BAIXE GRÁTIS NOSSO KIT DE PLANEJAMENTO DE VIAGEM! CLIQUE AQUI!

Tortura ao planejar viagem para Gramado

Olá pessoal, muitos aqui no blog leram nosso artigo da nossa viagem para Gramado e Canela no feriadão de 15 de novembro de 2012, porém muitos não sabem das dificuldades que tivemos para o seu planejamento, o que consideramos uma verdadeira tortura. 

A viagem para Gramado no feriadão da Proclamação da República nós queríamos ter feito ainda em 2011, mas por motivos de trabalho não conseguimos realizar. Então em 2012 começamos a programar a viagem naquilo que entendíamos que era a antecedência necessária, ali por setembro mais ou menos.

Foi ali que começou um dos maiores desafios que já enfrentei até hoje em termos de planejamento de viagem: as cidades de Gramado e Canela já estavam completamente lotadas para o feriadão!

Poxa, mas como assim? Você está falando de uma viagem dentro do Brasil no qual você se programou com 2 meses de antecedência. Não foi tempo suficiente? Não, não foi. De fato, Gramado surpreendeu, tamanho o potencial turístico da cidade.

Não havia mais disponível hotel em Gramado, pousada em Gramado, hotel em Canela ou pousada em Canela. Os ingressos dos shows do Natal Luz de Gramado estavam quase esgotados com últimos lotes disponíveis. E encontrar passagens aéreas baratas só através de promoção das cias aéreas (já que o preço da tarifa comum estava extremamente alto).

Hoje olhamos para trás e vemos que esse na verdade só foi mais um dos famosos perrengues de viagem (quem aqui nunca teve um perrengue de viagem que atire a primeira pedra) e que serve de lição até hoje para evitar problemas em vários outros planejamentos de viagem.

Quer saber como tudo aconteceu? Acompanhe a nossa história.

Ingressos para o Natal Luz de Gramado

Aqui começou a tortura aventura. As agências de viagens sempre começam a vender os pacotes para Gramado a partir de julho. Vans, excursões e pessoas comuns também começam a programar viagens para Gramado por essa época. Algo num volume tão grande que chega a ser realmente assustador.

Mesmo assim, decidimos começar a jornada porque sabíamos que a procura era grande, mas que sempre haveria espaço para mais um. Assim como sabia que se deixasse passar mais algum tempo a partir desta data tudo começava a ficar ainda mais complicado.

Se o objetivo era não cancelar a viagem para Gramado, o momento de seguir em frente era aquele e o que ditaria a ida da viagem seria a disponibilidade e compra dos ingressos dos shows do Natal Luz.

“Nas primeiras pesquisas encontrei zero ingressos disponíveis. Isso mesmo que você leu, zero ingressos, para os mais variados assentos e espetáculos para a nossa data da viagem.”

Desde então acompanhei diariamente o site do evento, e vi que disponibilizaram na internet um lote de ingressos do Natal Luz para o feriadão. Poxa, maravilha, era a oportunidade única que estávamos esperando!

Os preços não eram dos melhores, sabíamos que estávamos pagando acima do preço médio. Mas o que não faz uma vontade de viajar? Fizemos a compra dos ingressos para o Natal Luz para os 3 shows principais do evento, sem possibilidade de devolução. Agora era ir ou ir. E fomos em frente no planejamento da viagem para Gramado.

Grande Desfile de Natal - Gramado - RS
Grande Desfile de Natal – Gramado – RS

QUAL O MELHOR SEGURO DE VIAGEM PARA VOCÊ?










Passagens aéreas para Gramado

Depois dos ingressos comprados, o próximo passo era o de comprar as passagens aéreas. Como tínhamos milhas acumuladas no programa de fidelidade da LATAM (antiga TAM) e que estavam prestes a expirar, poderia utilizar elas para baratear a compra das passagens.

Nosso trajeto era de Florianópolis a Porto Alegre, já que moramos na cidade Timbó, próximo da cidade de Blumenau, no Valeu Europeu, em Santa Catarina. Pela disponibilidade dos ingressos do Natal Luz e a questão de ser uma viagem em feriado prolongado, sabíamos que não encontraríamos os preços mais baratos.

Os melhores preços de passagens aéreas para Porto Alegre seriam encontrados somente com promoção de passagens. Esperamos de 1 a 2 semanas em setembro para ver se surgiam promoções, cada vez mais apreensivos, por saber que os preços poderiam aumentar, e obviamente não encontramos bons preços, já que não houve promoção de nenhuma cia aérea nesse período.

Gramado - RS
Gramado – RS

VAMOS FALAR DE DINHEIRO?

Se precisar de empréstimo para a viagem, existem empresas especialistas em crédito pessoal para ajudar nesse sentido. Para conhecer algumas delas, clique aqui.

Um cartão de crédito internacional ajuda a acumular milhas e evita que você carregue muito dinheiro na viagem aumentando a segurança. Clique aqui para conhecer algumas opções.

Para ter acesso a vários serviços financeiros, gerenciar gastos e pagar boletos durante a viagem você pode criar uma conta digital em sites como esses aqui da lista.

Aventuras com a LATAM

Para não arriscar ainda mais os preços, decidimos efetuar a compra das passagens. Escolhi o melhor voo e data que combinavam para a viagem de LATAM e fui reservar.

Na hora de pagar, mais uma tortura surpresa! Meu cartão de crédito estava próximo do limite e não permitia reservar o valor total da viagem. Além disso, no site não havia opção de débito em conta corrente ou pagamento via PayPal ou qualquer outra solução do tipo.

Como já estava tarde, passava da meia-noite, não quis incomodar os familiares pedindo um cartão de crédito emprestado. Deixei para o dia seguinte, primeiro pedindo para o gerente do banco aumentar o limite do cartão e cobrir a viagem.

Hora vai, hora vem, isso já era meio-dia. Quando fui comprar passagem da LATAM, havia problema no site da cia. Não estava reservando nada. Havia problemas de estabilidade do site da LATAM.

“Liguei então para o serviço de call-center da cia. Para emitir a passagem aérea por eles, estavam cobrando o valor de R$ 40,00 adicionais por trecho, o que eles chamam de famoso fee.”

Para não perder o voo e horário acabei fechando a ida e usando os pontos que tinha acumulado. Eu concordaria em pagar essa taxa tranquilamente em condições normais, mas como o site estava fora do ar, eles deveriam ter honrado o preço do site, tal qual acontece em outros sites parceiros da cia, onde o preço sempre é mantido igual ao do site.

Natal Luz de Gramado
Natal Luz de Gramado

COMPARADOR DE SEGURO DE VIAGEM

Aventuras com a GOL

Para a volta havia encontrado voo barato da GOL, via Webjet (que foi comprada pela GOL um pouco mais tarde). Então fui reservar o voo da GOL para a volta.

Acredito que não era meu dia, pois o site da cia aérea também não funcionou. Estava com problema nos campos na hora de preencher as informações. Não ia nem para a frente e nem para trás. Sou formado em sistemas de informação e podia dizer com propriedade que era falha técnica mesmo. Não era amadorismo de usuário.

Decidi esperar um pouco mais, porque sei que em situações como essa os técnicos ficam em cima para consertar o erro logo. Mais tarde fui acessar o site da GOL e não havia mais disponibilidade naquele dia e horário. Pensa em uma pessoa indignada! Por que tanta tortura?

Tive de procurar outro voo, porém com aquele preço, nunca mais iria encontrar. No fim do dia entrei no site da Zupper e encontrei como melhor opção também um voo da LATAM. Fiz a reserva também com milhas, porém dessa vez gastando milhas que não estavam expirando.

“No final das contas, em termos de preço de passagem aérea que era para sair muito barato se tivesse conseguido reservar a viagem logo da primeira vez com as opções anteriormente encontradas, saiu o triplo do preço.”

Sabemos que quando pagamos em milhas de viagem, cada milha tem um valor estipulado e quando você utiliza milhas demais, acaba sendo desperdício, mesmo que você não pague dinheiro na sua utilização.

Bem, pelo menos o problema estava resolvido, agora tinha em mãos ingressos (mais caros que o preço médio) e passagem aérea (gastando mais milhas do que o normal), o próximo passo seria a hospedagem em Gramado.

Tortura ao planejar viagem para Gramado
Tortura ao planejar viagem para Gramado

Hospedagem em Gramado

Com relação à hospedagem em Gramado, outra tortura. Nos sites tradicionais, como Booking e Hoteis.com não se encontrava nenhuma disponibilidade.

Então resolvi partir para um método mais antigo e fiz mais de 50 ligações para os hotéis e pousadas que havia encontrado na internet, no qual só escutava a palavra “lotado”! Quando ligava perguntava se era bloqueio de agências, mas a maioria dizia que não. Era lotação para o feriado da República mesmo.

Comecei a pesquisar em sites de locação de apto para temporada e em sites de reserva de quartos privados. Até então era a única solução encontrada e à medida que eu ia deixando os dias passar em busca de hospedagem tradicional, estes também iam se esgotando.

Quando estava quase desistindo de hotel e ia fechar com um quarto privado do AirBnb pedi para uma das pessoas que tinha me atendido no hotel se eles tinham alguma sugestão para reserva. Foi então que eles pediram para entrar em contato com a Central de Informações Turísticas de Gramado e a Central de Informações Turísticas de Canela.

“Realmente ligar para as centrais turísticas foi uma ótima ideia e recomendo para todos que estiverem passando pela mesma dificuldade.”

Eles falaram que tinha disponibilidade em uma pousada nova, que estava em reformas, com poucos recursos de infra-estrutura para oferecer aos turistas. O nome dela era Pousada Katedral (que mais tarde mudou o nome para Pousada Folhas de Outono) e que ficava localizada em Canela.

Como é possível ver no site do Booking, uma pousada simples, bem diferente do charme esperado para quem faz viagem para Gramado. Em contra-partida, foi a pousada mais barata que encontrei de todas as mais de 50 que havia ligado. É uma pousada recomendável para quem busca uma opção econômica de hospedagem para Gramado, sem regalias.

Muito bem, agora tínhamos em mãos ingressos (mais caros que o preço médio), passagem aérea (gastando mais milhas do que o normal) e pousada reservada (mais simples do que o charme de Gramado, mas econômica). Só faltava o aluguel de carros.

Natal pelo mundo - Gramado - RS
Natal pelo mundo – Gramado – RS

DICAS PARA A BAGAGEM

Importante conhecer as regras de bagagem antes de viajar para não pagar multa ou ser barrado de entrar no avião. Para conhecer as regras, clique aqui.

Se ainda não tem a mala para a viagem, pode fazer uma consulta e cotação de malas de viagem a partir de sites como esse clicando aqui.

Reserve um espaço nas malas para eventuais compras de roupas, presentes ou produtos típicos do destino.

Locação de carro em Porto Alegre

Para finalizar o planejamento da viagem, faltava o aluguel de carro de Porto Alegre até Gramado. Fiz pesquisa no site da Rentcars e reservamos um carro da AVIS para retirada no aeroporto de Porto Alegre. 

Na parte do planejamento do aluguel do carro tudo ocorreu perfeitamente. O bom do site da Rentcars é que eles conseguem conectar às pessoas aos preços e carros ofertados pelas locadoras, tudo muito prático e rápido.

O único problema que tivemos foi na hora da retirada do carro com a AVIS, quando tivemos de optar pela opção do seguro do carro. Confesso que em virtude de tudo que tinha acontecido, meu próximo objetivo era economizar o máximo possível.

Foi o que fizemos e não fizemos o aluguel do carro com seguro. Logo em seguida bateu um forte arrependimento e um pressentimento negativo de que poderia acontecer algo e que deveríamos ter feito o seguro.

Mesmo assim seguimos adiante e confesso que dali em diante, já com o carro em mãos e na estrada, já estava mais confiante de que nada mais poderia acontecer. A tortura dificuldade já havia sido grande demais.

Aluguel de carro para Gramado
Aluguel de carro para Gramado

A tortura valeu a pena!

Como podem ver, o planejamento da nossa viagem para Gramado não foi fácil (uma verdadeira tortura). O que compensou muito é que a viagem a Gramado e Canela foi fantástica. Valeu muito a pena! Um lugar realmente encantador! Ainda mais na época do Natal. Extremamente recomendável.

Só recomendo a todos que não cometam os mesmos erros acima que cometi ou que passem por algumas situações das quais passei. Se você deseja realmente viajar para Gramado para conhecer o Natal Luz e em uma data de feriado, faça todo o planejamento da viagem com no mínimo 4 meses de antecedência. Ou então vá fora da alta temporada.

Para saber mais sobre como foram os passeios que fizemos na cidade, não deixe de conferir os posts da série especial de artigos que falam da nossa viagem a Gramado e Canela e então acompanhar como foi o desenrolar dessa aventura.

Agora gostaríamos de ouvir a sua opinião. Você já passou por situação semelhante antes? Também já teve uma enorme dificuldade (para não falar tortura) para planejar uma viagem? Deixe abaixo o seu comentário no blog!

Abraço e até o próximo artigo!

Avatar
Thiago Cesar Busarello

Thiago Busarello é autor e criador do Vida de Turista, no qual adora viajar e falar do assunto de turismo e viagens, compartilhando dicas e informações de viagens com os leitores.

5 comentários em “Tortura ao planejar viagem para Gramado
  • Avatar
    06/12/2012 em 11:15
    Permalink

    Eu estive em Gramado no Festival de Cinema deste ano, tive que me hospedar em Porto Alegre e alugar um carro para ir até Gramado. Hospedagem sem vaga 1 mês antes.

    Eu recomendo, é um Lugar Lindo, mas tentem ir fora de Feriado.

    Parabéns pelo Blog.

    Resposta
    • Avatar
      06/12/2012 em 23:57
      Permalink

      Legal, obrigado pela contribuição Raul.

      Realmente ter de fazer a viagem todo dia de POA à Gramado é desgastante pra caramba.

      Afinal são 2 horas para ir e 2 para voltar.

      Abraço!

      Resposta
  • Pingback:Viagem para Gramado e Canela - RS | Vida de Turista

  • Pingback:Desfile de Natal - Natal Luz de Gramado | Vida de Turista

  • Avatar
    29/05/2015 em 12:26
    Permalink

    Estive em Gramado em épocas maravilhosas. Em 2013 no inverno, em excursão. Em 2014 no Festival de Cinema e agora estaremos novamente em Dezembro entre os dias 23/12 a 02/01 para passarmos o natal e entrarmos o ano em grande estilo. Em todas as ocasiões minhas reservas foram feitas com 01 ano de antecedência. O passeio desse ano comprei em Janeiro(hospedagem) e as passagens já em março quando encontrei uma boa oferta pela Gol. De qualquer forma Gramado e Canela são cidades encantadoras e especiais. Qualquer sacrifício vale à pena para poder “levar nos olhos a imagem colorida de Gramado”

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat