Gramado – RS

Este é nosso post mais técnico falando da cidade de Gramado no Rio Grande do Sul. Atualizamos ele após nossa viagem a Gramado e Canela em 2012, no qual revisamos todos os principais pontos turísticos da cidade.

A cidade fica localizada no Vale das Hortênsias e é destino certo para quem quer curtir lugares bonitos, pontos turísticos diversos e um clima agradável com direito a uma culinária local especial. Além das paisagens serranas há um povo que preserva muito sua cultura, principalmente da colonização europeia.

Gramado é um dos principais destinos turísticos do Brasil, competindo com cidades famosas como Rio de Janeiro, São Paulo, Foz do Iguaçu, Florianópolis, Bonito e Salvador. A cidade inteira é voltada para o turismo. E por isso tudo é muito caro. Seja em restaurantes, entrada dos lugares e compra de presentes. Esteja preparado.

Mirante Belvedere - Gramado - RS
Mirante Belvedere – Gramado – RS

Você pode visitar a cidade tanto no inverno quanto no verão. No geral, a cidade sempre foi mais famosa no inverno, já que os turistas podem aproveitar o frio da serra para bater fotos com paisagens esbranquiçadas, tomar chocolate quente, comer fondue e tudo mais.

Gramado sabe explorar bem esse potencial, tanto é que a cidade promove o Festival de Inverno de Gramado que conta com uma gama de apresentações com artistas de rua, serenatas, apresentações teatrais e apresentações musicais para atrair os turistas. Um dos destaques é a Parada de Inverno, um desfile com todos os personagens do festival.

No inverno também acontece o Festival de Cinema de Gramado, um evento realizado desde 1973 e que atrai amantes da sétima arte para conferir produções brasileiras e latino-americanas com entrega de prêmios para filmes, atores e diretores destaques.

Rua Coberta - Gramado - RS
Rua Coberta – Gramado – RS

Minha viagem aconteceu no verão, mas também em um momento especial, o Natal Luz de Gramado. Minha viagem foi toda programada para aproveitar ao máximo essa experiência. Quem aqui não gosta do Natal?

A cidade inteira se transforma com luzes e enfeites natalinos encantando os turistas. Realmente nota dez para o Natal de Gramado. Você pode conferir mais no post especial que preparamos sobre o assunto: Natal Luz de Gramado.

Avenida Borges de Medeiros - Gramado - RS
Avenida Borges de Medeiros – Gramado – RS

Mesmo no verão esteja preparado para o frio. Bate muito vento na cidade e faz frio principalmente na sombra e à noite. Realmente congelante. Como fui em novembro e por morar na região sul do Brasil, na cidade de Timbó, não acreditava nesse frio, mas aconteceu. Então a dica é sempre sair de casa com agasalho no carro.

Com relação à hospedagem em Gramado, a cidade oferece uma série de opções que partem de pousadas, hotéis, resorts, aptos para temporada, aluguel de quartos, albergues, acampamentos e até hotel boutique. Opção para todos os gostos. A dica principal nesse caso é reservar com antecedência para não acontecer o que aconteceu comigo conforme relatei no post Tortura ao planejar minha viagem para Gramado.

Igreja São Pedro - Gramado - RS
Igreja São Pedro – Gramado – RS

Opções de hotéis em Gramado:

Pontos turísticos de Gramado:

  • Pórtico 1 (entrada Via Nova Petrópolis)
  • Pórtico 2 (entrada Via Taquara)
  • Rótula das Bandeiras
  • Lago Negro
  • Lago Joana Rita Bier
  • Mini Mundo
  • Vila de Natal
  • Avenida das Hortênsias
  • Rua Coberta
  • Igreja Matriz São Pedro
  • Palácio dos Festivais
  • Praça Major Nicoletti
  • Aldeia do Papai Noel (Parque Knorr)
  • Belvedere (Mirante Vale do Quilombo)
  • Mundo Encantado
  • Museu do Perfume
  • Zoológico
  • Igreja do Relógio
  • Prefeitura Municipal
  • Cascata dos Narcisos
  • Entre outros…
Lago Negro - Gramado - RS
Lago Negro – Gramado – RS

Mapa de Gramado:

E você conhece a capital do turismo gaúcho? O que achou de Gramado? Comente!

Abraço!

Sua viagem começa aqui!

Reserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opção de cancelamento gratuito e sem pagamento antecipado!

Precisa alugar um carro? Na RentCars a cobrança é feita em reais, sem IOF e em até 12x sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.

Se quiser viajar para o paraíso, o Zarpo tem os melhores pacotes de viagem.

E não esqueça do seguro viagem. Na Real seguro viagem o pagamento pode ser em até 6x sem juros no cartão ou com desconto de 5% no boleto.

Ao reservar com um parceiro através dos nossos links recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado com novas dicas de viagem. Obrigado! =)

Conteúdo relacionado

Thiago Cesar Busarello

Thiago Busarello é autor e criador do Vida de Turista, no qual adora viajar e falar do assunto de turismo e viagens, compartilhando dicas e informações de viagens com os leitores.

23 comentários em “Gramado – RS

  • 11/09/2009 em 15:29

    Gramado é realmente demais! Vale a pena conferir. Quem quiser ver mais fotos dos pontos turísticos, sugiro o site http://www.gramadoecanela.com.br, no link "pontos turísticos". São diversas fotos atualizadas, vale a pena conferir.

    Resposta
  • 12/09/2009 em 15:00

    Olá Eduardo..
    Legal.. Fica a dica para o pessoal..
    Abraço..

    Resposta
    • 11/02/2010 em 22:20

      Olá Alan..
      Legal.. Fica a dica pro pessoal..
      Abraço..

      Resposta
  • 10/06/2010 em 19:23

    Já comprei os ingressos para o Festival de Cinema 2010 de Gramado será realizado de 06 à 14 de Agosto 2010 A dica é que vai ter muita festa e balada na cidade a melhor Boate e o Bill Bar. Para quem for a Gramado no Festival vai dica sobre o evento no link http://www.igramado.com.br/festival-de-cinema.html Convem reserva o hotel ou pousada antes de Julho para ficar hospedado no centro de Gramado o ideal é também já reserva uma agência de turismo que faça o transfer e passeios pela Serra Gaúcha pois sai bem mais barato viajar se programando previamente.

    Resposta
    • 15/06/2010 em 00:52

      Ótima dica Alan..
      O Festival de Cinema é muito famoso e aposto que deixa a cidade cheia durante o evento..
      Quem puder ir eu recomendo..
      Abraço..

      Resposta
  • 13/07/2010 em 00:39

    Olá!

    Estou planejando visitar Gramado no periodo de 09 a 16/setembro/2010. Sei que as temperaturas ainda estão baixas (inverno indo e primavera chegando…). Entretanto, gostaria de saber se chove muito neste periodo.

    Poderia me ajudar?

    Grata,

    Cláudia

    Resposta
    • 25/07/2010 em 19:22

      Olá Claudia..
      Ultimamente esse tempo está tão louco que nem dá pra saber se choverá nesse período..
      Sugiro você ficar acompanhando a previsão do tempo em sites como os que citei nesse post sobre a temperatura das cidades do Brasil e do mundo que já vai ajudar bastante..
      Agora se formos olhar a média histórica pluviométrica da cidade nesse período, temos que a precipitação média de chuva em setembro é de 150 mm, sendo um mês nem de muita chuva e nem de pouca chuva.. A média anual de temperatura é de 16° C..
      Agora algo que está mexendo com a cidade nesses últimos dias é o Festival de Inverno de Gramado..
      Espero que tenha ajudado..
      Abraço..

      Resposta
    • 07/12/2012 em 14:06

      Olá Alexa,
      Fica a dica para o pessoal conhecer um pouco mais da cidade.
      Abraço,
      Thiago

      Resposta
  • 23/11/2011 em 23:49

    Olá,temos vontade dmais de conhecer Gramados,eu com meu esposo.
    vamos planejar pra irmos em 2012,isso se Deus permitir.
    e quanto as diárias? vcs podem me dá uma dica? mais ou menos uma semana,gastaríamos quanto mais ou menos?
    ficarei grata.
    Fernanda.
    somos do Maranhão.

    Resposta
    • 07/12/2012 em 14:08

      Olá Fernanda,
      Tomara que dê tempo ainda para conhecer esse ano.
      Pelas pesquisas que fiz, a diária média para Gramado fica em torno de R$ 250,00 e R$ 400,00.
      Apesar de tudo estar próximo um do outro, recomendo ficar hospedado na região do centro de Gramado, perto da Rua Coberta. Assim economiza com táxi ou gasolina.
      Abraço,
      Thiago

      Resposta
  • 11/05/2012 em 13:36

    Gostaria de sugestão de hospedagem para Gramado. Vocês teriam referencias…

    Resposta
    • 07/12/2012 em 14:11

      Olá Rita,
      Tem para todos os gostos. Como fiquei hospedado em Canela e não conheci pessoalmente outros hotéis e pousadas, prefiro não opinar lugares.
      Minha sugestão é você entrar no site dos hotéis, ver as fotos, pesquisar em sites de pesquisa de hotéis as sugestões dos leitores, ligar para o hotel para confirmar disponibilidade e então fechar a reserva.
      Abraço,
      Thiago

      Resposta
  • 12/07/2012 em 01:33

    Olá, estamos planejando ir a Gramado no período de 19 e 24 de setembro, nesse período chove muito? e a temperatura? qual o melhor ponto para hospedarmos? Muito obrigada.
    Deizi

    Resposta
  • 07/12/2012 em 14:13

    Olá Deizi,
    Acredito que suas respostas estão respondidas nos comentários logo acima. Dê uma lida e qualquer dúvida comente aqui.
    Abraço,
    Thiago

    Resposta
  • 14/12/2012 em 01:31

    Olá. Resolvi agora passar o natal em Gramado! Loucura boa!
    Nem insisti em me hospedar em Gramado ou Canela. Vou dormir em Caxias do Sul. Vou de carro.
    Ingressos para os shows, vou comprar por lá ou assistir de onde der, de graça!
    Você pode me ajudar numa dúvida? Não sei se vc esteve em Gramado em outros natais, mas preciso de dicas de onde passar o natal, ceia, etc. Você ou algum leitor podem ajudar?
    Obrigado!

    Resposta
    • 15/12/2012 em 20:32

      Legal Roberto, com certeza será uma excelente viagem.
      Agora um lugar legal para passar a ceia eu desconheço, pois não passei por essa época do ano na cidade.
      Pesquisando na internet com o termo “ceia de natal em gramado” encontrei algumas opções de restaurantes abertos e um fato importante: a rua coberta fecha os restaurantes às 20 h em datas festivas.
      Minha sugestão é ligar para os restaurantes que você encontrar e se interessar reservando o lugar, pois como nem todos abrem e a cidade está lotada, pode ficar sem ter onde fazer a ceia.
      Abraço,
      Thiago

      Resposta
  • Pingback: Viagem para Gramado e Canela - RS | Vida de Turista

  • Pingback: Canela - RS | Vida de Turista

  • Pingback: Desfile de Natal - Natal Luz de Gramado | Vida de Turista

  • 11/07/2015 em 23:59

    Cidade dos meus sonhos!

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *