BAIXE GRÁTIS NOSSO KIT DE PLANEJAMENTO DE VIAGEM! CLIQUE AQUI!

Rodeio – SC

A nossa série especial sobre o Médio Vale do Itajaí vai falar hoje sobre a cidade de Rodeio – SC. A cidade de Rodeio possui uma herança cultural muito rica e ainda preserva os costumes e tradições de seus antepassados, a maioria vinda de Trento, na Itália. O dialeto trentino, a culinária típica italiana e os cantos e danças folclóricas, são marcas registradas desta encantadora cidade que possui em torno de 11 mil habitantes. Essas informações também ficam registradas no site da prefeitura.

É quase impossível passar pela cidade e não se deliciar com alguns dos pratos típicos de Rodeio! O queijo, a polenta, a linguiça, o melado e as diversas massas são alimentos fartos nas casas dos rodeienses, todos feitos de maneira caseira e artesanal.

Anualmente no mês de setembro acontece a Festa La Sagra, atraindo grande público para a cidade durante 10 dias de festa. O vinho, a boa culinária e as apresentações folclóricas são indispensáveis nesta festa que relembra a alegria e os costumes dos imigrantes italianos na região. Conferi de perto a festa por duas vezes e logo pude confirmar o sucesso dela destacando principalmente a culinária italiana, onde me apaixonei pelo macarrão caseiro!

Outra festa realizada anualmente é a Festa do Vinho que acontece no mês de julho e reúne uma série de apaixonados por esta bebida.

Recomendo como uma ótima opção de gastronomia na cidade o Restaurante Caminetto que fica localizado no centro de Rodeio. Várias foram as vezes que estive com a minha família lá e pude apreciar a comida preparada de modo caseiro e artesanal como o nhoque, lasanha, polenta, fortaia, macarrão etc.

O Vale das Trutas também é outra boa opção de restaurante na cidade, onde se serve principalmente receitas a base de peixes de água doce. O ingrediente principal do local está no nome do restaurante onde as trutas são oferecidas em mais de 20 tipos de preparo ao visitante.

A comunidade de Rodeio também participa ativamente no resgate da cultura trentina e muitas são as pessoas envolvidas no Circolo Trentino de Rodeio, um local reservado para as tradições italianas e que está ligado diretamente a comunidade trentina na Itália.

Outra característica interessante desta cidade são as atividades agrícolas fortemente presentes, como o cultivo do arroz e da banana e que possuem vários cultivadores. Percebemos isso logo quando entramos em Rodeio, com suas várias arrozeiras.

Pontos turísticos de Rodeio

Capela do Glória: Pequena mas muito charmosa, esta é a Capela de Nossa Senhora da Glória que possui característica de construção antiga e é toda feita com tijolos de barro.

Capela do Glória - Rodeio SC
Capela do Glória – Rodeio SC

QUAL O MELHOR SEGURO DE VIAGEM PARA VOCÊ?










Igreja Matriz de São Francisco de Assis – Construída em 1894 pelos imigrantes italianos, possui uma arquitetura gótico-romana. No mesmo local está o Convento Franciscano São José. Conheci a Igreja Matriz em fevereiro do ano passado e posso dizer que ela é linda tanto dentro como por fora.

Igreja Matriz de São Francisco de Assis - Rodeio SC
Igreja Matriz de São Francisco de Assis – Rodeio SC
Cupom desconto viagem

Igreja de São Virgílio – Outra bela igreja da cidade é a Igreja de São Virgílio que fica localizada no bairro Rodeio 50.

Igreja de São Virgílio - Rodeio SC
Igreja de São Virgílio – Rodeio SC

COMPARADOR DE SEGURO DE VIAGEM

Centro de Eventos Rodeio 12 – Um belo local para a realização de eventos como casamentos, reuniões, cursos, seminários e retiros. Fica situado entre Timbó e Rodeio em um ambiente rural e silencioso. Fui convidado para um casamento em 2011 no local e pude conferir todo o charme que este lugar possui.

Centro de Eventos Rodeio 12 - Rodeio SC
Centro de Eventos Rodeio 12 – Rodeio SC
Grupo de desconto de viagem

La Bottega dei Formai – Para quem gosta de queijo como eu, não pode deixar de conhecer este lugar! Na La Bottega dei Formai são fabricados e comercializados diferentes tipos de queijos, todos feitos com técnicas e equipamentos italianos!

Vinícola San Michele: Este é o lugar ideal para os apaixonados por vinho! A Vinícola San Michele tem sua qualidade presente em todo o Brasil e possui como berço o Castelo de San Michele na Itália.

Caminho dos Anjos: Um dos moradores de Rodeio construiu diversas esculturas de anjos e colocou ao longo da rua onde mora que leva até o monumento do Cristo. Inclusive passou na reportagem do Globo Repórter que falava sobre o Vale Europeu. No lugar hoje você encontra um restaurante que abre aos domingos e serve um delicioso almoço.

Monumento do Cristo – O monumento do Cristo Redentor fica localizado no morro Ipiranga, na mesma rua do Caminho dos Anjos, e aguarda os fiéis e turistas de braços abertos.

Monumento do Cristo - Rodeio SC
Monumento do Cristo – Rodeio SC
Dicas para a bagagem

O Caminho das Hortênsias – Um lindo caminho a ser percorrido e que tem como recompensa principal as encantadoras hortênsias, o Monumento do Cristo e os diversos anjos espalhados pela estrada!

Caminho das Hortênsias - Rodeio SC
Caminho das Hortênsias – Rodeio SC

O Casário Antigo – Antiga construção dos imigrantes datada de 1903 que mantém suas características originais. Fica localizado no bairro Gávea. Um ótimo local para tirar fotos incríveis da colonização italiana.

Casário Antigo - Rodeio SC
Casário Antigo – Rodeio SC
Para aproveitar melhor a viagem

Cascata “O Salto” – Rica em beleza natural, esta cascata compõe o Parque Municipal “Pietro Vota” muito apreciado pelos moradores de Rodeio e seus visitantes. Possui 80 metros de queda d’água em meio a muito verde da natureza.

Cascata "O Salto" - Rodeio SC
Cascata “O Salto” – Rodeio SC

Serra do Mar – Com 946 metros de altitude, fica localizado em meio a Mata Atlântica e tem como pico a Serra Leoa.

Serra do Mar - Rodeio SC
Serra do Mar – Rodeio SC
Cópias de documentos

Nascer do Sol na Serra do Mar – Para quem quiser acompanhar um lindo nascer do sol na Serra do Mar, não pode deixar de conhecer o Pico do Montanhão. É uma paisagem encantadora!

Nascer do Sol na Serra do Mar - Rodeio SC
Nascer do Sol na Serra do Mar – Rodeio SC

Opções de hotéis em Rodeio

Como opção de hospedagem em Rodeio, está a Fazenda Sacramento que disponibiliza de uma Casa Rural e uma Casa Centenária, porém não existem muitas outras opções de hospedagem em Rodeio. A dica é ficar hospedado em cidades vizinhas, como em Timbó, por exemplo.

E você já conhece Rodeio? O que achou dos atrativos turísticos para visitar a cidade? Se precisar de alguma ajuda, pode colocar nos comentários abaixo!

Abraço e até o próximo post!

Gabriela Busarello

Gabriela Busarello faz parte do time do Vida de Turista no qual já viajou por vários destinos no Brasil, assim como na América do Sul, Europa e Caribe e vem compartilhando suas histórias aqui no blog.

2 comentários em “Rodeio – SC
    • 23/09/2015 em 21:04
      Permalink

      De nada João! Quando quiser, volte sempre! Abraço!

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat