Passaportes

Como tirar o passaporte

Em 2009, o blog teve semanas importantes em termos de viagens internacionais. Foi quando o blogueiro começou o processo de tirar o passaporte e solicitar o visto para um consulado internacional. Pode ter certeza que nesse processo todo surgiram muitas e muitas dúvidas com todos os trâmites necessários para passaportes, principalmente em como tirar o passaporte.

Foi com base nessa experiência vivida que o Vida de Turista criou esse post para ajudar você a retirar suas dúvidas sobre passaporte e como fazer o passaporte, assim como a solução de dúvidas sobre o visto que você encontra no post Como solicitar um visto.

O que é o passaporte

Quem nunca viajou para fora do país, sempre escutou falar sobre o passaporte, mas de fato não entendia e não buscava maiores informações sobre ele até vir a necessidade de criar um passaporte.

Em resumo, o passaporte é um documento de identidade e esse documento de identidade somente pode ser emitido por um órgão nacional que atesta que a pessoa é de um determinado país e lhe dá a permissão em nome desse país para cruzar a fronteira de um país estrangeiro.

O passaporte também pode ser considerado o passe de entrada para sua viagem ao exterior. A maioria dos países exige o passaporte na alfândega de suas fronteiras. Esses países conseguem assim manter um controle das pessoas que visitam e estão no país, além de manter um maior controle no fluxo das viagens, o que acaba sendo muito útil para os consulados e embaixadas internacionais.

Porém, alguns países não exigem o passaporte para entrada de estrangeiros de acordo com o país de origem do viajante. Isso vale principalmente quando os países tem um acordo recíproco entre eles, permitindo trânsito livre entre os mesmos. Por isso é importante você verificar se o país em que você vai viajar exige sim ou não o documento passaporte.

Tipos de passaportes

Existem alguns tipos de passaportes que dão diferentes permissões para quem os utiliza (até com cores dos passaportes diferentes). Os tipos de passaporte existentes são:

  • Passaporte comum (azul)
  • Passaporte oficial (verde)
  • Passaporte diplomático (vermelho)
  • Passaporte laissez-passer (vermelho escuro)
  • Passaporte estrangeiros (amarelo)
  • Passaporte emergência (azul claro)
Como tirar o passaporte
Como tirar o passaporte

Aqui no Brasil, o órgão nacional que emite os passaportes para os brasileiros é a PF (Polícia Federal), onde é necessário um agendamento que pode ser feito pela internet através do site da Polícia Federal.

Documentos para emissão do passaporte

No site vão ser pedidos uma série de informações e documentos para passaporte que vão ser necessários na hora do agendamento passaporte e atendimento. Os documentos necessários para tirar o passaporte padrão são:

  • Documento de identidade
  • Título de eleitor e comprovantes de votação da última eleição
  • Quitação com o serviço militar obrigatório
  • Certificado de naturalização para os naturalizados
  • Comprovante bancário de pagamento da Guia de Recolhimento da União
  • Passaporte anterior (se houver)
  • CPF

A GRU (Guia de Recolhimento da União) é a taxa cobrada pelo Governo para a criação do passaporte, onde muitos o consideram o preço do passaporte e essa guia pode ser paga em qualquer banco até sua data de vencimento. Para mim o preço foi de R$ 156,07 em 2009. Em 2014, o preço continuava o mesmo.

Como tirar o passaporte

Para tirar passaporte a presença da pessoa é obrigatória tanto na hora da apresentação dos documentos como na retirada do passaporte. Na hora da apresentação dos documentos é que vai ser tirada a fotografia e serão recolhidas as digitais, assim como solicitada a assinatura do requerente no documento.

O atendimento em geral é rápido e dependendo o local onde você fará o passaporte brasileiro há uma grande movimentação de pessoas.

Por isso, quando você for emitir um passaporte novo, fique atento em todas essas informações pra garantir que você tenha o seu passaporte emitido tranquilamente.

E você já vivenciou essa experiência de tirar o passaporte? Já tem o passaporte carimbado de viagens internacionais? Deixe sua opinião e ajude outros leitores também a tirar passaporte.

Abraço e até o próximo post!

Curtiu? Dê seu joinha pra gente!

Sua viagem começa aqui!

Reserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opção de cancelamento gratuito e sem pagamento antecipado!

Precisa alugar um carro? Na RentCars a cobrança é feita em reais, sem IOF e em até 12x sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.

Se quiser viajar para o paraíso, o Zarpo tem os melhores pacotes de viagem.

E não esqueça do seguro viagem. Na Real seguro viagem o pagamento pode ser em até 6x sem juros no cartão ou com desconto de 5% no boleto.

Ao reservar com um parceiro através dos nossos links recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado com novas dicas de viagem. Obrigado! =)

Publicado por

Thiago Cesar Busarello

Thiago Busarello é autor e criador do Vida de Turista, no qual adora viajar e falar do assunto de turismo e viagens, compartilhando dicas e informações de viagens com os leitores.

125 comentários em “Como tirar o passaporte”

  1. Bacana sua dica! Nem todos sabem dar os primeiros passos para a retirada do passaporte. Um grande abraço!

  2. Obrigado Inquietos..
    Eu mesmo era um que não sabia até pouco tempo atrás.. Passei lá no blog de vocês e deixei comentário também..
    Abraço..

  3. Suas dicas são muito interessantes, as pessoas precisam mesmo saber algumas coisas sobre vistos e passaportes para não ficarem perdidas na hora de viajar. Vou utilizar suas postagens como fonte para alguns artigos da minha revista on line.

    Siara Viagens e Turismo

  4. Olá Siara..
    É importante mesmo as pessoas saberem e conhecerem o processo pra tirar o passaporte, pois isso facilita bastante..
    Ahh.. E quando utilizar as postagens, só não esquece de citar a fonte, hein? 😉
    Abraço..

  5. Olá, boa tarde. Tire uma dúvida minha. Eu já tenho o passaporte, quando eu o tirei eu era solteira, logo depois eu me casei. Depois de quatro anos eu me divorciei. Agora estou querendo ir para fora pra morar com meu pai. Eu tenho que tirar outro passaporte que conste que eu estou divorciada? Está meio bagunçado, mas espero que tenha entendido rsrsrs. Obrigada.
    Att: Bruna

  6. Olá Bruna..
    Acredito que você precisará tirar um novo passaporte sim..
    Seria até importante, pois já existe o novo modelo de passaporte feito pela Polícia Federal..
    Você precisa também ver se o seu passaporte ainda é válido, pois pelo que me parece já é um passaporte antigo..
    Qualquer dúvida, só perguntar..
    Abraço..

  7. Olá…
    Interessante as dicas…
    Mas tenho uma dúvida…
    Quero tirar o passaporte para quando eu for viajar já te-lo, porém, ainda não tenho previsão de quando vou ir. Estou aguardando retorno de contatos e possiveis oportunidades para trabalho no exterior e em Navio Cruzeiro.
    Assim mesmo eu consigo emitir o passaporte? Se não qual o impedimento?

    Abraço

    [email protected]

  8. Olá Cristiano..
    Como o passaporte é um documento de direito dos cidadãos brasileiros você pode emitir sim em qualquer momento.. Somente precisa separar os documento e pagar a GRU..
    Abraço..

  9. Olá, meu nome é Aleimoel e preciso saber se apenas com o CPF, carteira de trabalho, título de eleitor e certificado de reservista eu consigo tirar o passaporte? Eu ainda não tenho a carteira de identidade.

  10. Olá Salete..
    De acordo com a lei, é necessário levar todos os documentos necessários do menor, além de uma autorização expressa dos pais (pai e mãe). A presença de um dos pais é indispensável.
    E quando um deles não estiver presente, deve-se levar uma autorização específica para passaporte com firma reconhecida em cartório do mesmo.
    Abraço..

  11. Bom Dia! Se puder me orientar agradeço. Meu filho tem 3 meses, preciso fazer seu passaporte, seu pai é italiano e no momento está na Itália, mas fizemos uma autorização no cartório que posso viajar com ele para Europa. Será que com essa autorização posso fazer seu passaporte? Em quanto tempo fica pronto? Obrigado pela sua atenção!

  12. Boa tarde, gostaria de saber se o passaporte de emergência vale para mais de uma viagem? Uma vez que o meu tem validade de um ano e pretendo viajar novamente com ele. Obrigado desde já pelo suporte.

  13. Olá Lucy..
    Acredito que com essa autorização você consegue sim, pois ela está assinada em cartório.. O tempo de ficar pronto depende de como está a fila da sua região, mas geralmente é uma semana..
    Abraço..

  14. Olá Rodrigo..
    O passaporte de emergência vale para mais de uma viagem sim, mas você pode ser cobrado de mostrar o documento que justifique a emergência no aeroporto e esse documento tem que ser válido ainda..
    Por isso, o recomendado é que sempre que você voltar de uma viagem de emergência, faça logo o passaporte normal para evitar problemas em outras viagens..
    Abraço..

  15. Olá, preciso viajar para Asuncion (PAR) no próximo dia 21, não tenho passaporte e perdi o meu RG. Não vai dar tempo de emitir um novo até a data da viagem. Minha dúvida é: somente com a carteira de trabalho, CPF e título de reservista consigo embarcar no aeroporto???

    1. Olá Ed..
      Como a carteira de trabalho é considerada também um documento de identidade, acredito que você vai conseguir embarcar sem problemas, visto que o Paraguai faz parte do Mercosul e tem livre acesso com o Brasil..
      Agora se você perdeu seu RG, você precisa ir numa delegacia e registrar a perda com um Boletim de Ocorrência (BO) para ficar tudo certo com sua documentação e não haver maiores problemas..
      Espero que dê tudo certo e você consiga fazer uma boa viagem..
      Abraço..

  16. Bom dia! Nunca viajei e tenho muitas dúvidas. Posso tirar passaporte como outro documento qualquer, sem precisar de uma data prevista para viajar? Quando é tirado o passaporte é obrigatório o visto ou só quando vai viajar? Queria muito conhecer outro país, mas tenho muitas dúvidas sobre tudo que tem que ser feito para isso. Não sei nem por onde começar. Já pesquisei em vários sites, mas nenhum deles me ajudou muito. Gostaria de ter contato com alguém que já tenha viajado para me explicar passo a passo sobre tudo. Se você puder me ajudar, poderia mandar informações ao meu e-mail?
    [email protected]
    Agradeço, desde já.

    1. Olá Adriana..
      Vamos ver no que posso ajudá-la..
      Podes tirar o passaporte sem data prevista para viajar sim, pois é um direito do cidadão..
      O visto só é obrigatório em países que exigem o visto do Brasil e para quando você for viajar para esse país.. Tem que tirar o visto com antecedência..
      Para viajar para outro país você tem que ter o passaporte, o visto, se necessário e cuidar de alguns detalhes importantes, pois uma viagem para o exterior requer mesmo muitas informações, principalmente sobre o país que você vai viajar..
      Recomendo você ler meu post com dicas de viagens..
      Ali você vai esclarecer e ter muitas informações..
      Se tiver mais alguma dúvida depois de ler o post me procure..
      Abraço..

  17. Olá, preciso fazer uma viagem ao México, mas como não tenho passaporte, terei que tirar um de emergência. Será que terei algum problema para tirar o visto com o passaporte de emergência?

    1. Olá Cleiton..
      Acredito que não.. O ruim é fazer um passaporte de emergência.. Se paga caro e tem pouca validade.. Só recomendo fazer se é urgência mesmo (tragédia por exemplo)..
      Abraço..

  18. Olá, boa tarde!
    Gostaria de saber, no caso do passaporte ter sido recolhido fora do Brasil há 08 anos atrás, (então com o prazo de validade já expirado), posso tirar outro passaporte? Quais providências devo tomar?
    Obrigado pela atenção.

  19. Preciso de um help, tenho uma viagem marcada para a Argentina em 01/12, mas acabei de saber que a expedição não pode ter mais de 10 anos e a minha tem 13. Não dá tempo de tirar outra, como faço? HELP ME.
    Obrigado.

    1. Olá Lidiane, desculpa a demora em responder a pergunta, mas respondo mesmo assim, já que pode ser a dúvida de outras pessoas.

      Funciona assim:
      – Você pode entrar na Argentina com o RG (documento de identidade) com no máximo 10 anos de idade.
      – O passaporte não é necessário em virtude do acordo entre os países do Mercosul que permite o RG como documento de entrada na Argentina, Uruguai e Paraguai.
      – Agora se você tem o passaporte válido, pode entrar com ele também sem problemas.

      Se não der tempo de emitir outro passaporte ou documento de identidade, sugiro você emitir um passaporte de emergência, justificando bem para o atendente da Polícia Federal. A diferença é que o passaporte de emergência tem no máximo 1 ano de idade do que os demais.

      Abraço!

  20. Olá! Ganhei uma passagem para passar minhas férias e não tenho passaporte. Vi que o agendamento é só para fevereiro. Como conseguir um passaporte para não perder a viagem?

    1. Olá Cleide, uma sugestão quando acontecer situações desse tipo é buscar postos da Polícia Federal mais distantes que possam ter uma menor fila de atendimento.

      Se mesmo assim não for possível emitir um passaporte rapidamente, a solução será recorrer a emissão de um passaporte de emergência.

    1. Olá Isabel, para estudar na Espanha somente será necessário o visto caso o intercâmbio de estudo seja por mais de 90 dias, conforme orientações no site da Embaixada Espanhola:

      “Os cidadãos BRASILEIROS NÃO PRECISAM DE VISTO para entrar e permanecer na Espanha por um máximo de 90 dias em um período de 180, se o propósito da viagem for a realização de atividades não remuneradas (turismo, visita familiar, etc.)”

      Caso necessário, no próprio site da Embaixada Espanhola tem informações sobre toda a documentação necessária. Abraço!

  21. Tenho visto americano no passaporte oficial. Posso realizar uma viagem turística com este passaporte ou necessito obter visto no passaporte comum?

  22. Oi, bom dia à todos! Me ajudem, por favor. Dei entrada no passaporte, mas quando preenchi os dados coloquei como de solteira, só que já estive casada. Eu não mudei meu nome de solteira, continuei com o mesmo. Minha carteira de trabalho está como casada. Será que terei problema ao entregar os documentos?

    1. Olá Fatima, desculpe a demora em responder. Essas questões com os nomes são complicadas. Eu recomendo você atualizar todos os documentos com o nome correto, pois você pode se incomodar na hora de fazer sua viagem. Explicar na hora da viagem o porquê do nome estar dessa forma é sempre mais complicado. Abraço!

  23. Casei e alterei meu nome (coloquei o sobrenome do meu marido), mas ainda não atualizei nenhum dos meus documentos (todos estão com nome de solteira). Vou tirar passaporte e visto americano, consigo tirar com os dados de solteira?

    1. Olá Fernanda, desculpe a demora em responder. Como você vai tirar o passaporte e visto agora, recomendo alterar todos os documentos primeiro. Assim na hora de sua viagem todos os documentos estarão corretos, com validades atualizadas e você não terá mais com que se preocupar. Abraço!

  24. Casei e alterei o meu nome (coloquei o sobrenome do meu marido), meus documentos estão todos como de solteira, vou tirar o meu visto americano no dia 09/05/2011, e só agora que me informaram que corro o risco de não conseguir tirar o visto. Você já viu casos deste tipo?

  25. Olá, sou casada a 15 anos e nunca mudei meus documentos. Só na certidão de casamento consta a alteração em meu sobrenome. Preciso mudar todos os meus documentos para tirar o passaporte?
    Desde já, muito obrigada pela atenção!

  26. Olá, trabalho como despachante há mais de 10 anos, gostaria de esclarecer mais sobre a retirada de passaporte para vocês interessados em obter.
    Faço a região de SP e garanto o prazo máximo de 01 ou 02 dias para vocês estarem dando a entrada diretamente a Polícia Federal para passaporte e a retirada de 06 dias úteis (o prazo que a Polícia Federal pede para fazer a retirada), e garanto total confiança e credibilidade a você. Seu passaporte em sua mão em apenas uma semana!
    Ligue e agende ou tire suas dúvidas sobre nossos serviços de passaportes!
    Fazemos qualquer serviço relacionados a passaporte!
    Documentos necessários: n° do protocolo, data de nascimento, n° de CPF.

  27. Gostaria de tirar uma dúvida. Casei e mudei de nome. Agora estou tirando um novo passaporte já com o novo nome, porém meu visto ainda é válido por 02 anos e o mesmo possui o nome de solteira. Devo tirar também um novo visto (nome de passaporte diferente do nome do visto) ou o meu com nome de solteira ainda fica válido por esses 02 anos? Agradeço a ajuda.

    1. Olá Yane, desculpe a demora em responder. É uma situação complicada porque depende do atendente da alfândega que você pegar na sua viagem. Se você pegar um atendente mal-humorado, pode ser que ele impeça você de entrar no país. O certo sempre é ter o mesmo nome no passaporte, no visto e na passagem aérea. No seu caso, minha sugestão é levar os dois passaportes, o visto no passaporte antigo, a certidão de casamento e estudar se o país que você vai visitar tem restrições quanto a comprovação da certidão de casamento em diferentes países. Eu não renovaria o visto antes do prazo de expiração, pelo preço e por todo o incômodo que é tirar o visto. Mas se para você não for problema esses itens, claro, então o mais indicado será emitir o novo visto. Abraço!

  28. Sou alérgica nas mãos, não tenho digitais e não sei como fazer no dia que marquei para fazer o passaporte. O que devo fazer? Obrigada.
    Cris.

    1. Olá Cristina, desculpe a demora em responder. Eu ainda não conhecia nenhum caso como o seu, mas acredito que o melhor a ser feito é explicar o seu caso para a pessoa que irá atender você na PF. Abraço!

  29. Sou casado, estou me divorciando, mas dei entrada no agendamento pra tirar o passaporte. Vou ter que trocar assim que me divorciar? Estou saindo de viagem para República Dominicana e tenho uma namorada lá, pretendo ir pra me casar com ela. Pergunto, isso pode me trazer problemas? Terei que mudar o passaporte para divorciado, por favor, ajude-me!

    1. Olá Geraldo, no seu caso, como não tem alteração de nome no passaporte, entendo que não tem problema. Você pode manter seu passaporte ativo até vencer a validade. Assim que terminar o prazo de validade você abre um processo para emissão de novo passaporte. Abraço!

  30. Olá! Sou casada, mas meu passaporte fiz ainda solteira e é válido. Vou fazer uma viagem agora em Novembro e minha irmã comprou a passagem pra mim e colocou meu sobrenome de casada. Meu RG está com o sobrenome de casada, mas o passaporte não. Será que isso vai me dar problema na hora de embarcar, mesmo se eu levar meu RG e a certidão de casamento?

    1. Olá Liliane, o correto é alterar seu passaporte também para seu nome de casada e ter todos os documentos atualizados, mas nada impede você de arriscar. O que pode acontecer é alguém da alfândega questionar e você se incomodar. Boa sorte. Abraço!

  31. Olá, gostaria de uma informação. Li em um jornal que a Polícia de fronteira não está mais dando carimbo vermelho no passaporte de quem está fora de regola isso é verdade?

    1. Olá Elen, acredito que não seja verdade essa informação. O carimbo vermelho é dado pelos policiais de alfândega quando você está a mais tempo do que o permitido no país, impedindo você voltar para esse país se tiver um carimbo vermelho no passaporte. Por mais que hoje em dia eles tenham outros controles, inclusive por bases de dados digitais, o carimbo vermelho continua sendo uma forma de invalidar acessos de estrangeiros aos países. Se você puder informar o nome do jornal e o país que você leu essa reportagem poderei ajudar mais. Abraço!

  32. Olá, eu gostaria de saber como faço para tirar o passaporte do meu sobrinho. Sua mãe mora no exterior e seu pai no estado de Santa Catarina. Meu sobrinho mora com minha mãe. Se a mãe não estiver presente o pai pode tirar o passaporte?

    1. Olá Cris, no caso dos menores de idade o correto seria o acompanhamento de ambos os pais na retirada do passaporte. Como no seu caso isso não é possível, a PF disponibiliza três modelos de formulários diferentes no seu site http://www.pf.gov.br/servicos/passaporte/documentacao-necessaria/documentacao-para-passaporte-comum/documentacao-para-menores-de-18-anos para autorização de expedição de passaporte. Lembrando que é obrigatório o menor estar presente no dia da retirada do passaporte. Espero ter ajudado. Abraço!

  33. Resposta para a dúvida:
    PERGUNTA: Eu tenho um visto com meu nome de solteira. Agora estou casada e meu nome mudou. Eu preciso de um novo visto?

    RESPOSTA: Não, você não precisa de um novo visto. É possível solicitar entrada nos Estados Unidos com o seu novo passaporte com seu nome de casada e seu passaporte antigo com seu nome de solteira. Caso queira, você também pode levar uma cópia de sua certidão de casamento, que poderá servir de auxílio para esclarecer quaisquer dúvidas. Assegure-se ainda de que seu visto válido não esteja danificado.

  34. Olá, gostaria de tentar sanar uma dúvida.
    Tirei o meu passaporte para a viagem de lua de mel 6 meses antes de dar entrada do casamento no cartório. A minha viagem está marcada e resolvi acrescentar o sobrenome do futuro marido. Vou viajar para a França, que não exige visto de entrada. Vou precisar modificar o passaporte?

    Atenciosamente;
    Lara

    1. Olá Lara, o correto realmente é fazer um novo passaporte com o nome correto. Mas nada impede você de arriscar e alterar o seu nome depois para a próxima viagem. Leve consigo sua certidão de casamento. Abraço!

  35. Nem imaginem o que eu passei no aeroporto de Moscovo. Fez-me lembrar o filme “O terminal” ator Tom Hanks ou seja Maia e sua mulher. Chegamos a Moscovo ás cinco da tarde hora local, depois de ter levantado ás 4 horas portuguesas mais três horas da diferença horária. Quando chegamos ao local de mostrar os passaportes para podermos embarcar no outro avião que iria para Canza com chegada dia 24, verificaram que o visto estava com data de entrada dia 24, mas nos estávamos no aeroporto dia 23 ás 5 horas. Ficamos presos em uma zona de passagem da revista do aeroporto em umas cadeiras em que não tínhamos acesso a comida nem bebida e era preciso pedir por favor para ir ao WC. Eu já estava a imaginar um filme. Minha mulher a fazer limpezas de chão e eu arrumar uns carrinhos para podermos comer. Todos os russos são autoritários e um em 1000 falava mais ou menos inglês. Ficamos sem passaportes, sem os bilhetes de embarque e a nossa mala estava perdida, pois não a pudemos levantar, constatamos com várias tentativas de comunicação que só iriam nos dar os passaportes e bilhetes de embarque às 00 horas do dia 24 e ainda tínhamos depois de saber onde estava a mala e fazer novo check-in para Canza. Foi necessário eu simular má disposição para alguém nos ajudar como resolver tudo. Só às 00 horas é que nos deram as malas e passaportes. Tivemos de correr os dois o aeroporto para poder apanhar o outro voo. Conseguimos, mas tem outra história longa. Malta se algum russo for ao nosso Portugal façam-nos sofrer como nós sofremos. Já estou no hotel, mas com os nervos nem consigo dormir e ainda para agravar temos aqui o celestítico solar que quase não é noite durante 4 horas da noite. Olhamos para o norte é dia, olhamos para o sul é noite. É confuso se não fosse por acompanhar a mulher apanhava o primeiro avião para o nosso Portugal. Tenho dito!

    1. Olá José, esse tipo de situação é bem complicada, por isso sempre devemos ter nossos documentos o mais corretos possível. Obrigado por dividir sua experiência conosco. Fique à vontade e volte quando quiser. Abraço!

  36. Gostei muito do seu site e gostaria de colocá-lo como link no blog que estou fazendo sobre hospedagem em casas de resort na Disney. Você permite? Fico no aguardo!

  37. Olá Thiago, meu irmão se separou recentemente, mas ainda não se divorciou. Ele quer viajar pro Suriname o mais rápido possível para trabalhar. Que tipo de documentação seria necessário? De casado ou solteiro? OBS: a maioria dos documentos dele são de solteiro, ele só tem a certidão de casado. Agradeço muito se me ajudares.

    1. Olá Tâmila, desculpe a demora em responder. Muito provavelmente seu irmão não alterou o nome dele nos documentos o que permite a ele viajar mesmo com os documentos desatualizados. O correto sempre é ter o nome do passaporte igual ao nome da passagem aérea e do visto de viagem. Abraço!

  38. Fui expulso do exército militar e recebi o isento de libertação. Eu posso tirar o passaporte para viajar para o exterior?

  39. Tudo muito bem explicado, me sinto pronta para dar entrada nos papeis para adquirir meu passaporte. Ótimo!!!

  40. Olá, gostaria de saber como tirar passaporte para Dubai? Nunca sai do Brasil, mas pretendo ir para Dubai para trabalhar, e queria saber como faço? Adorei encontrar você Thiago para me ajudar. Meu divorcio ainda não saiu. Precisa de passaporte pra Dubai? Creio que sim. Gostaria muito de saber se tem ofertas ou pagar a prestações da passagem? Me ajuda, preciso ir. Obrigada.

    1. Olá Rosa, dê uma lida no nosso post logo acima, nele está descrito quais são os documentos e procedimentos necessários para tirar seu passaporte. Lembrando que para trabalhar fora do país é preciso ter um visto de trabalho. Também será preciso se informar sobre isso. Abraço!

  41. Gostaria de saber se meu passaporte está vencido! Qual os documentos tenho que levar para requerer outro? Para tirar um visto, sou comerciante. Qual são os documentos necessários? Grata, Iria Cristina.

    1. Olá Iria, para renovar é a mesma coisa que tirar um novo. Dá uma lida no post logo acima, nele está descrito quais são os documentos e procedimentos necessários para tirar seu passaporte. Para visto é importante saber para qual país será o visto. Cada país tem suas particularidades. Abraço!

    1. Olá José, a certidão de nascimento atualizada é obrigatória somente para crianças menores de 12 anos que ainda não possuam documento de identidade ou para pessoas que tenham seu nome alterado por decisão judicial também devem apresentar uma certidão de nascimento atualizada com as averbações necessárias. Abraço!

  42. Muito proveitoso o site, Thiago. Tenho dúvidas sobre como proceder e quais os documentos para tirar o passaporte de minha filha menor. Agradeço a resposta. Abraços.

    1. Olá Gleids, que bom que gostou do blog. Os documentos para retirada de passaporte são os mesmos citados acima no texto, só no caso da criança ter menos de 12 anos e não possuir documento de identidade este poderá ser substituído pela certidão de nascimento atualizada. A PF disponibiliza três formulários que podem ser apresentados no caso do menor, daí depende de como será realizada a viagem. Lembrando que menores de 18 anos devem ser acompanhados de ambos os pais ao fazer a emissão do passaporte. Qualquer dúvida, estou à disposição. Abraço!

    1. Olá Celio, para pessoas com 18 anos completos ou mais o passaporte tem validade de 10 anos. Já para menores de 18 anos a validade depende da idade, por exemplo: de 0 a 1 ano incompleto a validade é de 1 ano; de 1 ano completo até 2 anos incompletos a validade é de 2 anos; de 2 anos completos a 3 anos incompletos a validade é de 3 anos; de 3 anos completos a 4 anos incompletos a validade é de 4 anos e de 4 anos completos até 18 anos incompletos a validade é de 5 anos. Espero ter esclarecido. Abraço!

  43. Muito eficiente.
    Ótimas informações que ajuda bastante a quem está iniciando.
    Um abraço, muito obrigado.

  44. Estou começando a pesquisar sobre todos os documentos necessários para viajar para o exterior, de fato não sabia nada só ouvia as pessoas falarem, mas para mim era algo distante, agora surgiu a vontade e a necessidade de viajar. Gostei das informações me ajudou muito. Obrigado.

  45. Maravilha! Não estava conseguindo entrar no site da PF, vocês me ajudaram muito a sanar minhas dúvidas. Grata, abraços.

  46. Oi, boa tarde. Fiquei com uma dúvida em relação a documentação exigida. Quero saber que documentos e o que é esse do banco que a PF pede para adquirir o passaporte?
    Att. Mayara

    1. Olá Mayara, você deve estar falando da GRU (Guia de Recolhimento da União) é a taxa cobrada pelo Governo para a criação do passaporte, onde muitos o consideram o preço do passaporte e essa guia pode ser paga em qualquer banco até sua data de vencimento. Abraço!

  47. Olá, viajei uma vez para a Austrália. Em relação ao passaporte, qual o tempo de validade e o visto de turista? Fiz a viagem em setembro de 2013. Preciso tirar outro visto?
    Sou grato as suas dicas. Abraços.

    1. Olá Antonio, hoje a validade do passaporte é de 10 anos. Mas o ideal no seu caso é verificar a validade no seu passaporte e também verificar a validade do seu visto ambos diretamente no documento emitido. Abraço!

  48. Boa tarde, tenho algumas perguntas a fazer, mas não gostaria de fazer por aqui, me passa teu e-mail se possível for. Obrigada.

  49. Olá! Pode me ajudar? Pretendo viajar para Punta Cana em dezembro á viagem de lua de mel, se caso eu solicitar o passaporte anterior ao casamento, com documentos de solteira. No momento da viagem já estando casada terá problemas, devido a documentação?
    Obrigada!

    1. Olá Vanessa, infelizmente é bem isso mesmo. Na hora da compra da passagem para a viagem de lua de mel sugiro ainda utilizar seu nome de solteira, assim ele fica igual ao nome do passaporte. Mais à frente você faz a troca de todos os documentos. Abraço!

  50. Boa noite! Casei-me e ainda estou com todos os meus documentos com o nome de solteira, inclusive visto e passaporte.
    O meu nome somente foi alterado na certidão de nascimento. Pretendo viajar para fora do país, vou precisar atualizar toda a documentação?
    Marcela.

  51. Olá, tenho 18 anos e tenho uma duvida. Minha casou novamente e mudou de nome, é obrigatório eu mudar o meu também no documento? Será que terei problemas lá na frente?
    Obrigada.

  52. Vou solicitar meu primeiro visto, quando casei mudei meu nome, todos meus documentos estão como solteira, inclusive passaporte que vence somente em 2017. Preciso atualizar toda minha documentação? Solicito o visto com o nome de solteira ou casada?

  53. Puxa, agora eu sei como tirar meu passaporte, só pedem documentos de mais. Poderia ser apenas identidade, CPF e referência onde mora. Quero apenas tirar umas férias nos EUA. Mas é lei, então vou cumprir as regras.

  54. Dei entrada no meu passaporte e da minha tia. Já estou com tudo pago e todos os documentos em mãos. Vamos viajar dia 20 de abril e está marcado para irmos lá dia 31 de março. Para comprar as passagens precisa do número do passaporte e queríamos comprar com antecedência. O caso é de turismo o que posso fazer? Me ajudem por favor. Sou de Fortaleza – CE.

    1. Olá Júnior, desculpa a demora em responder. Para uma viagem para o exterior é necessário ter o passaporte em mãos antes do momento da compra porque dependendo do país da viagem, a companhia aérea pode solicitar essa informação. Abraço!

  55. Olá, me casei em agosto de 2014 e ainda não alterei meus documentos. Tirei o passaporte com o nome de solteira, e estou tentando tirar o visto. Posso ir a entrevista com os documentos com nome de solteira e levar a certidão de casamento, ou devo alterar meus documentos antes? Só tenho, CNH, carteira de trabalho, título e passaporte, todos com nome de solteira. Como devo preencher o formulário?

  56. Bom dia! Por gentileza me informe como faço pra tirar o passaporte, se meu RG ainda está de solteira? Eu coloco meu sobrenome que está na certidão de casamento, ou coloco que sou solteira?

  57. Olá boa noite, em julho agora estou querendo ir para Itália e gostaria de saber se preciso emitir algum documento que confirme que sou descendente de italiano ou só o passaporte mesmo? Ficarei lá apenas um mês que é minhas férias de trabalho, depois retornaria ao Brasil.

  58. Olá. . Tenho 17 anos .. fiz meu passaporte no Brasil com 16 anos e minha mãe coloco a autorização : ( o titular enquanto menor …. ).
    Ano que vem faço 18 posso viajar com o mesmo passaporte?
    Obgda -Franciele

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *