BAIXE GRÁTIS NOSSO KIT DE PLANEJAMENTO DE VIAGEM! CLIQUE AQUI!

Melhores lugares para mergulho no Brasil

Olá pessoal, nesse artigo vamos trazer os melhores lugares para mergulho no Brasil e por que fazer mergulho traz benefícios para a saúde.

Ainda mais, com dicas para planejar uma viagem rumo à prática e informações sobre os tipos de mergulho existentes.

A verdade é que a atividade do mergulho pode ser praticada em diversos locais do vasto território brasileiro. O Brasil possui um litoral continental, além das maiores bacias de água doce do mundo.

Portanto, aprenda mais e descubra detalhes de cada cantinho para chegar preparado nos destinos que mencionamos neste post.

O que levar em consideração para escolher um lugar? Quais são os cuidados necessários tanto para iniciantes quanto para experientes em mergulho? Saiba agora quais são os melhores lugares para mergulhar no Brasil!

Por que fazer mergulho?

Mergulho é uma atividade muito divertida, principalmente em viagens. O contato com a natureza em atrações paradisíacas ainda melhora o seu condicionamento físico.

Debaixo d’água, você não irá conseguir se lembrar que existe estresse e o único ruído que irá ouvir será a sua respiração com o auxílio de cilindros.

Portanto, os benefícios do mergulho para a sua saúde e bem-estar é muito mais incrível do que você pensou, não é mesmo?

Mergulhar é uma ótima forma de aumentar a sua capacidade respiratória e favorece a tonificação muscular. É um exercício que de fato proporciona uma sensação prazerosa.

Quais os melhores lugares para mergulho no Brasil?
Quais os melhores lugares para mergulho no Brasil?

QUAL O MELHOR SEGURO DE VIAGEM PARA VOCÊ?










Quais os tipos de mergulho que existem?

Vamos ver agora quais os tipos de mergulho que existem. Ao todo, existem 4 tipos principais de mergulho:

  • Mergulho autônomo (com oxigênio)
  • Mergulho livre com snorkel
  • Mergulho livre do tipo apneia
  • Mergulho profissional

Mergulho autônomo

Para praticar o mergulho autônomo é preciso o uso de aparelhos de respiração mais complexos, como cilindros de mergulho.

O autônomo é muito conhecido entre as atrações recreativas subaquáticas. Nesta categoria, você precisa do aparelho de mergulho e funciona bem para ir aos melhores lugares para mergulhar no Brasil de forma profunda.

O mergulhador tem a liberdade de se aprofundar nos rios, lagos e oceanos com a segurança do apoio profissional e em regiões mais profundas.

É o mergulho indicado para conhecer embarcações naufragadas e cavernas com o intuito recreativo. Exige um treinamento específico e o uso do cilindro de ar, profundímetro, manômetro e o colete equilibrador.

Mergulho livre

O mergulho livre precisa de itens de mergulho mais simples, porque é praticada em baixas profundidades.

Dentro desse tipo, encontram-se outras duas modalidades: o snorkeling e o mergulho em apneia.

Snorkeling

É ótimo iniciar a prática fascinante do mergulho com o tipo de mergulho snorkeling, dando o primeiro passo para quem não tem experiência na atividade.

Os itens para o mergulho snorkeling são o snorkel, a máscara e as nadadeiras, que permitem você aprofundar sem precisar carregar o peso do cilindro e já apreciar lindas paisagens embaixo d’água.

A modalidade é indicada para pequenos mergulhos ou para nadar olhando debaixo d’água.

Mergulho em apneia

No tipo de mergulho livre em apneia, você utiliza apenas o ar dos pulmões, como acontece quando nadamos.

Ou seja, é feito sem aparelhos para respiração e equipamentos de mergulho e depende do quanto você consegue segurar o ar nos pulmões para percorrer os trajetos e curtir o lugar.

Existem nadadores profissionais que chegam a suportar até 5 minutos embaixo d’água, porém a média é de 2 minutos sem respirar.

Mergulho profissional

O mergulho profissional é voltado para questões profissionais das mais diversas naturezas, como pesquisadores para construir plataformas de petróleo e hidrelétricas, como bombeiros para resgatar pessoas afogadas, entre outras profissões.

Portanto, precisa de um treinamento especial, porque os mergulhadores passam muito mais tempo debaixo d’água e às vezes em situações de risco.

Para quem tem fôlego pode fazer o mergulho do tipo apneia
Para quem tem fôlego pode fazer o mergulho do tipo apneia
Cupom desconto viagem

O que levar em consideração na hora de escolher um lugar?

Escolher os melhores lugares para mergulhar no Brasil deve levar em consideração pelo menos os seguintes fatores:

  • Segurança do local
  • Melhor época para viajar
  • Condições climáticas
  • Estrutura da cidade
  • Equipe de especialistas

O primeiro item a ser levado em consideração é relacionado a segurança do local onde vai praticar o mergulho.

O ideal é saber se já tiveram pessoas que fizeram a prática lá para passar alguma dica, se existem correntezas, se existe boa visibilidade, entre outros riscos.

Também deve ficar atento às condições climáticas, já que em um dia de chuva você pode ter maior volume de água em rios, águas mais turvas, assim como temperaturas mais amenas.

Para um melhor planejamento de viagem você deve fazer uma análise das melhores épocas para fazer o passeio (mais chuvas, menos chuvas, mais frio, menos frio).

Deve levar em consideração as condições para chegar no local, qual o aeroporto mais próximo e a cidade onde ficará hospedado.

Quanto à equipe de especialistas, você precisa se assegurar qual a experiência dos profissionais que estão ensinando a prática, se eles fazem o acompanhamento dos mergulhadores e se eles cuidam e fazem manutenção dos equipamentos.

A vida aquática é rica em descobertas durante o mergulho, então aproveite com todos esses itens planejados e viaje para esse mundo fantástico!

8 dos melhores lugares para mergulhar no Brasil

Agora que você já sabe mais da prática do mergulho e viu as dicas acima para escolher um local, confira 8 dos melhores lugares para mergulho no Brasil.

Vamos trazer dicas de locais em mar aberto ou em piscinas naturais para mergulhar aproveitando as águas mais cristalinas do Brasil e sua vida marinha.

Mergulho em Serigado de Fora (RN)

Aproveite esse lugar para praticar o mergulho nas águas claras e se encante com o mundo subaquático com profundidade média de 18 metros, no Rio Grande do Norte.

Serigado de Fora reserva um ponto de mergulho com muitas surpresas em um rochedo de arenito e com corais, possuindo várias pequenas opções de grutas e arcos.

A parte mais funda é arenosa, aos 30 metros. É um ótimo lugar para quem gosta de paisagens exóticas e você encontra com barracudas, serigados, dentões e arraias frequentemente.

Também é ideal para quem ama fotografia, porque Serigado de Fora é um dos melhores lugares do mundo para tirar fotos subaquáticas. Portanto, o local fica a 20 quilômetros da costa, perto de Natal, e as águas têm profundidades de 14 a 90 metros.

Prepare-se para tamanha beleza no fundo do mar e faça a atividade com uma escola de mergulho para visitar cavernas, por exemplo, com a Dive Genesis. A empresa tem um ponto de mergulho para você conhecer as pequenas grutas deste local no Rio Grande do Norte.

Vindo de outro estado, chegue pelo Aeroporto Internacional de Natal para aproveitar a rica vida marinha do local. Hospede-se na praia de Ponta Negra, onde há opções de hotéis com ótima diversidade, para todos os tipos de gosto.

Escolha um resort ou hotelões verticais com conforto também, só que mais urbanos. Ponta Negra tem hotéis e pousadas em um padrão mais praiano e é muito procurada por turistas.

A praia é a mais popular para hospedagens e o bairro é próximo da costa.

Mergulho em Petrolândia (PE)

A cidade de Petrolândia em Pernambuco tem uma cidade submersa, porque o sertão virou mar literalmente nesse local em 1988.

Foi construída a Usina Hidrelétrica Luiz Gonzaga nesse ponto de Pernambuco e parte da cidade de Petrolândia foi inundada.

As paisagens submersas são tão interessantes que ficaram famosas no lugar e ele virou um dos melhores lugares para mergulhar no Brasil.

Também chamado de “Atlântida Brasileira”, as maravilhas encontradas guardam a história dos habitantes debaixo d’água, eternizadas nas águas do Rio São Francisco.

Você mergulha no Lago de Itaparica e vê a outra parte da Igreja do Sagrado Coração de Jesus, por exemplo, porque só o topo está visível acima da água. A Igreja de São Francisco também é destaque no mergulho e fica a 19 metros de profundidade.

Atualmente, a operadora Petrolândia Sub executa os mergulhos na região. O aeroporto mais perto de Petrolândia é o de Juazeiro do Norte, a 226,9 km de distância. O caminho de Juazeiro do Norte até Petrolândia leva aproximadamente 4 horas e meia de carro.

Há hotéis e pousadas ótimos em Petrolândia, como a Pousada Morada do Rei, considerada 3 estrelas e distante 26,8 km até o centro da cidade. O Hotel Aliança Express é avaliado em 3.5 estrelas e está a 40 km do centro.

Mergulho no Jalapão (TO)

Um dos mais populares fervedouros é o ponto turístico em Jalapão, um paraíso localizado no Tocantins.

É o Fervedouro Bela Vista, um lindo e imperdível local do país. A Bela Vista não poderia faltar nessa lista, um poço de água com 15 metros de diâmetro para os apaixonados por ecoturismo.

Um dos maiores de Jalapão, a região de águas abundantes com um azul impressionante e rios encachoeirados e transparentes permitem tirar fotos incríveis, assim como as formações rochosas. O mergulho também promete ótimas fotografias.

Mergulhe em uma das águas mais limpas do Brasil. A Jalapão titans Ecoturismo promove os esportes aquáticos, como o mergulho com cilindro e snorkel, no Parque do Jalapão. Outra empresa que oferece as atividades de turismo é a Diego Tour Jalapão.

Para chegar em Jalapão, a 300 km da capital Palmas, aterrisse no Aeroporto de Palmas, que recebe voos de São Paulo, Brasília e Goiânia. Pela via terrestre, siga com um veículo com tração nas quatro rodas, porque o asfalto só vai até a Ponte Alta de Tocantins.

Ou seja, as estradas de Jalapão são de terra ou areia. Se você vai com um guia particular ou transfer, não há com o que se preocupar. A região do Jalapão é composta por oito municípios, mas as principais cidades bases são Ponte Alta do Tocantins, Mateiros e São Félix do Tocantins.

Não espere ficar hospedado em grandes hotéis, porque as pousadas disponíveis são bem simples.

Mergulho em Pedra Roxa (ES)

A 220 km da capital do Espírito Santo, as cachoeiras de água cristalina no município de Ibitirama estão localizadas em Pedra Roxa, situado na divisa entre o Espírito Santo e Minas Gerais e ao pé da Serra do Caparaó.

Ainda é um paraíso pouco explorado e cheio de belezas naturais. Na língua tupi, “ibitirama” significa “monte alto”. No local, também há trilhas ecológicas em meio à natureza. Aproveite no verão, quando os poços de águas estão mais calmos e transparentes.

Pedra Roxa é um dos melhores lugares para mergulhar no Brasil pelos atrativos incríveis para os turistas na região do Caparaó. O Parque Nacional do Caparaó se destaca também por ser o terceiro ponto mais alto do país, o Pico da Bandeira, com 2.892 metros de altitude.

A região não tem muita infraestrutura, mas as águas verdes cristalinas valem a visita na cachoeira de Pedra Roxa. É possível encontrar algumas pousadas e áreas de camping. A Pousada do Bezerra é uma das opções de hospedagem com uma boa avaliação e localizada entre montanhas.

Você acessa a cachoeira pelo Sítio da Onça, com entrada gratuita para uma piscina natural com direito a peixes ornamentais. O aeroporto de Ipatinga está a 146,5 km de distância do município de Ibitirama, mas você pode sair da cidade de Vitória rumo ao local, com distância de 221 km.

Mergulho no Parque Estadual Marinho da Pedra da Risca do Meio (CE)

Outro ponto de mergulho com tesouros submersos está no estado do Ceará, mais precisamente no Parque Estadual Marinho da Pedra da Risca do Meio, em Fortaleza.

O Parque foi idealizado pela Fundação Netuno, criado na década de 70 e é a única unidade de conservação totalmente submersa no mar cearense. O intuito do local é proteger a área de reprodução e alimentação da vida marinha.

Ele está a cerca de 18 quilômetros da orla de Mucuripe, em Fortaleza, e abriga uma diversidade de espécies ameaçadas de extinção. Ainda proporciona visibilidade de 15 a 30 metros de profundidade, com média de 27°C de temperatura, e promove a pesca sustentável.

O local incrementou o turismo subaquático e é um verdadeiro refúgio biológico para as espécies marinhas.

O Parque Estadual Marinho Pedra da Risca do Meio é formado por belíssimos recifes submersos e é permitido o mergulho autônomo de observação ou pesquisa, com autorização prévia. Então, é preciso fazer um curso básico de mergulho autônomo para realizar a atividade no lugar.

Hospede-se na orla de Mucuripe, em hotéis como o Iate Plaza Hotel, Iracema Flat ou Sambura Praia Hotel.

Ou alugue um apartamento como esse na orla de Fortaleza, a 560 metros da Praia do Mucuripe. O aeroporto de Fortaleza fica a 20/30 minutos da zona hoteleira na Beira-Mar.

Mergulho em Currais Novos (RN)

A cidade de Currais Novos tem minas submersas que foram desativadas no interior do estado do Rio Grande do Norte.

Currais Novos abrigava uma das maiores jazidas de minério de scheelita do mundo durante a Segunda Guerra Mundial e, hoje em dia, proporciona um dos melhores lugares para mergulhar no Brasil.

A cidade está a 183 km de Natal, em meio ao Sertão, e o local é um complexo de três minas chamadas de Brejuí, Acauan e Tungstênio do Brasil.

A paisagem é instigante e a empresa Dive Genesis leva o visitante para mergulhar nesse ponto, onde você encontra tartarugas, moreias e cardumes de peixes multicoloridos nos recifes.

Os mergulhadores de caverna já atingiram 40 metros de profundidade por lá, com temperatura girando em torno dos 27 graus Celsius.

O mais interessante de Currais Novos é ter a oportunidade de observar os vestígios preservados, como utensílios, ferramentas e trilhos que eram usados durante os anos de atividades das minas.

Para conhecer o local, é preciso ter a certificação “Cave”. Visitando a cidade, fique hospedado na Pousada Max ou na Pousada Medeiros. A Pousada Max está situada a 7 km do Parque Térmico Mina Brejuí.

O aeroporto mais perto de Currais Novos é o de Campina Grande, distante 131,5 km. Seguindo de carro desde Campina Grande, são aproximadamente 3 horas de viagem. Saindo de Natal, leve o mesmo tempo em uma distância de 187,4 km.

Mergulho em Bonito (MS)

Bonito é um dos melhores lugares para mergulhar no Brasil por ser considerado o maior destino para o mergulho fluvial. Já estivemos lá em 2003 e podemos comprovar a magnitude desse lugar.

Bonito atrai milhares de turistas todos os anos para curtir a flutuação no Rio Sucuri e o mergulho com cilindro nos rios Formoso, da Prata e Abismo Anhumas, com profundidade de até 18 metros.

Os rios e lagos de Bonito são inacreditáveis de tão cristalinos. Até os mergulhadores mais experientes encontram locais com visibilidade que são muitas vezes inéditas para eles também.

A empresa H2O Ecoturismo oferece diversos tipos de mergulho em Bonito, com valores variados a depender do local escolhido. O Aeroporto de Campo Grande está a cerca de 7 km do centro da capital sul-​mato-grossense e Bonito está a pouco mais de 300 km de Campo Grande.

Há muitos hotéis e pousadas incríveis em Bonito por ser uma área altamente turística, como a CLH Suites Bonito Centro e a Pousada Cambará.

Mergulho em Paraty (RJ)

As águas de Paraty são pontos de mergulho por serem cristalinas e também estão entre as melhores do Brasil.

Paraty é um lugar tranquilo e os arredores da Ilha dos Cocos são ideais para mergulhar, seja para o mergulho livre amador – muito procurado – ou por mergulhadores certificados.

A profundidade máxima é de 8 metros e é possível ver os cardumes coloridos na água mais límpida de Paraty. As profundezas também revelam grutas e fendas, então o seu diferencial são as cavernas.

Tire muitas fotos, inclusive dos polvos que você poderá encontrar pelo caminho. Há outras ilhas dentro de Paraty para curtir o mergulho, como a Ilha dos Meros, a Ilha dos Ratos, a Ilha Comprida e a Ponta de Cajaíba.

Além desses pontos, encontre o mergulho em vários outros, porque esses lugares são muito bem mapeados nas águas calmas da cidade.

A empresa Evidive é uma escola de mergulho que realiza saídas de Paraty. A cidade localizada na Costa Verde está distante a 3 horas do Rio de Janeiro. Caso venha de outro estado, pegue um avião até o Aeroporto Santos Dumont ou Galeão.

Para quem deseja sair de carro do Rio de Janeiro, a melhor rota é pela BR-101, fazendo o percurso pelo litoral. Já saindo de São Paulo, a BR-116 até Guaratinguetá é uma boa opção. O trajeto final é pela BR-459.

Há diversas opções de aluguel por temporada ou pousadas em Paraty, como a Pousada do Tesouro, a Pousada Lua Clara e a Pousada Cantinho da Praia. A Pousada Lua Clara localiza-se perto da praia.

O mergulho do tipo snorkel é um dos mais legais para os turistas
O mergulho do tipo snorkel é um dos mais legais para os turistas

COMPARADOR DE SEGURO DE VIAGEM

Cuidados necessários

Cuidados são necessários para a prática segura do esporte nos melhores lugares para mergulhar no Brasil.

É o caso do acompanhamento de profissionais e precauções que servem inclusive para quem já é um mergulhador experiente.

Veja abaixo os itens abaixo e prepare-se totalmente em uma viagem:

Seguro de viagem

O seguro viagem para mergulho é mais do que recomendável para garantir uma experiência mais tranquila, caso venha acontecer algum imprevisto.

Na verdade, você contrata um plano que cobre atividades esportivas, muito simples de ser adquirido e extremamente importante para o seu planejamento.

Os riscos durante a prática do esporte existem, então o seguro permite que o turismo de aventura para qualquer destino brasileiro cubra as necessidades no caso de um acidente.

Você pode acioná-lo a qualquer momento da viagem e ele oferece diversas proteções além dessa voltada para o esporte de aventura.

É possível fazer uma cotação gratuita no site Seguros Promo, um dos sites especialistas no assunto e que recomendamos.

Condicionamento físico

O condicionamento físico é importante para mergulhar porque o condicionamento aeróbico, a força e a flexibilidade são exigidos para todos e desenvolvem a resistência muscular também.

Então, é um exercício entrar no ambiente do mergulho e é preciso considerar essa informação.

Alimentação

Na noite anterior ao mergulho, não coma alimentos pesados e gordurosos. Isso porque a alimentação influencia na circulação, portanto consuma comidas saudáveis para não ficar com o sangue mais viscoso, com pior capacidade de eliminação de nitrogênio.

São hábitos de vida que ajudam na atividade esportiva e precisam te dar energia. Também evite bebidas alcoólicas, já que o álcool desidrata.

Psicológico

Os aspectos psicológicos podem causar acidentes, por exemplo, o medo por algum motivo dos possíveis perigos ao qual estamos submetidos quando praticamos o mergulho.

Então, faça uma avaliação cuidadosa do seu emocional e previna lesões nos cuidados e rotinas para se manter bem durante a prática.

Equipamentos

Especificamente, os equipamentos de mergulho para imersão devem incluir um compensador de flutuabilidade, dois reguladores, um manômetro e uma faca.

Um mergulhador também precisa ter um medidor de profundidade, um relógio e uma tabela de mergulho.

Para estar preparado a prática nos melhores lugares para mergulhar no Brasil, os equipamentos básicos são:

  • Snorkel
  • Máscara de mergulho
  • Cilindro de ar comprimido
  • Roupas isolantes para manter o calor do corpo
  • Cinto de lastro para impedir a volta à superfície
  • Nadadeiras
  • Colete equilibrador

Portanto, antes de entrar no mar, piscina natural ou lagoas e participar desse mundo único, utilize os equipamentos de mergulho ideais.

Acompanhamento de instrutores

Como estamos vendo, mergulhar necessita de alguns cuidados para ser seguro e um deles é ter o acompanhamento de bons instrutores.

É possível ter uma experiência realmente única com profissionais especializados que te deixam curtir o mergulho tranquilamente, guiando e levando você em segurança aos melhores lugares.

Treinamento/Graduação necessária

Gostaria de praticar o mergulho com cilindro e não sabe como fazer? Procure um curso de mergulho para ter o treinamento básico e aprender todas as técnicas.

Do mesmo modo que é preciso saber sobre os equipamentos necessários, os riscos existentes e os protocolos para evitar acidentes.

Os treinamentos que regulam os profissionais são os do Professional Association Diving Instructors – PADI, a associação profissional de instrutores de mergulho, e que vale aqui para o Brasil também. Sugerimos sempre procurar escolas certificadas PADI.

Quais equipamentos necessários para o mergulho?
Quais equipamentos necessários para o mergulho?
Grupo de desconto de viagem

Conclusão

Neste artigo, trouxemos várias dicas necessárias para um ótimo aproveitamento da atividade e os melhores lugares para mergulhar no Brasil.

Agora, guarde este post e consulte sempre que precisar antes de partir rumo a esse turismo de aventura.

A prática do mergulho necessita de todos os cuidados aqui descritos para conhecer belezas escondidas e aproveitar todos os seus benefícios para corpo e mente.

Logo, viaje de maneira consciente e curta lugares incríveis em meio à natureza.

Gostou de saber mais sobre os pontos que oferecem os melhores lugares para mergulhar no Brasil? Continue lendo o nosso blog e veja diversas opções de atividades outdoor, como o rafting em território brasileiro.

Thiago Cesar Busarello

Thiago Busarello é autor e criador do Vida de Turista, no qual adora viajar e falar do assunto de turismo e viagens, compartilhando dicas e informações de viagens com os leitores.

Um comentário em “Melhores lugares para mergulho no Brasil
  • 28/06/2021 em 20:41
    Permalink

    Oii Boa noite eu quero mais informações por favor

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat