Para onde voce quer viajar?

Em 2009, o blog teve semanas importantes em termos de viagens internacionais. Foi quando o blogueiro começou o processo de tirar o passaporte e solicitar o visto para um consulado internacional. Pode ter certeza que nesse processo todo surgiram muitas e muitas dúvidas com todos os trâmites necessários para passaportes, principalmente em como tirar o passaporte.

Foi com base nessa experiência vivida que o Vida de Turista criou esse post para ajudar você a retirar suas dúvidas sobre passaporte e como fazer o passaporte, assim como a solução de dúvidas sobre o visto que você encontra no post Como solicitar um visto.

O que é o passaporte

Quem nunca viajou para fora do país, sempre escutou falar sobre o passaporte, mas de fato não entendia e não buscava maiores informações sobre ele até vir a necessidade de criar um passaporte.

Em resumo, o passaporte é um documento de identidade e esse documento de identidade somente pode ser emitido por um órgão nacional que atesta que a pessoa é de um determinado país e lhe dá a permissão em nome desse país para cruzar a fronteira de um país estrangeiro.

O passaporte também pode ser considerado o passe de entrada para sua viagem ao exterior. A maioria dos países exige o passaporte na alfândega de suas fronteiras. Esses países conseguem assim manter um controle das pessoas que visitam e estão no país, além de manter um maior controle no fluxo das viagens, o que acaba sendo muito útil para os consulados e embaixadas internacionais.

Porém, alguns países não exigem o passaporte para entrada de estrangeiros de acordo com o país de origem do viajante. Isso vale principalmente quando os países tem um acordo recíproco entre eles, permitindo trânsito livre entre os mesmos. Por isso é importante você verificar se o país em que você vai viajar exige sim ou não o documento passaporte.

Tipos de passaportes

Existem alguns tipos de passaportes que dão diferentes permissões para quem os utiliza (até com cores dos passaportes diferentes). Os tipos de passaporte existentes são:

  • Passaporte comum (azul)
  • Passaporte oficial (verde)
  • Passaporte diplomático (vermelho)
  • Passaporte laissez-passer (vermelho escuro)
  • Passaporte estrangeiros (amarelo)
  • Passaporte emergência (azul claro)
Como tirar o passaporte

Como tirar o passaporte

Aqui no Brasil, o órgão nacional que emite os passaportes para os brasileiros é a PF (Polícia Federal), onde é necessário um agendamento que pode ser feito pela internet através do site da Polícia Federal.

Documentos para emissão do passaporte

No site vão ser pedidos uma série de informações e documentos para passaporte que vão ser necessários na hora do agendamento passaporte e atendimento. Os documentos necessários para tirar o passaporte padrão são:

  • Documento de identidade
  • Título de eleitor
  • Quitação com o serviço militar obrigatório
  • Certificado de naturalização para os naturalizados
  • Comprovante bancário de pagamento da Guia de Recolhimento da União
  • Passaporte anterior (se houver)
  • CPF

A GRU (Guia de Recolhimento da União) é a taxa cobrada pelo Governo para a criação do passaporte, onde muitos o consideram o preço do passaporte e essa guia pode ser paga em qualquer banco até sua data de vencimento. Para mim o preço foi de R$ 156,07 em 2009. Em 2014, o preço continuava o mesmo.

Como tirar o passaporte

Para tirar passaporte a presença da pessoa é obrigatória tanto na hora da apresentação dos documentos como na retirada do passaporte. Na hora da apresentação dos documentos é que vai ser tirada a fotografia e serão recolhidas as digitais, assim como solicitada a assinatura do requerente no documento.

O atendimento em geral é rápido e dependendo o local onde você fará o passaporte brasileiro há uma grande movimentação de pessoas.

Por isso, quando você for emitir um passaporte novo, fique atento em todas essas informações pra garantir que você tenha o seu passaporte emitido tranquilamente.

E você já vivenciou essa experiência de tirar o passaporte? Já tem o passaporte carimbado de viagens internacionais? Deixe sua opinião e ajude outros leitores também a tirar passaporte.

Abraço e até o próximo post!

Tags: ,


72 Comentários on Como tirar o passaporte

  1. inquietos disse:

    Bacana sua dica!
    Nem todos sabem dar os primeiros passos para a retirada do passaporte.

    Um grande abraço!

  2. Thiago disse:

    Obrigado Inquietos..
    Eu mesmo era um que não sabia até pouco tempo atrás.. Passei lá no blog de vocês e deixei comentário também..
    Abraço..

  3. Siara Viagens e Turismo disse:

    Suas dicas são muito interessantes, as pessoas precisam mesmo saber algumas coisas sobre vistos e passaportes para não ficarem perdidas na hora de viajar. Vou utilizar suas postagens como fonte para alguns artigos da minha revista on line.

    Siara Viagens e Turismo

  4. Thiago disse:

    Olá Siara..
    É importante mesmo as pessoas saberem e conhecerem o processo pra tirar o passaporte, pois isso facilita bastante..
    Ahh.. E quando utilizar as postagens, só não esquece de citar a fonte, hein? ;)
    Abraço..

  5. muito bom seu blog, adorei mesmo, quando de entra no meu e da uma olhadhttp://henrique199.blogspot.com/a ta ok!

  6. Thiago disse:

    Olá Henrique..
    Que bom que gostou do blog..
    Dei uma passada lá no seu também..
    Abraço..

  7. Anonymous disse:

    Olá
    Boa tarde
    tire uma duvida minha
    eu já tenho o passaporte quando eu o tirei eu era solteira, logo depois eu me casei, depois de quatro anos eu me divorciei…Agora estou querendo ir para fora pra morar com meu pai, eu tenho que tirar outro passaporte que conste que eu estou divorciada… É meio bagunçado, mas espero que tenha intendido rsrsrs
    Obrigada
    Att: Bruna

  8. Thiago disse:

    Olá Bruna..
    Acredito que você precisará tirar um novo passaporte sim..
    Seria até importante, pois já existe o novo modelo de passaporte feito pela Polícia Federal..
    Você precisa também ver se o seu passaporte ainda é válido, pois pelo que me parece já é um passaporte antigo..
    Qualquer dúvida, só perguntar..
    Abraço..

  9. Cristiano Cenci Miorando disse:

    Olá…
    Interessante as dicas…
    Mas tenho uma dúvida…
    Quero tirar o passaporte para quando eu for viajar já te-lo, porém, ainda não tenho previsão de quando vou ir. Estou aguardando retorno de contatos e possiveis oportunidades para trabalho no exterior e em Navio Cruzeiro.
    Assim mesmo eu consigo emitir o passaporte? Se não qual o impedimento?

    Abraço

    cmiorando@gmail.com

  10. Thiago disse:

    Olá Cristiano..
    Como o passaporte é um documento de direito dos cidadãos brasileiros você pode emitir sim em qualquer momento.. Somente precisa separar os documento e pagar a GRU..
    Abraço..

  11. Aleimoel souza do carmo disse:

    ola meu nome e Aleimoel preciso saber se se apenas com o CPF, carteira de trabalho titulo de eleitor e certificado de reservista eu consigo tirar o passaporte pois ainda não tenho a carteira de identidade

  12. Anonymous disse:

    olá….adorei suas dicas, mas tenho uma dúvida meu filho é menor e não irá acompanhado pelos pais e sim com as irmãs…como devo proceder? obrigada

    saletepassuello@terra.com.br

  13. Anonymous disse:

    oá, preceiso saber se criança menor de 2 anos paga o mesmo valor de um adulto, grata

    prince_sa_sara@hotmail.com

  14. Thiago disse:

    Olá Aleimoel..
    Consegue sim porque a carteira de trabalho serve como identidade também..
    Abraço..

  15. Thiago disse:

    Olá Salete..
    De acordo com a lei, é necessário levar todos os documentos necessários do menor, além de uma autorização expressa dos pais (pai e mãe). A presença de um dos pais é indispensável.
    E quando um deles não estiver presente, deve-se levar uma autorização específica para passaporte com firma reconhecida em cartório do mesmo.
    Abraço..

  16. Thiago disse:

    Olá Sara..
    Até onde eu sei e pelo que pesquisei o preço não é diferente para menores..
    Abraço..

  17. Anonymous disse:

    Bom Dia!
    Se puder me orientar agradeço, meu filho tem 3 meses, preciso fazer seu passaporte, seu pai é italiano e no momento está na Itália, mas fizemos uma autorização no cartório que posso viajar com ele para europa. Será que com essa autorização posso fazer seu passaporte? em quanto tempo fica pronto? Obrigado pela sua atenÇão!

  18. Anonymous disse:

    Vou deixar meu email se puder me ajudar,pois preciso fazer ainda este mês o passaporte…sou a mãe do menino de 3 meses…lucy_e_enzo@hotmail.com

  19. rodrigo disse:

    Boa tarde, gostaria de saber se o passaporte de emergencia vale para mais de uma viagem, uma vez que o meu tem validadae de um ano, e pretendo viajar novamente com ele

    obrigado desde ja pelo suporte

  20. Thiago disse:

    Olá Lucy..
    Acredito que com essa autorização você consegue sim, pois ela está assinada em cartório.. O tempo de ficar pronto depende de como está a fila da sua região, mas geralmente é uma semana..
    Abraço..

  21. Thiago disse:

    Olá Rodrigo..
    O passaporte de emergência vale para mais de uma viagem sim, mas você pode ser cobrado de mostrar o documento que justifique a emergência no aeroporto e esse documento tem que ser válido ainda..
    Por isso, o recomendado é que sempre que você voltar de uma viagem de emergência, faça logo o passaporte normal para evitar problemas em outras viagens..
    Abraço..

  22. [...] começou com a necessidade de criar o passaporte, o documento principal de um turista que vai viajar internacionalmente, visto que esse é seu [...]

  23. [...] internacional | Vida de Turista em Lista de códigos DDIViagem internacional | Vida de Turista em Como tirar o passaporteViagem de férias | Vida de Turista em Viagem de presenteDuty Free Shop | Vida de Turista em Viagem [...]

  24. [...] Vida de Turista em Agente de turismo e viagensViagem a Cancún – México | Vida de Turista em Como tirar o passaporteViagem a Cancún – México | Vida de Turista em Cancún – MéxicoPlaya del Carmen [...]

  25. Ed disse:

    Olá…preciso viajar para Asuncion (PAR) no próximo dia 21, não tenho passaporte e perdi o meu RG, e não vai dar tempo de emitir um novo até a data da viagem, minha dúvida é: somente com a carteira de trabalho, CPF, Título e Reservista consigo embarcar no aeroporto???

    • Thiago disse:

      Olá Ed..
      Como a carteira de trabalho é considerada também um documento de identidade, acredito que você vai conseguir embarcar sem problemas, visto que o Paraguai faz parte do Mercosul e tem livre acesso com o Brasil..
      Agora se você perdeu seu RG, você precisa ir numa delegacia e registrar a perda com um Boletim de Ocorrência (BO) para ficar tudo certo com sua documentação e não haver maiores problemas..
      Espero que dê tudo certo e você consiga fazer uma boa viagem..
      Abraço..

  26. Adriana disse:

    Bom dia! Nunca viajei e tenho muitas duvidas. Posso tirar passaporte como outro documento qualquer,sem precisar de uma data prevista para viajar? Quando é tirado o passaporte é obrigatório o visto ou só quando vai viajar? Queria muito conhecer outro país mas tenho muitas dúvidas sobre tudo que tem que ser feito para isso. Não sei nem por onde começar. Já pesquisei em vários sites mas nenhum deles me ajudou muito. Gostaria de ter contato com alguém que já tenha viajado para me explicar passo a passo sobre tudo. Se vc puder me ajudar,poderia mandar informações ao meu email?

    adrianaoliveira05@gmail.com

    Agradeço desde já.

    • Thiago disse:

      Olá Adriana..
      Vamos ver no que posso ajudá-la..
      Podes tirar o passaporte sem data prevista para viajar sim, pois é um direito do cidadão..
      O visto só é obrigatório em países que exigem o visto do Brasil e para quando você for viajar para esse país.. Tem que tirar o visto com antecedência..
      Para viajar para outro país você tem que ter o passaporte, o visto, se necessário e cuidar de alguns detalhes importantes, pois uma viagem para o exterior requer mesmo muitas informações, principalmente sobre o país que você vai viajar..
      Recomendo você ler meu post com dicas de viagens..
      Ali você vai esclarecer e ter muitas informações..
      Se tiver mais alguma dúvida depois de ler o post me procure..
      Abraço..

  27. Cleiton Lima disse:

    Olá,

    Preciso fazer uma viagem ao México,mas como não tenho passaporte, terei que tirar um de emergência. Será que terei algum problema para tirar o visto com o passaporte de emergencia?

    • Thiago disse:

      Olá Cleiton..
      Acredito que não.. O ruim é fazer um passaporte de emergência.. Se paga caro e tem pouca validade.. Só recomendo fazer se é urgência mesmo (tragédia por exemplo)..
      Abraço..

  28. silvania disse:

    Olá,Boa Tarde!

    Gostaria de saber, no caso do passaporte ter sido recolhido fora do Brasil há 08 anos atrás, (então com o prazo de validade já expirado), posso tirar outro passaporte? Quais providencias devo tomar?
    Obridado pela atenção

  29. Lidiane disse:

    Preciso de um help, tenho viagem maracada para a Argentina 01/12, mass acabei de saber que a expedição não pode ter mais de 10 anos e aminha tem 13 . Não dá tempode tirar outra como faço???? HELP MEEEEEEEEE

    Obrigado

  30. Cleide Valeria disse:

    Olá!Ganhei uma passagem para passar minhas férias e não tenho passaporte,vi q ue o agendamento é só para fevereiro.Como consiguir um passaporte para não perder a viagem?

  31. Cleide Valeria disse:

    Minhas féria começam agora,final de dezembro.

  32. Isabel disse:

    Oi tenho 17 anos e quero ir pra espanha esse ano para estudar é preciso do visto e onde tiro.

  33. johnnie disse:

    Tenho visto americano no passaporte oficial. Posso realizar uma viagem turística com este passaporte ou necessito obter visto no passaporte comum?

  34. fatima disse:

    oi bom dia a todos
    me ajudem por favor
    dei entrada no passaport, so que quando preenchi os dados coloquei como de solteira, mas ja estive casada, so que eu nao mudei meu nome de solteira continuei com o mesmo , e minha carteira de trabaho esta como casada sera que terei problema ao entregar os documentos

  35. Fernanda disse:

    Casei e alterei meu nome (coloquei o sobrenome do meu marido), mas ainda não atualizei nenhum dos meus documentos (todos estão com nome de solteira). Vou tirar passaporte e visto americano, consigo tirar com os dados de solteira?

  36. Ana Paula disse:

    Casei e alterei o meu nome(coloquei o sobrenome do meu marido), meus documentos estão todos como de solteira, vou tirar o meu visto americano no dia 09/05/2011, e so agora que me informaram que corro o risco de não conseguir tirar o visto, vc já viu casos deste tipo?

  37. beatriz disse:

    Olá, sou casada a 15 anos, e nunca mudei meus documentos, só na certidao de casamento consta a alteração em meu sobrenome, preciso mudar todos os meus documentos para tirar o passaporte?
    Desde já muito obrigada pela atenção!

  38. lucas disse:

    dei entrada no passaport, mais naofui no dia da receita federal nem paguei, o que faço agora ??

  39. jeferson disse:

    Olá, trabalho como despachante há mais de 10 anos, gostaria de esclarecer mais sobre a retirada de passaporte para vocês interessados em obter.
    Faço a região de SP e garanto o prazo máximo de 01 ou 02 dias para vocês estarem dando a entrada diretamente a policia federal para passaporte e a retirada de 06 dias úteis (o prazo que a policia federal pede para fazer a retirada)e garanto total confiança e credibilidade a você, seu passaporte em sua mão em apenas uma semana !
    Ligue e agende ou tire suas duvidas sobre nosso serviço de passaportes!
    Fazemos qualquer serviço relacionados a Passaporte !
    Documentos necessários: N° do protocolo, data de nascimento, n° de Cpf.
    (11)67057993 Junior

    Está com pressa? Liguem e saibam mais sobre nosso serviço, e tire suas dúvidas sobre passaportes e vistos.

    Ligue Já! ——-> (11) 6705-7993

  40. Yane disse:

    Gostaria de tirar uma duvida. Casei e mudei de nome. Agora estou tirando um novo passaporte ja com o novo nome, porém meu visto ainda e valido por 02 anos e o mesmo possui o nome de solteira. Devo tirar também um novo visto ( nome de passaporte diferente do nome do visto) ou o meu com nome de solteira ainda fica valido por esses 02 anos? Agradeço a ajuda.

  41. ale disse:

    Hoje é necessário se viajar para o exterior. Confira mais informações no seguinte artigo: http://viagemhoje.com/como-tir.....comum.html
    Boa viagem!

  42. Cristina disse:

    Sou alergica nas maos , nao tenho digitais e nao sei como fazer no dia que marquei para fazer o passaporte.O que devo fazer??
    Obrigada .
    Cris.

  43. geraldo gildo galo disse:

    sou casado,estou divorciando mas dei entrada no agendamento pra tirar o passaporte. vou ter que troca-lo assim que divorciado?pois estou saindo de viagem para republica dominicana tenho uma namorada la e pretendo ir pra me casar com ela pergunto isso pode me trazer problemas? ou terei que mudar o passaporte para divorciado por favor ajude-me!!

  44. Liliane disse:

    Olá! Sou casada, mas meu passaporte fiz ainda solteira e é válido. Vou fazer uma viagem agora em Novembro e minha irma comprou a passagem pra mim e colocou meu sobrenome de casada. Meu RG está com o sobrenome de casada, mas o passaporte não. Será q isso vai me dar problema na hr de embarcar, mesmo se eu levar meu RG e a certidão de casamento??

  45. elen disse:

    ola gostaria de uma finformaçao li em um jornal que a policia de fronteira nao esta mas dando carimbo vermelho no passaport de quem esta fora de regola isso e verdade…

  46. cris disse:

    olá eu gostaria de saber como faço para tirar o passaporte do meu sobrinho. sua mãe mora no exterior e seu pai no estado de santa catarina..meu sobrinho mora com minha mãe…se a mãe não estiver presente o pai pode tirar o passaporte?

  47. Adriana disse:

    RESPOSTA PARA A DÚVIDA:
    PERGUNTA: Eu tenho um visto com meu nome de solteira. Agora estou casada e meu nome mudou. Eu preciso de um novo visto?

    RESPOSTA: Não, você não precisa de um novo visto. É possível solicitar entrada nos Estados Unidos com o seu novo passaporte com seu nome de casada e seu passaporte antigo com seu nome de solteira. Caso queira, você também pode levar uma cópia de sua certidão de casamento, que poderá servir de auxílio para esclarecer quaisquer dúvidas. Assegure-se ainda de que seu visto válido não esteja danificado.

  48. Lara disse:

    Olá, gostaria de tentar sanar uma dúvida.
    Tirei o meu passaporte para a viagem de lua de mel 6 meses antes de dar entrada do casamento no cartório. A minha viagem está marcada e resolví acrescentar o sobrenome do futuro marido. Vou viajar para a França, que não exige visto de entrada. Vou precisar modificar o passaporte?

    Atenciosamente;
    Lara

  49. [...] importante lembrar todos os detalhes de uma viagem internacional, sendo o básico separar o passaporte e outros documentos de viagem para garantir a ida e a volta com tranquilidade.A Argentina, por [...]

  50. José Maia disse:

    José Maia
    nem imagunem o que passei no aeroporto de moscovo fez-me lembrar o filme “O terminal” ator Tom Hanks ou seja Maia e sua mulher, chegamos a moscovo ás cinco da tarde hora local depois de ter levantado ás 4 horas portuguêsas mais tres horas da diferença horária, quando chegamos ao local de mostrar os passaportes para podermos embarcar no outro avião que iria para Cazan com chegada dia 24, verificaram que o visto estava com data de entrada dia 24 mas nos estavamos no aeroporto dia 23 ás 5horas, ficamos presos numa zona de passagem da revista do aeroporto numas cadeiras em que não tinhamos acesso a comida nem bebida e era preciso pedir por favor para ir ao WC, Eu já estava a imaginar um filme minha mulher a fazer limpezas de chão e eu arrumar uns carrinhos para podermos comer, todos os russos são autoritários e um em 1000 falava mais ou menos inglês, ficamos sem passaportes sem os bilhetes de enbarque e a nossa mala estava perdida pois não a pudémos levantar, constatamos com várias tentativas de comunicação que só nos iriam dar os passaportes e bilhetes de embarque às 00horas do dia 24 e ainda tinhamos depois de saber onde estava a mala e fazer novo chekin para Cazan, foi necessário eu simular má disposição para alguém nos ajudar como resolver tudo. Só às 00horas é que nos deram malas e passaportes tivemos de correr os dois o aeroporto para poder apanhar o outro voo consiguimos mas tem outra história longa. Malta se algum russo for ao Nosso Portugal façam-nos sofrer como nós sofremos, Já estou no hotel mas com os nervos nem consigo dormir e ainda para agravar temos aqui o celesticio solar que quase não é noite durante 4 horas da noite olhamos para o norte é dia olhamos para o sul é noite – é confuso ” se não fosse por acompanhar a mulher apanhava o primeiro avião para o nosso Portugal. Tenho dito!

  51. priscila disse:

    Gostei muito do seu site e gostaria de colocá-lo como link no blog que estou fazendo sobre hospedagem em casas de resort na Disney. Você permite? Fico no aguardo!

  52. tâmila Lima disse:

    olá thiago.. meu irmao se separou recentemente,mas ainda não se divorciou. Ele quer viajar pro Surimane o mais rápido possivel para trabalhar. Que tipo de documentação seria necessário? de casado ou solteiro? obs: a maioria dos documentos dele são de solteiro,ele só tem a certidão de casado.
    Agradeço muuuuito se me ajudares

  53. kelvin quedes disse:

    foi espulso do exercito militar e resebi o insento de liberasao eu posso tirar o passaporte para viajar para o isterior

  54. FATIMA BARRETO disse:

    Tudo muito bem explicado,me sinto pronta para dar entrada nos papeis para adquirir meu passaporte.Ótimo!!!

  55. rosa maria menezes de lima disse:

    olá gostaria de saber como tirar passaporte para dubai,nunca sai do brasil mas pretendo ir para dubai p trabalho,e queria saber como faço ,adorei encontrar vc tiago p me ajudarmeu divorcio ainda não saiu precisa ,de passaporte p dubai creio que sim , gostaria muito de saber se tem ofertas ou pagar a prestações da passagem me ajuda preciso ir obrigada

  56. iria cristina silva rodrigues disse:

    gostaria de sabe ,,,,meu passaporte esta vencido!qual os documentos tenho que levar para requerer outro?para tiro um visto. sou cameciante ..qual sao os documentos mecesarios? grata iria cristina

  57. jose luiz da silva disse:

    achei excelente as dicas mas achei que precisava da certidão de nacimento

  58. Muito proveitoso o site, Thiago. Tenho dúvidas sobre como proceder e quais os documentos para tirar o passaporte de minha filha menor. Agradeço a resposta.Abraços.

  59. celio ivan disse:

    qual a validade de um passaporte, 1 ano?, 2 ANO?2 ANOS? COMO FUNCIONA SOBRE VALIDADE?

  60. Marcelo disse:

    Muito eficiente.
    Ótimas informações, que ajudam bastante a quem esta iniciando.
    Um abraço, muito obrigado

  61. Manoel disse:

    Estou começando a pesquisar sobre todos os documentos necessários para viajar para o exterior, de fato não sabia nada só ouvia as pessoas falarem mas para mim era algo distante, mas agora surgiu a vontade e a necessidade de viajar. Gostei das informações me ajudou muito. Obrigado.

  62. FÁTIMA disse:

    Maravilha!Não estava conseguindo entrar no site da DPF, vcs me ajudaram muito a sanar minhas dúvidas,grata, abçs.

  63. cleunice ferreira de souza disse:

    amei as suas dicas , esclareceu bem minhas duvida ! abraço

  64. Mayara Rodrigues disse:

    Oii
    Boa tarde
    Fiquei com uma duvida em relação a documentaçao exigida ; quero saber que documento e esse do banco que eles a PF pede para adiquirir o passaporte ???
    Att Mayara

  65. Antonio Castro disse:

    Ola viajei uma vez para a Austrália, irei, em relação ao passaporte qual o tempo de validade, e o visto de turista fiz a viagem em setembro de 2013, preciso tirar outro visto?
    Sou grato as suas dicas
    abraços

  66. Kenya disse:

    Boa Tarde, tenho algumas perguntas a fazer, mas não gostaria de fazer por aqui, me passa teu e-mail se possível for. Obrigada.

  67. Vanessa disse:

    Olá! Pode me ajudar? Pretendo viajar para Punta Cana em dezembro á viagem de lua de mel, se caso eu solicitar o passaporte anterior ao casamento , com documentos de solteira. No momento da viagem já estando casada terá problemas , devido a documentação?

    Obrigada!

  68. marcela de almeida disse:

    Boa noite!
    Casei-me e ainda estou com todos os meus documentos com o nome de solteira, inclusive visto e passaporte.
    O meu nome somente foi alterado na certidão de nascimento.
    Pretendo viajar para fora do país, vou precisar atualizar toda a documentação????

    Marcela

  69. sileia disse:

    olá, tenho 18 anos, e tenho uma duvida.
    minha casou novamente e mudou de nome, é obrigatorio eu mudar o meu também no documento? será que terei problemas lá na frente?
    obrigada

Deixe uma resposta