Campos do Jordão – SP

Vamos falar hoje da cidade de Campos do Jordão em São Paulo. Essa foi uma das primeiras cidades que visitei fora de Santa Catarina. Uma cidade muito legal para se conhecer, principalmente quando começa a temporada de inverno.

Nos meses de junho e julho a cidade se renova aproveitando o clima de inverno que é extremamente favorável à cidade. Em termos de frio ela se compara com o frio do sul, pois a cidade fica a 1.628 metros de altura do nível do mar, localizada na Serra da Mantiqueira. Não é à toa que já teve ocorrência de neve em Campos do Jordão nos anos de 1928 e 1942, porém é bom não ir com essa expectativa porque o mais comum são as geadas.

Eu fui em novembro de 2005, fora da temporada de inverno. Na época já estava começando o clima natalino e a cidade estava começando a se enfeitar. Um dos destaques da cidade é o Portal de Entrada de Campos do Jordão construído em estilo colonial e ele já estava todo enfeitado para o Natal de 2005.

Portal de Campos do Jordão - SP
Portal de Campos do Jordão – SP

Dentro de Campos do Jordão é possível ver a estrada de ferro que corta a cidade e que tem o bondinho que transporta o pessoal entre as cidades vizinhas. Uma ótima oportunidade para curtir o visual e sentir o gostoso ar da cidade mais gelado. De vez em quando passa trem pelos trilhos e se você tiver sorte é uma oportunidade bacana para bater fotos ou gravar vídeos com o trem de Campos do Jordão.

Um lugar que adoramos conhecer foi loja de chocolates da Cacau Show. A Cacau Show não era tão conhecida na época. Agora ela já é conhecida por todo o território nacional. Mas me lembro que na época, conhecer todos aqueles bombons especiais e chocolates caseiros foi uma experiência deliciosa. A fonte de chocolate mesmo foi uma sensação! Me lembro que comprei vários chocolates para comer em casa e dar de presente para os familiares.

Cacau Show - Campos do Jordão
Cacau Show – Campos do Jordão

Falando ainda dos pontos turísticos de Campos do Jordão, recomendo visitar o Mosteiro São João das Monjas Beneditinas. Elas pertencem à mais antiga ordem religiosa do ocidente, fundada por São Bento Abade. Nessa ordem eles seguem a doutrina de Reza e Trabalha, no qual eles vivem do seu próprio trabalho. O único momento que se vê as freiras é na venda dos artesanatos e nos momentos de oração na Capela de São João Batista.

Para quem gosta de história o Palácio Boa Vista é um prato cheio. É um palácio que tem cômodos e mobílias de 1938. Ele foi a residência oficial de inverno do governador do Estado de São Paulo. Desde 1970 ele foi declarado monumento de visitação aberta ao público e transformado em um centro de arte. Tem de pagar entrada para visitar, que serve principalmente para a manutenção do palácio. Me lembro que eu paguei para visitar o Palácio, mas que não achei muita graça no que tinha lá dentro. Como eu disse, é mais para os fãs de história.

Ainda na viagem visitamos o Auditório Cláudio Santoro que é um local para shows e apresentações diversos. O auditório é enorme e quando se fala em grandes eventos, todos lembram do Auditório Cláudio Santoro.

Antes de chegar ao Auditório Cláudio Santoro, se tem de passar pelo Museu Felícia Leirner, uma escultora brasileira nascida na Polônia que teve uma trajetória consagrada mundialmente. É um museu a céu aberto com pedras esculpidas geralmente da cor branca representando símbolos dos vários momentos de sua vida.

Museu Felícia Leirner - Campos do Jordão
Museu Felícia Leirner – Campos do Jordão

Mais um ponto turístico de Campos do Jordão é o Pico Itapeva que é um dos pontos mais altos do Brasil. Lá dá para ver todas as cidades do Vale do Paraíba numa linda paisagem para quem gosta de natureza e ar puro. No local existe um comércio local repleto de artigos feitos por moradores da cidade para compra. Foi lá que comprei minha camisa de recordação de Campos do Jordão, além de outras lembranças menores.

Pico Itapeva - Campos do Jordão
Pico Itapeva – Campos do Jordão

Outro dos grandes pontos turísticos é a Ducha de Prata que é um local com várias cascatas pequenas. Um local também de apreciação para bater algumas fotos diferentes da cidade.

Dentre outros pontos turísticos, teve dois que não tive a oportunidade de conhecer. O teleférico no Morro do Elefante e o Horto Florestal. Esses vão ficar para a próxima viagem a Campos do Jordão.

As casas de Campos de Jordão são em sua maioria de estilo rústico o que ajuda a enfeitar a cidade. Dá para notar que o padrão de vida lá é alto. Foi difícil ver carros mais antigos ou de classe baixa circulando pela cidade. Me lembro também que os preços dos restaurantes e demais estabelecimentos eram caros, mas confesso que vale cada centavo investindo. Campos do Jordão é muito bonita e não fica para trás de cidades como Gramado.

Porém se os restaurantes são caros, pelo menos as pousadas em Campos do Jordão ajudam. Elas não são tão caras quando comparado aos hotéis da cidade e ao mesmo tempo são tão aconchegantes quanto.

Hotéis em Campos do Jordão:

Pontos turísticos de Campos do Jordão:

  • Portal de entrada da cidade
  • Estrada de ferro com o bondinho
  • Loja de chocolates Cacau Show
  • Mosteiro São João
  • Palácio Boa Vista
  • Auditório Cláudio Santoro
  • Museu Felícia Leirner
  • Pico Itapeva
  • Ducha de Prata
  • Teleférico Morro do Elefante
  • Horto Florestal
  • Dentre outros…

Mapa de Campos do Jordão:

É sempre muito bom falar de uma cidade que a gente visitou, mesmo que foi há algum tempo e ter em recordação as fotos de Campos do Jordão para lembrar dos momentos e experiências vividas.

E você? Já foi ou quer ir também à Campos do Jordão? Deixe seu comentário no blog!

Abraço!

Sua viagem começa aqui!

Reserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opção de cancelamento gratuito e sem pagamento antecipado!

Precisa alugar um carro? Na RentCars a cobrança é feita em reais, sem IOF e em até 12x sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.

Se quiser viajar para o paraíso, o Zarpo tem os melhores pacotes de viagem.

E não esqueça do seguro viagem. Na Real seguro viagem o pagamento pode ser em até 6x sem juros no cartão ou com desconto de 5% no boleto.

Ao reservar com um parceiro através dos nossos links recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado com novas dicas de viagem. Obrigado! =)

Conteúdo relacionado

Thiago Cesar Busarello

Thiago Busarello é autor e criador do Vida de Turista, no qual adora viajar e falar do assunto de turismo e viagens, compartilhando dicas e informações de viagens com os leitores.

21 comentários em “Campos do Jordão – SP

  • 12/06/2007 em 15:20

    Visitar Campos do Jordão é sem dúvida estar em contato com uma natureza exuberante e um clima reconhecido internacionalmente como um dos melhores do mundo. Prepare-se para o inverno 2007, mais informações sobre a cidade acesse: http://www.netcampos.com

    Resposta
  • 09/07/2007 em 17:06

    legal… ótimo site de referência pra cidade..

    Resposta
  • 20/05/2009 em 07:13

    Muitoo Obrigado pelas dicas…
    esse sim tem varias…
    demorou pra eu achar um assim..rsrs
    estou planejando ir pra lá e queria saber as atividades..
    gostei muito do post..

    =^.^=

    Resposta
  • 24/05/2009 em 11:28

    Olá Anônimo,
    Que bom que gostou do post.. Vale muito a pena conhecer a cidade.. Quando voltar de lá, venha e deixe suas dicas para os outros internautas também.. 😉
    Abraço..

    Resposta
  • 17/06/2009 em 19:57

    Olá….
    A comida lá é mto cara????
    O Fondue deles, é servido mais ou mens igual em Gramado – RS?

    Resposta
  • 21/06/2009 em 10:21

    Olá Anônimo..
    A comida lá é meio cara sim, mas é muito boa..
    Estive pesquisando e vi que a briga entre os melhores fondues do Brasil estão justamente entre Gramado e Campos do Jordão, com ligeira vantagem para campos do Jordão..
    Acho que você vai fazer a escolha certa em conhecer a cidade..
    Abraço..

    Resposta
  • 03/01/2010 em 08:58

    Campos do Jordão tem outro sentido além do comercial. Vejo tantos comentários acima com um único sentido de vender os hotéis, mas senti falta do que levar para Campos do Jordão, que tipo de turismo tem lá, quais as primeiras providências antes de viajar e principalmente como chegar e quanto de dinheiro eu levo. Isso é um guia de turismo. Hotel a gente acha aos montes em Campos do Jordão. É melhor até vir sem contratar e gastar um tempo aqui escolhendo assim você não compra gato por lebre. Quem quiser vir a Campos do Jordão precisa de algumas providências.

    Resposta
  • 05/01/2010 em 07:18

    Olá Campos do Jordão..
    Com certeza a cidade tem outros sentidos além do comercial..
    Acredito que alguns comentários aqui dos leitores são dos próprios donos de hotéis e comércios da região em divulgar seus produtos..
    E olha que ironia.. Como o blog é aberto a todos venho deixar você também fazer a propaganda de seu site com um comentário com fins comerciais..
    Abraço..

    Resposta
  • Pingback: Rotas e destinos turísticos | Vida de Turista

  • 04/11/2010 em 15:06

    Boa tarde Campos do Jordão,
    Eu vou passar o reveillon na cidade, mas estou em dúvida quanto ao lugar. Todos os que vi são muito caros, então queria tirar uma dúvida: O que vc acha do reveillon do tenis clube e do satélite esporte clube? é bom, ou dá muita gente, a comida é boa ou ruim?não achei preço por menos que 150,00 por pessoa.
    Obrigada

    Resposta
    • 16/06/2013 em 15:06

      Olá Vanessa, posso contribuir com minhas experiências de outros destinos turísticos para responder a sua pergunta.

      Reveillón em Campos do Jordão não é caro só nessa cidade. Todas as cidades turísticas aproveitam o momento de férias, descontração e lazer dos turistas para cobrar mais caro.

      Portanto pesquise bem os serviços oferecidos, ligue, tire suas dúvidas de cada uma das opções que você está buscando para não fechar um mal negócio.

      Resposta
  • 06/05/2011 em 16:26

    Campos de Jordão é uma cidade muito linda,romântica,ótima para ir com a família. Tem muitos passeios, muitos lugares lindos para conhecer!!

    Resposta
    • 16/06/2013 em 15:02

      É verdade Viagens e Turismo. Não é a toa que aparece sempre como um dos principais destinos turísticos do Brasil, principalmente para visitar no inverno.

      Resposta
  • 18/06/2011 em 04:54

    Nunca fui a esta cidade,mas pretendo conhecê-la o mais breve possível.Esta sempre foi a cidade dos meus sonhos.

    Resposta
    • 16/06/2013 em 15:01

      Legal João, muito bom ter sua opinião e visita aqui no blog. Tenho certeza que vai adorar o passeio. E se você gostar tanto assim, por que não pensar em morar lá também?

      Resposta
  • 25/01/2012 em 20:45

    Boa Noite

    1.visira ao blog e adorei!!
    voltarei com certeza.

    Resposta
    • 16/06/2013 em 14:59

      Olá Sandra, obrigado pelos elogios. Hoje fiz melhorias no post de Campos do Jordão que podem te interessar caso ainda não tenha visitado a cidade. Abraço!

      Resposta
  • 15/05/2012 em 11:07

    Por um acaso vc. conhece a pensão/pousada da Dna Olga em Campos do Jordão, estou precisando entrar em contato com a mesma.
    obrigado

    Resposta
    • 16/06/2013 em 14:58

      Olá Selmo, não conheço. Já tentou buscar nas Listas Amarelas ou outros sites de listas telefônicas? Abraço!

      Resposta
  • 11/05/2016 em 00:29

    Olá boa noite!
    Nunca fui, quero muito conhecer essa cidade que aparenta ser maravilhosa para turismo, quero ir com minha mãe pois ela tem um sonho em ir, quero saber se tem algum palpite em hotéis onde incluem guia turístico!

    Resposta
    • 11/05/2016 em 10:10

      Olá Lorrane, bacana, você e sua mãe vão gostar bastante de Campos do Jordão. Eu mesmo estou pensando em voltar lá mais para a frente para experimentar um delicioso fondue de queijo que não tive a oportunidade de experimentar na minha primeira viagem.

      Uma sugestão de hotel é o Hotel Le Renard com preço um pouco mais caro que a média, mas de altíssima qualidade e atendimento.

      Outra sugestão mais em conta é a Pousada da Pedra, uma pousada aconchegante e charmosa para passar ótimos dias em Campos do Jordão.

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *