BAIXE GRÁTIS NOSSO KIT DE PLANEJAMENTO DE VIAGEM! CLIQUE AQUI!

Melhores lugares para canoagem no Brasil

Você sabe quais são os melhores lugares para praticar canoagem no Brasil? Conhece os detalhes da prática, seus benefícios e como realizar o esporte com segurança?

Neste artigo, saiba todas as informações sobre essa atividade, como as modalidades existentes, e aproveite esse esporte que surgiu na pré-história e era apenas um meio de transporte.

Veja também qual o condicionamento físico/psicológico é necessário para estar pronto para a canoagem no Brasil, com o que se preocupar antes da prática, seja em rios ou lagos, e divirta-se acompanhando este post até o final!

Hoje em dia, a modalidade olímpica é ótima para os aventureiros e pode estar pronta para você em algum destino turístico.

Por que fazer canoagem?

Conhece os benefícios da canoagem? A prática desse esporte tonifica o corpo, já que remar cria músculos e é completo, até mesmo influenciando na melhora da postura.

É preciso força para remar e o corpo gasta muita energia. Ao final, você se sente relaxado após essa atividade bastante intensa em meio a natureza.

Além disso, normalmente os treinos são em grupo, o que estimula a capacidade de trabalhar em união. Afinal de contas, a canoagem é um esporte coletivo que traz muitos ganhos com a prática e que não se limita aos benefícios do corpo.

Portanto, as principais vantagens da atividade voltada para a estética é a diminuição de gordura enquanto aumenta a força muscular; para a mente é o alívio do estresse e para a saúde em geral seria a melhora da sua postura.

Conte com essa atividade de lazer e aventura também como um exercício aeróbico para treinar a sua força e libere bastante energia queimando calorias, principalmente do abdômen.

Trabalhe a musculatura dos braços e até do tronco com esse esporte olímpico que, por tudo isso, melhora muito o condicionamento físico do praticante.

Benefícios de praticar a canoagem
Benefícios de praticar a canoagem

QUAL O MELHOR SEGURO DE VIAGEM PARA VOCÊ?










Quais as modalidades de canoagem que existem?

Algumas modalidades são destacadas nesse esporte, como:

  • Freestyle
  • Canoagem Oceânica
  • Caiaque-Polo
  • Canoagem Slalom
  • Canoagem Velocidade
  • Maratonas

A modalidade Freestyle é a mais recente, sendo a prática de movimentos e manobras livres nas ondas ou descidas de rios. Foi reconhecida pela Federação Internacional de Canoagem apenas em 2004.

O seu objetivo em um caiaque menor é realizar em um tempo determinado e com habilidade diversas manobras, o que exige muito treino.

A Canoagem Oceânica é praticada no mar e consiste em percorrer um determinado trajeto com embarcações específicas.

O Caiaque-Polo é uma modalidade competitiva, envolvendo duas equipes e que se disputa numa área de jogo de 35 por 23 metros. Os jogadores usam canoas no espaço delimitado de piscinas, rios ou lagos com o objetivo de marcar o maior número de gols durante o jogo.

A Canoagem Slalom é praticada em percursos de 250 até 400 metros a bordo de uma canoa e é uma modalidade olímpica desde 1992. Os canoístas devem passar de 18 a 25 obstáculos com o seu caiaque.

Assim, a principal característica do Slalom é a descida de rios/águas rápidas, podendo cometer o menor número de erros possível e sendo o tipo de canoagem no Brasil mais radical.

A Canoagem Velocidade é a mais popular e disputada em canais de 2 km de comprimento, sendo também a mais acessível em canais construídos artificialmente. É uma modalidade olímpica com percursos de 500 metros e 1000 metros.

E, finalmente, na Canoagem de Maratona, os percursos são mais longos (de 15 km para cima) e exigem bem mais do atleta. É disputada com as mesmas embarcações da Canoagem Velocidade.

Melhores lugares para canoagem no Brasil
Melhores lugares para canoagem no Brasil
Cupom desconto viagem

Como escolher um lugar para praticar canoagem?

Existem pelo menos 5 pontos para serem levados em consideração na hora de escolher um lugar para praticar a canoagem:

  • Periculosidade do local
  • Poluição
  • Distância até a cidade
  • Infraestrutura
  • Paisagens

Quanto à periculosidade, deve-se levar em consideração as correntezas do local, se o local para a prática tem muitos obstáculos, se recentemente houve chuvas que aumentaram o nível dos rios e lagos, entre outros.

Quanto à poluição, naturalmente é comum o turista entrar em contato com a água, sendo que fazer a prática em um local poluído traz uma experiência não muito legal, além do risco de contaminação.

Sobre a distância até a cidade, é um ponto a ser levado em consideração caso venha ser necessário apoio médico ou emergencial, ida até farmácias ou então na compra de alimentos em supermercados.

Já sobre a infraestrutura, deve ser levado em consideração se existem pontos de entrada nos rios, lagos ou mares para entrar e sair com as canoas, assim como ter um local para fazer reparos, banheiros, entre outros.

Para finalizar, vale falar sobre as paisagens do lugar escolhido. Nada melhor do que praticar a canoagem em um lugar que possua belas paisagens, incentivando e enchendo os olhos para a prática, fora o registro das fotos da viagem.

Como escolher o melhor lugar para canoagem
Como escolher o melhor lugar para canoagem

COMPARADOR DE SEGURO DE VIAGEM

8 dicas de lugares para praticar canoagem no Brasil

Agora vamos ver a dica de 8 lugares para praticar a canoagem no Brasil considerando vários dos fatores mostrados acima.

Vamos te explicar como chegar nos destinos, onde é possível realizar a canoagem no Brasil, entre outras dicas dos lugares.

Canoagem em Caeté (MG)

O parque Canela de Ema Adventure Park é um local com atendimento personalizado que oferece a canoagem bem próximo à capital mineira de Belo Horizonte, em Caeté.

Você agenda a sua aventura só com a canoagem ou compra um passaporte promocional para se esbaldar com até cinco atividades. Então, o passaporte inclui arvorismo, tirolesa, tiro ao alvo e trilha de orientação.

O tempo de duração da canoagem é de 30 minutos com nível de dificuldade considerado 4. Portanto, se você estiver por Belo Horizonte e quiser esticar até Caeté, perca em média 150 calorias apenas com essa atividade superdivertida.

Para chegar no local, há dois caminhos: por Barão de Cocais (BR381) ou Caeté (MG262), depois seguindo por uma estrada de terra e se orientando pelas placas bem instaladas no percurso.

De Belo Horizonte até Caeté, são uma hora e meia de viagem (51,3 km). Vindo de outros estados, chegue na capital mineira pelo Aeroporto Internacional Confins. Você pode ficar hospedado em Caeté também, um lugar com muita natureza e ótimo para descansar.

Entre as dicas de lugares para hospedagem, nossa recomendação fica com o famoso Tauá Hotel que possui toda a infraestrutura para receber os turistas.

Canoagem em Itacaré (BA)

As aventuras de caiaque e canoagem estão disponíveis nas corredeiras do Rio das Contas, de Tijuípe e também nas praias centrais de Itacaré, como Concha, Resende e Tiririca.

Até para chegar em alguns passeios de Itacaré, será necessário remar! Por exemplo, reme durante cerca de uma hora em um caiaque pelo Rio das Contas.

Depois da canoagem, encare mais 10 minutos de caminhada por uma trilha para curtir as águas da Cachoeira do Cleandro (do Engenho).

Nada mais recompensador que um banho de água doce na queda de três saltos que formam as piscinas naturais. Outra situação muito desejada é aproveitar o pôr do sol fazendo o passeio Canoagem Pôr do Sol na alta temporada de verão.

Nesse passeio, a canoa é motorizada para quem deseja apenas ser levado por um canoeiro e um guia experiente. Você sairá às 16h da Praia da Coroinha a admirar durante duas horas as paisagens até o pôr do sol, depois retornando para Itacaré.

A experiência de imersão mesmo pode ser usufruída com a Itacaré Horizontes, uma agência de turismo que oferece a Canoagem ao Luar. Esse passeio de canoa a remo combina música popular com a cultura local.

Assim, o início dessa aventura é às 17h30 nas águas do Rio das Contas também. Para quem ficou cheio de vontade de visitar Itacaré, o aeroporto mais próximo da cidade é o de Ilhéus, a 75 km.

Já para quem chega em Salvador, o aeroporto da capital baiana está distante 270 km via balsa de Itaparica ou 391 km via BR-101. A cidade de Itacaré está localizada no litoral sul da Bahia.

As pousadas em Itacaré costumam agradar aos turistas e você pode escolher as acomodações diante de uma variedade de preços. Entre as dicas estão o i9 Embaú Flats, o i9 Quixabá Flat e o Porto dos Casais Guest House.

Canoagem em Miracatu (SP)

Um dos espaços para a canoagem no Brasil é o Legado das Águas, que atende por agendamento e oferece o esporte no município de Miracatu, em São Paulo.

Integre-se com a natureza a 137 km da capital. No local, ao menos uma vez por mês, há atividade guiada em imersão nas águas da represa do Porto Raso onde são franqueadas aos caiaques duplos modelo “sit on top”, acessível para todas as idades e mesmo para quem nunca praticou canoagem.

O acesso ao Legado das Águas é pela BR 116, Rodovia Régis Bittencourt. Segundo o site do destino, para quem chega de carro, o ponto de referência é o Restaurante Graal Japonês, no km 348 da rodovia sentido Curitiba.

Após, em 300 metros, há uma entrada à direita que leva a base da Reserva, a 26 km de distância por estrada de terra em boas condições.

Também é possível fazer a canoagem noturna na floresta, que vale muito a pena para uma reconexão com o meio ambiente. Mesmo durante a noite, remar o caiaque é super estável pelo rio Juquiá.

Aproveite essa oportunidade chegando em Miracatu, cercada por uma paisagem natural inesquecível para praticar esse esporte. O município de Miracatu não oferece muitas opções de hospedagem e a dica é ficar hospedado em Peruíbe em locais como a Pousada Píer 36, a Pousada Ecológica Cavalo de Pedra ou o Hotel Xapuri.

Canoagem em Tibau do Sul (RN)

Tibau do Sul é um vilarejo no Rio Grande do Norte muito visitado por turistas por ser um dos principais balneários do estado.

O destino também é conhecido por ter grandes resorts e hotéis, como o Hotel Marinas, que oferece a atividade de canoagem, entre outras práticas ao ar livre. O resort fica situado em Pipa, a 87 km do Aeroporto Internacional de Natal.

As atrações em Tibau do Sul são muito populares por suas belezas naturais, portanto a canoagem no Brasil está bem representada nas praias do local com os passeios oferecidos pelos hotéis.

O Rio Grande do Norte tem diversos destinos incríveis e inesquecíveis e Tibau do Sul se destaca pelas opções envolvendo aventura e com sua paisagem também cercada pela Mata Atlântica.

Então, viaje para esse cantinho do litoral nordestino saindo de carro da cidade Natal e seguindo pela BR 101 (direção sul) até Goianinha. Chegando na cidade, se oriente pela indicação das placas ao longo da RN-003. Outras opções de hospedagem próximas a Tibau do Sul são a Praia Bonita Resort e a Sun Bay Pipa Hotéis.

Canoagem em Três Coroas (RS)

A canoagem em Três Coroas, no Rio Grande do Sul, é praticada no Parque das Laranjeiras, onde há uma das principais pistas de Canoagem Slalom do Brasil.

Inclusive, a pista sedia competições e em 1997 foi sede do Campeonato Mundial. O parque está localizado às margens do Rio Paranhana, com corredeiras de classes II e III, condições ideais para a prática da canoagem e do rafting.

O relevo do local é acidentado e também possibilita outras atividades, como rapel, tirolesa, mountain bike e arvorismo. A entrada inteira do parque custa R$ 10.

Sobre Três Coroas, ela é uma cidade do vale do Paranhana distante do aeroporto de Porto Alegre em 65,2 km. A localidade fica na divisa com a região da Serra Gaúcha e fica muito próxima de Gramado, a apenas 22 km.

Três Coroas possui pousadas, hotéis e também campings dentro dos parques de aventura. Inclusive, o Parque Laranjeiras tem a Pousada das Águas e duas cabanas com capacidade máxima para seis pessoas cada. Outras dicas de hospedagem são o Hotel Caminhos da Serra e Pousada Três Coroas.

Canoagem no Rio de Janeiro (RJ)

A Lagoa Rodrigo de Freitas conta com o Paddle Club Lagoa Rodrigo de Freitas, uma equipe profissional que oferece a atividade canoagem nesse lugar turístico.

Além dessa academia, é possível curtir a paisagem linda do Rio de Janeiro de cima de um caiaque aprendendo no Clube Piraquê, um dos principais locais para praticar a canoagem e ter aulas na cidade, também localizada na Lagoa.

Gostaria de mais uma opção? A sede de remo do Botafogo de Futebol & Regatas inaugurou sua escola de canoagem em 2020. Ainda mais, no bairro Urca, o Clube Carioca de Canoagem oferece um programa de instrução em Canoagem Oceânica.

Todos os lugares estão localizados na Zona Sul do Rio de Janeiro, o point do turismo, próximo ao aeroporto Santos Dumont e perto de tudo o que interessa aos turistas.

Inclusive, as opções de hospedagem mais confortáveis e com as melhores vistas estão nos bairros da Zona Sul. Entre elas podemos destacar o Sheraton Grand Rio, o JW Marriott e o Hotel Nacional.

Canoagem na Chapada dos Guimarães (MT)

A Chapada dos Guimarães, em Mato Grosso, tem diversas cachoeiras, grutas, cânions e trilhas. Portanto, é um destino conhecido pelo ecoturismo com paisagens incríveis.

Assim, também se destaca na prática da canoagem no Brasil. Um dos locais para a atividade é o Rio Claro, com uma corredeira rápida nos períodos de chuva e considerada com uma boa navegabilidade.

Aproveite as quedas da corredeira e faça o seu turismo de aventura curtindo esse esporte, já que o destino turístico Chapada dos Guimarães já é bastante visitado. Outro destaque para a canoagem e o rafting é o rio São Lourenço, na cidade de Jaciara.

As águas do Parque Nacional são transparentes (menos quando estão com barro), portanto o passeio de caiaque é perfeito.

Procure a Tribo do Remo Ecoaventuras para contemplar a natureza com seu caiaque e remo praticando a canoagem descendo o Rio Claro com um duck (barco inflável). Não é difícil e, por isso, qualquer um pode praticar, mesmo sem um guia.

O UltraMacho Aventura na Natureza oferece o passeio de caiaque inflável no Rio Coxipó do Ouro, também no nível para iniciantes.

De qualquer forma, as agências têm instrutores que preparam para o básico da canoagem e guiam todo o trajeto.

O aeroporto mais próximo da Chapada é o Aeroporto Internacional de Cuiabá, a 80 km do município. Logo, garanta a visita a esse pedaço do paraíso para manobrar o seu duck e conhecer a natureza presente neste lugar.

Para partir para essa aventura, você pode alugar um carro no aeroporto e seguir pela BR-251, que margeia e corta o parque, para chegar até a MT-020.

Hospede-se na Chapada dos Guimarães e curta as suas férias usufruindo do local com muita aventura. A dica de lugares próximos são a Pousada Villa Guimarães, a Pousada Jardim da Chapada e a Villa Glamour.

Canoagem em Porto de Galinhas (PE)

O Nordeste marca presença na canoagem no Brasil por suas águas límpidas e transparentes da praia do Muro Alto.

Porto de Galinhas é um distrito de Ipojuca, a 70 km de Recife e também um destino muito conhecido para quem gosta de praia, verão e a prática de esportes.

Ou seja, o que não falta é atividade em Porto de Galinhas, embora seja um lugar perfeito para descansar também.

As paisagens paradisíacas das praias e seus passeios tornam este cantinho do litoral sul de Pernambuco um dos destinos turísticos mais importantes do país.

Procurado por todo tipo de viajante, para quem busca diversão e aventura, pode se esbaldar então com a canoagem e o mergulho. O ecoturismo está presente fortemente em Porto de Galinhas.

O resort Nannai é um dos que oferece diversos equipamentos para esporte aquático, incluindo o caiaque. Outras opções de hospedagem são o Summerville Beach Resort e o Porto de Galinhas Resort e Spa.

Portanto, aproveite muito esse destino. Chegando de avião, o aeroporto mais próximo é o aeroporto de Recife. Depois, o principal acesso de carro é pela BR-101, onde se pega a PE-060 até Ipojuca.

Dicas e cuidados para praticar a canoagem
Dicas e cuidados para praticar a canoagem
Grupo de desconto de viagem

Cuidados necessários

Alguns cuidados são necessários para praticar esse esporte de aventura com segurança.

Veja o equipamento necessário para praticar a canoagem, qual a melhor época para visitar os locais que são um ótimo destino para a atividade, informe-se sobre o nível exigido para realizar o esporte e se você está preparado para essa exigência.

Muitos fãs do ecoturismo devem se preparar antes de viajar lendo este artigo para fazer o seu planejamento sabendo onde ficar hospedado, se informando mais sobre o lugar que pretende visitar e usufruindo de nossas dicas para praticar com segurança.

Independentemente do lugar escolhido para realizar a atividade, fique atento aos itens abaixo:

Seguro de viagem

O seguro de viagem oferece uma opção de cobertura referente a acidentes praticando esportes, o que pode ser útil em uma viagem que inclua a canoagem.

Portanto, aventure-se com essa precaução garantida e acesse o site da Seguros Promo para escolher com cuidado o plano que melhor irá te proteger.

A sua curtição com segurança deve ser prioridade, então pense nesse item no seu planejamento antes de partir rumo a algum destino para praticar a canoagem ou qualquer outro esporte.

Nossas dicas são voltadas para todos que pretendem embarcar em novidades, mesmo sem ser esportista.

Condicionamento físico

A canoagem proporciona benefícios ao físico inegáveis, além de melhorar o condicionamento.

Portanto, remar é um esporte radical que precisa também de um preparo para não forçar de forma errada a musculatura dos braços e do tronco. Qualidades físicas básicas são necessárias pelo esforço empenhado para quem é iniciante.

Logo, é possível desenvolver essas qualidades para a prática da modalidade canoagem no Brasil com um cuidado especial para evitar lesões de sobrecarga.

Alimentação

Na verdade, a nutrição faz parte da vida de um atleta. Mesmo que não seja o seu caso, praticar esportes nos momentos de lazer também exige uma alimentação saudável para ter vantagens completas com o exercício.

Ter uma saúde melhor pode parecer simples, mas o remo e o esporte canoagem ajudam no emagrecimento, por exemplo, aliado a uma alimentação balanceada.

Para os passeios rumo a canoagem no Brasil, leve sempre água e alimentos simples.

Psicológico

O seu psicológico comanda a sua desenvoltura e aumenta o seu cuidado com o esporte. Inclusive, a ansiedade pode prejudicar a realização plena da atividade e diminuir os benefícios trazidos pela canoagem.

Mesmo sem ser atleta, os domínios práticos das habilidades pretendidas para remar precisam do controle do medo em paisagens mais adversas e, consequentemente, do aumento da confiança praticando em meio ao ambiente natural.

Portanto, fique atento aos fatores psicológicos e perceba se é preciso um maior cuidado para a iniciação na canoagem. Assim, motive-se e diminua os sentimentos ameaçadores com a autoconfiança que o exercício traz.

Equipamentos

Use sempre os equipamentos de segurança presentes no esporte canoagem no Brasil.

Por exemplo, além da embarcação (canoa ou caiaque), tenha o colete salva-vidas e o capacete.

Esses acessórios são tão imprescindíveis quanto o remo, assim pratique com responsabilidade.

O seu bem-estar depende dos objetos de segurança, então siga as nossas dicas.

Acompanhamento de guias

Os operadores que oferecem as atividades de turismo te dão a segurança para a prática. Eles definem o que é preciso tomar cuidado e fornecem equipamentos especializados.

Por isso, fique atento às condições do local onde vai praticar antes de partir para o seu roteiro. Os guias também conhecem os limites geográficos e acompanham o fluxo da água.

Todos esses cuidados são importantes para a prática segura da canoagem, já que consiste na descida de rios em algumas ocasiões, o que pode ser uma atividade perigosa em determinadas corredeiras.

Afinal, o praticante fica exposto aos riscos da natureza em certos lugares.

Treinamento necessário

Além dos equipamentos necessários, para praticar a canoagem sozinho é preciso um aprendizado demonstrado por treinamento. Por isso, evite riscos e aprenda com profissionais especializados.

Ou esteja acompanhado de um guia, como salientamos anteriormente. Eles têm a habilidade para remar e te mostram como utilizar os equipamentos e seus acessórios da maneira correta.

Conclusão

Agora que você já conheceu mais sobre o esporte canoagem no Brasil e já sabe como praticar com segurança, viaje com o planejamento em dia!

Os destinos aqui apresentados atendem a diversos públicos, inclusive as atividades outdoor não se limitam a essa prática. Portanto, visite outras postagens nossas do blog, como da prática do SUP e descubra a imensidão de aventuras que te aguardam no país.

Seja em caiaques ou canoas, a canoagem no Brasil traz tantos benefícios em meio ao contato com a natureza que você não vai querer saber de outro esporte. Ficou com alguma dúvida? Pode comentar!

Thiago Cesar Busarello

Thiago Busarello é autor e criador do Vida de Turista, no qual adora viajar e falar do assunto de turismo e viagens, compartilhando dicas e informações de viagens com os leitores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat