São Francisco do Sul – SC

Conheço a cidade de São Francisco do Sul já fazem mais de 10 anos. Depois disso já foram mais de 3 visitas, todas por motivos diferentes, no qual contarei a história aqui para vocês.

A cidade de São Francisco do Sul fica no litoral norte de Santa Catarina e é uma das cidades mais antigas do Brasil. Ela foi fundada em 1504 e possui mais de 500 anos de história.

Apesar da longínqua data, a cidade possui somente 42 mil habitantes, e é reconhecida no estado principalmente por seu porto, suas praias e sua tradição açoriana.

São Francisco do Sul
São Francisco do Sul

Na primeira visita a São Francisco do Sul, fui com meus pais para visitar um terreno que eles haviam comprado há mais de 20 anos. Foi um lote de terrenos que foi vendido na Praia do Ervino e várias pessoas da empresa onde meu pai trabalhava compraram, por um preço até então camarada para a época.

Acontece que a pessoa que vendeu o terreno, vendeu não somente uma vez, mas várias vezes e depois sumiu com a grana de todos. Então começou um processo jurídico buscando ressarcimento ou a validação da escritura na praia. E meu pai ganhou a causa, pois esse grupo tinha sido o primeiro a comprar o terreno desse vendedor mau-caráter e por possuírem a primeira escritura. Essa causa durou mais de 15 anos.

Então quando fomos lá ver o terreno do qual meu pai tinha direitos, havia um sindicato local com prédios e instalações construídos em cima, como muros e tudo mais, ocupando o terreno de vários dos proprietários. Meu pai já sabia dessa possibilidade e foi quando o advogado buscou um acordo com este sindicato para todos ressarcindo os verdadeiros proprietários.

Nesse dia aproveitamos para conhecer mais a região e a Praia do Ervino, uma praia de mar agitado. Lembro que a força da água era gigante, com ondas que quebravam “literalmente” quem entrasse dentro dela. Hoje é uma das praias mais visitadas de São Francisco do Sul, mais para aproveitar a areia e paisagem do litoral do que o próprio mar.

Praia do Ervino - São Francisco do Sul
Praia do Ervino – São Francisco do Sul

A segunda vez que fui para São Francisco do Sul foi por motivos educacionais. Trabalhava na Rumos Cursos Profissionalizantes, uma empresa que ministrava cursos dos mais variados segmentos e fizemos uma excursão para visitar os portos catarinenses, entre eles em Itajaí e São Francisco do Sul.

Então com uma visita técnica agendada em 2005, fomos até o Porto de São Francisco do Sul. Confesso que após visitar o Porto de Itajaí, o Porto de São Francisco do Sul não tinha a mesma graça, já que é um porto de menor expressão, apesar deste ser considerado hoje o segundo maior porto em movimentação de carga não conteinerizada, ou seja, embarque principalmente de grãos.

Agora se você não conhece nenhum porto, vale a pena a visita. Mas lembre-se de primeiro agendar o passeio, porque senão o acesso ao porto é bem restrito. As fotos com os gigantes navios ficam muito bacanas e valem o registro.

Porto de São Francisco do Sul
Porto de São Francisco do Sul

Na mesma data, aproveitamos para conhecer o centro histórico de São Francisco do Sul. É um centro que lembra bem a arquitetura e colonização de origem portuguesa. São casas e comércio de arquitetura barroca que rendem boas fotos aos visitantes.

Centro histórico - São Francisco do Sul
Centro histórico – São Francisco do Sul

Ainda neste dia fomos conhecer o Museu do Mar. É um lugar que eu tiro o chapéu. Barcos históricos, peixes, ossadas, equipamentos náuticos e tudo por um preço camarada (na época R$ 1,00 a entrada). Um lugar que eu recomendo tanto para crianças quanto para adultos.

A terceira vez que fui a “São Chico” foi a convite de amigos da namorada, no qual passamos um maravilhoso feriado na casa à beira-mar da Praia de Ubatuba. Verdadeiro paraíso esse lugar. Pegamos um dia de sol e pudemos aproveitar para passear pelo local, experimentar um prato à base de camarão e também tomar umas geladas.

Minha recomendação para quem está buscando conhecer São Francisco do Sul é ficar hospedado justamente na Praia de Ubatuba. Para a hospedagem a minha recomendação é alugar uma casa de temporada. O mais interessante é procurar imobiliárias locais que podem indicar bons lugares.

Vale lembrar que no verão as praias de São Francisco do Sul são invadidas por paranaenses que buscam fugir da rotina de Curitiba e cidades afins para curtir o litoral catarinense.

Opções de hotéis em São Francisco do Sul:

Pontos turísticos de São Francisco do Sul:

  • Centro histórico
  • Museu do Mar
  • Porto de São Francisco do Sul
  • Praia de Ubatuba
  • Praia do Ervino
  • Manguezais

Mapa de São Francisco do Sul:


E você, já esteve em São Francisco do Sul? Aproveitou as praias da cidade? Conheceu o porto? Visitou o Museu do Mar?

Abraço e até o próximo post!

Sua viagem começa aqui!

Reserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opção de cancelamento gratuito e sem pagamento antecipado!

Precisa alugar um carro? Na RentCars a cobrança é feita em reais, sem IOF e em até 12x sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.

Se quiser viajar para o paraíso, o Zarpo tem os melhores pacotes de viagem.

E não esqueça do seguro viagem. Na Real seguro viagem o pagamento pode ser em até 6x sem juros no cartão ou com desconto de 5% no boleto.

Ao reservar com um parceiro através dos nossos links recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado com novas dicas de viagem. Obrigado! =)

Conteúdo relacionado

Thiago Cesar Busarello

Thiago Busarello é autor e criador do Vida de Turista, no qual adora viajar e falar do assunto de turismo e viagens, compartilhando dicas e informações de viagens com os leitores.

Um comentário em “São Francisco do Sul – SC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *