BAIXE GRÁTIS NOSSO KIT DE PLANEJAMENTO DE VIAGEM! CLIQUE AQUI!

Seguro viagem online: Da cotação ao acionamento!

Há muitos anos o seguro viagem vêm sendo totalmente online. Todas as seguradoras têm seus processos desde a aquisição do seguro até o acionamento online.

Neste artigo vou ensinar como realizar o orçamento, a contratação e, se necessário, fazer o acionamento de seu seguro viagem.

Fato é que nos dias de hoje esses processos de compra do seguro viagem e acionamento do seguro viagem são simples e cada vez mais as empresas e seguradoras vem investindo para tornar o processo ainda mais fáceis.

Vamos falar sobre a importância de contratar o seguro de viagem, motivos que podem levar você a acionar o seguro viagem e também trazer dicas para encontrar o melhor seguro de viagem.

Planos de seguro viagem

Independente da operadora de seguro de viagem que você escolher, o processo é basicamente o mesmo para todas, considerando que existem vários planos disponíveis que variam conforme destino e o seu perfil de viajante como vamos ver a seguir.

Tudo começa com a definição do destino da sua viagem. A partir dele é que vão aparecer os planos de seguro de viagem específicos para aquele destino, sendo que geralmente as divisões de destinos funciona da seguinte forma:

  • Planos Nacionais
  • Planos EUA
  • Planos Europa
  • Planos Mundo
Conheça os planos de seguro de viagem
Conheça os planos de seguro de viagem

Planos Nacionais

Para a divisão de Planos Nacionais, estão contemplados planos de seguro de viagem específicos para viagens dentro do Brasil.

São planos de seguro que cobrem principalmente despesas médicas em destinos onde o seu plano de saúde particular não cobre, já que a maioria dos planos de saúde hoje oferecem planos regionais, planos estaduais e planos nacionais.

Se você não tem um plano nacional e vai viajar para fora do estado, você fica à mercê de atendimento no SUS, por exemplo.

“Existem lugares no Brasil que o SUS funciona muito bem, e em outros lugares não tão bem assim. Você arriscaria a saúde da sua família?”

Planos EUA

Para a divisão de Planos EUA, estão contemplados planos de seguro de viagem específicos para viagens para os Estados Unidos, indiferente o estado americano onde você vai viajar.

Os Estados Unidos hoje não obrigam o turista a viajar com o seguro de viagem (pelo menos não até a pandemia do coronavírus), porém o turista que ficar doente ou se acidentar tem gastos que podem custar um carro ou uma casa se não tiver um seguro de viagem para cobrir as despesas.

E porque os planos dos Estados Unidos estão separados dos demais países? O que torna esse país especial? Infelizmente, lá os custos de atendimentos médicos são muito caros, até mesmo para os cidadãos do país.

Sendo assim, os custos dos seguros também aumentam se comparado ao resto do mundo.

“Para se ter uma ideia, uma consulta simples por lá pode custar mais de 150 dólares. Esse valor ainda assim é apenas uma fração do custo do seguro para, por exemplo, 8 dias de viagem.”

Planos Europa

Para a divisão de Planos Europa, estão contemplados planos de seguro de viagem específicos para atender o Tratado de Schengen, que é um tratado que obriga o viajante a entrar no país e apresentar a apólice de seguro, senão retorna para o Brasil sem entrar no país.

A maioria dos países europeus, como França, Itália, Alemanha, Portugal e Espanha, obrigam isso dos viajantes porque já tiveram históricos no passado de pessoas sem condições de pagar os custeios médicos e deixarem vários países europeus na mão.

Planos Mundial

Para a divisão de Planos Mundial, estão contemplados planos de seguro de viagem que cobrem todos os outros destinos ao redor do mundo.

Ele cobre, por exemplo, viagens a países da Ásia (como Japão, China e Índia) e países da América do Sul (como Argentina, Uruguai e Chile).

Existem valores médios com gasto de saúde que são calculados para viagens para esses locais e dali são formados planos específicos para proteger os viajantes.

Seguro de viagem: da cotação ao acionamento
Seguro de viagem: da cotação ao acionamento

VAMOS FALAR DE DINHEIRO?

Se precisar de empréstimo para a viagem, existem empresas especialistas em crédito pessoal para ajudar nesse sentido. Para conhecer algumas delas, clique aqui.

Um cartão de crédito internacional ajuda a acumular milhas e evita que você carregue muito dinheiro na viagem aumentando a segurança. Clique aqui para conhecer algumas opções.

Para ter acesso a vários serviços financeiros, gerenciar gastos e pagar boletos durante a viagem você pode criar uma conta digital em sites como esses aqui da lista.

Cotação online do seguro viagem

Ao escolher o seu destino e conhecer os planos de seguro de viagem que melhor vão cobrir as suas despesas, será necessário você colocar a quantidade de passageiros e idade deles para fazer uma cotação online do seguro viagem.

A idade específica não é necessária, mas é preciso apontar se eles têm a idade superior ou inferior a, geralmente, 75 anos.

Isso é pedido porque essa é considerada uma idade de maior risco e, naturalmente, quanto maior o risco, maior o valor do seguro de viagem. E não tente enganar a idade, senão você corre o risco de dar margem para quebra de contrato.

Após essas definições, basta somente especificar a data da ida, a data do retorno e, pronto!  Você terá disponível todas as opções de planos do seguro viagem na sua frente.

Contratação online do seguro viagem

Após fazer toda a sua pesquisa online e ter achado qual o plano e operadora é a mais adequada ao seu perfil, refaça os passos da cotação online.

Depois será necessário colocar dados pessoais como nome completo, data de nascimento, endereço, CPF, RG, etc. Por fim, ao realizar o pagamento, você receberá um e-mail com o bilhete ou voucher do seu seguro viagem.

Algumas operadoras também oferecem acesso ao seguro viagem via aplicativo. Com isso você poderá acessar rapidamente diversas informações sobre o serviço contratado, as condições gerais do serviço e, também realizar o acionamento online (vamos falar mais sobre abaixo).

Ah, vale mencionar que o pagamento pode ser realizado de diversas formas, entre elas boleto e cartão de crédito sendo as principais.

Quem preferir, pode fazer o parcelamento do seguro viagem. Diversas das melhores operadoras oferecem o parcelamento sem juros. E, caso esteja contratando via uma agência de viagens, o pagamento também pode ser realizado em dinheiro.

Como fazer a contratação online do seguro viagem
Como fazer a contratação online do seguro viagem

Acionamento online do seguro viagem

Há diversas formas de acionar seu seguro viagem. Uma delas, como mencionado antes, é via aplicativo, caso este esteja disponível no serviço contratado.

Além do app, o seguro viagem pode ser acionado via ligação telefônica, já que as maiores operadoras possuem números de telefone com o custo de uma ligação local. Ligações pelo Whatsapp hoje em dia também são possíveis.

Na hora do acionamento, alguns dados são pedidos, principalmente o nome completo e o número do voucher, além de perguntarem onde você está e quais são os seus sintomas.

Com essas informações será avaliado qual é a melhor forma de atendimento para você no momento.

Entre as opções de atendimento do seguro viagem estão:

  • Telemedicina: É uma opção disponível para atendimento no local e em casos mais simples. Todo o atendimento é online e realizado muitas vezes por aplicativo próprio da prestadora do serviço.
  • Encaminhamento: É a opção que orienta para o encaminhamento a uma clínica ou hospital próximo de você. A seguradora cobre todos os gastos relacionados a saúde, mas não cobrem custos com deslocamento até a clínica, como táxi, Uber ou afins.
  • House call (atendimento em domicílio): É a opção onde o médico vai até o local onde você está hospedado ou morando.

“A grande vantagem de realizar o acionamento online é que, além da comodidade, você não gastará um centavo do seu bolso pelo atendimento.”

Surgiu uma alergia após entrar em uma piscina? Você comeu algo no restaurante e não caiu bem? Você ficou em dúvida sobre algo de saúde durante sua viagem? Em todos esses casos você pode acionar o seguro de viagem.

Como fazer o acionamento do seguro de viagem?
Como fazer o acionamento do seguro de viagem?

Reembolso do acionamento médico

Caso você esteja do lado de um hospital, ou o problema é uma emergência e não é possível esperar pela coordenação do atendimento, basta ir até o hospital para receber o atendimento necessário e tratar o seu problema.

Nesse caso, você vai acionar o seguro de viagem assim que tiver restabelecido a saúde para dar entrada no processo de reembolso do acionamento médico.

Esse processo também é realizado de forma online e exige alguns cuidados para você garantir o reembolso.

Por exemplo, é necessário apresentar diversos documentos na solicitação de um reembolso, sendo que o principal deles é o relatório do atendimento médico.

Por que contratar seguro viagem?
Por que contratar seguro viagem?

DICAS PARA A BAGAGEM

Importante conhecer as regras de bagagem antes de viajar para não pagar multa ou ser barrado de entrar no avião. Para conhecer as regras, clique aqui.

Se ainda não tem a mala para a viagem, pode fazer uma consulta e cotação de malas de viagem a partir de sites como esse clicando aqui.

Reserve um espaço nas malas para eventuais compras de roupas, presentes ou produtos típicos do destino.

Por que contratar o seguro de viagem?

As razões para contratar o seguro de viagem são inúmeras, porém posso resumir em duas principais: economia e tranquilidade.

No momento da contratação online do seguro viagem, especialmente em viagens longas, ele pode parecer caro. Mas o valor o do investimento é apenas uma fração considerando se você necessitar acioná-lo em casos de urgência ou emergência. Internações hospitalares pelo mundo inteiro são muito caras.

A tranquilidade vem de diversas formas. A primeira é que você não tomará nenhum susto ao receber a conta do hospital.

Além disso, se ocorrer um atraso de bagagem, a própria seguradora te auxiliará no contato com a companhia aérea e reembolsará gastos com despesas de roupas e itens de primeira necessidade, como escova e pasta de dentes, caso previsto nas condições gerais do plano escolhido.

As coberturas dos seguros de viagens vão além de despesas médicas. Os planos mais completos oferecem reembolso de despesas farmacêuticas, coberturas para atraso de voo e bagagem, cancelamento e interrupção de viagens, indenizações em caso de extravio de bagagem além de coberturas como traslado médico, regresso sanitário e envio de acompanhante.

Dicas ao contratar um seguro viagem

Você vai ver agora 5 dicas para contratar um seguro viagem para ter a certeza de que estará fazendo o melhor negócio:

  • Leia as condições gerais da apólice do seguro de viagem. Nela explicará certinho tudo o que é e o que não é coberto pelo seu plano. Se tiver dúvidas ligue para a operadora para esclarecer todas elas.
  • Se precisar de um seguro viagem com serviços totalmente online, e com todas as coberturas mencionadas acima, você pode fazer cotações em sites como do Vital Card.
  • Pesquisa e antecedência podem te poupar muito dinheiro na hora da contratação. Tente contratar sempre junto na compra das passagens aéreas, pois o seguro viagem também possui coberturas que te auxiliam antes mesmo da viagem.
  • Caso esteja viajando para praticar esportes, as seguradoras possuem planos específicos, mas isso somente na prática profissional.
  • Caso esteja viajando grávida as seguradoras também oferecem planos específicos para gestantes. Esses planos, no entanto, não cobrem coberturas de pré-natal ou partos, somente casos de problemas súbitos e agudos relacionados a gravidez.

Finalizando

Como você viu ao longo do artigo, o seguro de viagem hoje em dia pode ser completamente online, desde o processo de cotação, até o acionamento na hora que você mais precisar.

Você viu aqui informações de como realizar a cotação, como escolher o melhor plano, dicas sobre o que deve levar em consideração, assim como informações de como funciona o acionamento de um seguro de viagem.

Espero que tenham gostado das dicas e anotados para a sua próxima viagem. Agora queremos ouvir você. Já precisou acionar o seguro de viagem? Deixe abaixo o seu comentário!

Abraço e até o próximo post!

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI!

  • Se quiser viajar para o paraíso, o Zarpo tem os melhores pacotes de viagem em resorts e hotéis de tirar o fôlego.
  • Para encontrar a passagem aérea com o menor preço do mercado, não deixe de consultar o site da MaxMilhas que consulta os preços em várias companhias aéreas!
  • Reserve diárias de hotel no mundo inteiro de maneira prática e segura no Booking.com, com opção de cancelamento grátis e sem precisar pagar antecipadamente!
  • Precisa de aluguel de carro? Na RentCars o pagamento é feito em reais, sem cobrança de IOF parcelado sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.
  • E não esqueça do seguro viagem. Na Seguros Promo você usa o cupom VIDADETURISTA5 e ganha desconto de 5% na compra.
  • Para os passeios, ingressos para tours, shows e entradas em museus você pode contar com a Get Your Guide em vários lugares do mundo.
  • Com o cupom VIDADETURISTA da América Chip você ganha 5% de desconto na compra de um chip internacional para viajar conectado o tempo todo.

Ao fazer uma compra com um parceiro através do blog recebemos uma pequena comissão. Ninguém paga a mais por isso e de quebra ajuda o blog a trazer sempre artigos e novidades atualizadas. Obrigado! =)

Avatar
Thiago Cesar Busarello

Thiago Busarello é autor e criador do Vida de Turista, no qual adora viajar e falar do assunto de turismo e viagens, compartilhando dicas e informações de viagens com os leitores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat