Mundo a Vapor – Canela – RS

O Mundo a Vapor foi nossa última parada da viagem a Gramado e Canela. Ele fica localizado no trajeto entre Gramado e Canela e pode ser considerado um museu científico, coisa rara de ver no Brasil.

Imagina uma série de máquinas, fábricas e usinas dos mais variados tipos reduzidos a tamanhos de miniaturas e todas elas movidas a vapor. É o que encontramos dentro do museu do Mundo a Vapor.

Logo de cara na entrada vemos uma locomotiva gigante em pé saindo de dentro de um prédio, máquina esta que faz barulho e emite vapor. É só para dar uma amostra do que encontramos lá dentro.

Mundo a Vapor - Canela - RS
Mundo a Vapor – Canela – RS

Lá dentro tem uma série de maquetes, que lembram aquelas maquetes de escola, no qual todas elas são máquinas movidas a vapor, dentre elas tem usinas hidrelétricas, máquinas de ferragem, siderúrgicas, olarias, entre outras, contando um pouco da nossa história, já que antes da eletricidade aparecer a maioria delas eram movidas a carvão.

Fábrica de papel - Mundo a Vapor
Fábrica de papel – Mundo a Vapor

As principais máquinas expostas são guiadas por tutores do museu. Ou seja, tem uma pessoa que conta como a máquina funciona e para que ela serve. Geralmente eles esperam formar um bom público de turistas para fazer a explicação e nesse caso há disputa por espaço para ver a máquina funcionar. Portanto, fique ligado.

Siderúrgica - Mundo a Vapor
Siderúrgica – Mundo a Vapor

Outras atrações do Mundo a Vapor

No Mundo a Vapor tem até um passeio de mini trem num trajeto curto fora do galpão. Claro que ele é mais voltado para as crianças, porém os adultos também podem participar. Eu participei pelo menos. =)

No local há um bar para tomar um bom café e comprar produtos artesanais que vão desde vinhos, queijos, sucos de uva e outras especialidades gaúchas.

Na saída encontra-se uma loja de souvenirs para comprar lembranças do local e da cidade. Eu comprei uma miniatura do trem a vapor para compor minha coleção de miniaturas de viagem.

Madeireira - Mundo a Vapor
Madeireira – Mundo a Vapor

O custo da entrada do Mundo a Vapor é de 18 reais por pessoa e também não aceita cartão de crédito, tal qual o Mini Mundo. Portanto, leve dinheiro.

Mesmo assim, é um passeio realmente diferente e que vale a pena presenciar. Conseguimos entender porque ele é um dos pontos turísticos mais famosos de Gramado e Canela.

Abraço!

Sua viagem começa aqui!

Reserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opção de cancelamento gratuito e sem pagamento antecipado!

Precisa alugar um carro? Na RentCars a cobrança é feita em reais, sem IOF e em até 12x sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.

Se quiser viajar para o paraíso, o Zarpo tem os melhores pacotes de viagem.

E não esqueça do seguro viagem. Na Real seguro viagem o pagamento pode ser em até 6x sem juros no cartão ou com desconto de 5% no boleto.

Ao reservar com um parceiro através dos nossos links recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado com novas dicas de viagem. Obrigado! =)

Conteúdo relacionado

Thiago Cesar Busarello

Thiago Busarello é autor e criador do Vida de Turista, no qual adora viajar e falar do assunto de turismo e viagens, compartilhando dicas e informações de viagens com os leitores.

4 comentários em “Mundo a Vapor – Canela – RS

  • 09/05/2013 em 22:15

    Esse lugar é muito legal! A miniatura mais impressionante é a que fabrica papel! Só não gostei dos guias, que falam muito mecanizados, com o texto meio forçado. Espero que eles tenham melhorado. Abraço!

    Resposta
    • 17/05/2013 em 08:09

      É verdade Douglas, também curti muito mais a fábrica de papel que te entrega um papel impresso no final de brinde. Muito interessante. Quanto aos guias, não esperava que fosse diferente, então não me chamou tanto a atenção. Hehe.. Abraço!

      Resposta
  • 26/06/2013 em 14:38

    Acho o nome dessa cidade tão fofo! Imagina, falar que mora em Canela? É muito fofo xD

    Minha vó e minha tia foram pra Canela/Gramado tbm, e visitaram o Mundo a Vapor (http://www.locamob.com.br/mundo-a-vapor/details). As fotos que elas mostraram na volta são a coisa mais linda do mundo, haha, deu vontade de ir também.

    Ótimo post!

    Resposta
    • 15/07/2013 em 08:00

      Que legal Sabrina. Realmente a cidade de Canela é tão boa quanto Gramado para se visitar. Uma completa a outra. Eu também quando voltei de viagem até cansei a família de tantas fotos que eu mostrei para eles. 🙂

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *