Baixe Grátis nosso Kit de Planejamento de Viagem! Clique Aqui!

20 curiosidades de Curitiba para a sua viagem

Enviar no WhatsApp
Copiado!

Oi pessoal, sou eu novamente, a Grace! Hoje vou começar uma série de artigos para falar da minha linda cidade, a cidade de Curitiba e trazer curiosidades de Curitiba para ajudar você leitor do Vida de Turista a fazer uma viagem para Curitiba muito melhor informado.

Vamos passar por vários dos pontos turísticos de Curitiba, trazer informações de lugares e estabelecimentos mais conhecidos, assim como trazer aqueles que são desconhecidos por quem não mora na capital paranaense.

Para começar, trouxe esse artigo para contar vários segredos e curiosidades de Curitiba de quem vive aqui e conhece bem as atrações. Quero começar com algumas curiosidades, então vamos lá?

Lista de curiosidades de Curitiba

Curitiba é uma cidade que possui 432 quilômetros quadrados de extensão, divididos entre regiões urbanas, regiões de preservação ambiental e até mesmo algumas regiões de agricultura, voltadas para a agricultura familiar.

Ao longo de toda essa extensão você encontra pontos turísticos como parques, praças, monumentos, igrejas, observatórios, casas de show, restaurantes, estádios de futebol, e muito mais. Cada um com sua particularidade e até mesmo curiosidade.

Vamos começar com a nossa lista de curiosidades de Curitiba:

  1. Os principais parques de Curitiba, incluindo o zoológico de Curitiba tem acesso gratuito.
  2. Existem diversas opções de restaurante em Curitiba. Um deles é o restaurante panorâmico, onde você pode jantar em um ambiente contemporâneo e curtir a vista da cidade. O nome dele é Terraza 40 e oferece culinária do Uruguai e da Itália. A dica é levar seu amor para um jantar romântico a luz de velas no andar de cima especialmente preparado para os casais.
  3. Também existem restaurantes temáticos, no qual você pode desfrutar de um jantar romântico com estilo da era medieval no Restaurante Calabouço ou então da gastronomia moderna com no estilo Disney no Restaurante La Magique Gastronomique. Cada um com direito a jantares temáticos e a participação de personagens e até mesmo uma “roda gigante” de batata frita!
  4. O restaurante mais tradicional e premiado de Curitiba é o Restaurante Madalosso, que fica localizado no Bairro de Santa Felicidade, um bairro que foi inicialmente formado por italianos e hoje tem a cultura italiana muito forte na região.
  5. Com o transporte coletivo você pode dar uma volta na cidade toda pagando apenas R$ 4,50 que é o valor do ônibus de Curitiba.
  6. A cidade tem bosques, praças e memoriais em homenagem às mais diversas nações do mundo (falarei mais sobre isso adiante).
  7. Você pode a partir de um aplicativo alugar uma bike em Curitiba ou um patinete em Curitiba para tornar seus passeios ainda mais divertidos.
  8. O turismo de aventura também existe por aqui, onde você pode praticar escalada indoor no Campo Base Ginásio de Escalada ou adquirir um pacote para algo mais radical com o pessoal do Aventura Curitiba.
  9. Além dos parques, também existem muitas opções culturais e gastronômicas em Curitiba, com shows que você pode assistir em casas de espetáculo, como o Ópera de Arame, localizado na Pedreira Paulo Leminski.
  10. Existem mais de 10 cafeterias na cidade com ambientes temáticos. O Aventura Curitiba organiza passeios de bike por várias delas com direito a degustação de café. Destaque especial para o Café do Viajante, que tem tudo a ver com a gente, né!
  11. Existem alguns lugares geeks em Curitiba, sendo que em alguns você pode se reunir com seus amigos e jogar jogos de tabuleiro dos mais diversos possíveis. A Fun Box Curitiba tem um acervo de mais de 500 jogos. E na taverna do Dragão (funciona somente nas quintas) você pode inclusive aprender com os instrutores e alugar jogos.
  12. No lugar também tem uma hamburgueria com arena para games, a Cooldown E-Sports n’ Burgers, com telões, tvs e cabines de streaming. No lugar você encontra ainda drinks e lanches temáticos e espaço kids!
  13. Uma cidade tão geek merecia seus próprios eventos para este público, então em 2017 teve o primeiro Geek City que reuniu 25 mil pessoas. Depois da primeira edição, o número só cresceu nas edições seguintes, tornando-se o maior evento geek do sul do país.
  14. Em Curitiba também tem a Zombie Walk Curitiba, a “marcha dos zumbis”, que completou 10 anos em 2019, no maior estilo The Walking Dead.
  15. Na época do Festival de Teatro de Curitiba, que acontece sempre entre final de março e início de abril, você tem a opção de assistir muitos espetáculos gratuitamente nas ruas e pontos turísticos da cidade.
  16. Curitiba tem uma apresentação de natal lindíssima e gratuita no Palácio Avenida é gratuita, sendo financiada pelo Bradesco.
  17. O Largo da Ordem (centro histórico) é onde tem a maior movimentação e barzinhos para seu happy hour, mas o Shopping de Curitiba por exemplo, também tem uma vila gastronômica que merece a visita.
  18. Por falar em vilas gastronômicas, Curitiba tem diversas delas pela cidade feitas com containers com destaque para a Vila Urbana (Centro), o espaço Ca’dore (Bacacheri) e o Mercado Sal (Portão).
  19. Curitiba é uma ótima cidade para passear com crianças com destaque para os famosos parques como o Jardim Botânico, o Bosque Alemão com contação de história ou o Parque Tanguá em Curitiba.
  20. Também existe uma cafeteria especial chamada The Coffee, com uma decoração especial para os pais e também espaço kids, considerado o melhor café de Curitiba.

São muitas coisas para contar, tanto que nas minhas últimas férias eu só “turistei” por aqui, e foi uma delícia! Espero que você também se divirta muito, por isso estou falando de opções das mais diversas possíveis, para atender a todos e você perceber que Curitiba tem de tudo um pouco.

É por isso que Curitiba é indicado tanto para os casais passarem o dia dos namorados, lua de mel ou casamento, assim como para as famílias curtirem passeios com os filhos ou então para solteiros curtirem as festas e agitos da cidade.

>> Leia também: Como é o réveillon em Curitiba

20 curiosidades de Curitiba para a sua viagem

20 curiosidades de Curitiba para a sua viagem

Passeios em Curitiba

Na nossa lista de curiosidades de Curitiba trouxemos várias indicações e sugestões de passeio em Curitiba.

Linha Turismo em Curitiba

Para começar a lista dos passeios, vamos começar com o da Linha Turismo, um ônibus de dois andares com sistema de som integrado que dá informações dos locais por onde está passando.

A Linha Turismo passa por 26 pontos turísticos, entre eles parques, praças, teatros e museus, além do centro histórico e do centro cívico.

É uma ótima opção para o seu primeiro dia de passeio em Curitiba. O primeiro ônibus sai as 9 horas da manhã da praça Tiradentes (o coração da cidade) e depois disso tem ônibus de meia em meia hora até o final da tarde (17:30).

Você adquire o ticket no próprio ônibus, é um cartão turismo de uso individual que custa R$ 50,00 (pagamento somente em dinheiro).

Você pode descer quantas vezes quiser para conhecer os lugares e entrar no próximo ônibus (meia hora depois) sem custo extra.

A volta completa dura três horas e percorre aproximadamente 45 km. Dá para gastar um dia todo conhecendo os parques com o ônibus, até porque seu cartão tem validade de 24 horas.

>> Leia também: Dicas para as férias de julho em Curitiba

O calçadão reserva uma série de atrações para a sua viagem

O calçadão reserva uma série de atrações para a sua viagem

Rua das Flores em Curitiba

Se estiver hospedado no centro de Curitiba, vale o passeio pelo calçadão da Rua XV de Novembro, também conhecida como Rua das Flores.

Dependendo da época do ano você ainda aproveita uma maravilhosa feirinha na Praça Osório, com artesanato e comidas típicas de diversas culturas.

Na época do Natal, o calçadão recebe uma decoração maravilhosa, além de ser onde fica o famoso Palácio Avenida, onde as crianças se apresentam.

Observe durante seu passeio os mais diversos artistas de rua, desenhistas, músicos, artesãos, estátuas vivas, artistas circenses. Tem de tudo, além de várias tribos urbanas  que se encontram ali pelo centro. É uma verdadeira imersão cultural!

>> Leia também: Passeio de trem de Curitiba até Morretes

Relógio de Flores - Curitiba - PR

Relógio de Flores em Curitiba – PR

Prédios históricos de Curitiba

Existem diversos prédios históricos de Curitiba, próximo do início do calçadão, temos a Biblioteca Pública do Paraná, fundada em 1857.

Ela possui um acervo de cerca de 600 mil volumes e foi recentemente revitalizada. Possui uma sessão só de braile, uma área para os amantes de xadrez, uma gibiteca com acervo somente para consulta local e um espaço infantil com contação de histórias e oficinas diariamente.

Para ser ainda mais legal, desde 2011 ela tem um projeto para crianças chamado “uma noite na biblioteca” com uma série de atividades gratuitas, iniciando no final da tarde e terminando na manhã seguinte!

>> Leia também: Como é o réveillon em Londrina

Essa é a Universidade Federal do Paraná

Essa é a Universidade Federal do Paraná

Outras atrações do calçadão de Curitiba

No calçadão de Curitiba você encontra ainda a tradicional Confeitaria das Famílias, fundada há mais de 70 anos por um imigrante espanhol e mais a frente, uma loja especial de lembranças do Paraná.

Na outra ponta do calçadão, você vai chegar na Praça Santos Andrade, onde fica localizado o prédio histórico da Universidade Federal do Paraná.

Também fica o Centro Cultural Teatro Guaíra, o mais tradicional e histórico da cidade, e muito acessível. Vale a pena conferir a agenda de espetáculos, sendo que em alguns domingos pela manhã acontecem apresentações da Orquestra Sinfônica do Paraná ou do Ballet com preços populares.

Não muito longe dali temos o Passeio Público, onde você poderá observar algumas aves e alguns outros pequenos animais, bem no centro da cidade.

O Centro Histórico é o lugar onde você pode encerrar seu passeio com um happy hour nos famosos barzinhos do Largo da Ordem.

Pode ainda chegar facilmente no famoso Museu Oscar Niemeyer, o “Museu do Olho”, para uma visita. Ele funciona das 10 h às 18 h com ingressos na faixa de R$ 20.

>> Leia também: O que mais gostamos da nossa visita ao Museu Oscar Niemeyer

O Museu Oscar Niemeyer é uma das dicas de viagem para Curitiba

O Museu Oscar Niemeyer é uma das dicas de viagem para Curitiba

Noite de Curitiba

A Noite de Curitiba oferece muitas opções e vou falar da minha favorita, o Curitiba Comedy Club, pois é o que dizem: “rir é o melhor remédio”.

Ao estilo dos Comedy Club americanos, o lugar é muito agradável e tem até aquela coisa de “microfone aberto” que vemos nos filmes e você pode se arriscar se chegar antes do show começar.

Os petiscos são deliciosos e as sobremesas então, nem se fala! Destaque para a porção de churros!

3 dicas de Curitiba

  • DICA 1: Toda vez que sair, tenha em mente que o clima em Curitiba é um pouco “temperamental”. Em Curitiba sempre pode chover e sempre pode esfriar, enfim, a temperatura em Curitiba é sempre uma surpresa! Então leve sempre seu kit: jaqueta e guarda-chuva.
  • DICA 2: Se o dia estiver com céu aberto, compensa você parar na Torre Panorâmica (não é a mesma do restaurante panorâmico). Lá você tem uma vista maravilhosa da cidade de todos os lados, pois a torre é redonda. Em cada um dos pontos cardeais dentro da torre, você encontra um mapa fixo que te ajuda a entender que parte da cidade está vendo.
  • DICA 3: Se você for visitar a Biblioteca Municipal, dê uma olhada numa pastelaria pequenininha do outro lado da rua, se chama “Pastelaria Brasileira”. Quem olha assim não sabe, mas ela ganhou diversos prêmios de melhor pastel de Curitiba. Vale conferir, tem pastel a partir de R$ 6.
Ópera de Arame em Curitiba

Ópera de Arame em Curitiba

Como chegar até Curitiba

Agora que você já sabe algumas curiosidades de Curitiba, vamos ver como você pode chegar até a cidade para curtir tudo o que a cidade tem para oferecer.

Passagem aérea para Curitiba

O principal meio de transporte para chegar até Curitiba é de avião, através do Aeroporto de Curitiba. Importante dizer que ele não é exatamente em Curitiba.

O Aeroporto Internacional Afonso Pena fica localizado no município de São José dos Pinhais, distante aproximadamente 17 km do centro de Curitiba.

Mas não se preocupe, há muita facilidade ao sair do aeroporto, seja de carro, táxi, Uber, ou ônibus executivo que vai diretamente para o centro. Também existe uma “estação tubo” que é uma parada do transporte público bem na porta do aeroporto.

Para pesquisar o preço das passagens aéreas, você pode consultar o site da Max Milhas, que inclusive faz pesquisa de preços de passagens com milhas, muitas vezes mais barato.

>> Consultar preço de passagens aéreas

Esse é o aeroporto de Curitiba

Esse é o aeroporto de Curitiba

Caminho terrestre para Curitiba

Para chegar até Curitiba por meio terrestre vai depender do seu ponto de partida. Vindo de Santa Catarina, o principal caminho é pela BR-101 e depois BR-376. Vindo de São Paulo, o caminho principal passa pela BR-116.

Se você vem de ônibus, saiba que a rodoviária de Curitiba fica localizada bem no centro, em uma região cercada por hotéis.

Para consultar preço de passagens de ônibus para Curitiba, você pode pesquisar em sites como do ClickBus que faz a consulta em várias viações do Brasil.

>> Clique para fazer consultar passagens de ônibus

Hospedagem em Curitiba

Por falar em hospedagem, existem muitas opções de hotel em Curitiba, desde os famosos hotéis da linha Ibis, com destaque para o Ibis Shopping, além de vários outros hotéis maiores e com estrutura de resort ou spa, com o Grand Hotel Rayon.

Outro hotel que merece destaque é o Bourbon Convention Hotel, de categoria 5 estrelas, localizado no centro, com piscina e café da manhã delicioso, com diárias a partir de R$ 332,00.

>> Consultar mais opções de hotel

Uma das opções para quem busca boa hospedagem é o Hotel Bourbon de Curitiba

Uma das opções para quem busca boa hospedagem é o Hotel Bourbon de Curitiba

Finalizando

Como eu disse no começo do texto, é muita coisa para falar. O que acha de eu voltar outro dia e contar mais um pouco da cidade de Curitiba?

Aqui nesse artigo falamos sobre as curiosidades de Curitiba, sobre alguns dos principais pontos turísticos, os passeios que podem ser feitos e também dicas para chegar e se hospedar na cidade.

Agora queremos ouvir você! Deixe nos comentários suas perguntas e curiosidades e eu volto contando tudo o que você precisa saber para se divertir muito por aqui!

Abraço e até o próximo artigo!

Grace
Grace traz histórias e aventuras por Curitiba e região (cidade onde mora) e também dicas de lugares de João Pessoa, onde morou lá por 2 anos.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacote Passagem Hotel Carro Seguro Ingressos Chip Mala Ônibus Cruzeiro Câmbio Cartão Financ. Conta Guia Fotógrafo
Mais