BAIXE GRÁTIS NOSSO KIT DE PLANEJAMENTO DE VIAGEM! CLIQUE AQUI!

Vale a pena visitar o Lassen National Park na Califórnia?

Olá pessoal, aqui é a Mariana Lacerda, retomando as nossas histórias e aventuras pelos Estados Unidos, mais precisamente pela Califórnia, no qual vamos falar hoje sobre o Lassen National Park.

Vamos falar sobre as principais atrações do Parque Lassen, como chegar até lá e o que você deve levar em consideração com dicas que só quem esteve no lugar pode passar.

Sobre o Lassen National Park

Embora seja um dos parques nacionais mais antigos dos EUA, o Parque Nacional Vulcânico de Lassen não é tão conhecido quanto seu irmão californiano, o Parque Nacional de Yosemite, recebendo apenas 500.000 visitantes por ano em comparação aos mais de 5 milhões de visitantes do Yosemite.

Fundado em 1916, o parque é um dos únicos lugares do mundo onde você pode ver todos os quatro tipos de vulcões (cone, composto, escudo e caldeira).

As erupções atingiram a região há mais de 2 milhões de anos, mas a paisagem espetacular do Parque Lassen que os visitantes veem hoje começou a se formar 100 anos atrás, quando uma explosão vulcânica de 1 mil metros de altura desencadeou um fluxo de lama de 20 quilômetros que cortou florestas e reformulou o cenário.

Muito antes de os europeus chegarem à América do Norte, havia muitos nativos americanos que chamavam a região de lar. Foi relatado que eles sabiam que o vulcão estava cheio de fogo e água esperando para explodir.

O vulcão Lassen entrou em erupção pela última vez em 1917 e é considerado o vulcão mais provável de entrar em erupção nos próximos 100 anos. Hoje ainda há muita atividade hidrotérmica e geotérmica no parque, junto com abundantes atividades recreativas.

Devido à sua localização ao norte e altitude elevada, o parque é bastante frio. Como você vai ver mais adiante no texto, a neve permanece até julho e nunca fica muito quente aqui. Vista-se de acordo! Eu fui protegida com roupa de frio, mas ainda assim passei muito frio lá.

E se você quiser fazer uma viagem de carro mais longa, o Vulcanic Legacy Scenic Byway é incrível. O início dele fica no Parque de Lassen e serpenteia para o norte, passando pelo Mount Shasta, até o Parque Nacional Crater Lake, outra joia natural dos Estados Unidos.

Você pode alugar carros para a viagem a partir de sites como o do Rentcars que fazem a comparação de veículo e locadoras para encontrar o melhor preço.

Vista do Lassen Volcanic Park na Califórnia
Vista do Lassen Volcanic Park na Califórnia

QUAL O MELHOR SEGURO DE VIAGEM PARA VOCÊ?










Onde fica e como chegar ao Lassen Park

O Lassen Park fica localizado a cerca de três horas de Sacramento, Califórnia e pode ser alcançado pela Highway 44 North ou Highway 36 South.

Antes de ir até o parque, recomendamos abastecer o carro, já que o posto de gasolina mais próximo fica bem longe, já que essa não é uma região de muitos moradores.

É fácil navegar pelo parque de carro, pelo menos não senti nenhuma dificuldade. Há uma estrada principal que atravessa o parque, além de mais três estradas que se ramificam para levá-lo a áreas mais remotas.

Lembre-se de que certas estradas, como a CA-89, atravessam as montanhas, portanto, esteja preparado para condições estreitas, sinuosas e íngremes.

>> Leia também: Dicas para o réveillon na Califórnia

Atrações do Parque Nacional de Lassen

O Parque de Lassen oferece mais de 150 quilômetros de trilhas para caminhadas, que variam de fácil a extenuante.

A trilha mais indicada é a que leva ao topo do Lassen Peak, uma caminhada árdua, mas que oferece uma experiência fantástica, com vistas sobre o vale e as serras altas. A Lassen Peak Trail também é popular para caminhadas na lua cheia.

Quando caminhar ao redor de pontos de lama e pontos geotérmicos, mantenha-se nas trilhas e caminhos. Alguns pontos podem parecer sólidos, mas você pode facilmente entrar na lama fervente e se queimar.

Se você prefere ver o parque no conforto de um carro, a Lassen National Park Highway é uma ótima maneira para fazer exatamente isso.

Reserve pelo menos uma hora para fazer a viagem sem parar ou mais tempo para parar nos vários pontos ao longo do caminho, incluindo o Bumpass Hell Overlook, onde você pode ver o antigo Brokeoff Volcano, ou o Monte Tehama.

Graças à natureza intocada que cerca o Parque de Lassen, é um local muito popular para observar as estrelas. Você também pode se juntar a astrônomos e entusiastas para celebrar as estrelas no Dark Sky Festival anual em agosto.

O parque abriga todos os tipos de vida selvagem. Embora você não queira sair à procura dos ursos e dos leões da montanha que residem no parque, existem diversas criaturas majestosas que você poderá ver durante a sua estadia.

Eu adorava ver toda essa imensidão, mas também adorava dar aquele passeio no pôr-do-sol ao redor do Lago Manzanita, assim como caminhar profundamente na floresta para uma vista panorâmica da cordilheira e caminhar logo após o amanhecer, com um desfile de patinhos marchando, presumivelmente a caminho do café da manhã.

>> Leia também: 10 melhores destinos para visitar nos Estados Unidos

Não é incomum você presenciar vida selvagem no Lassen Park
Não é incomum você presenciar vida selvagem no Lassen Park

Bumpass Hell Trail

O Bumpass Hell é a maior área de atividade hidrotérmica de todo o parque e fica logo na saída da estrada principal.

Lá eu vi vistas impressionantes da paisagem, com suas piscinas fumegantes e lama de tons incomuns.

Mas a área também possui um dos fumerols mais quentes do mundo, que eles chamam carinhosamente de “Big Boiler”, já que é conhecido por atingir temperaturas de até 160 graus Celsius.

Enquanto você estiver caminhando aqui, lembre-se de que o nome Bumpass Hell veio de um minerador que reivindicou a área e que caiu através de uma fina crosta de lama e entrou em uma das piscinas, queimando gravemente a perna, que depois teve que ser amputada.

Sulphur Works
Sulphur Works é uma trilha que o levará um pouco mais perto dos pontos de lama borbulhantes e piscinas fumegantes.

Também fica logo na saída da estrada principal e é a recomendação se você estiver com pouco tempo e ainda quiser conferir alguma atração durante o seu passeio pelo Lassen National Park.

>> Leia também: Turismo em Los Angeles

Little Hot Springs Valley

Não há trilha no Little Hot Springs Valley, mas você pode ver as saídas de vapor, as piscinas ferventes e os pontos de lama da estrada – é especialmente legal se você levar binóculos.

Também esteja atento a Fart Gulch, uma encosta colorida de cal, que rende fotos incríveis de recordação (eu bati algumas).

Devil’s Kitchen

O destaque da trilha Devil’s Kitchen é que ela leva você por belos lagos, passarelas e florestas, além de um caldeirão fervente completo com aberturas de vapor, pontos de lama e fontes borbulhantes.

A água é tão ácida que faz buracos no leito rochoso, o que faz jus ao nome recebido, parecendo um enorme caldeirão.

>> Leia também: 7 lugares para morar depois de voltar de viagem

Nas trilhas de Devil's Kitchen é comum você encontrar esse tipo de panelões de vapor
Nas trilhas de Devil’s Kitchen é comum você encontrar esse tipo de panelões de vapor

COMPARADOR DE SEGURO DE VIAGEM

Terminal Geyser

Ao contrário de Yellowstone, não há gêiseres verdadeiros no Lassen, a menos que você conte o Terminal Geyser.

No meio de um riacho, você encontrará um jato de água semelhante a um gêiser, cercado por nuvens de vapor, causado pelo riacho fresco que flui por cima de uma abertura de vapor – é infinitamente fascinante.

Além disso, você não precisa esperar para que os jatos saiam da terra, e a caminhada serpenteia pelas florestas pacíficas e passa por outros recursos geotérmicos de aparência misteriosa.

Cinder Cone

O Cinder Cone é um vulcão de 230 metros de altura e para chegar até ele exige uma ótima caminhada.

Os vulcões de cone são feitos de cinzas e detritos que se acumulam em torno de uma abertura vulcânica, então o terreno na trilha é mais macio do que o normal.

Quem chega ao topo é recompensado com vista de todo o parque e a chance de caminhar até a cratera no topo do vulcão.

Toda a área natural possui alguns cones de cinza, alguns em melhores condições do que outros, mas, no geral, o local todo tem uma sensação estranha de paisagem alienígena. Muito legal!

>> Leia também: Dicas de passeio em Santa Barbara

As belezas das pedras de lavas do Lassen National Park
As belezas das pedras de lavas do Lassen National Park
Dicas para a bagagem

Lassen Peak

O Lassen Peak é um dos únicos dois vulcões que em erupção nos EUA do século 20 (o outro é o Saint Helens) e é também um dos maiores vulcões de cúpula do mundo, com impressionantes 700 metros acima da superfície.

Vulcões de cúpula como Lassen se formam quando lava mais viscosa flui de um vulcão, criando uma montanha mais alta e mais íngreme.

A caminhada até o topo é de 8 km, ida e volta, e leva entre 3 a 5 horas, mas vale a pena para dizer que você chegou ao topo de um vulcão ativo.

Lassen National Forest

A Floresta Nacional de Lassen fica localizada ao redor do Lassen Peak. Ela é tão grande que é difícil de compreender: abrange 4.850 quilômetros quadrados de área selvagem em uma área chamada Crossroads. É uma terra praticamente intocada.

Você pode explorar um tubo de lava ou então conhecer a terra de Ishi, o último povoado de nativos americanos, sobreviventes da tribo Yahi Yana.

Na floresta também é possível observar a vida selvagem com animais como antílopes ou ospreys, a águia pesqueira, além de percorrer trilhas repletas de lagos ou descobrir flores silvestres na primavera.

>> Leia também: Como tirar o visto de trabalho para os Estados Unidos

Incrível a beleza do Lassen Volcano National Park, não é verdade?
Incrível a beleza do Lassen Volcano National Park, não é verdade?

Funcionamento do Lassen National Park

O Parque Nacional de Lassen fica aberto 24 horas por dia, 365 dias por ano e as entradas custam a partir de US$ 15 por pessoa.

A estação ideal para visitar é bastante curta: geralmente as estradas abrem em julho, quando a neve derrete, sendo que a neve começa a cair novamente em outubro. Ou seja, você tem apenas 4 meses

Há partes do parque que você pode visitar no inverno, mas, com muitas estradas fechadas e muita neve, pode ser mais difícil navegar.

O centro de visitantes fica aberto no inverno e às vezes você pode ir até o Sulphur Works, mas definitivamente não é uma experiência completa.

Se você quiser fazer o máximo de caminhadas possível, aguarde até agosto para visitá-lo, pois a neve pode ficar até meados de julho.

Abaixo trouxemos o mapa do Lassen Volcanic National Park e também indicamos conhecer o site do parque para mais informações, assim como ver os preços atualizados.

>> Leia também: Dicas de passeio em San Diego

Mapa do Parque Nacional de Lassen
Mapa do Parque Nacional de Lassen

Hotéis para conhecer o Parque Lassen

Para encurtar o tempo de deslocamento e aproveitar melhor a viagem reservando tempo para as trilhas e descansar repondo as energias para um novo dia, recomendamos os seguintes hotéis próximos ao Parque Lassen.

Highlands Ranch

Se você procura acomodações elegantes, o Highland Ranch Resort é uma ótima aposta.

Os chalés e quartos do alojamento são todos decorados com elegância rústica, como chuveiros de pedra, lareiras e um restaurante incrível, mais um lounge aconchegante e um deck deslumbrante.

A paisagem do resort é absolutamente de tirar o fôlego. Como você está tão perto do parque e da Floresta Nacional de Lassen, eles também se dispõem a guiá-lo ou ajudá-lo a planejar excursões.

Ele fica localizado na 41515 Hwy 36 E, Mill Creek, CA.

St. Bernard Lodge

Para uma estadia mais tranquila e relaxante, o St. Bernard Lodge é um bed and breakfast rústico.

Inclui banheira de hidromassagem ao ar livre com vistas incríveis, um restaurante no local que serve café da manhã simples, mas delicioso, além de almoço e jantar, e muito mais.

Ele fica localizado na 44801 CA-36, Mill Creek, CA.

Rim Rock Ranch Resort

Com cabanas de caçadores da década de 1940, pousadas retrô, camping e um bed and breakfast, o Rim Rock Ranch Resort oferece algo para todos.

Não é muito requintado, mas se você estiver procurando por algo conveniente e com preços razoáveis (e repleto de charme vintage), o Rim Rock Ranch Resort é uma ótima opção.

Ele fica localizado na 13275 CA-89, Old Station, CA.

>> Ver outras opções de hospedagem

Finalizando

Como você viu, o Parque Lassen é incomparável em termos de sistemas de parque, pois contém quase todo tipo de característica vulcânica conhecida, sendo que para chegar até elas você passa por várias trilhas.

Quando estive lá presenciei várias dessas atividades vulcânicas e curti as trilhas e suas paisagens pelo caminho, o que recomendo para você também que quer conhecer o parque.

E se gostar da atividade, saiba que você pode visitar outros parques enquanto estiver na Califórnia, como o Redwood National and State Parks e a Floresta Shasta Trinity.

Não esqueça de viajar protegido com um seguro de viagem Estados Unidos antes de se aventurar pelo parque, já que caso aconteça algum imprevisto, você estará protegido.

Agora queremos ouvir a sua opinião. Quais dos vulcões do Parque Lassen você ficou com mais vontade de conhecer? Deixe abaixo o seu comentário!

Abraço e até o próximo artigo!

Mariana Lacerda
Mariana Lacerda

Mariana Lacerda teve uma experiência incrível quando fez intercâmbio nos Estados Unidos e vem compartilhando suas histórias e experiências aqui no blog.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat