BAIXE GRÁTIS NOSSO KIT DE PLANEJAMENTO DE VIAGEM! CLIQUE AQUI!

Turismo religioso no Brasil

O Brasil é um país que tem a fé muito forte na sua população e isso impacta muito o turismo religioso no país. Não é à toa que temos como maior símbolo do país no turismo a estátua do Cristo Redentor no Rio de Janeiro.

O Brasil é o maior país católico do mundo, com mais de 50% da população católica. Ao mesmo tempo, tem a religião evangélica crescendo, com mais de 30% da população. Sem contar as outras religiões de menor expressão que fazem parte da vida de muitas pessoas.

Todos sabem da importância que a religião tem na vida das pessoas. Pessoas com fé acreditam mais e vão para frente. Ou seja, é uma injeção de força e ânimo que somente traz coisas positivas. Por isso o respeito e a tolerância são tão fortes no país.

Fato é que independente da crença de cada um, o importante é ter fé e acreditar nos seus ideais, buscando fazer o bem sempre.

E nada melhor que programar uma viagem para lugares onde você renova a sua fé. Por isso trouxemos abaixo muitas dicas de lugares e informações sobre os destinos que movimentam o turismo religioso no Brasil, separados por crenças e religiões.

Turismo religioso católico

Apesar do crescimento de outras religiões, a fé católica continua muito forte. Como bom católico que sou, frequento a igreja de vez em quando e faço minhas preces. Respeito o calendário religioso e quando estou em viagens, procuro visitar monumentos religiosos históricos como igrejas, monastérios e monumentos.

Cada lugar do mundo tem seus próprios pontos turísticos religiosos, um mais bonito que o outro. Pontos turísticos que vão de igrejas, estátuas, imagens de santos e tudo mais. É muito bom viajar e ver como a fé influenciou a história de cada cidade. Não seria diferente aqui no Brasil.

Uma das viagens mais marcantes que fiz, foi a viagem a Aparecida do Norte (minha primeira viagem para fora de Santa Catarina). E surpreendeu porque mesmo sendo dentro do mesmo país, a própria missa foi ministrada de maneira muito diferente da realizada na cidade onde moro, a cidade de Timbó. Tal qual é diferente de quando acompanhamos as missas pela televisão que são muito diferentes das que estou acostumado.

As próprias igrejas espalhadas pelo Brasil são muito diferentes umas das outras, cada uma com características regionais, sejam elas catedrais, paróquias, igrejas matriz ou suas capelas.

Uma igreja que me chamou muito a atenção e que considerei uma das igrejas mais bonitas do Brasil foi a igreja de pedras de Canela (Paróquia Nossa Senhora de Lourdes). A construção imponente ficou ainda mais bonita quando a conheci toda enfeitada para o Natal.

Outras igrejas e eventos merecem a atenção na religião católica, como o Santuário de Santa Paulina em Nova Trento, a Casa de Frei Galvão em Guaratinguetá, a Igreja de Nosso Senhor do Bonfim em Salvador e a romaria do Divino Pai Eterno em Trindade.

Se você é católico, sugiro que tire um tempo para conhecer as principais igrejas, catedrais, santuários e templos de cada cidade durante as suas viagens para admirar as particularidades de cada uma e voltar para casa encantado.

Turismo religioso - Aparecida do Norte
Turismo religioso – Aparecida do Norte

QUAL O MELHOR SEGURO DE VIAGEM PARA VOCÊ?










Turismo religioso evangélico

O turismo religioso evangélico vem crescendo muito forte e pelos cálculos do IBGE, tem chance da maior parte da população ser de evangélicos do que de católicos pela primeira vez na história do Brasil em 2022.

Vários templos evangélicos estão sendo construídos para receber seus fiéis e para suportar esse crescimento. Alguns deles já existem há algum tempo e são muito famosos, como o Templo de Salomão em São Paulo, o Grande Templo Cuiabá em Curitiba, o Templo da Glória de Deus em São Paulo e a Cidade Mundial em Guarulhos.

O evento Consciência Cristã é um dos maiores eventos da religião evangélica e atrai mais de 100 mil pessoas, sendo ministrado todos os anos em Campina Grande na Paraíba. Fora outros eventos semelhantes no Brasil.

O Templo de Salomão é um dos destaques do turismo religioso evangélico
O Templo de Salomão é um dos destaques do turismo religioso evangélico
Cupom desconto viagem

Turismo religioso budista

Para quem é adepto do budismo, existem vários templos budistas espalhados pelo Brasil. Eu tive a oportunidade de conhecer o templo budista de Foz do Iguaçu. Achei muito lindo e bem preservado, repleto de estátuas e monumentos (alguns deles gigantes) que deixaram a visita ainda mais especial.

Outros templos budistas que se destacam no Brasil são o Templo Gonpa Khadro Ling em Três Coroas no Rio Grande do Sul, o Templo Zu Lai em São Paulo, o Templo Kadampa em São Paulo, o CEBB – Centro de Estudos Budistas Bodisatva em Porto Alegre, o Templo Kinkaku-ji em São Paulo, o Mosteiro do Morro da Vargem no Espírito Santo e o Templo Shin Budista de Brasília.

Estátuas do Templo Budista de Foz do Iguaçu
Estátuas do Templo Budista de Foz do Iguaçu

COMPARADOR DE SEGURO DE VIAGEM

Turismo religioso islamismo

Apesar de uma proporção muito pequena, existem também no Brasil templos para contemplar o islamismo no Brasil. Também em Foz do Iguaçu, tive a oportunidade de conhecer a Mesquita Omar Ibn Al-Khatab.

O islamismo de fato é muito diferente do que estamos acostumados e logo na entrada chamou a atenção que as mulheres do grupo tiveram de usar a burca para adentrar ao templo, mesmo aqui no Brasil.

Outras mesquitas conhecidas no Brasil são a Mesquita do Brás em São Paulo, a Mesquita Brasil em São Paulo, o Centro Cultural Islâmico da Bahia em Salvador, a Mesquita da Luz no Rio de Janeiro, a Mesquita de Santo Amaro (Mesquita Misericórdia) em São Paulo, a Mesquita de Porto Alegre em Porto Alegre e a Mesquita Rei Faiçal em Londrina.

Mesquita Omar Ibn Al-Khatab em Foz do Iguaçu
Mesquita Omar Ibn Al-Khatab em Foz do Iguaçu
Grupo de desconto de viagem

Cidades do Brasil com destaque no turismo religioso

Listo abaixo 5 cidades que considero muito fortes no turismo religioso no Brasil, cada uma com suas características:

Rio de Janeiro

A cidade do Rio de Janeiro é mundialmente conhecida pelo Cristo Redentor, no qual temos a imagem mais conhecida do Cristo no mundo.

Aparecida do Norte

A cidade de Aparecida do Norte em São Paulo é principalmente conhecida pela Basílica de Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil.

Salvador

A cidade de Salvador na Bahia é a terra de todos os santos e conhecida pela Igreja de Nosso Senhor do Bonfim.

Nova Trento

A cidade de Nova Trento em Santa Catarina é onde fica o Santuário de Santa Paulina, a primeira santa do Brasil.

Guaratinguetá

A cidade de Guaratinguetá em São Paulo é onde fica a Casa de Frei Galvão, o primeiro santo brasileiro.

Trindade

A cidade de Trindade em Goiás tem a romaria do Divino Pai Eterno que recebe mais de 2,5 milhões de turistas.

Estátua do Cristo Redentor no Rio de Janeiro
Estátua do Cristo Redentor no Rio de Janeiro
Dicas para a bagagem

Datas especiais que movimentam o turismo religioso

Além dos dias normais, o turismo religioso é muito movimentado no país em datas especiais, como é o caso do Natal, da Páscoa, do dia de Corpus Christi, entre tantas outras datas e festas dos santos. 

São datas especiais que tornam a viagem também especial. Não é à toa que tantas pessoas acompanham celebrações especiais como a da procissão de Corpus Christi, ou então a procissão da Sexta-Feira Santa, por exemplo.

Corpus Christi em Ouro Preto - MG
Corpus Christi em Ouro Preto – MG

Finalizando

Como você viu, o turismo religioso é muito forte no país, muito devido a crença e fé dos brasileiros. São inúmeros os pontos turísticos religiosos e procuramos trazer vários deles aqui separados por religião para você levar em consideração na hora de planejar a sua viagem.

Se precisar de passagens aéreas para a sua viagem religiosa, não deixe de fazer consultas pela Max Milhas. Se precisar de hotel, pode consultar os melhores quartos no Booking. Se precisar de carro na viagem, pode alugar com a Rentcars.

Agora queremos ouvir a sua opinião. Qual dos pontos turísticos religiosos você mais ficou com vontade de conhecer? Já fez ou faz viagens para os destinos religiosos? Acrescenta alguma cidade para a lista acima de turismo religioso no Brasil?

Abraço e até o próximo post!

Thiago Cesar Busarello

Thiago Busarello é autor e criador do Vida de Turista, no qual adora viajar e falar do assunto de turismo e viagens, compartilhando dicas e informações de viagens com os leitores.

6 comentários em “Turismo religioso no Brasil
  • 06/01/2014 em 21:30
    Permalink

    Boa noite! O Mosteiro da Luz, onde viveu Frei Galvão, é o museu de Arte Sacra de São Paulo, na capital. Em Guaratinguetá, cidade onde ele nasceu, estão outras construções ligadas a ele!

    Resposta
    • 07/01/2014 em 19:52
      Permalink

      Opa, é verdade Andréia. Obrigado pelo aviso. Devidamente corrigido no blog. Abraço!

      Resposta
  • 11/09/2015 em 13:22
    Permalink

    Gostei bastante do post, você só esqueceu de Trindade né, a cidade recebe milhares de fiéis movidos pela fé no divino pai eterno.

    Continue escrevendo gostei muito dos seus posts.

    Resposta
    • 16/09/2015 em 23:45
      Permalink

      Olá Magda! Realmente! Como fui esquecer de Trindade? Atualizei no post para ajudar os próximos leitores. Obrigado pela contribuição!

      Resposta
  • 25/07/2018 em 23:50
    Permalink

    Muito interessante seu site, gostei muito das informações escritas. Vou acompanhar as novidades sempre. Obrigada, bjs.

    Resposta
    • 26/07/2018 em 18:44
      Permalink

      Olá Marisa, fico muito feliz com seu comentário. Fique à vontade aqui no blog, volte sempre que quiser. Abraço!

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat