Aparecida do Norte – SP
Dia 12 de outubro é um dia especial. É o dia de Nossa Senhora Aparecida.
Dia em que lembramos quando a imagem da Santa foi resgatada por três pescadores do fundo do Rio Paraíba fazendo esses pescadores (antes desacreditados) a pescarem grande quantidade de peixes, para depois então essa mesma imagem ser colocada no vilarejo e o povo alcançar muitas graças após orar por ela.
Desde então a devoção foi crescendo de tal forma que ela recebeu o título de Padroeira do Brasil. E com razão, só quem é devoto dela para acreditar nos milagres que as orações a ela são concedidos.
A devoção a Nossa Senhora parecida é tanta que hoje ela tem no Brasil a cidade de Aparecida do Norte em São Paulo exclusivamente para receber os fiéis que lotam as basílicas o ano todo e principalmente no dia 12 de outubro.
Estive na cidade em novembro de 2005, por meio de excursão, no qual visitei a cidade de Aparecida do Norte, Campos do Jordão e no retorno Curitiba.
A cidade de Aparecida possui aproximadamente 35 mil habitantes que vivem principalmente do turismo religioso, dos turistas que visitam a cidade para agradecer e orar por Nossa Senhora.
Por sinal, a Basílica Nova de Nossa Senhora é enorme, gigante tanto quanto a devoção dos religiosos, com capacidade para abrigar até 70 mil romeiros. Ela é formada por quatro naves juntando-se em formato de cruz, no qual em seu cruzamento ergue-se a cúpula principal.
Existe também na cidade a Basílica Velha, onde ficava anteriormente a imagem de Nossa Senhora Aparecida. Ela foi construída no estilo barroco e é formada por duas torres com sinos em órgão que emociona nas missas e celebrações.
Para quem quiser conhecer o rio onde foi encontrada a imagem da Santa, há o Porto Itaguaçu, um local com instalações e monumento aos três pescadores, na curva do Rio Paraíba.
Dentre os principais pontos turísticos de Aparecida do Norte estão:
- Basílica Nova
- Basílica Velha
- Porto Itaguaçu
- Igreja São Benedito
- Relógio das Flores

QUAL O MELHOR SEGURO DE VIAGEM PARA VOCÊ?
E você, é devoto de Nossa Senhora Aparecida? Já visitou a cidade de Aparecida? Qual das duas basílicas gostou mais?
Abraço!
Pingback:Rotas e destinos turísticos | Vida de Turista
Pingback:Visita do Papa ao Brasil 2007 | Vida de Turista
Pingback:Turismo religioso - A fé movimentando muito mais do que só pessoas
O nome da cidade é somente Aparecida, não tem do norte.
Realmente Roberta, falha nossa, obrigado pela correção. Se fala tanto em Aparecida do Norte que acabamos entrando na onda. Abraço!
Por que os “paulistanos” chamam Aparecida de Aparecida do Norte?
O município na região do Vale do Paraíba, em São Paulo, se chama APARECIDA, mas teimamos em chamá-lo de Aparecida do Norte. O apelido vem de 1877, quando foi inaugurada a Estrada de Ferro do Norte (posteriormente chamada de Estrada de Ferro Central do Brasil). Segundo a Secretária Municipal de Turismo, Regina Amaral, os paulistanos pegavam uma linha de trem que saía do Brás, na região central da cidade, em direção ao Norte e Nordeste, para chegar a Aparecida. Muitos passaram, então, a se referir à cidade como “Aparecida do Norte”. Ela conta que os moradores de Aparecida aceitam o apelido, apesar de saberem que este não é o nome oficial da cidade. “Faria mais sentido chamá-la de Aparecida do Sul, devido à proximidade do Rio Paraíba do Sul”, sugere a secretária.
Olá Mula, perfeita a sua explicação que mostra em detalhes o porquê de chamarmos a cidade de Aparecida do Norte ao invés de somente Aparecida. Abraço e volte sempre!