BAIXE GRÁTIS NOSSO KIT DE PLANEJAMENTO DE VIAGEM! CLIQUE AQUI!

Sul do Brasil

A região Sul do Brasil tem muito a oferecer quando o assunto é turismo. A região é conhecida por suas belas paisagens naturais, pela grande influência recebida pela colonização europeia, pelas praias, pela deliciosa gastronomia e pela cultura riquíssima. Motivos não faltam para conhecer esta bela região brasileira!

Principais regiões turísticas do Sul do Brasil

O Sul do país é a menor região em extensão territorial. A região é conhecida por suas lindas paisagens naturais, sua cultura riquíssima, gastronomia cheia de sabor, temperatura mais amena e forte influência dos colonizadores europeus. O Sul possui três estados: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Saiba mais sobre cada um deles a seguir:

Paraná

O Paraná tem destinos para todos os gostos. O estado possui paisagens naturais incríveis, perfeitas para os mais aventureiros. O estado também possui praias, cachoeiras, cidades históricas, cultura riquíssima e uma gastronomia impressionante.

A capital do Paraná, Curitiba, é um dos principais destinos turísticos do estado. A capital paranaense é uma cidade moderna, limpa, agitada e repleta de lugares para conhecer como pontos turísticos, restaurantes, entre outros. Quem vai à cidade não pode deixar de conhecer o Jardim Botânico, a Ópera de Arame, o Parque Tanguá e o Museu Oscar Niemeyer. E que tal aproveitar a viagem para ir de trem turístico até a cidade de Morretes? O trajeto passa pela Serra do Mar paranaense e é, sem dúvidas, um dos passeios de trem mais bonitos do país.

A cidade de Foz do Iguaçu é o destino turístico mais famoso do estado. A cidade é a porta de entrada para visitar as famosas Cataratas do Iguaçu, uma das maiores cachoeiras do mundo e também uma das Sete Maravilhas Naturais do Mundo. Além de visitar o lado brasileiro das Cataratas, o turista também pode visitar as Usinas de Itaipu, o Marco das Três Fronteiras, a cidade argentina de Puerto Iguazu e a cidade paraguaia de Ciudad del Este.

O interior paranaense também tem seu charme. A cidade de Morretes, por exemplo, bem aos pés da Serra do Mar, é um destino turístico muito interessante para quem deseja curtir a natureza e também conhecer cidades históricas. Aproveite para conhecer também a cidade de Antonina, uma das cidades mais antigas do estado. Perfeita para quem quer sossego.

O estado possui diversas maravilhas naturais de encher os olhos e o Parque Estadual de Vila Velha, localizado na cidade de Ponta Grossa e um exemplo claro disso. Em Ponta Grossa também vale a pena conhecer o Parque Nacional dos Campos Gerais, o Buraco do Padre, a Cachoeira da Mariquinha, o Mosteiro da Ressurreição e a Catedral de Sant’Ana. Quem gosta de ecoturismo provavelmente vai gostar de conhecer a cidade de Sapopema, onde estão localizados o Pico Agudo, o Salto Lambari e a Cachoeira Bela Vista.

Quando se fala em turismo no Paraná muita gente se esquece do litoral do estado, o que é uma pena, pois o litoral paranaense é lindo e possui muito potencial com atrações para os mais variados estilos de turistas. Não deixe de conhecer a Ilha do Mel, Paranaguá, Guaratuba e Antonina.

Cataratas de Foz do Iguaçu é uma das principais atrações do Sul do Brasil
Cataratas de Foz do Iguaçu é uma das principais atrações do Sul do Brasil

QUAL O MELHOR SEGURO DE VIAGEM PARA VOCÊ?










Santa Catarina

O estado de Santa Catarina é repleto de destinos turísticos incríveis, não é à toa que é um dos estados mais visitados do Brasil. O estado possui lindas praias, belíssimas paisagens naturais, uma cultura riquíssima muito influenciada pelos imigrantes, gastronomia cheia de sabor… São muitos os motivos para explorar as maravilhas catarinenses.

Impossível falar sobre turismo em Santa Catarina sem mencionar suas praias. O estado possui um dos mais belos litorais do Brasil e praias que agradarão aos mais diversos estilos de turistas. Para você ter uma ideia, a cidade de Florianópolis tem sozinha mais de 40 praias. Outros destinos no litoral catarinense que com certeza valem uma visita são: Itapoá, Penha, Balneário Piçarras, Bombinhas e Balneário Camboriú.

Embora o litoral do estado seja a região mais procurada pelos turistas, o interior catarinense é repleto de atrações e não deve ser ignorado. A região é muito procurada principalmente por quem deseja fazer turismo rural e também por aqueles que estão em busca de ecoturismo. Vale a pena conhecer o Circuito dos Cânions, o Vale das Águas, o Vale Europeu e o Parque São Joaquim, um dos poucos lugares onde é possível nevar no Brasil.

Vale a pena também conhecer a região da Serra Catarinense. A região mais fria do Brasil é repleta de belezas naturais como cânions, montanhas, rios, e cachoeiras. Também é uma das poucas regiões brasileiras em que é possível nevar durante os invernos mais rigorosos.  Visite as cidades de Bom Jesus da Serra, Lages, Bom Retiro, São Joaquim, Urupema e Ubirici.

Outras cidades turísticas no estado de Santa Catarina que merecem destaque: Blumenau, Pomerode, Timbó, Jaraguá do Sul, Joinville, Lauro Muller, Nova Veneza e Treze Tílias.

Florianópolis é uma das cidades famosas do Sul do Brasil
Florianópolis é uma das cidades famosas do Sul do Brasil
Cupom desconto viagem

Rio Grande do Sul

Quando se fala em turismo no Rio Grande do Sul é comum que as pessoas pensem logo naquelas cidades charmosas, no frio da Serra Gaúcha, no famoso churrasco e nos vinhos produzidos na região. Porém não se engane: o Rio Grande do Sul é muito mais que apenas um destino de inverno. O estado possui diversas atrações que certamente agradarão aos mais diversos estilos de turistas como paisagens naturais de tirar o fôlego, vida noturna agitada, cultura riquíssima e muito mais.

É muito comum que as pessoas associem o turismo em terras gaúchas à cidade de Gramado, afinal, a cidade é um dos destinos de inverno mais famosos do Brasil. Toda essa fama não veio à toa. A cidade localizada na região da Serra Gaúcha é conhecida por sua forte influência da colonização alemã, facilmente notável em sua arquitetura e gastronomia. Vale ressaltar que embora seja um destino muito frequentado por casais, a cidade possui diversas atrações que agradarão a toda a família.

Ao lado de Gramado está a cidade de Canela, outro famoso destino turístico localizado na região da Serra Gaúcha. Ao contrário do que muita gente imagina, há muito o que fazer na cidade. Não deixe de conhecer o Parque Estadual do Caracol, o segundo parque mais visitado da região sul do Brasil. É nele que está localizada a Cascata do Caracol, principal atração da cidade. Visite também o centro da cidade, a belíssima Catedral de Pedra, o Alpen Park e o Museu Mundo a Vapor.

A cidade de Bento Gonçalves é outro famoso destino turístico localizado na Serra Gaúcha, mais especificamente no Vale dos Vinhedos. Ela faz parte do Roteiro dos Vinhos e é um dos principais destinos de enoturismo do Brasil. Além de conhecer as vinícolas, quem visita a cidade não pode deixar de saborear da gastronomia local. Vale a pena também fazer o passeio de Maria Fumaça e fazer o Caminho das Pedras.

A capital gaúcha, Porto Alegre, embora não seja necessariamente uma cidade turística possui diversas atrações que agradarão aos mais diversos estilos de viajantes. Quem visita a capital gaúcha não pode perder a oportunidade de conhecer o seu centro histórico, passear pela orla do Lago Guaíba, visitar os museus, curtir a noite e saborear das delícias da culinária gaúcha.

Outros destinos turísticos no Rio Grande do Sul que merecem destaque: Torres, São Miguel das Missões, Três Coroas, Cambará do Sul, Caxias do Sul e Antônio Prado.

Gramado é uma das cidades mais procuradas pelos turistas
Gramado é uma das cidades mais procuradas pelos turistas

COMPARADOR DE SEGURO DE VIAGEM

Principais cidades turísticas

A região Sul do Brasil possui cidades turísticas que agradarão aos mais diversos estilos de turistas. Saiba mais sobre algumas delas e sobre suas principais atrações a seguir:

Curitiba

A capital paranaense, Curitiba, é uma cidade repleta de atrações que certamente irão agradar aos mais diversos estilos de viajantes. Há muito que fazer na cidade desde visitar seus famosos parques, seus museus, curtir a noite, provar da gastronomia… Além disso, a capital paranaense ainda chama a atenção por ser uma das mais belas capitais do Brasil e ser bastante limpa e organizada.

Impossível falar sobre turismo em Curitiba sem mencionar o principal cartão-postal da cidade: o Jardim Botânico. Vale a pena reservar algumas horinhas para conhecer esse belo parque, conhecer o Jardim das Sensações e, é claro, visitar a estufa inspirada no Palácio de Cristal em Londres onde se encontram diversas espécies da Mata Atlântica. O parque também recebe a diversas exposições. A entrada é gratuita.

A Ópera de Arame é outra atração curitibana que merece ser conhecida. O belo teatro impressiona pela sua arquitetura, toda em vidro e estrutura tubular. A visitação é gratuita, mas caso você deseje conhecer o teatro por dentro ou assistir a um espetáculo realizado no local é necessário comprar os ingressos. Bem próximo à Ópera de Arame está localizado o Parque Tanguá que conta com um mirante, uma cascata e uma lanchonete. A entrada para o Parque Tanguá também é gratuita.

Outro ponto turístico da cidade é o Museu Oscar Niemeyer (MON), ou o Museu do Olho como também é conhecido. O museu foi projetado pelo ilustre arquiteto e é um dos mais importantes do país. Além do seu grande acervo, o local ainda recebe a diversas exposições itinerantes. O preço da entrada inteira é de R$20,00. Estudantes, professores, doadores de sangue, portadores da ID jovem e pessoas com deficiência pagam meia. Às quartas-feiras a entrada é livre.

Conheça também o Centro Histórico de Curitiba. É nele que se encontra o Largo da Ordem, de onde surgiu a cidade e onde estão localizados diversos edifícios históricos importantes como a Igreja da Ordem, o Museu de Arte Sacra, a Casa Romário Martins, a Casa Vermelha, o Palácio Garibaldi e a Praça Tiradentes. Aos domingos também acontece a feirinha do Lago da Ordem, ótima para comprar artesanatos e provar alguns quitutes.

Próxima ao Centro Histórico de Curitiba está a Rua XV de Novembro ou Rua das Flores, como também é conhecida. A rua ficou conhecida por ser a primeira rua do Brasil exclusiva para pedestres e também pelos seus jardins e suas flores. Nela você encontrará diversas lojas, restaurantes e lanchonetes. Conheça também a Rua 24 horas, uma travessia que liga a Rua Visconde de Nácar à Rua Visconde do Rio Branco. Ela é conhecida por seu relógio na entrada e por também ser feita de armação tubular. Bom lugar para fazer uma pausa e tomar um café.

Visitar o Mercado Municipal de uma cidade é sempre uma boa pedida, não é mesmo? O Mercado Municipal de Curitiba além de ser um bom lugar para comprar frutas e legumes ainda é um excelente lugar para provar da culinária local.

Outros pontos turísticos de Curitiba que merecem destaque: Parque Barigui, Shopping Batel, Bairro Santa Felicidade, Memorial Ucraniano, Bosque do Alemão, Praça Japão, Mesquita Imam Ali Ibn Abi Tálib, Parque Tingui e Teatro Paiol.

Foto da nossa viagem para Curitiba
Foto da nossa viagem para Curitiba
Grupo de desconto de viagem

Foz do Iguaçu

Localizada na região oeste do Paraná, bem na fronteira com a Argentina e com o Paraguai, está a cidade de Foz do Iguaçu. A cidade é muito visitada pelas suas belas paisagens naturais, sua vida noturna agitada, boas lojas para quem deseja fazer umas compras e, é claro, pelas maravilhosas Cataratas do Iguaçu, uma das Sete Maravilhas Naturais do Mundo.

A principal atração da cidade é, obviamente, o Parque Nacional das Cataratas do Iguaçu. O parque faz fronteira com o lado argentino das cataratas e conta com diversas atividades como trilhas, escaladas, rapel e muito mais. Não deixe de percorrer a Trilha das Cataratas e a trilha do Poço Preto. Porém, a melhor atração do parque é o Macuco Safári, um passeio de bote pelo Rio Iguaçu que leva os visitantes bem perto das quedas d’água. Um passeio bastante divertido. Só tem um detalhe: quem faz esse passeio se molha bastante.

O Parque Nacional do Iguaçu está aberto a visitação de terça-feira a domingo das 9h às 16h. O valor da entrada para brasileiros é de R$50,00. Crianças menores de 11 anos e idosos acima de 60 anos pagam R$14,00. Os ingressos para o Macuco Safari devem ser comprados separadamente e o valor do ingresso é de R$297,00. Crianças menores de 11 anos e idosos acima de 60 anos pagam meia-entrada.

Claro que nada supera as Cataratas, mas Foz do Iguaçu também possui outras atrações que valem a visita. Vale a pena conhecer também a Usina Hidrelétrica de Itaipu, uma das maiores hidrelétricas do mundo. A usina está localizada no Rio Paraná e foi construída na fronteira do Brasil com o Paraguai. É possível conhecer a usina de três maneiras: através de Visita Panorâmica, Circuito Especial e Passeio de Catamarã pelo lago Itaipu. Além desses passeios, a usina também oferece outras atrações como o Ecomuseu e o Polo Astronômico.

Visite também o Marco das Três Fronteiras, uma atração que representa a união entre Brasil, Argentina e Paraguai. Nele está localizado um obelisco pintado com as cores da bandeira do Brasil. No local também há uma lanchonete, um playground, um mirante e um estacionamento. Entretanto, a maior atração do local é certamente o cenário espetacular em que as águas do Rio Paraná se juntam às águas do Rio Iguaçu.

A atração está aberta à visitação todos os dias das 15h às 21h. O preço da entrada para um adulto é de R$35,00. Idosos, crianças de 06 a 11 anos, estudantes e professores do estado do Paraná pagam R$18,50. Crianças menores de 05 anos e moradores da cidade de Foz do Iguaçu não pagam.

Outras atrações de Foz do Iguaçu que merecem destaque: Mesquita Omar Ibn Al-Khatab, Templo Budista Chen Tien, Foz do Iguaçu Park Show e o Bar de Gelo. Também vale a pena aproveitar para conhecer a cidade argentina de Puerto Iguazu e a cidade paraguaia de Ciudad del Este.

Ilha do Mel

O litoral do estado do Paraná pode até não ser tão famoso quando o assunto é turismo, mas possui praias incríveis e um enorme potencial. Um dos destinos encantadores dessa região do estado é a Ilha do Mel, destino perfeito para quem deseja relaxar em meio a um mar de águas cristalinas e entrar em contato com a natureza praticamente intocada.

A ilha está localizada na Baía de Paranaguá, há cerca de 02h de Curitiba. É possível ir de carro até a ilha, pegando uma balsa na cidade de Pontal do Paraná. Ou então é possível pegar um barco na cidade de Paranaguá. Importante ressaltar que a ilha pode receber até 05 mil visitantes por dia para evitar uma superlotação e também prevenir a degradação ambiental.

A ilha em si é bem tranquila, sem movimento de carros e motos, poucos pedestres e alguns ciclistas. Lugar é pé-na-areia mesmo, não espere aquela mega infraestrutura turística porque ali o luxo é outro. A ilha foi dividida em cinco principais vilarejos: Encantadas, Nova Brasília, Farol, Praia Grande e Fortaleza, onde é possível encontrar charmosas pousadas, restaurantes, áreas para acampar, locais que alugam bicicletas e algumas lojinhas. Importante ressaltar que o sinal da ilha é péssimo e é bem possível que você fique um bom tempo off-line.

As principais atrações da ilha são as praias. As mais famosas são a Praia Grande, a Praia do Farol das Conchas, a Praia da Fortaleza, a Praia Encantadas, a Praia de Fora, a Praia do Miguel e a Praia do Istmo. Vale a pena também fazer as trilhas da região.

Além das praias, a ilha também tem outros pontos turísticos bem interessantes. O principal cartão-postal da ilha é a Gruta das Encantadas, localizada na Praia de Fora. Também vale a pena conhecer o Farol das Conchas, um farol construído em meados do século XIX pelo Imperador Dom Pedro II. Conheça também a Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres e a Capela de São Francisco.

Florianópolis

A bela capital catarinense, a cidade de Florianópolis, tem muito a oferecer a quem a visita. A cidade possui atrações para todos os gostos como belas praias, paisagens incríveis, boa gastronomia, vida noturna agitada, diversas atrações culturais e muito mais. Não foi à toa que a cidade ganhou o apelido de Ilha da Magia.

As principais atrações de Florianópolis são as praias. Não deixe de conhecer as praias do norte, as mais frequentadas pelos turistas e também as com o mar menos agitado, melhores para quem está viajando com crianças. É nessa região que se encontram a Lagoinha do Norte, a Ponta das Canas, a Praia dos Ingleses, a Praia de Canasvieiras, a Praia da Daniela e a badalada Jurerê Internacional, onde você encontrará diversos bares e restaurantes.

Também vale a pena conhecer as praias do leste. Elas não possuem a mesma infraestrutura das praias do norte e também são conhecidas pelas águas mais agitadas, ideais para a prática de surfe. As praias mais conhecidas da região são a Praia da Joaquina, Praia de Moçambique, Praia de Moçambique, a Barra da Lagoa, a Praia da Galheta e a Praia Mole.

As praias do sul de Florianópolis muitas vezes são esquecidas pelos turistas por serem mais afastadas e também por não possuírem aquela mega infraestrutura para receber o turista. Boas para quem deseja ficar longe das praias mais lotadas, entrar em contato com a natureza e curtir uma praia mais sossegada. As praias mais conhecidas dessa região são as Praia do Campeche, Praia de Lagoinha do Leste, Praia da Armação e Praia do Matadeiro.

A capital catarinense também oferece diversas atrações além das praias.  Não deixe de dar uma volta no Centro Histórico da cidade onde se encontram diversas atrações bem interessantes como a Catedral Metropolitana, o Palácio Cruz e Souza, a Praça XV, a Casa da Alfândega e o Mercado Público de Florianópolis, um ótimo lugar para comprar as lembrancinhas da viagem e comer muito bem.

Vale a pena conhecer Santo Antônio de Lisboa, um charmoso vilarejo açoriano localizado próximo às praias do norte. Nele o turista encontrará diversas casinhas coloridas, lojinhas de artesanato, bares, restaurantes e lanchonetes. Vale ressaltar que o local costuma ficar bem lotado aos fins de semana. Outro vilarejo açoriano que vale a pena ser conhecido é o Ribeirão da Ilha, um importante polo gastronômico da cidade.

Outros pontos turísticos da cidade que merecem destaque: Mirante do Morro da Lagoa, Lagoa do Peri, Lagoa da Conceição, Ilha do Campeche e a Ponte Hercílio Luz.

Balneário Camboriú

A cidade de Balneário Camboriú é mais um destino catarinense que vem conquistando os corações de vários turistas de diversas partes do Brasil e do mundo. O destino é conhecido por suas belas praias, suas lindas paisagens naturais, por sua gastronomia de primeira, sua vida noturna e muito mais. Além disso, a cidade também possui uma excelente localização sendo próxima a vários outros destinos turísticos como Florianópolis, Curitiba e Blumenau.

As principais atrações de Balneário Camboriú são as praias sendo a Praia Central a maior, mais famosa e com a melhor infraestrutura dentre elas. Ela está localizada na badalada Avenida Atlântica e possui um calçadão, ciclovia, diversos bares, restaurantes e boates. É bem próximo à Avenida Atlântica que estão localizados os prédios mais altos do Brasil. Ao final da avenida está localizado o Molhe da Barra Sul, um imenso píer de onde é possível ter uma vista maravilhosa da cidade.

Além da Praia Central vale à pena conhecer também a Praia do Estaleirinho, a Praia do Estaleiro, a Praia de Taquaras e a Praia de Laranjeiras, conhecida por seu mar mais calmo e sua boa infraestrutura. Boa para quem está viajando com crianças. E entre a Praia de Taquaras e a Praia do Estaleiro está localizada a Praia do Pinho, única praia nudista do estado.

Outra atração muito famosa da cidade é o Parque Unipraias. O parque localizado na ponta sul da Avenida Atlântica possui três estações de parada do teleférico: a Estação Barra Sul, a Estação Mata Atlântica e a Estação Laranjeiras. É o único teleférico do mundo que liga duas praias.

Na Estação Barra Sul se encontram as bilheterias, um parquinho infantil, algumas exposições e etc. A Estação Mata Atlântica conta com as melhores atrações do parque como mirantes, a Casa do Chocolate, tirolesa, entre outras atrações e fica no meio da mata. A Estação Laranjeiras é a menor entre elas e conta com uma bilheteria e lanchonete.

Outras atrações da cidade que merecem destaque são: Morro do Careca, Oceanic Aquarium, Barco Pirata, Cristo Luz, Deck do Pontal Norte e Roda Gigante Big Wheel.

Blumenau

A cidade de Blumenau localizada no chamado Vale Europeu no estado de Santa Catarina é conhecida por sua forte influência germânica, por suas cervejarias artesanais, festas típicas como o Oktoberfest, sua cultura riquíssima, gastronomia de primeira entre outros fatores. Motivos não faltam para conhecer essa linda e animada cidade catarinense.

Uma das principais atrações de Blumenau é a Vila Germânica, um espaço de eventos em que acontecem as principais festas típicas da cidade. Porém, mesmo se não estiver acontecendo nenhuma festa vale a pena conhecer o local que lembra bastante uma cidadezinha alemã e conta com diversos e bares e restaurantes.

Conheça também a Rua XV de Novembro, a rua mais bonita da cidade. É uma rua comercial pequena, estreita, mas de grande importância já que é nela que acontecem os famosos desfiles do Oktoberfest e também é nessa rua que estão localizados diversas construções históricas como a Catedral de São Paulo Apóstolo, a Prefeitura, o Teatro Carlos Gomes, o Castelinho da Havan e o Relógio das Flores. Tudo em arquitetura Enxaimel.

Blumenau é conhecida por ser a Capital Brasileira da Cerveja e mesmo que a bebida não o agrade muito, vale a pena visitar o Museu da Cerveja para aprender mais sobre o processo de fabricação e também algumas curiosidades sobre a bebida. Bem próximo ao Museu da Cerveja está localizado o Museu da Família Colonial, que conta a história dos primeiros moradores da cidade.

E como Blumenau é a cidade da cerveja, não dá para ir até a cidade sem saborear da bebida, não é mesmo? E que tal conhecer o bar Estação Eisenbahn e a fábrica onde tudo começou? No local é servido uma sequência de degustação com as cervejas Pielsen, Weinzenbier, PaleAle e Dunkel, além de chopes e pratos da gastronomia alemã. No local também são vendidos alguns souvenires da marca.

Outras atrações que merecem destaque: Parque Ecológico Spitzkopf, Museu Hering, Parque das Nascentes e o Parque Ramiro Ruediger.

Porto Alegre

A capital gaúcha, a cidade de Porto Alegre, tem muito a oferecer quando o assunto é turismo. A cidade possui muitas atrações históricas, cultura riquíssima, gastronomia de primeira, belas paisagens naturais, vida noturna agitada e muito mais. Uma cidade que com certeza surpreenderá aos seus visitantes!

Quem vai a Porto Alegre pela primeira vez não pode deixar de conhecer o Centro Histórico da cidade. O interessante do centro histórico é que ele é relativamente pequeno e com muitas atrações próximas umas das outras e gratuitas. Quem vai à capital gaúcha não pode deixar de conhecer a Praça Marechal Deodoro, também conhecida como Praça da Matriz, onde está localizada a linda Catedral Metropolitana de Porto Alegre.

Conheça também o Palácio Piratini, sede do governo do estado. O palácio está aberto à visitação de segunda à sexta-feira das 09h às 17h. Vale ressaltar que durante essas visitas é possível conhecer apenas algumas salas, caso o turista deseje conhecer o palácio mais a fundo, aos últimos sábados de cada mês o palácio é aberto a uma visitação mais completa.

Outro ponto turístico muito interessante da capital gaúcha é a Casa de Cultura Mário Quintana. O centro cultural funciona onde antigamente era o Hotel Majestic, onde o poeta gaúcho viveu os últimos anos de sua vida. Hoje em dia o espaço cultural conta com exposições, biblioteca, sala de cinema, jardins e, é claro, o quarto onde viveu Mário Quntana.

Visite também o Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli, o MARGS. O museu conta com um acervo impressionante, com quase 04 mil obras de arte entre pinturas, fotografias, desenho, design, entre outros. Além disso a arquitetura do museu também chama a atenção pela sua arquitetura.

O Mercado Público de Porto Alegre é uma atração perfeita para quem deseja comprar alguns souvenires da viagem e comer muito bem. Uma curiosidade sobre o local é que nele é possível encontrar produtos bastante exóticos e que raramente se encontra em outros locais. Uma opção de passeio que agrada aos olhos, ao olfato e ao paladar.

Vale a pena também caminhar pela orla do Lago Guaíba, um local muito animado e perfeito para assistir ao pôr do sol. Conheça também a Usina do Gasômetro, um importante centro cultural da cidade.

Outras atrações que merecem destaque: Museu Iberê Camargo, Santander Cultural, Museu de Ciências e Tecnologia da PUC, Teatro São Pedro e o Parque Farroupilha, mais conhecido como Redenção.

Gramado

Impossível falar sobre turismo no Rio Grande do Sul sem falar sobre Gramado, esta linda cidade localizada na região da Serra Gaúcha. Apesar um destino turístico muito popular entre casais, a cidade possui atrações muito interessantes para diversos estilos de viajantes. Um destino perfeito para quem gosta de temperaturas mais amenas, gastronomia de primeira, cultura riquíssima e belas paisagens naturais. Difícil é escolher as melhores atrações, provavelmente será necessário deixar uma ou outra atração para uma próxima visita.

Quem vai a Gramado não pode deixar de dar uma volta pelo centro da cidade. Há diversas atrações turísticas no centro e muitas delas bem próximas uma da outra. Visite a Avenida Borges de Medeiros e a Praça Major Nicoletti onde estão localizadas a Igreja de São Pedro, a Fonte do Amor Eterno e o Palácio dos Festivais. Conheça também a Rua Torta e a Praça das Etnias.

Bem próxima à praça está a Rua Coberta, outra famosa atração turística da cidade. Nela estão localizados diversos restaurantes e lojas e, além disso, nela também ocorrem várias apresentações.

Outra atração tida como “obrigatória” de Gramado é o Mini Mundo. A atração é como se fosse uma cidade em miniatura, com pequenas réplicas de vários lugares famosos do Brasil e do mundo como a Torre Eiffel, o Castelo de Liechstein, a Estufa do Jardim Botânico de Curitiba e o Museu do Ipiranga. Um bom passeio para a família toda e que agradará às crianças de todas as idades.

O Lago Negro é um dos principais cartões-postais da cidade. O lago tem esse nome devido às suas águas escuras e às árvores que foram trazidas da Floresta Negra, na Alemanha. Bom lugar para fazer uma caminhada, andar de bicicleta, fazer um piquenique e relaxar. Também é possível alugar um pedalinho ou então dar uma volta pelas margens do lago de carrinho de golfe. Bem próximo ao Lago Negro está a Alemanha Encantada, um excelente passeio para quem está viajando com crianças pequenas.

Outra atração muito interessante para toda a família, especialmente aquelas com crianças maiores, é o Snowland, um parque com neve artificial em que é possível praticar diversas atividades como o ski e o snowboard. O Alpen Park também é uma atração muito divertida para toda a família.

Quem gosta de museus temáticos com certeza vai adorar a cidade porque a cidade tem vários deles. Tem o Museu de Cera, o Museu do Automóvel, o Museu da Moda, o Museu dos Beatles, o Mundo a Vapor, entre outros.

Vale a pena dar uma esticadinha até a cidade de Canela, bem ao lado de Gramado. A cidade tem várias atrações bem interessantes como o Parque do Caracol em que está localizada a linda Cascata do Caracol, um dos principais cartões-postais da cidade. Outra atração famosa da cidade são Bondinhos Aéreos, situados no Parque da Serra.

Outras atrações que merecem destaque são: Le Jardin Parque de Lavanda, Mundo de Chocolate, a Catedral Nossa Senhora de Lourdes (Catedral de Pedra), Lago Joaquina Rita Bier, Mirante Vale do Quilombo e o Reino de Chocolate.

Bento Gonçalves

A cidade de Bento Gonçalves é mais um famoso destino localizado na região da Serra Gaúcha, mais especificamente no Vale dos Vinhedos. É considerada como a Capital Brasileira dos Vinhos, mas não se engane: há muito que fazer em Bento Gonçalves além de conhecer as vinícolas. A pequena cidade é repleta de lindas paisagens naturais, muita cultura e gastronomia de primeira!

As principais atrações de Bento Gonçalves são as vinícolas, afinal, a cidade é a maior produtora de vinhos do país. Para você ter uma ideia, existem mais de 70 vinícolas em Bento Gonçalves e arredores desde as mais artesanais às mais industrializadas. Os passeios tendem a durar cerca de uma hora e neles é possível fazer degustação de vinhos, espumantes e sucos de uva. As vinícolas mais famosas da região são: Casa Velduga, Miolo e Salton.

A cidade recebeu muita influência da colonização italiana e um dos passeios mais interessantes dela são os Caminhos de Pedra. Neles o turista percorrerá por diversas ruas, construções históricas e lindas paisagens naturais. Além disso, durante o passeio o turista também terá a oportunidade de saborear várias delicias da culinária italiana e também assistir a apresentações culturais.

Um dos passeios mais famosos da cidade – e também da região da Serra Gaúcha – é a Maria Fumaça. O percurso de Bento Gonçalves até Carlos Barbosa tem 23 km e é bastante animado com direito a degustação de vinhos, grupos folclóricos e muita cantoria. Como se trata de uma atração bastante concorrida é importante fazer reserva com antecedência. Os ingressos custam a partir de R$178,00. Comprando o ingresso para a Maria Fumaça você também adquire o ingresso para o Parque Epopeia Italiana.

Outras atrações de Bento Gonçalves que merecem destaque: Memorial do Imigrante, Casa das Artes, Igreja de Cristo Rei, Via del Vino e Parque Gasper.

Como chegar ao Sul

Passagens aéreas

Uma das principais formas de viajar para a região Sul do Brasil é o avião. É possível encontrar passagens aéreas para a região com preços a partir de R$ 227,00. A região também conta com bons aeroportos, sendo os principais deles o Aeroporto Internacional de Curitiba- Afonso Pena (CWB/SBTC)- São José dos Pinhais; Aeroporto Internacional Salgado Filho (POA/SBPA) e o Aeroporto Internacional Hercílio Luz (FLN/SBFL).

As principais empresas aéreas que viajam para essa região são: Azul Linhas Aéreas, Latam e GOL.

Caminho terrestre

Também é possível viajar para o Sul do país por meios terrestres como o carro próprio e ônibus. É possível encontrar passagens de ônibus de São Paulo a Curitiba a partir de R$ 75,00. As principais empresas que viajam para o Sul do Brasil são: Viação Cometa, Viação Penha e Eucatur.

Também é possível se deslocar dentro do destino escolhido através de ônibus urbanos, ônibus de turismo, táxis e aplicativos como o UBER e o 99.

Aluguel de carro

O aluguel de carro é uma alternativa bem interessante para quem está viajando e pretende conhecer diversas atrações turísticas longe umas das outras, conhecer as cidades vizinhas, fazer muitas compras ou simplesmente não quer depender de transportes públicos como ônibus, táxis e aplicativos que podem não ter motoristas disponíveis dependendo do horário. A boa notícia é que alugar um carro é mais simples e barato do que muitos imaginam.

Para alugar um carro no Brasil é necessário que o motorista apresente a sua CNH, um documento de identidade com foto, cartão de crédito de sua titularidade e dentro do prazo e comprovante de reserva impresso. Algumas locadoras também exigem que o motorista tenha a idade mínima de 21 anos.

Onde ficar no Sul

Nossas sugestões de hospedagem no Sul são:

Hotéis no Sul

Hotel Centro Europeu – Curitiba – Localizado em frente à Praça General Osório, o hotel oferece excelentes acomodações com ar-condicionado, TV de tela plana, mesa de trabalho, frigobar e banheiro privativo. O hotel ainda conta com academia, WiFi gratuito em todas as áreas e estacionamento privativo. Café da manhã incluído. O preço médio da diária para um casal é de R$150,00.

Slaviero Essential Ingleses Convention – Florianópolis – Localizado em frente à Praia dos Ingleses, o hotel oferece acomodações com ar-condicionado, TV de tela plana, frigobar e banheiro privativo. O hotel ainda conta com piscina, espreguiçadeiras, WiFi gratuito em todas as áreas, academia, bar e serviço de quarto. Café da manhã incluído. O preço médio da diária para um casal é de R$330,00.

Sky Premium Hotel Gramado – Localizado na Avenida das Hortênsias, bem próximo ao Mini Mundo, o hotel conta com acomodações com ar-condicionado split, aquecimento central de água, TV LED, travesseiro de plumas, frigobar, telefone e secador de cabelo. O hotel ainda conta com piscina aquecida e ofurô, academia, estacionamento privativo, WiFi gratuito em todas as áreas e serviço de quarto. Café da manhã incluso. O preço médio da diária para um casal é de R$160,00.

Aluguel por temporada

Outra opção de hospedagem que vem conquistando aos corações de diversos turistas nos últimos anos é o aluguel por temporada. O aluguel oferece várias vantagens a quem opta por ele como privacidade e liberdade de horários. Além disso, o preço das diárias costuma ser bem mais atrativo, o que faz com que seja uma opção muito escolhida por aqueles que viajam com bastante gente ou apenas querem economizar.

Entretanto, há de se ressaltar que ao optar pelo aluguel por temporada o turista não terá direito às mordomias típicas de um hotel como aquele farto café da manhã incluso na diária. É possível encontrar casas, quartos, apartamentos e kitnets com diárias a partir de R$110,00.

Gastronomia do Sul

Uma das melhores experiências de uma viagem é poder saborear da gastronomia local. Os pratos típicos de uma região assim como a forma de prepara-los dizem muito sobre a cultura de um povo e com a região Sul do Brasil não é diferente. O clima dos pampas, a influência dos colonizadores europeus e os ingredientes encontrados na região resultaram em uma gastronomia única e cheia de sabor. Vale a pena experimentar.

O prato típico do estado do Paraná é o Barreado, que nada mais é que carne bovina cozida em panela de barro até se desmanchar. O diferencial do prato está na forma em que ele é preparado, com uma massa de farinha vedando a tampa e evitando assim que o cozido seque. O prato é acompanhado de farinha de mandioca, banana da terra frita e arroz. Outros pratos típicos do estado são a Costela ao Fogo de Chão e o Entrevero de Pinhão.

A gastronomia de Santa Catarina recebeu muita influência dos colonizadores, especialmente dos italianos e dos alemães. Quem vai à Santa Catarina não pode deixar de provar a Polenta, o Pirão de Farinha de Mandioca, a Tainha e o Eisben, que é o joelho de porco.

Impossível falar sobre gastronomia do Rio Grande do Sul e não se lembrar do famoso churrasco, não é mesmo? Mas a culinária gaúcha vai muito além dessas famosas iguarias. Quem vai ao Rio Grande do Sul não pode deixar de provar do Arroz de Carreteiro, da Costela Assada, do Matambre Recheado, da Paçoca de Pinhão com Carne Assada e do Xis, um enorme sanduíche que tem a cara (e os sabores) do Rio Grande do Sul.

A região Sul do Brasil também conta com sobremesas deliciosas. Assim como os demais pratos típicos da região, os doces típicos do Sul também receberam forte influência dos imigrantes europeus. Vale a pena provar do Arroz de Leite, da Cuca, da Chimia, da Ambrosia, do Sagu de Vinho e do Papo de Anjo. Além disso, cidades como Gramado produzem um excelente chocolate artesanal. Vale a pena provar.

O Sul do Brasil também produz excelentes bebidas. A região é a maior produtora de vinhos do Brasil, além disso, devido à forte influência da colonização alemã, também produz excelentes cervejas artesanais. Também vale a pena experimentar o tradicional Chimarrão, o Mate, a grappa e o quentão.

Seguro viagem

Para viajar para o Sul ou qualquer outra região do Brasil não é necessário contratar um Seguro Viagem, mas isso não significa que não seja altamente recomendado a sua contratação. Imprevistos podem acontecem com todo mundo e ninguém gostaria que uma mala extraviada ou um voo cancelado arruinasse a viagem. Viaje tranquilo, contate a sua seguradora.

FAQ – Perguntas e Respostas

Quais roupas levar para o Sul?

Uma dúvida muito comum a qualquer viajante é sobre quais roupas colocar na bagagem. Antes de ceder ao impulso de levar todas as suas roupas favoritas é importante levar em consideração alguns fatores como o clima da região em que você vai viajar, quantos dias de viagem e quais passeios você vai fazer. Levando em conta esses fatores você com certeza não se esquecerá de nenhuma peça importante nem colocará roupas a mais na bagagem. No caso da região Sul é importante levar em consideração o destino para o qual você vai e o clima provável. Cheque sempre a previsão do tempo. Isso porque alguns destinos turísticos da região são conhecidos pelo frio. Se você estiver viajando para a região serrana durante o inverno, é importante se preparar para o frio. Nesse caso, não se esqueça de colocar na mala casacos pesados, blusas de manga comprida, calças, camisetas para colocar debaixo dos casacos, meias grossas, botas, gorros, cachecóis e luvas. Dê preferência aos sapatos mais confortáveis possíveis, nada atrapalha mais um passeio do que um sapato machucando. Não se esqueça do hidratante para que a pele não fique ressecada. Agora se você estiver viajando para uma região mais quente como o litoral e durante o verão, então é importante colocar na mala peças como trajes de banho, saídas de praia, camisetas, bermudas, vestidos e saias. Não se esqueça do protetor solar, chapéus e óculos de sol. Nos pés, os calçados mais confortáveis possíveis como chinelos, sapatilhas e alpargatas. Uma boa dica é colocar uma opção de look mais arrumadinho para quando você for sair à noite.

Quanto custa uma viagem para o Sul?

Afirmar com precisão a quantia que alguém irá gastar em uma viagem é uma tarefa complicada, pois isso dependerá de diversos fatores como o preço das passagens, diárias, ingressos para os passeios, se é alta ou baixa temporada, alimentação e gastos extras. Porém, é possível fazer uma estimativa. Uma viagem para Gramado por sete dias custa em média o valor de R$ 4.100,00.

O que fazer na região Sul à noite?

Opções para quem deseja sair à noite não faltam na região Sul do Brasil. Há atrações para todos os estilos de turistas, desde os mais tranquilos até os mais baladeiros. A cidade de Curitiba, por exemplo, é conhecida por ser uma das mais belas capitais do Brasil e é repleta de bares, boates e restaurantes para quem deseja curtir a noite. O bairro de Santa Felicidade é perfeito para aqueles que desejam ir a bons restaurantes e saborear uma boa comida italiana. Outra boa opção é o Largo da Ordem, bem no Centro Histórico de Curitiba, excelente para um happy hour com os amigos. Agora se você estiver a fim de baladas, não deixe de visitar o Batel, um dos mais agitados bairros de Curitiba. A noite em Florianópolis também é bastante animada. Quem gosta de agito não pode deixar de conhecer Jurerê Internacional, onde estão localizados os bares e casas noturnas mais badaladas da cidade. A Lagoa da Conceição é perfeita para quem deseja curtir um happy hour com os amigos e o centro de Floripa também conta com excelentes bares e restaurantes. O Rio Grande do Sul também conta com excelentes programas para fazer à noite. A cidade de Gramado, por exemplo, possui opções para os mais variados gostos. Vale a pena dar uma volta pela Rua Coberta, conhecida pelos seus bares, restaurantes, cafés e apresentações. Também vale a pena conhecer a Avenida Borges de Medeiros e assistir aos espetáculos do Natal Luz.

O que fazer na região Sul com crianças?

A região Sul do Brasil também é repleta de atrações que agradarão a toda a família. Atrações naturais, praias com excelente infraestrutura, museus interativos, parques temáticos, parques aquáticos e muito mais. O Museu Oscar Niemeyer MON em Curitiba não é necessariamente uma atração voltada aos pequenos, mas é uma atração bastante interessante para aquelas famílias que estão viajando com crianças mais velhas. O Bosque Alemão também é uma excelente pedida para quem está viajando com crianças e conta com uma trilha que conta a famosa história de João e Maria com direito à Casa da Bruxa e tudo. Os pequenos vão adorar! Também vale a pena conhecer a Gibiteca, o Planetário Digital e o Parque São Lourenço. Em Santa Catarina está localizado o maior parque temático da América do Sul. O Beto Carrero World está localizado na cidade de Penha, no litoral norte do estado. O parque conta com mais de 100 atrações que sem dúvidas agradarão a toda a família como shows, apresentações, zoológico, brinquedos radicais e muito mais. O preço do ingresso para pessoas de 05 a 59 anos de idade é de R$ 79,00. Crianças menores de 04 anos não pagam. O Parque Unipraias, em Balneário Camboriú, também é uma atração que costuma agradar e muito aos pequenos. O parque tem três estações, cada uma delas com suas atrações. A mais legal é a Estação Mata Atlântica, que conta com mirantes, tirolesas e a Casa de Chocolate. O Rio Grande do Sul conta com diversas atrações que agradarão às crianças. Em Gramado as mais famosas são o Mini Mundo, um parque que conta com miniaturas de diversas construções famosas do Brasil e do mundo como a Torre Eiffel e a estufa do Jardim Botânico de Curitiba. Impossível não se impressionar com o capricho e a riqueza de detalhes. Outras atrações que valem a visita é o Snowland, o Alpen Park e o Mundo a Vapor.

Thiago Cesar Busarello

Thiago Busarello é autor e criador do Vida de Turista, no qual adora viajar e falar do assunto de turismo e viagens, compartilhando dicas e informações de viagens com os leitores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat