BAIXE GRÁTIS NOSSO KIT DE PLANEJAMENTO DE VIAGEM! CLIQUE AQUI!

Viagem para Aparecida em São Paulo

Olá pessoal, hoje vamos falar de uma cidade especial para o turismo religioso no Brasil, a cidade de Aparecida em São Paulo.

Vamos falar sobre os principais pontos turísticos da cidade, a nossa experiência de tê-la visitado em 2005 e trazer dicas e sugestões para você fazer uma viagem ainda melhor que fizemos.

Nossa Senhora Aparecida

O dia 12 de outubro é um dia especial. É o dia de Nossa Senhora Aparecida. Dia em que lembramos quando a imagem da Santa foi resgatada por três pescadores do fundo do Rio Paraíba.

A imagem da Santa fez esses pescadores (antes desacreditados) a pescarem grande quantidade de peixes, para depois então essa mesma imagem ser colocada no vilarejo e o povo alcançar muitas graças após orar por ela.

Desde então a devoção foi crescendo de tal forma que ela recebeu o título de Padroeira do Brasil. E com razão, só quem é devoto dela para acreditar nos milagres que as orações a ela são concedidos.

A devoção a Nossa Senhora parecida é tanta que ela passou a ter no Brasil a cidade de Aparecida em São Paulo exclusivamente para receber os fiéis que lotam a basílica o ano todo e principalmente no dia 12 de outubro.

Imagem de Nossa Senhora Aparecida
Imagem de Nossa Senhora Aparecida

QUAL O MELHOR SEGURO DE VIAGEM PARA VOCÊ?










Cidade de Aparecida

A cidade de Aparecida (também conhecida por Aparecida do Norte) possui aproximadamente 35 mil habitantes que vivem principalmente do turismo religioso, dos turistas que visitam a cidade para agradecer e orar por Nossa Senhora.

A Basílica Nova de Nossa Senhora Aparecida é enorme, por não dizer gigante, tanto quanto a devoção dos religiosos, com capacidade para abrigar até 70 mil romeiros.

Ela é formada por quatro naves juntando-se em formato de cruz, no qual em seu cruzamento ergue-se a cúpula principal.

Existe também na cidade a Basílica Velha de Nossa Senhora Aparecida, onde ficava anteriormente a imagem de Nossa Senhora Aparecida. Ela foi construída no estilo barroco e é formada por duas torres com sinos em órgão que emociona nas missas e celebrações.

É possível conhecer o rio onde foi encontrada a imagem da Santa, no Porto Itaguaçu, um local com instalações e monumento aos três pescadores, na curva do Rio Paraíba.

Santuário de Nossa Senhora Aparecida
Santuário de Nossa Senhora Aparecida
Cupom desconto viagem

Nossa visita a Aparecida

Estive na cidade em novembro de 2005, por meio de excursão de ônibus de 4 dias no feriadão de 15 de Novembro. A excursão partiu de Blumenau e foi até Aparecida, Campos do Jordão e também a cidade de Curitiba.

Para nós aqui do blog foi uma viagem para lá de especial porque foi a primeira vez que fizemos uma viagem para fora do estado de Santa Catarina e foi uma viagem feita antes mesmo do blog existir (o blog foi criado em 2007).

Minha família tinha feito uma promessa há alguns anos atrás e teve a graça alcançada, no qual a promessa era visitar o Santuário de Aparecida, assistindo a uma de suas missas. Só o fato de estar viajando para agradecer uma graça alcançada já tornava a viagem ainda mais especial.

Muitos são os romeiros e turistas que fazem o mesmo que minha família fez e por isso a cidade é lotada praticamente todos os dias. Quando chegamos em Aparecida, nos surpreendemos com a quantidade de ônibus de excursão vindos de todos os cantos do país e num fluxo constante.

Multidão no Santuário de Aparecida
Multidão no Santuário de Aparecida

COMPARADOR DE SEGURO DE VIAGEM

Chegamos logo cedo pela manhã de um sábado e assistimos a missa em Aparecida das 09 h, uma missa muito diferente do que estávamos acostumados a ver na cidade onde moramos, a cidade de Timbó, mas que mesmo assim foi muito linda de ouvir, com muitos cantos e participação de todos (a ponto de arrepiar).

Nem todos do grupo de excursão para Aparecida ficaram para assistir a missa e depois literalmente nos perdemos deles tamanha a grandeza do santuário (na época não tinha comunicação tão fácil por smartphones como hoje em dia). Somente sabíamos do ponto de encontro e o horário de partida do ônibus e fizemos nosso próprio passeio pela basílica sozinhos.

Na hora de chegar ao ponto marcado, ficamos com uma dúvida tremenda se aquele era o ponto certo. Os pontos de encontro dos ônibus em Aparecida eram muito parecidos entre si.

Chegou o horário e ninguém com nossa camisa de identificação (amarela) tinha aparecido. Tivemos de percorrer ao redor do santuário de um ponto a outro até encontrar o grupo. Um tremendo perrengue de viagem.

Nossa dica e recomendação hoje em dia é você gravar bem o seu ponto de encontro e manter contato com as pessoas do grupo por celular ou grupo do Whatsapp (lembre-se de habilitar o roaming nacional para o seu plano de dados com a operadora).

Fora esse percalço, a viagem foi maravilhosa, realmente engradecedora, que renovou a fé e nos fez voltar ainda mais agradecidos pela graça alcançada e pelo cumprimento da promessa.

Viagem para Aparecida do Norte
Viagem para Aparecida do Norte
Grupo de desconto de viagem

Horários das missas em Aparecida

Sempre recomendamos consultar o horário das missas em Aparecida atualizados no site oficial do Santuário, porém para você ter uma noção de horários das missas, trouxemos aqui uma lista do dia que atualizamos o artigo mais recentemente em 2021:

Basílica Nova

  • Segunda a sexta: às 6h45, às 9h, às 12h e às 16h
  • Sábado: às 6h30, às 9h, às 12h, às 14h, às 16h e às 18h

Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida

  • Sábado: às 9h30, às 12h30 e às 14h30
  • Domingo: às 8h30, às 10h30 e às 12h30

Basílica Velha

  • Segunda a sexta: às 15h (Consagração) e 18h (Missa)

Pontos turísticos de Aparecida

Os principais pontos turísticos de Aparecida são:

  • Basílica Nova
  • Basílica Velha
  • Porto Itaguaçu
  • Igreja São Benedito
  • Relógio das Flores
  • Rio Paraíba
Linda vista da Basílica de Aparecida em São Paulo
Linda vista da Basílica de Aparecida em São Paulo
Dicas para a bagagem

Finalizando

Como você viu, a cidade de Aparecida é para lá de famosa e conhecida e possui um dos maiores santuários católicos do mundo. Milhares de romeiros a visitam e você precisa cuidar para não se perder lá dentro (tal qual aconteceu conosco).

Minha recomendação final para viajar para Aparecida do Norte é reservar pelo menos 1 dia inteiro de viagem, para visitar com calma, assistir a uma missa, visitar os pontos turísticos, almoçar, rezar, comprar lembranças da viagem e tudo mais.

Se optar por viajar nos períodos de feriados, lembre-se de que os feriados religiosos acabam levando mais pessoas para o Santuário em Aparecida. Se isso não for problema para você, fica a dica para visitá-lo na procissão de Corpus Christi ou então na Sexta-feira Santa.

Agora queremos escutar a sua opinião. Você é devoto de Nossa Senhora Aparecida? Tem alguma promessa para cumprir para a Santa? Quais dos pontos turísticos da cidade de Aparecida ficou com mais vontade de conhecer? Deixe abaixo o seu comentário!

Abraço e até o próximo artigo!

Thiago Cesar Busarello

Thiago Busarello é autor e criador do Vida de Turista, no qual adora viajar e falar do assunto de turismo e viagens, compartilhando dicas e informações de viagens com os leitores.

4 comentários em “Viagem para Aparecida em São Paulo
  • 04/09/2016 em 10:29
    Permalink

    O nome da cidade é somente Aparecida, não tem do norte.

    Resposta
    • 10/09/2016 em 21:16
      Permalink

      Realmente Roberta, falha nossa, obrigado pela correção. Se fala tanto em Aparecida do Norte que acabamos entrando na onda. Abraço!

      Resposta
  • 04/09/2016 em 15:08
    Permalink

    Por que os “paulistanos” chamam Aparecida de Aparecida do Norte?

    O município na região do Vale do Paraíba, em São Paulo, se chama APARECIDA, mas teimamos em chamá-lo de Aparecida do Norte. O apelido vem de 1877, quando foi inaugurada a Estrada de Ferro do Norte (posteriormente chamada de Estrada de Ferro Central do Brasil). Segundo a Secretária Municipal de Turismo, Regina Amaral, os paulistanos pegavam uma linha de trem que saía do Brás, na região central da cidade, em direção ao Norte e Nordeste, para chegar a Aparecida. Muitos passaram, então, a se referir à cidade como “Aparecida do Norte”. Ela conta que os moradores de Aparecida aceitam o apelido, apesar de saberem que este não é o nome oficial da cidade. “Faria mais sentido chamá-la de Aparecida do Sul, devido à proximidade do Rio Paraíba do Sul”, sugere a secretária.

    Resposta
    • 10/09/2016 em 21:18
      Permalink

      Olá Mula, perfeita a sua explicação que mostra em detalhes o porquê de chamarmos a cidade de Aparecida do Norte ao invés de somente Aparecida. Abraço e volte sempre!

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat