Consulados e embaixadas

Quando você precisa tirar um visto de viagem para um país que você vai visitar, geralmente você precisa ir a um consulado para conseguir o mesmo.

Algumas agências de viagens conseguem preparar toda documentação necessária para o visto e até mesmo buscá-lo para você no consulado, mas isso depende das regras do país que você vai viajar.

Os consulados são departamentos públicos do governo em outro país com o objetivo de proteger os cidadãos daquele país fora do país. São representados pelo cônsul que é o agente oficial de uma nação em território estrangeiro. Representam os cidadãos do país.

Diferente dos consulados, as embaixadas são os órgãos governamentais onde estão representados um país e chefiam a missão diplomática de seu país. São representadas pelo embaixador que é o representante do chefe de um Estado numa corte estrangeira. Ou seja, representam o país.

Ambos cônsules e embaixadores acima podem ser chamados de diplomatas dos países.

É interessante saber o endereço dos consulados e embaixadas do Brasil fora do país para poder entrar em contato caso você tenha algum problema burocrático ou democrático e assim evitar uma possível prisão, extradição ou deportação. Lembrando que a regra geral é que se você for deportado de um país, você não pode voltar nunca mais para o mesmo.

O MRE – Ministério das Relações Exteriores tem no seu site e no Portal Consular uma lista de todas embaixadas e consulados estrangeiros presentes no Brasil. Lá também você pode encontrar as embaixadas e consulados do Brasil fora do país. Além disso, você encontra informações sobre a política externa, os serviços consulares do Brasil no exterior e demais informações do Itamaraty.

Brasília é a principal cidade do Brasil onde estão as embaixadas e consulados internacionais. Praticamente todos países que o Brasil tem acordo estrangeiro tem uma representação na capital.

Consulados e embaixadas
Consulados e embaixadas

No Google Maps você encontra mapas com a localização dos consulados no Brasil e no mundo, como o consulado americano, consulado mexicano, consulado italiano, consulado de Portugal, entre outros.

E você, já precisou ir a uma embaixada ou consulado? Conhecia os serviços e trabalhos prestados pelos mesmos?

Abraço e até o próximo post!

Sua viagem começa aqui!

Reserve diárias de hotel no mundo inteiro de maneira prática e segura, com opção de cancelamento grátis e sem precisar pagar antecipadamente!

Precisa de aluguel de carro? Na RentCars o pagamento é feito em reais, sem cobrança de IOF parcelado sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.

Se quiser viajar para o paraíso, o Zarpo tem os melhores pacotes de viagem.

E não esqueça do seguro viagem. Na Seguros Promo você usa o cupom VIDADETURISTA5 e ganha desconto de 5% na compra.

Para os passeios, ingressos para tours, shows e entradas em museus você pode contar com a WePlann.

Ao fazer uma compra com um parceiro através do blog recebemos uma pequena comissão. Ninguém paga a mais por isso e de quebra ajuda o blog a trazer sempre artigos e novidades atualizadas. Obrigado! =)

Conteúdo relacionado

Thiago Cesar Busarello

Thiago Busarello é autor e criador do Vida de Turista, no qual adora viajar e falar do assunto de turismo e viagens, compartilhando dicas e informações de viagens com os leitores.

3 comentários em “Consulados e embaixadas

  • 06/10/2009 em 07:41
    Permalink

    Achei muito bacana este mapa, n sabia que haviam tantos Consulados aqui na minha cidade. Trabalho em uma imobiliária em Porto Alegre, e nossa agência fica bem perto do, agora sei, Consulado Geral do Japão. Legal o Post parabéns.

    Resposta
  • 17/10/2009 em 15:13
    Permalink

    Olá Fernanda..
    Nem eu sabia que existiam tantos consulados não só ali no RS mas também em todo o Brasil..
    Brasília mesmo é o centro dos consulados do Brasil..
    Abraço..

    Resposta
  • 17/10/2009 em 15:16
    Permalink

    Olá Anônimo..
    É a primeira vez que vejo um site de classificados de compra de viagens..
    Funciona? Existe procura e venda pra essa modalidade?
    Abraço..

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *