Tortura ao planejar minha viagem para Gramado

Como informei no post anterior, fiz uma viagem para Gramado e Canela no feriadão de 15 de Novembro.

Essa era uma viagem que queria ter feito em 2011, mas por outros motivos não havia conseguido realizar. Então dessa vez comecei a me programar com antecedência, ali por setembro mais ou menos.

E foi ali que começou um dos maiores desafios que já enfrentei até hoje em termos de planejamento de viagem: Gramado e Canela já estavam completamente lotadas para o feriadão!!!

Poxa, mas como assim? Você está falando de uma viagem dentro do Brasil no qual você se programou com 2 meses de antecedência. De fato, Gramado surpreendeu! Incrível o potencial turístico da cidade.

Não havia mais disponível hotel em Gramado, pousada em Gramado, hotel em Canela ou pousada em Canela. Os ingressos dos shows do Natal Luz de Gramado estavam quase esgotando com últimos lotes disponíveis e passagens aéreas baratas só com promoção.

Ingressos para o Natal Luz de Gramado

Aqui começou a tortura. As agências de viagens começaram a vender pacotes para Gramado a partir de julho. Vans, excursões e pessoas comuns também começaram a se programar viagens para Gramado por essa época. Algo realmente assustador.

Então comecei a jornada. Sabia que a partir desta data tudo começava a ficar ainda mais complicado. Se o objetivo era não cancelar a viagem, o momento de seguir em frente era aquele. O que ditaria a ida ou não a Gramado seria a disponibilidade dos ingressos dos shows do Natal Luz.

Como acompanhei diariamente o site do evento, vi que disponibilizaram um lote de ingressos na internet para o feriadão. Era a oportunidade única. Comprei os ingressos para os 3 shows principais, sem possibilidade de devolução. Agora era ir ou ir.

Ingressos Natal Luz de Gramado
Ingressos Natal Luz de Gramado

Passagens aéreas para Gramado

Próximo passo foi o momento de comprar as passagens aéreas. Meu trajeto era Florianópolis a Porto Alegre. Como tinha milhas acumuladas no programa de fidelidade da TAM, poderia utilizar elas para baratear a compra da ida, visto que não encontrei promoção de passagens no dia. Para a volta havia encontrado voo barato da GOL, via Webjet (falecida).

Escolhi o melhor voo e data que combinavam para a viagem de TAM e fui reservar. Na hora de pagar, surpresa! Meu cartão de crédito estava com limite estourado. No site não havia opção de débito em conta corrente ou pagamento via PayPal ou qualquer outra solução do tipo! Eita TAM!!!

Como já estava tarde, não quis incomodar os familiares pedindo um cartão de crédito emprestado. Deixei para o dia seguinte, primeiro pedindo para meu gerente do banco aumentar o limite do cartão. Hora vai, hora vem, isso já era meio-dia. Quando fui comprar passagem da TAM, havia problema no site da cia. Não estava reservando nada! Um dos famosos problemas de estabilidade do site da TAM. Eita TAM!!!

Liguei então para o serviço de call-center da cia. Para emitir passagem por eles, cobravam um valor de R$ 40,00 por trecho, o famoso fee. Para não perder o voo e horário acabei fechando a ida e usando os pontos. Achei essa taxa da passagem aérea absurda, pois no site seria sem taxa e o site estava fora do ar, assim como em outros sites parceiros da cia o preço sempre é mantido igual ao do site. Por que pelo call-center tem de ser diferente? Mais uma vez: Eita TAM!!!

Tortura na compra da passagem aérea para Gramado
Tortura na compra da passagem aérea para Gramado

Então fui reservar o voo da GOL para a volta. Acredito que não era meu dia, pois o site da cia aérea também não funcionou. Estava com problema nos campos na hora de preencher as informações. Não ia nem para a frente e nem para trás. Sou formado e pós-graduado na área de informática. Era falha técnica mesmo! Eita GOL!!! Mais tarde fui acessar o site da GOL e não havia mais disponibilidade. Pensa numa pessoa revoltada, indignada, p da vida!

Tive de procurar outro voo, porém com aquele preço, nunca mais iria encontrar. No fim do dia entrei no site da Zupper e vi como melhor opção também um voo da TAM. No final das contas, em termos de preço de passagem aérea que era para sair muito barato com milhas de viagem e opções anteriormente encontradas saiu o triplo do preço.

Hospedagem em Gramado

Com relação à hospedagem, outra tortura. Fiz mais de 50 ligações para os hotéis e pousadas, no qual só escutava a palavra “lotado”! Quando ligava perguntava se era bloqueio de agências, mas a maioria dizia que não. Era lotação para o feriado mesmo.

Comecei a pesquisar em sites de locação de apto para temporada e em sites de reserva de quartos privados. Até então era a única solução e à medida que eu ia deixando os dias passar em busca de hospedagem tradicional, estes também iam se esgotando.

Quando estava quase desistindo de hotel e ia fechar com um quarto privado do Wimdu pedi para uma das pessoas que me atendeu se eles tinham alguma sugestão para reserva, no qual eles comentaram de entrar em contato com a Central de Informações Turísticas de Gramado e a Central de Informações Turísticas de Canela. Realmente foi uma ótima ideia e recomendo para todos.

Eles falaram que tinha disponibilidade em uma pousada nova, que estava em reformas, com poucos recursos de infra-estrutura para oferecer aos turistas. Era a Pousada Katedral. Como é possível ver no site deles, bem diferente do charme esperado para quem viaja para Gramado. Em contra-partida, foi a pousada mais barata que encontrei de todas as mais de 50 que havia ligado, recomendável para quem busca uma opção econômica de hospedagem para Gramado, sem regalias.

Locação de carro em Porto Alegre

Para finalizar, aluguei um carro da AVIS no aeroporto de Porto Alegre. Um pouco mais de tortura. Na hora de retirar queriam por que queriam empurrar um seguro para o carro. Realmente é mais seguro, mas também mais caro.

Em virtude de tudo que tinha acontecido acima, meu próximo objetivo era economizar o máximo possível. Foi o que fizemos. Depois bateu aquele arrependimento de que poderia acontecer algo. Mas confesso que dali em diante, já estava mais confiante de que nada poderia piorar.

Locação carro aeroporto Porto Alegre
Locação carro aeroporto Porto Alegre

Tortura valeu a pena!

Como podem ver, não foi fácil. O que compensou muito é que a viagem a Gramado e Canela é fantástica. Valeu a pena! Um lugar realmente encantador. Ainda mais na época do Natal. Extremamente recomendável.

Só que nesse caso, a dica de viagem principal é que se deseja viajar para Gramado planejar com no mínimo 4 meses de antecedência ou ir fora da alta temporada.

Acompanhe os posts da série especial sobre a viagem a Gramado e Canela para acompanhar como se desenrolou dessa aventura.

E você, já passou por situação semelhante antes! Deixe seu comentário no blog!

Abraço!

Sua viagem começa aqui!

Reserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opção de cancelamento gratuito e sem pagamento antecipado!

Precisa alugar um carro? Na RentCars a cobrança é feita em reais, sem IOF e em até 12x sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.

Se quiser viajar para o paraíso, o Zarpo tem os melhores pacotes de viagem.

E não esqueça do seguro viagem. Na Real seguro viagem o pagamento pode ser em até 6x sem juros no cartão ou com desconto de 5% no boleto.

Ao reservar com um parceiro através dos nossos links recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado com novas dicas de viagem. Obrigado! =)

Conteúdo relacionado

Thiago Cesar Busarello

Thiago Busarello é autor e criador do Vida de Turista, no qual adora viajar e falar do assunto de turismo e viagens, compartilhando dicas e informações de viagens com os leitores.

5 comentários em “Tortura ao planejar minha viagem para Gramado

  • 06/12/2012 em 11:15

    Eu estive em Gramado no Festival de Cinema deste ano, tive que me hospedar em Porto Alegre e alugar um carro para ir até Gramado. Hospedagem sem vaga 1 mês antes.

    Eu recomendo, é um Lugar Lindo, mas tentem ir fora de Feriado.

    Parabéns pelo Blog.

    Resposta
    • 06/12/2012 em 23:57

      Legal, obrigado pela contribuição Raul.

      Realmente ter de fazer a viagem todo dia de POA à Gramado é desgastante pra caramba.

      Afinal são 2 horas para ir e 2 para voltar.

      Abraço!

      Resposta
  • Pingback: Viagem para Gramado e Canela - RS | Vida de Turista

  • Pingback: Desfile de Natal - Natal Luz de Gramado | Vida de Turista

  • 29/05/2015 em 12:26

    Estive em Gramado em épocas maravilhosas. Em 2013 no inverno, em excursão. Em 2014 no Festival de Cinema e agora estaremos novamente em Dezembro entre os dias 23/12 a 02/01 para passarmos o natal e entrarmos o ano em grande estilo. Em todas as ocasiões minhas reservas foram feitas com 01 ano de antecedência. O passeio desse ano comprei em Janeiro(hospedagem) e as passagens já em março quando encontrei uma boa oferta pela Gol. De qualquer forma Gramado e Canela são cidades encantadoras e especiais. Qualquer sacrifício vale à pena para poder “levar nos olhos a imagem colorida de Gramado”

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *