Baixe Grátis nosso Kit de Planejamento de Viagem! Clique Aqui!

O que fazer em Curitiba com crianças?

Olá pessoal, aqui é a Grace e estou de volta com muitas novidades. Agora que sou mamãe decidi contar para vocês sobre os lugares de Curitiba com crianças que são especiais para ir com crianças de todas as idades, e não são poucos!

Assim como a Curitiba “adulta” tem opção para todo gosto, a Curitiba para crianças também tem muitas opções para você passear com seus pequeninos, e diversas delas são gratuitas!

Vou contar para vocês sobre o primeiro passeio do meu bebê e sobre outros lugares que já fui com outras crianças da minha família e estou ansiosa para levar o Charlie para conhecer.

Depois também vou contar sobre alguns lugares gratuitos onde podemos levar as crianças para brincar e passear e para finalizar ainda vou contar dos melhores restaurantes para ir com crianças.

Curitiba é assim, para todos os gostos e para todas as idades, cheia de surpresas e muita diversão. Continue lendo para saber mais sobre o que fazer em Curitiba com crianças.

Museu da Vida: O primeiro passeio do bebê

Depois da prefeitura de Curitiba reabrir parques e as coisas estarem voltando a funcionar normalmente, foi a hora de pensar no primeiro passeio a fazer com o bebê, escolhi o Museu da Vida, e a companhia da Dinda e das duas priminhas.

O Museu da Vida foi inaugurado em 2014, ele é um espaço cultural interativo que pertence à Pastoral da Criança, ele possui atualmente seis exposições internas e duas áreas externas de lazer.

Cada exposição possui elementos interativos, o que torna o passeio muito prazeroso. Uma das partes interessantes do passeio é conhecer a história da fundadora da Pastoral da Criança, Zilda Arns, exposta de forma muito bonita.

Todo segundo domingo do mês a interatividade é ainda maior com a atividade “vamos brincar no museu da vida?” que dispõe de mediadores que ajudam pais e filhos a brincarem juntos. Algo bem legal principalmente hoje em dia onde muitas crianças não sabem como brincar sem a tecnologia, não é mesmo?

Nosso passeio foi durante a semana então fizemos a “trilha” em família. Na entrada do museu pegamos um mapa, começamos por um salão grande onde havia uma exposição sobre a Pastoral da Criança em ação, ela remonta uma comunidade acompanhada pela Pastoral, com casas, consultório, centro de reciclagem (nessa parte as crianças podem brincar com uma esteira de reciclagem, é bem legal).

>> Leia também: Como é o réveillon de Curitiba

Rua do Brincar

Depois seguimos para uma das áreas abertas, chamado de Rua do Brincar, local muito visitado e frequentado também pelos visitantes.

Ali o Charlie se divertiu bastante, passeou de triciclo, explorou os sons de diversos objetos e brincou em uma área com brinquedos sensoriais que era muito interessante, brinquedos de girar, de abrir e fechar, com bolinhas que descem pelos canos e vários outros que eram para idades mais avançadas.

Para pais e mães de crianças até dois anos as vezes é complicado saber que atividades realizar com o s pequenos, mas o Museu da Vida disponibiliza uma lista que ajuda bastante: veja aqui!

Essa é a Rua do Brincar do Museu da Vida
Essa é a Rua do Brincar do Museu da Vida

QUAL O MELHOR SEGURO DE VIAGEM PARA VOCÊ?










Exposição 1000 dias

Seguimos o passeio pelas exposições internas, uma das mais queridas é a 1000 dias, que retrata de que forma os primeiros 1000 dias de vida podem afetar sua vida, mas de um jeito muito divertido e interativo.

Incluindo um quarto de bebê, o jogo chamado “refeição em família” e os microscópios onde se observa como o bebê cresce dentro da barriga além de outras coisas que vou deixar vocês verem sem spoillers. Outra parte dessa exposição que as pessoas gostam muito é uma área para fotos que representa uma casa.

Ainda na parte interna tem o cantinho do brincar com diversos brinquedos, espelhos, fantasias, uma minibiblioteca, um teatro de fantoches e muitos outros brinquedos.

Exposição Zilda Arns

Seguindo para as outras salas você encontra a emocionante exposição sobre a Zilda Arns, chamada de Memorial da Dra Zilda. Tem até a penteadeira dela e o escritório, bem como todos os seus diplomas expostos de forma muito criativa em uma galeria nada convencional.

Voltamos para a parte externa depois de o bebê engatinhar um pouco pelas salas e as meninas aproveitarem cada pedacinho da exposição 1000 dias.

Finalizamos com o passeio pela trilha, que foi o favorito do bebê, ele olhava admirado para todas aquelas árvores no bosque, também amou ver os coelhos, os perús e ir na balança que tem pendurada na árvore (existem várias no parque).

Resumindo, o passeio no Museu da Vida é recomendado para todas as idades, o custo é de 20 reais a entrada ou 10 a meia entrada para crianças, estudantes, doadores de sangue e idosos. Exceto nas quartas feiras quando tem entrada gratuita.

>> Leita também: Férias de julho em Curitiba

O Museu da Vida é um lugar especial para levar as crianças
O Museu da Vida é um lugar especial para levar as crianças
Cupom desconto viagem

Outros passeios que já fiz e recomendo

Como eu já disse, Curitiba é uma das cidades mais generosas com as crianças do Paraná, para não dizer do Sul do Brasil. Há muitas opções e alguns lugares que já levei minha sobrinha ou minha afilhada, um deles foi o MON (Museu Oscar Niemayer), você pode ler tudinho sobre essa visita no artigo sobre o MON aqui no blog.

Outro lugar que amo ir com as meninas é a Biblioteca Pública do Paraná, tem um espaço infantil incrível e também uma gibiteca. Todos os dias tem contação de história com uma oficina criativa, o que é muito legal para gerar um gosto pela leitura.

Por falar em gosto pela leitura e contação de história, um lugar fantástico e que também é gratuito é o Bosque do Alemão, na trilha tem a história de João e Maria e a trilha leva à casa da bruxa, onde há contação de história para as crianças.

Minha família também tem o hábito de utilizar a linha turismo e descer em algum dos parques para fazer um piquenique, teve um ano novo que fomos praticamente todos para levar as crianças para este passeio, eles amam ver tudo lá de cima do segundo andar do ônibus, quando o Charlie for maiorzinho, vamos leva-lo também!

O custo para moradores de Curitiba é o mesmo da passagem do transporte público, para visitantes o passe custa R$ 50 mas inclui descer e subir quantas vezes quiser durante 24 horas.

Para crianças maiores também recomendo o passeio na Torre Panorâmica de Curitiba, dá para ver a cidade toda lá de cima, a linha turismo passa por ela também.

>> Leia também: Como planejar sua viagem

Conheça uma lista de lugares para curtir Curitiba com crianças
Conheça uma lista de lugares para curtir Curitiba com crianças

COMPARADOR DE SEGURO DE VIAGEM

Passeios gratuitos

As vezes o que as crianças mais gostam é de simplesmente brincar em um bom parquinho ao invés de ir a lugares caros, aqui vão algumas sugestões de passeios gratuitos para fazer com suas crianças:

  • Zoológico de Curitiba: Com aproximadamente 1.500 animais a diversão é garantida, mas lembre-se de levar água, um lanchinho e usar filtro solar, pois são mais de 550 mil metros quadrados de espaço verde e uma trilha longa a percorrer para ver os animais. Não deixe de ver a girafa mais velha do Brasil e o casal de leões!
  • Bosque Heinhard Maack: Um passeio especial para as crianças com uma trilha de aventura pelo meio do bosque com 16 brinquedos onde a família toda se diverte. São 78 Mil metros quadrados de área verde!
  • Parquinho da Praça da Espanha: Com equipamentos diferenciados esse parquinho é um dos sucessos da cidade, se for visitar a Praça da Espanha, vale uma parada no parquinho com as crianças.
  • Bondinho da Rua XV: O bondinho é uma biblioteca muito especial, vale a visita com as crianças, além do passeio pela tradicional rua XV, também conhecida como Rua das Flores.
  • Parque Barigui: Tem muito espaço para brincar, além de ser o lugar favorito para quem quer andar de bicicleta, de patins, patinete ou skate. Também é um dos favoritos para os piqueniques em família e o lugar onde você encontra nossas mascotes, as capivaras.
  • Praça do Japão: Além de ter um memorial à cultura japonesa, tem lago, parquinho e até uma biblioteca.
  • Passeio Público: Bem no centro da cidade, tem um parquinho que foi revitalizado há pouco tempo, além de vários bichos que as crianças vão amar ver, especialmente aves.

Há muitos outros parques e praças, mas selecionei os que considero mais interessantes para os pequenos para compartilhar aqui com vocês, se tiver algum outro que você curte ir com seus filhos, conta para nós nos comentários.

>> Leia também: Lista completa de parques de Curitiba

5 Restaurantes para ir com crianças

Lugar gostoso para comer em Curitiba não falta, e tem muitos que também dão atenção especial para as crianças, aqui vão algumas sugestões:

  1. LA VACA @lavaca.steakhouse faz sucesso com os pequenos pois além de ter espaço kids também conta com fantasias, brinquedoteca, videogame e piscina de bolinhas.
  2. CAROLLA @carollinha.pizza.kids que tal as crianças fazerem suas pizzas? Na Carola existe um espaço especial para elas se divertirem enquanto preparam suas próprias pizzas… é mão na massa! Também tem espaço para brincar.
  3. LIGA DOS HERÓIS @ligadosheroispizzaria Além de ter 2 espaço kids para crianças de diferentes idades, os garçons dos rodízios estão todos vestidos de heróis, é muita diversão para as crianças… e para os pais também, os clientes costumam elogiar o carinho dos garçons em conversar e tirar fotos com as crianças.
  4. MUNDO ANIMAL @euamomundoanimal é um restaurante temático que além de espaço kids, oferece shows para as crianças.
  5. ESPAÇO DEPÓSITO @espacodeposito esse é especialmente para quem quer atividade ao ar livre, tem um espaço kids coberto e outro aberto, as mesas são no gramado e tem até barracas para quando forem mais pessoas.

Foi difícil escolher mas coloquei um de cada estilo, se quiser ver mais opções, super recomendo um instagram que faz muito sucesso entre os curitibanos, é o @curiti.kids que tem muita coisa legal, e com fotos!!!

Além de tudo o que contei para vocês, Curitiba conta com lugares especiais de brincar como o BeaBrincar que faz oficinas para pais e filhos, o parque Mike Woody onde dá até para fazer a festa das crianças, o Impulso Park para quem gosta de pular, o Campo Base Ginásio Escalada para os que gostam de escalar, tem até lugar para os pequenos aprenderem Parkour, é a @pontobparkour que oferece colônia de férias também.

Finalizando

Enfim, é muita diversão, não vejo a hora de experimentar e tudo um pouco com meu pequeno, depois volto aqui para contar para vocês como foi a experiência.

E não deixem de ler nossos outros artigos que contam nossa experiência de fazer o passeio de trem de Curitiba até Morretes e as 20 curiosidades sobre Curitiba que trouxemos.

Espero que vocês curtam nossas dicas, depois conta nos comentários como foram suas experiências também. Até a próxima!!!

Grace
Grace traz histórias e aventuras por Curitiba e região (cidade onde mora) e também dicas de lugares de João Pessoa, onde morou lá por 2 anos.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Comentários:
Ana Paula disse:

Eu amo Curitiba! Acho q cidade com muitas opções para adultos e crianças e sempre indico para famílias irem conhecer! Todo mundo sai feliz dessa viagem.

Thiago Cesar Busarello disse:

Verdade Ana, assino embaixo nesse sentido! Abraço e obrigado pela visita!

Pacote Passagem Hotel Carro Seguro Ingressos Chip Mala Ônibus Cruzeiro Câmbio Cartão Financ. Conta Guia Fotógrafo
Mais