Aparecida do Norte – SP

Dia 12 de outubro é um dia especial. É o dia de Nossa Senhora Aparecida.

Dia em que lembramos quando a imagem da Santa foi resgatada por três pescadores do fundo do Rio Paraíba fazendo esses pescadores (antes desacreditados) a pescarem grande quantidade de peixes, para depois então essa mesma imagem ser colocada no vilarejo e o povo alcançar muitas graças após orar por ela.

Desde então a devoção foi crescendo de tal forma que ela recebeu o título de Padroeira do Brasil. E com razão, só quem é devoto dela para acreditar nos milagres que as orações a ela são concedidos.

A devoção a Nossa Senhora parecida é tanta que hoje ela tem no Brasil a cidade de Aparecida do Norte em São Paulo exclusivamente para receber os fiéis que lotam as basílicas o ano todo e principalmente no dia 12 de outubro.

Estive na cidade em novembro de 2005, por meio de excursão, no qual visitei a cidade de Aparecida do Norte, Campos do Jordão e no retorno Curitiba.

A cidade de Aparecida possui aproximadamente 35 mil habitantes que vivem principalmente do turismo religioso, dos turistas que visitam a cidade para agradecer e orar por Nossa Senhora.

Por sinal, a Basílica Nova de Nossa Senhora é enorme, gigante tanto quanto a devoção dos religiosos, com capacidade para abrigar até 70 mil romeiros. Ela é formada por quatro naves juntando-se em formato de cruz, no qual em seu cruzamento ergue-se a cúpula principal.

Existe também na cidade a Basílica Velha, onde ficava anteriormente a imagem de Nossa Senhora Aparecida. Ela foi construída no estilo barroco e é formada por duas torres com sinos em órgão que emociona nas missas e celebrações.

Para quem quiser conhecer o rio onde foi encontrada a imagem da Santa, há o Porto Itaguaçu, um local com instalações e monumento aos três pescadores, na curva do Rio Paraíba.

Dentre os principais pontos turísticos de Aparecida do Norte estão:

  • Basílica Nova
  • Basílica Velha
  • Porto Itaguaçu
  • Igreja São Benedito
  • Relógio das Flores
Aparecida do Norte - SP
Aparecida do Norte – SP

E você, é devoto de Nossa Senhora Aparecida? Já visitou a cidade de Aparecida? Qual das duas basílicas gostou mais?

Abraço!

Curtiu? Dê seu joinha pra gente!

Sua viagem começa aqui!

Reserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opção de cancelamento gratuito e sem pagamento antecipado!

Precisa alugar um carro? Na RentCars a cobrança é feita em reais, sem IOF e em até 12x sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.

Se quiser viajar para o paraíso, o Zarpo tem os melhores pacotes de viagem.

E não esqueça do seguro viagem. Na Real seguro viagem o pagamento pode ser em até 6x sem juros no cartão ou com desconto de 5% no boleto.

Ao reservar com um parceiro através dos nossos links recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado com novas dicas de viagem. Obrigado! =)

Publicado por

Thiago Cesar Busarello

Thiago Busarello é autor e criador do Vida de Turista, no qual adora viajar e falar do assunto de turismo e viagens, compartilhando dicas e informações de viagens com os leitores.

3 comentários em “Aparecida do Norte – SP”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *