BAIXE GRÁTIS NOSSO KIT DE PLANEJAMENTO DE VIAGEM! CLIQUE AQUI!

O que fazer em Natal

Olá pessoal, hoje vamos falar sobre a cidade de Natal. Conhecida como “A Cidade do Sol” e inaugurada no dia 25 de dezembro, a cidade apresenta aspectos de uma grande metrópole, mas ainda guarda resquícios de uma cidade pequena.

A capital do Rio Grande do Norte tem um povo acolhedor, belas praias e um clima quente e úmido grande parte do ano. Descubra os encantos da Cidade do Sol neste artigo.

Onde fica Natal

Natal fica localizado no Nordeste do país, mais precisamente no estado do Rio Grande do Norte. Uma cidade litorânea e próxima de grandes paraísos naturais.

O que fazer em Natal

Há muito o que ser feito na cidade, porém existem algumas atrações que você não pode deixar de fazer em sua visita à cidade, especialmente se for a sua primeira visita.

City Tour em Natal

Não há um serviço de City Tour na cidade oferecido pela Prefeitura de Natal. Entretanto, as agências de turismo costumam oferecer o serviço, em carros próprios.

Entre os serviços de city tour para Natal mais famosos estão o da Luck Receptivo, da Marazul Receptivo e também da CVC. Os valores ficam em torno de R$ 80,00 por pessoa.

Praia do Forte

A Praia do Forte fica localizada na orla da cidade de Natal, aliás em uma das orlas, já que são duas por lá.

No alto da Praia do Forte, que fica juntinho da Praia do Meio, ficam alguns dos prédios mais caros da cidade.

Forte dos Reis Magos

Pertinho do mar, com acesso por um caminho de pedra, está o Forte dos Reis Magos, que recebeu esse nome porque foi construído no dia de Reis.

A fortaleza é o marco zero da cidade e pode ser visitado. Vale a pena prestar atenção no seu formato único de estrela, com 5 pontas.

Morro do Careca

O Morro do Careca é um dos cartões postais famosos da cidade. Hoje em dia não é mais possível subir no Morro do Careca, apenas admirar sua beleza.

Ele pode ser visto de vários pontos da cidade, mas um dos ângulos mais bonitos é na orla da Praia de Ponta Negra, que é onde geralmente batem as fotos do cartão postal da cidade.

Praia de Ponta Negra

A Praia de Ponta Negra é a praia mais famosa da cidade. Ela fica lotada, especialmente no verão e nos fins de semana e feriados.

Visitar Natal e não visitar a Praia de Ponta Negra é como se você fosse ao Rio de Janeiro e não fosse ao Cristo Redentor.

Recomendamos muito um banho de mar na Praia de Ponta Negra que é incrível, apreciado tanto por turistas quanto por moradores locais.

A orla é ideal para um passeio no final da tarde, e ao longo da rua, há várias opções de bares e restaurantes.

Linda vista da Praia de Ponta Negra em Natal
Linda vista da Praia de Ponta Negra em Natal

QUAL O MELHOR SEGURO DE VIAGEM PARA VOCÊ?










Parque das Dunas

O parque é uma grande atração da cidade. Há brinquedos para as crianças, espaço para piqueniques, uma pista de caminhada e vários micos pelas árvores.

Além da área do parque, uma reserva de mata atlântica e três trilhas que acabam em um mirante na Via Costeira, uma avenida que liga as duas principais praias da cidade e onde ficam os melhores hotéis.

Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte

O parque é assinado por Oscar Niemeyer, com uma torre que tem os traços marcantes do arquiteto. Há ainda trilha para caminhadas, um auditório. O local recebe vários eventos, shows, palestras, exposições e muito mais.

Largo do Ateneu

O Ateneu é uma escola pública muito antiga e famosa na cidade, onde muitas pessoas notórias dentro da sociedade natalense estudaram no passado. Em frente à escola há uma pequena praça, cheia de restaurantes e lanchonetes ao redor, onde se come muito bem e as pessoas se reúnem para bater papo e colocar a conversa em dia.

Rua Chile

Uma rua cheia de bares, onde é possível ver, inclusive, os trilhos do bondinho que passava por lá antigamente. Também possui um centro cultural onde se apresentam muitas bandas alternativas. É um local para um público mais descolado, alternativo.

Palácio da Cultura

O palácio abriga a Pinacoteca do Rio Grande do Norte. O prédio também é chamado de Espaço Cultural Palácio Potengi. Possui um acervo fixo de obras de arte internacionais e nacionais e também recebe exposições itinerantes.

Centro de Turismo e Artesanato

No prédio antigamente funcionava uma cadeia, mas agora abriga um centro de cultura e artesanato. É um dos melhores lugares da cidade para comprar todos os tipos de lembrancinhas e presentes para quem ficou em casa.

Shopping do Artesanato Potiguar

Fica na beira mar, na orla da Praia do Meio. Além de comprar artesanatos e produtos típicos da região, como castanhas, manteiga de garrafa e queijo de coalho, você também vai poder saborear um dos pratos mais típicos da cidade, a tapioca. O recheio, tem do que você quiser.

Ponte Newton Navarro

Chamada até hoje pelos moradores da cidade de “ponte nova”, a construção é imponente e muito bonita. Liga a zona norte ao resto da cidade e fica pertinho do Forte dos Reis Magos. A noite, a ponte ganha uma iluminação que muda de cor, aumentando ainda a beleza da construção.

Vista da ponte Newton Navarro
Vista da ponte Newton Navarro
Cupom desconto viagem

Teatro Alberto Maranhão

O teatro está passando por uma reforma, por isso não está recebendo visitações. Mas é uma bela construção, que vale a pena ser vista e apreciada, ainda que do lado de fora.

Farol de Mãe Luíza

Você pode chegar ao topo do farol, se tiver disposição para subir os 150 degraus. Mas garanto que vale a pena, pois lá de cima é possível ter uma das vistas mais privilegiadas da cidade.

Arena das Dunas

O estádio, construído para a Copa de 2014, é um dos mais bonitos do Brasil. Atualmente, ocorrem shows e vários eventos tanto na parte de dentro do estádio quanto na área externa.

É lá onde acontece o Carnatal, um dos eventos mais importantes da cidade, que é o mais antigo carnaval fora de época do país ainda na ativa.

Barreira do Inferno

Base da Força Aérea Brasileira para lançamento de foguetes. Tem um pequeno museu, com fotos e alguns foguetes também. Para visitar a plataforma, é preciso agendar a visita.

Aquário Natal

O aquário Natal cresceu bastante nos últimos tempos e abriga várias espécies de animais, marinhos, terrestres e aves. São pinguins, cavalos marinhos, macacos, jaguatiricas, hipopótamos, araras e, é claro, as atrações principais, os tubarões. E a melhor parte é que você pode mergulhar e nadar junto com eles.

Praia dos Artistas

A praia fica na Orla da cidade, entre a Praia do Meio e a Praia de Areia Preta. As formações rochosas não tornam o mar apropriado para o banho, mas o visual é incrível. Aproveite e dê um passeio pela Ponta do Morcego, uma rua com muitos restaurantes e vendedores de artesanato local.

Passeio de catamarã no Rio Potengi

Ao som do forró pé-de-serra, é possível fazer um passeio pelas águas do Rio Potengi e ver seu encontro com as águas do mar. O passeio é bastante animado e, de quebra, você vai ver um belíssimo pôr do sol, que ficará guardado em suas lembranças para sempre.

Mercado de Ponta Negra

Uma excelente pedida para passar algum tempo na volta da praia. O mercado fica na Avenida Engenheiro Roberto Freire, que leva à Praia de Ponta Negra e é uma das mais importantes da cidade.

Lá, além de artesanato e comidas locais, você irá encontrar uma especialidade da Cidade do Sol, as castanhas, que são vendidas de todas as formas: natural, torrada, assada, carmelizada, com chocolate.

Igreja de Santo Antônio (Igreja do Galo)

Uma das igrejas mais tradicionais da cidade, recebeu o apelido carinhoso de Igreja do Galo por causa de um para-raios de bronze em formato de galo que fica no topo da Igreja.

O estilo barroco da construção chama a atenção e também o seu altar, todo em madeira. É uma igreja de uma torre só, simples, porém muito bonita.

Museu de Arte Sacra de Natal

Ao lado da Igreja do Galo, o prédio já foi o Convento Santo Antônio e também já serviu de base para os militares da cidade. Atualmente abriga uma coleção de arte religiosa de todo o estado e possui peças muito bonitas e únicas.

Memorial Câmara Cascudo

Localizado na Cidade Alta, bairro que abriga o que pode ser considerado o Centro Histórico de Natal, na Praça André de Albuquerque, uma das mais importantes da cidade.

O memorial homenageia o ilustre historiador e folclorista e abriga sua coleção de livros e vários objetos pessoais. São mais de 15 mil volumes. Mas, o mais impressionante são as cartas trocadas entre Câmara Cascudo e outros nomes do pais, como Monteiro Lobato e Mário de Andrade.

Ludovicus Instituto Câmara Cascudo

O Instituto funciona na casa onde Cascudo viveu até os seus últimos dias e atualmente é administrado por suas netas. Os móveis são os mesmos utilizados por ele em vida (ele faleceu em 1986) e depois sua viúva, Dona Dhalia. Lá também há muitos livros e diários do folclorista, além de outros objetos pessoais.

Museu da Cultura Popular Djalma Maranhão

O prédio da antiga rodoviária foi totalmente reformado para receber o museu que possui um acervo de cerca de 1500 peças, de 400 artistas locais. Além disso, há espaço para apresentações artísticas e culturais.

Fundação Cultural Capitania das Artes

A sede da Fundação Cultural também é um Centro Cultural, onde você vai poder encontrar lojas de artesanato, palco para apresentações culturais e shows e auditório para os mais variados eventos. Há também exposições temporárias no local, por isso não deixe de consultar a programação.

Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte

O Instituto é responsável pelos acervos de documentos da época colonial, imperial e da república do estado, desde que ainda era uma capitania. Fica localizado na Cidade Alta, em uma construção em estilo neoclássico, tipicamente europeia.

Centro de Artesanato de Ponta Negra

Mais um lugar para comprar lembrancinhas para todos os seus amigos e parentes e também as delícias da culinária local. São várias lojinhas. Não se espante se aparecer um trio de sanfoneiro quando você estiver por lá, especialmente se for na época do São João.

Praia de Areia Preta

Ao lado da Praia dos Artistas, no início da Via Costeira, é onde ficam alguns dos prédios mais luxuosos da cidade. Tanto que hoje em dia é conhecida como Praia de Miami. Bastante frequentada por moradores locais, especialmente surfistas.

Vista de uma das praias de Natal
Vista de uma das praias de Natal

COMPARADOR DE SEGURO DE VIAGEM

Praia do Meio

Fica em uma das orlas da cidade, e tem esse nome exatamente porque é a praia do meio, entre a Praia do Forte e a Praia dos Artistas. As três praias se confundem, não se sabe exatamente onde termina uma e começa a outra e são todas pequenas. O mar é calmo e de água morna.

Praia da Redinha

Fica do outro lado da ponte, na zona norte da cidade e é a última praia urbana da cidade. O acesso é pela Ponte Newton Navarro, sobre a qual já falamos. A praia é dividida em Redinha Velha, que pertence a Natal, e Redinha Nova, que pertence ao município vizinho, Extremoz.

A paisagem da praia é maravilhosa, com o Forte dos Reis Magos do outro lado. E é lá onde você vai poder experimentar outra iguaria do estado, a ginga com tapioca. Os bares e restaurantes são super simples, mas a comida é deliciosa e o povo acolhedor.

Bosque das Mangueiras

No meio do bairro residencial de Lagoa Nova, fica um bosque cheio de mangueiras. Atualmente está fechado para reforma e vai ganhar uma nova pista de caminhada, além de outras atrações. Mas sempre preservando sua atração principal, as mangueiras.

Catedral Metropolitana

A catedral da cidade tem uma arquitetura única e definitivamente não se parece com uma igreja. Pelo menos não como as igrejas tradicionais que conhecemos.

Na frente, os sinos e uma bela escultura de cruzes é que chamam a atenção para o fato de estarmos diante de uma igreja. Por dentro, também surpreende, pela simplicidade e beleza do altar.

Igreja Nossa Senhora da Apresentação

A antiga catedral da cidade ainda é chamada assim pelos moradores. Com uma única torre, fica pertinho da Igreja do galo, na Cidade Alta. É onde ocorre grande parte dos casamentos da sociedade natalense. Para os moradores da cidade, é uma espécie de tradição casar nessa Igreja.

Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos

Conhecida simplesmente por Igreja do Rosário, é uma das mais antigas da cidade. Uma igreja simples, bem rústica, mas exatamente por isso de uma beleza ímpar. Em frente uma bela cruz adiciona ainda mais beleza ao local. Pertinho, separada apenas por uma rua, o Rio Potengi termina de construir um cenário incrível.

Igreja do Bom Jesus Das Dores

Uma igreja antiga e tradicional e uma das poucas com duas torres na cidade. Passou por uma grande reforma recebendo, inclusive, climatização, o que ajuda bastante para quem não está acostumado com o calor da cidade.

Igreja Nossa Senhora dos Navegantes

Localizada na Redinha Velha, é uma capelinha cheia de charme, toda de tijolo. É importante lembrar que a Redinha era uma vila de pescadores, por isso o lugar é bastante lúdico e tem exatamente esse clima de vila de pescadores.

Igreja de São Pedro

No tradicional bairro do Alecrim, famoso por seu comércio, onde se encontra literalmente de tudo para vender, a Igreja possui uma única torre, mas ao centro, o que faz dela uma das mais bonitas da cidade. Com certeza vale a pena conhecer.

Mercado de Petrópolis

O mercado é um espaço frequentado por boêmios e admiradores da boa vida. Nos quiosques há bares e lanchonetes, lojas de artesanatos, sebos, lojas de antiguidade. Há ainda um palco, onde o forró toma conta enquanto os frequentadores ficam sentadinhos em uma praça de alimentação.

Busto do Padre João Maria

Também na Cidade Alta, o busto está localizado na praça que tem o nome do Padre, por trás da antiga catedral. O padre é conhecido na cidade por sua obra de caridade, sempre ajudando os mais necessitados e sua luta contra a varíola, doença que acabou o matando, em 1905.

Canto do Mangue e Mercado do Peixe

Eu não consideraria uma atração turística, mas lá você pode comprar peixes e frutos do mar frescos e a preço acessível. Na parte de cima do mercado tem algumas lanchonetes, mas em nada se parece com o de Fortaleza, onde é possível pedir para preparar o produto que você acabou de comprar. Mas, na parte de fora do mercado, em um quiosque bem copo sujo, é possível comer um dos melhores peixes fritos da cidade.

Coluna Capitolina

A coluna, em estilo romano, foi um presente da Itália para o povo do Rio Grande do Norte pela acolhida a dois pilotos romanos. Como foi um presente de Mussolini, foi considerada um símbolo fascista, chegando, inclusive, a ser derrubada.

Praça Pôr-do-Sol e Relógio de Sol

O relógio de sol fica na praia de Areia Preta, em um trecho conhecido como Praia de Miami, em frente aos prédios mais luxuosos da cidade. Na praça também foi construído o letreiro com o nome da cidade.

Solar Bela Vista

Palacete em estilo neoclássico que já foi um hotel de luxo e hoje em dia é um Centro Cultural, com auditório, sala para exposições e aulas música, artes plásticas e oficinas de artesanato, administrado pelo SESI/RN.

Palácio Felipe Camarão

O Palácio foi construído em 1922 e atualmente é onde funciona a Prefeitura do Natal. O prédio foi construído em 1922 e inaugurado na data de 7 de setembro, marcando o centenário da Independência do Brasil.

Antigo prédio da Capitania dos Portos

A Capitania dos Portos funcionou no local até 1972. O prédio foi restaurado, mantendo a sua fachada e atualmente abriga a Capitania das Artes, sobre a qual já falamos aqui neste artigo.

Casa da Ribeira

Na Casa da Ribeira funciona um pequeno teatro, que recebe peças de grupos locais. O teatro é bem simples, mas é uma excelente opção para os grupos que muitas vezes não tem onde se apresentar.

Teatro Riachuelo

O Teatro fica no shopping Midway Mall e é um dos principais locais para shows atualmente em Natal, já tendo recebido diversos artistas nacionais e internacionais. Uma particularidade é que, para os shows mais dançantes, parte das cadeiras some e uma pista entra em cena, pertinho do palco.

Olha as belezas que você vai encontrar na praia de Pipa - RN
Olha as belezas que você vai encontrar na praia de Pipa – RN
Grupo de desconto de viagem

Passeios e praias nos arredores de Natal

Além de curtir a cidade, você também pode fazer vários passeios para praias que não ficam exatamente na cidade, mas que fazem parte de qualquer viagem à Natal.

Pipa

A praia mais famosa do RN é visitada por turistas de todo o mundo. O local é maravilhoso, dá para passar apenas um dia ou ficar uma semana inteira por lá.

São muitas coisas para curtir por lá, como a Praia do Amor, o Santuário Ecológico e muito mais. Mas não dá para falar de Pipa em apenas algumas linhas, por isso vamos dedicar um artigo inteiro a essa maravilha, aqui.

São Miguel do Gostoso

Diferentemente do que muitas pessoas pensam, São Miguel do Gostoso não é uma praia, é um município que possui várias praias. Fica a cerca de 115km de Natal e lá perto é possível ver o quilômetro zero da BR-101, a maior rodovia do país.

Também tem o marco zero do estado e muitas outras atrações. O lugar está crescendo bastante e está virando uma atração muito visitada, por isso vamos falar melhor sobre esse novo destino turístico, aqui.

Genipabu

Não se espante se você vir em muitos lugares a grafia Jenipabu. A dúvida era tão grande sobre qual das duas era a correta, que ambas são aceitas.

É lá que ficam as famosas Dunas de Genipabu, onde é possível fazer passeio de bugre (passeio de buggy em Natal), que pode ser com ou sem emoção.

Você também vai poder subir a pé nas dunas, fazer skibunda e andar de dromedário, que é a maior atração da praia. E, se quiser, vai poder usar roupas típicas, para se sentir no deserto.

Pirangi

A praia fica pertinho de Natal e é onde os moradores da cidade costumam ir passar o veraneio, que é como são conhecidas as férias de janeiro na cidade. A cidade possui estrutura excelente. É lá onde fica o Maior Cajueiro do Mundo, visitado por milhares de turistas do mundo inteiro.

Roteiro das Águas

Além de lindas praias, os arredores de Natal também possuem lindas lagoas. São 7 lagoas visitadas em um único dia: Lagoa Redonda, Lagoa de Arituba, Lagoa de Alcaçuz, Lagoa de Boágua, Lagoa de Ferreira Grande, Lagoa de Carcará e Lagoa do Urubu. Vale a pena o passeio, é muita beleza para um dia só.

Manoa Park

O Parque Aquático fica a cerca de 60km de Natal e possui atrações para todas as idades. Ideal para uma dia em família, são piscinas, toboáguas, rios com correnteza, cascatas artificiais e muitas outras atrações, como tirolesa, bungee trampolim, passeio a cavalo, passeio de bugre, kitesurf e mergulho.

Parrachos de Perobas

Na verdade, os parrachos de Perobas não são parrachos, mas arrecifes. Mas o nome não importa, oque importa é a beleza do lugar. O lugar de águas rasas e transparentes fez com que, juntamente com os Parrachos de Maracajaú, a região ficasse conhecida como o “Caribe Brasileiro”.

A vida marinha é bel diversificada e é possível nadar com os peixinhos e ver os corais. Excelente para a prática de snorkeling.

Parrachos de Maracajaú

Mais famosos do que os Parrachos de Perobas, os de Maracajaú é um passeio mais concorrido pelos turistas. Dá para chegar lá tanto de lancha quanto de Catamarã.

São mais de 10km de parrachos e dá para mergulhar tanto com snorkel quanto com tanque de oxigênio. No verão especialmente o passeio é bem concorrido, mas vale muito a pena.

Lagoa de Pitangui

A Lagoa, de água doce e clara, fica a cerca de 25km de Natal. Você pode conhecer a Lagoa em um passeio de bugre ou ir passar o dia por lá. A estrutura do local é ótima, com bares e restaurantes e mesinhas dentro d’água.

Também é possível andar de pedalinho e tomar um delicioso banho.

Lagoa de Jacumã

Um passeio divertido e diferente, a cerca de 35km de Natal, As lagoas do estado são uma alternativa para quem não quer curtir uma praia e a de Jacumã oferece muitas atrações, para quem quer curtir aventuras radicais ou apenas curtir um dia de paz e tranquilidade.

Apenas lá você vai poder viver a experiência do skibunda, kamikaze e aerobunda. Há restaurantes e bares que oferecem petiscos e bebidas, o que torna o passeio completo.

Praia de Barra de Tabatinga

A praia é uma das mais bonitas do estado. A praia é dividida em Tabatinga Alta e Tabatinga Baixa. Na parte alta o mar é mais agitado e bastante procurado pelos surfistas.

Já na parte baixa o mar é mais calmo, ideal para quem está passeando com crianças. As dunas e falésias da praia dão um charme extra ao lugar e completam a paisagem de tirar o fôlego.

Parnamirim

O município fica coladinho a Natal, não dá para saber exatamente onde termina um e começa o outro. O antigo aeroporto da cidade ficava lá, mas agora é usado apenas pelas forças armadas.

A praia de Pirangi e o Maior Cajueiro do Mundo ficam lá, assim como a Barreira do Inferno (atrações sobre as quais já falamos), mas também há mais a ser feito por lá, como visitar o Planetário de Parnamirim, o Cine Teatro e o Mercado Público Municipal.

Nísia Floresta

Algumas das lagoas mais famosas do estado ficam no município, como a do Carcará, de Arituba e do Bonfim. O município possui mais de 20 lagoas e dá para passar um dia inteiro passeando por todas elas.

Uma forma diferente e divertida de conhecer as lagoas de Nísia Floresta é de quadriciclo. O passeio dura 2:30h. Para o almoço, uma excelente opção é o Marina’s Camarões, mais conhecido por lá como Estação Papary.

Barra de Punaú

O local é conhecido pela junção das águas do Rio Punaú com o mar, por isso dá para curtir tanto a água doce quanto a água salgada. Mas o passeio vai além. O cenário é lindo, com dunas e coqueirais. As opções de lazer são várias também.

O hotel e restaurante Punaú oferece passeio de barco, caiaque, cavalos, tirolesa e skibunda. Não deixe de experimentar o prato típico do local, o Peixe a Punaú.

Barra do Cunhaú

Praias desertas e cenários paradisíacos. É isso que você vai encontrar em Barra do Cunhaú. A praia não é tão famosa quanto sua vizinha, Pipa, mas é tão bonita quanto. Você pode alugar um barquinho e ir parando em praias que dão a sensação de nunca terem sido pisadas antes.

Touros

A esquina da América fica a pouco mais de 1 hora de Natal, ao lado da agitada São Miguel do Gostoso. A beleza da praia é incrível e você vai poder ver o local onde alguns historiadores defendem que foi o real ponto de descobrimento do Brasil.

Galinhos

Galinhos é uma península. É praticamente uma ilha, rodeadas por dunas, salinas, mangues e belas praias. Não deixe de fazer um passeio de barco. O ideal é fazer o passeio à tarde, para poder curtir o pôr do sol ainda do barco. É simplesmente inesquecível.

Além das praias de Natal você pode curtir muitos passeios e aventuras
Além das praias de Natal você pode curtir muitos passeios e aventuras
Dicas para a bagagem

Como chegar até Natal

Natal é o ponto do Brasil mais próximo da África. Sua localização privilegiada faz com que tenha voos diretos para a cidade da Europa, mais especificamente de Portugal. Mas, se você não está tão longe, sorte a sua, pois fica ainda mais fácil chegar à cidade do sol.

Passagem aérea para Natal

Você pode ir de São Paulo a Natal por cerca de R$ 1.200,00. De outros pontos do país, o valor da passagem varia: de Porto Alegre, custa um pouco mais, cerca de R$ 1.400. Se você sair de Brasília, vai pagar algo em torno de R$ 1.500,00.

Já se estiver na região norte, em Manaus, por exemplo, vai poder chegar em Natal pagando um pouco mais de R$ 1.100. Lembramos sempre que esses valores são de referência e correspondem ao mês de abril de 2021.

Para fazer as pesquisas dos preços atualizados, recomendamos o site da Max Milhas, que consulta tanto preço direto no site das cias aéreas como também preços comprados a partir de milhas.

>> Fazer pesquisa de passagem aérea

Caminho terrestre

É no Rio Grande do Norte que começa a BR-101, como dissemos antes. Natal fica mais ou menos no quilômetro 110 e a rodovia corta praticamente toda a cidade. É a principal via de acesso para quem viaja por terra.

Aluguel de carro

É muito fácil alugar carro em Natal. As principais locadoras do Brasil possuem lojas na cidade. A locação de carro pode ser feita no próprio aeroporto, lembrando que às vezes alugar na chegada pode sair mais caro.

O ideal é alugar antes e aproveitar alguma promoção. E, é claro, você também tem a opção de alugar pela internet. Um dos sites que mais gostamos e recomendamos é o site da Rentcars.

>> Fazer pesquisa de aluguel de carros

Onde ficar em Natal

A cidade possui uma diversidade boa de hotéis e pousadas, com opções para todos os gostos e bolsos. Basta você escolher a que combina melhor com o seu estilo de viajante.

Hotéis em Natal

Em uma cidade como Natal, o ideal é se hospedar na praia. Os melhores hotéis estão em Ponta Negra e na Via Costeira. Alguns ficam à beira-mar, mas muitos ficam tão pertinho que dá para vê-lo da janela do seu apartamento.

O Golden Tulip Natal Ponta Negra possui uma excelente relação custo-benefício, com diárias de aproximadamente R$ 300,00.

Na Via Costeira, as diárias são um pouco mais caras, entre 600 e 700 reais e duas excelentes opções são o Wish Natal e o Serhs Natal Grand Hotel & Resort.

Para quem quer mordomia e curtir o hotel, o Ocean Palace tem a opção all inclusive, por cerca de R$ 1.150,00.

Quem quer ficar na cidade também tem boas alternativas, como o Ibis Natal (R$ 120,00) e o Vila Park Hotel (R$ 200,00).

>> Pesquisar outras opções de hospedagem

Vista de cima do Serhs Natal Grand Hotel e Resort
Vista de cima do Serhs Natal Grand Hotel e Resort

Aluguel de temporada em Natal

Para aluguéis de temporada, a cidade oferece muitas opções de flats, especialmente em Ponta Negra, bairro preferido dos turistas. A variedade é grande, assim como os preços, que vão de 70 a 200 reais.

Gastronomia de Natal

Muitas pessoas cometem o erro de achar que a gastronomia do Nordeste é uma só. Mas cada estado tem suas especialidades e iguarias. Por exemplo, o Baião de Dois, um dos pratos mais conhecidos como sendo nordestino, não é muito comido em Natal. Por lá, quem reina mesmo é a carne de sol, o queijo de coalho e o camarão.

Existem alguns restaurantes que você não pode deixar de conhecer quando estiver em Natal. São praticamente pontos turísticos da cidade, mas que também são frequentados por moradores. São eles:

  • Camarões: sem dúvida, o mais famoso da cidade. Os pratos são super bem serviços e deliciosos. É claro que você pode comer carne ou peixe, mas indo a um restaurante chamado Camarões, o ideal é pedir um delicioso prato de camarão.
  • Nau Frutos do Mar: concorrente direto do Camarões, tem um excelente cardápio de frutos do mar. Se você quiser uma experiência incrível, peça uma tábua de frutos de mar, com camarões e lagostas. É um sabor inesquecível.
  • Mangai: um self-service de comidas regionais, delicioso, onde se come uma carne de sol na nata maravilhosa. Um prato típico de Natal, que você não pode deixar de experimentar. E de sobremesa, várias opções de doces regionais e a famosa cartola, com a calda de chocolate mais gostosa que já comi.
  • Tábua de Carne: o restaurante definitivamente faz jus ao nome. Lá se come excelentes carnes, inclusive a famosa carne de sol, especialidade da cidade.
Prato à base de camarões
Prato à base de camarões
Para aproveitar melhor a viagem

Seguro de viagem para Natal

Viajar dentro do Brasil normalmente não requer seguro viagem. Porém, você pode precisar pagar seguro específicos como, por exemplo, se alugar um carro, ou uma casa por temporada.

Assim como vale lembrar que na maioria das vezes nossos planos de saúde não cobrem o Brasil inteiro, portanto se o seu plano for estadual ou regional, vale a pena contratar o seguro de viagem para Natal para cobrir eventuais despesas médicas ou hospitalares.

Um dos sites que vende seguro de viagem para dentro do Brasil é o da Seguros Promo, que inclusive é um dos nossos parceiros aqui do blog, devido a qualidade do atendimento.

>>Fazer pesquisa de seguros de viagem

Finalizando

Como você viu ao longo do texto, não vão faltar opções de lugares para você conhecer em Natal, seja dentro da cidade ou então em cidades dos arredores. Na maioria das vezes vai é faltar tempo, fazendo com que você fique com aquele gosto de querer mais e planejar uma nova viagem para Natal.

Agora queremos ouvir a sua opinião. Qual dos pontos turísticos de Natal acima você ficou com mais vontade de conhecer? Deixe abaixo o seu comentário! Abraço e até o próximo post!

FAQ – Perguntas e respostas

O que fazer em Natal em 1 dia?

Com apenas um dia em Natal, dê preferência a um passeio para uma praia próxima. Recomendamos Genipabu, para fazer um passeio de bugre e andar de dromedário. No final do dia, aproveite para jantar em um dos restaurantes que indicamos, preferencialmente o Camarões.

Quanto custa uma viagem para Natal?

No verão é mais caro ir para a cidade, os preços tendem a subir um pouco. Porém, mesmo na época de chuva (de abril a julho) ainda é possível aproveitar bastante as praias e a cidade toda. Não é um dos destinos mais baratos do Nordeste, mas tem a vantagem de que alimentação lá não é cara e também dá para economizar um tanto na hospedagem.

Que roupas levar para Natal?

Natal fica no Nordeste do Brasil, terra de sol e calor. Embora exista a estação mais chuvosa, nem mesmo no inverno a temperatura costuma cair. Portanto, abuse das roupas claras e leves e, é claro, dos trajes de banho para curtir a praia. E não esqueça o filtro solar.

Quais passeios para crianças em Natal?

Todos os passeios e atrações que listamos são indicadas para crianças. Mas certamente elas irão gostar de ver os peixe-boi em Itamaracá. Já em Recife, a Embaixada dos Bonecos Gigantes, o Parque Dona Lindu e o Museu Cais do Sertão farão sucesso entre a garotada.

O que fazer em Natal em dias de chuva?

Em dias de chuva, aproveite para conhecer lugares como a Barreira do Inferno, o Centro de Turismo e o Shopping de Artesanato. Isso depois de dormir até um pouco mais tarde e tomar aquele delicioso e demorado café da manhã no hotel.

O que fazer à noite em Natal?

Uma coisa que todo turista não pode deixar de fazer é ir ao Forró com Turista, para dançar o forró da cidade. Aliás, a dança é bem diferente em vários estados do Nordeste. Mas um dos programas favoritos dos moradores da cidade são os pubs e o Taverna Pub, o Pepper’s Hall e o Whiskitório Pub estão entre os melhores. Para os roqueiros de plantão.

Thiago Cesar Busarello

Thiago Busarello é autor e criador do Vida de Turista, no qual adora viajar e falar do assunto de turismo e viagens, compartilhando dicas e informações de viagens com os leitores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat