BAIXE GRÁTIS NOSSO KIT DE PLANEJAMENTO DE VIAGEM! CLIQUE AQUI!

América do Sul

A América do Sul é uma subparte do continente americano e atrai a milhões de turistas todos os anos devido à beleza e a diversidade de suas paisagens. Atrações turísticas também não faltam. Essa parte do continente conta com lindíssimas praias, florestas exuberantes, cidades cosmopolitas, excelente gastronomia, e até mesmo neve. Seja lá qual for o seu perfil, você certamente encontrará um destino perfeito para você.

Principais regiões turísticas

A América do Sul é enorme! São 13 países repletos das mais diversas atrações que prometem agradar aos mais diversos estilos de viajantes. Saiba mais sobre cada um deles a seguir:

Brasil

Uma viagem não precisa ser internacional para ser incrível, não é mesmo? Você pode conhecer lindas paisagens naturais, praias maravilhosas, cidades incríveis, saborear uma excelente gastronomia e ser recebido por um povo acolhedor aqui mesmo no Brasil. Muitos turistas brasileiros preferem viajar em território nacional, ainda mais ultimamente, com o dólar e o euro nas alturas. Além disso, o turismo pelo Brasil é bom para o país, pois movimenta a economia.

Destinos turísticos incríveis não faltam no Brasil. O país recebe milhões de turistas todos os anos e é quase impossível encontrar alguém que não tenha se encantado com as belezas do país. O destino turístico brasileiro mais famoso é, sem sombra de dúvidas, a cidade do Rio de Janeiro. Quem nunca ouviu falar das inúmeras atrações da Cidade Maravilhosa, não é mesmo? Você pode conhecer a praia de Copacabana, o Cristo Redentor, admirar o pôr no sol no Arpoador… As opções são inúmeras.

Se você está em busca de um contato maior com a natureza, o Brasil é um excelente destino! Isso porque não faltam opções de ecoturismo no país. Além das belíssimas praias do litoral, você ainda pode encontrar cachoeiras, montanhas, rios, cavernas…  As cidades de Bonito (MT), Alto do Caparaó (MG), Alter do Chão (PA), Brotas (SP), entre outras são excelentes opções de destino para você que está em busca de ecoturismo. Se você gosta de esoterismo, não deixe de conhecer a cidade de São Thomé das Letras (MG).

O Brasil possui uma cultura riquíssima e é repleto de patrimônios histórico e culturais para quem deseja conhecer um pouco mais sobre a cultura e a história desse lindo país. Se este for o seu caso, com certeza você irá gostar de conhecer as cidades de Tiradentes (MG), Porto Seguro (BA), Blumenau (SC), Petrópolis (RJ), entre muitas outras.

Argentina

A Argentina é um dos destinos internacionais favoritos dos turistas brasileiros. O país é o que mais recebe turistas estrangeiros da América do Sul e não é por menos. O país é lindo e conta com diversas atrações que prometem agradar aos mais diversos estilos de turistas, desde o mais aventureiro àquele que está em busca apenas de lazer e boa gastronomia.

O destino mais famoso do país é a capital Buenos Aires, que encanta quem a visita devido às suas belezas, a sua arquitetura, sua gastronomia, seus patrimônios históricos, suas atrações culturais… Difícil é encontrar alguém que foi a Buenos Aires e não gostou. As cidades de Córdoba e Mendoza também são excelentes opções para quem deseja visitar os Hermanos.

O país também é muito visitado por quem deseja aproveitar o frio e a neve. A cidade de San Carlos de Bariloche (ou apenas Bariloche para os íntimos) é um dos destinos de inverno favoritos dos brasileiros. Além de Bariloche, as cidades da Patagônia argentina também são muito procuradas.

Turismo em San Carlos de Bariloche na Argentina
Turismo em San Carlos de Bariloche na Argentina

QUAL O MELHOR SEGURO DE VIAGEM PARA VOCÊ?










Uruguai

O Uruguai, localizado na região sudeste da América do Sul, tem atrações que vão desde cidades cosmopolitas e praias badaladas até pequenos vilarejos, vinícolas  e lindos campos. O país não é uma das primeiras opções de destino de muitos, mas não se engane: o país é lindo e com certeza vale a visita.

A cidade mais visitada é Montevidéu, a capital do país. A cidade conta com diversas atrações, bons bares e restaurantes, museus… Além disso, a cidade é bem mais tranquila que muitos imaginam e também é bastante segura. Não deixe de andar pelo calçadão, fazer umas compras no Mercado do Porto, de conhecer a famosa Praça da Independência e de visitar o Palácio Salvo. Se você estiver com tempo, vale a pena alugar um carro e dar uma passadinha em outras cidades, como Punta del Este e Colonia del Sacramento.

Paraguai

O Paraguai é muitas vezes lembrado apenas como um lugar para fazer compras, mas não se engane: é um país de belas paisagens, cultura riquíssima, boa gastronomia e povo acolhedor. Apesar de não ser muito conhecido pelos turistas brasileiros, o país tem um enorme potencial turístico e que certamente merece ser explorado.

A cidade mais visitada do Paraguai é Ciudad del Este, que faz parte da Tríplice Fronteira. A cidade é muito conhecida por seus centros comerciais e muitos brasileiros aproveitam a ida à cidade de Foz do Iguaçu para fazer um bate-volta na cidade paraguaia e comprar eletrônicos, perfumes e demais artigos importados com um preço mais em conta. Próximo à cidade também se encontra a Usina de Itaipu, que também vale a visita.

A charmosa capital paraguaia, Assunção, também é um prato cheio para os turistas. Nela se encontram a maior parte dos museus, teatros e monumentos históricos. A boa notícia é que a maioria deles está localizada bem próximos um do outro e dá para visita-los a pé. O ecoturismo é outra área que vem crescendo bastante no país. O país não tem um litoral, mas você pode conhecer também uma de suas praias de água doce.

Chile

O Chile é um país localizado na região oeste da América do Sul. O país tem um imenso potencial turístico e surpreende a seus visitantes com suas belas paisagens, suas montanhas cobertas de neve, seu deserto, suas vinícolas. O país também possui atrações para todos os gostos e bolsos. Não é à toa que muitos brasileiros escolhem o Chile como primeira viagem internacional.

O destino mais visitado do país é, com certeza, a capital Santiago. A cidade é repleta de atrações como vinícolas, monumentos históricos, museus, entre outros. Durante o inverno, a cidade é muito visitada por aqueles que procuram por estações de ski. Como a cidade é muito procurada por turistas brasileiros, é muito comum encontrar funcionários falando português. A comunicação não será um problema.

Bolívia

A Bolívia está localizada na parte central da América do Sul e não é nem de longe o destino mais óbvio para a maioria dos viajantes, ao contrário: muitas pessoas sequer cogitam a ideia de viajar para a Bolívia porque logo imaginam um país extremamente pobre, feio e perigoso, o que é uma pena. A Bolívia tem sim seus problemas, mas não deixa de ter suas atrações, suas belas paisagens e sua incrível diversidade.

A Bolívia é o país mais barato da América do Sul para se viajar. Isso faz com que o país seja muito procurado por aqueles que desejam fazer um mochilão. A cidade de La Paz, onde está localizada a sede do governo, não é exatamente uma cidade turística, mas possui diversos pontos turísticos bem interessantes. A capital oficial do país, Sucre, também possui diversos pontos turísticos e um centro histórico que, com certeza, vale a visita.

O Salar de Uyuni é nada mais, nada menos que o maior deserto de sal do mundo. Para conhecê-lo, é necessário que você vá com profissionais. Não é um passeio para se aventurar sozinho, ok? Outros destinos famosos são Cochabamba, Potosí, Oruro, e a cidade de Copacabana, que é banhada pelo famoso lago Titicaca.

Peru

O Peru é um belo país da América do Sul cujo potencial turístico vem sendo cada vez mais descoberto e explorado. Nele você encontrará paisagens naturais de tirar o fôlego, cidades cosmopolitas, praias banhadas pelo Oceano Pacífico e uma gastronomia para ninguém botar defeito. Você certamente encontrará um destino no Peru perfeito para o seu perfil.

A atração turística mais famosa do país é, sem sombra de dúvidas, Machu Picchu. As ruínas Incas fazem parte das Sete Maravilhas do Mundo Moderno e para conhecê-las é preciso planejamento. Alguns passeios na região precisam ser reservados com meses de antecedência. Mas o turismo no Peru vai além de Machu Picchu. A capital do país, Lima, e a cidade de Cusco também possuem diversas atrações que valem a pena conhecer.

Equador

O Equador é outro incrível destino turístico repleto de belezas naturais, lindas paisagens de tirar o fôlego, praias maravilhosas, vulcões ativos, cultura riquíssima, além de um povo acolhedor. Apesar de todas essas qualidades, muitos viajantes simplesmente se esquecem do Equador na hora de planejar a próxima viagem, o que é uma pena, pois quem vai ao país se surpreende de forma bastante positiva.

A cidade de Quito, capital do país, é o principal destino turístico do Equador. Ela possui diversas atrações como o Centro Histórico, o Parque Mitad del Mundo, um parque em que acredita-se que se passa a Linha do Equador, a Laguna Quitoloa e o Vulcão Cotopaxi. Além da capital, vale a pena conhecer a cidade de Cuenca, a cidade de Montañita e de Baños.

Colômbia

Por muitos anos, a Colômbia foi apenas mais um destino da América do Sul ignorado por muitos turistas. Felizmente isso mudou. O país, cujo potencial turístico vem chamando a atenção de turistas do mundo inteiro é o mais novo queridinho dos viajantes e não é à toa. O país conta com uma cultura riquíssima, paisagens naturais incríveis, biodiversidade invejável, praias com aquele mar azul característico do Caribe, e muito mais.

Quem gosta de lugares históricos com certeza vai gostar de Bogotá e Medellín, as maiores e mais importantes cidades do país. Aqueles que desejam curtir uma praia certamente se encanarão com Cartagena das Índias e Santa Marta.

Venezuela

A Venezuela é um lindo país conhecido por suas belas paisagens naturais, sua história riquíssima, suas lindíssimas praias banhadas pelo Mar do Caribe, suas montanhas andinas, seu povo acolhedor… É realmente uma lástima a crise política e econômica pela qual o país está passando e que faz com que muitos viajantes sequer cogitem a ideia de conhecer o país, mas a verdade é que com um bom planejamento ainda vale a pena conhecer esse nosso vizinho.

A maioria das atrações do país está relacionada às suas praias, o que é compreensível uma vez que esse mar azul turquesa é coisa de cinema! Exemplo disso é Los Roques. Outro cenário cinematográfico é o Monte Roraima, bem perto da fronteira com o Brasil. Se o seu desejo é ver neve, saiba que também é possível em Mérida, localizada ao norte da Cordilheira dos Andes.

A capital do país, Caracas, não é exatamente uma cidade turística. Muitas pessoas, inclusive, nem recomendam a visita à cidade, uma vez que a população sofre com diversas restrições e a cidade é considerada bastante violenta. Isso tudo é uma pena, pois a cidade conta com atrações turísticas bem interessantes. Se você deseja conhecê-la mesmo assim, redobre a atenção com seus pertences. Segurança em primeiro lugar, ok?

Guiana

Localizada na costa do Atlântico Norte a Guiana é mais um lindo país da América do Sul muitas vezes esquecido pelos turistas. É o único país da América do Sul em que o a língua oficial é o inglês. O país conta com muitas florestas, cachoeiras e até algumas praias. Se você gosta de viajar para lugares nada óbvios, a Guiana pode ser uma boa opção.

Se você vai à Guiana, não espere nada de muito luxuoso. O país não conta com muitas atrações e nem com aquela maravilhosa infraestrutura para os turistas, mas tem sim suas belezas. O principal destino turístico do país é a sua capital, Georgetown. A cidade difere muito das outras cidades da região e atrai a muitos aventureiros.

Muitos brasileiros também gostam de ir à Lanthem, localizada bem próxima à fronteira com o Brasil, para fazer compras. Vale ressaltar que se trata de uma cidade pequena, com ruas não pavimentadas e sem nenhum grande centro comercial.

Guiana Francesa

A Guiana Francesa é um departamento da França colado ao Brasil. O pequeno país é muitas vezes esquecido pelos viajantes também, as possui características bem peculiares e atrações turísticas interessantes. O idioma oficial é o francês e a moeda é o euro.

O país é bastante procurado por aqueles que gostam de ecoturismo, uma vez que a maioria de suas atrações está relacionada à natureza exuberante e cerca de 90% de seu território é coberto por florestas. O principal destino turístico do país é a sua capital, Caiena. Outro destino turístico famoso é a Ilha do Diabo, local onde funcionava um presídio. O país também tem belas praias, que valem a visita.

Suriname

O Suriname (também conhecido como Guiana Holandesa), um pequeno país localizado na costa nordeste do continente, é mais um país da América do Sul que é facilmente esquecido pelos viajantes. Cerca de 90% da área do país é coberta pela Floresta Amazônica e a principal característica do país é a mistura de culturas diferentes coexistindo no mesmo lugar. A língua oficial do país é o holandês, mas muitas pessoas também falam inglês.

O principal destino turístico do país é a cidade de Paramaribo, capital do país. De cara a cidade impressiona devido a tanta diversidade. O Suriname recebeu influência dos povos indígenas, dos escravos africanos, dos colonizadores ingleses, entre outros povos. Todas essas influências ficam evidentes na arquitetura, no povo e na culinária… Além disso, o país é muito procurado por aventureiros e pessoas a procura de ecoturismo.

Principais cidades turísticas

Rio de Janeiro

A cidade do Rio de Janeiro é o destino turístico mais visitado do Brasil e um dos mais visitados do mundo. A Cidade Maravilhosa cai nas graças tanto dos turistas brasileiros quanto dos estrangeiros e não é à toa: há atrações para todos os gostos.

Quando se fala em Rio de Janeiro, a imagem do Cristo Redentor localizado no alto do Morro do Corcovado logo vem à mente. Existem diversas formas de conhecer este símbolo da cidade que entrou na lista das Sete Maravilhas do Mundo Moderno. Você pode conhecer esta atração através de trilhas, trem turístico, bicicletas, vans… Além do Cristo, você pode também conhecer o famoso Pão de Açúcar, uma das atrações mais visitadas da cidade.

Quem gosta de praia também vai se encantar com a cidade. E não faltam opções. Você pode conhecer a mais famosa e mais bonita delas, a Praia de Copacabana. Além dela, as Praias de Ipanema, Leme, Prainha e Grumari também valem uma visita. Aproveite também para conhecer a praia do Arpoador e assistir ao pôr do sol de lá. É lindo de se ver!

Outras atrações que valem a pena conhecer são: o Jardim Botânico, o AquaRio, o famoso estádio do Maracanã, o Museu do Amanhã, o Instituto Moreira Salles, o Centro Cultural Banco do Brasil, o Mosteiro de São Bento e a Feira de São Cristóvão.

Buenos Aires

A capital da Argentina, Buenos Aires, é outro destino turístico muito famoso da América do Sul. A capital portenha encanta quem a visita devido à diversidade de atrações turísticas, a sua rica cultura e a sua gastronomia. O centro cívico de Buenos Aires com certeza é uma das atrações que não devem passar batidas. Não deixe de conhecer a Casa Rosada, o Congresso e a Plaza de Mayo.

Buenos Aires possui uma imensa variedade de atrações históricas. A Plaza San Martín é um exemplo disso. O Cemitério da Recoleta, local em que estão enterradas importantes personalidades argentinas é outra atração muito visitada. A cidade também respira cultura. Não deixe de visitar a Livraria El Ateneo, uma das mais bonitas do mundo. O Rosedal de Palermo e o Teatro Cólon também valem uma visita.

A cidade possui uma imensa variedade de restaurantes e cafés. Não perca a oportunidade de saborear uma deliciosa empanada e um alfajor. Você certamente vai querer levar alguns na mala. E um excelente lugar para saborear estas e outras delícias é o Mercado de San Telmo. Após conhecer o mercado, conheça também a tradicional Feira de San Telmo, um excelente lugar para garantir as lembrancinhas da viagem.

Montevidéu

A capital uruguaia vem chamando a atenção de turistas do mundo todo, especialmente dos brasileiros, nos últimos anos. Difícil encontrar alguém que não tenha se surpreendido positivamente com a cidade. A cidade com cerca de 1,5 milhão de habitantes possui diversas atrações turísticas bastante interessantes e surpreende quem a visita pela tranquilidade. Definitivamente um bom destino para quem deseja relaxar.

Uma vantagem de Montevidéu é que grande parte dos pontos turísticos são próximos uns dos outros e podem ser conhecidos a pé. Um bom exemplo é a Plaza da Independencia, o coração da cidade. Nela estão localizados prédios históricos de grande importância como o Teatro Solís e o Palácio Salvo. Não deixe também de caminhar pela Sarandí, uma rua fechada para os carros, e caminhar pelas praças da cidade. O Mercado del Puerto é um bom lugar para provar da gastronomia uruguaia.

Outros pontos turísticos que merecem destaque são o Jardim Botânico, a Catedral Metropolitana de Montevidéu, a Igreja de São Francisco de Assis e as Catacumbas, as Ramblas e o Parque Rodó.

Santiago

A gigantesca, cosmopolita, segura e linda capital chilena é um dos destinos internacionais favoritos dos brasileiros e não é por menos. Santiago é uma cidade com belas paisagens naturais, montanhas cobertas por neve, vida noturna agitada, vinícolas, boa gastronomia, entre diversas outras atrações. Entretanto, antes de fazer as malas é necessário bastante planejamento, pois a cidade é bastante cara.

A cidade é muito procurada como um destino de inverno, principalmente por brasileiros que estão em busca da neve. Não deixe de visitar uma estação de ski. Importante ressaltar que não neva na cidade e sim nas montanhas da região. O verão, entretanto, é a melhor época para visitar as famosas vinícolas.

Não deixe de conhecer o Centro Histórico da cidade. Aproveite para visitar o Palácio La Moneda, o Centro Cultural La Moneda, a Plaza das Armas e a Catedral Metropolitana. Vale a pena visitar também o Museu Histórico Nacional e o Paseo Ahumada.  Um bom lugar para conhecer melhor a gastronomia chilena é o Mercado Central de Santiago.

Bogotá

A cidade de Bogotá tem recebido e surpreendido muitos turistas, inclusive brasileiros, ao longo dos últimos anos. A cidade possui diversas atrações que prometem agradar aos mais diversos estilos de viajantes. Quer viajar para um destino repleto de belas paisagens, rica cultura, vida noturna agitada e boa gastronomia? Bogotá então pode ser o destino ideal para você.

A cidade é recheada de atrações históricas e culturais. Dentre elas, se destacam o Museu Botero e o Museu do Ouro. Visite também a Plaza Bolívar, onde estão localizados os prédios governo. Depois, não deixe de conhecer o bairro da Candelária e a sua belíssima catedral. Após o passeio, pegue o teleférico ou o funicular e vá conhecer o Cerro Monserrate. A vista de lá é incrível.

Machu Picchu

Quando se fala em viajar para o Peru, a cidadela de Machu Picchu logo vem à mente. As ruínas, que outrora foram consideradas como um local sagrado para os Incas é um destino turístico relativamente novo. Só foram descobertas em 1911. E desde então vem recebendo turistas do mundo todo. Em 2007, o local foi declarado como uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno e Patrimônio Mundial da Humanidade.

Se você deseja conhecer o local, saiba que é necessário planejamento. Saiba que a atração fecha na época das chuvas e por isso os melhores meses para conhecer o local vão de abril a outubro. Além disso, dependendo da forma escolhida para chegar lá você precisará fazer as reservas com meses de antecedência.

Lima

A capital do Peru, apesar de não ser um destino tão popular como a histórica Machu Picchu, também é um prato cheio para os turistas. Isso porque o local reúne diversas atrações entre museus, parques, sítios arqueológicos, um Centro Histórico que foi declarado Patrimônio da Humanidade e uma gastronomia que é um espetáculo a parte.

Não deixe de conhecer o Centro Histórico da cidade. Visite a Plaza das Armas e a Plaza San Martín. Em volta dessas praças estão localizados importantes prédios como o Palácio Episcopal, a Catedral de Lima, a Basílica Menor, o Convento de São Francisco de Assis, as catacumbas e a Casa de Pizarro. Aproveite também para observar a troa de guarda na Casa de Pizarro.

Após um longo dia de caminhadas, nada melhor do que dar uma pausa para descansar e matar a fome. O Mercado de Surquillo é um excelente lugar para isso. Outras atrações que merecem destaque são o MALI, o Parque Kennedy, o Parque do Amor e a Huaca Pucllana.

Como viajar na América do Sul

A forma mais comum para viajar para a América do Sul é, sem dúvidas, o avião. Mas, dependendo do destino escolhido e do quão aventureiro é o viajante, viajar para a América do Sul de carro, ônibus ou trem.

Passagem aérea

A passagem aérea para uma viagem para a América do Sul costuma ser um dos principais gastos da viagem. Entretanto, diversos fatores fazem com que as passagens aéreas sejam mais baratas para quem deseja viajar para os países da América do Sul. Uma boa dica para quem deseja economizar é pesquisar em sites que trocam passagens por milhas e também comprar as passagens com antecedência.

Os principais aeroportos da América do Sul são o Aeroporto Internacional de Guarulhos, no Brasil; o Aeroporto Internacional Ministro Pistarini, na Argentina; o Aeroporto Internacional Santiago-Pudahuel, no Chile; o Aeroporto Internacional Gustavo Rojas Pinilla, na Colômbia e o Aeroporto Internacional de Punta del Este, no Uruguai. As principais empresas aéreas são: GOL, LATAM, Emirates, Azul Linhas Aéreas e American Airlines.

Caminho terrestre

Muitas pessoas desejam se aventurar para a América do Sul de carro. É possível, mas é bem mais trabalhoso e demorado que ir de avião. Muita atenção também à documentação necessária para viajar pelo MERCOSUL: além da sua CNH, você também irá precisar do RG ou do Passaporte originais, do CRLV do veículo no nome do condutor, do Seguro Carta Verde, de um kit de primeiros socorros e dois triângulos. Para dirigir no Chile, é necessário possuir a PID.

Se você deseja viajar pela América do Sul de ônibus, saiba que é possível sair de São Paulo para a Argentina, Uruguai, Paraguai, Peru, Chile, Colômbia e Equador. As empresas são JBL, Crucero del Norte, Viação Ormeño, NSA, Sol del Paraguay e EGA TTL.

Aluguel de carro na América do Sul

Alugar um carro é uma boa opção para quem deseja ter mais liberdade dentro do destino desejado. Alugar um carro é bem mais simples e barato que muitas pessoas imaginam. Você só precisa apresentar a sua CNH, o seu RG ou o seu Passaporte e um cartão de crédito internacional. Entretanto, algumas cidades da América do Sul tem a fama de ter o trânsito caótico (Lima, por exemplo) e muitos dizem que não compensa o trabalho.

Onde ficar na América do Sul

A América do Sul tem diversas opções de hospedagens para todos os gostos e bolsos. Você pode se hospedar em resorts, hotéis, pousadas, casas de temporada, hostels entre outras opções.

Hotéis na América do Sul

Nossas sugestões de hotéis na América do Sul são:

Olinda Rio Hotel: Localizado em plena Copacabana, o Olinda Rio Hotel oferece excelentes acomodações, vista para o mar, serviço de quarto, wi-fi gratuito e café da manhã incluso. O preço médio da diária para dois adultos é de R$250,00.

DoubleTree by Hilton Santiago – Vitacura: o hotel está localizado na área mais bem avaliada de Santiago e oferece excelentes acomodações, salas de conferências e reunião, sala de eventos, serviço de lavanderia, lounge privativo, business center, uma cafeteria, um bar e um restaurante. O preço médio da diária para dois adultos é de R$720,00.

Aluguel de temporada na América do Sul

Outra opção de hospedagem que vem conquistando os corações dos turistas é o aluguel por temporada. Esta opção não conta com alguns luxos típicos dos hotéis, como café da manhã, por exemplo, mas o preço das diárias costuma compensar.

Gastronomia da América do Sul

Os países da América do Sul têm uma gastronomia riquíssima com influências indígenas, africanas, espanholas, italianas e portuguesas. A gastronomia de cada país tem as suas particularidades e provar os pratos típicos do local visitado é indispensável para a experiência ser completa. Os pratos típicos mais famosos da América do Sul são a feijoada brasileira, as empanadas argentinas, o tradicional ceviche peruano, as arepas, os vinhos chilenos, entre muitos outros. Com toda certeza vale a pena experimentar.

Seguro de viagem para a América do Sul

Turistas brasileiros não necessitam de seguro para viajar para a América do Sul. Entretanto, é altamente recomendado que você faça um seguro de viagem. Afinal, todo mundo está sujeito a imprevistos e ninguém gostaria que uma mala extraviada, um voo cancelado ou alguma emergência médica estragasse uma viagem que tinha tudo para ser incrível. A boa notícia é que contratar um seguro de viagem é mais barato que muitos imaginam e você assim você poderá viajar tranquilo.

FAQ – Perguntas e respostas

Que roupas levar para a América do Sul?

A América do Sul tem o clima predominantemente tropical, o que faz com que grande parte do continente seja bastante quente. Entretanto, em alguns lugares como a Patagônia o frio pode ser extremo. Se você estiver indo a um destino quente, não deixe de colocar na mala roupas leves e claras, roupas de banho, protetor solar e óculos de sol. Vale ressaltar que você vai andar bastante então dê preferência a sapatos baixos e confortáveis. Se você estiver indo a um lugar frio, não se esqueça de colocar na mala roupas mais quentes como casacos pesados, calças compridas, meias grossas, luvas para touch screen, gorros e cachecol. Uma boa dica é se vestir em camadas e usar aquelas roupas do tipo segunda pele por debaixo da roupa. Alguns lugares possuem lojas de roupas de aluguel para a neve.

Quais documentos obrigatórios para uma viagem para a América do Sul?

Turistas brasileiros que vão viajar para países do MERCOSUL não precisam de Passaporte, podendo viajar apenas com o RG, desde que este esteja em bom estado. Além disso, não é necessário visto se for permanecer no país por menos de 90 dias. Para viajar para a Guiana, Guiana Francesa e Suriname, o Passaporte é necessário. A Guiana Francesa exige visto. Para viajar para a Bolívia, Venezuela, Guiana, Guiana Francesa e Suriname, Paraguai, Uruguai, Peru, Colômbia e Equador, também é necessário o Certificado Internacional de Vacina Contra a Febre Amarela.

Que moeda levar para a América do Sul?

Além do cartão de crédito internacional, é necessário também levar uma quantia de dinheiro em espécie. O mais comum é levar uma quantia em dólar, real ou então a moeda local. Lembre-se sempre de consultar a cotação.

Quanto custa uma viagem para a América do Sul

Dentro do Brasil pagando em R$ fica mais tranquilo mensurar os gastos da viagem. Porém para fora do Brasil, em países como Argentina, Uruguai e Chile é pago em moeda estrangeira e os gastos aumentam em média o dobro do que os gastos no Brasil. Portanto uma viagem que sairia por R$ 2 mil no Brasil sai em média R$ 4 mil na mesma proporção na América do Sul.

Avatar
Thiago Cesar Busarello

Thiago Busarello é autor e criador do Vida de Turista, no qual adora viajar e falar do assunto de turismo e viagens, compartilhando dicas e informações de viagens com os leitores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat