BAIXE GRÁTIS NOSSO KIT DE PLANEJAMENTO DE VIAGEM! CLIQUE AQUI!

Viagem para o Espírito Santo

QUAL O MELHOR SEGURO DE VIAGEM PARA VOCÊ?










Nesse artigo você vai conhecer as principais informações para fazer uma viagem para o Espírito Santo.

O estado do Espírito Santo é mais um dos estados brasileiros que tem como destaque a sua história, cultura e tradição, já que desde a época dos portugueses foram construídas inúmeras vilas que hoje são lindas cidades históricas, como é o caso da capital Vitória e a cidade de Vila Velha.

Vitória também é a cidade mais preparada do estado em termos de infraestrutura turística e por isso que é a cidade que mais recebe visitantes. É uma cidade para os turistas saborearem os sabores da terra capixaba, apreciarem as belas paisagens com vista para o mar e explorar os lindos parques da região.

O Espírito Santo tem mais de 400 quilômetros de extensão de costa litorânea e em termos de praia o destaque fica com Vila Velha, principalmente com a Praia da Costa, que tem águas transparentes com partes de mar mais agitado e partes de mar mais calmo.

Outro destaque fica com Guarapari que atrai turistas do mundo inteiro por ter boa rede hoteleira, lindas praias, clubes aquáticos, aquários, exposições marinhas e passeios de mergulho.

Principais Regiões Turísticas

O Espírito Santo tem um mapa turístico dividido em dez regiões turísticas, conforme site do Ministério do Turismo:

  • Região Metropolitana
  • Região das Montanhas Capixabas
  • Região dos Imigrantes
  • Região do Caparaó
  • Região do Verde e das Águas
  • Região Doce Pontões Capixaba
  • Região Doce Terra Morena
  • Região dos Vales e do Café
  • Região da Costa e da Imigração
  • Região das Pedras Pão e Mel

“Tem regiões que são muito mais preparadas para receber os turistas e consecutivamente mais visitadas, trouxemos aqui no artigo um pouco mais de informações sobre algumas regiões.”

A região Metropolitana

Fazem parte da região Metropolitana os municípios de Cariacica, Fundão, Guarapari, Serra, Viana, Vila Velha e Vitória, ou seja, aqueles que são os destinos mais conhecidos do estado.

É a região onde se encontra Vitória a capital do Espírito Santo. Além das opções urbanas, você poderá desfrutar de refúgios do campo, além das mais diversificadas atividades que podem ser realizadas em um dos sete municípios.

Podemos destacar o turismo religioso, o folclore, o patrimônio histórico, os teatros, os museus, o turismo de aventura, o ecoturismo, os parques, os eventos, a pesca marítima esportiva, o agroturismo, sem contar as praias e a gastronomia. Mas vamos falar um pouco da capital capixaba.

Vitória é um dos destinos de viagem para o Espírito Santo
Vitória é um dos destinos de viagem para o Espírito Santo

COMPARADOR DE SEGURO DE VIAGEM

As belas praias da capital capixaba

Vitória é considerada um dos melhores e mais seguros destinos no Brasil, além de ser um dos mais econômicos.

A cidade de Vitória também é conhecida por suas belas praias arenosas, como a praia de Camburi que tem um calçadão com 6 km de extensão, inclusive é uma das praias mais frequentadas pelos próprios capixabas, por isso, bastante movimentada e conta com uma boa estrutura.

Outro local bastante frequentado pelos moradores é A Praia do Canto e a Praça dos Namorados onde nos finais de semana também tem uma feirinha com muito artesanato e diversas opções gastronômicas.

E a Praia da Curva da Jurema é outra famosa opção onde você poderá realizar um passeio de barco ou andar de bike pelas ciclovias à beira mar. Algumas das principais atrações nessa região são: O Convento da Penha, Morro do Moreno, Parque pedra da Cebola e o Palácio Anchieta.

Vista da cidade de Vila Velha no Espírito Santo
Vista da cidade de Vila Velha no Espírito Santo

Vila Velha é a cidade irmã da capital

Impossível visitar Vitória sem deixar de dar um pulo também na sua cidade irmã Vila Velha, que possui praias tão lindas quanto a capital capixaba, com destaque para a Praia da Sereia.

Outras praias que merecem destaque são a Praia da Costa, que possui ciclovia, quiosques e outros recursos de infraestrutura para o turista, assim como a Praia de Itapoã, a Praia Secreta, a Praia do Barrão e a Praia da Baleia.

Essa é a Praia da Sereia em Vila Velha
Essa é a Praia da Sereia em Vila Velha

Montanhas capixabas

A região das montanhas capixabas é formada pelos seguintes municípios: Afonso Cláudio, Brejetuba, Castelo, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Marechal Floriano, Vargem Alta e Venda Nova do Imigrante.

Os municípios desta região possuem uma forte influência europeia mantendo tradições alemãs, italianas, austríacas, pomeranas e polonesas herdadas dos imigrantes. Muita cultura, festas típicas e hospitalidade nesta região procurada especialmente no inverno.

Diversas cachoeiras também são pontos turísticos da região como a Cachoeira da Fumaça na cidade de Conceição do Castelo, a Cachoeira da Rampa em Brejetuba e a Cachoeira do Pedregulho em Castelo.

Ainda em Castelo você encontrará a Casa do Artesão, com um artesanato rico e os sabores da culinária Capixaba e o Casarão da Fazenda do Centro, um marco histórico da colonização local.

O centro cultural e turístico, a gruta do Limoeiro, os Parques estaduais do Forno Grande e a Mata das Flores também merecem a visita.

“Na região das montanhas capixabas você também pode voar de parapente, praticar ecoturismo e outras atividades de aventura.”

Também não podemos de deixar um destaque especial para o município de Domingos Martins que é a cidade que recebe vários turistas o ano inteiro que vem visitar o Parque Estadual da Pedra Azul e tirar fotos incríveis com ela ao fundo, assim como fazer a prática de trilhas e curtir o leve ar do interior.

Paisagem exuberante da Pedra Azul em Domingos Martins
Paisagem exuberante da Pedra Azul em Domingos Martins

Região dos Imigrantes

A região dos Imigrantes é composta pelos municípios de Ibiraçu, Itaguaçu, Itarana, João Neiva, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá e Santa Teresa.

A região se destaca pelo agroturismo, ecoturismo, esportes de aventura, gastronomia, entretenimento e as festas típicas dos imigrantes europeus, principalmente as famosas festas de igreja, muitas vezes realizadas aos domingos.

Existem sítios onde há o cultivo de morango, maçã e uva, abertos à visitação, uma experiencia diferenciada. Outros atrativos são as montanhas, cachoeiras e rios da região, como a Cachoeira Rio do Meio em Santa Leopoldina.

Região do Caparaó

A região do Caparaó possui os seguintes municípios: Alegre, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Ibatiba, Ibitirama, Iúna, Irupi, Jerônimo Monteiro e Muniz Freire. 

Nessa belíssima região do Espírito Santo, você poderá desfrutar também do contato com a natureza nas mais diversas atividades.

O ecoturismo e turismo de aventura são fortes na região. Também existem diversos eventos relacionados ao ecoturismo, assim como existe o turismo rural e a oportunidade de desfrutar de forma especial a gastronomia capixaba.

Na cidade de Alegre, por exemplo, são diversas as atrações naturais como cachoeiras, mirantes e picos de até 1.480 m de altura, com destaque para a Cachoeira da Fumaça.

“É possível inclusive praticar parapente na Pedra do Pombal, onde existem ainda outras opções de aventuras.”

Parapente na Pedra do Pombal
Parapente na Pedra do Pombal

Região dos Vales do Café

A região dos Vales do Café é formada pelos municípios de Cachoeiro de Itapemirim, Mimoso do Sul e Muqui.

A região tem em média 25 km de praias e também possui falésias, lagoas e ilhas, além de retratar muito bem a época colonial com muita história e também tradição dos imigrantes italianos, portugueses e libaneses.

Essa descendência de imigrantes é muito bem representada até hoje na deliciosa gastronomia capixaba e nos produtos típicos regionais como pães, licores, cachaças e vinhos de frutas encontrados nas cidades da região.

No município de Muqui, você pode vivenciar um pouco da história através da arquitetura dos mais de 200 imóveis tombados, da visita à estação ferroviária e à Paróquia São João Batista.

Vale a pena ficar de olho também na agenda cultural de Muqui, pois em Muqui acontece um festival de cinema e TV em novembro, assim como acontece o Festival de Cervejas artesanais em agosto.

Se quiser desfrutar de mais uma das belas praias capixabas, a dica é a cidade é Marataízes (145 km da capital) no litoral sul do Espírito Santo com alguns locais que se destacam em estrutura de hospedagem e alimentação para os turistas, como a Pousada Portal da Barra. Marataízes também reserva uma surpresa: você pode visitar uma plantação de abacaxi enquanto estiver na cidade.

Plantação de abacaxi em Marataízes
Plantação de abacaxi em Marataízes

Como chegar até o Espírito Santo

Como chegar até o Espírito Santo vai depender da cidade ou região turística que você escolher para visitar. Você viu que o Espírito Santo tem regiões lindas principalmente no litoral do estado.

Se você escolher viajar para a capital Vitória, você pode chegar de carro ou de avião. Se você escolher viajar para as praias capixabas, pode chegar de carro, ônibus ou até mesmo pequenas embarcações. Já se você viajar para o interior capixaba, o caminho vai ser de carro ou de ônibus mesmo.

Passagem aérea para o Espírito Santo

Dos 11 aeroportos localizados no Espírito Santo registrados na ANAC, sete são públicos. No entanto, o único que opera voos regulares de passageiros é o Aeroporto de Vitória, também conhecido como aeroporto Eurico de Aguiar Salles.

É possível consultar os preços através de sites como o Viajanet. Geralmente os melhores preços acontecem se você realizar a compra com antecedência de 6 meses, por isso a importância do planejamento.

Fazem viagem para o Espírito Santo as principais cias aéreas do país, como a LATAM, GOL ou AZUL, assim como algumas cias aéreas internacionais quando existem escalas ou conexão para alguns voos.

>>> Passagens aéreas com desconto para o Espírito Santo!

Aeroporto de Vitória
Aeroporto de Vitória

Caminho terrestre

Se vier do Sul poderá utilizar a BR-101, partindo do Rio de Janeiro até Vitória em uma viagem que leva em média 7 horas e meia de carro.

Já de Belo Horizonte são quase 9 horas de viagem e você pode utilizar a BR-262. Uma estrada que exige certos cuidados, principalmente pela conservação da pista.

Para quem vem do Nordeste, a rodovia também é a BR-101. Já a partir de Salvador, são em média 17 horas e meia de estrada, que provavelmente vai exigir pernoite em algum lugar pelo caminho dependendo da hora de saída.

Aluguel de carro no Espírito Santo

Vale a pena alugar um carro para otimizar seu tempo durante a viagem para o Espírito Santo, assim você poderá conhecer as mais diversas belezas do estado em menos tempo.

“Além da economia financeira, você também tem economia de tempo.”

Faça sua pesquisa antecipada de aluguel de carro no Espírito Santo, retire o carro diretamente no aeroporto ou no seu hotel e então, aproveite a viagem! Você vai encontrar carros para alugar no site da RentCars.

>>> Clique para fazer cotação de aluguel de carro!

Passagem de ônibus para o Espírito Santo

A principal rodoviária do Espírito Santo é a rodoviária de Vitória que fica localizada na Avenida Alexandre Buaiz, 350.

Ela recebe conexões do país inteiro, que partem principalmente das cidades mais próximas da capital, já que o fluxo de pessoas vindo dessas regiões com esse meio de transporte é comum.

As principais viações operam para a rodoviária com destaque para a Auto Viação Águia Branca, a Expresso União e a Viação Planeta.

Para realizar sua pesquisa de passagem rodoviária para o Espírito Santo você poderá utilizar o site da ClickBus.

>>> Clique para fazer cotação de passagem de ônibus!

Rodoviária de Vitória
Rodoviária de Vitória

Onde ficar no Espírito Santo

Existem várias opções de hospedagem no Espírito Santo que também vão variar conforme destino escolhido. Você pode ficar em hotel, resort, pousada, hostel ou até mesmo em casas de temporada no estilo Airbnb.

Hospedagem em Vitória

Uma sugestão de hospedagem em Vitória é o Hotel Golden Tulip Porto Vitória que fica localizado na Avenida Nossa Senhora dos Navegantes, 635, e tem diárias a partir de R$ 188,00 para o quarto duplo.

Outra opção é o Sleep Inn Praia do Canto de categoria 3 estrelas que fica localizado a 350 metros do centro e muito próximo da praia com diárias na faixa de R$ 175,00.

Mais uma opção em Vitória, dessa vez mais sofisticada é o Sheraton Vitória de categoria 5 estrelas, com direito a café da manhã de cinema, opção de quarto com vista para o mar e muitos outros mimos, ideal para quem quer passar férias especiais em Vitória, com diárias a partir de R$ 313.

Sheraton Vitória Hotel
Sheraton Vitória Hotel

Outras opções de hospedagem

Na região das Montanhas Capixabas você poderá escolher entre hotéis e charmosas pousadas como a Pousada na Montanha e o Sitio dos Lagos em Domingos Martins.

No mesmo município também fica localizado a Pousada e Restaurante Portal do Céu que possui suíte com varanda com vista para montanha, com diárias a partir de R$ 420,00.

Na cidade de Alegre você pode se hospedar no Hotel Progresso ou na Pousada Pedra do Pombal. Já em Muqui uma opção interessante com ambiente dos anos 50 é o Cama e Café Solar do Lagarto, bem no centro da cidade.

Para encontrar a melhor opção de hospedagem recomendamos sites como do Booking, do Hotéis.com e do AirBnb.

>>> Reservar hotéis e pousadas no Espírito Santo!

Sítio dos Lagos em Domingos Martins
Sítio dos Lagos em Domingos Martins

Gastronomia do Espírito Santo

Na gastronomia, o destaque fica com a moqueca capixaba que é o prato mais conhecido da culinária do Espírito Santo. Além da moqueca, os destaques ficam com a torta capixaba, muma de siri e a caranguejada.

Na região das Montanhas Capixabas você ainda pode provar a famosa pizza de polenta, criação do Café da Roça Altoé das Montanhas onde também são oferecidas diversas delícias regionais.

A alta gastronomia fica por conta da Casa Chef Ari em Domingos Martins. Já no município de Venda Nova do Imigrante você pode visitar a Cervejaria Altezza que fica em um casarão colonial.

“A maioria das pousadas e hotéis da região também possuem restaurantes, sendo diversos deles tipicamente europeus.”

Em Muqui, a opção é o Bar e Restaurante Faitos. Já para experimentar cerveja artesanal fora do festival, existe o Cerveja na Praça.

>>> Comprar passeios para o Espírito Santo!

Caranguejada é uma das tradições da culinária capixaba
Caranguejada é uma das tradições da culinária capixaba

Seguro de viagem para o Espírito Santo

Quando você viaja para um estado diferente de onde você reside é sempre importante conferir se o plano de saúde tem cobertura nacional, já que a maioria dos planos de saúde tem coberturas somente estaduais ou regionais.

Um seguro de viagem ajuda a manter a segurança de todos, principalmente a segurança financeira para pagamento de médicos e hospitais caso aconteçam imprevistos como acidentes ou alguém ficar doente durante a viagem para o Espírito Santo.

O bom é que o seguro de viagem para o Espírito Santo é muito barato e você pode fazer a compra em sites como do Seguros Promo.

O que fazer na viagem para o Espírito Santo

  • Visitar o Parque Estadual da Pedra Azul
  • Tomar banho de mar na Praia da Costa em Vila Velha
  • Se deliciar nas águas cristalinas de Guarapari
  • Conhecer o centro histórico de Vila Velha
  • Saborear a deliciosa moqueca capixaba
  • Apreciar a Cachoeira de Alfredo Chaves
  • Conhecer o roteiro cultural de Vitória
  • Saborear a caranguejada
  • Tirar fotos na terceira ponte
  • Tomar banho de cachoeira em Santa Leopoldina
  • Voar de parapente na Pedra do Pombal
  • Conhecer a plantação de abacaxis de Marataízes

Informações sobre o Espírito Santo

  • Capital: Vitória
  • População: 3,929 milhões de pessoas
  • Localização: Sudeste do Brasil

Aeroportos do Espírito Santo

  • Aeroporto de Vitória

Cidades importantes do Espírito Santo

  • Vitória
  • Serra
  • Vila Velha
  • Cariacica
  • Cachoeiro de Itapemirim
  • Linhares
  • São Mateus
  • Colatina
  • Guarapari

Artigos sobre o Espírito Santo

Galeria de fotos do Espírito Santo

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI!

  • Se quiser viajar para o paraíso, o Zarpo tem os melhores pacotes de viagem em resorts e hotéis de tirar o fôlego.
  • Para encontrar a passagem aérea com o menor preço do mercado, não deixe de consultar o site da MaxMilhas que consulta os preços em várias companhias aéreas!
  • Reserve diárias de hotel no mundo inteiro de maneira prática e segura no Booking.com, com opção de cancelamento grátis e sem precisar pagar antecipadamente!
  • Precisa de aluguel de carro? Na RentCars o pagamento é feito em reais, sem cobrança de IOF parcelado sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.
  • E não esqueça do seguro viagem. Na Seguros Promo você usa o cupom VIDADETURISTA5 e ganha desconto de 5% na compra.
  • Para os passeios, ingressos para tours, shows e entradas em museus você pode contar com a Get Your Guide em vários lugares do mundo.
  • Com o cupom VIDADETURISTA da América Chip você ganha 5% de desconto na compra de um chip internacional para viajar conectado o tempo todo.

Ao fazer uma compra com um parceiro através do blog recebemos uma pequena comissão. Ninguém paga a mais por isso e de quebra ajuda o blog a trazer sempre artigos e novidades atualizadas. Obrigado! =)

Thiago Cesar Busarello

Thiago Busarello é autor e criador do Vida de Turista, no qual adora viajar e falar do assunto de turismo e viagens, compartilhando dicas e informações de viagens com os leitores.

11 comentários em “Viagem para o Espírito Santo
    • 15/06/2017 em 18:31
      Permalink

      Oi Priscila, por ser suspeita a falar você deve ser do próprio estado do Espírito Santo, não é verdade? Hehe.. Fato é que o Espírito Santo é um ótimo estado de verdade. Mesmo sendo pequeno, ele acaba sendo um bom estado para passear e viver bons momentos. Obrigado pela visita!

      Resposta
      • 29/03/2020 em 17:25
        Permalink

        Estou pensando em morar aí, mas gostaria de mas informações sobre aluguel, escola

  • 18/07/2018 em 20:47
    Permalink

    Lugar que adotei, amo Vila Velha, Vitorinha, infelizmente por motivo de trabalho tive que sair dessa terrinha. Saudades.

    Resposta
    • 26/07/2018 em 18:24
      Permalink

      Olá Sergio, realmente Vila Velha e Vitória são muito bonitas. Quem sabe logo você pode voltar, nem que seja para uma visita. Abraço!

      Resposta
  • 01/09/2019 em 19:00
    Permalink

    Boa noite. Para que esta pensando em dar uma guinada na vida, saindo do RS em busca de melhor qualidade de vida é desenvolvimento financeiro, você recomendaria o ES? Quais seriam as atividades econômicas locais mais atrativas para quem está buscando bons retornos financeiros?
    Obrigado

    Resposta
    • 29/07/2020 em 01:27
      Permalink

      Olá Egas, recomendamos sim, é um estado de pessoas ordeiras e trabalhadoras, por isso muito promissora economicamente falando.

      As principais atividades econômicas do estado são das atividades portuárias, além da indústria de celulose e pedras de ornamentação (mármore e granito, por exemplo).

      O meu pai já viajou diversas vezes para Cachoeiro de Itapemirim para visitar clientes que compram lâminas aço, por exemplo, e me contou por diversas vezes do quão grande é essa atividade no estado.

      Além dessas, ainda vejo potencial no Espírito Santo para a agricultura e também o turismo. Espero ter ajudado, abraço!

      Resposta
  • 19/09/2019 em 00:29
    Permalink

    Boa noite! Adorei a matéria sobre Espírito Santo.
    Gostaria de algumas dicas para aproveitar em 3 dias, lugares principais, melhor localização… vale a pena apenas 3 dias para conhecer um pouco deste lugar maravilhoso?
    Pretendo ir no próximo feriado de novembro.
    Obrigada!!!

    Resposta
    • 29/07/2020 em 01:31
      Permalink

      Oi Luciana, para uma viagem de 3 dias para o Espírito Santo recomendamos o seguinte:

      Dia 01: Conhecer bem as belezas e atrações de Vitória (sugestão praias de manhã e visita a museus e pontos turísticos à tarde).
      Dia 02: Conhecer as praias de Vila Velha (programar um tour de dia inteiro pelas que ficam mais próximas).
      Dia 03: dar uma esticada até Domingos Martins para curtir o clima do interior e a tão famosa Pedra Azul.

      Resposta
  • 02/11/2019 em 10:56
    Permalink

    Olá tenho uma pesquisa para meu filho da escola com umas perguntas sobre o estado do espirito santo. segue as perguntas que não conseguimos encontrar se puder me ajudar.
    1. Marque a dança tipica do Espirito Santo? a) jongo b)frevo c)samba (nessa ai marcamos o jongo. Confirme se é mesmo).
    2. Marque o alimento tipico do Espirito Santo? a)pastel b)frango empanado c)carne
    3. Marque um instrumento tipico do Espirito Santo e o desenhe? a)caixa b)atabaque c)flauta (nessa aqui eu marquei a caixa, mais preciso da foto para ele desenhar, se puder mandar tbm).
    Desde já agradeço

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *