Casas de câmbio e exchange

É normal em uma viagem internacional você precisar ter dinheiro na moeda do país que você vai viajar para gastos em passeios, restaurantes, mercados, gorjetas e tudo mais. E para a troca de dinheiro estrangeiro legal você precisa de um banco ou das casas de câmbio.

Uma casa de câmbio é um local onde você consegue trocar espécies de dinheiro, o que comumente eles chamam de exchange. São mais baratas que os bancos, pois não cobram taxas na transação.

A troca dos valores também depende da cotação da moeda naquele dia. O horário que fecha a cotação real nas casas de câmbio é às 11 horas. Por exemplo, se você quiser trocar real por dólar, deve olhar a cotação do dólar daquele dia a partir das 11 horas para efetuar a transação.

Tudo depende também o tipo de câmbio para que é necessário o dinheiro (se é a turismo ou a negócios), pois há diferença nos valores. O dólar comercial utilizado para negócios é mais barato que o dólar turismo. O mesmo vale para o cambio euro, cambio iene, cambio peso, cambio libra e outros cambio de moedas.

Dicas para troca em casas de câmbio

Uma dica é você fazer pesquisa na cotação das casas de câmbio, pois há grandes diferenças entre elas e você acaba economizando na troca de moedas se escolher a mais em conta.

Outra dica é você escolher uma casa de câmbio no Brasil que seja registrada no Banco Central visto que é proibido uma pessoa andar com moeda estrangeira em mãos sem motivo e as casas de câmbio confiáveis costumam entregar um documento comprobatório dizendo que foram elas que fizeram a transação de moedas.

Foi assim que aconteceu comigo quando fiz minha viagem para Cancún. Fui até a casa de câmbio e troquei reais por dólares na casa de câmbio. Então recebi um documento comprobatório da caixa de câmbio de que foram eles que fizeram a operação, dando segurança para eu circular com o valor da viagem em dólares.

Quando você está no exterior, a dica é procurar uma casa de câmbio com referências locais. Perguntar a pessoas que trabalham nos hotéis, aeroportos e restaurantes pode ajudar. Eu consegui uma casa de câmbio super em conta para troca de real por peso argentino quando fiz minha viagem a Buenos Aires a partir de indicações.

Casas de câmbio no Brasil

A casa de câmbio mais famosa que conheço é a Confidence Câmbio, com mais de 70 lojas no Brasil. Porém existem outras no mercado como SP Mundi, Bradesco Câmbio, AGK Corretora de Câmbio, Câmbio Net, Fox Câmbio, entre outras. Mais recentemente conheci a Turcambio daqui de Santa Catarina e gostei bastante dos serviços oferecidos por ela. Assim como recomendo fazer a comparação das cotações com a startup Melhor Câmbio.

Outro local que você vai encontrar uma infinidade de casas de câmbio são nos aeroportos. Geralmente existem guichês específicos para troca de moedas locais.

E justamente a sugestão é você fazer primeiro uma parte da troca da moeda para moeda local nas casas de câmbio nos aeroportos (em torno de 20% do valor) principalmente para as despesas de táxi e outras mais supérfluas.

Depois é recomendado você procurar uma casa de câmbio mais em conta dentro da cidade, porque as cotações nas casas de câmbio de aeroportos são menos vantajosas do que as casas de câmbio locais.

Abaixo você pode simular a cotação de câmbio para a sua próxima viagem:

Alternativas para saques no exterior

Uma opção alternativa às casas de câmbio é utilizar os caixas automáticos para fazer saque no exterior em moeda local. Para isso você tem de ter o seu cartão do banco habilitado para uso no exterior. Vale lembrar que nessa modalidade você pagará imposto de IOF ao utilizar o cartão fora do país, o que faz compensar novamente o uso de moeda física ao invés de moeda eletrônica.

Você também deve ficar em alerta com os “amigos” ou “conhecidos” que fazem troca de dólar. Possivelmente o dólar trocado com eles é mais barato, pois foi conseguido no comércio paralelo (por isso chamam de dólar paralelo), mas esse é um dólar ilegal. As pessoas que fazem esse tipo de transação estão sujeitas à prisão, fora multa da Receita Federal.

Eu ainda sugiro levar algum dinheiro em espécie e partes desse dinheiro em espécie divididos entre as malas e seu corpo. Claro, de preferência notas de dinheiro com valores pequenos. Espalhar o dinheiro é um meio de proteger das bandidagens que rolam pelo mundo, como possíveis batedores de carteira. Já pensou ficar sem dinheiro no exterior por causa de um roubo assim?

Casas de câmbio - Exchange
Casas de câmbio – Exchange

Bem, espero que tenha ajudado com as dicas sobre casas de câmbio. Mas quero ouvir você leitor também. Você já precisou trocar dinheiro numa casa de câmbio? Como foi a experiência? Tem alguma dica para os outros leitores? Deixe seu recado.

Abraço e até o próximo post!

Sua viagem começa aqui!

Reserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opção de cancelamento gratuito e sem pagamento antecipado!

Precisa alugar um carro? Na RentCars a cobrança é feita em reais, sem IOF e em até 12x sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.

Se quiser viajar para o paraíso, o Zarpo tem os melhores pacotes de viagem.

E não esqueça do seguro viagem. Na Real seguro viagem o pagamento pode ser em até 6x sem juros no cartão ou com desconto de 5% no boleto.

Ao reservar com um parceiro através dos nossos links recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado com novas dicas de viagem. Obrigado! =)

Conteúdo relacionado

Thiago Cesar Busarello

Thiago Busarello é autor e criador do Vida de Turista, no qual adora viajar e falar do assunto de turismo e viagens, compartilhando dicas e informações de viagens com os leitores.

38 comentários em “Casas de câmbio e exchange

  • 28/10/2009 em 10:48

    Olá,
    Meu nome é Renan Abranches, trabalho na agência de relações públicas, a Ketchum Estratégia, e faço assessoria do Banco Rendimento. Tudo bem?
    Tenho uma sugestão de post que pode te interessar e interessar seus leitores. As distribuidoras de câmbio Cotação e Action, com apoio do Banco Rendimento e da Visa, estão realizando uma promoção do cartão Rendimento Visa TravelMoney. Você está sabendo?
    A promoção vai sortear um carro modelo Smart for two zero KM! E para participar é simples. A cada U$$ 500 (ou o valor equivalente em euro) carregados em uma mesma operação, o participante concorre com um cupom. Se o participante carregar seu cartão com U$$ 1000, participa com dois cupons e assim por diante. No comprovante da operação, o participante já recebe o número com o qual vai concorrer. Carregou, já concorre. Não precisa fazer nada! O sorteio acontece pela Loteria Federal de 30 de dezembro de 2009.
    Se o participante carregar U$$ 300 em uma operação e U$$200 em outra, mesmo que esta operação tenha sido realizada no mesmo dia, ele não terá direito de participar.
    É facil! Carregou, torceu, ganhou!!!
    O cartão internacional Rendimento Visa TravelMoney é um cartão pré-pago, recarregável, que pode ser utilizado para saques e compras. Ele não possui custo de aquisição e pode ser adquirido pelo pelos telefones de atendimento da Cotação (4002 1010) e da Action (4002 1818), nas lojas da Cotação e Action ou pelo site. O que vc acha?? Qualquer dúvida, pode falar!

    Resposta
  • 06/11/2009 em 03:41

    Bom dia!
    Encontrei este blog agora e adorei as dicas! Já virei seguidora!
    Eu comecei meu blog ontem, também é a respeito de viagem! Se quiser dar uma olhada, espero que goste!
    Abraço,
    Priscila

    Resposta
  • 13/11/2009 em 07:35

    Olá Renan..
    É uma promoção que deve ser levada em conta por quem deseja ter um cartão de viagens..
    No meu caso, não precisei utilizar o cartão de crédito internacional que tenho, mas fui fazer um teste tentando comprar um café e não deu certo, mesmo habilitando no banco as compras no exterior..
    Um cartão de viagens nessa hora pode ser a solução para quem não deseja carregar dinheiro..
    Abraço..

    Resposta
  • 13/11/2009 em 07:36

    Olá Priscila,
    Que bom que gostou do blog e virou seguidora.. A idéia é colocar cada vez assuntos melhores..
    Acessei seu blog e já deixei um comentário lá também..
    Abraço..

    Resposta
  • 30/01/2012 em 14:03

    eu gostaria saber se o dollar de zimbabwe tem valor em portugal e que eu tenho 500 000 000 dollar de zimbabwe e a onde posso trocar. agradeco a quem me possa ajudar que ligue para o meu numero 932512909.obrigado

    Resposta
    • 16/09/2015 em 21:41

      Olá Nelson! Dificilmente essa moeda terá valor em Portugal. Vai ser necessário efetuar a troca pelo câmbio do Euro ou do Dólar ainda dentro do Zimbábue.

      Resposta
  • 31/05/2012 em 12:52

    gostaria de saber onde trocar dirhams dos emirados arabes em s. p., pois tenho e não consigo trocar

    Resposta
    • 16/09/2015 em 21:47

      Olá Aguinaldo, moedas de pouca circulação mundial raramente tem como trocar em países que não seja o próprio país de origem da moeda. Isso acontece porque para as casas de câmbio não é viável ter moeda de todos os países. O dinheiro fica parado e sem circulação por muito tempo. É como o estoque de uma loja que não vende seu produto.

      Algumas dicas do que pode ser feito:
      – Pedir para alguém que vai viajar para lá efetuar a troca para você.
      – Fazer parceria com alguém que trabalha em agência de viagens ou empresas que fazem negócios para avisar de pessoas que vão viajar para lá.
      – Ir até a embaixada do Marrocos no Brasil para ver se alguém pode efetuar a troca.

      Espero ter ajudado! Abraço!

      Resposta
  • 23/10/2012 em 17:44

    Eu estou com o mesmo problema do Aguinaldo. Moro em Sao Paulo e gostaria de saber onde trocar dirhams marroquinos, pois tenho e não consigo trocar em lugar nenhum.
    Li em um site que o único local que da pra trocar eh no Próprio Marrocos, mas nao posso acreditar que este seja o único jeito. Se alguem puder me ajudar por favor!

    Resposta
    • 16/09/2015 em 21:48

      Realmente é isso mesmo Gabriel, da mesma forma como expliquei no comentário acima. Coloquei algumas dicas no comentário de resposta do Aguinaldo que pode ajudar para você também efetuar a troca. Abraço!

      Resposta
  • 09/04/2013 em 18:02

    Boa tarde,
    vou fazer uma viagem ao Uruguai. Não quero levar o dinheiro. Tem como comprar dólares no brasil para retirar no banco do Uruguai. Se tiver aonde posso ver isto direito e qual a quantia máxima??

    Resposta
    • 16/09/2015 em 21:55

      Olá Felippe, o dólar não é uma moeda de circulação para os brasileiros. Por isso, ela não tem como ficar depositada para retirada em outro país. Nesse caso, a solução é utilizar um cartão de Travel Money, no qual você pode fazer a compra de dólar pelo preço da cotação do dia e deixar o dinheiro ali guardado até o momento do saque. Assim você pode viajar sem medo de levar os dólares junto consigo. Sobre a quantia máxima, é no máximo mil dólares por dia de saque nos caixas eletrônicos. As casas de câmbio ou bancos podem te ajudar com maiores explicações. Abraço!

      Resposta
  • Pingback: Compras em Buenos Aires - Argentina

  • 28/11/2014 em 09:37

    Olá vivo em Portugal tenho 2milhoes de kwanzas de 1991 e ja tentei e não consigo câmbiar se alguém souber uma forma de me ajudar ligar 930623677 número português o indicativo e 00351

    Resposta
    • 16/09/2015 em 22:00

      Olá Patrícia, o jeito mais fácil para trocar é pedir para alguém que vai viajar para Angola fazer para você porque dificilmente essa moeda estará disponível para troca em casas de câmbio em Portugal. Se você conseguiu de uma forma diferente, conta pra gente como conseguiu. Abraço!

      Resposta
  • 18/08/2015 em 22:50

    Tenho 10.000 RON e tbm não consigo trocar no Brasil alguém pode me ajudar? Leu romeno.dinheiro da Romênia

    Resposta
    • 16/09/2015 em 22:01

      Olá Andreza! É o mesmo caso das situações acima. É uma moeda de baixa circulação internacional. Dificilmente você conseguirá trocar no país. Melhor é recorrer a alguém que vá viajar para a Romênia para efetuar a troca. Abraço!

      Resposta
  • 15/09/2015 em 23:03

    Vc trocar dinheiro chamado de leu romenio

    Resposta
    • 16/09/2015 em 22:03

      Olá Marilia, não trocamos. Aqui no blog somente colocamos informações de turismo para ajudar os viajantes nas viagens. Apesar de estar vendo uma bela oportunidade de negócio. 🙂 Abraço!

      Resposta
  • 23/09/2015 em 09:53

    Olá, viajei pros Estados Unidos recentemente e ainda estou com alguns dólares. Como faço para trocar aqui no Brasil? Qual seria a taxa de câmbio, por exemplo, para a data de hoje?
    Muito obrigado.

    Resposta
    • 23/09/2015 em 20:32

      Olá Junior, o mais certo a fazer é trocar em um casa de câmbio, para não infringir a lei que proíbe a circulação de moeda internacional dentro do país. Porém se você encontrar algum amigo que vá viajar, não vejo grandes problemas de vender diretamente para ele.

      A taxa de câmbio está mudando todos os dias, basta ver os noticiários mais recentes, não é verdade? Hoje, por exemplo, na SP Mundi, eles estavam comprando dólar a R$ 4,09 e vendendo a R$ 4,31, sendo que a cotação do dólar comercial do dia encerrou a R$ 4,17.

      Essa diferença é normal, porque é ali que a casa de câmbio ganha na operação. O grande desafio está em encontrar uma casa de câmbio segura e confiável que ofereça menor diferença entre a compra e a venda. Abraço!

      Resposta
  • 20/10/2015 em 19:41

    Boa noite,
    Estamos com uma empresa em São Paulo necessitando,

    Venda ou troca de dólar no paralelo .

    Dinheiro já se encontra no Brasil ( Dinheiro licito)

    Valor 200 mil dólares dia até Dezembro com extensões .

    EXISTE ESSE TIPO DE OPERAÇÃO?

    Resposta
    • 02/11/2015 em 14:25

      Olá Ronaldo, minha sugestão é ligar diretamente para casas de câmbio ou bancos de confiança para efetuar a operação regularmente e estudar diretamente com eles qual a opção mais vantajosa para a operação.

      A venda de pessoa para pessoa ou de empresa para empresa sem empresa financeira intermediadora pode ser considerado crime, dentro do meu conhecimento sobre o assunto.

      Outra sugestão interessante para operações em dólar nesse montante de dinheiro é envolver um advogado ou escritório de advocacia para entender a legislação brasileira e fazer a operação mais segura possível. Abraço!

      Resposta
  • 28/12/2015 em 15:59

    Ola. Por gentileza, gostaria de saber se é ilegal transferir dinheiro de uma conta do Brasil para outra conta do Brasil, e fazer a operação inversa no exterior (no caso a pessoa que está recebendo meu dinheiro no Brasil transferirá dinheiro da conta dela no exterior para minha conta no mesmo país. No caso seria eu querendo “conprar” moeda estrangeira no exterior, e a pessoa querendo “comprar” real no Brasil. Note que nenhum dinheiro sai dos países em questão. Obrigado!

    Resposta
    • 13/01/2016 em 15:25

      Opa, Marcos, nesse caso não vejo problemas, porque como você mesmo informou o dinheiro ficará sempre dentro de cada país. É somente uma pessoa transferindo dinheiro de uma conta no Brasil para outra conta no Brasil e uma pessoa transferindo dinheiro de uma conta de um país para outra conta do mesmo país. Abraço!

      Resposta
  • 18/02/2016 em 10:24

    Ola, me diga uma coisa, eu posso simplesmente comprar dolar em uma casa de cambio, para aproveitar o preço, e depois com a alta do mesmo retroca-lo por real , para obter lucro na diferença, sem intençoes de viajem ou comercio? e outra duvida a casa de cambio cobra alguma taxa para fazer a transação (acredito que vc já tenha dito isso no seu artigo , mas nao compreendi) . grato!! Rodrigo

    Resposta
    • 19/02/2016 em 00:12

      Olá Rodrigo, pode comprar, mas acaba não compensando esse tipo de operação justamente pelo valor do câmbio cobrado pelas casas de câmbio ser superior ao preço de mercado, já que envolve taxas e também o próprio lucro tirado pelas casas de câmbio. Para negócios assim é melhor fazer parte de uma corretora de valores e comprar dólares através dela ou até mesmo olhar no seu banco se tem aplicação em fundo cambial. Abraço!

      Resposta
  • 09/03/2016 em 10:40

    Bom dia,
    vou viajar e preciso de libras, fiz uma pesquisa e gostei muito dos valores da primecash, mas não sei como saber se é confiável.
    Vi que no site fala que está associado ao Banco central, mas como posso certificar que isso é verdade?
    Até achei uma lista e não vi o nome da empresa na lista, será que pode der somente nome fantasia?
    Agradeço muito a ajuda.

    Resposta
    • 10/03/2016 em 11:16

      Olá Camila, a princípio é uma empresa confiável sim. Consultei o CNPJ da empresa na Receita Federal e no Cadastur e está tudo em ordem.

      Ela está cadastrada como agência de viagens e por isso não aparece na lista de empresas do Banco Central habilitadas a operar no mercado de câmbio, conforme link.

      Ela também não está na lista de associados da ABRACAM, conforme link, apesar de informar isso no site. Pode ser que o site da ABRACAM esteja desatualizado.

      Então o que eu faria: entraria em contato por telefone com a empresa questionando essas duas situações e de acordo com a resposta deles faria o negócio ou não.

      Resposta
  • 14/03/2016 em 18:16

    Ola!

    Boa Tarde!

    Estou pra viajar, e como muitos ou todos aqui estou nesse dilema de compra de moeda estrangeira.

    Minha duvida é:

    Existe a possibilidade de eu comprar a moeda (euro) aqui e não levar em espécie, mas de uma forma que possa sacar esse dinheiro no país de destino (Portugal), ex: eu compro em uma casa de câmbio no brasil, assim eu não preciso carregar em mãos, e sim um “cheque” no qual ao chegar no destino eu o apresentaria para efetuar o saque.

    Grato!

    Resposta
    • 15/03/2016 em 19:21

      Olá Bruno,

      Existe a possibilidade através de cartões de crédito Travel Money, no qual você faz um depósito para o Travel Money e depois pode utilizar o cartão fora do país a partir do dinheiro depositado.

      Também há a possibilidade de você efetuar saque de dinheiro no exterior com o cartão do banco em caixas automáticos, no qual você tem de seguir as seguintes etapas para que tudo funcione:

      1) Habilitar o cartão para uso no exterior.
      2) Localizar caixas eletrônicos que permitam fazer o saque.
      – Para isso é importante observar os adesivos das bandeiras impressas no terminal. Ex.: VISA/PLUS e MASTERCARD/CIRRUS
      – Também observar se o terminal apresenta a sigla ATM (Automatic Teller Machine), que nada mais significa do que os caixas automáticos que conhecemos no Brasil e que ficam disponíveis em shoppings, postos de combustíveis e hotéis.
      3) Inserir o cartão na máquina.
      4) Escolher o idioma (padrão é inglês).
      5) Selecionar o tipo de saque.
      – Na opção Crédito (credit account)
      – Na opção Débito (checking account)
      – Na opção Poupança (saving account)
      6) Escolher se quer receber recibo impresso.
      7) Selecionar o valor do saque.
      8) Concordar com a taxa cobrada pelo saque através do terminal (geralmente de 4 a 6 dólares)
      9) Tirar o cartão
      10) Sacar o dinheiro

      A cotação geralmente é um pouco acima do valor da cotação do dólar comercial (por exemplo), mas abaixo da cotação de casas de câmbio, além de ter a vantagem de não precisar enfrentar filas nas casas de câmbio e ter moeda local sem precisar levar dinheiro daqui do país.

      Ainda outra opção é você ir até uma agência do seu banco no exterior, se este banco possuir filial na cidade onde você está viajando. Daí o processo é igual no Brasil: ir até a agência, enfrentar fila até o caixa e efetuar o saque.

      Espero ter ajudado!

      Abraço e boa viagem!

      Resposta
      • 16/03/2016 em 01:28

        Ajudou sim muito obrigado!

        Abraços!!!

  • 27/04/2016 em 15:46

    Tenho Kwanzas para venda em Portugal a um câmbio bem melhor do que o Banco oferece , sabem de alguém interessado ou como puderei troca-los?
    Também há a Hipótese de entregar os Kwanzas em Angola e Receber Euros em Portugal.

    Resposta
    • 04/05/2016 em 01:11

      Olá Paulo, eu não conheço ninguém interessado no momento, mas fica aqui seu contato para caso alguém tenha interesse. Abraço!

      Resposta
  • 12/09/2016 em 15:29

    Boa tarde Thiago tenho notas bolivares para trocar ou vender mais não consigo pois sou de cabo frio você teria alguma casa de cambio para me indicar e o telefone.

    Resposta
    • 18/09/2016 em 21:48

      Olá Paula, minha sugestão é você entrar em contato com as casas de câmbio citadas no texto. Envie um e-mail para elas ou entre em contato pelo telefone. Se quiser, também sugiro ir até o aeroporto do Galeão no Rio de Janeiro, que deve trabalhar com notas de vários países, já que o Rio recebe milhares de turistas estrangeiros, inclusive da Bolívia, e podem aceitar notas bolivares para a troca. Abraço!

      Resposta
  • 14/09/2016 em 22:24

    Olá, tenho 20.000 dólares para trocar por real. Sei que pode ser em uma casa de câmbio, porém esse dinheiro foi enviado através de uma encomenda expressa dos Estados Unidos chamada Energy Express. Posso trocar numa boa esse dinheiro ou preciso levar algum documento?

    Resposta
    • 18/09/2016 em 21:54

      Olá Davi, como é um grande volume de dinheiro, você será questionado sobre a origem deste montante em qualquer banco ou casa de câmbio que quiser fazer a troca. Minha sugestão é você levar um documento que comprove a origem da quantia para não ter problemas.

      Também sugiro fazer orçamentos com pelo menos 3 casas de câmbio para encontrar a melhor cotação. Negocie com cada uma delas para ter um câmbio diferenciado, já que a casa de câmbio vai ganhar uma boa quantia na troca.

      Outra dica é ligar com pelo menos 1 dia de antecedência para a casa de câmbio escolhida para que ela possa se organizar e fazer a reserva do montante total para fazer a troca naquele dia. Abraço!

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *