BAIXE GRÁTIS NOSSO KIT DE PLANEJAMENTO DE VIAGEM! CLIQUE AQUI!

Viagem para o Rio Grande do Sul

Planejando viagem para o Rio Grande do Sul? Quando eu escuto falar do estado do Rio Grande do Sul logo me lembro da tradição e cultura gaúcha, com homens e mulheres pilchados (vestidos com a roupa típica) honrando sua história e tradição.

Já estive no estado por pelo menos 3 oportunidades e em todas elas aproveitei bastante a viagem para o RS para conhecer mais sobre sua cultura e tradição.

O estado do Rio Grande do Sul se destaca em termos de turismo por ter um dos destinos de viagem mais procurados no Brasil que é a cidade de Gramado.

Gramado encanta pelo Natal Luz de Gramado e também pela infinidade de atrativos turísticos, principalmente atrativos culturais que agradam os turistas de todas as idades.

Por sinal, a serra gaúcha como um todo é muito legal, tanto quando se vai conhecer as vinícolas de Bento Gonçalves quanto se vai conhecer as belezas do interior de Caxias do Sul.

Outro destaque do estado gaúcho é a capital Porto Alegre quando ocorre o tradicional acampamento farroupilha, no qual acontece um acampamento tradicionalista onde vários grupos de amigos e grupos empresariais se reúnem para celebrar a semana farroupilha.

O Rio Grande do Sul também é o local onde se é possível ver os cânions de Itaimbezinho pelo lado de cima, tendo uma vista espetacular da natureza e estando mais próximo dos céus.

Outro destaque fica com a cidade de Torres que é um destino de praia belíssimo e que recebe o famoso Festival Internacional de Balonismo de Torres.

Esse é o artigo onde você vai encontrar todas as informações necessárias para você se inspirar e planejar uma viagem para o Rio Grande do Sul.

Você vai se informar sobre as principais regiões turísticas do Rio Grande do Sul, os meios de transporte para se chegar até as cidades, recomendações de hospedagem, dicas de gastronomia e muito mais.

Principais Regiões Turísticas

O estado do Rio Grande do Sul possui ao todo 27 regiões turísticas para você realizar um mergulho na história e cultura riograndense:

  • Alto da Serra do Botucaraí
  • Campos de Cima da Serra
  • Carbonífera
  • Central
  • Centro Serra
  • Costa Doce
  • Cultura e Tradição
  • Delta do Jacuí
  • Fronteira
  • Hortênsias
  • Litoral Norte Gaúcho
  • Pampa Gaúcho
  • Porto Alegre
  • Rota Águas e Pedras
  • Rota das Araucárias
  • Rota das Terras Encantadas
  • Rota do Rio Uruguai
  • Rota do Yucumã
  • Rota missões
  • Termas e Lagos
  • Uva e Vinho
  • Vale do Caí
  • Vale do Jaguari
  • Vale do Paranhana
  • Vale do Rio dos Sinos
  • Vale do Rio pardo
  • Vale do Taquari

“Tem regiões que são muito mais preparadas para receber os turistas e consecutivamente mais visitadas, sendo que trouxemos aqui um pouco mais de informações sobre as principais regiões.”

Há muito o que descobrir no Rio Grande do Sul e por isso vamos falar agora de algumas dessas regiões em especial para ajudar o leitor no planejamento de viagem para o Rio Grande do Sul.

Região de Porto Alegre

A cidade de Porto Alegre tem mais de 1,4 milhão de habitantes e podemos ver sua grandeza e representatividade no cenário nacional.

São inúmeras as construções antigas, numa arquitetura incrível, principalmente no centro da cidade, sendo que por meio de um city tour por Porto Alegre (feito de dia ou a noite) é possível conhecer quase tudo.

Os pontos turísticos de Porto Alegre são pertos entre si, o suficiente para você conhecer a cidade em 2 horas de carro. Foi assim quando estivemos na cidade na primeira vez, como você pode ler nesse artigo, onde conhecemos Ipanema, Cidade Baixa, Gasômetro, parques, além dos estádios de futebol do Grêmio e do Internacional.

“Durante o dia é possível fazer um city tour em Porto Alegre com um ônibus especial da Linha Turismo que percorre ou o Centro Histórico ou a Zona Sul pelo preço de R$ 15,00 por pessoa.”

Destaque também para a parte cultural de Porto Alegre, como os teatros, as igrejas, o observatório, o mercado público, os shoppings e as duas universidades principais: PUC-RS e UFRGS.

Vale ainda aproveitar a viagem para Porto Alegre para passear nos parques (com destaque para o Parque Marinha, o Parque Germânia e o Parque Farroupilha), na orla do Guaíba e nos Caminhos Rurais.

Uma das maiores tradições dos gaúchos é o acampamento farroupilha de Porto Alegre que acontece tradicionalmente a partir do dia 07 de setembro e vai até mais ou menos o dia 20 (depende o calendário do ano).

Esse é o momento ideal para fazer festa e lembrar os costumes da tradição gaúcha em duas semanas inteiras em comemoração à Revolução Farroupilha celebrada no dia 20 de setembro.

O gasômetro é o símbolo de Porto Alegre
O gasômetro é o símbolo de Porto Alegre

Região das Hortênsias

A região das Hortênsias é conhecida também por ser a região da Serra Gaúcha ou a região de Gramado e Canela. É o destino mais visitado do estado e considerado um dos melhores destinos no Brasil.

A região da Serra Gaúcha oferece museus, parques temáticos, gastronomia internacional, comércio de luxo e estrutura de hospedagem diferenciada.

Além disso, a região sedia eventos de renome nacional e internacional de vários segmentos, com destaque para o Festival Internacional de Música, o Carnaval Gramado Fantasia, o Festival de Cinema de Gramado e o Natal Luz de Gramado.

Se você está planejando fazer uma viagem para Gramado ou uma viagem para Canela, vale a pena conferir a série de posts aqui no blog, onde contei em detalhes minha viagem feita na época do Natal luz de Gramado.

“Viajar para a serra gaúcha nessa ocasião fez toda a diferença para nós. Gramado e Canela estavam completamente enfeitadas e iluminadas para as festividades do Natal.”

Passeio no Mini Mundo em Gramado
Passeio no Mini Mundo em Gramado

Região das Missões

Há mais ou menos 477 km de Porto Alegre, no noroeste do estado, está localizada a Região das Missões, também chamada Rota das Missões e recebe esse nome por ser um local histórico missionário.

A região tem 46 municípios, e deles o mais visitado é São Miguel, onde fica localizado o Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo que foi declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO desde 1983, além do Museu das Missões.

É uma região que foi habitada por descendentes das mais diversas etnias (alemães, italianos, poloneses, franceses, portugueses e espanhóis), sendo que as cidades da Região das Missões encantam os visitantes por sua hospitalidade e cultura.

Destaque também para a cidade de Guarani das Missões, que possui fontes de água mineral e também é o maior centro da imigração polonesa no Brasil.

Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo
Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo

Litoral Norte Gaúcho

Esta região é muito procurada tanto pelos gaúchos como também por visitantes do Uruguai e da Argentina durante o verão. Com vida noturna agitada, eventos, ótima infraestrutura e estrutura de compras, o Litoral Norte gaúcho tem seu diferencial.

Na região é possível experimentar a cultura açoriana (cultura muito comum no estado vizinho de Santa Catarina, principalmente em Florianópolis) com destaque para o Parque Nacional da Lagoa do Peixe, em Mostardas, e para as belezas da costa da cidade de Torres.

Na Mata Atlântica e Reserva da Serra Geral também é possível praticar atividades de ecoturismo com trilhas ecológicas nas encostas e cachoeiras.

Para quem quer mais aventura no Rio Grande do Sul, é possível fazer a prática de rapel, cascade, voo livre, balonismo, cicloturismo, escalada, rafting, sand board e cavalgadas com empresas que prestam o serviço, como a Trilhas do Sul.

Também vale destacar que o município de Torres é o local do famoso Festival Internacional de Balonismo, o maior festival de balonismo da América latina, com cinco dias de competições, shows e diversão.

Festival Internacional de Balonismo em Torres
Festival Internacional de Balonismo em Torres

Como chegar até o Rio Grande do Sul

Como chegar até o Rio Grande do Sul vai depender da cidade ou região turística que você escolher para visitar. Você viu que o Rio Grande do Sul tem regiões lindas seja no Sul, Sudeste, Norte ou Nordeste do estado.

Se você escolher viajar para Porto Alegre, você pode chegar de carro, de avião ou até mesmo de barco passando pelo Guaíba. Se você escolher viajar para Gramado o transporte principal é de carro ou ônibus. Já se você viajar para o Litoral Norte, o principal caminho vai ser de carro.

Passagem aérea para o Rio Grande do Sul

O principal aeroporto do Rio Grande do Sul é o Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, sendo essa a principal porta aérea do estado.

Até existem aeroportos regionais no Rio Grande do Sul, como o aeroporto de Bagé, o aeroporto de Pelotas, o aeroporto de Caxias do Sul, o aeroporto de Passo Fundo e o aeroporto de Uruguaiana, porém que não recebem voos tão regulares.

Quem vai para Gramado e Canela, deve desembarcar em Porto Alegre, sendo que você pode viajar de carro alugado, ou através de transfer muitas vezes incluído nos próprios pacotes turísticos para Gramado. Em todo caso, também existe a opção de utilizar o ônibus da empresa Citral.

>> Passagens aéreas com desconto para Porto Alegre!

Viagem de avião para Porto Alegre
Viagem de avião para Porto Alegre

Caminho terrestre

Para viajar de carro ao Rio Grande do Sul até a capital Porto Alegre, o caminho principal vindo de Santa Catarina passa pela BR-101 e BR-290, porém também pode ser feito pela BR-116.

Para ir de Porto Alegre até o Litoral Norte gaúcho, você deve utilizar a BR-290 e a BR-101.

Já a viagem de carro de Porto Alegre para Gramado é tão famosa que é conhecida como Rota Romântica. O caminho é pela BR-116 que passa por 14 municípios, sendo possível ver no meio do caminho marcas da imigração alemã do século 19, uma rota realmente especial.

Também é possível chegar de carro até Gramado e Canela utilizando a RS-020 e RS-115. Em ambas as viagens, o trajeto aproximado leva em torno de 2 horas.

Quando já estiver na região de Porto Alegre, uma opção é experimentar a Linha Turismo para conhecer a cidade, sendo que também é possível utilizar aplicativos como Uber, 99 Pop e Cabify para se locomover.

Natal pelo mundo - Gramado - RS
Natal pelo mundo – Gramado – RS

Aluguel de carro no Rio Grande do Sul

Outra opção bastante recomendada é alugar um carro no Rio Grande do Sul que pode ser feito assim que desembarcar no aeroporto.

O aluguel de carro dá a mobilidade e flexibilidade para visitar todos os pontos turísticos, especialmente quando são férias mais longas.

Assim é possível conhecer mais cidades e curtir todo o passeio, principalmente se for pegar a estrada para o Litoral ou para a Região das Hortênsias, sem depender de ônibus ou transfer.

“Foi o que fizemos quando viajamos para Gramado. Desembarcamos em Porto Alegre e fizemos toda a rota até Gramado com carro alugado.”

O custo-benefício e as vantagens de alugar um carro podem ser conferidos em sites como da Rentcars.com ou Rental Cars que tem parcerias com locadoras do Rio Grande do Sul e oferecem a opção de reserva online.

>> Clique para fazer cotação de aluguel de carro!

Aluguel de carro em Gramado
Aluguel de carro em Gramado

Passagem de ônibus para o Rio Grande do Sul

Se intenção for viajar de ônibus para o Rio Grande do Sul, ao optar por viajar de ônibus de São Paulo para Porto Alegre você poderá utilizar a empresa Eucatur.

Na opção de viajar de ônibus de Curitiba para Porto Alegre você pode utilizar a viação Penha.

Na opção de viajar de ônibus de Florianópolis para Porto Alegre, pode utilizar as empresas Consórcio Fênix, Auto viação Catarinense ou Eucatur.

Todas essas viagens levam até a Estação Rodoviária de Porto Alegre e você pode conferir os preços atualizados em sites como da Clickbus que tem parceria com essas empresas para fazer a reserva online.

Caso vá de ônibus para Gramado e Canela, a Rodoviária Municipal de Gramado recebe ônibus de Porto Alegre e Caxias do Sul em vários horários do dia, sendo que é possível também chegar de ônibus diretamente dos outros estados.

>> Clique para fazer cotação de passagem de ônibus!

PUC - Porto Alegre - RS
PUC – Porto Alegre – RS

Onde ficar no Rio Grande do Sul

Existem várias opções de hospedagem no Rio Grande do Sul que também vão variar conforme destino escolhido. Você pode ficar em hotel, resort, pousada, hostel ou até mesmo em casas de temporada no estilo Airbnb.

Hospedagem em Porto Alegre

A rede hoteleira de Porto Alegre se concentra em alguns bairros específicos, sendo que as regiões mais indicadas para os viajantes são a região da Cidade Baixa e a região do Moinhos de Vento.

Na hospedagem na Cidade Baixa o turista fica perto do Parque Farroupilha e do Centro Histórico. Lugar onde se encontra uma vida noturna mais agitada. Ali também se localizam alguns dos hostel mais bem avaliados da capital, o Solar 63 e o Poa Eco Hostel.

Para quem prefere a hospedagem em hotel, as opções são diversas, sendo o Master Express Lima e Silva considerado uma das melhores opções com diárias a partir de R$ 125,00.

Na hospedagem da região dos Moinhos de Vento, a região é menos agitada e não tão próxima dos pontos turísticos, porém tem seu charme com cafés e restaurantes especiais para quem deseja uma boa experiência gastronômica, além de suas ruas arborizadas e clima tranquilo.

É uma região mais cara de Porto Alegre, mas mesmo assim dá para se hospedar com diárias a partir de R$ 280,00, como seria o caso no Hotel Ibis.

Já o Hotel Laghetto Viverone Moinhos seria uma opção para maior conforto, assim como o Sheraton Porto Alegre que oferece uma experiência cinco estrelas com diárias a partir de R$ 618,00.

Hotel Laghetto Viverone Moinhos
Hotel Laghetto Viverone Moinhos

Hospedagem em Gramado

Para a hospedagem em Gramado, algumas boas sugestões são ficar no centro de Gramado ou na região do Planalto e Floresta.

A vantagem de se hospedar no centro, como você pode imaginar, é a facilidade de ir a pé para os mais diversos lugares.

No Alameda Alegra Hotel, por exemplo, você encontra tarifas a partir de R$ 308,00. No Hotel Laghetto Stilo Borges você encontra a união de conforto, requinte e boa localização com diárias a partir de R$ 750. Outra opção é a charmosa pousada Petit Casa da Montanha com diárias a partir de R$ 699.

Outras duas opções um pouco mais afastadas, mas que valem muito a pena para ficar hospedado são o Hotel Alpestre que oferece muitas opções de lazer para adultos e crianças e o Wish Serrano, igualmente incrível, de categoria 4 estrelas.

E entre as opções de hospedagem em Canela podemos indicar o Hotel Serra Nevada, o charmoso Vila Suzana Parque Hotel e a Pousada Doce Canela.

Pousada Petit Casa da Montanha
Pousada Petit Casa da Montanha

Outros lugares para ficar hospedado

Caso a opção seja conhecer o Litoral Norte gaúcho você pode encontrar hospedagem em Torres na Pousada Solar Inn, na Baluarte Pousada ou então na Pousada Molhes da Barra.

E que tal ficar hospedado em uma fazenda vinícola? Existem algumas opções de hospedagem em Bento Gonçalves nesse sentido, com destaque para o Hotel & Spa do Vinho.

Já se a intenção é conhecer a região das Missões, as dicas de hospedagem são o Tenondé Park Hotel e a Pousada das Missões.

Para encontrar a melhor opção de hospedagem na viagem para o Rio Grande do Sul recomendamos sites como do Booking, do Hotéis.com e do AirBnb.

>>> Reservar hotéis e pousadas no Rio Grande do Sul!

Hotel & Spa do Vinho em Bento Gonçalves
Hotel & Spa do Vinho em Bento Gonçalves

Gastronomia do Rio Grande do Sul

De longe o prato mais tradicional do Rio Grande do Sul é um bom churrasco! Também é necessário experimentar o famoso chimarrão, conhecido como mate, sendo que é uma tradição que está culturalmente espalhada por todo o estado.

A culinária açoriana está presente no litoral gaúcho com pratos à base de muito peixe e frutos do mar, principalmente camarão, marisco, ostras e lulas. Um dos restaurantes de Porto Alegre mais bem avaliados pelo TripAdvisor é o restaurante Coco Bambu, que é especialista em frutos do mar.

Para experimentar um bom churrasco, vale conhecer a tradicional Churrascaria Barranco, com mais de 50 anos de experiência no ramo. Outra dica são as churrascarias Giovanaz, Princesa Isabel e Dom Henrique que também tem excelentes avaliações.

E para os amantes de futebol, também tem uma opção bem diferenciada: o Bar Brechó do Futebol que funciona todos os dias após as 18 horas, sendo esse um bar temático regado a muita cerveja artesanal e outras diversas opções atreladas ao futebol. Para quem quiser, pode conhecer a sua loja no andar de cima com camisetas dos clubes do mundo inteiro.

Já como sugestão de restaurantes em Gramado e Canela, você pode experimentar um café colonial, fondue, lanches, massas e carnes. São muitas opções nesse sentido, ideal para aproveitar o frio da serra gaúcha, muitas delas dentro dos próprios hotéis.

Destaque para o restaurante La Caceria, em Gramado, onde você pode experimentar as mais diversas carnes de caça. E para o charmoso restaurante Magnólia, em Canela, que é um bar-restaurante-cinema, ambientado nos anos 50 e anos 60.

>> Comprar passeios para Gramado e Canela!

Impossível não tomar o chimarrão na viagem para o Rio Grande do Sul
Impossível não tomar o chimarrão na viagem para o Rio Grande do Sul

Seguro de viagem para o Rio Grande do Sul

Quando você viaja para um estado diferente de onde você reside é sempre importante conferir se o plano de saúde tem cobertura nacional, já que a maioria dos planos de saúde tem coberturas somente estaduais ou regionais.

Um seguro de viagem ajuda a manter a segurança de todos, principalmente a segurança financeira para pagamento de médicos e hospitais caso aconteçam imprevistos como acidentes ou alguém ficar doente durante a viagem para o Rio Grande do Sul.

O bom é que o seguro de viagem para o Rio Grande do Sul é muito barato e você pode fazer a compra em sites como do Seguros Promo.

O que fazer na viagem para o Rio Grande do Sul

  • Se encantar com o Natal Luz de Gramado
  • Ter a melhor vista dos cânions de Itaimbezinho
  • Ver o encontro anual de balonismo em Torres
  • Comer um delicioso churrasco gaúcho
  • Ver shows de danças típicas
  • Comer fondue no frio da serra gaúcha
  • Beber vinhos de Bento Gonçalves

Mais informações sobre o Rio Grande do Sul

  • Capital: Porto Alegre
  • População: 11,210 milhões de pessoas
  • Localização: Sul do Brasil

Aeroportos do Rio Grande do Sul

  • Aeroporto de Porto Alegre
  • Aeroporto de Bagé
  • Aeroporto de Pelotas
  • Aeroporto de Uruguaiana

Cidades importantes do Rio Grande do Sul

  • Porto Alegre
  • Gramado
  • Canela
  • Bento Gonçalves
  • Caxias do Sul
  • Pelotas
  • Canoas
  • Santa Marta
  • Gravataí
  • Viamão
  • Novo Hamburgo
  • São Leopoldo
  • Rio Grande
  • Alvorada
  • Uruguaiana
  • Santa Rosa

Artigos de viagem para o Rio Grande do Sul

Galeria de fotos do Rio Grande do Sul

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI!

  • Se quiser viajar para o paraíso, o Zarpo tem os melhores pacotes de viagem em resorts e hotéis de tirar o fôlego.
  • Para encontrar a passagem aérea com o menor preço do mercado, não deixe de consultar o site da MaxMilhas que consulta os preços em várias companhias aéreas!
  • Reserve diárias de hotel no mundo inteiro de maneira prática e segura no Booking.com, com opção de cancelamento grátis e sem precisar pagar antecipadamente!
  • Precisa de aluguel de carro? Na RentCars o pagamento é feito em reais, sem cobrança de IOF parcelado sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.
  • E não esqueça do seguro viagem. Na Seguros Promo você usa o cupom VIDADETURISTA5 e ganha desconto de 5% na compra.
  • Para os passeios, ingressos para tours, shows e entradas em museus você pode contar com a Get Your Guide em vários lugares do mundo.
  • Com o cupom VIDADETURISTA da América Chip você ganha 5% de desconto na compra de um chip internacional para viajar conectado o tempo todo.

Ao fazer uma compra com um parceiro através do blog recebemos uma pequena comissão. Ninguém paga a mais por isso e de quebra ajuda o blog a trazer sempre artigos e novidades atualizadas. Obrigado! =)

Thiago Cesar Busarello

Thiago Busarello é autor e criador do Vida de Turista, no qual adora viajar e falar do assunto de turismo e viagens, compartilhando dicas e informações de viagens com os leitores.

3 comentários em “Viagem para o Rio Grande do Sul
  • 09/09/2017 em 14:14
    Permalink

    Fazer rafting no Rio das Antas em Três Coroas, conhecer o Templo Budista em Três Coroas, passar um final de tarde no mirante Ninho das Águias em Nova Petrópolis e se quiser fazer um voo de asa delta; Conhecer a ferrovia do trigo em Vespasiano Correa, conhecer o Vale dos Vinhedos em Bento Gonçalves, passar um dia no Sítio da Família Lima desfrutando as Cachoeiras; Conhecer o Salto do Iacumã (maior queda d’água horizontal do mundo) são destinos a serem visitados também. Recomendo. Parabéns pelo site, muito bom.

    Resposta
    • 09/09/2017 em 16:13
      Permalink

      Que legal Monalisa! Obrigado pelas novas dicas e recomendações! Abraço!

      Resposta
  • 01/03/2020 em 13:48
    Permalink

    Thiago vou para Uruguaiana . Me convidaram para assistir o carnaval os frisas ou camarotes para 16 pessoas estao encaminhado PERGUNTO: vou assistir só uma noite eu pago só por esta noite ou vou ter que pagar pelas 3 noites mesmo não assistindo todas as noites .Como funciona OBRIGADO PELA AJUDA UM ABRAÇO

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *