA).

Este benefício, que todos os anos basicamente é renovado, é válido para restaurantes e também para aluguel de carros. No caso dos hotéis, o IVA não é cobrado. Por conta dessa isenção, há uma economia considerável também.

Onde comer os pratos típicos do Uruguai

Agora trouxemos uma dica onde comer churrasco e chivito em Montevidéu, pratos que são dos mais típicos do Uruguai.

A carne do Uruguai é considerada uma das melhores do mundo. Não é uma surpresa o asado ser um dos pratos típicos mais procurados.

O churrasco uruguaio é preparado e servido de forma diferente do que costuma ser feito no Brasil e todos que experimentam garantem ser delicioso.

Além do churrasco, o chivito, sanduíche recheado com carne, ovos, presunto, queijo, maionese e salada, e à milanesa são outros pratos com carne típicos do Uruguai e fáceis de encontrar em Montevidéu.

O churrasco faz parte da gastronomia em Montevideo
O churrasco faz parte da gastronomia em Montevideo

COMPARADOR DE SEGURO DE VIAGEM

Mercado del Puerto

O famoso Mercado, localizado em Ciudad Vieja, na Rua Rambla 25 de Agosto de 1825, 228, tem grande apelo turístico e por conta disso, um valor acima da média.

Para quem realmente gosta de churrasco, conhecer o Mercado del Puerto é a garantia de uma experiência autêntica, como a de um morador local, onde você tem vista para a churrasqueira enquanto senta no balcão de alguma das churrascarias.

Funcionamento: Segunda a domingo, das 9h30 às 17h.

Para os vegetarianos, a dica é conhecer a Empanadas Carolina no Mercado del Puerto, uma lanchonete especializada em empanadas, deliciosa iguaria da culinária latino-americana.

Caso vá acompanhar algum amigo nesta aventura, como eu, vale a pena passar por lá e experimentar um dos sabores disponíveis.

Lembre-se que o local tem um forte cheiro de carne e que todos podem ver as carnes sendo assadas. Se isso fizer você se sentir desconfortável, melhor comer em outro lugar.

Funcionamento: Segunda a sábado, das 9h às 16h.

Agora, conheça outros locais para comer churrasco em Montevidéu, a partir das dicas dos locais e de brasileiros que vivem por lá.

Para você escolher de acordo com o seu bolso, saiba que primeira opção é bem-conceituada e por conta disso, possui um preço maior.

Já a La Pulpería é um local frequentado tanto por turistas quanto locais, a preço mais acessível.

>> Dicas para as férias de julho no Uruguai

La Otra Parrilla

  • Funcionamento: Todos os dias, do meio-dia às 16h e das 16h às 00h30.
  • Endereço: Tomás Diago, 758

La Pulpería

  • Funcionamento: Terça a sabado, das 19h à meia-noite. Domingos, do meio-dia às 16h.
  • Endereço: Lagunillas 448

Agora, duas recomendações para apreciar o legítimo chivito uruguaio:

Bar Facal

  • Funcionamento: Todos os dias, das 8h à 1h.
  • Endereço: Av. 18 de Julio, 1249

Chivitos Lo de Pepe

  • Funcionamento: Todos os dias, das 11h30 à meia-noite.
  • Endereço: Roque Graseras, 885

 Bar Arocena

  • Funcionamento: Todos os dias, 24h.
  • Endereço: Alfredo Arocena, 11500

Onde os vegetarianos em Montevidéu comem

Não como carne, e agora? Nesse texto, não poderiam faltar dicas de restaurantes vegetarianos e veganos em Montevidéu, principalmente porque foram alguns deles que contribuíram para que minha experiência na cidade fosse incrível.

Apesar de realmente ser um pouco complicado não consumir carne e/ou outros produtos de origem animal em um país onde esta cultura é tão forte, o mercado tem crescido nos últimos anos, além do respeito e abertura por parte das pessoas.

Existem excelentes restaurantes vegetarianos e veganos em Montevidéu, frequentados até mesmo por onívoros. A melhor parte é que, muitas vezes, comer nestes locais ou pedir versões vegetarianas em restaurantes, torna-se uma maneira de economizar nas refeições.

Vem comigo conhecer alguns restaurantes veg friendly em Montevidéu.

>> Leia também: Como é o réveillon no Uruguai

Vegan Wraps

Neste charmoso restaurante – o único 100% vegano de Montevidéu – é possível provar um delicioso chivito vegano feito à base de seitan, além de hambúrgueres, pratos feitos, wraps e doces. Tudo sem qualquer produto de origem animal e muito saboroso.

Em minha primeira visita, fui de chivito completo. Na segunda, escolhi o prato do dia. Os preços praticados são bem parecidos com a maioria dos estabelecimentos veganos de São Paulo.

Com uma média de preços que varia dos 25 aos 40 reais, não é extremamente barato, mas é uma opção válida para um dia especial.

Caso não queira gastar muito, aposte no prato do dia, que custa em torno de 15 reais ou escolha algum dos sanduíches nessa mesma faixa de preço.

Ah! Eles dão desconto caso você leve seu recipiente para comida.

  • Funcionamento: Segunda a sábado, das 11h à meia-noite.
  • Endereço: Lorenzo J Perez, 3010

Rincón Natural

Restaurante vegetariano com opções veganas, o Rincón Natural é outra opção para quem não come carne.

O ambiente é agradável e conta com música ao vivo às sextas. Eles têm um cachorro lindo!

Nesse restaurante, provei apenas o alfajor vegano, feito com doce de leite de coco, mas sei que eles também oferecem menu do dia por preços acessíveis. Vale a pena conhecer!

  • Funcionamento: Segunda a sexta, das 9h às 20h e sábados, das 10h às 14h30.
  • Endereço: Mario Cassinoni, 1660

Namasté

Outro queridinho dos vegetarianos, também é uma opção para curtir música ao vivo em Montevidéu. Possui opções veganas, incluindo versões de pratos típicos, como o chivito.

Mais caro que as outras recomendações, conta com menu executivo e prato do dia, a preços mais acessível. Escolhi o prato do dia quando estive no Namasté e valeu muito a pena.

  • Funcionamento: Terça a sábado, do meio-dia à 1h e domingos, do meio-dia às 18h.
  • Endereço: Boulevard Artigas, 1176

>> Leia também: Onde fazer compras em Montevideo

Cafés e outros lugares para comer em Montevidéu

Em Montevidéu é possível apreciar boas massas, pizzas, panchos, além de doce de leite, delícias de padaria e muito mais.

Abaixo, conheça alguns lugares que oferecem opções além dos pratos mais procurados e enriqueça ainda mais sua jornada gastronômica em Montevidéu.

Cafe Brasilero

Este famoso estabelecimento em Ciudad Vieja é o café mais antigo da cidade. O local é pequenino, mas muito bonito e aconchegante.

Local ideal para tomar um café da manhã caprichado com medialunas: iguaria típica do Uruguai e da Argentina, que lembram os croissants franceses.

Aproveitei para conhecer antes de iniciar meu passeio pelo Centro. Foi a melhor maneira de começar o dia!

  • Funcionamento: Segunda a sexta, das 9h às 20h e sábados, das 9h às 18h.
  • Endereço: Ituzaingó, 1447

Mercado Agrícola de Montevidéu

Além de ser um dos melhores locais para compras, incluindo alimentos frescos, frutas exóticas e outros produtos nativos, tradicionais do Uruguai.

O Mercado Agrícola possui praça de alimentação, onde você pode provar pratos típicos, além de pizza, massas e sobremesas.

  • Funcionamento: Segunda a domingo, das 8h às 22h.
  • Endereço: José L. Terra, 2220

>> Leia também: Como é o carnaval no Uruguai

Sin Pretensiones

Mais um local maravilhoso para tomar café, apreciar uma sobremesa e a culinária uruguaia contemporânea em seu almoço.

Com opções vegetarianas e veganas, o bistrô me chamou a atenção principalmente pelos doces: cheesecake, torta Capricho de Chocolate e os sorvetes veganos são ótimas pedidas.

  • Funcionamento: Segunda a sexta, das 9h30 às 18h.
  • Endereço: Sarandí, 366

Pancho Va!

Pancho é o nome dado ao cachorro-quente uruguaio. Nesta lanchonete, você pode apreciar um pancho com recheios diversos e ser super bem atendido.

É uma opção barata para lanche e também conta com opção vegetariana. Uma delícia, vale conhecer!

  • Funcionamento: Domingo a quinta, do meio-dia às 16h e das 20h às 0h30. Sexta e sábado, do meio-dia às 16h e das 20h30 à 1h.
  • Endereço: Bulevar España, 2140

Finalizando

Agora que você já sabe onde comer em Montevidéu, escolha seus locais favoritos e prepare-se para criar muitas memórias afetivas relacionadas a comida do Uruguai.

Se você gostar da comida, já tem mais uma desculpa e grande motivo para visitar o país mais de uma vez.

E lembre-se, não se esqueça do seguro de viagem para o Uruguai para ficar protegido durante toda a viagem. Boas opções você encontra no site Seguros Promo.

Agora queremos ouvir a sua opinião. Qual dos restaurantes e lugares acima você ficou com mais vontade de conhecer? Deixe o seu comentário!

Abraço e até o próximo post!

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI!

  • Se quiser viajar para o paraíso, o Zarpo tem os melhores pacotes de viagem em resorts e hotéis de tirar o fôlego.
  • Para encontrar a passagem aérea com o menor preço do mercado, não deixe de consultar o site da MaxMilhas que consulta os preços em várias companhias aéreas!
  • Reserve diárias de hotel no mundo inteiro de maneira prática e segura no Booking.com, com opção de cancelamento grátis e sem precisar pagar antecipadamente!
  • Precisa de aluguel de carro? Na RentCars o pagamento é feito em reais, sem cobrança de IOF parcelado sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.
  • E não esqueça do seguro viagem. Na Seguros Promo você usa o cupom VIDADETURISTA5 e ganha desconto de 5% na compra.
  • Para os passeios, ingressos para tours, shows e entradas em museus você pode contar com a Get Your Guide em vários lugares do mundo.
  • Com o cupom VIDADETURISTA da América Chip você ganha 5% de desconto na compra de um chip internacional para viajar conectado o tempo todo.

Ao fazer uma compra com um parceiro através do blog recebemos uma pequena comissão. Ninguém paga a mais por isso e de quebra ajuda o blog a trazer sempre artigos e novidades atualizadas. Obrigado! =)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *