BAIXE GRÁTIS NOSSO KIT DE PLANEJAMENTO DE VIAGEM! CLIQUE AQUI!

Tudo sobre Montevideo: o que fazer em Montevideo e outras dicas

QUAL O MELHOR SEGURO DE VIAGEM PARA VOCÊ?










Olá leitores do Vida de Turista, tudo bem? Sou a Júlia Saraiva e vim compartilhar minhas dicas de viagem com vocês, começando por esse texto onde viemos trazer tudo sobre Montevideo.

Vamos trazer informações gerais sobre a capital do Uruguai, sobre os passeios que podem ser feitos esticando até Punta del Este, Ciudad Vieja e até mesmo Buenos Aires.

Assim como também vamos trazer informações sobre a melhor época para viajar para Montevideo, pontos turísticos cruciais para ser levado em consideração na viagem e muito mais.

O que esperar da viagem para Montevideo

Por ser um destino repleto de encantos, Montevidéu (ou Montevideo) tem atraído cada vez mais turistas. Seja por suas belezas naturais, construções históricas ou seus ares progressistas, tento superar a capital uruguaia desde nosso primeiro encontro.

É inevitável dizer que voltei completamente apaixonada por Montevidéu, que conquista não apenas pela segurança, pessoas e tradições, mas por sua energia única, que faz com que você se sinta estranhamente em casa, mesmo com a língua distinta e estando longe da onde veio.

Na terra de grandes escritores e artistas diversos, a paixão pelo futebol é tão presente quanto no Brasil. E lá, o nosso chimarrão é chamado de mate, outro grande símbolo no cotidiano uruguaio.

Talvez seja tão fácil encantar-se por Montevideo pelas semelhanças que compartilha com diversas cidades brasileiras, e nas diferenças, diversas outras belezas surgem.

“Se você está buscando pelo local ideal para sua próxima viagem, vale dar uma chance a esta cidade que surpreende em cada detalhe.”

Onde fica Montevidéu?

Como já dissemos, Montevidéu é a capital do Uruguai, um destino muito próximo ao Brasil, distante apenas 800 km de Porto Alegre, por exemplo, capital de um estado mais próxima do Brasil.

A maior cidade uruguaia está localizada ao sul do país, às margens do Rio de La Plata, que também banha Buenos Aires, capital da Argentina.

Esticada até Buenos Aires

A distância de Montevidéu até Buenos Aires é de apenas 590 km, por terra, ou seja, menos do que a distância até Porto Alegre, como mencionamos acima.

Você pode fazer esse trajeto de forma rápida e assim conhecer os dois destinos na mesma viagem. Garanto que conhecer Buenos Aires vale muito a pena também! Assim como o Thiago já falou em sua viagem para Buenos Aires em 2010.

As duas experiências, distintas, enriquecem muito a vivência de qualquer viajante. Para chegar na capital portenha, também é possível escolher entre viajar apenas de barco, saindo de Montevidéu, ou utilizando ônibus e barco, com parada em Colônia del Sacramento.

Esticada até Punta del Este

Montevidéu está próxima de outro destino muito procurado pelos turistas que é Punta del Este. O balneário mais famoso do Uruguai fica a 120 Km de distância da capital.

Com festas, belas paisagens, e incluindo um pôr-do-sol incrível, é um grande atrativo para o público jovem e as famílias de classe média alta, além de turistas.

Como a distância até Punta del Este não é grande, vale a pena esticar a viagem até lá para curtir praias banhadas pelo mar do Oceano Atlântico mais ao sul. Só leve em consideração que o mar ali é mais gelado, mesmo no verão.

Desembarque em Montevideo

Ao desembarcar no aeroporto de Montevidéu, o Aeroporto de Carrasco, você estará a 20 km do centro. Preste atenção no câmbio, que pode chegar a uma diferença de 20% em relação aos outros lugares.

Nossa sugestão é trocar câmbio no aeroporto de Montevideo apenas na quantidade que irá precisar para o táxi, por exemplo. O restante pode ser trocado antes em casas de câmbio no Brasil e também em casas de câmbio dentro do Uruguai.

Existem várias maneiras de sair do aeroporto para chegar ao centro, sendo Uber, van e ônibus as mais econômicas, dependendo da quantidade de pessoas.

“Quando viajo, costumo escolher o que é mais acessível: ônibus quando estou sozinha ou em dupla e Uber quando estou com mais pessoas.”

O que fazer em Montevidéu?

Montevidéu é conhecida por oferecer grande qualidade de vida aos seus moradores, mas os viajantes também podem desfrutar de sua energia agradável e estilo pacato.

É possível percorrer Montevidéu a pé ou de bicicleta e assim explorar a cidade como um local.

Lembro com carinho das minhas andanças por lá e a impressão de estar caminhando por uma cidade do interior ao conhecer alguns bairros, sem deixar de lado as facilidades de uma capital.

Mesmo pequena, Montevidéu atende a muitos públicos com atrações diversas, além de boa comida. Descubra agora o que fazer em Montevidéu, prepare as câmeras e o olhar para contemplar a capital.

Ciudad Vieja: Indispensável no seu roteiro!

O Centro Histórico de Montevidéu fica localizado em Ciudad Vieja, o bairro mais antigo de Montevideo, e é perfeito para todos que desejam admirar a arquitetura da cidade, mergulhar na história da arte nacional através dos museus, espaços culturais e até mesmo com a arte de rua, cada vez mais presente.

Uma das sensações mais marcantes em Montevidéu é justamente a nostalgia, que se intensifica ao visitarmos locais tão cheios de história.

Alguns dos pontos turísticos de Montevideo incluem a Plaza Independencia, o Mercado del Puerto – um ótimo local para experimentar o legítimo churrasco uruguaio – além do Teatro Sólis, que oferece visitas guiadas e preços populares para diversos espetáculos.

Vale a pena conhecer também o Museo Torres García, a Livraria Más Puro Verso, o MAPI (Museu de Arte Precolombino e Indígena) e o Museo del Carnaval.

Confesso que os museus tomaram conta do meu roteiro em Montevidéu, por serem opções acessíveis e até gratuitas, como no caso do Museo de História del Arte (MuHar).

“Ciudad Vieja costumava ser um bairro mais perigoso e propenso ao crime, mas por conta dos diversos espaços e eventos voltados para a cultura e a arte, este cenário tem se modificado.”

O centro histórico de Montevideo é passeio obrigatório
O centro histórico de Montevideo é passeio obrigatório

COMPARADOR DE SEGURO DE VIAGEM

Passeios pela natureza em Montevideo

Além de cultura e história, Montevidéu também é uma cidade repleta de paisagens incríveis, sendo que muito pouco se fala sobre isso.

Banhada pelo Rio de La Plata, a cidade conta com mais de 20 km de costa e uma área verde com uma média de 4 árvores por habitante.

Fazer uma caminhada pelas ramblas, como são chamadas as avenidas que beiram o rio, é um passeio imperdível. O rio é chamado de mar pela maioria dos uruguaios, dada sua extensão.

Durante a caminhada, algumas paradas sugeridas são a Playa de Pocitos e o letreiro de Montevidéu, para viajantes que curtem fotos clássicas.

A Playa de Malvín, com suas águas mais cristalinas, foi um dos lugares que mais gostei de conhecer, que inclusive me despertou um desejo imenso de morar em Montevidéu um dia.

É a escolha perfeita para os que buscam tranquilidade, ainda mais por ser um pouco mais afastada do centro, distante 10 km do centro histórico.

Independente da praia de Montevideo, indico a caminhada por la rambla a todos que visitam Montevidéu, para compreender a poesia que existe em uma cidade banhada por um rio, com um horizonte imenso a sua frente, assim como a relação dos moradores com o local em que vivem.

“A mistura entre o ambiente urbano e o litoral é provavelmente meu aspecto favorito sobre Montevidéu.”

Vale a pena fazer passeio pelas ramblas em Montevideo
Vale a pena fazer passeio pelas ramblas em Montevideo

Outros passeios em Montevideo

Outros passeios em Montevideo incluem o Jardim Botânico e o Parque Rivera. Ambos são ótimas escolhas para fazer um piquenique, tomar el mate e vivenciar um pouco mais da rotina local.

Participar de uma roda de mate com os uruguaios é uma experiência intimista e muito bacana, algo que certamente irá acontecer se você fizer amizades por lá.

O Parque Rodó, um dos mais antigos de Montevidéu, conta com parque de diversões, lago, bosque, campo de golfe, anfiteatro e até mesmo um castelo e um cassino, além de abrigar o Museo Nacional de Artes Visuales.

Outro passeio que pode enriquecer sua jornada é conhecer o Estadio Centenario. Assim como no Brasil, o futebol é uma das grandes paixões nacionais no Uruguai, tanto que este estádio foi construído para jogos da primeira Copa do Mundo, realizada em 1930.

Para os amantes de experiências fora do roteiro tradicional, a pedida é a Feria de Tristán Narvaja, uma feira que ocorre há mais de 100 anos, aos domingos.

É um lugar onde você pode encontrar de tudo um pouco, entre antiguidades, roupas, artesanato e muito mais! É frequentado inclusive por locais, um passeio para ser visto com os próprios olhos.

No mesmo dia, aproveite para conhecer a Babilonia Libros, uma livraria e sebo que parece ter saído de um filme alternativo.

O domingo em Montevidéu traz oportunidades para você conhecer alguns pontos turísticos com mais calma e aproveitar a atmosfera familiar e aconchegante que este dia costuma trazer. Essa feira e livraria, por exemplo, foram indicados por moradores que conheci por lá.

“Se você é fã de livros, a Diómedes Librería e a Biblioteca Nacional completam este roteiro cultural.”

>> Leia também: Como é o réveillon em Montevidéu

Vida noturna em Montevideo

A cidade carrega a fama de não ter muito agito, mas a vida noturna em Montevidéu não deixa a desejar.

Escolha algum dos bares próximos ao Teatro Sólis, na rua Bartolomé Mitre ou Boulevard España para provar drinks e cervejas artesanais ou curta música ao vivo no La Trastienda Club e bar Inmigrantes.

“Se você curte balada, a pedida é o El Pony Pisador, que também tem música ao vivo.”

Uma dica: os boliches de Montevideo, termo usado para “boate”, começam a bombar mais tarde, por volta das 2h. Pessoalmente, prefiro desfrutar dos lugares durante o dia, mas como podem ver, há muitas opções para quem quer curtir a noite.

Ainda sobre música em Montevideo, vale visitar a Ayuí Discos, ao lado do Teatro Galpón, para comprar vinis ou simplesmente aproveitar o extenso acervo da loja para conhecer mais da música tradicional uruguaia.

Não deixe de conhecer o candombe, ritmo afro-latino com grande carga histórica. Tenho certeza que o ritmo único te deixará instigado e encantado pela cultura folclórica do Uruguai.

>> Dicas para as férias de julho no Uruguai

Hospedagem em Montevideo

Para quem busca viajar da forma mais econômica, é possível ficar em hostels, Airbnb ou utilizar Couchsurfing. O contato com os locais e/ou viajantes e mochileiros é garantido, e muitas dicas certeiras surgem, o que enriquece muito minhas experiências.

Para quem busca uma hospedagem mais elaborada para passar momentos ainda mais agradáveis ou ter o suporte para toda a família, pode reservar qualquer um dos mais de 100 hotéis no Uruguai, com destaque para o Radisson Victoria Plaza, o Hilton Garden Inn ou o Smart Hotel.

>> Consultar mais opções de hospedagem

Gastronomia em Montevidéu

O turismo em Montevidéu também inclui algumas experiências gastronômicas únicas: O Uruguai é conhecido por seus deliciosos vinhos, pelas parrilladas, as churrascarias, e pelo chivito, sanduíche preparado com lombo bovino e acompanhamentos.

Além do Mercado del Puerto, os restaurantes La Otra Parrilla, El Gaucho, La Pulpería, Bar Facal, Bar Arocena e Chivipizza são algumas opções renomadas para experimentar as iguarias típicas.

Aos amigos vegetarianos e veganos, como eu, a boa notícia é que esse mercado tem ganhado força na capital nos últimos anos.

É importante dizer que comer em Montevidéu pode sair caro e que não comer carne em um país onde o consumo dela é cultural torna-se uma experiência difícil. Por isso, costumo comprar em mercados e cozinhar no local que estou hospedada durante a viagem.

De qualquer forma, vale conhecer o Mercado Verde e os restaurantes Vegan Wraps (único lugar 100% vegano) e Rincón Natural.

Para tomar um delicioso café em Montevideo, a pedida é o Café Brasilero, que funciona desde 1877, na Ciudad Vieja.

O churrasco faz parte da gastronomia em Montevideo
O churrasco faz parte da gastronomia em Montevideo

Quando ir para Montevidéu

O Uruguai tem estações mais definidas, o que torna o clima no país muito agradável. É possível curtir as praias quando a temperatura em Montevidéu está mais alta.

Também é possível aproveitar o charme do frio de Montevideo para degustar um bom vinho e assistir ou dançar tango, outra das tradições do país. Coloque El Milongón, Bar Fun Fun e Primuseum em sua lista para viver essa experiência!

De qualquer forma, o vento é constante o ano inteiro e a temperatura em Montevidéu atinge temperaturas realmente altas apenas no ápice da alta temporada, no verão.

Prepare-se para uma média de 30 graus no verão em Montevideo, entre dezembro e março, e com temperaturas entre 12 graus e 22 graus no outono e na primavera.

Já no inverno em Montevideo, principalmente por conta da umidade, é preciso estar bem preparado para o frio, com temperaturas que podem chegar a 6 graus. Importante levar casacos na mala de viagem.

Outra dica é quanto ao carnaval do Uruguai que é o mais longo do mundo (sim, bate o carnaval do Brasil), com mais de 40 dias de festa e uma mistura de teatro e música. Essa pode ser a oportunidade para aproveitar um feriado de carnaval de maneira diferente.

>> Leia também: Como é o réveillon no Uruguai

Passagens aéreas para Montevideo

Conhecer o clima antes de escolher a melhor época para viajar é fundamental, assim como ficar atento a esses detalhes na hora de comprar passagens para Montevidéu e garantir que sua experiência seja a melhor possível e até mesmo mais econômica.

Os preços tendem a subir muito durante a alta temporada. Uma alternativa aos valores praticados nesta estação é viajar durante a primavera, considerada média temporada.

Esta foi a minha escolha, e além da época ser ótima para encontrar passagens e pacotes para Montevidéu com preços mais atrativos, pude desfrutar de um clima mais ameno e não encontrei as ruas desertas, como acontece na baixa temporada.

Apenas lembre-se de checar também promoções de passagens aéreas para Montevidéu para viajar da forma mais econômica possível que às vezes podem sair mais baratas do que passagens de ônibus ou viagens de carro, por exemplo.

>> Fazer cotação de passagem aérea

Caminho terrestre até Montevideo

Se você decidir o caminho terrestre e passar pelo Rio Grande do Sul, saiba que é possível chegar no Uruguai de ônibus, partindo de diversas cidades.

É uma ótima dica para quem está fazendo mochilão para Montevideo, sendo possível também pegar um avião ou ônibus até o RS e fazer o resto de carona.

Durante minhas andanças pelo país, pude observar que os boatos sobre as caronas em Montevideo são verdadeiros: é muito fácil e as pessoas realmente estão acostumadas a viajar assim por lá.

Seguro de viagem para Montevideo

Ao viajar para o exterior é mais do que importante contar com a proteção de um seguro de viagem, já que lá fora não estamos protegidos pelo SUS como aqui no Brasil. Os turistas precisam arcar com qualquer custo de hospital, atendimentos médicos e remédios.

Portanto para evitar aborrecimentos financeiros em caso de ficar doente ou acidentes, considere viajar com um seguro de viagem para Montevideo.

Algumas boas opções podem ser encontradas no site da Seguros Promo, que é parceiro do Vida de Turista. Quem quiser cupom, pode utilizar o cupom VIDADETURISTA5 para ganhar 5% de desconto.

>> Fazer cotação de seguro de viagem

Dinheiro em Montevideo

A moeda oficial de Montevideo é o peso uruguaio. Você pode fazer a troca em casas de câmbio nos aeroportos ou até mesmo em casas de câmbio no Brasil como mencionamos ao longo do texto.

Outra opção pode ser viajar com um cartão de crédito internacional. Depois que o governo aprovou que o valor da cotação da moeda estrangeira do dia da compra deve ser respeitado, ficou mais fácil saber qual o valor exato que você gastou na compra.

Se precisar de indicação de cartões de crédito internacional para a viagem, você pode consultar nossa página especial que traz uma lista de bancos que oferecem cartões de crédito para os viajantes.

Se precisar de empréstimo para a viagem a Montevideo, também existem bancos que fazem empréstimos específicos para viagens e pacotes de turismo. Alguns desses bancos você pode consultar nessa página.

Finalizando

Com todas as informações em mãos, é hora de desfrutar da capital uruguaia, aproveitar o melhor da cidade e transformar sua estadia em Montevidéu em uma experiência inesquecível.

O desejo de retornar, e quem sabe até mesmo morar em Montevidéu, este lugar belíssimo, é inevitável.

Diversas vezes, lamento estar longe e penso em retornar e conhecer todos os cantos que não pude explorar na primeira visita.

A motivação para acreditar que existem locais igualitários e tão incríveis quanto Montevidéu, entretanto, não deixou de me acompanhar.

Nos próximos artigos, vou trazer mais detalhes da experiência de visitar vários dos pontos turísticos citados aqui no texto para ajudar você no seu planejamento de viagem.

Abraço!

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI!

  • Se quiser viajar para o paraíso, o Zarpo tem os melhores pacotes de viagem em resorts e hotéis de tirar o fôlego.
  • Para encontrar a passagem aérea com o menor preço do mercado, não deixe de consultar o site da MaxMilhas que consulta os preços em várias companhias aéreas!
  • Reserve diárias de hotel no mundo inteiro de maneira prática e segura no Booking.com, com opção de cancelamento grátis e sem precisar pagar antecipadamente!
  • Precisa de aluguel de carro? Na RentCars o pagamento é feito em reais, sem cobrança de IOF parcelado sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.
  • E não esqueça do seguro viagem. Na Seguros Promo você usa o cupom VIDADETURISTA5 e ganha desconto de 5% na compra.
  • Para os passeios, ingressos para tours, shows e entradas em museus você pode contar com a Get Your Guide em vários lugares do mundo.
  • Com o cupom VIDADETURISTA da América Chip você ganha 5% de desconto na compra de um chip internacional para viajar conectado o tempo todo.

Ao fazer uma compra com um parceiro através do blog recebemos uma pequena comissão. Ninguém paga a mais por isso e de quebra ajuda o blog a trazer sempre artigos e novidades atualizadas. Obrigado! =)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *