BAIXE GRÁTIS NOSSO KIT DE PLANEJAMENTO DE VIAGEM! CLIQUE AQUI!

Estádio Centenário em Montevidéu

Olá pessoal, aqui é a Júlia Saraiva, no qual hoje vim trazer um novo artigo de um dos pontos turísticos mais famosos do Uruguai que é o Estádio Centenário.

Fato é que uma paixão compartilhada por brasileiros e uruguaios é o futebol. Talvez essa seja uma das razões pelas quais tantas pessoas do Brasil desejam visitar e até mesmo morar no Uruguai.

A paixão pelo esporte é expressada durante muitas conversas, impossível não escutar falando da celeste azul (seleção uruguaia) e de times famosos do Uruguai como o Peñarol e o Nacional.

Para esses apaixonados, é em Montevidéu que há um passeio especial para os amantes do futebol: O Estádio Centenário.

A visita é obrigatória para quem é fã de futebol e não deixa a desejar até mesmo para quem tem pouco contato com o esporte.

O Estádio abriga o Museu do Futebol e o passeio é uma ótima oportunidade para você conhecer mais sobre essa paixão nacional.

Nesse artigo você vai conhecer mais sobre o Estádio Centenário, como visitar ele, o que vai encontrar e também algumas dicas para aproveitar melhor o passeio.

Sobre o Estádio Centenário

O Estádio Centenário foi declarado em 1938 pela FIFA como “Monumento Histórico Mundial do Futebol”.

É muito comum que as grandes partidas de futebol e shows e grandes espetáculos aconteçam dentro do Estádio Centenário e desperte o interesse dos brasileiros viajar para visita-lo.

Por exemplo, se um dia você estiver planejando assistir uma partida entre Brasil e Uruguai, possivelmente vai assistir no Estádio Centenário, já que é o estádio principal da seleção uruguaia.

Também pode ser o caso de você querer assistir uma partida da Libertadores da América do seu time, famosa competição promovida pela Conmebol, onde times locais, como o Peñarol e o Nacional jogam suas partidas.

E como possui capacidade para mais de 65 mil pessoas, é comum que shows de grandes artistas internacionais e outros espetáculos aconteçam por lá também.

Curiosidade: Apesar do Estádio Centenário ter sido construído para a primeira Copa do Mundo, não foi nele que todos os jogos aconteceram. O primeiro jogo e o primeiro gol, por exemplo, aconteceram no Estádio de Los Pocitos, que hoje não existe mais.

Dia de Jogo no Estádio Centenário
Dia de Jogo no Estádio Centenário

QUAL O MELHOR SEGURO DE VIAGEM PARA VOCÊ?










Museo del Fútbol

O estádio abriga o Museo del Fútbol (Museu do Futebol) onde você pode dedicar seu passeio a conhecer mais sobre a história do futebol uruguaio.

Lá você encontra curiosidades sobre a construção do estádio e de diversas partidas que aconteceram por lá.

O Museu do Futebol foi inaugurado em 1975 e complementa o passeio pela história do futebol. O acervo conta com peças da primeira Copa do Mundo, incluindo a bola do título.

Há espaços dentro do Museu para exaltar as conquistas da Seleção Uruguaia e também um painel que lembra os brasileiros do Maracanazo, ocorrido na Copa do Mundo de 1950.

Na final desta edição da Copa do Mundo, no estádio brasileiro do Maracanã, a Seleção do Uruguai levou o jogo por 2 a 1 e calou os brasileiros.

Se para os brasileiros foi um balde de água fria para os uruguaios foi uma das maiores conquistas do futebol.

Antes do famoso 7×1 da Alemanha, da Copa do Mundo de 2014, o Maracanazo era considerado o episódio mais trágico do futebol brasileiro. Realmente, perder em casa não é algo fácil de aceitar.

O Museo Fútbol é uma das atrações do Estádio Centenário
O Museo Fútbol é uma das atrações do Estádio Centenário

VAMOS FALAR DE DINHEIRO?

Se precisar de empréstimo para a viagem, existem empresas especialistas em crédito pessoal para ajudar nesse sentido. Para conhecer algumas delas, clique aqui.

Um cartão de crédito internacional ajuda a acumular milhas e evita que você carregue muito dinheiro na viagem aumentando a segurança. Clique aqui para conhecer algumas opções.

Para ter acesso a vários serviços financeiros, gerenciar gastos e pagar boletos durante a viagem você pode criar uma conta digital em sites como esses aqui da lista.

Onde fica o Estádio Centenário

O Estádio Centenário fica um pouco afastado da região central de Montevidéu. Fica localizado no Parque Batlle, 11400. Mesmo assim, é possível chegar rapidamente ao local de ônibus ou através de aplicativos, como Uber.

A capital do Uruguai não é uma grande cidade, então, mesmo com a distância que impossibilita uma caminhada do centro até o estádio, é possível combinar esse passeio com outras atrações no mesmo dia.

O funcionamento do Estádio Centenário acontece de segunda a sexta, das 10 h às 17 h. A dica é chegar cedo, já que você pode encontrar grupos de excursão e enfrentar filas.

Também deve ficar atento aos dias de partidas de futebol, já que nesses dias vai encontrar muito mais movimento, assim como pode não ter acesso ao museu. Para maiores informações, basta acessar o site.

A história do Estádio Centenário

Visitar o Estádio Centenário em Montevidéu é garantia de vivenciar de perto a história do futebol uruguaio. Fica fácil de entender a importância dessa atração ao descobrir alguns fatos sobre o estádio:

  • A primeira Copa do Mundo, em 1930, aconteceu no Estádio Centenário em Montevidéu. Inclusive, a construção aconteceu exatamente por conta desse evento;
  • Além de sediar a primeira Copa do Mundo da história, o Uruguai também foi o primeiro campeão, vencendo a Argentina por 4 a 2;
  • O Estádio Centenário sediou também os jogos da Copa América de 1942, 1956, 1967 e 1995. Todos foram vencidos pelo Uruguai;
  • Apesar de estar longe de ser um dos estádios mais modernos do mundo, o local mantém viva toda a magia do futebol, por conta de todas as conquistas vividas ali.

O que fazer no Estádio Centenário

Quando falamos do Estádio Centenário, a primeira recomendação, para uma experiência única durante sua estadia em Montevidéu, é que você se programe para tentar assistir a uma partida de futebol.

Se não for possível assistir a uma partida, ainda assim você poderá conhecer o Estádio, o Museu e aproveitar o passeio para registrar muitas fotos.

Para ter acesso ao interior do Estádio Centenário, basta adquirir um ingresso para o Museu do Futebol por 100 pesos uruguaios (aproximadamente 10 reais).

Além de conhecer o museu, você poderá ir até as arquibancadas para sentir um pouco mais da emoção que o futebol causa a todos os seus fãs.

Essa é a visão do campo de futebol do Estádio Centenário
Essa é a visão do campo de futebol do Estádio Centenário

COMPARADOR DE SEGURO DE VIAGEM

Outros estádios em Montevidéu

Para os amantes do futebol, a emoção de conhecer outros estádios além do Centenário continua!

Você pode incluir em seu roteiro os estádios dos times Nacional e Peñarol, ambos muito renomados no país.

O primeiro, o Club Nacional Football, existe desde 1900, e tem o estádio que é considerado o estádio mais antigo das américas.

Já o Estádio Campeão do Século, pertencente ao Peñarol, foi inaugurado há poucos anos, em 2016. Lá também é possível conhecer um museu mantido pelo time uruguaio.

O que mais fazer em Montevidéu?

O charme de Montevidéu é irresistível e convida todos a caminharem de forma despretensiosa por suas ruas. Com passeios para todos os gostos, com certeza você poderá combinar sua visita ao Estádio Centenário e Museu do Futebol com outras atrações.

Cultura em Montevidéu

Se você gosta de conhecer uma cidade através de sua cultura, dedique pelo menos um dia para conhecer o bairro Ciudad Vieja.

Além de viver uma verdadeira viagem no tempo ao percorrer os caminhos históricos de Montevidéu, é nesse bairro que você irá encontrar diversos museus, além de espaços culturais e coletivos.

Nos últimos anos, a presença cada vez maior de locais voltados para arte fez o bairro atrair mais pessoas por seu potencial cultural, tornando o centro histórico um local mais seguro e movimentado.

Dica extra: Se você tem poucos dias para explorar Montevidéu, recomendo que você participe de um free walking tour.

Ao fazer uma caminhada guiada gratuita, você visita os principais pontos turísticos e ainda conhece bastante da história da cidade enquanto caminha.

Outra sugestão de roteiro cultural inclui conhecer as livrarias de Montevidéu. Além da famosa Livraria Más Puro Verso, que também fica em Ciudad Vieja, a cidade uruguaia conta com pequenos tesouros literários espalhados por toda a capital.

>> Leia também: Turismo pelo bairro de Ciudad Vieja

Turismo na Ciudad Vieja em Montevideo
Turismo na Ciudad Vieja em Montevideo

Aproveite a natureza

Montevidéu é uma cidade que conta com muito espaço verde e cerca de 4 árvores por habitante. Visitar os parques da cidade é a pedida perfeita para uma tarde ensolarada ou passeios em família.

O mais conhecido é o Parque Rodó, mas se puder, inclua também em seu roteiro o Parque del Prado e o Parque de la Amistad.

Conhecer os parques não é a única forma de estar em contato com a natureza em Montevidéu. Por ser banhada pelo Rio de La Plata, a cidade conta com mais de 20 km de costa.

A pedida é caminhar pelas ramblas, como são chamadas as avenidas que beiram o rio. Esse é um dos passeios que mais recomendo em Montevidéu, por nos aproximar da realidade local e nos permitir compreender e enxergar a beleza única da capital do Uruguai.

>> Leia também: Como visitar o Parque Rodó

O passeio de pedalinho é uma das atrações do Parque Rodó
O passeio de pedalinho é uma das atrações do Parque Rodó

DICAS PARA A BAGAGEM

Importante conhecer as regras de bagagem antes de viajar para não pagar multa ou ser barrado de entrar no avião. Para conhecer as regras, clique aqui.

Se ainda não tem a mala para a viagem, pode fazer uma consulta e cotação de malas de viagem a partir de sites como esse clicando aqui.

Reserve um espaço nas malas para eventuais compras de roupas, presentes ou produtos típicos do destino.

Gastronomia uruguaia

O Uruguai é conhecido por sua excelente gastronomia. O churrasco uruguaio, além de iguarias como doce de leite, os vinhos e famosos alfajores, sempre surgem em nossa mente ao falarmos do país.

Aproveite sua estadia em Montevidéu para conhecer restaurantes e provar pratos típicos, como o chivito. Mesmo se você for vegetariano, como eu, existem opções que contemplam esse público e não deixam a desejar em qualidade e preço justo.

Para comprar ou levar de presente vinhos, doce de leite e alfajor, basta clicar aqui para conhecer diversas dicas e sugestões de marcas e locais.

>> Leia também: Onde comer em Montevidéu

O churrasco faz parte da gastronomia em Montevideo
O churrasco faz parte da gastronomia em Montevideo

Como alugar um carro em Montevidéu?

É possível se movimentar em Montevidéu facilmente, de transporte público, Uber, táxi e a pé. Porém, é comum que muitos viajantes busquem a praticidade do carro para realizar a viagem, principalmente se o roteiro incluir outras cidades, como Punta del Este e Colonia Del Sacramento.

Ter um carro para fazer os passeios em Montevidéu não é algo indispensável, mas pode tornar sua chegada ao Estádio Centenário muito mais rápida.

O aluguel de carros no Uruguai é um dos mais baratos do mundo. Vale a pena explorar essa oportunidade para conhecer outras cidades do país e viver grandes aventuras na estrada.

Para alugar carros, a principal recomendação é que a reserva seja feita com a maior antecedência possível. Aqui no Brasil, antes de viajar, de preferência.

Você pode realizar o aluguel facilmente pela internet e assim economizar muito em sua viagem. Os preços variam muito entre as locadoras e a pesquisa é essencial.

Conte com recomendações de amigos e outros viajantes que já utilizaram o serviço e utilize um comparador de preços para fazer a melhor escolha.

>> Leia também: Visita ao Teatro Solís em Montevideo

Visita guiada ao Teatro Solís em Montevideo
Visita guiada ao Teatro Solís em Montevideo

Finalizando

Como você viu ao longo do texto, o Estádio Centenário é realmente especial, principalmente para quem gosta de futebol.

No artigo você viu dicas de como visitar o estádio, o que você vai encontrar por lá, dados e fatos históricos e também dicas do que deve levar em consideração na visita.

Não se esqueça de contratar o seguro de viagem para o Uruguai quando decidir fazer viagem pelo nosso país vizinho, afinal, você estará viajando para um país diferente do nosso e precisa estar coberto com despesas caso venha acontecer um problema de saúde ou acidente.

Agora queremos ouvir a sua opinião! Qual partida você gostaria de assistir no Estádio Centenário? Deixe abaixo a sua resposta!

Abraço e até o próximo post!

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI!

  • Se quiser viajar para o paraíso, o Zarpo tem os melhores pacotes de viagem em resorts e hotéis de tirar o fôlego.
  • Para encontrar a passagem aérea com o menor preço do mercado, não deixe de consultar o site da MaxMilhas que consulta os preços em várias companhias aéreas!
  • Reserve diárias de hotel no mundo inteiro de maneira prática e segura no Booking.com, com opção de cancelamento grátis e sem precisar pagar antecipadamente!
  • Precisa de aluguel de carro? Na RentCars o pagamento é feito em reais, sem cobrança de IOF parcelado sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.
  • E não esqueça do seguro viagem. Na Seguros Promo você usa o cupom VIDADETURISTA5 e ganha desconto de 5% na compra.
  • Para os passeios, ingressos para tours, shows e entradas em museus você pode contar com a Get Your Guide em vários lugares do mundo.
  • Com o cupom VIDADETURISTA da América Chip você ganha 5% de desconto na compra de um chip internacional para viajar conectado o tempo todo.

Ao fazer uma compra com um parceiro através do blog recebemos uma pequena comissão. Ninguém paga a mais por isso e de quebra ajuda o blog a trazer sempre artigos e novidades atualizadas. Obrigado! =)

Júlia Saraiva
Júlia Saraiva

Júlia Saraiva teve experiências incríveis de viagem quando visitou o Uruguai e vem compartilhando suas histórias e experiências aqui no blog.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat