O que você está procurando?

BAIXE GRÁTIS NOSSO KIT DE PLANEJAMENTO DE VIAGEM! CLIQUE AQUI!

Aparecida do Norte – SP

Dia 12 de outubro é um dia especial. É o dia de Nossa Senhora Aparecida.

Dia em que lembramos quando a imagem da Santa foi resgatada por três pescadores do fundo do Rio Paraíba fazendo esses pescadores (antes desacreditados) a pescarem grande quantidade de peixes, para depois então essa mesma imagem ser colocada no vilarejo e o povo alcançar muitas graças após orar por ela.

Desde então a devoção foi crescendo de tal forma que ela recebeu o título de Padroeira do Brasil. E com razão, só quem é devoto dela para acreditar nos milagres que as orações a ela são concedidos.

A devoção a Nossa Senhora parecida é tanta que hoje ela tem no Brasil a cidade de Aparecida do Norte em São Paulo exclusivamente para receber os fiéis que lotam as basílicas o ano todo e principalmente no dia 12 de outubro.

Estive na cidade em novembro de 2005, por meio de excursão, no qual visitei a cidade de Aparecida do Norte, Campos do Jordão e no retorno Curitiba.

A cidade de Aparecida possui aproximadamente 35 mil habitantes que vivem principalmente do turismo religioso, dos turistas que visitam a cidade para agradecer e orar por Nossa Senhora.

Por sinal, a Basílica Nova de Nossa Senhora é enorme, gigante tanto quanto a devoção dos religiosos, com capacidade para abrigar até 70 mil romeiros. Ela é formada por quatro naves juntando-se em formato de cruz, no qual em seu cruzamento ergue-se a cúpula principal.

Existe também na cidade a Basílica Velha, onde ficava anteriormente a imagem de Nossa Senhora Aparecida. Ela foi construída no estilo barroco e é formada por duas torres com sinos em órgão que emociona nas missas e celebrações.

Para quem quiser conhecer o rio onde foi encontrada a imagem da Santa, há o Porto Itaguaçu, um local com instalações e monumento aos três pescadores, na curva do Rio Paraíba.

Dentre os principais pontos turísticos de Aparecida do Norte estão:

  • Basílica Nova
  • Basílica Velha
  • Porto Itaguaçu
  • Igreja São Benedito
  • Relógio das Flores
Aparecida do Norte - SP
Aparecida do Norte – SP

E você, é devoto de Nossa Senhora Aparecida? Já visitou a cidade de Aparecida? Qual das duas basílicas gostou mais?

Abraço!

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI!

  • Se quiser viajar para o paraíso, o Zarpo tem os melhores pacotes de viagem em resorts e hotéis de tirar o fôlego.
  • Para encontrar a passagem aérea com o menor preço do mercado, não deixe de consultar o site do Kayak que consulta os preços em várias companhias aéreas!
  • Reserve diárias de hotel no mundo inteiro de maneira prática e segura no Booking.com, com opção de cancelamento grátis e sem precisar pagar antecipadamente!
  • Precisa de aluguel de carro? Na RentCars o pagamento é feito em reais, sem cobrança de IOF parcelado sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.
  • E não esqueça do seguro viagem. Na Seguros Promo você usa o cupom VIDADETURISTA5 e ganha desconto de 5% na compra.
  • Para os passeios, ingressos para tours, shows e entradas em museus você pode contar com a WePlann em vários lugares do mundo.
  • Com o cupom VIDADETURISTA da América Chip você ganha 5% de desconto na compra de um chip internacional para viajar conectado o tempo todo.

Ao fazer uma compra com um parceiro através do blog recebemos uma pequena comissão. Ninguém paga a mais por isso e de quebra ajuda o blog a trazer sempre artigos e novidades atualizadas. Obrigado! =)

GOSTOU? COMPARTILHE!

Thiago Cesar Busarello

Thiago Busarello é autor e criador do Vida de Turista, no qual adora viajar e falar do assunto de turismo e viagens, compartilhando dicas e informações de viagens com os leitores.

7 comentários em “Aparecida do Norte – SP

  • Pingback:Rotas e destinos turísticos | Vida de Turista

  • Pingback:Visita do Papa ao Brasil 2007 | Vida de Turista

  • Pingback:Turismo religioso - A fé movimentando muito mais do que só pessoas

  • 04/09/2016 em 10:29
    Permalink

    O nome da cidade é somente Aparecida, não tem do norte.

    Resposta
    • 10/09/2016 em 21:16
      Permalink

      Realmente Roberta, falha nossa, obrigado pela correção. Se fala tanto em Aparecida do Norte que acabamos entrando na onda. Abraço!

      Resposta
  • 04/09/2016 em 15:08
    Permalink

    Por que os “paulistanos” chamam Aparecida de Aparecida do Norte?

    O município na região do Vale do Paraíba, em São Paulo, se chama APARECIDA, mas teimamos em chamá-lo de Aparecida do Norte. O apelido vem de 1877, quando foi inaugurada a Estrada de Ferro do Norte (posteriormente chamada de Estrada de Ferro Central do Brasil). Segundo a Secretária Municipal de Turismo, Regina Amaral, os paulistanos pegavam uma linha de trem que saía do Brás, na região central da cidade, em direção ao Norte e Nordeste, para chegar a Aparecida. Muitos passaram, então, a se referir à cidade como “Aparecida do Norte”. Ela conta que os moradores de Aparecida aceitam o apelido, apesar de saberem que este não é o nome oficial da cidade. “Faria mais sentido chamá-la de Aparecida do Sul, devido à proximidade do Rio Paraíba do Sul”, sugere a secretária.

    Resposta
    • 10/09/2016 em 21:18
      Permalink

      Olá Mula, perfeita a sua explicação que mostra em detalhes o porquê de chamarmos a cidade de Aparecida do Norte ao invés de somente Aparecida. Abraço e volte sempre!

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1
Olá 👋
Podemos te ajudar?
Powered by