Baixe Grátis nosso Kit de Planejamento de Viagem! Clique Aqui!

Novo passaporte brasileiro

Como muitos dos leitores do Vida de Turista vem em busca de informações sobre passaporte, venho informar que um novo passaporte brasileiro foi criado dando uma roupagem nova ao antigo passaporte que já durava há anos.

A novidade está na capa que ganhou cinco estrelas tendo referência aos cinco países membros do Mercosul: Brasil, Paraguai, Uruguai, Argentina e Venezuela. Elas também lembram a constelação do Cruzeiro do Sul. Outra novidade são as legendas em dourado na escrita das palavras “República Federativa do Brasil”, “Passaporte” e “Mercosul”.

Mecanismos de segurança no novo passaporte brasileiro foram reforçados aumentando a segurança dos dados contidos no chip, assinatura digital e alteração da imagem invisível fluorescente.

Mas não foi só isso que mudou, com essa novidade também ganhamos o dobro do tempo nas renovações de passaporte, pois a validade passa a ser de 10 anos, onde antigamente era de 5 anos. O contra é que com isso o custo para emissão foi reajustado em 65% passando a ser R$ 257,25, sendo que antes pagávamos R$ 156,07. No final das contas ainda será vantajoso, pois o valor do novo passaporte brasileiro também poderia ter sido dobrado.

Minha experiência com o novo passaporte brasileiro

Infelizmente acabei no final do ano passado fazendo meu passaporte e ainda não tive a oportunidade de realizar uma viagem internacional. Se tivesse esperado mais um pouco estaria desfrutando dos benefícios do novo passaporte brasileiro. E se você como eu possui o passaporte antigo, não se preocupe, já que você ainda pode fazer uso dele até o fim da validade e aí sim fazer a renovação do mesmo.

Para outras informações sobre passaporte consulte nosso texto sobre Como tirar passaporte e também nosso texto sobre Como renovar passaporte. Qualquer outra informação, só deixar um comentário.

Abraço até o próximo post.

Thiago Cesar Busarello
Thiago Busarello é autor e criador do Vida de Turista, no qual adora viajar e falar do assunto de turismo e viagens, compartilhando dicas e informações de viagens com os leitores.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Comentários:
Vanessa Farinazo Pampuri disse:

Ola,
Poderia me informar se tem algum programa de desconto ou gratuidade do governo para que idosos a cima de 60 anos tirem o passaporte sem custo ou com custo reduzido.
Obrigada

Thiago Cesar Busarello disse:

Olá Vanessa, obrigado pela visita, desconheço qualquer programa do governo nesse sentido.

Roberta Oliveira disse:

Boa noite.Tenho ainda 06 meses para o vencimento de meu passaporte (modelo antigo).Saberia me dizer se posso renovar antes do vencimento?Pois acredito estar fora no período de vencimento.Obrigada.

Thiago Cesar Busarello disse:

Olá Roberta, pode renovar o passaporte antes do vencimento sem problemas. Maiores informações sobre a renovação você pode encontrar nesse link. Abraço!

Pacote Passagem Hotel Carro Seguro Ingressos Chip Mala Ônibus Cruzeiro Câmbio Cartão Financ. Conta Guia Fotógrafo
Mais