BAIXE GRÁTIS NOSSO KIT DE PLANEJAMENTO DE VIAGEM! CLIQUE AQUI!

Gramado – RS

Gramado é a cidade mais importante da Serra Gaúcha por que é a mais procurada por turistas, ou é a mais procurada por turistas por que é a mais importante? A resposta realmente não importa.

O que importa é que se trata de uma das cidades mais bonitas do Rio Grande do Sul e um dos principais destinos turísticos do Brasil, especialmente por quem vive da metade para cima do Brasil, que procura uma mudança de clima de um friozinho gostoso.

A cidade sempre briga de igual para igual com cidades famosas como Rio de Janeiro, São Paulo, Foz do Iguaçu, Florianópolis, Bonito e Salvador na Bahia, disputando o posto de melhor destino para viajar.

Juntamente com Canela, cidade vizinha de Gramado, vai proporcionar a você momentos inesquecíveis e se transformar em uma das suas viagens favoritas.

Nesse post vamos trazer informações completas sobre a cidade de Gramado, principalmente com experiências da nossa viagem a Gramado e Canela, trazendo dicas dos principais pontos turísticos de Gramado.

O que fazer em Gramado

Um lugar pequeno, acolhedor, um paraíso na Serra Gaúcha, localizado no Vale das Hortênsias e que reflete em sua arquitetura a colonização europeia, particularmente da Alemanha e Itália.

Como dissemos, é um dos destinos mais procurados do país, especialmente em dezembro, quando você pode curtir o Natal Luz de Gramado, um dos natais mais encantadores do Brasil.

É destino certo para quem quer curtir lugares bonitos, pontos turísticos diversos e um clima agradável com direito a uma culinária local especial. Além das paisagens serranas há um povo que preserva muito sua cultura, principalmente da colonização europeia.

A cidade inteira é voltada para o turismo. Há muito o que fazer na cidade. e separamos para você alguns lugares que não pode deixar de conhecer, que devem ser marcado como “must go” na sua lista.

Também vale a dica de viajar preparado financeiramente, que por causa de sua fama, tudo é muito caro. Seja em restaurantes, entrada dos lugares e compra de presentes.

Esse é o Mirante Belvedere em Gramado com uma linda vista do Vale das Hortênsias
Esse é o Mirante Belvedere em Gramado com uma linda vista do Vale das Hortênsias

QUAL O MELHOR SEGURO DE VIAGEM PARA VOCÊ?










Rua Coberta

Sim, o nome representa exatamente o que você irá encontrar. Uma rua com uma cobertura, decorada com belos lustres e plantas.

Carros não são bem-vindos por lá, apenas pessoas, alegria e agitação. É o coração da cidade, o local onde tudo acontece e onde todos se encontram.

Vários bares, restaurantes e lojinhas fazem a rua pulsar durante todo o dia e, principalmente, à noite.

Parada obrigatória, mesmo que seja apenas para ver o movimento. Mas, se encontrar uma mesa vazia, sente um pouco, nem que seja para tomar um café ou um chocolate quente.

A Rua Coberta é um dos grandes charmes de Gramado
A Rua Coberta é um dos grandes charmes de Gramado

VAMOS FALAR DE DINHEIRO?

Se precisar de empréstimo para a viagem, existem empresas especialistas em crédito pessoal para ajudar nesse sentido. Para conhecer algumas delas, clique aqui.

Um cartão de crédito internacional ajuda a acumular milhas e evita que você carregue muito dinheiro na viagem aumentando a segurança. Clique aqui para conhecer algumas opções.

Para ter acesso a vários serviços financeiros, gerenciar gastos e pagar boletos durante a viagem você pode criar uma conta digital em sites como esses aqui da lista.

Lago Negro

O Lago Negro é o lago artificial da cidade, famoso pelos pedalinhos que você pode alugar e que vai lhe render fotos incríveis.

O lago é cercado de natureza, flores e aves. Ideal para uma boa caminhada respirando ar puro, para sentar e ver a paisagem, para um piquenique.

Há também restaurantes e lojinhas por perto, onde além de lembrancinhas, você poderá comprar os deliciosos chocolates da região.

Lago Negro - Gramado - RS
Lago Negro – Gramado – RS

COMPARADOR DE SEGURO DE VIAGEM

Mini Mundo

O Mini Mundo é um parque a céu aberto onde você vai poder ver réplicas de construções famosas no mundo inteiro, 24 vezes menores do que as originais.

O que começou quase como uma brincadeira acabou virando uma das atrações mais procuradas e mais interessantes da cidade.

Um lugar lúdico, que vai acordar a criança que existe em você. Uma versão brasileira da Mini Europa de Bruxelas, como alguns costumam dizer.

Passeio no Mini Mundo em Gramado
Passeio no Mini Mundo em Gramado

Igreja São Pedro

A Igreja Matriz é a Igreja de São Pedro e fica bem no coração da cidade e a arquitetura romana exalta a beleza da construção.

É um dos pontos turísticos mais visitados e mais fotografados da cidade. Uma visita agradável, para reabastecer suas energias espirituais.

Essa é a famosa Igreja São Pedro que fica no centro de Gramado
Essa é a famosa Igreja São Pedro que fica no centro de Gramado

DICAS PARA A BAGAGEM

Importante conhecer as regras de bagagem antes de viajar para não pagar multa ou ser barrado de entrar no avião. Para conhecer as regras, clique aqui.

Se ainda não tem a mala para a viagem, pode fazer uma consulta e cotação de malas de viagem a partir de sites como esse clicando aqui.

Reserve um espaço nas malas para eventuais compras de roupas, presentes ou produtos típicos do destino.

Avenida Borges de Medeiros

A Avenida Borges de Medeiros é onde a cidade vibra e pulsa. O ponto forte da rua é o comércio, como tantas outras que existem pelo país.

Mas a arquitetura das construções e o clima da cidade dão um clima todo especial. Há excelentes opções de restaurantes por lá também.

Decoração de Natal na Avenida Borges de Medeiros em Gramado
Decoração de Natal na Avenida Borges de Medeiros em Gramado

Rua Torta

Sim, o nome diz tudo. É uma rua torta. Mas a verdade é que é superlegal, especialmente os canteiros floridos. No inverno, a névoa dá um ar meio de filme de terror.

Já na primavera, as flores saltam aos olhos, dando cor e vida ao lugar. É parada e foto obrigatória para todo turista que vai a Gramado, mesmo que todo mundo tenha uma igual.

Zoológico de Gramado

Com uma proposta diferente, o Zoológico de Gramado possui apenas animais da flora brasileira e tenta recriar cenários do seu habitat natural.

Lá, os animais não ficam enjaulados, como se costuma ver em outros zoológicos e esse é um dos grandes diferenciais do local.

Ainda, o zoo também realiza um trabalho de resgate de animais em situação de risco, faz pesquisas sobre eles e coleta vários tipos de informações sobre as espécies.

Apesar de ser um local considerado inusitado para ter um zoológico, especialmente por causa do clima, a atração deu muito certo e é um dos pontos turísticos mais visitados da cidade.

Snowland

O Snowland é o primeiro parque indoor de neve da América Latina. Sua principal atração é uma montanha de neve de verdade permite, inclusive, a prática de esqui e snowboard.

Também tem pista de patinação e outras atrações como shows. É claro, um restaurante e uma loja de souvenirs também fazem parte da atração.

Não é a mesma coisa de ver a neve pessoalmente, especialmente para quem já viveu essa experiência, mas mesmo assim vale a pena.

Só prepare a carteira, porque além do passaporte para entrar, você vai precisar pagar algumas coisas por fora.

Snowland - Gramado - RS
Snowland – Gramado – RS

Museu de Cera Dreamland

Se você vai gostar do Museu de Cera Dreamland ou não vai depender especialmente do fato de você já ter conhecido outro Museu de Cera na sua vida.

Caso a resposta seja sim, então você não vai ficar tão impressionado com a qualidade das estátuas, algumas até poderão decepcioná-lo.

Mas, se você nunca esteve em um museu assim antes, você certamente irá gostar.

Minha dica: tem uma salinha onde você pode ver algumas das estátuas antes de pagar para entrar no museu. Se você gostar do que vir, pague seu ingresso e aproveite a atração.

Elvis Presley - Dreamland - Canela - RS
Elvis Presley – Dreamland – Canela – RS

Harley Moto Show

O Harley Motor Show é uma mistura de museu com gastrobar. É o paraíso para os amantes de moto.

Lá você vai ver vários modelos de Harley Davidson, além de ouvir excelentes músicas, comer bem e tomar drinks incríveis.

Harley Motor Show - Gramado - RS
Harley Motor Show – Gramado – RS

Hollywood Dreams Car

Se você prefere os veículos de 4 rodas aos de 2 rodas, Gramado também tem um lugar especial para você, o Hollywood Dreams Cars.

É considerado o Museu do Automóvel de Gramado e conta com um acervo de carros clássicos e antigos, muitos dos quais ganharam fama nas telonas de Hollywood. Uma visita bem bacana e que não precisa ser muito longa.

Cadillac 1939 - Hollywood Dream Cars
Cadillac 1939 – Hollywood Dream Cars

Super Carros

Você não gosta nem de motos nem de carros antigos? E de máquinas potentes e supermodernas, gosta? Já sonhou algum dia em dirigir uma Ferrari ou um Lamborghini? Então, Gramado também tem o lugar ideal para você, o Super Carros.

Um salão com as máquinas mais bonitas e desejadas do mundo e o melhor é que você não precisa apenas olhar para elas.

Se você estiver disposto a desembolsar uma boa quantidade de dinheiro, que varia entre 170 e 980 reais, pode dirigir uma dessas máquinas, por um trajeto de pouco mais de 8 km. Será que vale a pena? A visita com certeza vale.

Corvette - Supercarros - Gramado - RS
Corvette – Supercarros – Gramado – RS

Bier Park

O Bier Park é um parque temático feito especialmente para os grandinhos.

O tour dura cerca de uma hora, é super interativo, e você vai poder aprender sobre como são preparadas as cervejas, pedalar virtualmente pelas ruas de Gramado e muito mais.

Quem gosta de cerveja com certeza vai gostar, mas acredito que são os curiosos em aprender coisas novas que mais curtem a atração.

Natal Luz de Gramado

O Natal Luz de Gramado é o maior evento natalino do país. A cidade se prepara o ano inteiro para os meses de novembro a janeiro, quando se transforma e ganha uma decoração especial, parecendo saída de um filme de fantasia.

É algo que todos devem experimentar pelo menos uma vez na vida não apenas pelos shows e apresentações culturais, mas pelo clima que envolve toda a cidade.

Mas se programe para ir, compre seus ingressos com antecedência e se planeje financeiramente, porque tudo fica mais caro por lá durante os meses do evento.

Fantástica Fábrica de Natal - Gramado - RS
Fantástica Fábrica de Natal – Gramado – RS

Festival de Cinema

Gramado é uma cidade que vive bem várias experiências ao longo de um ano. Páscoa, Carnaval, Natal, tudo é comemorado por lá. Mas agosto é um mês diferente, agosto é o mês que a cidade respira a sétima arte.

O Festival de Cinema de Gramado é um dos mais importantes da América Latina. Durante o festival são exibidos longas e curtas-metragens nacionais e internacionais e, na grande noite, há a entrega do prêmio principal, o Kikito.

Mas, se está pensando em visitar a cidade na época do festival, prepare os casacos de frio, pois é o mês mais frio do ano.

Mundo de Chocolate

No Mini Mundo você pode conhecer réplicas de lugares famosos no mundo em tamanho miniatura, mas de brinquedo. Agora já imaginou ver alguns desses lugares feitos de chocolate?

É isso o que você verá no museu Mundo de Chocolate com mais de 200 peças feitas completamente dessa delícia. Uma das esculturas mais famosas é a Torre Eiffel de mais de 4 metros de altura.

E, para fechar com chave de ouro, tem ainda uma degustação de chocolates ao final do passeio.

Reino do Chocolate

Outra atração relacionada com chocolate é o Reino do Chocolate. Lá, além de poder ver esculturas, dentre elas um coelho gigante, e vários cenários, você também vai poder ser chocolatier e meter a mão na massa, ou melhor, no doce.

Uma cafeteria super charmosa, com cadeiras em forma de xícaras e um chocolate quente inesquecível e uma lojinha com várias delícias à venda completam o passeio.

História do Chocolate - Reino do Chocolate Caracol
História do Chocolate – Reino do Chocolate Caracol

Mundo a Vapor

A atração do Mundo a Vapor fica localizada entre Gramado e Canela, mas realmente ela pertence ao município vizinho.

Contamos com mais detalhes sobre essa atração no nosso artigo sobre Canela, já que é praticamente impossível visitar Gramado sem conhecer Canela e de fato aproveitar para conhecer as duas cidades durante a sua estadia.

Fábrica de papel - Mundo a Vapor
Fábrica de papel – Mundo a Vapor

Quando viajar para Gramado

Você pode visitar a cidade tanto no inverno quanto no verão. No geral, a cidade sempre foi mais famosa no inverno, já que os turistas podem aproveitar o frio da serra para bater fotos com paisagens esbranquiçadas, tomar chocolate quente, comer fondue e tudo mais.

Gramado sabe explorar bem esse potencial, tanto é que a cidade promove o Festival de Inverno de Gramado que conta com uma gama de apresentações com artistas de rua, serenatas, apresentações teatrais e apresentações musicais para atrair os turistas. Um dos destaques é a Parada de Inverno, um desfile com todos os personagens do festival.

No inverno também acontece o Festival de Cinema de Gramado, um evento realizado desde 1973 e que atrai amantes da sétima arte para conferir produções brasileiras e latino-americanas com entrega de prêmios para filmes, atores e diretores destaques.

Minha viagem aconteceu no verão, também em um momento especial, durante o Natal Luz de Gramado e a viagem foi toda programada para aproveitar ao máximo essa experiência. Quem aqui não gosta do Natal?

A cidade inteira se transforma com luzes e enfeites natalinos encantando os turistas. Realmente nota dez para o Natal de Gramado. Você pode conferir mais no post especial que preparamos sobre o assunto: Natal Luz de Gramado.

Mesmo no verão esteja preparado para o frio. Bate muito vento na cidade e faz frio principalmente na sombra e à noite. Realmente congelante. Como fui em novembro e por morar na região sul do Brasil, na cidade de Timbó, não acreditava nesse frio, mas aconteceu. Então a dica é sempre sair de casa com agasalho no carro.

Gramado - RS
Gramado – RS

Como chegar até Gramado

Você pode chegar até Gramado de carro, ônibus ou avião, sendo que o transporte mais comum é de carro.

Para quem vem de longe e precisa pegar avião, Porto Alegre é o local mais indicado para partir para Gramado, já que o principal aeroporto da região fica na capital gaúcha.

Vamos ver agora como chegar na cidade, que fica a cerca de 100 km da capital em um trajeto que leva, em média, 2 horas de duração.

Passagem aérea para Gramado

Saindo de São Paulo, no inverno, você pode encontrar passagens para Porto Alegre por aproximadamente R$ 350,00, um preço bem atrativo.

Já se estiver um pouco mais longe, no Nordeste, de Fortaleza, por exemplo, esse valor aumenta bastante, variando entre R$ 1.500,00 e R$ 1.700,00, já que praticamente se atravessa o país para chegar até a cidade.

Já se você for sair de Brasília, o valor cai um pouco, em torno de R$ 1.100,00. Todos esses trajetos considerando aterrissagem em Porto Alegre.

Você pode consultar o preço atualizado das passagens em sites como da Max Milhas, que inclusive trazem preços com desconto com milhas.

>> Fazer cotação de preço das passagens

Caminho terrestre

Existem 3 caminhos diferentes para chegar em Gramado, saindo de Porto Alegre.

Um deles é pela RS-020 e RS-115, no sentido Gravataí e Taquara. A segunda é pela RS-239, seguindo no sentido Canoas, São Leopoldo, Novo Hamburgo e Taquara.

O terceiro caminho é o meu favorito e da maioria das pessoas que vão para a cidade.

É conhecida como Rota Romântica pela linda paisagem que se vê ao longo da estrada, onde é possível ver vários municípios de colonização europeia pelo caminho e fazer uma parada estratégica em cada um deles, por exemplo, com destaque para Nova Petrópolis.

É um trajeto que demora um pouco mais, mas vale a pena.

Aluguel de carro em Gramado

Viajar de carro para Gramado é a maneira mais interessante, principalmente para quem vai de Porto Alegre até Gramado. Assim permite que você aproveitar toda a viagem, curtindo o visual da Rota Romântica e parando em cidadezinhas pelo caminho.

Com um carro você também tem a liberdade de fazer o que quiser, inclusive visitar a vizinha Canela, sem depender de táxi ou Uber.

Você pode alugar um carro em Gramado diretamente com seu agente de viagem, no aeroporto ou pela internet, em sites como da Rentcars, com retirada em lojas próximas ao aeroporto. Foi a opção que fizemos na nossa viagem.

Além da dica de sempre ficar de olho em promoções, outra dica importante para quem vai dirigir na cidade: todos respeitam a faixa de pedestre.

>> Fazer consulta de preço de aluguel de carro

Onde ficar em Gramado

Hotéis de luxo, pousadas charmosas com cara de europeias, apartamentos, chalés. As opções de hospedagem em Gramado são as mais variadas possíveis e tem para todos os gostos e bolsos.

A dica principal nesse caso é reservar com antecedência para não acontecer o que aconteceu comigo conforme relatei no post tortura ao planejar minha viagem para Gramado.

Hotéis em Gramado

Com relação à hospedagem em Gramado, a cidade oferece uma série de opções que partem de pousadas, hotéis, resorts, aptos para temporada, aluguel de quartos, albergues, acampamentos e até hotel boutique. Opção para todos os gostos.

A dica principal nesse caso é reservar com antecedência para não acontecer o que aconteceu comigo conforme relatei no post Tortura ao planejar minha viagem para Gramado.

Hotéis em Gramado

É recomendável a escolha de um bom hotel ou pousada dentro da cidade de Gramado mesmo para perder menos tempo com deslocamento e recarregar as energias depois de um dia inteiro de passeios. Além disso, um hotel com bom café da manhã é a certeza de começar o dia com o pé direito.

Os valores das diárias de hotéis em Gramado variam bastante. Você pode encontrar valores entre 100 e 1000 reais (alguns até mais).

Na faixa de preço entre 350 e 500 reais é onde você vai encontrar mais opções de hotéis, todos com café da manhã incluso. Esses valores são para um casal.

Como excelentes possibilidades para a sua hospedagem, podemos citar: o Tri Hotel Lago, o Hotel Sky Serrano, o Hotel Alpestre, o Hotel Giardino Di Pietra e o Hotel Daara.

>> Clique para consultar preço atualizado da hospedagem

Hotel Giardino di Pietra em Gramado
Hotel Giardino di Pietra em Gramado

Outras opções de hotéis em Gramado

Aluguel de temporada em Gramado

Se você vai viajar com a família e não quer gastar tanto com hospedagem, preferindo usar seu dinheiro para os passeios e atrações da cidade, uma boa opção são os alugueis de temporada.

É possível alugar quartos em pousadas e até mesmo apartamentos completos com uma diária média de 100 e 150 reais, em sites como do Airbnb.

>> Fazer consulta de aluguel de temporada

Gastronomia de Gramado

É impossível falar em gastronomia em Gramado e imediatamente não pensar em chocolate. Existem várias fábricas por lá, mas escolhemos as mais famosas e tradicionais para este artigo.

Antes de falar sobre elas, vale lembrar que não é só de chocolate vive uma cidade como Gramado.

A gastronomia de Gramado é muito rica, tem várias opções de comida italiana, alemã e tantas outras.

Mas existe outro prato que faz sucesso na cidade e você precisa comer pelo menos uma vez durante a sua viagem: o fondue.

Tem para todos os gostos e preços e são vários os restaurantes especializados, sendo um prato ainda mais delicioso no inverno.

Vale a pena experimentar um delicioso fondue em Gramado
Vale a pena experimentar um delicioso fondue em Gramado

Caracol Chocolates

Com mais de 30 anos de tradição no preparo de chocolates artesanais, a Caracol Chocolates possui uma grande loja na cidade, que vive repleta de turistas, querendo levar chocolates de Gramado para toda a família.

Florybal Chocolates

A fábrica de chocolate Florybal pode não ser tão famosa quanto a de Willy Wonka, mas garanto que é tão deliciosa quanto e que com certeza vale a visita.

Ainda há várias lojas pela cidade, todas temáticas. É a mais famosa da região. Na cidade vizinha, Canela, há um parque temático que leva o nome da fábrica.

Lugano Chocolates

Outra fábrica de chocolates artesanais super tradicionais na cidade, é uma das preferidas por quem procura presentes para levar da cidade, pois além de serem deliciosos, os chocolates também possuem formatos e cores diferentes, com o nome da cidade e outras atrações típicas de Gramado

Hard Rock Café Gramado

A famosa rede mundial também possui uma unidade na cidade, onde é possível aproveitar o cardápio e os drinks mundialmente conhecidos.

Mas o diferencial do Hard Rock Gramado é bem brasileiro: o excelente atendimento. Recomendo muito a visita.

Seguro de viagem para Gramado

Viajar dentro do Brasil normalmente não requer seguro viagem. Porém, você pode precisar pagar seguro específicos como, por exemplo, se alugar um carro, ou uma casa por temporada.

Para quem não tem planos de seguro de saúde nacional que cobrem o Brasil inteiro, pode ser feita a contratação de seguro de viagem para Gramado para garantir eventuais despesas com médicos ou hospitais em caso de doença ou acidentes.

Uma cotação gratuita pode ser feita em sites especialistas, como é o caso do Seguros Promo.

>> Clique aqui para fazer uma cotação gratuita

Pontos turísticos de Gramado

  • Pórtico 1 (entrada Via Nova Petrópolis)
  • Pórtico 2 (entrada Via Taquara)
  • Rótula das Bandeiras
  • Lago Negro
  • Lago Joana Rita Bier
  • Mini Mundo
  • Vila de Natal
  • Avenida das Hortênsias
  • Rua Coberta
  • Igreja Matriz São Pedro
  • Palácio dos Festivais
  • Praça Major Nicoletti
  • Aldeia do Papai Noel (Parque Knorr)
  • Belvedere (Mirante Vale do Quilombo)
  • Mundo Encantado
  • Museu do Perfume
  • Zoológico
  • Igreja do Relógio
  • Prefeitura Municipal
  • Cascata dos Narcisos
  • Entre outros…

Finalizando

Como você deve ter percebido ao longo do texto, Gramado faz jus ao posto de ser uma das cidades mais legais para fazer turismo no Brasil. Existem muitas atividades para fazer, com muitas atrações e eventos que atraem a atenção de adultos e crianças.

Agora queremos ouvir a sua opinião. Você já conhece a capital do turismo gaúcho? Está planejando uma viagem para Gramado? Qual dos pontos turísticos ficou com mais vontade de conhecer? Deixe abaixo o seu comentário!

Abraço e até o próximo post!

FAQ – Perguntas e respostas

O que fazer em Gramado em 1 dia?

Essa é uma pergunta difícil, pois há muito o que fazer na cidade. Eu já tive essa experiência pessoalmente, apenas um dia em Gramado, mas não foi na minha primeira visita à cidade. Ao chegar, vale a pena um tour pela cidade. Nada guiado ou pago, apenas você passeando e conhecendo a cidade. Passear pela Rua Coberta, visitar uma ou duas lojas de chocolate artesanal, tirar fotos na Rua Torta. Almoçar em um restaurante charmoso, conhecer algum prato típico da Alemanha. À tarde escolha uma ou duas atrações da cidade. Se for a primeira, definitivamente recomendo o Mini Mundo. A outra atração fica a seu critério, dependendo do que você gosta mais (carros, personalidades, motos, cerveja). Um drink no Hard Rock Café no final da tarde e, para o jantar, uma das várias opções de restaurantes que servem fondue. Um dia perfeito em Gramado...

Quanto custa uma viagem para Gramado?

Depende do seu ponto de partida. Mas é uma viagem que pode ser bem cara, dependendo da época do ano, porque todas as atrações lá são pagas para entrar e aproveitar. Até mesmo, por exemplo, alugar um pedalinho no Lago Negro, pode sair por 40 reais, para 20 minutos. No geral uma viagem para Gramado tem passagem aérea na faixa de R$ 300,00 até Porto Alegre, aluguel de carro a R$ 200,00 a diária, quartos de hotel na faixa de R$ 300,00.

Que roupas levar para Gramado?

Depende da época do ano. Em janeiro, a temperatura média pode chegar aos 22 graus, com máximas em até 30 graus. Já em julho, o mês mais frio, a média é de 11 graus, com mínima de 3 graus e máxima de 18 graus. De qualquer forma, mesmo no verão, é sempre bom ter um casaco à mão. E independente da época do ano, use sempre roupas confortáveis, principalmente calçados.

Quais passeios para crianças em Gramado?

Gramado é uma cidade para crianças de todas as idades, dos 2 aos 90 anos (ou até mais). A pergunta aqui é qual das atrações que citamos aqui as crianças não irão gostar. E a resposta é praticamente nenhuma. Talvez o Bier Park não seja recomendado para crianças e a Igreja São Pedro não seja tão atrativa. Mas, se for para escolher um Top 3, eu ficaria com o Mundo de Chocolate, o Mini Mundo e o Zoológico.

Qual a melhor época para ir a Gramado

A resposta que salta à mente é em dezembro, para o Natal Luz. Mas a verdade é que se você fizer quatro viagens a Gramado, uma em cada estação do ano, terá 4 experiências completamente diferentes. Minhas épocas favoritas são no inverno e na primavera, mas na época da Páscoa também é bem legal. A cidade se enfeita, tem desfiles, shows... não tão grandioso, mas tão charmoso quanto o Natal Luz.

O que fazer em Gramado de graça?

Como dissemos, a maioria das atrações em Gramado são pagas. Mas existe uma atração maravilhosa lá que é de graça, que é a própria cidade. As ruas com a arquitetura alemã, o clima europeu, a vista maravilhosa de alguns pontos. Tanto lá em Gramado quanto na vizinha Canela há muito para ser visto e explorado gratuitamente. Com relação às atrações pagas, você não precisa ir a todas. Escolha duas ou três, as que mais te interessam, e está bom demais!

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI!

  • Se quiser viajar para o paraíso, o Zarpo tem os melhores pacotes de viagem em resorts e hotéis de tirar o fôlego.
  • Para encontrar a passagem aérea com o menor preço do mercado, não deixe de consultar o site da MaxMilhas que consulta os preços em várias companhias aéreas!
  • Reserve diárias de hotel no mundo inteiro de maneira prática e segura no Booking.com, com opção de cancelamento grátis e sem precisar pagar antecipadamente!
  • Precisa de aluguel de carro? Na RentCars o pagamento é feito em reais, sem cobrança de IOF parcelado sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.
  • E não esqueça do seguro viagem. Na Seguros Promo você usa o cupom VIDADETURISTA5 e ganha desconto de 5% na compra.
  • Para os passeios, ingressos para tours, shows e entradas em museus você pode contar com a Get Your Guide em vários lugares do mundo.
  • Com o cupom VIDADETURISTA da América Chip você ganha 5% de desconto na compra de um chip internacional para viajar conectado o tempo todo.

Ao fazer uma compra com um parceiro através do blog recebemos uma pequena comissão. Ninguém paga a mais por isso e de quebra ajuda o blog a trazer sempre artigos e novidades atualizadas. Obrigado! =)

Avatar
Thiago Cesar Busarello

Thiago Busarello é autor e criador do Vida de Turista, no qual adora viajar e falar do assunto de turismo e viagens, compartilhando dicas e informações de viagens com os leitores.

26 comentários em “Gramado – RS
  • Avatar
    10/06/2010 em 19:23
    Permalink

    Já comprei os ingressos para o Festival de Cinema 2010 de Gramado será realizado de 06 à 14 de Agosto 2010 A dica é que vai ter muita festa e balada na cidade a melhor Boate e o Bill Bar. Para quem for a Gramado no Festival vai dica sobre o evento no link http://www.igramado.com.br/festival-de-cinema.html Convem reserva o hotel ou pousada antes de Julho para ficar hospedado no centro de Gramado o ideal é também já reserva uma agência de turismo que faça o transfer e passeios pela Serra Gaúcha pois sai bem mais barato viajar se programando previamente.

    Resposta
    • Avatar
      15/06/2010 em 00:52
      Permalink

      Ótima dica Alan..
      O Festival de Cinema é muito famoso e aposto que deixa a cidade cheia durante o evento..
      Quem puder ir eu recomendo..
      Abraço..

      Resposta
  • Avatar
    13/07/2010 em 00:39
    Permalink

    Olá!

    Estou planejando visitar Gramado no periodo de 09 a 16/setembro/2010. Sei que as temperaturas ainda estão baixas (inverno indo e primavera chegando…). Entretanto, gostaria de saber se chove muito neste periodo.

    Poderia me ajudar?

    Grata,

    Cláudia

    Resposta
    • Avatar
      25/07/2010 em 19:22
      Permalink

      Olá Claudia..
      Ultimamente esse tempo está tão louco que nem dá pra saber se choverá nesse período..
      Sugiro você ficar acompanhando a previsão do tempo em sites como os que citei nesse post sobre a temperatura das cidades do Brasil e do mundo que já vai ajudar bastante..
      Agora se formos olhar a média histórica pluviométrica da cidade nesse período, temos que a precipitação média de chuva em setembro é de 150 mm, sendo um mês nem de muita chuva e nem de pouca chuva.. A média anual de temperatura é de 16° C..
      Agora algo que está mexendo com a cidade nesses últimos dias é o Festival de Inverno de Gramado..
      Espero que tenha ajudado..
      Abraço..

      Resposta
  • Avatar
    19/07/2011 em 10:19
    Permalink

    É um lugar maravilhoso! Eu estava lá no ano passado e eu realmente gostei da minha estadia! Abraços!

    Resposta
    • Avatar
      07/12/2012 em 14:06
      Permalink

      Olá Alexa,
      Fica a dica para o pessoal conhecer um pouco mais da cidade.
      Abraço,
      Thiago

      Resposta
  • Avatar
    23/11/2011 em 23:49
    Permalink

    Olá,temos vontade dmais de conhecer Gramados,eu com meu esposo.
    vamos planejar pra irmos em 2012,isso se Deus permitir.
    e quanto as diárias? vcs podem me dá uma dica? mais ou menos uma semana,gastaríamos quanto mais ou menos?
    ficarei grata.
    Fernanda.
    somos do Maranhão.

    Resposta
    • Avatar
      07/12/2012 em 14:08
      Permalink

      Olá Fernanda,
      Tomara que dê tempo ainda para conhecer esse ano.
      Pelas pesquisas que fiz, a diária média para Gramado fica em torno de R$ 250,00 e R$ 400,00.
      Apesar de tudo estar próximo um do outro, recomendo ficar hospedado na região do centro de Gramado, perto da Rua Coberta. Assim economiza com táxi ou gasolina.
      Abraço,
      Thiago

      Resposta
  • Avatar
    11/05/2012 em 13:36
    Permalink

    Gostaria de sugestão de hospedagem para Gramado. Vocês teriam referencias…

    Resposta
    • Avatar
      07/12/2012 em 14:11
      Permalink

      Olá Rita,
      Tem para todos os gostos. Como fiquei hospedado em Canela e não conheci pessoalmente outros hotéis e pousadas, prefiro não opinar lugares.
      Minha sugestão é você entrar no site dos hotéis, ver as fotos, pesquisar em sites de pesquisa de hotéis as sugestões dos leitores, ligar para o hotel para confirmar disponibilidade e então fechar a reserva.
      Abraço,
      Thiago

      Resposta
  • Avatar
    12/07/2012 em 01:33
    Permalink

    Olá, estamos planejando ir a Gramado no período de 19 e 24 de setembro, nesse período chove muito? e a temperatura? qual o melhor ponto para hospedarmos? Muito obrigada.
    Deizi

    Resposta
  • Avatar
    07/12/2012 em 14:13
    Permalink

    Olá Deizi,
    Acredito que suas respostas estão respondidas nos comentários logo acima. Dê uma lida e qualquer dúvida comente aqui.
    Abraço,
    Thiago

    Resposta
  • Avatar
    14/12/2012 em 01:31
    Permalink

    Olá. Resolvi agora passar o natal em Gramado! Loucura boa!
    Nem insisti em me hospedar em Gramado ou Canela. Vou dormir em Caxias do Sul. Vou de carro.
    Ingressos para os shows, vou comprar por lá ou assistir de onde der, de graça!
    Você pode me ajudar numa dúvida? Não sei se vc esteve em Gramado em outros natais, mas preciso de dicas de onde passar o natal, ceia, etc. Você ou algum leitor podem ajudar?
    Obrigado!

    Resposta
    • Avatar
      15/12/2012 em 20:32
      Permalink

      Legal Roberto, com certeza será uma excelente viagem.
      Agora um lugar legal para passar a ceia eu desconheço, pois não passei por essa época do ano na cidade.
      Pesquisando na internet com o termo “ceia de natal em gramado” encontrei algumas opções de restaurantes abertos e um fato importante: a rua coberta fecha os restaurantes às 20 h em datas festivas.
      Minha sugestão é ligar para os restaurantes que você encontrar e se interessar reservando o lugar, pois como nem todos abrem e a cidade está lotada, pode ficar sem ter onde fazer a ceia.
      Abraço,
      Thiago

      Resposta
  • Pingback:Viagem para Gramado e Canela - RS | Vida de Turista

  • Pingback:Canela - RS | Vida de Turista

  • Pingback:Desfile de Natal - Natal Luz de Gramado | Vida de Turista

  • Pingback:7 passeios para o feriado de 15 de novembro 2019 - Para curtir muito!

  • Pingback:Top 8 melhores pacotes de réveillon 2020 - Confira a nossa lista!

  • Pingback:5 cidades para conhecer na primavera 2019 - Confira nossa indicação!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat