Intercâmbio! Saiba tudo o que é importante para fazer um!

Que tal conhecer um outro país e de quebra voltar com uma experiência internacional na bagagem. Pois tudo isso você consegue através do intercâmbio.

O intercâmbio é a realização de estudo exterior e viagem para adquirir mais conhecimento de lugares diferentes do mundo, fazendo amizades e contatos no mundo, além de aprofundar o conhecimento em outras línguas e idiomas.

Através de um intercâmbio você consegue estudar fora do país, conhecer a cultura de outra nação, visitar lugares e destinos turísticos diversos do mundo, engrandecer o currículo com uma experiência internacional e/ou até mesmo trabalhar fora para melhorar de vida.

Tipos de intercâmbio

Existem alguns tipos de intercâmbios para serem feitos fora do país e quando você optar por aquele tipo é importante estar preparado porque cada um deles tem suas particularidades.

  • Intercâmbio cultural
  • Intercâmbio científico
  • Intercâmbio profissional
  • Intercâmbio de trabalho
  • Intercâmbio de estudo
  • Intercâmbio universitário

Por exemplo, se for um intercâmbio de trabalho, geralmente não é possível fazer se você não estiver matriculado também em uma escola para aprender no mínimo o idioma daquele país que você está querendo trabalhar.

Como o trabalho não é tão fácil de encontrar de primeira, é uma regra que os países fazem para manter o intercambista ocupado e também, na minha opinião, para controlar sua presença no país e de que você está participando do programa e não será daqui a pouco um imigrante ilegal. A partir do momento que você deixa os estudos você perde o direito de trabalhar no país.

O intercâmbio de trabalho e o profissional posso considerar que são diferentes, porque o de trabalho é quando você está buscando e querendo trabalhar naquele país, mas até então não tem nenhum contato com empresas daquele país para trabalhar.

É necessário bater perna e procurar emprego em outro país concorrendo com outros intercambistas que estão naquele país. E ao mesmo tempo vai se sujeitar a fazer o trabalho que moradores locais não querem fazer, como trabalhos de serviços gerais.

Já o intercâmbio profissional é quando uma empresa que você já mantém relações quer que você trabalhe lá e te contrata antes mesmo de você embarcar. Ela cuida de toda a documentação para daqui a pouco você se tornar um imigrante do país.

Já os intercâmbios de estudo são mais tranquilos. É possível você viajar para outro país somente para estudar em uma boa escola, seja para estudar o idioma daquele país ou fazer o estudo fundamental e universitário.

Eu apenas classifico de maneira diferente o intercâmbio de estudo do intercâmbio universitário pelo conteúdo que você vai aprender em cada escola. Quando é estudo da língua estrangeira, considero de estudo, quando é conteúdos de um curso de faculdade específico, prefiro classificar como universitário.

Como fazer intercâmbio?

Cito aqui um breve resumo de como fazer intercâmbio:

  1. O primeiro passo é escolher o tipo de intercâmbio que você quer fazer.
  2. Depois é necessário você escolher o país que melhor atenderá você nesse tipo de intercâmbio.
  3. Então é necessário preparar a documentação necessária para você cumprir esse tipo de intercâmbio.
  4. Para então você contatar o país para emissão do visto de acordo com o tipo de intercâmbio escolhido.
  5. Após receber aprovação do país para esse tipo de intercâmbio (quando o país requer um tipo de autorização).
  6. No final é só emitir as passagens e se jogar pelo mundo de acordo com as regras do país.

Rotary International

O Rotary International, que é uma associação de Rotary Clubs presente na maioria dos países e cidades do mundo, é uma porta de entrada para quem pensa em fazer intercâmbio, principalmente jovens, pois eles tem o Rotary Intercâmbio. Conheço alguns amigos que conseguiram fazer intercâmbio pelo fato de sua família ser associada ao clube e hoje são altamente gratos ao Rotary.

Para ser associado ao Rotary Club é necessário participar das reuniões dos grupos de sua cidade e participar ativamente nas ações e causas sociais invocadas pelo Rotary. De quebra você tem uma série de benefícios, como um network qualificado e amizades que você faz no grupo, fora que de quebra você tem toda a recompensa que só quem sabe o que é ser voluntário tem.

Feiras de intercâmbio

Uma feira que ajudava a tirar dúvidas para quem pensa em fazer intercâmbio de estudos é a Expo – Study A Broad (Estude no exterior). Ela foi a maior feira de intercâmbios do Brasil e acontecia em diversas cidades, porém infelizmente ela não está acontecendo.

Ela era legal porque ela dava uma visão geral de instituições de ensino fora do país e ajudava a tirar dúvidas sobre passaporte, vistos e seguros de viagem para os pais e alunos que fossem participar de programas de intercâmbio.

Empresas de Intercâmbio

Para quem busca algo mais profissional, mas também mais caro, existem as agências de viagem especializadas em intercâmbio como por exemplo a CI Intercâmbio, a IE Intercâmbio, a STB Intercâmbio e a Cultura Inglesa, todas com grande respaldo no mercado.

Eu já fui fazer orçamentos em agências de intercâmbio e confesso que gostei bastante do atendimento. Porém ao mesmo tempo o preço para fazer os programas com elas foram bem salgados.

O diferencial dessas empresas é dar as coordenadas certas do que deve ser feito. Indicar boas escolas, indicar boas casas de família para ficar alojado, dar suporte daqui do país caso aconteça algum problema e assim por diante.

Entendo que para quem está pensando em fazer um intercâmbio deveria pelo menos ir lá também fazer orçamentos e entender todas as vantagens e desvantagens de cada agência.

Intercâmbio particular

Outra ideia é você participar de um intercâmbio de casas que é um modelo de intercâmbio onde você oferece a sua casa para alguém passar as férias enquanto você vive na casa da pessoa que está hospedado na sua.

Essa troca de casas possibilita uma grande economia e geralmente os serviços de sites como os do Home Exchange, Intervac, Home Link ou GTI garantem que as trocas sejam justas. O intercâmbio de casas também é conhecido como intercâmbio de residências ou turismo residencial.

Meu cunhado comentou que o Banco Santander onde ele trabalha tem um esquema parecido para os funcionários do banco ao redor do mundo. Um funcionário pode ficar na casa de outro funcionário que participa do programa.

É um jeito que eles fazem para os funcionários curtirem férias ao redor do mundo gastando pouco. De quebra o funcionário que participa volta mais empolgado, além de ter vivido uma experiência internacional praticando outros idiomas. Ganha o banco e ganha o funcionário. Um exemplo para outras empresas globais também fazerem modelos similares.

Intercâmbio cultural, científico, profissional, universitário
Intercâmbio cultural, científico, profissional, universitário

Intercâmbio virtual

Um termo novo que também está surgindo nessa área de intercâmbios é o intercâmbio virtual, onde principalmente escolas envolvem seus alunos para trocar experiências com outras pessoas do mundo a partir da internet com imagens, vídeos e sons dos alunos.

Como a tecnologia está bem evoluída, fica mais fácil praticar esse tipo de intercâmbio. Ainda não vi isso funcionar em escolas públicas, mas em escolas particulares é um modelo que vem sendo adotado por algumas escolas pioneiras. Novamente ganham os professores e alunos participantes da ação.

Finalizando

Intercâmbios sempre serão uma boa pedida. Até hoje nunca escutei ninguém reclamando da experiência que teve vivendo fora do país por um determinado período de tempo. Pelo contrário, a vontade é de querer fazer outros programas e ficar sempre viajando pelo mundo.

E você, já pensou ou está pensando em fazer um intercâmbio para algum país do mundo? Quem sabe uma viagem ao exterior? Deixe sua dúvida ou comentário abaixo.

Abraço e até o próximo post!

Sua viagem começa aqui!

Reserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opção de cancelamento gratuito e sem pagamento antecipado!

Precisa alugar um carro? Na RentCars a cobrança é feita em reais, sem IOF e em até 12x sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.

Se quiser viajar para o paraíso, o Zarpo tem os melhores pacotes de viagem.

E não esqueça do seguro viagem. Na Real seguro viagem o pagamento pode ser em até 6x sem juros no cartão ou com desconto de 5% no boleto.

Ao reservar com um parceiro através dos nossos links recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado com novas dicas de viagem. Obrigado! =)

Conteúdo relacionado

Thiago Cesar Busarello

Thiago Busarello é autor e criador do Vida de Turista, no qual adora viajar e falar do assunto de turismo e viagens, compartilhando dicas e informações de viagens com os leitores.

14 comentários em “Intercâmbio! Saiba tudo o que é importante para fazer um!

  • 14/09/2009 em 19:52

    oi pessoal, minha dica de ferias é Praia do Rosa,Uma das praias mais linda de Santa Catarina
    informações pelo site http://www.praiadorosa.blog.br
    ,onde tambem você pode concorrer toda semana um prêmio diferente.
    Abraço a todos.

    Resposta
  • 16/09/2009 em 15:36

    Olá. Gostaria de compartilhar uma novidade do Hotel Bangalôs da Serra, de Gramado/RS. O minizoo do local recebeu novas aves exóticas. Vale a pena conferir as novidades.
    Obrigada pela atenção,

    Bangalôs da Serra

    Resposta
  • 19/09/2009 em 07:49

    Olá Bangalôs da Serra..
    Legal ver no site que a visitação a essas aves exóticas são gratuitas..
    Fica a dica pro pessoal..
    Abraço..

    Resposta
  • 24/09/2009 em 17:21

    estive passeando na internet e achei seu blog por aí.
    li seu texto, e a resposta é "simmm, com certeza!! iria para a australia!" mas iria pra ficar um tempo, para trabalhar, sei lá. pena que a minha vida tomou rumo diferente =)

    http://apequenaviajante.blogspot.com/

    Resposta
  • 28/09/2009 em 07:57

    Ola Thiago!

    Muito bom o seu blog! Inclusive estou partindo para o meu intercâmbio na Inglaterra logo mais. Com certeza, será uma experiência inesquecível!

    Outra coisa. Queria avisar o pessoal sobre o site iTrip. É um portal com muita informação sobre destinos turísticos, cidades, atrações, festas, hoteis, pousadas, restaurantes de todo o Brasil… Ou seja, tudo que é preciso saber para planejar uma viagem. É uma proposta bem interessante, uma tremenda a ajuda para quem tem dúvida para onde viajar nos férias… Vale a pena conhecerem!

    Abraços!

    Resposta
  • 30/09/2009 em 15:48

    Olá Paula..
    Legal que você iria fazer intercâmbio.. Ainda mais para a Austrália que é um país magnífico..
    Pena que agora seus planos são outros, mas quem sabe mais pra frente você pelo menos faça uma viagem para lá..
    Visitei seu blog também e deixei um comentário..
    Abraço..

    Resposta
  • 30/09/2009 em 15:52

    Olá Gabriel..
    Muito bom o site iTrip.. Bastante conteúdo mesmo que o site possui..
    Ahh.. E quando você estiver na Inglaterra deixe um comentário para o pessoal do blog também avisando como foi a viagem..
    Abraço..

    Resposta
  • 04/10/2011 em 13:20

    Já viajei para o Reino Unido de Marrocos…adorei e passei muito rápido pela Tunísia pois houve problemas com bagagem, havia greve na Espanha e como não domino outro idioma, não entendi o email que me foi enviado…e tb nunca havia viajado antes…Mas consegui ver alguma coisa bonita e pretendo retornar com mais calma …

    Resposta
    • 13/08/2013 em 22:18

      Que legal Ines. Deve ter sido uma experiência fantástica! Perrengues de viagem são normais. Cabe a gente saber lidar com cada situação.

      Resposta
  • 04/10/2011 em 13:23

    Olá..
    pretendo fazer um intercambio de estudos na Espanha…vi algo num site sobre pacotes deste tipo…passeios e algumas aulas para pessoas maiores de 50…

    Resposta
    • 13/08/2013 em 22:19

      Eu acredito que deva existir esses tipos de pacotes com certeza Ines. E o espanhol tende a ser mais fácil para nós brasileiros do que o inglês. Viver passeando e estudando, que coisa boa não?

      Resposta
  • 17/01/2012 em 19:43

    E se eu quizer abriar ao invez de ir!!??

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *