O que você está procurando?

BAIXE GRÁTIS NOSSO KIT DE PLANEJAMENTO DE VIAGEM! CLIQUE AQUI!

Viagem para Santa Catarina

Planejando viagem para Santa Catarina? Eu moro em Santa Catarina há mais de 30 anos, ou seja, desde que nasci, e posso falar com propriedade que Santa Catarina é um dos melhores destinos turísticos para se visitar no mundo.

O estado de Santa Catarina oferece lindas praias, cultura formada pela colonização de vários povos, destinos para o frio, até mesmo com possibilidades de ver neve quando muito frio, natureza preservada, festas de tradição, gastronomia típica e muito mais.

Não à toa que o estado de Santa Catarina já ganhou por mais de 7 vezes o prêmio como melhor Estado promovido pela revista Viagem e Turismo da Editora Abril em 8 anos de realização da pesquisa. A escolha é feita pelos leitores da revista que indicam suas preferências de destinos turísticos.

Nesse artigo, procuramos trazer a indicação de artigos já publicados sobre os vários destinos turísticos que o estado oferece e também a indicação de novos lugares que nós mesmos ainda queremos conhecer.

Esse é o artigo onde você vai encontrar todas as informações necessárias para você se inspirar e planejar uma viagem para Santa Catarina.

Você vai se informar aqui no blog sobre as principais regiões turísticas de Santa Catarina, os meios de transporte para se chegar até as cidades, recomendações de hospedagem, dicas de gastronomia e muito mais.

Principais Regiões Turísticas

O estado de Santa Catarina é dividido em 13 regiões turísticas, conforme mapa do turismo brasileiro criado pelo Ministério do Turismo e cada uma tem seus encantos:

  •   Caminhos do Alto Vale
  •   Vale do Contestado
  •   Vale Europeu
  •   Grande Oeste
  •   Caminho dos Príncipes
  •   Caminhos da Fronteira
  •   Encantos do Sul
  •   Costa Verde e Mar
  •   Caminho dos Canyons
  •   Serra Catarinense
  •   Grande Florianópolis
  •   Vale das Águas

“Tem regiões que são muito mais preparadas para receber os turistas e consecutivamente mais visitadas, sendo que trouxemos aqui um pouco mais de informações sobre as principais regiões.”

Há muito o que descobrir em Santa Catarina e por isso vamos falar agora de algumas dessas regiões em especial para ajudar o leitor no planejamento de viagem para Santa Catarina.

Grande Florianópolis

Florianópolis é a capital do estado e também a cidade que mais recebe turistas, sejam eles nacionais ou estrangeiros, principalmente argentinos.

A ilha tem atrações que envolvem lindas praias, dunas, lagoa, história e cultura açoriana, além de grandes festas, ótimos restaurantes e gente bonita sendo um prato cheio para quem busca tanto diversão quanto descanso.

Quando passei um final de semana conhecendo seus pontos turísticos, entendi porque Florianópolis é considerada a ilha da magia: ela simplesmente encanta.

Ponte Hercílio Luz merece destaque

Logo na entrada de Florianópolis nos deparamos com a Ponte Hercílio Luz, principal ponto turístico da cidade. Ela ficou mais de 28 anos sem receber trânsito por problemas estruturais, porém em 2020 ela foi reinaugurada para a alegria de todos os turistas e moradores.

Eu recomendo tirar várias fotos com a ponte Hercílio Luz para guardar de recordação da viagem. Um dos melhores lugares para tirar fotos é a Avenida Beira-Mar de Florianópolis ou então se você realmente passar pela ponte de carro parando o carro próximo das entradas da ponte.

A Ponte Hercílio Luz é o símbolo de Florianópolis
A Ponte Hercílio Luz é o símbolo de Florianópolis

O centro de Florianópolis também vale a visita

No centro da cidade é possível conhecer a cultura açoriana dos portugueses que colonizaram a ilha de Florianópolis. Lá você encontra o Mercado Municipal de Florianópolis, no qual você pode fazer compras e lembranças da cidade, além de comer petiscos e pratos típicos de Floripa.

“Uma dica importante de segurança: vá para essa região somente de segunda a sábado, já que aos domingos o Mercado Público de Florianópolis não abre e a região fica mais deserta.”

Também é possível visitar no centro da cidade alguns dos mais famosos museus de Florianópolis, como o Museu Histórico de Santa Catarina, o Museu do Homem do Sambaqui, o Museu de Armas Major Lara Ribas e o Museu Victor Meirelles.

Próximo do centro de Florianópolis também fica a Lagoa da Conceição, onde você encontra inúmeros bares e pode brincar nas dunas que levam até a praia da Joaquina.

Conheça as lindas praias de Floripa

Indo para o norte, temos um gigante calçadão à beira-mar, ótimo para turistas e moradores passarem o final de semana, praticar esportes, caminhar e também curtir os estabelecimentos ao redor como shoppings, praças de alimentação, barzinhos e baladas.

Ao norte da cidade, você tem ainda a opção de visitar várias praias de Florianópolis como a praia de Santo Antônio de Lisboa, a praia de Sambaqui, a praia de Daniela, a Praia do Forte, a praia de Jurerê, a praia de Canasvieiras, a praia de Cachoeira do Bom Jesus, a praia dos Ingleses e a praia do Santinho.

Destaque para a praia de Jurerê e sua ala internacional, conhecida como Jurerê Internacional, onde nesse lugar é possível ver verdadeiras mansões construídas em um vilarejo que parece cena de filme, sendo que a maioria das casas nem muros tem.

“Jurerê também conta com um shopping a céu aberto com lojinhas, barzinhos e restaurantes, além das baladas famosas de Jurerê como o Café de La Musique, o P12 Parador Internacional, o Terraza Music Park e o Milk Club.”

A Praia do Santinho se destaca principalmente por ser o lugar onde fica um dos melhores resorts do Brasil, o Costão do Santinho com direito a conhecer as pinturas rupestres que podem ser vistas nas trilhas ao redor da praia.

Já a Praia do Forte abriga uma visão linda do mar em contraste com a época antiga de Florianópolis. Canhões, muros e castelos enriquecem as fotografias. Sem falar que a praia é muito rasa, ótima para levar as crianças na viagem para Santa Catarina.

Várias festas e baladas em Florianópolis como na P12
Várias festas e baladas em Florianópolis como na P12

Costa Verde e Mar

A região da Costa Verde e Mar de Santa Catarina é uma região de deliciosas praias que inclui os municípios de Balneário Camboriú, Piçarras, Bombinhas, Camboriú, Ilhota, Itajaí, Itapema, Navegantes, Penha e Porto Belo.

Se podemos dizer que existem destinos que ficam realmente cheios na temporada de verão em Santa Catarina são os destinos da Costa Verde e Mar. Porém se engana quem pensa que só vale a pena visitar esses lugares no verão. Há muitas surpresas para serem conhecidas em todas as estações do ano.

Maior parque de diversões da América Latina

Uma atração ímpar da região é o parque Beto Carrero World que fica localizado em Penha, distante apenas 12 km do aeroporto de Navegantes (30 minutos de viagem).

Considerado um dos melhores parques de diversão da América Latina, o Beto Carrero oferece mais de 100 atrações e 7 shows, além da presença de personagens famosos da DreamWorks como dos filmes Madagascar e Kung Fu Panda com quem em determinados horários, você pode inclusive tirar uma selfie!

O Beto Carrero World fica localizado em Penha
O Beto Carrero World fica localizado em Penha

Balneário Camboriú é a Dubai brasileira

Em Balneário Camboriú você também pode conhecer o Parque Unipraias, lugar onde fica o famoso teleférico no maior estilo do bondinho do Pão de Açúcar no Rio de Janeiro.

Para quem gosta de aventura, o parque oferece atrações radicais como um trenó pelas montanhas chamado Youhooo e uma cadeira suspensa a 24 metros de altura e com velocidade de até 60 km/h, no maior estilo tirolesa, que leva até a Praia de Laranjeiras.

Outras atrações de Balneário Camboriú que valem a visita são o Cristo Luz que dá uma linda vista da cidade e seus arranha-céus, o deck que leva até a Praia dos Amores na Barra Norte e também o passeio de Barco Pirata.

“Sem falar nas baladas de Balneário Camboriú que animam os mais jovens como o famoso Green Valley e a Shed Western Bar, além da balada na praia que pode ser curtida na Praia Brava, em Itajaí.”

Passeio de bicicleta em Balneário Camboriú
Passeio de bicicleta em Balneário Camboriú

Bombinhas é uma verdadeira esmeralda

Na região da Costa Verde e Mar vale ainda curtir as belezas de outras praias da região, com destaque para Bombinhas que fica em uma península com lindas praias de águas cristalinas cor verde esmeralda, como a Praia de Bombas, Praia de Mariscal e a Praia de Canto Grande.

Todas as praias de Bombinhas com muito verde, pedras, montanhas e vegetação terrestre ao redor e que oferecem diversos atrativos para seus visitantes, tanto para crianças como adultos, incluindo atividades na praia, mergulho, bares, restaurantes e passeios ecológicos.

O destaque fica com a trilha do Morro do Macaco no qual você pode tirar fotos incríveis como essa logo abaixo. O ponto negativo de Bombinhas durante viagem para Santa Catarina é a Taxa de Preservação Ambiental obrigatória.

Na região da Costa Verde e Mar você ainda pode realizar passeios de ecoturismo, cicloturismo, passeios culturais, esportes náuticos e um tour especial chamado Tour da Experiência, onde você pode vivenciar experiencias culturais, com a natureza e gastronômicas em mais de 20 atrações.

Vista topo Morro do Macaco em Bombinhas
Vista topo Morro do Macaco em Bombinhas

Caminho dos Príncipes

O Caminho dos Príncipes é uma região principalmente de turismo rural com muitas atrações especiais. Lugar onde você poderá vivenciar experiências da cultura e dos costumes dos colonizadores alemães, poloneses, ucranianos e todos os outros presentes na região, já que muitos municípios da região preservam os costumes dos colonizadores, a exemplo da cidade de Joinville.

Festivais de dança e teatro

Por falar em Joinville, a cidade é sede de um dos maiores festivais de dança do mundo, além de ser a única sede de uma escola do Teatro Bolshoi fora da Rússia com a realização de lindos espetáculos teatrais.

Em Joinville vale fazer o passeio do Barco Príncipe que sai da cidade de Joinville e vai até o município de São Francisco do Sul. Dentro do Barco Príncipe muita diversão a bordo que conta com serviço de almoço, piscina e show ao vivo e a chance de possivelmente ver golfinhos no caminho.

História náutica e açoriana

Já as horas em São Francisco do Sul são uma verdadeira imersão na história, tanto por causa da arquitetura do lugar como também pela visita ao museu náutico Museu Nacional do Mar, que é fantástica.

“Para quem quer mais aventura, pode visitar os municípios de Corupá, Schroeder e Jaraguá do Sul e praticar trekking, voo livre, rapel, escalada, mountain bike, canoagem e boiacross.”

Também existe atividade de pesca na região, sendo que a pesca do robalo acontece especialmente na cidade de Garuva. Sem contar na possibilidade de passar um dia nos famosos pesque-e-pague do interior, que as crianças adoram.

Museu do Mar em São Francisco do Sul
Museu do Mar em São Francisco do Sul

Vale Europeu

O Vale Europeu é uma região que se destaca pela colonização de várias culturas sejam elas alemãs, italianas ou de outros países da Europa, principalmente Itália e Alemanha, e que encantam os turistas pela cultura, gastronomia, festas típicas e belezas dos vales e montanhas.

É a região que sedia a maior festa alemã das Américas, a Oktoberfest, que acontece no município de Blumenau, durante as tradicionais festas de outubro.

Festa e alegria nas festas de outubro

De carona com a Oktoberfest, muitos outros municípios de Santa Catarina realizam festas para celebrar a cultura dos imigrantes. Entre elas podemos destacar a Festa do Imigrante em Timbó, a Schutzenfest em Jaraguá do Sul, a Fenarreco em Brusque, a Tirolerfest em Treze Tílias e a Marejada em Itajaí.

A diversão é garantida nessa região, e mais do que ir a uma festa típica, é uma experiência de imersão na cultura dos imigrantes europeus através da arquitetura, dos costumes, da gastronomia e até mesmo do idioma.

Oktoberfest é uma das festas de outubro de Santa Catarina
Oktoberfest é uma das festas de outubro de Santa Catarina

Tradições das culturas alemãs e italianas

Pomerode vem se destacando nos últimos anos por valorizar a cultura alemã e as tradições germânicas em eventos como a Festa Pomerana que acontece em janeiro, a Osterfest para as comemorações de Páscoa e o Festival Gastronômico em julho.

Para conhecer a cultura italiana você pode visitar destinos como os lagos da cidade de Rio dos Cedros, as delícias gastronômicas de Rodeio, as cachoeiras de Doutor Pedrinho ou o Santuário de Santa Paulina em Nova Trento.

“Você pode também curtir a vida no campo visitando propriedades rurais do Vale Europeu, sendo que algumas oferecem uma experiência VIP com hospedagem, atividades de lazer (como pescarias, cavalgadas e trilhas), café colonial, produtos orgânicos e venda de produtos caseiros.”

Um dos melhores hotéis fazenda e que ganhou inúmeros prêmios fica em Gaspar, o Fazzenda Park Hotel. Por sinal, foi ali que fizemos nosso pedido de casamento, como você pode ler a história nesse artigo aqui.

Passeios no Fazzenda Park Hotel
Passeios no Fazzenda Park Hotel

Destinos que vão de compras a aventura

No Vale Europeu, também estão alguns destinos de compras, já que são grandes polos têxteis e calçadistas com destaque para as cidades de Blumenau, Brusque e Gaspar, onde além de roupas e calçados, você também pode comprar cristais, porcelana e chocolate.

Se você prefere um pouco mais de adrenalina pode fazer atividades de trekking, rapel, cascading, canyoning, mountain bike, voo livre e parapente, além de percorrer o Circuito de Cicloturismo do Vale Europeu com 300 km de extensão e que atrai pessoas do Brasil inteiro, com saída em Timbó.

A cidade de Timbó também vem merecendo destaque nos últimos anos para uma viagem para Santa Catarina, já que a cidade vem criando inúmeras atrações e passeios para os turistas se divertirem, como é o caso do lindo mirante no Morro Azul.

Nessa foto dá para entender porque o nome é Morro Azul
Nessa foto dá para entender porque o nome é Morro Azul

Serra Catarinense

A serra catarinense realmente impressiona com suas belezas naturais e todas aquelas paisagens formadas por araucárias, pelos campos queimados pela geada, assim como pelos rios, cachoeiras e montanhas que fazem a gente se encantar, principalmente no inverno.

Um final de semana pode ser o suficiente para conhecer os principais pontos turísticos da serra catarinense desde que você faça uma boa programação de passeios.

A chance de ver neve no Brasil

A cidade de São Joaquim é considerada uma das cidades mais frias do Brasil. Ela fica a 1.360 metros de altitude na Serra Catarinense, perto da cidade de Urubici, e chega a registrar 15 graus Celsius negativos durante o inverno.

“As cachoeiras chegam a ficar congeladas e os campos cobertos de neve naqueles dias mais frios e propícios para a neve (muito frio e umidade).”

No centro da cidade você encontra o termômetro de São Joaquim que ficou famoso depois de tantas temporadas de inverno com o registro de fotos das temperaturas negativas no marcador. Impossível não fazer uma viagem para Santa Catarina e tirar foto desse lugar.

A cidade de São Joaquim oferece hotéis e pousadas para os turistas que querem ver neve no inverno, e exclusivamente por essa característica, tanto as pessoas quanto os estabelecimentos têm construções próprias para o frio.

Hotéis como o São Joaquim Park Hotel oferecem serviços como aquecedores nos quartos, fornecimento de agasalhos e avisos aos turistas quando há previsão de neve ou quando está nevando (mesmo que seja de madrugada).

Também é comum os turistas receberem um cobertor elétrico para dormir. Esse cobertor realmente esquenta e faz toda a diferença depois de um dia cheio de passeios pela Serra Catarinense.

As verdadeiras belezas da serra

A cidade de Urubici é uma das principais cidades da serra catarinense, que possui mais atrações do que as outras mais próximas com destaque para a Serra do Corvo Branco, o Morro do Campestre, a Cachoeira do Avencal e o Morro da Igreja e a Pedra Furada.

É conhecida como principal produtora de hortaliças do estado de Santa Catarina e com destaque na fruticultura (principalmente o cultivo da maçã), além da produção artesanal de doces, queijos, conservas, embutidos, entre outros.

A propósito, que tal aproveitar para participar da colheita de maçãs? Esta é uma opção diferente de pacote turístico para a região, vale conferir!

A Pedra Furada fica localizada em Urubici
A Pedra Furada fica localizada em Urubici

A espetacular Serra do Rio do Rastro

Bom Jardim da Serra é a cidade da famosa Serra do Rio do Rastro, cidade que possui cerca de 4.500 habitantes e chamada de “capital das águas” por ter um grande número de rios que nascem a partir do município.

Além disso, a cidade é considerada a terceira maior produtora de maçã do estado se aproveitando do frio da região da serra catarinense.

Mas o que mais impressiona os turistas na cidade de Bom Jardim da Serra é a Serra do Rio do Rastro, uma estrada com cerca de 12 km de caminho construída em cima de uma serra repleta de curvas, o que dá um espetáculo à paisagem.

Vale a pena subir e descer a serra pelo menos uma vez durante a viagem para Santa Catarina. Recomendamos descer de carro, mas muitas pessoas também fazem o passeio de bicicletas, motos e até mesmo de skate (desde que tenha conhecimentos profissionais).

Encantos do Sul

A região de Encantos do Sul oferece muita história, praias e águas termais. Em questão de história, o destaque fica com a cidade de Laguna, a terra de Anita Garibaldi.

A região ainda possui uma faixa litorânea com uma atração especial: o berçário das baleias-francas que podem ser vistas em projetos de preservação com o Projeto Baleia Franca.

Sem falar que a região é detentora de algumas das mais belas praias e lagoas do sul do Brasil como a Praia do Rosa que fica em Imbituba, Garopaba e Jaguaruna onde você ainda encontra esportes de aventura e ecoturismo.

O paraíso fica na Guarda do Embaú

Também sou suspeito para falar da Guarda do Embaú que fica próxima da região. Sem brincadeiras, o lugar é um verdadeiro paraíso reunindo mar, rio, dunas, verde e pedras, tudo em um único lugar.

Não é à toa que escolhemos esse lugar para servir de cenário para nosso vídeo de casamento pré-wedding. Todas as belezas podem ser conferidas em trilhas como a Trilha Prainha, a Trilha Pedra do Urubu e a Trilha Praia do Maço.

Outro destaque da região de Encantos do Sul fica com as estâncias termais encontradas em Tubarão e Gravatal, denominado como Complexo Hidromineral de Gravatal, considerado o segundo melhor do mundo perdendo apenas para o  de Aux-Les Thermes, na França.

Trilhas da Guarda do Embaú - SC
Trilhas da Guarda do Embaú – SC

Caminho dos Canyons

A região Caminho dos Canyons fica localizada no extremo sul do Estado onde se destacam os impressionantes cânions do Parque Nacional de Aparados da Serra e da Serra Geral.

Não precisamos nem dizer que o ecoturismo é uma força nesta região, não é mesmo? Os dois maiores municípios do Caminho dos Canyons são Araranguá (com boa infraestrutura de hotéis, comércio e serviços) e Sombrio (onde fica a maior lagoa de água doce do estado: a Lagoa do Sombrio).

Vale conferir também os balneários Arroio do Silva, Gaivota e Passo de Torres com praias de areias longas, duna, furnas e lagoas durante a viagem para Santa Catarina.

Como chegar até Santa Catarina

Como chegar até Santa Catarina vai depender da cidade ou região turística que você escolher para visitar. Você viu que Santa Catarina tem regiões lindas seja no Sul, Sudeste, Norte ou Nordeste do estado.

Se você escolher viajar para Florianópolis, você pode chegar de carro ou de avião. Se você escolher viajar para Balneário Camboriú também pode viajar de carro ou de avião. Já se você viajar para o Vale Europeu, o caminho vai ser de carro ou de ônibus.

Passagem aérea para Santa Catarina

O aeroporto de Florianópolis é o ideal para quem vai visitar a região da Grande Florianópolis. Já o aeroporto de Navegantes fica mais próximo para quem visita a região da Costa Verde e Mar e o Vale Europeu. E o aeroporto de Joinville é o indicado para conhecer o Caminho dos Príncipes.

Para quem quer conhecer os Encantos do Sul, o aeroporto mais próximo é o aeroporto de Criciúma. Já o aeroporto de Chapecó fica na região do Grande Oeste. Assim sendo, vale comprar sua passagem aérea de acordo com a região que deseja visitar.

As companhias aéreas que oferecem voos para a maioria das cidades catarinenses são a LATAMAZUL e a GOL. Você pode consultar os preços em sites como do Viajanet que fazem a consulta em várias cias aéreas e trazem as melhores opções.

>>> Passagens aéreas com desconto para Santa Catarina!

O novo aeroporto de Florianópolis é o principal de Santa Catarina
O novo aeroporto de Florianópolis é o principal de Santa Catarina

Caminho terrestre

Para viajar de carro até Santa Catarina você pode partir do Paraná ou então do Rio Grande do Sul.

Saindo do Paraná você pode chegar nas principais regiões turísticas de Santa Cataria pela BR-116 ou então pela famosa BR-101. De Curitiba até Joinville, por exemplo, é possível fazer o trajeto em 2 horas de viagem.

Se vier do Rio Grande do Sul pode utilizar principalmente a BR-116 ou a BR-101. Já se você estiver indo na direção do Grande Oeste (para Chapecó), deve ir pela BR-386, a BR-470 ou então a BR-480.

Aluguel de carro em Santa Catarina

Uma sugestão para quem faz viagem de avião até Santa Catarina e quer ganhar mobilidade durante toda a viagem é alugando um carro.

É possível alugar um carro em Santa Catarina e retirar nos maiores aeroportos. Há regiões em que compensa muito você estar de carro, pois poderá visitar mais cidades, em especial no Caminho dos Príncipes, nos Canyons e Serra Catarinense.

Fizemos uma viagem com amigos para a serra catarinense de carro e no período do inverno, o que nos permitiu apreciar ainda mais a exuberante natureza que encontramos no caminho.

“Ao escolher viajar de carro por Santa Catarina tome cuidado, pois muitas vezes você pode encontrar cerração fechada o que dificulta a visualização, principalmente no inverno ao amanhecer.”

Outro cuidado é com as pistas das rodovias catarinenses. A maioria delas não é duplicada ou estão em fase de duplicação, assim como também não estão em bom estado de preservação.

Para alugar um carro você poderá procurar empresas como a RentCars que tem parcerias com várias locadoras espalhadas por todo o estado.

>>> Clique para fazer cotação de aluguel de carro!

Passeio de carro na serra catarinense
Passeio de carro na serra catarinense

Passagem de ônibus para Santa Catarina

Existem boas opções de rodoviárias em Santa Catarina que fazem conexões com vários destinos catarinenses, sejam eles no litoral ou no interior.

A principal cia de ônibus é a Catarinense que percorre praticamente todas as cidades do estado, inclusive trazendo e levando passageiros em viagens interestaduais.

Ela oferece opções de assento convencional, executivo, semi leito, leito e cama, sendo que você pode escolher a opção no momento da reserva.

Um bom site que recomendamos para fazer a cotação de preço de passagens de ônibus é o site da ClickBus.

>>> Clique para fazer cotação de passagem de ônibus!

Onde ficar em Santa Catarina

Existem várias opções de hospedagem em Santa Catarina que também vão variar conforme destino escolhido. Você pode ficar em hotel, resort, pousada, hostel ou até mesmo em casas de temporada no estilo Airbnb.

Hospedagem em Florianópolis

Nossa sugestão de hospedagem para Florianópolis é o Majestic Palace Hotel que fica localizado no centro da ilha e que tem diárias a partir de R$ 399,00.

Já para quem busca hospedagem na praia pode ficar no Costão do Santinho com pensão completa e diárias a partir de R$ 699,00.

Ou então o Il Campagnario Villaggio Resort localizado em Jurerê e de categoria 5 estrelas com diárias a partir de R$ 562,00.

Il Campagnario Villaggio Resort
Il Campagnario Villaggio Resort

Hospedagem em Blumenau

Já para hospedagem em Blumenau, a sugestão é o Hotel Glória de grande elegância e requinte e com diárias a partir de R$ 499,00 com um dos mais deliciosos cafés da manhã.

Outro hotel de destaque é o Himmelblau Palace Hotel de categoria quatro estrelas muito bem localizado ao lado do Neumarket Shopping, próximo da Avenida XV de Novembro.

Para quem busca economia, a dica é ficar hospedado no Hotel Ibis que mantém o padrão e elegância comuns da rede de hotéis.

Himmelblau Palace Hotel
Himmelblau Palace Hotel

Outros lugares para ficar hospedado

Para hospedagem em Joinville algumas opções são: o  Bourbon Business Hotel, o Blue Tree Towers e o Slaviero Slim.

Já em São Joaquim algumas opções são: Fazenda Santa Rita Turismo Rural, o Hotel Fazenda Rota dos Cânions e a Pousada Aconchego.

Em Praia Grande, o destaque vai para a Pousada Morada dos Canyons, que oferece experiências inesquecíveis, especialmente para quem procura um momento romântico.

Para encontrar a melhor opção de hospedagem recomendamos sites como do Booking, do Hotéis.com e do AirBnb.

>>> Reservar hotéis e pousadas em Santa Catarina!

Hotel Fazenda Rota dos Cânions
Hotel Fazenda Rota dos Cânions

Gastronomia de Santa Catarina

Como mencionado ao longo do artigo, o estado de Santa Catarina é uma imersão na cultura dos imigrantes e você poderá experimentar muito da culinária italiana, da culinária alemã e da culinária portuguesa.

No litoral, foi onde se fixaram os portugueses e é onde você poderá provar mais da culinária baseada em frutos do mar, com destaque para os pratos feitos com lula, camarão e marisco. Sem falar nos peixes grelhados como tainha, linguado, salmão e anchova.

Já no Vale Europeu e no Caminho dos Príncipes a predominância é a culinária alemã e você poderá provar carne de porco e cerveja artesanal. Inclusive vale conferir a Rota das Cervejas para degustar das deliciosas cervejas artesanais, com destaque para a fábrica original da Eisenbahn. Também aproveite o Almoço no Barco Príncipe, vale a pena a experiência.

Já os imigrantes italianos estão presentes em todas as regiões. Recomendo uma pizza em Itajaí, sendo que um rodízio com sabores deliciosos e um ambiente agradável você pode encontrar na Pizza Prime.

Centros gastronômicos poloneses, ucranianos, austríacos, húngaros e holandeses também são encontrados durante viagem para Santa Catarina, é realmente uma imersão gastronômica!

>>> Comprar passeios para Santa Catarina!

Gastronomia em Pomerode
Gastronomia em Pomerode

Seguro de viagem para Santa Catarina

Quando você viaja para um estado diferente de onde você reside é sempre importante conferir se o plano de saúde tem cobertura nacional, já que a maioria dos planos de saúde tem coberturas somente estaduais ou regionais.

Um seguro de viagem ajuda a manter a segurança de todos, principalmente a segurança financeira para pagamento de médicos e hospitais caso aconteçam imprevistos como acidentes ou alguém ficar doente durante a viagem para Santa Catarina.

O bom é que o seguro de viagem para Santa Catarina é muito barato e você pode fazer a compra em sites como do Seguros Promo.

O que fazer na viagem para Santa Catarina

  • Aproveitar as lindas praias do litoral catarinense
  • Curtir as festas da badalada Florianópolis
  • Tomar chopp e dançar na Oktoberfest
  • Ver neve em São Joaquim, Urubici e Urupema
  • Se divertir no parque Beto Carrero World
  • Se deliciar nas águas termais de Piratuba e Gravatal
  • Conhecer a cultura das cidades do Vale Europeu
  • Mergulhar em Bombinhas
  • Adentrar os cânions catarinenses
  • Descer a serra do Rio do Rastro
  • Ficar hospedado no famosos Fazzenda Park Hotel
  • Conhecer as cavernas de Botuverá
  • Se aventurar nas cachoeiras de Corupá

Mais informações sobre Santa Catarina

  • Capital: Florianópolis
  • População: 6,727 milhões de pessoas
  • Localização: Sul do Brasil

Aeroportos de Santa Catarina

  • Aeroporto de Florianópolis
  • Aeroporto de Navegantes
  • Aeroporto de Joinville
  • Aeroporto de Criciúma
  • Aeroporto de Chapecó

Cidades importantes de Santa Catarina

Artigos de viagem para Santa Catarina

Galeria de fotos de Santa Catarina

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI!

  • Se quiser viajar para o paraíso, o Zarpo tem os melhores pacotes de viagem em resorts e hotéis de tirar o fôlego.
  • Para encontrar a passagem aérea com o menor preço do mercado, não deixe de consultar o site da MaxMilhas que consulta os preços em várias companhias aéreas!
  • Reserve diárias de hotel no mundo inteiro de maneira prática e segura no Booking.com, com opção de cancelamento grátis e sem precisar pagar antecipadamente!
  • Precisa de aluguel de carro? Na RentCars o pagamento é feito em reais, sem cobrança de IOF parcelado sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.
  • E não esqueça do seguro viagem. Na Seguros Promo você usa o cupom VIDADETURISTA5 e ganha desconto de 5% na compra.
  • Para os passeios, ingressos para tours, shows e entradas em museus você pode contar com a Get Your Guide em vários lugares do mundo.
  • Com o cupom VIDADETURISTA da América Chip você ganha 5% de desconto na compra de um chip internacional para viajar conectado o tempo todo.

Ao fazer uma compra com um parceiro através do blog recebemos uma pequena comissão. Ninguém paga a mais por isso e de quebra ajuda o blog a trazer sempre artigos e novidades atualizadas. Obrigado! =)

Thiago Cesar Busarello

Thiago Busarello é autor e criador do Vida de Turista, no qual adora viajar e falar do assunto de turismo e viagens, compartilhando dicas e informações de viagens com os leitores.

5 comentários em “Viagem para Santa Catarina
  • 31/01/2018 em 16:21
    Permalink

    Faltaram as localidades de águas termais.

    Resposta
    • 12/03/2018 em 17:11
      Permalink

      Olá Camila, isso mesmo. Santa Catarina tem 19 cidades com água termal, as mais conhecidas são: Piratuba, Gravatal, Santo Amaro da Imperatriz e Itá que são as principais. Abraço!

      Resposta
    • 24/03/2019 em 11:20
      Permalink

      Obrigado Radriny. Sei que somos suspeitos a falar por morarmos aqui em SC e amarmos nosso estado, mas tenho certeza de que se você tiver a oportunidade de viajar para SC não vai se arrepender. Abraço!

      Resposta
  • 06/03/2020 em 10:01
    Permalink

    Olá Thiago, Obrigada pelas dicas, nosso estado é mesmo lindo!

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *