BAIXE GRÁTIS NOSSO KIT DE PLANEJAMENTO DE VIAGEM! CLIQUE AQUI!

Melhores lugares para tirolesa no Brasil

Olá pessoal, segue mais um artigo da nossa série especial que traz dicas para atividades outdoor, sendo que hoje vamos falar sobre os melhores lugares para tirolesa no Brasil.

Você vai encontrar as maiores e melhores tirolesas no Brasil neste artigo! Conheça mais sobre o esporte e conte com dicas extras no final.

Saiba os benefícios dessa prática, quais cidades visitar para realizá-la e o que levar em consideração no momento da escolha.

Além dos cuidados que você precisa ter para praticar a tirolesa em belíssimos lugares do território brasileiro.

Assim, pense na sua segurança e disposição para descobrir as melhores tirolesas no Brasil e toda a preparação física/psicológica, com os equipamentos necessários disponibilizados para essa aventura!

Os lugares aqui citados têm a infraestrutura para você curtir com tranquilidade.

Por que praticar a tirolesa?

A tirolesa é uma atividade passiva que não exige tanto condicionamento físico e esforço, então é liberada para praticamente todas as pessoas.

Para quem gosta de atividades ao ar livre nessas condições, mas também curte a adrenalina de cruzar em um cabo aéreo ancorado entre dois pontos e em contato extremo com a natureza, essa é a prática ideal.

Pode ser praticado tanto em região de montanha ou por cima de lagos, logo é um esporte radical que ajuda a superar medos, como o de altura, e te dá mais disposição para enfrentar desafios novos.

Portanto, o voo livre ancorado é uma atividade segura e transformadora.

Melhores lugares para tirolesa no Brasil
Melhores lugares para tirolesa no Brasil

QUAL O MELHOR SEGURO DE VIAGEM PARA VOCÊ?










Quais os tipos de tirolesa que existem?

Os tipos de tirolesa são divididos em duas categorias mais conhecidas, onde o que muda é a forma do pouso:

  • Tirolesa seca
  • Tirolesa molhada

As tirolesas podem ser montadas horizontalmente, com dois pontos distantes fixados no mesmo nível ou altura, ou inclinada, com um ponto em desnível em relação ao outro ponto.

Esse esporte de aventura segue normas na atividade turística e não exige o conhecimento técnico do praticante.

Tirolesa seca

A tirolesa seca é aquela em que você inicia o trajeto em uma plataforma e termina em terra firme. Ao final da tirolesa você pode ser parado pelo freio colocado nas cordas, por paredões com redes de segurança ou então por técnicos que fazem a parada subindo a própria corda.

Tirolesa molhada

A tirolesa molhada é aquela em que você termina a trajetória na queda de um lago ou rio. Ao final da tirolesa você pode ter o impacto de fim da tirolesa que faz o arremesso ou então a partir de um momento que você decide se soltar da tirolesa.

Um dos lugares onde você pode curtir os dois tipos de experiência em uma única viagem é curtindo as tirolesas do Hot Park. Nós tivemos a experiência de curtir a tirolesa molhada e foi sensacional cair nas águas quentes do Hot Park.

O que levar em consideração na hora de escolher um lugar?

Você deve levar em consideração as seguintes questões na hora de escolher um lugar para curtir as melhores tirolesas do Brasil:

  • Condições dos equipamentos
  • Melhor época para realizar a atividade
  • Melhores paisagens
  • Profissionais capacitados
  • Aeroporto mais próximo
  • Estrutura da cidade

As condições dos equipamentos para a prática da tirolesa são informações essenciais a serem avaliadas.

Depois dos aspectos técnicos de estado de conservação, saiba a melhor época para realizar a atividade, os melhores pontos com profissionais capacitados para te acompanhar, como chegar ao local e, caso seja necessário viajar para curtir as melhores tirolesas no Brasil, veja o aeroporto mais próximo e a cidade para ficar hospedado.

A grande vantagem do esporte é aproveitar em meio à natureza de montanhas, lagos e cachoeiras com um visual privilegiado, mas a atividade também é praticada em ambientes urbanos.

Portanto, escolha o melhor lugar para o seu perfil, com uma altura segura para você e que seja possível acessar na região em que mora ou em uma viagem de aventura para a cidade que deseja conhecer!

Quais os tipos de tirolesa que existem?
Quais os tipos de tirolesa que existem?
Cupom desconto viagem

9 das melhores tirolesas no Brasil

As melhores tirolesas para se aventurar em uma viagem ou passeio com esse esporte radical estão nas paisagens abaixo, então confira:

Mega Tirolesa da Pedra Bela (SP)

A maior tirolesa do Brasil era a tirolesa Pedra Bela em São Paulo, com 1900 m de extensão e 190 m de altura, mas alguns anos atrás ela perdeu o posto para a tirolesa entre Benedito Novo e Rodeio, em Santa Catarina.

A mega tirolesa Pedra Bela pode atingir até 107 km/h e está situada na cidade de mesmo nome.

O local continua com o seu título de uma das melhores tirolesas do Brasil e está localizada no município da região de Bragança Paulista.

Pedra Bela está a 120 km da capital paulistana e é uma cidade bem pequena. Há pousadas e chácaras nas proximidades do local onde ocorre essa atividade incrível e emocionante.

Para chegar de ônibus à Pedra Bela, as cidades nos arredores são Guarulhos, Campinas ou São José dos Campos.

Você também encontrará rodoviárias em Jundiaí, Bragança Paulista, Atibaia, entre diversas outras cidades pequenas e próximas.

O aeroporto mais perto e recomendado para quem vem de longas distâncias é o de São Paulo (GRU), mas o de Viracopos e Congonhas também estão nas proximidades de Bragança Paulista.

Tirolesa na Praia dos Carneiros (PE)

O cenário da praia dos Carneiros, em Pernambuco, já é maravilhoso. Agora, imagine atravessar essa tirolesa do estado desfrutando do visual alucinante, com 108 metros de altura e a uma velocidade que atinge até 80 km/h?

Então, o passeio de tirolesa é mais um atrativo da praia dos Carneiros. O aeroporto de Recife é onde as pessoas desembarcam para visitar esse local turístico localizado no município de Tamandaré, no litoral sul do estado de Pernambuco.

A Praia dos Carneiros fica bem próxima de Recife, então você pode fazer um bate-volta ao município de transfer ou carro. Ou mesmo fazer uma dobradinha visitando Porto de Galinhas e Praia dos Carneiros.

A orla de Tamandaré é formada pelas praias: Tamandaré, Barra, Pontal do Lira, Campas e dos Carneiros, sendo que a praia dos Carneiros é uma das mais bonitas do Brasil.

Uma dica é passar o réveillon em Carneiros e praticar a atividade nas férias de final de ano.

Boa parte de seus hotéis estão localizados em frente à praia, porque o acesso a ela se dá por meio das hospedagens. A sensação é de ter uma praia particular por causa desse fator.

Se você estiver com tempo para usufruir mais deste paraíso, hospede-se em um desses hotéis ou pousadas.

Tirolesa em Minas do Camaquã (RS)

A maior tirolesa do Rio Grande do Sul se diferencia muito pela qualidade. Uma das melhores tirolesas no Brasil foi construída no parque Minas Outdoor Sports com 1110 m de comprimento e 140 m de altura.

Ela é considerada imperdível para os turistas mais aventureiros e o trajeto percorre o arroio João Dias – saindo do topo da Pedra da Cruz – até as proximidades da barragem para relaxar, com sua velocidade atingindo o máximo de 85 km/h.

Fique um tempinho no poço da Pedra da Cruz para aproveitar bastante a viagem, além da prática do esporte nesse lugar incrível. O Minas Outdoor Sports fica mais precisamente em Caçapava do Sul, então prepare-se bem fisicamente para chegar ao topo da Pedra da Cruz, onde começa a aventura.

Chegue de carro até o local e não vá muito tarde, senão corre o risco de você não conseguir realizar a atividade. No momento, o parque não está aberto a visitação. Os profissionais são treinados e a estrutura oferece segurança.

O acesso ao local é complicado, são 25km de estrada de chão, mas compensa ao final da tirolesa. De Porto Alegre para Minas do Camaquã, de carro, o trajeto demora mais de quatro horas. Isso porque Caçapava do Sul está a 255 km de Porto Alegre.

O aeroporto mais perto de Caçapava do Sul é o de Santa Maria (RIA), que fica a 91,9 km de distância. A distância de Caçapava do Sul até outro ponto turístico, Gramado, é de 368 km, caso queira esticar a sua viagem.

Há alguns hotéis, pousadas e casas para alugar na cidade, muito elogiadas pelo clima da região.

Tirolesa no Engenho Park em Florianópolis (SC)

O esporte radical está localizado no Engenho Park, no norte da ilha de Florianópolis. A tirolesa do engenho fica precisamente no bairro Rio Vermelho e é considerada a mais radical das tirolesas no Brasil, sendo uma das mais verticais do país.

A sua extensão tem 650 m de extensão e a altura de 220 m faz com que o praticante possa chegar a 120 km/h. Está localizada no interior do Hotel Engenho Eco Park e o visual disponível é o do topo do Morro dos Macacos, onde é o ponto de salto.

É possível visualizar a Praia Mole, Joaquina, Inglese, Santinho, Moçambique e Barra da Lagoa. Para chegar ao topo do morro, você enfrenta uma caminhada com cerca de 30 minutos.

O Engenho Eco Park é considerado um ótimo hotel fazenda em Florianópolis e você pode ficar hospedado por lá mesmo. A cidade tem o Aeroporto Internacional de Florianópolis e o bairro Rio Vermelho está distante cerca de 31 km do centro.

O bairro tem características predominantemente rurais. Sobre a tirolesa, os primeiros 90 segundos sobrevoam as lindas praias de Moçambique e Santinho. A velocidade pode variar de 40 km/h a 120 km/h e o cabo suporta pesos de 20 kg a 120 kg.

No momento, o local está fechado, mas o seu funcionamento sempre dependeu das condições climáticas. Então, informe-se sobre a experiência antes de partir para o local.

Tirolesa em Morro de São Paulo (BA)

A tirolesa é uma das mais famosas do Brasil, ao lado do Farol de Morro de São Paulo e a maior que envolve água. O mirante promete diversão em 70 m de altura e 340 m de extensão que te levam diretamente para as águas claras da Primeira Praia.

A tirolesa do Morro de São Paulo está na área turística da Costa do Dendê, na Bahia. O início dela fica no Mirante da Tirolesa e você chega nesse ponto por uma trilha chamada Caminho do Farol, tudo cumprindo os requisitos de segurança até cair no mar.

O lugar está em um complexo de praias, baías, manguezais, lagoas, rios e cachoeiras. Então, a vista é paradisíaca lá de cima, antes de se jogar na tirolesa. No trajeto, você consegue ver desde a Praia do Farol até a Quarta Praia e, depois, é só curtir o tombo mais refrescante da viagem.

O aeroporto mais próximo ao Morro de São Paulo é Valença e são apenas 15 minutos de lancha até Morro. Mas, para preços mais atrativos, a maioria dos turistas voam até o Aeroporto de Salvador e chegam de carro e ferry boat até o local.

Morro de São Paulo tem muitas pousadas e hotéis, principalmente na primeira, segunda e terceira praias.

Tirolesa em Socorro (SP)

A Tirolesa Voadora fica localizada em Socorro, em São Paulo, com extensão de 1 km, foi a primeira das tirolesas no Brasil a surgir. Nela, o aventureiro vai deitado de bruços como se estivesse voando, a 140 m de altura, com um percurso que dura um minuto.

A instalação está localizada no Hotel Fazenda Parque dos Sonhos, em Socorro, com aventura para todas as idades. Ou seja, hoje em dia há diversas alternativas de tirolesas que variam entre 50 m e 1 km de extensão e de 2 m a 140 m de altura, além da Tirolesa Voadora.

Porém, a mais atrativa ainda é a tirolesa mais famosa, a Voadora. Até porque, ao contrário das tirolesas tradicionais, que a posição para a atividade é sentada, nessa você tem a sensação de voo mais real, de bruços.

A distância aproximada do aeroporto em São Paulo, Congonhas (CGH), para Socorro é de 142 KM. De ônibus saindo de SP para Socorro, a viagem leva 2h30min. De carro, demora cerca de duas horas seguindo pela rodovia Fernão Dias (BR-381), que conecta São Paulo a Belo Horizonte.

No KM 22, o motorista deve entrar em Bragança Paulista e de lá seguir até Socorro pela BR-146. Há diversas pousadas e hotéis fazenda nessa cidade em meio à natureza da Serra da Mantiqueira.

Tirolesa em Lages (SC)

Essa tirolesa está localizada no Adventure Park, em Lages, Santa Catarina. Ela passa por diversas formações rochosas e é a principal atração do parque, possuindo 1200 m de extensão, seu ponto mais alto sendo 150 m e podendo chegar a 80 km/h.

Hoje em dia, seu nome é Parque de Aventuras Pedras Brancas e quem pratica a tirolesa no local não se arrepende. O voo começa no topo do parque Pedras Brancas com um visual incrível.

Você pode passear pelas trilhas e depois saltar na tirolesa. O Aeroporto Federal Antônio Correia Pinto de Macedo (Aeroporto de Lages) está a 15 km do Parque de Aventuras Pedras Brancas e é o mais próximo ao parque.

Para chegar à Serra Catarinense e ao parque, ele fica a cerca de 30 minutos de carro do centro de Lages. Leva-se, em média, três horas de carro saindo de Florianópolis. Há hotéis e pousadas na cidade, mas o Hotel Fazenda Pedras Brancas está anexado ao parque.

Tirolesa em Dias d’Ávila (BA)

A Tirolesa Alto Astral está localizada na cidade Dias d’Ávila, Bahia, com uma descida de 500 metros e de retorno com 320 metros.

Entre as tirolesas no Brasil, ela é considerada a mais rápida do país. Sua descida leva 22 segundos e é a única com queda noturna.

Sua localização está distante 46 km de Salvador, no Bosque de Dias D’ávila. Essa tirolesa é ideal para passar um dia inteiro se divertindo próxima a capital baiana. Devido a pandemia, é recomendável confirmar antes de partir para o local se ele está funcionando normalmente.

A distância aproximada do Aeroporto Salvador (SSA) para Dias d’Ávila é 42 km. Dias d’Ávila está localizada próximo a Camaçari. Portanto, saindo de carro de Salvador, você demora pouco menos de uma hora para chegar ao destino.

Procure por pousadas, hotéis e casas que alugam por temporada em Dias d’Ávila e que tenham boas recomendações. A localização vem se destacando pelos esportes radicais que vão além da Tirolesa Alto Astral. Ou seja, atrai público de todas as idades com boa infraestrutura para visitantes e proporciona segurança.

Voo de parapente, descidas de rapel e escalada são outros passeios e esportes atrativos em meio à natureza oferecidos no local.

Tirolesa entre Benedito Novo e Rodeio (SC)

A tirolesa de Benedito Novo ainda é pouco conhecida. Seu nome é K2000 e por mais que seja recente, ela é a maior tirolesa do Brasil. Sua extensão é de pouco mais de 2 km e tem 270 metros de desnível.

A emoção de embarcar nessa aventura e percurso está localizada no Big Mountain Adventure Park e a tirolesa é tão grande que está entre dois municípios do Vale do Itajaí: Rodeio e Benedito Novo, entre o bairro Ipiranga e na divisa com a Liberdade, em Santa Catarina.

Seu ponto de partida é no alto de uma montanha do Big Mountain Adventure Park. Para chegar até a torre de lançamento da Tirolesa K2000, é preciso ir com uma van ou um trator para esse passeio, esses disponibilizados pelo parque.

O aeroporto mais próximo de Rodeio é o de Navegantes, em Santa Catarina. Para chegar na cidade através de Florianópolis e de carro, percorra aproximadamente 200 km por 3h30min. Em Rodeio, há 9 opções de hospedagem, conforme o Portal do Turismo de Rodeio identifica em seu site.

Quando estiver pela região, você pode também esticar visita até Ibirama, também em Santa Catarina, para curtir a maior tirolesa urbana do país, com 1.050 metros de extensão e que atravessa o centro da cidade de um ponto a outro.

A tirolesa de Ibirama foi outra que nós tivemos a chance de experimentar e posso dizer que o visual lá de cima é incrível. Dá para ter uma visão de toda a cidade.

Quais os cuidados para praticar tirolesa?
Quais os cuidados para praticar tirolesa?

COMPARADOR DE SEGURO DE VIAGEM

Cuidados necessários

Saiba quais são os cuidados necessários para a prática da atividade radical nas melhores tirolesas no Brasil. As informações aqui descritas são para que você tenha uma segurança extra antes de viajar ou realizar passeios nos lugares destacados.

Se você ainda não teve a oportunidade de saltar de tirolesa, siga as nossas dicas para garantir a diversão e descubra os pontos essenciais para praticar o esporte.

Seguro de viagem

Torne o seu passeio pelas melhores tirolesas do Brasil mais tranquilo com a contratação de um seguro de viagem online.

É simples adquirir um seguro que cubra as práticas esportivas para o local que você escolheu. Portanto, faça o seu planejamento considerando contratar um plano voltado para algo que possa acontecer durante a prática do esporte.

O turismo em meio à natureza guarda diversas surpresas boas, mas devemos pensar que esportes nos deixam expostos a riscos e precisam de um seguro de viagem certo para as nossas necessidades.

Você pode acioná-lo a qualquer momento da viagem e ele oferece diversas proteções. Saiba mais no site Seguros Promo, um dos especialistas no assunto e que recomendamos.

Condicionamento físico

A tirolesa não é uma atividade que exige um bom condicionamento físico, portanto o público que pode praticá-la é bastante amplo.

As pessoas só precisam gostar de atividades ao ar livre e seguir as regras de segurança para ter esse contato com a natureza.

O que às vezes acontece por questões de segurança é uma pessoa não poder fazer a prática da tirolesa pelo seu peso. Tem tirolesas que possuem restrições de peso para pessoas acima de 90 quilos.

O peso é fator determinante para a velocidade da tirolesa, sendo que em dias com vento pode empurrar a pessoa em uma velocidade onde o freio pode ter problemas.

Alimentação

Dentro dos cuidados para saltar de tirolesa, é importante não ingerir alimentos muito pesados ou praticar a atividade sem estar alimentado.

Isso porque mesmo sendo uma atividade passiva, é preciso ter energia para subir trilhas ou chegar ao topo do local de salto.

Muitas vezes, é preciso realizar uma caminhada antes de praticar o voo de fato ou então nadar para sair do ponto de queda nas tirolesas molhadas.

Psicológico

O medo de altura nas tirolesas no Brasil é um dos pontos importantes para a decisão de saltar ou não.

Portanto, a sua saúde emocional importa e o quanto você ficará travado para realizar a atividade é algo que deve ser avaliado para que não se sinta mal.

Equipamentos

Os itens obrigatórios para essa aventura no ar são: cadeirinha de alpinismo, anel de fita, capacete, corda, mosquetão e polia tirolesa.

Esses equipamentos são essenciais para o esporte e a falta de qualquer um deles acaba com a segurança durante o trajeto e boa execução no processo.

O kit completo para a tirolesa precisa da:

  • polia ou roldana (utilizado para deslizar no cabo de aço);
  • da cadeirinha ou cinto;
  • do capacete;
  • de luvas;
  • fitas ou cordas (liga o praticante à cadeirinha ou cinto);
  • mosquetão
  • e da corda para tirolesa (o cabo de aço que liga os dois pontos do trajeto).

Acompanhamento de guias

Quem confere se os mosquetões e as travas estão bem fechados e te passa as instruções são os profissionais e instrutores capacitados no local.

Então, a atividade só é prazerosa com os cuidados essenciais e as regras transmitidas por quem sabe quais são as margens de falhas possíveis e diminui o risco a praticamente zero.

Treinamento necessário

De acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (ABETA), os diversos locais especializados que oferecem a tirolesa devem ter os seguintes cuidados:

  • Checar se os equipamentos estão em ótimo estado de conservação;
  • Assegurar o uso do capacete;
  • Verificar se as fivelas das cadeirinhas e a trava dos mosquetões estão devidamente fechadas;
  • Usar o auto-seguro duplo (equipamento) em toda a extensão percorrida no cabo de aço.

Assim, você pode ter a certeza que praticar a atividade em diversas tirolesas no Brasil é seguro.

Conclusão

Neste artigo, mostramos quais são as melhores tirolesas no Brasil, os equipamentos necessários para o voo e as cidades que estão preparadas para a prática.

Também mostramos os cuidados para realizar a atividade com segurança, os tipos existentes de tirolesa, entre outras informações sobre esse tipo de turismo esportivo pelo país.

Pratique a atividade seguindo as nossas dicas, após conhecer mais sobre os lugares incríveis para aventura no território brasileiro e os seus benefícios para a qualidade de vida.

Gostaria de descobrir mais sobre a nossa série de atividades outdoor? Continue lendo o nosso blog e veja quais são os melhores lugares para praticar trekking no Brasil!

Thiago Cesar Busarello

Thiago Busarello é autor e criador do Vida de Turista, no qual adora viajar e falar do assunto de turismo e viagens, compartilhando dicas e informações de viagens com os leitores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat