Baixe Grátis nosso Kit de Planejamento de Viagem! Clique Aqui!

Pomerode – SC

Enviar no WhatsApp
Copiado!

A cidade de Pomerode – SC é mais uma da nossa série especial sobre o Médio Vale do Itajaí. Pomerode é muito famosa por ser a cidade mais alemã do Brasil devido à grande quantidade de imigrantes de origem alemã que se instalaram e colonizaram a cidade no século XIX.

Muitos ainda são os descendentes que vivem em Pomerode. Basta dar uma volta na cidade para confirmar isso. Pessoas com nomes e sobrenomes difíceis de serem pronunciados e que ainda tem no seu dialeto a língua alemã, bem perceptível no sotaque.

Como tradicional cidade pequena, praticamente todas as pessoas se conhecem na cidade pomerana e as pessoas são na sua maioria acolhedoras.

A cidade é bonita, organizada e tranquila e possui em torno de 28 mil habitantes. Pomerode preserva suas tradições germânicas e mantêm ainda traços culturais de seus colonizadores tais como as bandas que tocam marchas típicas dos imigrantes, corais interpretando canções alemãs, grupos folclóricos que interpretam com seus trajes e coreografias as danças dos imigrantes e 16 clubes de caça e tiro.

Anualmente, no mês de janeiro acontece a Festa Pomerana, uma festa típica da cidade com música de bandas tradicionais, bailes, danças folclóricas e gastronomia típica atraindo grande público para seus pavilhões.

Na minha opinião, é o melhor momento de vir para a cidade, já que é possível presenciar desfiles pela cidade, comer pratos típicos, tomar o tradicional chopp alemão e prestigiar a cidade toda enfeitada, além, é claro, de participar da festa.

Festa Pomerana em Pomerode

Festa Pomerana em Pomerode

Gastronomia em Pomerode

Por sinal, Pomerode é muito conhecida pela sua gastronomia. São várias as opções de restaurantes na cidade e de ótima qualidade. Entre eles destacam-se:

Destaco também as confeitarias que possuem enorme variedade de bolos, tortas e doces irresistíveis. Uma delas é a Torten Paradies Confeitaria e Restaurante, tradicional na cidade e a outra é a Panificadora e Confeitaria Dona Ella. Conheço as duas e afirmo, ambas possuem comidas deliciosas!

Em questão de pizza, já fui e recomendo a Pizzaria Tarturel, que possui cardápio à la carte e conta com vários sabores deliciosos.

No mês de julho acontece o Festival Gastronômico de Pomerode, conhecido por possuir em sua estrutura vários restaurantes da cidade que se reúnem num só ambiente formando a Vila Gastronômica.

Lá são oferecidos cardápios diferenciados e o festival ainda traz apresentações de chefs convidados, shows musicais, exposições de artesanato entre outros. Apesar de achar a estrutura pequena devido ao grande público que prestigia o evento, estive esse ano no festival e recomendo, gostei bastante.

Para quem pensa que nesse evento só tem culinária alemã no cardápio está enganado. Tem pratos para todos os gostos. As opções não são muitas porque é um cardápio personalizado que cada restaurante em Pomerode define selecionando pratos principais para o festival. Das opções, fica a critério de você escolher o que vai querer.

Gastronomia em Pomerode

Gastronomia em Pomerode

Hotéis em Pomerode:

Para hospedagem em Pomerode, é possível ficar hospedado em hotéis ou então em pousadas em Pomerode:

Pontos turísticos de Pomerode:

Os principais pontos turísticos de Pomerode são:

Rota do Enxaimel: É uma rota criada especialmente para os turistas. Ideal para que se deixe levar ao passado, mostrando 70 casas estilo enxaimel construídas na época da colonização germânica.

Casa enxaimel em Pomerode

Casa enxaimel em Pomerode

Museu Pomerano: Local onde se encontra toda a memória da região, preservando a história e a cultura dos colonizadores da cidade. Bom para acompanhar a evolução de Pomerode.

Museu do Marceneiro: O museu conta a história dos Móveis Behling, empresa que atua na cidade há mais de 50 anos. Possui várias máquinas de uso do marceneiro Alex Behling e uma roda d’água.

Casa do Escultor Erwin Curt Teichman: No local há várias esculturas da carreira de Ervin Curt Teichmann.

Casa do Imigrante Carl Weege: Composto pela casa do imigrante, possui exposição de móveis antigos, roda d’água, rancho com moenda de cana-de-açúcar e um prédio de atafona.

Portal Turístico Sul: Local construído para dar boas vindas a todos que visitam Pomerode. Neste local encontra-se a Secretaria de Turismo e o Centro de Informações Turísticas.

Portal Turístico Sul - Pomerode - SC

Portal Turístico Sul – Pomerode – SC

Portal Wolfgang Weege (Portal Norte) – Pórtico do Imigrante Wolgang Weege. Fica localizado na saída norte da cidade, sentido Jaraguá do Sul.

Zoo PomerodeZoológico em Pomerode que surpreende pela organização, limpeza e pela variedade de espécies de animais do mundo todo, foi o primeiro no estado de Santa Catarina e o terceiro zoológico do país inaugurado em 1932. Possui mais de 1.300 animais de 220 espécies diferentes, sendo uma opção divertida de visita durante todo o ano. Em todas minhas visitas ao Zoo Pomerode tive uma ótima impressão.

Zoológico de Pomerode

Zoológico de Pomerode

Visite também a praça Jorge Lacerda e a praça Torgelow – Torgelowerplatz. O Centro de Arte e Artesanato também é muito atrativo pois lá se encontram exposições e comércio variado de artesanato, além de doces e licores caseiros.

E você, já tinha ouvido falar de Pomerode? O que achou da cidade? Deixe seu comentário no blog!

Abraço e até o próximo post!

Gabriela Busarello
Gabriela Busarello faz parte do time do Vida de Turista no qual já viajou por vários destinos no Brasil, assim como na América do Sul, Europa e Caribe e vem compartilhando suas histórias aqui no blog.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:
EMANAR disse:

Que bacana! Estivemos a pouco tempo na Osterfest!! As crianças amaram essa linda celebração de Páscoa!! Queremos voltar…

Thiago Cesar Busarello disse:

Sim, a Osterfest é um evento em Pomerode muito bacana nessa época de Páscoa. A cidade fica toda enfeitada pelos próprios moradores e a tradicional árvore com casquinhas de ovos penduradas é um espetáculo. Obrigado pela visita!

Yasmine Lunelli disse:

Olá! 😊 indico também indicarem a pousada pomerode. Já me hospedei lá e a experiência foi ótima! Preço bom e quartos bem amplos e novos. Não fica tão no centro da cidade, mas a calmaria do local próximo à natureza compensa.

Thiago Cesar Busarello disse:

Verdade Yasmine! É uma ótima pousada que não tínhamos colocado na lista. Agora sim, está lá devidamente colocado e recomendado! E que bacana que deu tudo certo na sua visita a Pomerode. Abraço!

Luiz Gustavo Tinti disse:

Para se morar entre Pomerode e Urubici, qual a melhor?

Thiago Cesar Busarello disse:

Olá Luiz, fica difícil escolher, já que cada cidade tem as suas particularidades.

Pomerode é uma cidade que valoriza mais sua cultura e tradição, tem casas em formato enxaimel, muito bem cuidadas, além de oferecer boa qualidade de vida. Ao mesmo tempo, pelo fato de ter a cultura germânica de formação, é mais fechada e conservadora.

Já no município de Urubici, a grande característica é o frio da região e as belas paisagens, além de ser também uma cidade bem cuidada e administrada. Em contrapartida, as oportunidades de emprego lá são menores do que em Pomerode, já que a região tem característica predominantemente rural.

Espero ter ajudado, abraço!

Dalton Soares de Souza disse:

Sobre a carruagem que tem ai. Estou com uma que foi dali com a data de 1964. Ela é igual da foto. Reformei ela todinha, eu só queria saber o nome dela e a fabricação?

Thiago Cesar Busarello disse:

Olá Dalton, realmente essas informações são bem específicas, infelizmente dessa vez não vou conseguir ajudar. Abraço!

Mariovaldo disse:

Estas carruagens aqui são conhecidas por Kutschen (em alemão), sendo que esta dai da foto pertencia ao senhor Hartwig Wollick (in memoriam), que está com ela na foto. Hoje quem oferece passeios com ela aos turistas no centro da cidade é o filho dele, Ernesto. Você irá conseguir essas e outras informações a respeito desses veículos com ele ou então com os demais cocheiros que oferecem esse serviço na cidade.

Rosemary disse:

Olá! Adorei as dicas! Parabéns! Gostaria de saber como é a região no Carnaval. Pretendemos fugir da folia e queria saber se Pomerode e as cidades próximas são tranquilas. Você tem grupo no Facebook ou WhatsApp para dúvidas? Desde já agradeço.

Thiago Cesar Busarello disse:

Olá Rosemary, Pomerode e as cidades próximas da região do Vale do Itajaí praticamente não comemoram o Carnaval, inclusive muitas empresas nem param de trabalhar, já que o feriado é facultativo, ou seja, é uma época bem tranquila para visitar. Sobre o grupo em redes sociais infelizmente não temos, somente o canal aqui no blog. Se ficar ainda alguma dúvida, fique à vontade para perguntar por aqui. Abraço!

Pacote Passagem Hotel Carro Seguro Ingressos Chip Mala Ônibus Cruzeiro Câmbio Cartão Financ. Conta Guia Fotógrafo
Mais