BAIXE GRÁTIS NOSSO KIT DE PLANEJAMENTO DE VIAGEM! CLIQUE AQUI!

Rodeio – SC

A nossa série especial sobre o Médio Vale do Itajaí vai falar hoje sobre a cidade de Rodeio – SC. A cidade de Rodeio possui uma herança cultural muito rica e ainda preserva os costumes e tradições de seus antepassados, a maioria vinda de Trento, na Itália. O dialeto trentino, a culinária típica italiana e os cantos e danças folclóricas, são marcas registradas desta encantadora cidade que possui em torno de 11 mil habitantes. Essas informações também ficam registradas no site da prefeitura.

É quase impossível passar pela cidade e não se deliciar com alguns dos pratos típicos de Rodeio! O queijo, a polenta, a linguiça, o melado e as diversas massas são alimentos fartos nas casas dos rodeienses, todos feitos de maneira caseira e artesanal.

Anualmente no mês de setembro acontece a Festa La Sagra, atraindo grande público para a cidade durante 10 dias de festa. O vinho, a boa culinária e as apresentações folclóricas são indispensáveis nesta festa que relembra a alegria e os costumes dos imigrantes italianos na região. Conferi de perto a festa por duas vezes e logo pude confirmar o sucesso dela destacando principalmente a culinária italiana, onde me apaixonei pelo macarrão caseiro!

Outra festa realizada anualmente é a Festa do Vinho que acontece no mês de julho e reúne uma série de apaixonados por esta bebida.

Recomendo como uma ótima opção de gastronomia na cidade o Restaurante Caminetto que fica localizado no centro de Rodeio. Várias foram as vezes que estive com a minha família lá e pude apreciar a comida preparada de modo caseiro e artesanal como o nhoque, lasanha, polenta, fortaia, macarrão etc.

O Vale das Trutas também é outra boa opção de restaurante na cidade, onde se serve principalmente receitas a base de peixes de água doce. O ingrediente principal do local está no nome do restaurante onde as trutas são oferecidas em mais de 20 tipos de preparo ao visitante.

A comunidade de Rodeio também participa ativamente no resgate da cultura trentina e muitas são as pessoas envolvidas no Circolo Trentino de Rodeio, um local reservado para as tradições italianas e que está ligado diretamente a comunidade trentina na Itália.

Outra característica interessante desta cidade são as atividades agrícolas fortemente presentes, como o cultivo do arroz e da banana e que possuem vários cultivadores. Percebemos isso logo quando entramos em Rodeio, com suas várias arrozeiras.

Pontos turísticos de Rodeio

Capela do Glória: Pequena mas muito charmosa, esta é a Capela de Nossa Senhora da Glória que possui característica de construção antiga e é toda feita com tijolos de barro.

Capela do Glória - Rodeio SC
Capela do Glória – Rodeio SC

QUAL O MELHOR SEGURO DE VIAGEM PARA VOCÊ?










Igreja Matriz de São Francisco de Assis – Construída em 1894 pelos imigrantes italianos, possui uma arquitetura gótico-romana. No mesmo local está o Convento Franciscano São José. Conheci a Igreja Matriz em fevereiro do ano passado e posso dizer que ela é linda tanto dentro como por fora.

Igreja Matriz de São Francisco de Assis - Rodeio SC
Igreja Matriz de São Francisco de Assis – Rodeio SC

VAMOS FALAR DE DINHEIRO?

Se precisar de empréstimo para a viagem, existem empresas especialistas em crédito pessoal para ajudar nesse sentido. Para conhecer algumas delas, clique aqui.

Um cartão de crédito internacional ajuda a acumular milhas e evita que você carregue muito dinheiro na viagem aumentando a segurança. Clique aqui para conhecer algumas opções.

Para ter acesso a vários serviços financeiros, gerenciar gastos e pagar boletos durante a viagem você pode criar uma conta digital em sites como esses aqui da lista.

Igreja de São Virgílio – Outra bela igreja da cidade é a Igreja de São Virgílio que fica localizada no bairro Rodeio 50.

Igreja de São Virgílio - Rodeio SC
Igreja de São Virgílio – Rodeio SC

COMPARADOR DE SEGURO DE VIAGEM

Centro de Eventos Rodeio 12 – Um belo local para a realização de eventos como casamentos, reuniões, cursos, seminários e retiros. Fica situado entre Timbó e Rodeio em um ambiente rural e silencioso. Fui convidado para um casamento em 2011 no local e pude conferir todo o charme que este lugar possui.

Centro de Eventos Rodeio 12 - Rodeio SC
Centro de Eventos Rodeio 12 – Rodeio SC

La Bottega dei Formai – Para quem gosta de queijo como eu, não pode deixar de conhecer este lugar! Na La Bottega dei Formai são fabricados e comercializados diferentes tipos de queijos, todos feitos com técnicas e equipamentos italianos!

Vinícola San Michele: Este é o lugar ideal para os apaixonados por vinho! A Vinícola San Michele tem sua qualidade presente em todo o Brasil e possui como berço o Castelo de San Michele na Itália.

Caminho dos Anjos: Um dos moradores de Rodeio construiu diversas esculturas de anjos e colocou ao longo da rua onde mora que leva até o monumento do Cristo. Inclusive passou na reportagem do Globo Repórter que falava sobre o Vale Europeu. No lugar hoje você encontra um restaurante que abre aos domingos e serve um delicioso almoço.

Monumento do Cristo – O monumento do Cristo Redentor fica localizado no morro Ipiranga, na mesma rua do Caminho dos Anjos, e aguarda os fiéis e turistas de braços abertos.

Monumento do Cristo - Rodeio SC
Monumento do Cristo – Rodeio SC

DICAS PARA A BAGAGEM

Importante conhecer as regras de bagagem antes de viajar para não pagar multa ou ser barrado de entrar no avião. Para conhecer as regras, clique aqui.

Se ainda não tem a mala para a viagem, pode fazer uma consulta e cotação de malas de viagem a partir de sites como esse clicando aqui.

Reserve um espaço nas malas para eventuais compras de roupas, presentes ou produtos típicos do destino.

O Caminho das Hortênsias – Um lindo caminho a ser percorrido e que tem como recompensa principal as encantadoras hortênsias, o Monumento do Cristo e os diversos anjos espalhados pela estrada!

Caminho das Hortênsias - Rodeio SC
Caminho das Hortênsias – Rodeio SC

O Casário Antigo – Antiga construção dos imigrantes datada de 1903 que mantém suas características originais. Fica localizado no bairro Gávea. Um ótimo local para tirar fotos incríveis da colonização italiana.

Casário Antigo - Rodeio SC
Casário Antigo – Rodeio SC

Cascata “O Salto” – Rica em beleza natural, esta cascata compõe o Parque Municipal “Pietro Vota” muito apreciado pelos moradores de Rodeio e seus visitantes. Possui 80 metros de queda d’água em meio a muito verde da natureza.

Cascata "O Salto" - Rodeio SC
Cascata “O Salto” – Rodeio SC

Serra do Mar – Com 946 metros de altitude, fica localizado em meio a Mata Atlântica e tem como pico a Serra Leoa.

Serra do Mar - Rodeio SC
Serra do Mar – Rodeio SC

Nascer do Sol na Serra do Mar – Para quem quiser acompanhar um lindo nascer do sol na Serra do Mar, não pode deixar de conhecer o Pico do Montanhão. É uma paisagem encantadora!

Nascer do Sol na Serra do Mar - Rodeio SC
Nascer do Sol na Serra do Mar – Rodeio SC

Opções de hotéis em Rodeio

Como opção de hospedagem em Rodeio, está a Fazenda Sacramento que disponibiliza de uma Casa Rural e uma Casa Centenária, porém não existem muitas outras opções de hospedagem em Rodeio. A dica é ficar hospedado em cidades vizinhas, como em Timbó, por exemplo.

E você já conhece Rodeio? O que achou dos atrativos turísticos para visitar a cidade? Se precisar de alguma ajuda, pode colocar nos comentários abaixo!

Abraço e até o próximo post!

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI!

  • Se quiser viajar para o paraíso, o Zarpo tem os melhores pacotes de viagem em resorts e hotéis de tirar o fôlego.
  • Para encontrar a passagem aérea com o menor preço do mercado, não deixe de consultar o site da MaxMilhas que consulta os preços em várias companhias aéreas!
  • Reserve diárias de hotel no mundo inteiro de maneira prática e segura no Booking.com, com opção de cancelamento grátis e sem precisar pagar antecipadamente!
  • Precisa de aluguel de carro? Na RentCars o pagamento é feito em reais, sem cobrança de IOF parcelado sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.
  • E não esqueça do seguro viagem. Na Seguros Promo você usa o cupom VIDADETURISTA5 e ganha desconto de 5% na compra.
  • Para os passeios, ingressos para tours, shows e entradas em museus você pode contar com a Get Your Guide em vários lugares do mundo.
  • Com o cupom VIDADETURISTA da América Chip você ganha 5% de desconto na compra de um chip internacional para viajar conectado o tempo todo.

Ao fazer uma compra com um parceiro através do blog recebemos uma pequena comissão. Ninguém paga a mais por isso e de quebra ajuda o blog a trazer sempre artigos e novidades atualizadas. Obrigado! =)

Gabriela Busarello
Gabriela Busarello

Gabriela Busarello faz parte do time do Vida de Turista no qual já viajou por vários destinos no Brasil, assim como na América do Sul, Europa e Caribe e vem compartilhando suas histórias aqui no blog.

2 comentários em “Rodeio – SC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat