BAIXE GRÁTIS NOSSO KIT DE PLANEJAMENTO DE VIAGEM! CLIQUE AQUI!

Turismo no bairro Ciudad Vieja em Montevideo

QUAL O MELHOR SEGURO DE VIAGEM PARA VOCÊ?










Olá leitores do Vida de Turista, aqui é a Júlia Saraiva novamente. Hoje nós vamos falar com mais detalhes de um dos bairros que eu mais gostei de visitar e trazer dicas para o turismo em Ciudad Vieja.

Vamos trazer os principais pontos turísticos de Ciudad Vieja, trazer algumas curiosidades da região para você chegar já familiarizado e também nossa opinião sobre os lugares.

Gostaram do nosso primeiro texto com dicas de viagem para Montevideo? Se você ainda não leu o texto, fica a dica para leitura.

Onde fica o bairro Ciudad Vieja?

Localizado em uma região central, o bairro Ciudad Vieja concentra muitas das principais atrações turísticas de Montevideo, como a Plaza Independencia, o Teatro Solís e o Mercado del Puerto.

Mesmo com seu forte apelo turístico, o bairro não deixa de lado a personalidade da capital uruguaia, sendo um dos locais mais indicados para conhecer a essência da cidade e de quem vive nela.

É em Ciudad Vieja também que você pode pegar um ferry direto para Buenos Aires ou chegar até a capital argentina de ônibus (que vai até Colonia del Sacramento) e barco.

O terminal do ferry boat fica atrás do Mercado del Puerto (Rambla 25 de Agosto de 1825) e tem saídas para Buenos Aires em vários horários (manhã, tarde e noite).

Por que visitar Ciudad Vieja?

Considero visitar Ciudad Vieja indispensável, principalmente se for a sua primeira visita a Montevideo.

Viajar para Montevideo e não conhecer Ciudade Vieja é como ir ao Rio de Janeiro sem conhecer o Pão de Açúcar ou o Cristo Redentor.

Ciudad Vieja tem ares de centro antigo de São Paulo, minha cidade natal, apesar do tumulto ser bem menor.

Outros bairros de Montevidéu também possuem seu charme, mas caminhar por Ciudad Vieja é o pontapé inicial para render-se aos encantos da cidade.

Além do bônus das construções históricas, você sabia que é possível encontrar carros antigos ainda em uso em Montevidéu? Uma verdadeira viagem no tempo!

“A região respira cultura, por conta de seus diversos museus e também por seus espaços culturais e coletivos.”

Muitos dos espaços culturais surgiram nos últimos anos e contribuíram para que o bairro perdesse seu ar decadente e atraísse mais pessoas pelo seu potencial cultural e artístico.

Conheci Montevidéu após a revitalização do bairro ter iniciado – movimento que ganhou força após 2010 – e acredito que todas as manifestações artísticas presentes atualmente são fatores que fazem da capital uruguaia um dos meus locais favoritos.

>> Leia também: Como é o réveillon em Montevideo

Por onde começar?

Pela sua proximidade com o Centro de Montevidéu, é possível combinar alguns passeios para o mesmo dia.

Uma das minhas sugestões é visitar o Mirador de la Intendencia, um mirante que fica no prédio da prefeitura.

Esta atração gratuita permite uma visão incrível de Montevidéu, aumentando a expectativa para conhecer todo o resto da cidade. O mirante funciona todos os dias, das 10h às 16h. Endereço: Soriano, 1372.

Museo de História del Arte (MuHar)

Aproveite para conhecer o Museo de História del Arte (MuHar), próximo ao mirante. O museu conta com obras referentes aos períodos da Pré-História, Egito (incluindo uma múmia original que muito me impressionou) e Grécia Antiga.

Também possui coleções afro, orientais, de etnias indígenas uruguaias e da era pré-colombiana, sendo os dois últimos acervos originais, muito belos e significativos.

Apesar de muitas outras peças serem réplicas, este museu é uma interessante escolha para quem gosta de História e não dispensa um bom museu, além de também ser gratuito.

O MuHar funciona de terça a domingo, em horários diferenciados entre 13 de dezembro e 12 de março (das 12 h às 17h30). No restante do ano, fica aberto das 13h30 às 19 h. O endereço é a Rua Ejido, 1326.

>> Dicas para as férias de julho no Uruguai

Walking Tour por Montevideo

Sempre irei destacar que as ruas de Montevidéu são um convite para longas caminhadas. Há muito o que fazer em Ciudad Vieja, e uma de minhas dicas para explorar o bairro é participar de um free walking tour, principalmente se você conta apenas com 2 ou 3 dias para explorar Montevidéu.

Ao fazer uma caminhada guiada gratuita, você visita principais pontos turísticos e ainda conhece bastante da história da cidade enquanto caminha.

Comum em milhares de cidades ao redor do mundo, os walking tours costumam ter guias bilíngues (caso não tenha, é uma boa oportunidade para praticar espanhol, certo?) e permitem que você conheça outros viajantes.

Conheça mais informações sobre os walking tours em Montevidéu aqui: https://www.freewalkingtour.com.uy/?lang=es

Uma curiosidade do passeio a pé por Montevideo é que algumas pessoas costumam destacar o fato de Montevidéu ser uma cidade latina com ares europeus.

“Prefiro dar ênfase às características únicas desta capital, que existem principalmente por ela ser latina.”

De qualquer forma, vale dizer que em Montevidéu existe a Fuente de los Candados, localizada no centro também.

Com proposta parecida com a ponte que existe em Paris, dizem que o amor do casal que deixa um cadeado com seus nomes nela, dura para sempre. Endereço: Av. 18 de Julio, 1249.

>> Leia também: Como é o réveillon no Uruguai

Plaza Independencia

A Plaza Independencia é um dos cartões-postais de Montevidéu.

Ao seguir caminhando rumo a Ciudad Vieja, você ainda pode conhecer o Museo del Azulejo (Yí, 1444, próximo a Av. 18 de Julio) e conferir os mais de 5.000 azulejos, dos mais variados estilos presentes no museu.

Seguindo pela famosa Av. 18 de Julio você chega até a Plaza Independencia. Quando chegar lá é que você saberá que está oficialmente em Ciudad Vieja!

Nesta mesma praça, é possível avistar diversas atrações, como o Palacio Salvo, que abriga o Museo del Tango, Teatro Solís, e a Puerta de la Ciudadela, antigo portal que dava acesso a Montevidéu.

Na Plaza se encontra o monumento de José Gervasio Artigas, militar que atou pela independência do Uruguai, além de seus restos mortais no subsolo.

O centro histórico de Montevideo é passeio obrigatório
O centro histórico de Montevideo é passeio obrigatório

COMPARADOR DE SEGURO DE VIAGEM

Visita guiada ao Teatro Solis

De todas as atrações culturais de Montevideo, escolhi fazer uma visita guiada ao Teatro Solís.

Como amante das construções neoclássicas e de toda a atmosfera presente nas óperas e outros espetáculos, conhecer um teatro é sempre um passeio imperdível.

A visita, que atualmente custa 90 pesos uruguaios (aproximadamente R$ 9,50) é uma opção acessível caso você não possa assistir a um espetáculo.

As visitas acontecem de segunda a domingo: às 11 h, 12 h, 16 h e 17 h e são oferecidas em inglês, espanhol e português.

Escolhi em espanhol para praticar o idioma e não tive grandes problemas. Conheça a programação dos espetáculos aqui: https://www.teatrosolis.org.uy/home Endereço: Buenos Aires S/N

Montevideo que respira arte e cultura

Minha próxima parada, seguindo pela Puerta de la Ciudadela, foi a charmosa Librería Más Puro Verso.

A visita é obrigatória para todos os amantes de livros e a dica é aproveitar para tomar um café e contemplar a arquitetura art noveau do espaço. Endereço: Sarandí, 675

Perto da livraria, está o Museo Torres García, inteiramente dedicado ao artista uruguaio Joaquín Torres García.

Apesar de ser considerado um dos artistas mais importantes do último século, meu primeiro contato com sua obra ocorreu apenas ao visitar este museu.

Vale a pena dedicar parte do seu roteiro a este local e assim conhecer um pouco mais da cena artística do país.

O museu funciona de segunda a sábado, das 10 h às 18 h e a entrada custa em torno de 150 pesos (aproximadamente R$ 15,00). Endereço: Sarandí, 683

Arte de rua em Montevideo

Além das opções típicas de qualquer roteiro, destaco a arte de rua presente na Ciudad Vieja, que inclusive contribuiu imensamente para a recente transformação do bairro em um local mais seguro e artisticamente plural.

Não será difícil encontrar belíssimos grafites durante sua caminhada, principalmente ao permitir-se caminhar pelas travessas do bairro.

Você pode conferir um mapa completo da arte de rua de Montevidéu aqui: http://www.streetart.uy/

“Outro aspecto incrível de Ciudad Vieja é a quantidade de coletivos independentes e espaços culturais.”

Um dos meus locais favoritos, a Casa Wang, conta com diversos artistas uruguaios independentes, incluindo muralistas, ilustradores e pintores, convivendo nesta casa que funciona como ateliê e espaço para exposições.

Oficinas, eventos e seminários de serigrafia, desenho, entre outras linguagens artísticas, tomam conta da programação. Endereço: Juan Carlos Gómez, 1538.

Turismo na Ciudad Vieja em Montevideo
Turismo na Ciudad Vieja em Montevideo

Mercado del Puerto e outras atrações culturais

Próximo ao Mercado del Puerto, mercado gastronômico imperdível para quem busca degustar o autêntico asado uruguaio, encontram-se alguns locais bem interessantes, fora do roteiro tradicional.

O Palacio Taranco, mais uma atração gratuita, foi uma agradável surpresa em meu passeio pela Ciudad Vieja.

O casarão costumava ser a residência da família Ortiz de Taranco e hoje abriga o Museo de Artes Decorativas, sendo que está aberto para visitação, com grande parte do mobiliário, decoração e acervo artístico pertencentes à família totalmente intactos.

O cenário é inacreditável e a riqueza de detalhes nos transporta para outra época. O Palacio Taranco pode ser visitado de segunda à sexta, das 12h30 às 17h40. Endereço: 25 de Mayo, 376

Museo de Arte Precolombino

Na mesma rua, fica o Museo de Arte Precolombino e Indígena, com seu rico acervo de peças arqueológicas e etnográficas de diferentes comunidades latino americanas e também das indígenas que habitavam o território uruguaio antes da colonização, como as etnias charruas, chanaés e guaranis.

“Um aspecto muito triste a ser apontado é todo o apagamento histórico direcionado aos indígenas, primeiros moradores do país.”

Muitas reflexões são necessárias a partir disso, e visitar o MAPI é uma forma de explorar um pouco mais de História, que vai além do que a maioria conhece.

Você pode conhecer o museu de segunda à sexta, das 10h30 às 18 h. Endereço: 25 de Mayo 279. Entrada: 130 pesos uruguaios (aproximadamente R$ 13,00)

Museo del Carnaval

Antes de finalizar seu roteiro pelo bairro histórico de Ciudad Vieja, faça uma parada no Museo del Carnaval e conheça alguns símbolos, fantasias e tradições que fazem parte desta festa tão celebrada pelos uruguaios.

É injusto comparar o Carnaval do Uruguai de lá com as festas brasileiras – pessoalmente, não trocaria o Carnaval do Brasil por nenhum outro – mas vale muito a pena conhecer o museu e imaginar um pouco dessa festa que dura mais de 40 dias, tomada por ritmos tradicionais, como o candombe.

A entrada custa 120 pesos (R$ 12,00) e o museu funciona de segunda a domingo, das 11h às 17h. Endereço: Rambla 25 de Agosto de 1825, 218.

Finalizando

Não faltam motivos para Ciudad Vieja ser a primeira parada da maioria dos viajantes.

Explorar o bairro mais antigo de Montevidéu requer um pouco de disposição, mas garanto que será uma experiência enriquecedora, e que a cada visita, algo novo surgirá em seu caminho.

E lembre-se, não se esqueça do seguro de viagem para o Uruguai para ficar protegido durante toda a viagem. Boas opções você encontra no site Seguros Promo.

Agora é hora de anotar todas as dicas para explorar Ciudad Vieja, em Montevidéu e preparar-se para a caminhada! Bom passeio!

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI!

  • Se quiser viajar para o paraíso, o Zarpo tem os melhores pacotes de viagem em resorts e hotéis de tirar o fôlego.
  • Para encontrar a passagem aérea com o menor preço do mercado, não deixe de consultar o site da MaxMilhas que consulta os preços em várias companhias aéreas!
  • Reserve diárias de hotel no mundo inteiro de maneira prática e segura no Booking.com, com opção de cancelamento grátis e sem precisar pagar antecipadamente!
  • Precisa de aluguel de carro? Na RentCars o pagamento é feito em reais, sem cobrança de IOF parcelado sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.
  • E não esqueça do seguro viagem. Na Seguros Promo você usa o cupom VIDADETURISTA5 e ganha desconto de 5% na compra.
  • Para os passeios, ingressos para tours, shows e entradas em museus você pode contar com a Get Your Guide em vários lugares do mundo.
  • Com o cupom VIDADETURISTA da América Chip você ganha 5% de desconto na compra de um chip internacional para viajar conectado o tempo todo.

Ao fazer uma compra com um parceiro através do blog recebemos uma pequena comissão. Ninguém paga a mais por isso e de quebra ajuda o blog a trazer sempre artigos e novidades atualizadas. Obrigado! =)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *