BAIXE GRÁTIS NOSSO KIT DE PLANEJAMENTO DE VIAGEM! CLIQUE AQUI!

Viagem para Minas Gerais

Planejando viagem para Minas Gerais? Sempre tive muita vontade de conhecer o estado de Minas Gerais. É um dos estados que mais oferece atrações turísticas para se conhecer, principalmente quando falamos de belezas naturais, gastronomia e história.

A começar pelas cidades históricas de Tiradentes, Ouro Preto, São João Del Rei e Diamantina que fazem lembrar as épocas da colonização portuguesa com casas, ruas, igrejas e construções diversas ainda preservadas daquele tempo.

Para quem é fã de aventura e história, vai se encantar com a Estrada Real que é a maior rota turística do país com mais de 1.630 quilômetros de extensão e lembram os caminhos de ouro e diamantes de Minas Gerais até os portos do Rio de Janeiro.

Já quem é fã de belas artes, o Instituto Inhotim é a sede de um dos mais importantes acervos de arte contemporânea do Brasil. Ele fica localizado no município de Brumadinho.

Sem falar na capital Belo Horizonte que é o centro cultural do estado, onde é possível encontrar peças de teatro, feiras, museus, praças, entre outras atrações relacionadas.

Principais Regiões Turísticas

O Estado de Minas Gerais é muito grande e composto por 48 regiões turísticas, conforme site do Ministério do Turismo! São elas:

  1. Águas
  2. Alta Mogiana
  3. Belo Horizonte
  4. Cachaça
  5. Caminho Novo
  6. Caminhos do Serrado
  7. Caminhos do Indaiá
  8. Caminhos do Sul de Minas
  9. Caminhos Gerais
  10. Caminhos Verdes de Minas
  11. Campo das Vertentes
  12. Canastra
  13. Diamantes
  14. Grutas
  15. Grutas e Mar de Minas
  16. Guimarães Rosa
  17. Lago de Furnas
  18. Lago de Irapé
  19. Lago de Três Marias
  20. Malhas do Sul de Minas
  21. Mata Atlântica de Minas
  22. Montanhas Cafeeiras de Minas
  23. Montanhas e Fé
  24. Nascente do Rio Doce
  25. Nascentes das Gerais
  26. Noroeste das Gerais
  27. Ouro
  28. Pedras Preciosas
  29. Pico da Bandeira
  30. Rota do Muriqui
  31. Serra do Brigadeiro
  32. Serra do Cabral
  33. Serra do Cipó
  34. Serras de Ibitipoca
  35. Serras de Minas
  36. Serras e Cachoeiras
  37. Serras Verdes do Sul de Minas
  38. Sertão Gerais
  39. Terras altas da Mantiqueira
  40. Trilha dos Inconfidentes
  41. Trilhas do Rio Doce
  42. Urucuia Grande Sertão
  43. Vale do Jequitinhonha
  44. Vale Verde – Quedas D’Água
  45. Velho Chico
  46. Verde- Trilha dos Bandeirantes
  47. Veredas do Paraopeba
  48. Villas e Fazendas de Minas

Assim como nos demais estados, algumas regiões turísticas possuem uma maior estrutura, outras são mais rústicas, mas compensam pela conhecida hospitalidade mineira e excelente gastronomia. Conheça melhor algumas delas abaixo.

Tiradentes é destino certo de viagem para Minas Gerais
Tiradentes é destino certo de viagem para Minas Gerais

QUAL O MELHOR SEGURO DE VIAGEM PARA VOCÊ?










Região de Belo Horizonte

Claro que precisamos começar pela região da bela capital mineira, a cidade de Belo Horizonte.

Um de seus grandes atrativos é a cultura, sendo que o Circuito Cultural Praça da Liberdade é considerado um dos maiores complexos de cultura da cidade incluindo espaços como bibliotecas, museus, memoriais, centros de artes e a famosa Academia Mineira de Letras.

Vale conferir o lugar e respirar a cultura em cada um desses espaços conhecendo de quebra ainda diversos patrimônios históricos do país.

Circuito Cultural Praça da Liberdade
Circuito Cultural Praça da Liberdade

VAMOS FALAR DE DINHEIRO?

Se precisar de empréstimo para a viagem, existem empresas especialistas em crédito pessoal para ajudar nesse sentido. Para conhecer algumas delas, clique aqui.

Um cartão de crédito internacional ajuda a acumular milhas e evita que você carregue muito dinheiro na viagem aumentando a segurança. Clique aqui para conhecer algumas opções.

Para ter acesso a vários serviços financeiros, gerenciar gastos e pagar boletos durante a viagem você pode criar uma conta digital em sites como esses aqui da lista.

A linda Lagoa da Pampulha

Outro lugar muito famoso é a Lagoa da Pampulha, que na verdade é parte de um projeto de Oscar Niemeyer, o Conjunto Arquitetônico da Pampulha, considerado pela Unesco um Patrimônio Cultural da Humanidade.

Além de desfrutar do Parque Ecológico da Pampulha que possui grande área verde para recreação, para uma agradável caminhada ou para um passeio de bicicleta, você também encontra diversas atrações como a Igreja de São Francisco e a Casa Kubitscheck (um memorial do ex-presidente Juscelino).

Na região da Pampulha você também encontra a Casa do Baile, o Museu de Arte Moderna e o Iate Clube, além de ter a possibilidade de visitar também o Ginásio Mineirinho e o Estádio Mineirão, onde fica a sede do Museu Brasileiro do Futebol.

No complexo você encontra ainda um parque de diversões clássico, nos moldes de antigamente: o Parque Guanabara.

Ainda na Lagoa da Pampulha, outra dica é desfrutar de um belo pôr-do-sol, que geralmente começa pelas 17:30 h, no qual os raios solares refletem na lagoa e deixam tudo colorido em tom alaranjado.

“Outros lugares para ver o pôr-do-sol são na Praça do Papa ou no Mirante das Mangabeiras, que são os pontos mais altos da cidade e a vista justifica o nome de Belo Horizonte”

Capela na Lagoa da Pampulha
Capela na Lagoa da Pampulha

COMPARADOR DE SEGURO DE VIAGEM

A noite em Belo Horizonte

A noite em BH também tem seus atrativos, diversos bares, restaurantes, teatros e opções de lazer para todos os gostos durante a viagem para Minas Gerais.

Em Santa Teresa ficam alguns dos bares mais boêmios com boa música e gastronomia, cercados pelo patrimônio histórico da cidade. Já na Região do Savassi você encontra além de bares e restaurantes alguns shoppings, lojas, boates, casas noturnas e centros comerciais.

Vale conferir ainda a Rua do Amendoim, famosa por sua ilusão de ótica de “desafiar a gravidade” quando o carro desligado em uma ladeira parece subir ao invés de descer. Ela é visitada por milhares de turistas mensalmente.

Pôr-do-sol na Lagoa da Pampulha
Pôr-do-sol na Lagoa da Pampulha

Região da Canastra

Considerado um dos mais belos destinos de Minas Gerais, a região da Canastra ao sudoeste de Minas Gerais, tem como cidade principal o município de São Roque, sendo a mais próxima da entrada do Parque Nacional da Serra da Canastra.

Vale mencionar que o Parque Nacional da Serra da Canastra também faz parte dos municípios de Sacramento e Delfinópolis.

Dentro da Serra da Canastra está a nascente do Rio São Francisco, além de diversas cachoeiras. Uma delas merece destaque que é a cachoeira Casca D’Anta com quase 200 metros de altura.

A fauna e a flora são muito ricas e além da paisagem exuberante, é possível observar no parque animais como o tamanduá-bandeira, que continua em extinção no Brasil.

O tamanduá-bandeira pode ser visto na Serra da Canastra
O tamanduá-bandeira pode ser visto na Serra da Canastra

DICAS PARA A BAGAGEM

Importante conhecer as regras de bagagem antes de viajar para não pagar multa ou ser barrado de entrar no avião. Para conhecer as regras, clique aqui.

Se ainda não tem a mala para a viagem, pode fazer uma consulta e cotação de malas de viagem a partir de sites como esse clicando aqui.

Reserve um espaço nas malas para eventuais compras de roupas, presentes ou produtos típicos do destino.

Caminhos Gerais

Um dos circuitos mais hospitaleiros é o de Caminhos Gerais que inclui os municípios de Andradas, Bandeira do Sul, Botelhos, Cabo Verde, Caldas, Congonhal, Ipuiúna, Poço Fundo, Poços de Caldas, Santa Rita de Caldas e Senador José Bento.

O destaque principal da região é o município de Poços de Caldas, que tem fontes hidrominerais e águas com ação terapêutica. A cidade oferece trilhas, pontes e cachoeiras para a prática de esportes e até mesmo passeios de charrete.

É um ótimo passeio para desfrutar de atividades de ecoturismo, da hospitalidade e da gastronomia mineira. Recomendamos o passeio de teleférico até o topo da Serra de São Domingos.

A cidade tem também um calendário de eventos com muitas atrações e que vale ficar de olho na data da sua viagem para Poços de Caldas.

“Entre os eventos de destaque de Poços de Caldas podemos citar o Festival Música nas Montanhas, o Carnaval de Poços de Caldas, o Noite Fora do Eixo e o Sinfonia das Águas.”

Região do Ouro

A Região do Ouro é rica tanto em história como também em cultura, tradições, belezas naturais e gastronomia que merece ser visitada ao menos uma vez na vida por todos os brasileiros.

A região nos conta muito da História do Brasil e da Inconfidência Mineira, além de dar a oportunidade de ver de perto as obras de Aleijadinho.

Como a Região do Ouro é muito grande e possui muitas atrações turísticos, o Circuito do Ouro possui quatro tipos de roteiro para você conhecer:

  1. Entre ruralidades e personalidades
  2. Entre serras da piedade ao caraça
  3. Entre cenários da história
  4. Entre trilhas, sabores e aromas

É no terceiro roteiro que está o município de Ouro Preto, um dos grandes destaques da região e Patrimônio Histórico da Humanidade segundo a Unesco.

É ali que encontramos o Museu da Inconfidência e o Monumento à Tiradentes, além do Museu do Aleijadinho e a Igreja de São Francisco de Assis projetada por ele.

“Realmente a cidade respira história e se você quiser, pode ouvir parte dela sendo contada na Casa do Conto.”

Para quem gosta, o carnaval de Ouro Preto é um dos mais animados e mais belos do país, seja pelas pessoas que frequentam, ou por ser realizado em meio aos prédios históricos.

Igreja antiga em Minas Gerais
Igreja antiga em Minas Gerais

Trilha dos Inconfidentes

A Trilha dos Inconfidentes é outro circuito rico em história e belezas naturais. A região é composta por 20 cidades com diversas construções históricas, artes como pintura e escultura, música e gastronomia.

Entre as cidades de destaque da região podemos citar Tiradentes, Santa Cruz de Minas, São João del Rei, Barroso e Barbacena na sua viagem para Minas Gerais.

O ecoturismo, o turismo de aventura e a prática de esportes náuticos também é destaque da Trilha dos Inconfidentes e você pode ainda decidir fazer um passeio de cavalos ou degustar de cachaça artesanal em vários lugares do percurso.

“Na região ainda existem diversos festivais, festas religiosas e até mesmo rodeios, com eventos que acontecem durante todo o ano.”

Os destaques vão para a Mostra de Cinema de Tiradentes, a celebração de São Sebastião em Santa Cruz de Minas, o festival de Inverno em São João del Rei, o festival de Cultura e Gastronomia em Tiradentes e a festa das Rosas em Barbacena.

Rua histórica em Tiradentes
Rua histórica em Tiradentes

Vale Verde e Quedas D’Água

Um dos principais municípios da região do Vale Verde é São Thomé das Letras, famoso por ser uma das principais cidades místicas do Brasil.

O local mais visitado é o Parque Municipal Antônio Rosa onde estão localizados o Cruzeiro, a Toca da Bruxa e a Casa da Pirâmide, além das incríveis belezas naturais da cidade, com uma vista maravilhosa tanto para o nascer como para o pôr-do-sol.

Vale ver também as mais de 20 cachoeiras espalhadas pela cidade, as grutas da região e as lojinhas do centro para as compras, ideal para levar lembranças da viagem para casa ou dar para os amigos.

“Entre as cachoeiras que merecem destaque estão a Cachoeira do Flavio, a Cachoeira Vale das Borboletas e a Pirâmide São Thomé das Letras.”

Como chegar até Minas Gerais

Como chegar até o Minas Gerais vai depender da cidade ou região turística que você escolher para visitar. Você viu que Minas Gerais tem regiões lindas principalmente no litoral do estado.

Se você escolher viajar para a capital Belo Horizonte, você pode chegar de carro ou de avião. Já se você viajar para o interior mineiro, o caminho vai ser de carro ou de ônibus mesmo.

Passagem aérea para Minas Gerais

Para a escolha da passagem aérea para Belo Horizonte, é importante saber que existem 2 principais aeroportos.

O Aeroporto Internacional Tancredo Neves, também conhecido como Aeroporto de Confins, realmente fica “nos confins” mineiro

Ele fica distante 40 km do centro da capital mineira, ou seja, há 1 hora mais ou menos de viagem. Por isso, tenha sempre bem organizado seu transporte quando chegar no aeroporto, principalmente se você tem compromissos marcados.

Já o Aeroporto Carlos Drummond de Andrade, também conhecido como Aeroporto da Pampulha, fica distante apenas 9 km do centro, muito mais rápido.

De qualquer forma, nos dois aeroportos a empresa Expresso Unir disponibiliza o transporte de passageiros em ônibus (tanto comuns como executivos) que saem em vários horários para o centro e rodoviária de Belo Horizonte

O Expresso Unir também conecta os dois aeroportos, caso você precise fazer baldeação, além de recolher eventuais hóspedes do Ouro Minas Palace Hotel que precisam ir ou vir até o aeroporto, já que fica no caminho.

As companhias aéreas que oferecem voos para a maioria das cidades mineiras são a LATAMAZUL e a GOL. Você pode consultar os preços em sites como do SkyscannerMax Milhas ou Viajanet.

>>> Passagens aéreas com desconto para Minas Gerais!

Aeroporto de Confins
Aeroporto de Confins

Caminho terrestre

Para quem tem a intenção de viajar de carro até Minas Gerais, existem algumas opções de caminhos disponíveis que variam conforme a sua região de saída.

Para quem parte de São Paulo até Minas Gerais, pode ir pela BR-388 ou BR-459 e BR-381. O caminho demora em média 6 horas e meia.

Para quem parte do Rio de Janeiro até Minas Gerais, a opção mais rápida é via BR-040, que demora em torno de 10 horas. É possível também ir pela BR-040 e BR-381, ou apenas pela BR-381, mas a viagem duraria em média 11 horas nessas outras opções.

Saindo de Vitória no Espírito Santo até Minas Gerais, pode utilizar a BR-262 ou BR-259 com duração também em média de 11 horas de viagem.

Para quem sai do Nordeste, passando por Salvador na Bahia, pode utilizar a BR-116 e também a BR-101, mas o trecho que economiza mais tempo é através da BR-116 e BR-251. Já saindo de Brasília ou de Goiás a principal opção é a BR-040.

Instituto Inhotim em Brumadinho
Instituto Inhotim em Brumadinho

Aluguel de carro em Minas Gerais

Alugar carro em Minas Gerais, torna fácil o acesso aos pontos históricos mais afastados, além de facilitar o deslocamento entre uma cidade e outra, ajudando a economizar tempo para aproveitar melhor os passeios.

Existem inclusive alguns roteiros especiais para fazer de carro aproveitando as belezas naturais, gastronomia e história presentes também nas estradas.

Escolhemos aqui 3 exemplos de roteiros para fazer de carro em Minas Gerais:

  1. Bem perto da Capital: Itabirito, Ouro Preto e Mariana
  2. Roteiro Místico: Carrancas, São Thomé das Letras e Aiuruoca
  3. Roteiro Histórico: Congonhas, São João del-Rei e Tiradentes

Para fazer pesquisa de aluguel de carro em Minas Gerais você pode consultar sites especialistas, como o site da Rentcars que tem parceria com locadoras de várias cidades.

>> Clique para fazer cotação de aluguel de carro!

Capela São Francisco de Assis em Belo Horizonte
Capela São Francisco de Assis em Belo Horizonte

Passagem de ônibus em Minas Gerais

A principal rodoviária de Minas Gerais é a rodoviária de Belo Horizonte que fica localizada na Avenida do Contorno, 340.

Ela recebe conexões do país inteiro, que partem principalmente das cidades mais próximas da capital, já que o fluxo de pessoas vindo dessas regiões com esse meio de transporte é comum.

As principais viações operam para a rodoviária com destaque para a Autoviação Cometa, a Expresso Gardenia, a Auto Viação Presidente e a Viação Útil.

Para realizar sua pesquisa de passagem rodoviária para Minas Gerais você poderá utilizar o site da ClickBus.

>>> Clique para fazer cotação de passagem de ônibus!

Rodoviária de Belo Horizonte
Rodoviária de Belo Horizonte

Onde ficar em Minas Gerais

Nada como a famosa hospitalidade mineira! Existem várias opções de hospedagem em Minas Gerais que também vão variar conforme destino escolhido. Você pode ficar em hotel, resort, pousada, hostel ou até mesmo em casas de temporada no estilo Airbnb.

Hospedagem em Belo Horizonte

A dica de hospedagem em Belo Horizonte é se hospedar próximo da Lagoa da Pampulha e assim desfrutar de tudo o que o complexo oferece sem perder muito tempo de deslocamento. Ou ainda escolher a região do Savassi.

Tem várias opções de hotel em BH, sendo que podemos indicar o Allia Gran Hotel de categoria 4 estrelas, com lindos quartos e café de manhã incluso com diárias a partir de R$ 190,00.

Outra opção de hospedagem em BH é o Trip by Wyndham Belo Horizonte Savassi, também de categoria 4 estrelas, ideal para quem busca principalmente um lugar confortável para recarregar as energias após um dia de viagem, com diárias a partir de R$ 318,00.

Mais uma opção de hotel em Belo Horizonte é o Bourbon Hotel que possui uma linda piscina para relaxar naqueles dias mais quentes da viagem com diárias a partir de R$ 271,00.

Bourbon Hotel em Belo Horizonte
Bourbon Hotel em Belo Horizonte

Outros lugares para ficar hospedado

Minas como a gente viu tem vários destinos turísticos. Trouxemos abaixo algumas outras opções de lugares para se hospedar na viagem em Minas Gerais.

Em São Roque de Minas, você pode escolher entre alguns tipos de hospedagem como as casas de temporada, as pousadas urbanas ou pousadas rurais como a Caminhos da Serra e a Pousada Barcelos.

Em Poços de Caldas você encontra hotéis all inclusive, como o Golden Park e o Thermas Resort, também o Hotel Monreale Resort com pensão completa e também hotéis mais econômicos como o Hotel Villa Fiori e a Estalagem do Café.

Já em Ouro Preto há diversas opções de pousadas como o Hotel Solar do Rosário, localizada no centro histórico, o Solar da Ópera, o Hotel Pousada Arcanjo ou a Pousada do Mondego.

Para encontrar a melhor opção de hospedagem recomendamos sites como do Booking, do Hotéis.com e do AirBnb.

>>> Reservar hotéis e pousadas em Minas Gerais!

Hotel Solar do Rosário em Ouro Preto
Hotel Solar do Rosário em Ouro Preto

Gastronomia de Minas Gerais

Não dá para negar que a gastronomia é um dos cartões postais do estado de Minas Gerais, desde o famoso pão de queijo, às comidas caseiras feitas em fogão a lenha e panelas de barro passando ainda pelo café e a cachaça artesanal.

E já que Minas é cheia de delícias, segue abaixo algumas dicas para desfrutar da gastronomia de Minas Gerais.

Dicas de restaurantes em Belo Horizonte

Um dos restaurantes de Belo Horizonte mais recomendados é o Glouton, que mistura a culinária mineira à francesa. Vale conferir esta mistura num ambiente sofisticado durante viagem para Minas Gerais.

Uma opção mais simples e caseira muito bem recomendada pelos viajantes na Capital Mineira é o Restaurante da Leia.

Para desfrutar da famosa comida no fogão a lenha em Belo Horizonte, a opção é o Restaurante Xapuri que representa o verdadeiro estilo mineiro em 30 anos de tradição. O buffet conta ainda com doces mineiros variados.

Para um happy hour com os amigos também existem os bares em Belo Horizonte. Alguns inclusive são considerados imperdíveis pelos viajantes como o famoso Bar Ideal, especialista em chopp acompanhado de alguns sucessos como as carnes nobres assadas na Parrilha (tipo de churrasqueira Uruguaia).

Dicas de gastronomia fora de Belo Horizonte

Na Serra da Canastra uma opção é o restaurante Cozinha Original localizado na cidade de São Roque de Minas. Ideal para desfrutar da cozinha mineira com algum toque inovador da chef.

Na mesma cidade também está o tradicional restaurante com música ao vivo chamado Velho Chico, considerado o destaque da região. Às sextas feiras você também pode comer diretamente na feira do Produtor Rural na praça central do município.

No Recanto de Minas Restaurante, na cidade de Rodeio, você pode desfrutar do famoso café colonial mineiro. O restaurante promove ainda diversos festivais para promover a cultura gastronômica mineira.

Vale também conferir na cidade de Tiradentes o Festival de Cultura e Gastronomia, no qual vários pratos são elaborados por chefs e restaurantes locais sendo uma atração à parte da cidade.

>>> Comprar passeios para Minas Gerais!

Pão de queijo faz parte da gastronomia de Minas Gerais
Pão de queijo faz parte da gastronomia de Minas Gerais

Seguro de viagem para Minas Gerais

Quando você viaja para um estado diferente de onde você reside é sempre importante conferir se o plano de saúde tem cobertura nacional, já que a maioria dos planos de saúde tem coberturas somente estaduais ou regionais.

Um seguro de viagem ajuda a manter a segurança de todos, principalmente a segurança financeira para pagamento de médicos e hospitais caso aconteçam imprevistos como acidentes ou alguém ficar doente durante a viagem para Minas Gerais.

O bom é que o seguro de viagem para Minas Gerais é muito barato e você pode fazer a compra em sites como do Seguros Promo.

O que fazer na viagem para Minas Gerais

  • Comer um delicioso pão de queijo mineiro
  • Visitar as cidades históricas
  • Se aventurar pela Estrada Real
  • Apreciar as belas obras de arte de Inhotim
  • Assistir jogos de futebol no Mineirão
  • Se divertir nos bares da capital Belo Horizonte
  • Aproveitar as delícias da gastronomia mineira
  • Passear de trem Maria Fumaça

Informações sobre Minas Gerais

  • Capital: Belo Horizonte
  • População: 20,870 milhões de habitantes
  • Localização: Sudeste do Brasil

Aeroportos de Minas Gerais

  • Aeroporto Internacional de Confins
  • Aeroporto de Divinópolis
  • Aeroporto de Barbacena
  • Aeroporto Carlos Prates
  • Aeroporto de Montes Claros
  • Aeroporto da Pampulha
  • Aeroporto de Poços de Caldas
  • Aeroporto de Uberaba
  • Aeroporto de Uberlândia

Cidades importantes de Minas Gerais

  • Belo Horizonte
  • Uberlândia
  • Contagem
  • Juiz de Fora
  • Betim
  • Montes Claros
  • Ribeirão das Neves
  • Uberaba
  • Governador Valadares
  • Ipatinga
  • Sete Lagoas
  • Divinópolis
  • Santa Luzia

Artigos sobre Minas Gerais

Galeria de fotos de Minas Gerais

Avatar
Thiago Cesar Busarello

Thiago Busarello é autor e criador do Vida de Turista, no qual adora viajar e falar do assunto de turismo e viagens, compartilhando dicas e informações de viagens com os leitores.

10 comentários em “Viagem para Minas Gerais
  • Avatar
    05/08/2017 em 16:00
    Permalink

    Minas Gerais possui muitos pontos turísticos incríveis para se visitar e aproveitar. E o pão de queijo e queijo caseiro são divinos. Obrigado pelo artigo.

    Resposta
    • Avatar
      06/08/2017 em 14:35
      Permalink

      Com certeza Gustavo! Um lugar que mistura história, cultura e muitos pontos turísticos, além de toda uma gastronomia deliciosa. Obrigado pela visita!

      Resposta
  • Avatar
    25/03/2018 em 21:10
    Permalink

    Pena não terem falado do Santuário do Caraça (Catas Altas), antigo seminário para padres. Quem sabe não fica para a próxima? Vejam no youtube, se quiserem.

    Resposta
    • Avatar
      05/04/2018 em 16:33
      Permalink

      Olá Cristiano, Minas Gerais é mesmo um estado com muitas atrações turísticas. Ainda não conhecia esse santuário, mas podemos deixar para o próximo post. Obrigado pela indicação. Abraço!

      Resposta
  • Avatar
    15/07/2019 em 01:01
    Permalink

    Vale ainda destacar que prefeitura de Belo Horizonte soltou a pesquisa que a cidade tem cerca de 28 bares a cada km², sendo uma das cidades mais boêmias do país. Além disso, a energia cultural e artística de Minas Gerais é imensa com um acervo de inúmeros museus da colonização portuguesa, moda, pinturas, esculturas, etc. É aquele velho ditado “já que Minas não tem mar, eu vou pro bar”.

    Resposta
    • Avatar
      30/07/2020 em 00:16
      Permalink

      Bacana, não conhecia essa estatística Gustavo. Mas confesso que tenho alguns amigos mineiros que colaboram muito com ela. 😀

      Resposta
  • Avatar
    15/07/2019 em 01:06
    Permalink

    Além do circuito histórico, vale a pena dar uma visitada nas cidades do “Circuito das Águas” no sul de Minas. É lindo!

    Resposta
    • Avatar
      30/07/2020 em 00:18
      Permalink

      Legal Bernardo, valeu pela colaboração aqui no blog. Pelo que pesquisei, o Circuito das Águas contempla as seguintes cidades: Baependi, Cambuquira, Campanha, Carmo de Minas, Caxambu, Conceição do Rio Verde, Heliodora, Lambari, São Lourenço, Soledade de Minas e Três Corações. É isso mesmo? Abraço!

      Resposta
  • Avatar
    14/11/2019 em 11:34
    Permalink

    Olá Thiago. Como disse Guimarães Rosa “Minas são muitas”. Moro no Triângulo Mineiro (Uberlândia) e indico a Serra da Canastra. No lado Sul, Capitólio com seus canyons e o Mar de Minas (Furnas). No lado norte a nascente do Rio São Francisco, São Roque de Minas e o Queijo da Canastra, lindas cachoeiras e uma culinária de dar água na boca.

    Resposta
    • Avatar
      30/07/2020 em 00:20
      Permalink

      Show de bola Percival, recentemente atualizamos o texto trazendo informações das regiões turísticas de Minas e ficamos surpreso que ao todo são 48 regiões, cada uma com suas características. Um turista que quiser conhecer todas elas, vai precisar ficar mais de um mês no estado.

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat