BAIXE GRÁTIS NOSSO KIT DE PLANEJAMENTO DE VIAGEM! CLIQUE AQUI!

Melhores lugares para stand up paddle SUP no Brasil

Olá pessoal, nesse artigo vamos mostrar quais são os melhores lugares para praticar stand up paddle no Brasil!

Saiba também os benefícios do stand-up paddle, quais as modalidades do esporte, o que levar em consideração e conte com uma dica extra no final. Além de conhecer mais sobre as suas modalidades existentes para praticar nos destinos mencionados.

O que levar em consideração para escolher um lugar? Qual o preparo físico você precisa ter para realizar a atividade? Seremos o seu guia para a prática do esporte nas suas melhores condições.

Então, leia até o fim e veja como e onde praticar o stand up paddle no Brasil.

Por que fazer stand up paddle?

O stand up paddle é mais fácil que o surf e também traz benefícios para a saúde, trabalhando todo o corpo e estimulando o equilíbrio.

O stand up paddle desenvolve os músculos, assim como o surf, e é bem divertido ficar em pé em cima da prancha durante horas, dentro da água, enquanto o praticante utiliza um remo para se deslocar.

A modalidade é um esporte que ainda ajuda a emagrecer, fortalece o corpo e alivia dores articulares sem grandes dificuldades. Além disso, pode reduzir o estresse e melhorar a saúde cardiovascular.

Portanto, é uma excelente forma de trabalhar os seus músculos e a mente.

Quais os melhores lugares para stand up paddle no Brasil?
Quais os melhores lugares para stand up paddle no Brasil?

QUAL O MELHOR SEGURO DE VIAGEM PARA VOCÊ?










Quais as modalidades de stand up paddle que existem?

Existem pelo menos 9 modalidades de stand up paddle que você precisa conhecer antes de escolher aquela da qual você vai mais se identificar na hora de praticar esse esporte aquático tão famoso no Brasil:

  • Wave ou SUP Surf
  • Race
  • Race Técnico ou Slalom
  • Race Sprint
  • Maratona
  • Downwind
  • River SUP
  • SUP de Pesca
  • Freestyle

Wave ou SUP Surf

O objetivo da modalidade Wave, também conhecida como SUP Surf, é juntar as habilidades do surf clássico com o uso do remo.

Ou seja, você entra nas ondas ficando em pé em cima da prancha gigante do stand up paddle e utiliza o remo para guiar em cima e por dentro das ondas.

As primeiras competições do esporte realizadas no Brasil foram dessa modalidade, para depois surgirem as outras como você vai ver a seguir.

Race

Na modalidade de competição do stand up paddle tipo Race, o vencedor realiza um percurso definido no menor tempo possível.

Realmente é aquele onde o esportista utiliza de toda sua habilidade na prancha para chegar mais rápido durante o trajeto definido para a competição.

Race Técnico ou Slalom

O stand up paddle do tipo Race Técnico ou Slalom é uma corrida entre obstáculos naturais ou artificiais usando a prancha e o remo.

Nessa modalidade, é analisada no stand up paddle no Brasil a velocidade e a habilidade de cada atleta para lidar com todos os obstáculos, recebendo notas pela performance.

Race Sprint

No stand up paddle do tipo Race Sprint, o objetivo é atingir a maior velocidade em percursos curtos utilizando a prancha e o remo.

O Race Sprint é diferente do tipo Race porque aqui estamos falando de tiros curtos, diferente do Race onde falamos de trajetos maiores.

Maratona

Na modalidade de stand up paddle do tipo maratona, são feitas provas de Race com distâncias entre 30 km e 50 km.

Desde 2013, uma prova dessa modalidade é realizada no Brasil pela Pantanal Extremo. Em 2015, o evento passou a valer pontos para o circuito brasileiro de SUP race overall.

Downwind

A modalidade de stand up paddle do tipo Downwind é uma das modalidades mais desafiadoras do esporte.

Também pode ser considerada uma maratona, praticada a favor do vento em mar aberto.

River SUP

A modalidade do stand up paddle do tipo River SUP é parecida com o rafting da canoagem e praticado em rios.

O objetivo é descer as corredeiras em cima da prancha e com o auxílio do remo. É uma modalidade indicada para quem já tem prática na prancha do SUP.

SUP de pesca

Tal qual o nome sugere, o SUP de pesca é a pesca em cima da prancha de SUP.

A vantagem dessa modalidade do esporte comparado com o barco a remo ou caiaque é a facilidade de transportar o equipamento para a pesca, além de ter acesso a lugares mais difíceis para barcos.

É a modalidade que mais tem crescido no mundo em águas rasas, bancos de areia, sobre recifes ou entre costões de pedras.

O SUP fishing é bem acessível, então pense em pescar e remar ou até mesmo participar de campeonatos desse tipo de stand up paddle que aceitam a utilização dessas pranchas. Vence o atleta que pescar o maior peixe.

Freestyle

O SUP do tipo freestyle é o mais praticado, onde são realizadas manobras com a ajuda do corpo e do remo, sobre a prancha.

Aqui cabe a habilidade do esportista para ganhar a maior pontuação.

Quais as modalidades de stand up paddle?
Quais as modalidades de stand up paddle?
Cupom desconto viagem

O que levar em consideração na hora de escolher um lugar?

Você deve levar em consideração as seguintes questões antes de escolher um lugar para praticar o SUP:

  • Periculosidade do local
  • Paisagens do local
  • Concorrência com outras pessoas
  • Melhor época para viajar
  • Distância até aeroportos
  • Estrutura da cidade

Mesmo que você conheça o lugar para onde vai viajar e a cidade, algumas dicas específicas como a melhor época para visitar o local e suas características são importantes.

Primeiramente, seja você iniciante no esporte ou mesmo experiente, o importante é avaliar a periculosidade do local. É um local com grandes ondas, com corais ou pedras, com corredeiras? Avalie todas essas considerações.

Outro ponto é planejar o seu trajeto, considerando o tempo total para você chegar até o local e a distância até os aeroportos mais próximos.

O ideal é saber se a cidade tem a estrutura necessária de hospitais, boas estradas, banheiros e restaurantes.

Outro ponto para ser levado em consideração são as paisagens do lugar. Nada melhor do que praticar o esporte curtindo as paisagens. Quer ver então se praticar o esporte no amanhecer do dia ou entardecer, com a luz do sol brilhando na água e iluminando o caminho.

Mais uma dica é ver se o point daquela cidade é muito concorrido e você vai ter de negociar com os outros por um espaço para praticar o SUP ou então saber que vai ter outras pessoas junto nas suas fotos.

Portanto, antes de partir para a atividade ou viajar, faça o seu planejamento para que tudo corra bem e a realização do esporte seja segura.

9 lugares para praticar stand up paddle no Brasil

Escolhemos 9 dos melhores lugares para a prática do stand up paddle no Brasil.

Explicamos e fornecemos informações sobre o destino que são essenciais para a prática do stand up paddle.

Stand up paddle em Barra Grande (PI)

Barra Grande fica em Cajueiro da Praia, no litoral do Piauí. O stand up paddle no Brasil pode ser praticado nesse local com o aluguel de pranchas diretamente na praia.

O lugar é fascinante e também tem instrutores para quem é iniciante na prática. Além das atividades esportivas em suas águas calmas, a região possui uma trilha de ecoturismo também imperdível.

O esporte pode ser praticado por homens, mulheres e crianças. Portanto, não precisa de condicionamento físico para realizar a atividade. Barra Grande é considerada o paraíso ecológico do Piauí.

O aeroporto de Parnaíba fica a 70 km de Barra Grande. Para chegar a esse paraíso preservado, você pode alugar um carro em Parnaíba e seguir por fora da cidade ou pelo litoral.

Para se hospedar em Barra Grande, escolha entre a parte considerada antiga da cidade, a esquerda da praça central; e a parte nova, a direita. Aproveite qualquer uma das regiões próximas à praia.

Stand up paddle no Lago Paranoá (DF)

O Lago Paranoá em Brasília é o ponto de prática de vários esportes náuticos e aquáticos, incluindo o SUP.

Há muitas empresas disponíveis para que você alugue a sua prancha e os instrutores oferecem aulas ao longo de todo o lago.

Se você vem de outro estado do país, chegue para aproveitar a orla de Brasília pelo Aeroporto Internacional de Brasília.

Alguns dos melhores hotéis perto do Lago Paranoá são Bay Park Hotel Resort, Golden Tulip Brasília Alvorada e Life Resort.

Stand up paddle em Cabedelo (PB)

Ponta de Campina é o local perfeito para fazer o passeio de SUP assistindo ao pôr-do-sol. Essa praia fica na cidade de Cabedelo, pertinho da capital da Paraíba.

Com águas calmas por causa de sua posição geográfica em João Pessoa, é fácil remar nesse lugar e contemplar a natureza praticando o stand up paddle, para depois se refrescar na mesma praia.

Alugue as pranchas em algumas das empresas presentes em Cabedelo, como a Viana Beach Center, ou fique hospedado no hotel FeelViana, que oferece esses serviços de aluguel e aulas para todos os níveis. A experiência no hotel também está disponível para quem não se hospeda no local.

O aeroporto de João Pessoa está a menos de uma hora da cidade e são apenas 16 km que separam as duas cidades.

Stand up paddle na Lagoa da Água Preta (PA)

A Lagoa da Água Preta é um point para os iniciantes da prática de stand up paddle no Brasil em uma praça náutica no píer, às margens da baía do Guajará, no Pará.

É possível observar toda a diversidade no chamado Complexo Ver-o-Rio da fauna e flora local. Os grupos se reúnem para fazer os passeios na área às quintas – no pôr do sol – e aos domingos – no amanhecer.

Você também pode agendar a atividade nas praias de Salinópolis e em outros rios, lagoas e igarapés. A empresa Superação Stand up paddle oferece o esporte acessível para todos no Complexo Ver-o-Rio.

Vindo de outro estado, chegue pelo Aeroporto Internacional de Belém. O Complexo Turístico Ver-o-Rio é muito popular também pelas comidas típicas, shows e pela demonstração da cultura da cidade.

Belém não tem tantas opções de hospedagem e o ideal é ficar hospedado no bairro onde está localizado o Complexo, Umarizal.

É o melhor bairro principalmente para quem gosta de curtir o lado boêmio e agitado, mas também é o lado nobre da região.

Stand up paddle na Lagoa da Conceição (SC)

A Lagoa da Conceição está localizada em Florianópolis e o stand up paddle é ideal nesse lugar por suas águas calmas na Barra da Lagoa.

A capital catarinense oferece esse passeio no sentido leste da Lagoa da Conceição até o canal da Barra. O praticante que quiser pode estender a remada até o Parque do Rio Vermelho.

Aproveite essa dica: o horário mais recomendado para a prática é no início da manhã para ver o sol nascendo por trás do Morro da Praia Mole. O sentido para a Costa da Lagoa também é outra rota muito bonita para a atividade.

Uma das empresas que oferecem o passeio é a Floripa Stand Up Paddle, com saída da Lagoa da Conceição entre outros roteiros guiados. O SUP Adventure também aluga os equipamentos para o esporte.

Quem chega a Florianópolis pelo Aeroporto Internacional Hercílio Luz está localizado ao Sul da Ilha, portanto deve ir para o centro da cidade, onde fica a Lagoa da Conceição.

Há alguns hotéis perto da Lagoa, inclusive considerado o melhor bairro para jovens e pessoas que curtem belezas naturais, além de boa gastronomia.

O Hotel Quinta das Videiras é a opção mais chique da Lagoa, mas você pode escolher se hospedar em um pequeno hotel muito bem localizado, na avenida central, como o Hotel Don Zepe.

Stand up paddle em Ilha Grande (RJ)

O Rio de Janeiro não poderia faltar nessa lista de stand up paddle no Brasil e a Ilha Grande representa muito bem a beleza do estado, em Angra dos Reis.

As águas cristalinas deixam que você observe a flora marinha enquanto pratica o SUP. Há instrutores capacitados no local que dão aulas e a empresa Floresta Mar é uma das que oferece o aluguel de equipamentos para o stand up paddle.

Os passeios em Ilha Grande são de qualidade e segurança. Você só consegue chegar de barco até a Ilha, então se você vem de outro estado, aterrisse no Aeroporto Santos Dumont ou Galeão, ambos no Rio de Janeiro.

Depois, pegue um barco em Mangaratiba, Conceição do Jacareí ou Angra dos Reis (mais próximo de São Paulo). Mesmo se você for de carro até qualquer desses cais, é preciso deixá-lo estacionado lá, pois não entram veículos motorizados na Ilha Grande. As diárias para estacionar custam a partir de R$ 30.

Portanto, saindo do Rio de Janeiro, vale a pena contratar um transfer que te busca no aeroporto e te leva até o cais de acordo com a sua hospedagem. O principal porto de chegada em Ilha Grande é a Vila do Abraão.

Há várias opções de pousadas e campings no local, inclusive hostels. As vilas e praias onde tem hospedagem são Abraão, Palmas, Bananal, Aventureiro, Araçatiba.

Stand up paddle em Represa de Guarapiranga (SP)

Sim, São Paulo também tem lugares para a prática do stand up paddle. A Represa de Guarapiranga fica na Zona Sul da cidade, a casa dos esportes náuticos a menos de 20 km da Avenida Paulista e que possui aproximadamente 28 km quadrados de extensão.

Portanto, moradores de São Paulo podem aproveitar para realizar essa atividade e ter o suporte de aulas e profissionais qualificados. No Yacht Club Paulista, é possível ter aulas e ainda alugar equipamentos na maior represa de São Paulo.

Infelizmente, a poluição limita os lugares onde há a possibilidade da prática, mas perto da região do ABC a cor da água muda e é possível fazer o SUP, fora dos clubes.

Caso venha de outras regiões do país e queira experimentar como é praticar em uma represa nos lugares recomendados, chegue pelo Aeroporto de Congonhas.

A Zona Sul de São Paulo tem opções diversas de hospedagens, desde hostels mais baratos até hotéis bem avaliados como o Hotel Intercity Paulista.

Stand up paddle em Praia de Ipanema (RS)

Em Porto Alegre também existe uma Praia de Ipanema, um bairro charmoso da Zona Sul e muito procurado pelos moradores da cidade para passar um fim de tarde e apreciar o pôr do sol.

A Escola De Stand Up Paddle é uma das escolas nas dependências da Praça Náutica que permite a prática no Rio Guaíba. O local conta com cursos até para a terceira idade.

Então, aproveite as águas do Rio Guaíba caso esteja por Porto Alegre ou planeje a sua viagem para a cidade. O lugar permite até a inovação chamada SUPILATES, que exercita o bem-estar do pilates sobre as águas.

Desfrute do esporte em contato com a natureza e treinando o corpo por inteiro. Para quem vem de longe, o Aeroporto de Porto Alegre está distante em aproximadamente 30 km do Lago Guaíba, uma viagem de 40 minutos de carro.

Alguns dos melhores hotéis perto da Orla de Guaíba são o Intercity Porto Alegre, Blue Tree Towers Millenium Porto Alegre, Intercity Porto Alegre Cidade Baixa e Eko Residence Hotel.

Stand up paddle em Praia do Forno (RJ)

As águas cristalinas da Praia do Forno com tons de azul e verde são perfeitas para a prática do stand up paddle no Brasil, beleza que não falta no litoral do Rio de Janeiro.

Arraial do Cabo é conhecida como o Caribe brasileiro e, para realizar esse esporte no lugar paradisíaco, alugue a prancha e o remo na praia mesmo, onde também é possível alugar caiaques. Além das rotineiras cadeiras de praia e guarda-sóis.

O acesso à Praia do Forno é feito por barco-táxi a partir da Praia dos Anjos ou por uma trilha de cerca de 20 minutos com subidas e descidas que são escorregadias.

A Praia do Forno foi escolhida como a quarta melhor praia do Brasil e a quinta da América do Sul.

Arraial do Cabo está localizada a 165 km do Rio de Janeiro, na Região dos Lagos. Para quem vai dirigindo após chegar no Aeroporto Internacional do Galeão ou no Santos Dumont, siga pela BR-101 e depois pela Via Lagos, que tem destino para todos os municípios praianos.

Todo o caminho é bem sinalizado. Ao final da viagem, você chegará à RJ-140, em São Pedro da Aldeia. A estrada contorna Cabo Frio e te leva ao trecho final até Arraial do Cabo.

Pousadas e hotéis com boa localização são fáceis de encontrar, porque a cidade é bem pequena. Não há hospedagens de luxo e o clima é de cidade de interior, por isso existem mais pousadas e hostels à disposição.

Quais os cuidados necessários no stand up paddle?
Quais os cuidados necessários no stand up paddle?

COMPARADOR DE SEGURO DE VIAGEM

Cuidados necessários

Alguns cuidados são necessários tanto para iniciantes quanto para experientes em uma viagem para o turismo de aventura ou rumo à prática do stand up paddle no Brasil perto de casa.

Ao achar um lugar com instrutores capacitados para realizar a atividade, planeje-se prestando atenção nos itens abaixo:

Seguro de viagem

Fazer uma viagem de aventura requer alguns cuidados adicionais como a contratação de um plano de seguro seguro viagem online.

Esse item é muito simples de ser adquirido e o seguro viagem para esportistas é extremamente importante no seu planejamento para qualquer destino.

É um dos cuidados principais escolher um plano voltado para algo que possa acontecer durante a atividade.

O turismo de aventura guarda diversas surpresas boas, mas devemos pensar que esportes nos deixam expostos a riscos e precisam de um seguro de viagem certo para as nossas necessidades.

Você pode acioná-lo a qualquer momento da viagem e ele oferece diversas proteções. Saiba mais no site Seguros Promo, um dos especialistas no assunto e que recomendamos.

Condicionamento físico

O cansaço pode ser seu único empecilho no rendimento enquanto rema, porque o esporte não exige tanto preparo físico, já que é voltado para todas as idades.

Você só precisa ficar em pé na prancha e usar o remo para se deslocar na água. Também é necessário ter uma postura como remador para manter o equilíbrio enquanto está na prancha e dentro d’água.

O esporte exige muito do seu centro de gravidade, com movimentos que fazem bem para a coluna e a musculatura como um todo. Ao mesmo tempo, é uma atividade fácil de ser aprendida.

Alimentação

Os cuidados com a alimentação são os mesmos que você precisa saber antes de praticar qualquer esporte e ainda ajuda caso o seu foco seja o emagrecimento saudável.

O stand up paddle no Brasil e no mundo alia a diversão com a saúde. Então, se apenas realizando essa atividade você já perde 600 calorias por hora, imagine se você associar uma alimentação mais saudável na sua vida também?

Manter-se hidratado e se alimentar de maneira correta para ter energia durante o esporte são cuidados básicos. Nunca se exercite em jejum para ter uma prática segura e não passar mal no meio do exercício físico.

Psicológico

Muitos não se dedicam tanto à parte mental quanto deveriam, mas para que a atividade seja totalmente segura, alguns aspectos precisam ser observados.

Por exemplo, praticantes com menor afinidade com a água necessitam da utilização de um colete salva-vidas para se sentirem completamente confiantes para a prática do esporte.

A modalidade promove o bem-estar, combate ao estresse mental e psicológico. Logo, o cuidado com a mente melhora a autoestima, sendo mais um dos benefícios fundamentais da atividade.

Equipamentos

Os equipamentos utilizados para iniciar o SUP são: a prancha de stand up paddle, remo, o colete, o leash (corda que prende a prancha ao pé) e roupa com proteção solar.

Esses são os itens que garantem a proteção e te deixam pronto para o esporte.

Acompanhamento de instrutores

Os esportes aquáticos, como o stand up paddle, necessitam de aprendizado com um instrutor. Será ele que irá te ensinar a técnica correta durante a atividade.

Assim, qualquer pessoa pode ser orientada por um profissional capacitado e aprender todas as particularidades com o acompanhamento no esporte.

Treinamento necessário

O instrutor é quem te explica e dá treinamentos no momento em que você for realizar o stand up paddle.

Bons profissionais e escolas de SUP especializadas garantem a atividade praticada de forma segura e fazem parte da iniciação no esporte.

O Brasil tem atletas de ponta e o contato com eles ajuda na sua evolução em manobras, fazendo toda a diferença na remada e no movimento da prancha.

Por quê fazer stand up paddle?
Por quê fazer stand up paddle?
Grupo de desconto de viagem

Conclusão

Neste artigo, trouxemos várias dicas necessárias para um ótimo aproveitamento do esporte, além de te ajudar a escolher o melhor lugar para a prática do stand up paddle no Brasil.

Guarde este post e consulte sempre que precisar antes de partir rumo a esse turismo de aventura.

O esporte aquático necessita de todos os cuidados aqui descritos e, agora, você conhece as modalidades existentes dessa atividade e os benefícios trazidos por ela para o corpo e mente.

Viaje de maneira consciente e curta lugares incríveis em meio à natureza. Gostou de saber mais sobre os pontos que oferecem o stand up paddle no Brasil? Continue lendo o nosso blog e veja diversas opções de cachoeiras brasileiras para enriquecer o seu turismo!

Thiago Cesar Busarello

Thiago Busarello é autor e criador do Vida de Turista, no qual adora viajar e falar do assunto de turismo e viagens, compartilhando dicas e informações de viagens com os leitores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat