Aparecida do Norte – SP

Dia 12 de outubro é um dia especial. É o dia de Nossa Senhora Aparecida.

Dia em que lembramos quando a imagem da Santa foi resgatada por três pescadores do fundo do Rio Paraíba fazendo esses pescadores (antes desacreditados) a pescarem grande quantidade de peixes, para depois então essa mesma imagem ser colocada no vilarejo e o povo alcançar muitas graças após orar por ela.

Desde então a devoção foi crescendo de tal forma que ela recebeu o título de Padroeira do Brasil. E com razão, só quem é devoto dela para acreditar nos milagres que as orações a ela são concedidos.

A devoção a Nossa Senhora parecida é tanta que hoje ela tem no Brasil a cidade de Aparecida do Norte em São Paulo exclusivamente para receber os fiéis que lotam as basílicas o ano todo e principalmente no dia 12 de outubro.

Estive na cidade em novembro de 2005, por meio de excursão, no qual visitei a cidade de Aparecida do Norte, Campos do Jordão e no retorno Curitiba.

A cidade de Aparecida possui aproximadamente 35 mil habitantes que vivem principalmente do turismo religioso, dos turistas que visitam a cidade para agradecer e orar por Nossa Senhora.

Por sinal, a Basílica Nova de Nossa Senhora é enorme, gigante tanto quanto a devoção dos religiosos, com capacidade para abrigar até 70 mil romeiros. Ela é formada por quatro naves juntando-se em formato de cruz, no qual em seu cruzamento ergue-se a cúpula principal.

Existe também na cidade a Basílica Velha, onde ficava anteriormente a imagem de Nossa Senhora Aparecida. Ela foi construída no estilo barroco e é formada por duas torres com sinos em órgão que emociona nas missas e celebrações.

Para quem quiser conhecer o rio onde foi encontrada a imagem da Santa, há o Porto Itaguaçu, um local com instalações e monumento aos três pescadores, na curva do Rio Paraíba.

Dentre os principais pontos turísticos de Aparecida do Norte estão:

  • Basílica Nova
  • Basílica Velha
  • Porto Itaguaçu
  • Igreja São Benedito
  • Relógio das Flores
Aparecida do Norte - SP
Aparecida do Norte – SP

E você, é devoto de Nossa Senhora Aparecida? Já visitou a cidade de Aparecida? Qual das duas basílicas gostou mais?

Abraço!

Sua viagem começa aqui!

Reserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opção de cancelamento gratuito e sem pagamento antecipado!

Precisa alugar um carro? Na RentCars a cobrança é feita em reais, sem IOF e em até 12x sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.

Se quiser viajar para o paraíso, o Zarpo tem os melhores pacotes de viagem.

E não esqueça do seguro viagem. Na Real seguro viagem o pagamento pode ser em até 6x sem juros no cartão ou com desconto de 5% no boleto.

Ao reservar com um parceiro através dos nossos links recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado com novas dicas de viagem. Obrigado! =)

Conteúdo relacionado

Thiago Cesar Busarello

Thiago Busarello é autor e criador do Vida de Turista, no qual adora viajar e falar do assunto de turismo e viagens, compartilhando dicas e informações de viagens com os leitores.

3 comentários em “Aparecida do Norte – SP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.