BAIXE GRÁTIS NOSSO KIT DE PLANEJAMENTO DE VIAGEM! CLIQUE AQUI!

Visita ao Teatro Solís em Montevideo

Olá pessoal, estão gostando das nossas aventuras em Montevideo? Hoje trouxe mais um artigo sobre a capital uruguaia, falando em detalhes sobre o Teatro Solís.

Uma das experiências imperdíveis em Montevidéu é o Teatro Solís. Conhecer este símbolo arquitetônico vale muito a pena e com certeza fará sua estadia na cidade ainda melhor.

Diversas apresentações, tanto de música clássica quanto teatrais, são encontradas no teatro mais antigo e tradicional de Montevidéu.

Além disso, a possibilidade de realizar uma visita guiada é uma grande oportunidade para aqueles que não puderem conferir as apresentações presentes na programação do teatro.

Prepare-se para um dos passeios mais bonitos de Montevidéu!

Sobre o Teatro Solís

O Teatro Solís é um dos principais teatros da América do Sul. Fica localizado no Centro Histórico e foi inaugurado em 1856.

Desde a sua inauguração, o objetivo era o de promover a socialização da classe alta de Montevideo e também fazer parte do circuito da ópera, ou seja, tornar-se um local para a apresentação de óperas a este público.

O local foi arquitetado pelo italiano Carlo Zucchi e teve como sua primeira apresentação a ópera Ernani, de Verdi.

Até hoje, o Teatro Solís é um dos protagonistas de Montevidéu e do Uruguai inteiro. Um passeio imperdível, que te aproximará mais da cena artística e cultural da capital do país.

Outra curiosidade: O nome do teatro homenageia o navegante Juan Díaz de Solís, descobridor do Rio da Prata.

>> Leia também: O que fazer em Montevideo e outras dicas

Vale a visita ao Teatro Solís em Montevidéu?
Vale a visita ao Teatro Solís em Montevidéu?

QUAL O MELHOR SEGURO DE VIAGEM PARA VOCÊ?










Onde fica localizado o Teatro Solís?

O Teatro Solís fica localizado na Rua Buenos Aires S/N, 11000, com localização privilegiada, próximo a Plaza Independencia.

É possível encaixar a visita ao teatro em seu roteiro, no dia em que for visitar o Bairro Ciudad Vieja, conforme já mencionamos em nosso artigo que traz os pontos turísticos desse bairro.

A fachada do teatro chama a atenção de todos que passam por ela, com seu estilo neoclássico.

Observar o Teatro Solís de fora e aproveitar para tirar fotos incríveis já faz seu passeio valer a pena, mas aconselho muito que você se programe para realizar uma visita guiada, como eu fiz.

Funcionamento: De segunda a sexta-feira, das 11 h às 19 h.

>> Leia também: Como é o réveillon no Uruguai

Visita guiada ao Teatro Solís

A visita guiada ao Teatro Solís é a melhor opção para conhecer a fundo a história do teatro.

Atualmente, as visitas guiadas ao Teatro Solís acontecem de segunda à domingo, às 11 h, 12 h, 16 h e 17 h. São oferecidas visitas guiadas em inglês, espanhol e português. Aos sábados, também há a opção de realizar a visita às 13 h.

Como amante da atmosfera presente nas óperas e construções como essa, decidi antes mesmo de chegar em Montevidéu que queria fazer uma visita guiada.

Fui durante a semana, que costuma ser mais tranquilo, e paguei 90 pesos uruguaios pela visita (cerca de R$ 9,50 na época).

Para quem realmente busca economizar ao máximo, a boa notícia é que, às quartas-feiras, a visita é de graça. Você pode conhecer o Teatro Solís por dentro, gratuitamente, em 3 horários: 11 h, 12 h e 16 h.

>> Leia também: Onde comer em Montevideo

Visita guiada ao Teatro Solís em Montevideo
Visita guiada ao Teatro Solís em Montevideo

VAMOS FALAR DE DINHEIRO?

Se precisar de empréstimo para a viagem, existem empresas especialistas em crédito pessoal para ajudar nesse sentido. Para conhecer algumas delas, clique aqui.

Um cartão de crédito internacional ajuda a acumular milhas e evita que você carregue muito dinheiro na viagem aumentando a segurança. Clique aqui para conhecer algumas opções.

Para ter acesso a vários serviços financeiros, gerenciar gastos e pagar boletos durante a viagem você pode criar uma conta digital em sites como esses aqui da lista.

Como é a visita guiada?

Por falta de tempo ou planejamento, muitas pessoas acabam não realizando a visita guiada, tendo oportunidade apenas de contemplar a bela parte exterior do Teatro Solís.

A curiosidade sobre a visita guiada surge de qualquer maneira, então venha comigo para eu contar um pouco da visita para você!

Escolhi a visita em espanhol, para praticar o idioma, e não tive grandes problemas para compreender.

Muitos viajantes costumam não recomendar a visita em português e dizem que em espanhol e inglês, as informações costumam ser passadas de forma mais clara. Além disso, deixo a dica de realizar a visita pela manhã, onde há interações com atores.

Entretanto, mesmo escolhendo outros horários, não é raro deparar-se com ensaios ou outras intervenções acontecendo no teatro. Uma verdadeira experiência de imersão!

Durante a visita guiada ao Teatro Solís, é possível conhecer todos os espaços do teatro. Você provavelmente irá se surpreender com cada detalhe da arquitetura, além de sua acústica de alto nível.

O destaque fica por conta da sala principal e sua imponente beleza. Entre lustres exuberantes e camarotes que costumavam abrigar apenas a classe alta, é muito interessante observar a preocupação da prefeitura de Montevidéu em democratizar o acesso a esse espaço.

Para complementar as informações passadas pelo guia, você também pode baixar o aplicativo do Teatro Solís, que conta até com realidade aumentada, para que sua experiência ao explorar o local seja ainda mais rica.

Com o aplicativo, é possível conhecer mais detalhes da história do teatro, a partir de objetos que já estiveram presentes em sua decoração.

>> Leia também: Dicas para as férias de julho no Uruguai

Visitas guiadas especiais do Teatro Solís

Além das visitas para o público geral, o Teatro Solís oferece visitas guiadas para instituições, como escolas e outras instituições de ensino. Além dessa visita, são oferecidos alguns passeios temáticos.

Um deles é o Re-Suena el Solís, que tem como tema a música. Essa visita é voltada para estudantes e termina com uma vivência musical superinteressante na Sala Sonora do Teatro Solís.

Outra visita temática é a Mitos y Leyendas desde la Masonería: Um passeio inusitado que percorre as instalações do teatro e observa as referências à maçonaria presentes na arquitetura e ornamentação dos espaços do Teatro.

Você pode conhecer todas as informações sobre as visitas guiadas temáticas e descobrir como participar através do site do Teatro Solís.

Lá, também estão disponíveis informações sobre o aplicativo, para que você possa realizar sua visita com o complemento da realidade aumentada. Para acessar visite esse link.

>> Leia também: Vale a pena curtir o carnaval no Uruguai?

Que tal assistir a um espetáculo no Teatro Solís?
Que tal assistir a um espetáculo no Teatro Solís?

COMPARADOR DE SEGURO DE VIAGEM

Assistir um espetáculo no Teatro Solís

Caso você tenha tempo, indico encaixar na sua viagem a Montevideo a experiência de assistir um espetáculo no Teatro Solís para viver uma experiência única.

Eu não pude fazer isso durante minha estadia, mas fiquei com expectativas altas para garantir minhas entradas na próxima vez. Os preços são acessíveis e os espetáculos, inúmeros, para todos os gostos.

Hoje em dia, até mesmo apresentações musicais tem seu espaço no teatro, de artistas internacionais diversos.

Você pode conferir maiores detalhes da programação neste link, para programar seu roteiro.

>> Leia também: Como é o réveillon em Montevideo

Souvenirs e café no Teatro Solís

O Teatro Solís também conta com loja de souvenirs e uma cafeteria. Terminar sua visita guiada com um cafezinho é a garantia de um passeio perfeito e você pode aproveitar a loja para garantir uma lembrança para uma pessoa querida.

Abaixo, mais informações sobre o horário de funcionamento:

Loja de souvenir do Teatro Solís

  • Funcionamento: de segunda a domingo, das 11 h às 19 h.

Cafeteria do Teatro Solís

  • Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 11h30 às 19 h.
  • Aos sábados, das 12 h às 21 h
  • Aos domingos, das 15 h às 19 h.

>> Leia também: Onde fazer compras em Montevideo

Onde se hospedar para conhecer o Teatro Solís?

Como o Teatro Solís está localizado no Centro Histórico de Montevideo, não faltarão opções para você se hospedar.

Ficar na região de Ciudad Vieja é muito vantajoso para quem quer conhecer não apenas o Teatro, mas todos os outros pontos turísticos do bairro.

Você estará perto de algumas das mais conhecidas atrações de Montevidéu e também de bares e outros locais propícios para quem quer aproveitar a vida noturna.

Porém, vale ressaltar que, por tratar-se de uma região central, o movimento de pessoas pode cair muito à noite, e que são os horários onde principalmente acontecem as apresentações no teatro.

Para maior segurança no deslocamento até o Teatro Solís, recomendamos a saída do hotel de táxi ou Uber, assim como no retorno após a apresentação.

Opções de hotéis em Montevideo

Conheça algumas recomendações de hotéis em Montevideo encontradas em sites de hospedagem, todas bem avaliadas.

Alma Histórica Boutique Hotel

O Alma Histórica Boutique Hotel um daqueles hotéis que você fica hospedado e volta para casa maravilhado, tamanha a beleza. Além disso fica localizado a poucos metros do Teatro Solís. Endereço: Calle Solís, 1433.

Alma Histórica Boutique Hotel
Alma Histórica Boutique Hotel

Puerto Mercado Hotel

O Puerto Mercado Hotel é uma ótima opção, com boa localização e café da manhã incluso. Endereço: Cerrito, 262.

Splendido Hotel

O Splendido Hotel é um hotel mais simples, porém que conta com localização privilegiada, com vista para o Teatro Solís, além de traslado para o aeroporto. Endereço: Bartolome Mitre, 1314.

Radisson Victoria Plaza

Outro hotel que merece nossa indicação é o Radisson Victoria Plaza, localizado na Praça da Independência, 759, de categoria 5 estrelas e que chama muito a atenção na cidade, principalmente pela sua qualidade, mas também por sua iluminação noturna.

Radisson Victoria Plaza em Montevideo
Radisson Victoria Plaza em Montevideo

DICAS PARA A BAGAGEM

Importante conhecer as regras de bagagem antes de viajar para não pagar multa ou ser barrado de entrar no avião. Para conhecer as regras, clique aqui.

Se ainda não tem a mala para a viagem, pode fazer uma consulta e cotação de malas de viagem a partir de sites como esse clicando aqui.

Reserve um espaço nas malas para eventuais compras de roupas, presentes ou produtos típicos do destino.

Opções econômicas de hospedagem

Para quem busca opções mais econômicas de hospedagem em Montevideo, é possível ficar em hostels ou pousadas.

Esses locais também são boas opções para quem busca se hospedar aonde uma maior interação com outros viajantes é possível.

La Posada

No La Posada, são oferecidas camas em quarto compartilhado e também há cozinha para você fazer suas refeições. É uma opção econômica e que com certeza te trará novas amizades. Endereço: Perez Castellano, 1424

Circus Hostel & Hotel Montevideo

O Circus Hostel é a garantia de viver bons momentos durante sua estadia, com a vantagem de estar próximo aos principais pontos turísticos de Ciudad Vieja. Endereço: Treinta y Tres, 1274

Montevideo Lounge Hostel

Mesmo sendo um pouco afastado do Teatro Solís, o Montevideo Hostel pode ser a opção perfeita para você que tem pouco tempo para ficar na cidade e quer explorar tudo que há no Centro Histórico. Endereço: Rambla 25 de Agosto, 636

Circus Hostel em Montevideo
Circus Hostel em Montevideo

Opção de Couchsurfing em Montevideo

Para quem é adepto do Couchsurfing, encontrar local para ficar em Montevidéu não será um problema.

A plataforma de hospedagem colaborativa entre viajantes conta com muitos usuários na capital do Uruguai.

Apesar de acabar tornando-se uma alternativa para economizar, utilizar esta forma de hospedagem vai muito além da economia, por propiciar conexões reais e muito significativas entre locais e viajantes.

Ainda há a opção de buscar o aluguel por temporada, a partir de sites como Airbnb, que também se tornou muito comum na cidade.

>> Leia também: Conheça as moedas do mundo e seus valores

Finalizando

Depois de conhecer mais sobre o Teatro Solís, imagino que a vontade de estar em Montevidéu tenha crescido muito.

Aproveite o forte cenário cultural presente na capital uruguaia e desfrute deste belo passeio.

Caso deseje, pode combinar a visita a outros pontos turísticos do Centro Histórico no mesmo dia.

O bairro Ciudad Vieja respira arte e traz diversas atrações para os viajantes, incluindo o famoso Mercado del Puerto, museus, livrarias e cafés. Conheça todas as nossas dicas para tirar máximo proveito do bairro neste post.

E lembre-se, não se esqueça do seguro de viagem para o Uruguai para ficar protegido durante toda a viagem. Boas opções você encontra no site Seguros Promo.

Agora queremos ouvir a sua opinião! O que você mais ficou com vontade de conhecer no Teatro Solís? Deixe abaixo o seu comentário!

Abraço e até o próximo artigo!

Júlia Saraiva
Júlia Saraiva

Júlia Saraiva teve experiências incríveis de viagem quando visitou o Uruguai e vem compartilhando suas histórias e experiências aqui no blog.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat