Para onde voce quer viajar?

Rio dos Cedros é uma cidade especial para mim. Também pudera. É a cidade do meu nascimento. Sou um rio-cedrense de carteirinha. Ou como brinco ao dizer para os amigos, eu nasci no Rio, só não é o Rio de Janeiro.

Com uma natureza privilegiada entre montanhas, lagos e cachoeiras, esta é mais uma cidade da região do Médio Vale do Itajaí que estamos conhecendo na nossa série especial sobre esta região.

Conforme lista no site da cidade, Rio dos Cedros é uma cidade de origem italiana fundada no ano de 1875 e sua população hoje é formada por descendentes de alemães, italianos e búlgaros.

Rio dos Cedros é muito conhecida no turismo por fazer parte do roteiro de cicloturismo do Circuito Vale Europeu que abrange as cidades de Timbó, Pomerode, Indaial, Rodeio, Benedito Novo e Doutor Pedrinho, no qual atrai vários esportistas em busca de boas pedaladas envolvendo desafios e lindas paisagens.

Rio dos Cedros - SC

Rio dos Cedros – SC

Opções de hotéis em Rio dos Cedros:

Pontos turísticos de Rio dos Cedros:

Cachoeira Gruta do Índio: Localizada a 50 km do centro, conta com uma cachoeira com mais de 35 metros de queda livre contornadas com enormes paredões de pedra. Os indígenas utilizavam esses paredões como abrigo no passado, por isso esse nome. É muito procurada pelos praticantes do rapel.

Cachoeira Gruta do Índio - Rio dos Cedros - SC

Cachoeira Gruta do Índio – Rio dos Cedros – SC

Barragem do Pinhal em Alto Cedros e Barragem Rio Bonito em Palmeiras (Região dos Lagos): Perfeito para quem gosta de natureza e tranqüilidade. É uma região de águas claras e reservas de mata nativa. São 37 Km de serra que ligam o centro da cidade a região dos lagos.

Nos lagos Pinhal e Rio Bonito encontra-se um santuário ecológico cheio de passarinhos e bichos pouco vistos nos centros urbanos. Dois pássaros famosos são o trinca ferro e a saíra de sete cores. E esse contato saudável com a natureza aliado à tranqüilidade está atraindo cada vez mais turistas ao local.

A época de mais procura é no verão, no qual muitas são as pessoas que se deliciam tomando banho nas barragens ou simplesmente pescando nos lagos. Vale o cuidado redobrado usando coletes salva-vidas se for para se aventurar nas águas de Rio dos Cedros.

No inverno, por ficar numa região de serra, o frio atrai os amantes deste clima. Venha preparado se vier nessa época. É realmente congelante. A época que eu mais visitei foi a época do verão e é comum sentir frio inclusive na sombra.

Região bonita e de pessoas caprichosas, tanto que os jardins das residências, hotéis e pousadas estão sempre lindos. Os locais para estacionamento de carros e ônibus são demarcados.

Casas e Jardins - Rio dos Cedros - SC

Casas e Jardins – Rio dos Cedros – SC

Com relação a campings em Rio dos Cedros, todos são arborizados e possuem churrasqueiras, banheiros e chuveiros para abrigar quem trazer seu equipamento de acampamento.

Dentre as principais opções de hospedagem na região dos Lagos estão: o Parador da Montanha, o Paraíso das Ilhas e o Hotel Lindnerhof  em Alto Cedros e o Vale dos Ventos em Palmeiras.

Já entre as opções de restaurantes encontramos: o Restaurante Ess Haus, o Restaurante do Faustino e também o Restaurante Saíra. Todos eles com o preparo da comida feita de maneira caseira e artesanal.

Muitas casas de família também são alugadas para finais de semana, feriadões ou temporadas.

Alto Cedros - Rio dos Cedros - SC

Alto Cedros – Rio dos Cedros – SC

Esta região também possui cachoeiras e algumas delas só são acessíveis de barco, um espetáculo da natureza!

Para quem puder, não deixe de passear de barco ou jet ski pelas barragens. É uma ótima oportunidade de presenciar cenas maravilhosas destes paraísos ecológicos com a emoção do vento batendo no rosto. Já fiz isso e é uma sensação realmente gratificante.

Palmeiras - Rio dos Cedros - SC

Palmeiras – Rio dos Cedros – SC

Vale dos Ventos: Localizado na Barragem Rio Bonito é uma região cercada por enormes paredões de pedras e também pela exuberante Mata Atlântica. Possui chalés ecológicos e diferenciados para aluguel e diversas são as atividades de lazer oferecidas no local, entre elas: trilhas ecológicas, rapel, cavalgadas, banho de cachoeira, pescarias etc. Minha irmã esteve no local em janeiro deste ano e afirmou que este local é realmente encantador! A começar pelos chalés, que são charmosos e aconchegantes até chegar ao Restaurante Saíra que possui refeições muito saborosas! Um detalhe curioso que ela contou é que os cavalos são muito dóceis e ficam soltos pelos campos e que também tem um cachorro labrador que acompanha os visitantes por todos os lugares. Vale a pena conhecer este local que é muito lindo e que permite um contato todo especial com a natureza!

Vale dos Ventos - Rio dos Cedros - SC

Vale dos Ventos – Rio dos Cedros – SC

Vale da Lua: A 53 Km do centro de Rio dos Cedros o Vale da Lua é um lugar ideal para as pessoas que buscam descanso e harmonia. Com uma arquitetura simples e aconchegante o local é cercado pela natureza, trilhas ecológicas e diversos animais.

Vale da Lua - Rio dos Cedros - SC

Vale da Lua – Rio dos Cedros – SC

Mapa de Rio dos Cedros:


Ver mapa maior

E então, o que achou da cidade de Rio dos Cedros? Os amantes da natureza não podem deixar de conhecer essa cidade encantadora!

Tags: , , ,

Posts relacionados

1 Comentário on Rio dos Cedros – SC

Deixe uma resposta