O que você está procurando?

VOCÊ JÁ VIU OS PREÇOS DAS PASSAGENS AÉREAS APÓS A PANDEMIA? VOCÊ VAI SE SURPREENDER...

Viagem para o Paraná

Planejando viagem para o Paraná? Eu já estive no estado do Paraná em diversas oportunidades e a cidade de Curitiba esteve envolvida em praticamente todas elas.

A força da capital paranaense é muito grande, centralizando em muitos sentidos a vida dos paranaenses, inclusive no turismo, oferecendo uma infinidade de pontos turísticos, atrações culturais, gastronomia e até mesmo em belezas naturais como as que podemos ver no Jardim Botânico de Curitiba e nas praças de Curitiba.

A cidade de Foz do Iguaçu também pode ser considerada a capital do turismo paranaense. Uma cidade que ama e vive o turismo, além de ter as Cataratas do Iguaçu, um dos lugares mais bonitos que já visitei.

Esse é o artigo onde você vai encontrar todas as informações necessárias para você se inspirar e planejar uma viagem para o Paraná.

Você vai se informar aqui no blog sobre as principais regiões turísticas do Paraná, os meios de transporte para se chegar até as cidades, recomendações de hospedagem, dicas de gastronomia e muito mais.

Principais regiões turísticas

O Estado do Paraná além de possuir destinos turísticos muito conhecidos como Foz do Iguaçu e Curitiba, assim como lugares exóticos, segredos e aventuras incríveis.

Podemos citar como exemplo a Ilha do Mel com suas lindas praias, como a Praia das Encantadas, a Praia de Fortaleza, a Praia de Fora e a Praia do Farol que possui o famoso Farol da Ilha do Mel.

Além desses lugares você encontra as belezas naturais e históricas do Parque Estadual de Vila Velha e o charme do passeio de trem de Morretes e do seu vilarejo.

Jardim Botânico em Curitiba
Jardim Botânico em Curitiba

Ao todo o Paraná possui 14 regiões turísticas com 224 municípios incluídos em seu Mapa de Turismo, são elas:

  1. Campos Gerais
  2. Cataratas do Iguaçu e caminhos ao lago de Itaipu
  3. Corredores das águas
  4. Eco aventuras, histórias e sabores
  5. Entre matas, morros e rios
  6. Lagos e colinas
  7. Litoral do Paraná
  8. Norte do Paraná
  9. Norte Pioneiro
  10. Riquezas do oeste
  11. Rotas do Pinhão
  12. Terra dos Pinheirais
  13. Vale do Ivaí
  14. Vales do Iguaçu

“Dessas regiões, algumas são mais preparadas para receber os turistas, em outras a estrutura é mais simples, mas você poderá viver experiências culturais diferenciadas.”

É o caso das praias de Porto Rico, que não ficam no litoral paranaense, mas sim no interior do estado. Ali há camping e também podem ser praticados diversos esportes aquáticos que faz a alegria das crianças, principalmente no verão.

Há muito o que descobrir no Paraná e por isso vamos falar agora de algumas dessas regiões em especial para ajudar o leitor no planejamento de viagem para o Paraná.

Viagem para Curitiba - PR
Viagem para Curitiba – PR

Campos Gerais

Vale reservar uma viagem só para a região de Campos Gerais. As cidades dessa região são repletas de história, cultura, gastronomia e aventura.

Destaque para Ponta Grossa, lugar onde estão os famosos arenitos. Há quem diga que no Parque Estadual de Vila Velha existe uma grande incidência de OVNIS.

Outro destaque é o canyon de Guartelá que fica situado no Parque Estadual do Guartelá onde também há furnas e piscinas naturais em que você pode inclusive praticar esportes de aventura.

Nas cidades de Campos Gerais você também encontra as colônias alemãs de Witmarsum, localizada na cidade de Palmeira, e as colônias holandesas de Castrolanda, localizada na cidade de Castro.

Passear na região dos Campos Gerais é revisitar a história dos tropeiros e da imigração europeia, experimentando inclusive seus sabores. Nesse artigo você conhece um pouco mais sobre Campos Gerais.

O Parque Estadual de Vila Velha fica localizado em Ponta Grossa
O Parque Estadual de Vila Velha fica localizado em Ponta Grossa

Rotas do Pinhão

A região das Rotas do Pinhão é a região onde fica localizada a capital Curitiba, com muitas opções de parques, praças, feiras e museus.

Destaque especial para o queridinho e reinaugurado cinema de rua Cine Passeio que é um complexo cultural da capital e uma experiência ímpar para nós que estamos tão acostumados aos cinemas de shopping.

O espaço do Cine Passeio conta ainda com um espaço público para coworking (o primeiro do Brasil) e uma cafeteria que trabalha com produtos selecionados da região de Curitiba (cafés, vinhos e cervejas artesanais).

O lugar ainda possui uma sala de 12 lugares de cinema “On-Demand” onde o usuário escolhe o que assistir em plataformas como Netflix e Amazon e um terraço com cinema a céu-aberto (também disponível para eventos). Tudo isso em um edifício histórico revitalizado. Fica a dica!

Ao redor de Curitiba, a região da Rota do Pinhão também tem o turismo rural, que contempla o Circuito Italiano, em Colombo, e o Caminho do Vinho, em São José dos Pinhais.

Lugares como o Vannille Café Colonial, oferecem uma vasta experiência gastronômica em um ambiente aconchegante.

As cidades de Balsa Nova, Piraquara, Tijucas do Sul, Quatro Barras, Campina Grande do Sul e Mandirituba também são cidades que possuem pousadas, restaurantes, vinícolas e áreas de lazer muito especiais para uma experiência em família.

“Esses são aqueles lugares para quem deseja simplesmente desconectar um pouco da vida corrida e experimentar o contato com a natureza.”

Ópera de Arame em Curitiba vale a visita na viagem para o Paraná
Ópera de Arame em Curitiba vale a visita na viagem para o Paraná

Norte do Paraná

Você já ouviu falar do melhor café paranaense? Pois é do Norte do Paraná que ele vem! O turismo nesta região inclui como opção de passeios a Rota do Café, onde as propriedades cafeeiras oferecem lazer com hospedagem e alimentação.

Que tal ficar hospedado em uma fazenda de café como a Fazenda Pinhalzinho e conhecer e vivenciar a produção do café na Fazenda Palmeira?

Na região você também pode visitar a “Pequena Londres”, mais conhecida como a cidade de Londrina, onde você poderá visitar o Jardim Botânico de Londrina e diversos lagos.

Em Londrina você também pode visitar uma reserva indígena onde fica o Salto do Apucaraninha, lugar que possui uma queda d’água com 116 metros de altura e ondem vivem aproximadamente 250 famílias indígenas.

Litoral do Paraná

A região do Litoral do Paraná é onde ficam localizadas as famosas Ilha do Mel e Morretes. A maioria das praias do Paraná possuem estrutura para o turismo, com destaque para Guaratuba. Porém quando falamos do litoral paranaense a dica é conferir os segredos da Serra do Mar.

As cidades de Morretes, Antonina e Paranaguá são pequenas cidades históricas onde você pode ter muitas aventuras. Trilhas, escalada, rapel, rafting e cicloturismo são apenas algumas das opções nessa região.

Já pensou fazer uma caminhada noturna pela mata atlântica e ver o nascer do sol no topo da montanha? Nessa região você pode a partir de empresas como a Aventura Curitiba e a Calango Expedições que promovem os mais diversos esportes de aventura na região.

Já a Serra Verde Express é quem opera o passeio de trem para Morretes e Paranaguá e quem também oferece opções diferenciadas de passeios, como locação de motos ou passeio de 4×4 nas cidades históricas.

“Destaque para o Expresso Classique que é um passeio com jantar especial dentro de um vagão de trem de luxo totalmente ambientado para os anos 30 e idealizado em camarotes para até 4 pessoas.”

O trem parte da região do Jardim Botânico de Curitiba e retorna para Morretes em várias viagens diárias, sendo que o passeio reserva diversas surpresas em seu retorno também, como o clima e ambiente de toda a estação de trem, fazendo o turista sentir como se estivesse em uma viagem no tempo.

Passeio em Morretes
Passeio em Morretes

Cataratas do Iguaçu

É a região onde fica localizada Foz do Iguaçu que todos sabem que tem muita coisa para fazer e visitar! Mas nem só de Cataratas do Iguaçu vive a cidade de Foz do Iguaçu.

A cidade também é o reduto do Parque das Aves, do Museu de Cera, da Tríplice Fronteira (Brasil, Argentina, Paraguai) e da Usina de Itaipu.

É a partir de Foz do Iguaçu que você também pode visitar Puerto Iguazu na Argentina e também fazer compras no Paraguai atravessando a famosa Ponte da Amizade.

Na região ainda existem parques especiais para serem visitados como o Parque Nacional de Ilha Grande, na divisa com o estado do Mato Grosso do Sul, onde inclusive há sítios arqueológicos e praias para nadar ou fazer um passeio de barco pelo Rio Paraná.

Cataratas de Foz do Iguaçu é destino garantido na viagem para o Paraná
Cataratas de Foz do Iguaçu é destino garantido na viagem para o Paraná

Como chegar até o Paraná

Como chegar até o Paraná vai depender da cidade ou região turística que você escolher para visitar. Você viu que o Paraná tem regiões lindas seja no Sul, Sudeste, Norte ou Nordeste do estado.

Se você escolher viajar para Curitiba, você pode chegar de carro ou de avião. Se você escolher viajar para Foz do Iguaçu também pode viajar de carro ou de avião. Já se você viajar para Morretes, pode ir de carro, ônibus ou até mesmo de trem.

Passagem aérea para o Paraná

A cidade de Curitiba possui próximo dela o Aeroporto Afonso Pena. O aeroporto não fica localizado na verdade em Curitiba, mas sim em São José dos Pinhais, porém mesmo assim é muito conhecido como aeroporto de Curitiba já que é dali que os curitibanos saem para viajar, assim como é ali que os turistas chegam para conhecer Curitiba e região.

Foz do Iguaçu tem outro aeroporto, com voos nacionais e internacionais e conta com uma boa infraestrutura para receber os turistas.

Mas fique atento! Por conta de muitas compras efetuadas por turistas no Paraguai e Argentina, as bagagens são comumente revistadas pela Polícia Federal. Então cuidado redobrado para estar com tudo certinho e evitar aborrecimentos.

Também existem aeroportos regionais no Paraná como o aeroporto de Maringá, o aeroporto de Cascavel e o aeroporto de Londrina. Você também pode fazer consultas utilizando esses aeroportos como base.

As companhias aéreas que oferecem voos para a maioria das cidades paranaenses são a LATAM, AZUL e a GOL. Você pode consultar os preços em sites como do Skyscanner, Max Milhas ou Viajanet.

>>> Passagens aéreas com desconto para o Paraná!

Aeroporto de Curitiba
Aeroporto de Curitiba

Caminho terrestre de viagem para o Paraná

Para viajar de carro até Curitiba, você pode utilizar as principais rodovias que são a BR-101 e a BR-376 para quem vem do Sul, assim como a Rodovia Regis Bitencourt (a BR-116) para quem vem de São Paulo por exemplo, ou seja, se você vier pelo Norte ou se você vier do Oeste, deve usar a BR- 277.

Já para viajar de carro até Foz do Iguaçu, você deve utilizar as rodovias BR-277 se sair de Curitiba. Se vier da região do Mato Grosso do Sul, poderá usar a MS-156 e vindo do Sul, saindo do Rio Grande do Sul poderá ir pela BR-392, já, se estiver saindo de Santa Catarina, além da BR-277, também pode utilizar a BR-280.

Aluguel de carro no Paraná

Uma sugestão para quem faz viagem de avião até o Paraná e quer ganhar mobilidade durante toda a viagem é alugando um carro.

O aluguel de carro permite que você tenha a liberdade para realizar os passeios a seu tempo, principalmente se você for conhecer a região dos Campos Gerais ou das Cataratas.

“É muito bom ter essa mobilidade para conhecer mais lugares em menos tempo, sem depender do horário dos ônibus que fazem este trajeto, por exemplo.”

Para alugar um carro você poderá procurar empresas que entregam o carro já no aeroporto escolhido como a RentCars em Curitiba, a Movida em Maringá, ou a RentalCars em Foz do Iguaçu.

Em Curitiba, vale avaliar o custo benefício, por conta dos estacionamentos pagos na maioria dos lugares.

Pode ser mais vantajoso utilizar o serviço de mobilidade urbana dos aplicativos como Uber, 99 App e InDriver que atendem muito bem Curitiba e região, com destaque para o InDriver, em que você escolhe quanto quer pagar na sua viagem, ou seja, pode ser bem mais barato do que alugar um carro e ainda pagar estacionamento.

>>> Clique para fazer cotação de aluguel de carro!

Passeio de carro na Usina de Itaipu durante viagem ao Paraná
Passeio de carro na Usina de Itaipu durante viagem ao Paraná

Passagem de ônibus para o Paraná

O Paraná tem ótimas estruturas de terminais rodoviários nas maiores cidades. Em Curitiba, por exemplo, a Rodoferroviária centraliza o transporte intermunicipal, interestadual e internacional, com um fluxo de aproximadamente 930.000 pessoas mensalmente.

Também existem grandes terminais rodoviários com trechos interestaduais em Ponta Grossa, Foz do Iguaçu, Maringá, Londrina, Paranaguá e Cascavel. Para realizar sua pesquisa de passagem rodoviária para o Paraná você poderá utilizar o site da ClickBus.

O transporte rodoviário no Paraná tem um bom serviço, atendendo bem tanto àqueles que viajam a trabalho como a passeio e proporcionando sempre as informações necessárias através de seus serviços de atendimento ao cliente.

>>> Clique para fazer cotação de passagem de ônibus!

Onde ficar hospedado no Paraná

Existem várias opções de hospedagem no Paraná que também vão variar conforme destino escolhido. Você pode ficar em hotel, resort, pousada, hostel ou até mesmo em casas de temporada no estilo Airbnb.

Hospedagem em Curitiba

Nossa sugestão de hospedagem para Curitiba é o Roochelle Corporate Hotel que tem ótima localização, bom atendimento e comida excelente com diárias a partir de R$ 147,00.

Tem também hotéis da rede Ibis em Curitiba como o Ibis Batel com diárias a partir de R$ 106,00 sem café da manhã.

Outra boa opção é o Hotel Lizon, pois ele fica próximo da rodoviária e também tem fácil acesso ao centro da cidade e principais pontos turísticos, com diárias em torno de R$ 250,00.

Roochele Corporate Hotel
Roochele Corporate Hotel

Hospedagem em Foz do Iguaçu

Já para hospedagem em Foz do Iguaçu, a nossa sugestão de hospedagem é o Bourbon Cataratas de estrutura excelente, inclusive com piscina térmica, e com diárias a partir de R$ 482,00.

Também tem o Rafain Palace com diárias a partir de R$ 198,00, um hotel de boa qualidade com estrutura para eventos, portanto bastante procurado na região.

Se você procura um hostel em Foz do Iguaçu, a cidade possui um dos mais inovadores: o Hostel Concept, com diárias a partir de R$ 92,00 em quartos com design exclusivo.

Bourbon Cataratas Resort
Bourbon Cataratas Resort

Outros lugares para ficar hospedado

Não poderíamos deixar de mencionar opções de hospedagem outras cidades do Paraná, como hospedagem em Morretes onde indicamos a Pousada Bella Morretes em estilo rústico e localizado no centro histórico.

Outra opção incrível é o Jardins de Jurema Resort, localizado na cidade de Iretama, um complexo com parque aquático de águas termais, spa e lazer na região de Campo Mourão, sendo que os preços variam de acordo com as temporadas e eventos especiais.

Para encontrar a melhor opção de hospedagem recomendamos sites como do Booking, do Hotéis.com e do AirBnb.

>>> Reservar hotéis e pousadas no Paraná!

Jardins Jurema Resort
Jardins Jurema Resort

Gastronomia do Paraná

A gastronomia do Paraná, é muito diversificada e acaba sendo uma atração à parte, um tour gastronômico pela culinária das mais diversas nações representadas tanto na cidade de Curitiba como também por todo o estado.

Dicas de restaurantes

Típico mesmo do Paraná é o prato chamado Barreado, que pode ser degustado na cidade de Morretes, com destaque para o restaurante Armazém Romanus, onde a receita desse prato vem passando de pai para filho há mais de 100 anos.

Outros pratos típicos no estado são os pratos feitos com pinhão. Tem os pratos salgados à base de pinhão como farofas e arroz, assim como tem os pratos doces à base de pinhão como bolos e brigadeiro de pinhão. Esse fruto tão tradicional da região merece ser experimentado por qualquer turista.

Em Curitiba, você encontra opções da alta gastronomia em restaurantes renomados como o Madalosso em Santa Felicidade, um restaurante tipicamente italiano.

Tem também o Terrazza 40, um restaurante panorâmico com um menu diversificado que inclui massas, carnes e frutos do mar.

Para uma experiência mágica indicamos o La Magique Gastronomique, que é ótimo para ir com crianças (mas que os adultos também se divertem).

Restaurante Terrazza 40 - Curitiba - PR
Restaurante Terrazza 40 – Curitiba – PR

Vilas e tours gastronômicos

Além disso, você pode visitar uma das vilas gastronômicas espalhadas pela cidade. Na região central, por exemplo, fica a Vila Urbana Gastronomia e Cultura e vale a visita durante a viagem para o Paraná.

Fique atento às feiras gastronômicas de Curitiba que acontecem pela cidade em épocas especiais como da Páscoa, Inverno, Primavera e Natal. Se estiver em Curitiba em uma dessas épocas, recomendo porque vale a experiência.

Nas feiras da praça Osório e da Praça Santos Andrade você vai poder degustar da culinária de diversos países: Alemanha, Itália, França, Estados Unidos.

Nas demais regiões do Paraná existem passeios como o Tour Gastronômico Alemão (Bierwit em Witmarsum), Tour Gastronômico Holandês (Koffiehuis Confeitaria e Restaurante em Carambeí), Tour Gastronômico Polonês (Nova Polska Restaurante e Lazer em Campo Magro) e o Tour Gastronômico Italiano (Caminho do Vinho em Colombo).

Em Foz do Iguaçu, onde existe uma grande colônia árabe, você pode visitar restaurantes típicos do Oriente Médio como o Castelo Libanês, sem falar na possibilidade de visitar a linda mesquita muçulmana na viagem.

Além disso existe o Templo Budista para quem gosta de se conectar com o Oriente. Por que não saborear pratos tailandeses, indianos ou japoneses após essa conexão?

>>> Comprar passeios para o Paraná!

Estátuas - Templo Budista
Estátuas – Templo Budista

Seguro de viagem para o Paraná

Quando você viaja para um estado diferente de onde você reside é sempre importante conferir se o plano de saúde tem cobertura nacional, já que a maioria dos planos de saúde tem coberturas somente estaduais ou regionais.

Um seguro de viagem ajuda a manter a segurança de todos, principalmente a segurança financeira para pagamento de médicos e hospitais caso aconteçam imprevistos como acidentes ou alguém ficar doente durante a viagem para o Paraná.

O bom é que o seguro de viagem para o Paraná é muito barato e você pode fazer a compra em sites como do Seguros Promo.

Relógio de Flores - Curitiba - PR
Relógio de Flores em Curitiba – PR

O que fazer na viagem para o Paraná

  • Passear pelo Jardim Botânico de Curitiba
  • Fazer o Passeio da Linha Turismo em Curitiba
  • Fazer Turismo de Aventura na Serra do Mar
  • Fazer um passeio histórico ou de aventura pelos Campos Gerais
  • Fazer um passeio com Tour Gastronômico no Caminho do Vinho
  • Assistir a um show no Ópera de Arame ou no Parque das Pedreiras
  • Conhecer as belezas naturais do Parque de Vila Velha
  • Cicloturismo em regiões históricas
  • Visitar a Usina de Itaipu
  • Se encantar com as cataratas do Iguaçu
  • Andar de bote ao encontro das águas das cataratas
  • Tomar banho de mar na Ilha do Mel
  • Fazer o passeio de trem de Morretes
  • Visitar a Alemanha (Colônia Witmarsum) e a Holanda (Carambeí) sem sair do Brasil

Mais informações sobre o Paraná

  • Capital: Curitiba
  • População: 11 milhões de pessoas
  • Localização: Sul do Brasil

Aeroportos do Paraná

  • Aeroporto de Curitiba
  • Aeroporto de Foz do Iguaçu
  • Aeroporto de Londrina
  • Aeroporto de Maringá
  • Aeroporto de Cascavel

Cidades importantes do Paraná

  • Curitiba
  • Londrina
  • Maringá
  • Ponta Grossa
  • Cascavel
  • São José dos Pinhais
  • Foz do Iguaçu
  • Colombo
  • Guarapuava
  • Paranaguá
  • Araucária
  • Toledo

Artigos de viagem para o Paraná

Galeria de fotos do Paraná

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI!

  • Se quiser viajar para o paraíso, o Zarpo tem os melhores pacotes de viagem em resorts e hotéis de tirar o fôlego.
  • Para encontrar a passagem aérea com o menor preço do mercado, não deixe de consultar o site da MaxMilhas que consulta os preços em várias companhias aéreas!
  • Reserve diárias de hotel no mundo inteiro de maneira prática e segura no Booking.com, com opção de cancelamento grátis e sem precisar pagar antecipadamente!
  • Precisa de aluguel de carro? Na RentCars o pagamento é feito em reais, sem cobrança de IOF parcelado sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.
  • E não esqueça do seguro viagem. Na Seguros Promo você usa o cupom VIDADETURISTA5 e ganha desconto de 5% na compra.
  • Para os passeios, ingressos para tours, shows e entradas em museus você pode contar com a Get Your Guide em vários lugares do mundo.
  • Com o cupom VIDADETURISTA da América Chip você ganha 5% de desconto na compra de um chip internacional para viajar conectado o tempo todo.

Ao fazer uma compra com um parceiro através do blog recebemos uma pequena comissão. Ninguém paga a mais por isso e de quebra ajuda o blog a trazer sempre artigos e novidades atualizadas. Obrigado! =)

Thiago Cesar Busarello

Thiago Busarello é autor e criador do Vida de Turista, no qual adora viajar e falar do assunto de turismo e viagens, compartilhando dicas e informações de viagens com os leitores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *